Вы находитесь на странице: 1из 9

Ficha de Informaes de Segurana de Produtos Qumicos

Produto: Dixido de Carbono FISPQ n: P-4574-H

1 Identificao do Produto e da Empresa Produto: DIXIDO DE CARBONO Cdigo do Produto: P-4574-H Nome(s) Comercial(s): Dixido de Carbono Empresa: White Martins Gases Industriais S.A. o Rua Mayrink Veiga n 9, Centro Rio de Janeiro/RJ CEP: 20090-050

Site: www.whitemartins.com.br Telefone de Emergncia: 0800 218471 Para maiores informaes de rotina consulte o fornecedor White Martins mais prximo.

2 Composio e Informaes sobre os Ingredientes Este produto uma substncia pura e essa seo cobre apenas os materiais dos quais esse produto fabricado. Para misturas deste produto, requisite a respectiva FOLHA DE DADOS DE SEGURANA DE PRODUTO para cada componente. Veja seo 16 para maiores informaes sobre misturas. Nome Qumico: Dixido de Carbono Sinnimo: Anidrido Carbnico, Gs cido Carbonico Ingredientes Dixido de Carbono CAS 124-38-9 Concentrao (%) 99,0 min LT (TLV) Limite de Tolerncia 5.000 ppm

Grupo Qumico: Anidrido cido

3 Identificao de Perigos

Dixido de Carbono Elaborado: Dez/2001

Pgina 1 de 9

Ficha de Informaes de Segurana de Produtos Qumicos


Produto: Dixido de Carbono FISPQ n: P-4574-H

EMERGNCIA
CUIDADO! Lquido e gs sob presso. Pode causar sufocamento rpido. Pode aumentar a taxa da respirao e do batimento cardaco. Pode causar danos ao sistema nervoso central. Pode causar ulcerao. Pode causar vertigem e sonolncia. Equipamento autnomo de respirao requerido para a equipe de salvamento. Odor: levemente pungente.

Valor Limite de Tolerncia (LTV): Ver Seo 2. EFEITOS DE UMA NICA SUPEREXPOSIO (AGUDA): INGESTO: Uma maneira pouco provvel de exposio. Esse produto um gs a presso e temperatura normais. CONTATO COM A PELE: O vapor no apresenta nenhum efeito nocivo. O dixido de carbono lquido, gs ou slido frio pode causar graves queimaduras por congelamento. INALAO: O dixido de carbono um asfixiante com efeitos devido falta de oxignio. Ele tambm ativo fisiologicamente afetando a circulao e a respirao. Em concentraes de 2 a 3% ocorrem sintomas de asfixia, sonolncia e vertigem; de 3 a 5% causa respirao acelerada, dor de cabea e ardncia do nariz e garganta; at 15% causa dor de cabea, excitao, excesso de salivao, nuseas, vmito e perda da conscincia. Em concentraes mais altas, causa rpida insuficincia circulatria, podendo levar a coma e morte. CONTATO COM OS OLHOS: O vapor no apresenta nenhum efeito nocivo. O lquido ou vapor frio pode causar congelamento e danos permanentes ao rgo atingido. EFEITOS DA SUPEREXPOSIO REPETIDA (CRNICA): No h evidncia de efeitos adversos atravs de informaes disponveis. O CO2 o mais poderoso vaso dilatador cerebral conhecido. No se deve permitir que pessoas com problemas de sade, onde tais doenas seriam agravadas pela exposio ao dixido de carbono gasoso, manuseiem ou trabalhem com este produto. OUTROS EFEITOS DA SUPEREXPOSIO: Podem ocorrer danos as clulas ganglionares ou da retina e do sistema nervoso central. CONDIES MDICAS AGRAVADAS PELA SUPEREXPOSIO: O conhecimento das informaes toxicolgicas disponveis e das propriedades fsicas e qumicas do material sugere ser improvvel que a superexposio agrave condies j existentes. SIGNIFICANTES INFORMAES LABORATORIAIS COM POSSVEL RELEVNCIA PARA A AVALIAO DOS RISCOS PARA A SADE HUMANA: Estudos mostraram um aumento de defeitos no corao de ratos a uma concentrao de 6% de dixido de carbono no ar por 24 horas, em diferentes perodos durante uma gestao. No existe comprovao de o dixido de carbono ser teratognico para seres humanos. CARCINOGENICIDADE: Dixido de Carbono no listado como carcinognico pelos rgos NTP, OSHA e IARC.

