Вы находитесь на странице: 1из 4

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE SECRETARIA DE SADE PBLICA

Procedimento Operacional Padro:

N.13 Data da emisso: Maio/2009 Revisado em Abril/2010.

SONDAGEM NASOGSTRICA (colocao e remoo)


HOSPITAL MONSENHOR WALFREDO GURGEL DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM

AGENTE: Enfermeiro. DEFINIO: Insero de uma sonda nasogstrica para descompresso do estmago. OBJETIVOS: Prevenir vmito depois de uma cirurgia importante, aliviar o desconforto da distenso gstrica, avaliao e tratamento de sangramento do trato gastrointestinal, coleta de contedo gstrico para anlise, realizao de lavagem gstrica, aspirao de secrees gstricas e administrao de medicamentos e nutrientes. OBSERVAO: Inspecione a sonda nasogstrica em busca de defeitos, como por exemplo, bordas irregulares ou lumens parcialmente fechados. Para facilitar a insero, aumente a flexibilidade da sonda rgida enrolando-a em torno de seus dedos enluvados durante alguns segundos. MATERIAL NECESSRIO: Sonda (habitualmente n 12, 14,16 ou 18 French para adulto normal e n 04, 06,08 ou 10 para crianas dependendo da idade). Proteo de roupa para cama contra derramamentos (travessa). Cuba rim. Esparadrapo hipoalergnico de 1 cm ou 2 cm. Estetoscpio. Luvas Lubrificante hidrossolvel (xilocana gel). Xcara ou copo de gua com canudinho (se for cabvel). Abaixador de lngua. Seringa de 20 cc. Aspirador. Para remoo: Estetoscpio. Seringa de 20 cc. Gazes (01 pacote). Soro fisiolgico a 0,9%. Removedor de adesivos. Luvas de procedimento no estril.

PROCEDIMENTO: Colocao da Sonda 1. Explicar o procedimento ao cliente, incentivando-o a relaxar. Informe ao cliente que ele poder sentir algum desconforto nasal, poder ter nsia de vomito e que seus olhos podero lacrimejar. Enfatize que a deglutio facilitar o avano da sonda. 2. Combinar com o cliente um sinal que ele poder fazer, caso queira que voc interrompa o procedimento. 3. Levar todo o equipamento para junto da cama do cliente, proporcione privacidade, e lave as mos. 4. Ajudar o cliente a assumir a posio Fowler alta, a menos que haja contra-indicao. 5. Ficar de p ao lado direito do cliente, caso voc seja destro, ou ao lado esquerdo, se for canhoto, para facilitar a insero. 6. Colocar a toalha ou proteo para roupa de cama, sobre o trax do cliente, para proteger sua roupa lenis de cama contra sujidades. 7. Colocar a cuba rim em local de fcil acesso pelo cliente. 8. Ajudar o cliente a posicionar a face para frente, com o pescoo na posio neutra. 9. Segurar a sonda junto ponta do nariz do cliente. Estender a sonda at o lobo auricular do cliente e, em seguida, inferiormente at o apndice xifide. Para determinar o comprimento correto da sonda nasogstrica para que chegue at o estmago. 10. Marcar essa distncia no tubo com o esparadrapo. (em mdia, as medidas para clientes adultos variam de 56 a 66 cm.). Pode haver necessidade de adicionar 5 cm a essa medida em todos os indivduos, para assegurar o ingresso no estmago. 11. Inspecionar quanto a desvio de septo ou outras anormalidades para determinar qual a narina que permitir uma cesso mais fcil. 12. Lubrificar os primeiros 8 cm da sonda com um gel hidrossolvel para reduzir o potencial de leso s vias nasais. O uso de lubrificante hidrossolvel previne pneumonia lipide, que pode ser decorrente da aspirao de um lubrificante de base oleosa, ou do deslizamento acidental da sonda at a traquia. 13. Instruir o cliente a manter a cabea reta e ereta. 14. Segurar a sonda com a ponta voltada para baixo; encurve-a se necessrio, e insira-a cuidadosamente na narina mais desobstruda. 15. Direcionar a sonda para baixo e para a orelha mais prxima da narina escolhida. Empurrar a sonda lentamente, para evitar presso no canal nasal e, resultantes dor e sangramento. 16. Instruir o cliente a baixar ligeiramente a cabea, para fechamento da traquia e abertura do esfago, se houver resistncia. Em seguida gire a sonda 180 na direo da narina oposta, para redirecion-la de modo que no penetre na boca do cliente. 17. Oferecer ao cliente uma xcara ou copo de gua com um canudinho (se no houver contra-indicao). 18. Orientar o cliente a engolir aos poucos enquanto a sonda vai lentamente avanando. Esse procedimento ajuda na passagem da sonda pelo esfago. (Se voc no estiver usando gua, pea ao cliente para engolir.)

