Вы находитесь на странице: 1из 13

Como funciona o sinal DSL INTRODUO: A Linha Digital de Assinante, conhecida por DSL, do ingls Digital Subscriber Line,

uma tecnologia que permite a transmisso de dados, inclusive Internet, em alta velocidade, utilizando uma linha telefnica normal. O tipo mais comum de DSL o ADSL (Asymmetric DSL), que converte a tecnologia do par tranado em uma via de acesso de alta velocidade para aplicaes multimdia e transferncia de dados. A tecnologia ADSL modifica a linha telefnica tradicional, permitindo a transferncia de dados em alta velocidade ao mesmo tempo em que se estabelece uma conversao telefnica no mesmo par de fios. Muitas so as variaes de xDSL, mas a modalidade da tecnologia DSL que prevalece nas operadoras de telecomunicaes a ADSL e suas evolues (ADSL2, ADSL2+) (ver tabela abaixo), pois leva em considerao o fato de que as aplicaes utilizadas pelos usurios exigem muito mais banda de download (sentido Internet usurio) que upload (sentido usurio - Internet). A este fato, deve-se a tecnologia tambm ser denominada assimtrica. Desta forma vamos nos referir mais especificamente ao ADSL e suas evolues a partir deste ponto.

Variaes da Tecnologia/Famlia xDSL

ADSL e ADSL2+ O ADSL2 (ITU G.992.3 e G.992.4) apresenta novas caractersticas e funcionalidades que tm o objetivo de melhorar o desempenho e a interoperabilidade, e adiciona suporte para novas aplicaes e servios, e para novas formas de implementao dos servios. Entre as novas caractersticas oferecidas podem-se

destacar as melhorias na taxa de bits e na distancia do enlace, o ajuste adaptativo de taxa de bits, as novas facilidades de diagnstico, e a nova modalidade stand-by para o controle do uso de energia. O ADSL2+ (ITU G.992.5) duplica a largura da banda usada para a transmisso de dados downstream, duplicando tambm as taxas de bits downstream, e conseguindo taxas de at 20 Mbit/s em linhas telefnicas com distncias de at 1,5 km. As solues que usam o ADSL2+ geralmente so do tipo multimodo, ou seja, permitem operao conjunta, na mesma infra-estrutura, do ADSL, do ADSL2, e tambm dos Chipsets ADSL2+.

Variaes de ADSL

A figura a seguir mostra a taxa de bits e o alcance do ADSL2 em comparao com o ADSL. Em linhas telefnicas com enlaces longos, o ADSL2 permite um aumento da taxa bits de 50 kbit/s para os fluxos upstream e downstream, o que representa um aumento significativo para os assinantes. Este aumento da taxa de bits resulta num aumento no alcance de aproximadamente 180 m, que se traduz num aumento na rea da cobertura de aproximadamente 6%, ou de 6,5 km2.

Comparao entre o ADSL e ADSL2 (taxa de bits e alcance)

Quando voc se conecta Internet, pode faz-lo por meio de um modem comum, de uma conexo rede de rea local (LAN) de seu escritrio, por meio de um modem a cabo ou de uma conexo por linha de assinante digital (DSL).

Pelo fio: Na outra ponta do fio existe outro modem ADSL localizado na central. Este modem tambm tem um POTS splitter que separa a voz dos dados. Chamadas de telefone: Chamadas de voz so roteadas para a rede de comutao de circuitos (PTSN Public Swiched Telephone Network) e procede pelo seu caminho como de costume. Pedidos de dados: Dados que vem de seu PC passam do modem ADSL ao multiplexador de acesso linha de assinante digital (DSLAM). O DSLAM une muitas linhas ADSLs em uma nica linha ATM de alta velocidade. De volta para voc: Os dados requeridos anteriormente da internet so roteados de volta atravs do DSLAM e chegando novamente ao seu PC.