Dixido de Carbono Elaborado: Dez/2001

Pgina 2 de 9

Ficha de Informaes de Segurana de Produtos Qumicos


Produto: Dixido de Carbono FISPQ n: P-4574-H

4 Medidas de Primeiros Socorros INGESTO: Uma maneira pouco provvel de exposio. Este produto um gs a temperatura e presses normais. CONTATO COM A PELE: Para exposies ao vapor frio ou lquido, imediatamente aquea a rea o queimada por congelamento com gua morna (no exceder 41 C). Chame um mdico. INALAO: Remova para ar fresco. Administre respirao artificial se no tiver respirando. A aplicao de oxignio deve ser realizada por pessoa qualificada. Chame um mdico imediatamente. CONTATO COM OS OLHOS: Por exposio ao vapor frio ou ao lquido, imediatamente banhe completamente os olhos com gua corrente durante 15 minutos, no mnimo. As plpebras devem ser mantidas abertas e distantes do globo ocular para assegurar que todas as superfcies sejam enxaguadas completamente. Chame um mdico imediatamente, de preferncia um oftalmologista. OBSERVAO PARA O MDICO: No h antdoto especfico. Asfixia e colapsos podem acontecer. O tratamento deve ser dirigido para o controle dos sintomas e das condies clnicas do paciente.

5 Medidas de Combate a Incndio Meio de combate ao fogo: Dixido de Carbono no inflamvel. Utilize recurso adequado para controle do fogo circundante. Material utilizado como agente extintor de fogo. Procedimentos especiais de combate ao fogo: CUIDADO! Gs liquefeito sob presso. Retire todo o pessoal da rea de risco. Imediatamente inunde os recipientes com jatos de gua em neblina at esfri-los guardando uma distncia mxima, ento remova os recipientes para longe da rea de fogo, se no houver risco. Utilize equipamento autnomo de respirao em caso de resgate de vtimas. Possibilidades incomuns de incndio: Lquido ou vapor no so inflamveis. Recipientes podem se romper devido ao calor do fogo. Nenhuma parte do recipiente deve ser sujeita a temperaturas mais altas o o que 52 C (aproximadamente 125 F). A maior parte dos recipientes provida de um dispositivo de alvio de presso projetado para aliviar o contedo quando eles forem expostos a temperaturas elevadas. A fase lquida do dixido de carbono congelar a gua rapidamente. Produtos passveis de combusto: Nenhum atualmente conhecido.

6 Medidas de Controle para Derramamento / Vazamento Medidas a tomar se o material derramar ou vazar: Retire todo pessoal da rea em perigo. O vazamento do dixido de carbono na forma lquida formar neve carbnica a presses abaixo de 67 psig. Utilize equipamento autnomo de respirao quando necessrio. Contenha o vazamento se no houver risco. Ventile a rea de vazamento ou remova os recipientes com vazamento para reas bem ventiladas. Teste a rea, principalmente as reas confinadas, para saber se h oxignio suficiente, antes de permitir o retorno do pessoal.

Dixido de Carbono Elaborado: Dez/2001

Pgina 3 de 9

Ficha de Informaes de Segurana de Produtos Qumicos


Produto: Dixido de Carbono FISPQ n: P-4574-H
Mtodo para a disposio de resduos: Alivie vagarosamente para atmosfera externa. Descarte qualquer produto, resduo, recipiente disponvel ou tubulao de maneira que no prejudique o meio ambiente, em total obedincia s regulamentaes Federais, Estaduais e Locais. Se necessrio, entre em contato com seu fornecedor, para assistncia.

7 Manuseio e Armazenamento Condies de Armazenamento: Armazene e utilize com sempre com ventilao adequada. Assegure-se de que os cilindros estejam fora de risco de queda ou roubo. Atarraxe firmemente o capacete com as mos. o o No permita estocagem em temperaturas maiores que 52 C (125 F). Armazene separadamente os cilindros cheios dos vazios. Use um sistema em modo de fila, para prevenir o estoque de cilindros cheios por longos perodos. Condies de Uso: Proteja os cilindros contra danos fsicos. Utilize em carrinho de mo para movimentar os cilindros; no arraste, role, ou deixe-o cair. Nunca tente levantar um cilindro pelo capacete; o capacete existe apenas proteger a vlvula. Nunca insira qualquer objeto (ex. chave de parafuso, chave de fenda) dentro da abertura do capacete; isto pode causar dano a vlvula, e conseqentemente um vazamento. Use uma chave ajustvel para remover capacetes justos ou enferrujados. Abra a vlvula suavemente. Se estiver muito dura, descontinue o uso e entre em contato com seu fornecedor. Nunca aplique chama ou calor localizado diretamente ao cilindro. Altas temperaturas podem causar danos ao cilindro e pode causar alvio de presso prematuramente, ventando o contedo do cilindro. Para maiores precaues com o uso de dixido de carbono, veja seo 16.

8 Controle de Exposio e Proteo Individual Proteo Respiratria (Tipo Especfico): No requerida sob condies normais de uso. Porm, respiradores com suprimento de ar so necessrios quando se estiver atuando em espaos confinados e em grandes vazamentos. Ventilao Exausto Local: Use sistema de exausto local, se necessrio, para controlar a concentrao desse produto na zona de respirao dos trabalhadores. Especiais: Nenhum Mecnica (Geral): Sob certas condies, sistema de ventilao com exausto pode ser aceitvel para controlar a exposio do operrio ao dixido de carbono. Outros: Nenhum Luvas Protetoras: Neoprene com isolamento trmico. Proteo dos Olhos: culos de segurana com lente incolor e proteo lateral ou protetor facial. No utilizar lentes de contato quando manusear este produto. Outros Equipamentos Protetores: Calados de segurana, vulcanizados, com biqueira de ao para manuseio de cilindros. Calas devem ser usadas por cima do sapato. Sapatos de cano longo so preferveis.

