Вы находитесь на странице: 1из 28

Aula 1

O que Hardware? Como voc aprendeu no mdulo de Windows, Hardware a parte fsica do computador, ou seja, tudo aquilo que podemos tocar. Mas neste mdulo iremos nos aprofundar mais na rea de Hardware. Voc ir aprender como funciona alguns equipamentos, saber como solucionar problemas, aprender como instalar sistemas operacionais, entre outros.

Alguns exemplos de hardware conhecidos:


Fax Modem Webcam Mouse

O que Software? Software, a parte lgica do computador, ele responsvel por dar funo aos equipamentos do mesmo, ou seja, sem o software, o hardware seria apenas placas ou perifricos sem utilidade nenhuma. Alguns exemplos de softwares conhecidos:

Photoshop MSN Messenger Firefox Limewire

Energia Eltrica Na alimentao dos aparelhos, existem dois tipos de correntes eltricas, a alternada e a contnua. Veja o exemplo abaixo:

Ressaltando que a corrente eltrica utilizada pelo computador se chama contnua, no qual no pode haver variaes de nveis de eletricidade. No entanto, surge as seguinte perguntas: o que corrente eltrica, tenso eltrica, resistncia eltrica e potncia eltrica?

Vamos nos aprofundar um pouco mais, assistindo alguns vdeos


Eletricidade Quem so os eltrons? Eletricidade Tenso, Corrente, Resistncia e Watts. Eletricidade Entre o + e o -.

Acesse os vdeos na pasta Aula 1 e 2

Fonte de Alimentao A fonte de alimentao responsvel por transformar a corrente alternada em corrente contnua para s depois ser utilizada pelos equipamentos do computador. Existem dois modelos de fontes, a AT e ATX, atualmente a mais utilizada a ATX, no qual mais moderna e inteligente que a fonte AT.

O que significa PC?

A sigla PC a abreviao de Personal Computer, que traduzindo para o nosso portugus significa Computador Pessoal. O motivo para este nome, que os computadores antigos eram considerados um trambolho devido ao seu enorme porte (tamanho), e por isso simplesmente no eram utilizados por pessoas simples. Ao decorrer do tempo os computadores comearam a se modernizar e diminuir de tamanho, at chegar a um ponto que as pessoas poderiam ter um computador em suas casas em cima de uma mesa ou escrivania.

Conhecendo os principais equipamentos...

Placa-me (Motherboard) A placa-me uma placa de circuitos impressos como todas as placas contidas no computador, mas ela denominada como prioridade devido ao seu grande suporte a quase todos os hardwares e equipamentos do computador. Ela fica localizada dentro do gabinete, e bem visvel devido ao seu porte (tamanho).

Gabinete O gabinete a caixa metlica responsvel por dar suporte aos equipamentos do computador, como a placa me, o processador, Memria, Placa de vdeo, Fonte de alimentao e entre outros. Observao: Tecnicamente errado chamar o Gabinete de CPU.

Processador (CPU) Ele responsvel por processar todas as informaes em um computador, tambm conhecido como CPU (Unidade central de processamento) o processador cabe na palma da mo. Alguns exemplos de processadores so: Intel Pentium 4 AMD Athlon X2 Intel Atom AMD Sempron

HD (Hard Disk) O Hard Disk, Disco Rgido ou simplesmente HD o local onde fica armazenado todos seus documentos, fotos, vdeos, imagens, jogos, aplicativos e entre outros. Sendo um equipamento no-voltil tudo que armazenado no HD no desaparece depois de desligado. Resumindo, o HD como se fosse um depsito, onde fica todos os seus dados, e este depsito contm um limite, que representado por Megabytes, Gigabytes ou at Terabytes.

Veja abaixo como um HD

Memria RAM A memria RAM responsvel por armazenar as informaes temporariamente em si mesma, ela classificada como um tipo de memria com o acesso aleatrio, ou seja, a qualquer momento o sistema pode solicitar alguma informao ou apag-la. RAM significa Random Access Memory que em portugus significa Memria de acesso aleatrio. Observao: Quando a energia cortada do computador, tudo que estava armazenado na memria apagado. Por isso ela conhecida como memria voltil.