19. Usar um abaixador de lngua para examinar a boca e a garganta do cliente em busca de sinais de alguma seo enrolada da sonda (especialmente em cliente inconsciente). 20. Observar se h sinais de angstia respiratria, enquanto voc avana cuidadosamente a sonda e o cliente engole o que pode significar que a sonda est em um brnquio e deve ser imediatamente retirada. 21. Interromper o avano da sonda quando a marca do esparadrapo chegar narina do cliente. 22. Acoplar uma seringa sonda e tente aspirar o contedo gstrico. Se no for possvel obter contedo gstrico, posicione o cliente sobre o lado esquerdo para movimentar o contedo at a curvatura maior do estmago, e aspirar novamente. 23. Empurrar a sonda por 2,5 a 5 cm se ainda no for possvel aspirar contedo gstrico. Em seguida, injete 10cc de ar na sonda. Ao mesmo tempo, ausculte em busca de som de ar com o estetoscpio posicionado sobre a regio epigstrica. Se a sonda estiver desobstruda e adequadamente posicionada no estomago, voc dever auscultar um som rpido. 24. Verificar o pH do lquido aspirado (se houver disponibilidade), com uma fita para medida de pH (pH < 7 sugere lquido gstrico). 25. Verificar atravs de radiografia se ainda houver dvida sobre o posicionamento. 26. Retirar as luvas. 27. Prender a sonda nasogstrica ao nariz do cliente com esparadrapo hipoalergnico ou outro material disponvel. Se a pele do cliente estiver oleosa, limpe a ponte nasal com uma gaze com lcool a 70%, e deixe secar. Haver necessidade de 10 cm de um esparadrapo de 2 cm. Divida uma das pontas do esparadrapo at o centro, por cerca de 3,8 cm. Faa abas nas pontas dividas (juntando os lados adesivos). Prenda a ponta no-dividida do esparadrapo no nariz do cliente, de modo que a diviso no esparadrapo comece entre 1,0 e 3,0 cm da ponta do nariz. Cruze as pontas em aba do esparadrapo em torno da sonda. Em seguida, aplique outro pedao de esparadrapo sobre a ponte nasal, para prender a sonda. 28. Reduzir o desconforto causado pelo peso da sonda enrolando outro pedao de esparadrapo em torno da ponta da sonda e deixe uma aba. Em seguida, prenda a aba de esparadrapo camisola do cliente. 29. Proporcionar cuidados nasais e bucais freqentemente, enquanto a sonda estiver aplicada. 30. Anotar a data e a hora de insero da sonda. 31. Anotar o volume, a cor e a consistncia de qualquer matria eliminada. PROCEDIMENTO: Retirada da Sonda Explicar o procedimento ao cliente, informando-lhe que ele poder sentir algum desconforto nasal e espirros ou nsia de vmito. Avaliar o funcionamento intestinal auscultando para ver se h peristaltismo ou flatos.

Ajudar o cliente a assumir a posio semi-Fowler. Em seguida coloque em seu trax uma toalha ou travessa. Higienizar as mos Calar luvas. Usar uma seringa, irrigar a sonda com 10 ml de soro fisiolgico a 0,9%, para se certificar de que a sonda no est com contedo gstrico que poderia irritar os tecidos durante a retirada da sonda. Soltar a sonda do nariz do cliente (retirando o esparadrapo). Fechar a sonda, dobrando-a em sua mo. Pedir ao cliente para prender a respirao, para fechar a epiglote. Retire a sonda com um movimento suave e contnuo. (quando a ponta distal da sonda atingir a nasofaringe, a sonda poder ser puxada com rapidez.) Cobrir e retirar imediatamente a sonda, porque o aspecto e o odor da sonda podem nausear o cliente. Ajudar o cliente a fazer uma higiene bucal completa, e limpar os resduos deixados pelo esparadrapo do nariz. Monitorar o cliente durante as 48 h seguintes,em busca de sinais de disfuno gastrointestinal, como: nuseas, vmitos, distenso abdominal e intolerncia alimentar. Em caso de disfuno gastrointestinal, talvez haja necessidade de inserir novamente a sonda. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS: Archer E... et al;. Procedimentos e Protocolos; reviso tcnica Marla Chagas Moreira e Snia Regina e Souza. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. Preparado por: Enf Edna Marta Mendes da Silva Aprovado pelo SCIH: COREN 37665

Вам также может понравиться