Eis algumas vantagens da DSL: Voc pode manter sua conexo Internet aberta e ainda usar a linha telefnica para chamadas de voz; A velocidade muito maior do que a de um modem comum; A conexo DSL no requer necessariamente uma fiao nova: ela pode usar a linha telefnica j existente;

A companhia que oferece o servio DSL geralmente fornecer o modem como parte da instalao.

Mas h algumas desvantagens: Uma conexo DSL funciona melhor quando voc est mais prximo da estao de operao do provedor; A conexo mais rpida para o recebimento do que para o envio de dados para a Internet; O servio no est disponvel em qualquer lugar.

Linhas telefnicas Uma instalao telefnica padro consiste de um par de fios de cobre que a companhia telefnica instala em sua casa. Os fios de cobre tm muito espao para transmitir mais do que suas conversas telefnicas: eles so capazes de manipular uma largura de banda ou faixa de freqncia muito maior do que a necessria para a voz. A tecnologia DSL explora essa "capacidade extra" para transmitir informaes no fio sem perturbar a capacidade da linha para transmitir conversaes. O plano todo se baseia na utilizao de freqncias particulares para tarefas especficas. Para compreender a DSL, primeiro voc precisa saber algumas coisas a respeito de uma linha telefnica normal: o tipo que os profissionais chamam de POTS (Plain Old Telephone Service), o servio telefnico convencional. Uma das maneiras como o POTS utiliza a maioria dos fios e equipamentos da companhia telefnica por meio da limitao das freqncias que os comutadores, telefones e outro equipamentos iro transmitir. A voz humana, em tons de conversao normal, pode ser transmitida em uma faixa de freqncia de 0 a 3.400 Hertz . Essa faixa de freqncia minscula. Por exemplo, compare isso com a faixa da maioria dos alto-falantes estreos, que cobrem aproximadamente de 20 a 20 mil Hertz. E os prprios fios tm o potencial de manipular freqncias de at vrios milhes de Hertz na maioria dos casos. Limitaes de distncia: Atenuao de linha O benefcio exato que voc ver depender, em grande parte, da distncia a que se encontra da central de operao da companhia provedora do servio ADSL. A ADSL uma tecnologia sensvel distncia: medida que o comprimento da conexo aumenta, a qualidade do sinal e a velocidade da conexo diminuem. O limite para o servio ADSL de 5.460 metros. Nos extremos dos limites de distncia, os clientes ADSL podem perceber velocidades muito abaixo das mximas prometidas, ao passo que os clientes mais prximos da central de operao possuem conexes mais rpidas e podem obter velocidades extremamente altas no futuro.

Atenuao X Distncia

Mesmo que voc saiba onde fica sua central de operao (no se admire se no saber, as companhias telefnicas no divulgam esses locais), olhar um mapa no d nenhuma garantia da distncia que um sinal viaja entre sua casa e a central. A atenuao de linha o valor medido que representa o quanto o sinal degradou do ponto emissor ao ponto receptor. O valor da atenuao diretamente proporcional a degradao do sinal. A prpria distncia mxima permitida vai variar de acordo com os seguintes critrios: Bitola dos cabos; Tipo de isolamento; Existncia de paralelos na rede Idade dos cabos; Qualidade das emendas e conexes

Alm disto, o mximo alcance vai depender da velocidade configurada no DSLAM

Limitaes de distncia: Relao Sinal Rudo (SNR) Relao Sinal-Rudo ou Razo-Sinal-Rudo (frequentemente abrevida por S/N ou SNR, do ingls, signal-to-noise ratio) um conceito de engenharia eltrica, tambm usado em diversos outros campos que envolvem medidas de um sinal em meio ruidoso, definido como a razo da potncia de um sinal e a potncia do rudo sobreposto ao sinal.

Em termos menos tcnicos, a relao sinal-rudo compara o nvel de um sinal desejado (msica, por exemplo) com o nvel do rudo de fundo. Quanto mais alto for a relao sinal-rudo, menor o efeito do rudo de fundo sobre a deteco ou medio do sinal. Limitaes de distncia: "Crosstalk" (rudo cruzado) Os pares telefnicos so empacotados em cabos multipares que contm 25 ou mais pares tranados de fios de cobre. Como conseqncia, os sinais eltricos de um par podem exercer uma interferncia eletromagntica em pares adjacentes do cabo. Este fenmeno conhecido como crosstalk e pode impedir que o ADSL use a taxa de bits configurada.