Veja abaixo exemplos diferentes de memria RAM

Placa de Vdeo Trata-se de uma rea de memria na qual ficam armazenados os dados que so exibidos na tela do monitor. Quanto maior for a resoluo grfica do monitor, maior ter que ser a memria da placa de vdeo. Est memria responsvel por gerar as imagens que sero exibidas na tela. Existem dois tipos de placa de vdeo:

On-Board: J vem embutida na placa-me e no pode ser removida. Off-Board: uma placa avulsa, no qual pode ser retirada a qualquer momento. No entanto, possvel desligar o vdeo on-board e instalar uma placa de vdeo off-board no seu computador. A mais recomendada pelos tcnicos em informtica, a Off-board, pelo simples motivo de ser removvel, poder ser substituda e oferecer maior desempenho.

Veja como uma placa de vdeo...

Monitores convencionais
A maioria dos monitores so bem parecidos com televisores. Utilizam uma tecnologia parecida com a usada pelas TVs, mas a qualidade da imagem muito melhor. Existem monitores de vrios tamanhos. Podemos citar por exemplo os monitores com telas de 14" (14 polegadas), 15", 17", 19", etc.

Monitores LCD
Os monitores LCD possuem uma qualidade de imagem ainda melhor, e so extremamente compactos e leves

Teclado
Teclados servem principalmente para a digitao de textos, mas existem modelos que possuem funes adicionais, como por exemplo, controle de som e comandos para acesso Internet. So chamados de teclados multimdia.

Mouse
Se voc est estudando este curso, ento j conhece o mouse. Suas funes bsicas so "apontar" e "clicar". Movendo o mouse sobre a mesa, a "setinha" percorre a tela. Usamos os botes do mouse para ativar comandos atravs da tela.

Multifuncionais
Um equipamento multifuncional aquele que possui mltiplas utilidades. Geralmente consiste de um equipamento integrado por digitalizador (ou Scanner), impressora, copiadora e fax (geralmente atravs de software). Utilizado atualmente tanto por grandes como por pequenas empresas, encontra-se atualmente no mercado domstico.

Controles de jogos
So os chamados joysticks e joypads. Esses perifricos, ao serem ligados no micro, podem ser usados para controlar jogos. Existem controles de jogos que lembram armas, manches de avio ou de naves, volantes de carros, etc. Na figura ao lado, os trs modelos superiores so joysticks, caracterizados pelas suas alavancas. Os dois modelos inferiores so joypads.

Caixas de som
Todos os PCs modernos possuem recursos sonoros. So capazes de captar e de gerar sons. Na captao, podemos fazer gravaes a partir de um microfone, aparelho de videocassete ou aparelho de som. Podemos ainda reproduzir sons de CDs musicais e de diversos programas. Os sistemas de som mais simples utilizam dois altofalantes. Dependendo dos circuitos sonoros existentes no computador, podem ser usados sistemas de altofalantes mais complexos, como os da figura ao lado.

CD-R e CD-RW
So CDs especiais que podem ser usados para gravao. Lembre-se que os CD-ROMs e os CDs de udio so usados apenas para leitura (sua gravao feita na fbrica). Um CD-R pode ser gravado uma nica vez, mas um CD-RW pode ser gravado e apagado milhares de vezes. Para gravar discos CD-R e CD-RW preciso usar uma unidade especial, chamada gravador de CDs. Assim podemos por exemplo fazer cpias de CDs, criar CDs musicas com msicas selecionadas, etc.

DVD-R e DVD-RW
So DVDs especiais que podem ser usados para gravao. Lembre-se que os DVD-ROMs so usados apenas para leitura (sua gravao feita na fbrica). Um DVD-R pode ser gravado uma nica vez, mas um DVD-RW pode ser gravado e apagado milhares de vezes. Para gravar discos DVD-R e DVD-RW preciso usar uma unidade especial, chamada gravador de DVDs. Assim podemos por exemplo fazer cpias de DVDs, criar DVDs com filmes selecionados, etc.

Blu-Ray Disc
Blu-ray, tambm conhecido como BD (de Blu-ray Disc) um formato de disco ptico (igual ao CD e ao DVD) para vdeo de alta definio e armazenamento de dados de alta densidade. o sucessor do DVD e capaz de armazenar filmes at 4 horas sem perdas. Requer uma TV full HD de LCD, plasma ou LED para exibir todo seu potencial e justificar a troca do DVD.

Atividades
Qual a diferena entre hardware e software? Qual o nome da corrente eltrica utilizada internamente pelos PCs? Quais so as quatro unidades de energia eltrica utilizadas pelos aparelhos eletrnicos? Qual a principal funo da fonte de alimentao do PC? Escreva o nome de seis itens que fazem parte de um computador. Por que errado chamar o gabinete do computador de CPU? Qual a diferena entre Joystick e Joypad? Qual a diferena entre CD-R e CD-RW? O que Blu-ray?

Вам также может понравиться