Crosstalk provocado em pares adjacentes de um cabo telefnico

Como conseqncia, alteraes de nveis de crosstalk no cabo podem fazer com que uma conexo ADSL fique inativa. O crosstalk apenas um dos motivos que podem fazer com que uma conexo ADSL fique inativa. Outros motivos so: distrbios provocados por interferncias de rdios AM, mudanas de temperatura, e presena de gua nos cabos de pares tranados. Voc pode questionar: se a distncia uma limitao para a DSL, por que no tambm uma limitao para as chamadas telefnicas de voz? A resposta est nos pequenos amplificadores, chamados bobinas de carga, que a companhia telefnica usa para intensificar os sinais de voz. Infelizmente essas bobinas de carga so incompatveis com os sinais ADSL; assim, uma bobina de voz na malha entre seu telefone e a central de operao da companhia telefnica o impedir de receber ADSL. Outros fatores que podem desqualific-lo para a recepo de ADSL incluem: Derivaes de ponte ("bridge taps") - so extenses entre seu telefone e a central de operao que prolongam o servio para outros clientes. Apesar de voc no perceber essas derivaes de ponte no servio telefnico normal, elas

podem prolongar o comprimento total do circuito alm dos limites de distncia do provedor do servio; Cabos de fibra tica - os sinais ADSL no podem passar pela converso de analgico para digital e novamente para analgico se uma parte de seu circuito telefnico passa atravs de cabos de fibra tica;

O Espectro de freqncia No sistema ADSL os sinais de voz e dados trafegam no mesmo par metlico mas no se misturam, devido ao fato de ocuparem em bandas de freqncia diferentes. O sistema telefnico utiliza a banda de 0 at 4 kHz, enquanto que o sistema ADSL trabalha na faixa de 25 kHz a 1,1 MHz.

Tcnicas de Modulao

O sistema DMT O sistema DMT tambm divide os sinais em canais separados, mas no usa dois canais amplos para enviar ou receber os dados da Internet. Em vez disso, o DMT divide os dados em 247 canais separados, cada um com 4 kHz de largura.

Uma maneira de pensar sobre isso imaginar que a companhia telefnica divide sua linha de cobre em 247 linhas diferentes, cada uma com 4 kHz, e ento conecta todas a um modem. Voc obtm o equivalente a 247 modems conectados a seu computador de uma vez. Cada canal monitorado e, se a qualidade no for boa, o sinal ser desviado para outro canal. Esse sistema constantemente desvia os sinais entre os diferentes canais, buscando os melhores canais para transmisso e recepo. Alm disso, alguns dos canais inferiores (aqueles que comeam em cerca de 8 kHz) so usados como canais bidirecionais para as informaes enviadas e recebidas da Internet. Monitorar e classificar as informaes nos canais bidirecionais e manter a

qualidade de todos os 247 canais torna o DMT mais complexo de implementar do que o CAP, mas d maior flexibilidade em linhas de diferentes qualidades. O CAP e o DMT so similares do ponto de vista de um usurio de DSL.

Apesar da modulao CAP ser mais barata e ter o tempo de codificao menor, a modulao DMT superior a ela nos seguintes pontos: Flexibilidade Maior imunidade ao rudo Capacidade de otimizar o ritmo de transmisso em incrementos menores: 32 kbps em DMT contra 340 kbps em CAP.

Citao: O sistema DMT hoje o padro previsto pelo ANSI desde 1994 e padronizado para o ADSL conforme normas G.992.1 e G.992.2 do ITU-T [ITU992.1, ITU992.2]. Arquitetura de uma Rede ADSL Abaixo esto descritos os principais elementos que compem a rede ADSL possibilitando o provimento de servios Banda Larga.

Elementos principais da arquitetura de rede ADSL

Filtros Se voc tiver ADSL instalado, quase certamente recebeu pequenos filtros para instalar nas tomadas telefnicas usadas para outros fins. Eles so filtros de baixa freqncia: filtros simples que bloqueiam todos os sinais acima de uma determinada freqncia. Como todas as conversaes de voz ocorrem abaixo de 4 kHz, os filtros de baixa freqncia so construdos para bloquear qualquer sinal acima de 4 kHz, evitando que os sinais de dados interfiram com as chamadas telefnicas convencionais.

Filtro de Linha ADSL

O Modem ADSL O Modem ADSL que temos em casa tambm chamado por outro nome: "tranceptor". Os engenheiros na companhia telefnica ou no provedor de internet (ISP) o chamam de ATU-R. Independentemente do nome pelo qual chamado, ele o ponto em que os dados do computador ou rede do usurio se conectam com a linha DSL.

Modem ADSL

O Modem pode operar basicamente de duas formas: como roteador ou como bridge. Quando funciona como roteador, o modem possui recursos internos para estabelecer a conexo lgica com o BRAS (Broadband Remote Access Server). Quando funciona como bridge, os recursos necessrios para o estabelecimento de uma conexo lgica devem estar instalados no computador, como o protocolo PPPoE (se ainda no o tiver). O DSLAM O DSLAM (Digital Subscriber Line Access Multiplexer), tambm definido como ATU-C (ADSL Termination Unit Central Office) pela norma [ITU992.1], pode ser definido como sendo um dispositivo que contm o chassis onde esto os modems DSL do lado da central, agregando os mesmos na conexo ATM/ETH que prover o acesso ao backbone internet. um equipamento que est localizado no ambiente da operadora, e onde os pares metlicos so conectados aos modems ADSL, aps a diviso no splitter (que ser abordado na seqncia).

O DSLAM agrupa os modems do lado da operadora

dois tipos desse equipamento, o DSLAM ATM (Asyncronous Transfer Mode) e o DSLAM Ethernet. A diferena principal entre um e outro, que o DSLAM ATM est conectado ao BRAS (Broadband Remote Access Server) utilizando interface ATM e o DSLAM Ethernet est conectado ao BRAS utilizando interface Ethernet. Atualmente praticamente todos os novos DSLAMs implantados nas redes das operadoras so Ethernet devido ao maior nmero de servios possveis, maior facilidade em configurar tais servios e custo bastante reduzido.

Existem

basicamente

DSLAM ATM Huawei MA5100 e DSLAM ETH Huawei MA5600

Acima so mostrados os DSLAMs da Huawei, modelos MA5100 e MA5600, respectivamente DSLAMs ATM e Ethernet com capacidade de at 448 assinantes. Switches ATM Switches ATM so equipamentos capazes de agrupar um conjunto de DSLAM ao BRAS tambm denominado de Agregador ou Terminador. Ele composto dentre outras, de placas com interfaces de 155Mbps, 34Mbps e 2Mbps que por sua vez possuem portas ATM. atravs destas portas que os DSLAMs so interligados por meio de fibras. Switches IP A idia a mesma dos Switches ATM, ou seja, concentrar dentre outros todas as terminaes dos DSLAMs, sendo que neste caso, os switches IP concentram DSLAMs Ethernet. A ligao entre estes switches e os DSLAMs tambm feita via fibra, porm em vez de PVCs (Permanent Virtual Circuit) utilizam-se de VLANs (Virtual Local rea Network). BRAS (Broadband Remote Access Server) - Pode-se definir o BRAS como equipamento responsvel por agregar ou terminar conexes vindas de um ou mais DSLAMs instalados na planta. Estes equipamentos so os responsveis tambm por terminar a sesso PPP (Point to Point Protocol) do assinante e designar um endereo IP vlido ao mesmo para utilizao do servio. Dentre seus servios, exemplificam-se alguns: Terminador de sesso PPP; Servios de AAA (Authentication, Authorization, Accounting); Terminador de tneis; Servios de VPN (Virtual Private Network); Servios de MPLS (Multi-Protocol Label Switching); Alocao de IP (Internet Protocol) para o assinante;

Uma vez que o usurio autenticado atravs de servidores RADIUS (Remote Authentication Dial In User Service), a negociao do IPCP toma lugar e o endereo IP (sempre vlido) designado para o modem ou para o microcomputador ou ainda ao roteador ADSL (dependendo da origem da sesso PPP).

Agregadores das empresas Juniper Networks e Cisco Systems

O BRAS apresentado acima, esquerda, da fabricante Juniper Networks, o modelo ERX 1440, que pode atender at 48.000 acessos simultneos. O da direita o modelo 10008, da empresa Cisco Systems, cuja capacidade de 61.500 conexes simultneas. O processo de autorizao RADIUS Atualmente, as Operadoras e os Provedores de Acesso a Internet utilizam o protocolo RADIUS que o padro da indstria para AAA (Authentication, Accounting e Authorization). A consulta a uma base de dados utilizada para identificar o cliente da operadora pode servir para recuperar dados de autorizao. Alguns exemplos de decises de autorizao so: se este cliente pode ter mais de uma sesso PPP no mesmo acesso, se deve receber um determinado endereo IP fixo, se o acesso deve ter algum tratamento diferenciado, ou ainda, se a sesso deve ser bloqueada em decorrncia de falta de pagamento. O tipo de autenticao existente nos servios residenciais ADSL uma autenticao do cliente, onde ele utiliza uma identificao de usurio e uma senha, que o autenticaro junto ao provedor de servios Internet. Quando um cliente adquire o servio de um provedor de Internet ele registra, junto a esse provedor, um nome do usurio e uma senha. Ele utilizar este nome de usurio em combinao com o domnio do seu provedor para formar uma identificao no formato "nomedousurio@dominiodoprovedor". O modelo de troca de mensagens de autenticao o modelo envolvendo trs partes: a identificao e a senha do cliente final so configuradas no modem ou no computador desse para estabelecer a conexo PPP.

Um pacote Access-Request (Solicitao de Acesso) criado pelo cliente RADIUS (BRAS) com informaes para esta autenticao. Quando o servidor de autenticao (RADIUS) da operadora recebe o Access-Request vindo do BRAS, este verifica o domnio e baseado num arquivo interno verifica a qual endereo IP o domnio se refere e ento o envia pelo backbone IP da operadora at a Internet onde ser alcanado o provedor e este far o processo de verificao de login e senha do cliente e o autorizar ou no enviando ao RADIUS da operadora, respectivamente, o AccessAccept (autorizao para utilizao do servio) ou o Access-Reject (negao para utilizao do servio). Abaixo segue a seqncia do processo de autenticao desde a origem, que pode ser o seu microcomputador ou o Modem ADSL, dependendo da forma de configurao do modem (bridge ou router) at a chegada no Servidor RADIUS do Provedor e posteriormente seu retorno.

Processo de Autenticao do Servio ADSL

REFERNCIAS: FRANKLIN, Curt. HowStuffWorks - Como funciona a tecnologia DSL. Publicado em 07 de agosto de 2000 (atualizado em 25 de abril de 2007) http://informatica.hsw.uol.com.br/tecnologia-dsl.htm (25 de agosto de 2009) FILHO, Huber Bernal. ADSL2 e ADLS2+: Os Novos Padres do ADSL. Publicado em: 02/04/2007 http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialadsl2/ HENZ, Leandro. Proposta e Implementao de Arquitetura para Identificao Fsica e Lgica de Acessos Banda Larga Utilizando Tecnologia ADSL. Publicao: PPGENE.DM - 057/2008 Braslia/DF: JULHO 2008 Telesp - Telecomunicaes de Paulo S.A. "Tecnologia ADSL e Servio Speedy". Entenda como funciona o sinal ADSL e como ele chega at voc http://forum.clubedohardware.com.br/entenda-como-funciona/707940?p=3806607# post3806607

Вам также может понравиться