Dixido de Carbono Elaborado: Dez/2001

Pgina 4 de 9

Ficha de Informaes de Segurana de Produtos Qumicos


Produto: Dixido de Carbono FISPQ n: P-4574-H

9 Propriedades Fsico-Qumicas Estado Fsico: Gs Liquefeito Cor: Incolor Odor: Levemente cido e para algumas pessoas tem o gosto e o odor levemente castico. Peso molecular: 44,01 Frmula: CO2 Ponto de Sublimao, a 1 atm: -78,5 C (-109,3 F) Ponto de Fulgor (Mtodo ou Norma): No Aplicvel Temperatura de Auto-Ignio: No Aplicvel Limite de Inflamabilidade no Ar, % em Volume: Inferior: No Aplicvel Superior: No Aplicvel Densidade do Gs (ar = 1): 1,522 a 21,1 C (70 F) a 1 atm Presso de Vapor a 21,1 C (70 F): 5778 kPa (838 psig)
3 o o Massa Especfica: 762 kg/m3 (0,144 lb/ft ) a 70 C (21,1 F) e 1 atm o o o o

Solubilidade em gua, Vol/Vol: 0,90 a 20 C (68 F) e 1 atm Percentagem de Matria Voltil em Volume: 100 Taxa de Evaporao (Acetato de Butila = 1): Alto PH: 3,7 (para o cido carbonico)

10 Estabilidade e Reatividade Estabilidade: Estvel Incompatibilidade (Materiais a Evitar): Metais alcalinos, metais alcalinos-terrosos, acetilenos metlicos, o o o cromo, titnio acima de 550 C, urnio acima de 750 C e magnsio acima de 775 C. Produtos Passveis de Risco Aps a Decomposio: Na presena de descarga eltrica, dixido de carbono decomposto formando monxido de carbono e oxignio. Risco de Polimerizao: No ocorrer

Dixido de Carbono Elaborado: Dez/2001

Pgina 5 de 9

Ficha de Informaes de Segurana de Produtos Qumicos


Produto: Dixido de Carbono
Condies a Evitar: Nenhuma atualmente conhecida.

FISPQ n: P-4574-H

11 Informaes Toxicolgicas

O processo de soldagem pode gerar gases e vapores perigosos.


Dixido de carbono asfixiante. No incio estimula a respirao, e depois causa falta de ar. Altas concentraes causam narcose. Os sintomas em seres humanos seguem abaixo:

EFEITO:
A taxa de respirao aumenta levemente. A taxa de respirao aumenta em 50% acima do nvel normal. Exposio prolongada causa dor de cabea e fadiga. A taxa de respirao aumenta duas vezes acima da normal e se torna difcil. Efeito narctico suave. Prejudica a audio, causa dor de cabea, aumento da presso sangnea e da taxa de pulsao. A taxa de respirao aumenta a aproximadamente 4 vezes acima do normal, sintomas de intoxicao se tornam evidentes, e um leve sufocamento pode ser sentido. Considervel odor pungente. Respirao muito difcil, dor de cabea, confuso visual, e zumbido nos ouvidos. Pode ser prejudicial, seguido por perda da conscincia. A inconscincia ocorre mais rapidamente acima de 10%. Exposies prolongadas a altas concentraes pode, resultar em morte por asfixia.

CONCENTRAO:
1% 2% 3%

4 5%

5 10%

50 100%

12 Informaes Ecolgicas No esperado nenhum efeito ecolgico. Dixido de carbono no contm nenhum material qumico das Classes I ou II (destruidores da camada de oznio). Dixido de carbono no considerado como poluente martimo pelo DOT.

13 Consideraes sobre Tratamento e Disposio Mtodo de disposio de resduos: No tente desfazer-se de resduos ou quantidades no utilizadas. Devolva o cilindro ao seu fornecedor.

14 Informaes sobre Transporte Nome de remessa (Portaria 204): Dixido de carbono liquefeito.

Dixido de Carbono Elaborado: Dez/2001

Pgina 6 de 9

Ficha de Informaes de Segurana de Produtos Qumicos


Produto: Dixido de Carbono
Classe de risco: 2.2 Nmero de Risco: 22 Nmero de identificao: UN 1013 Rtulo de remessa: GS NO INFLAMVEL Aviso de advertncia (quando requerido): GS NO INFLAMVEL INFORMAES ESPECIAIS DE EMBARQUE: Os cilindros devem ser transportados em posio segura, em veculo bem ventilado. Cilindros transportados em veculo enclausurado, em compartimento no ventilado podem apresentar srios riscos a segurana. proibido o enchimento de cilindros sem o consentimento do seu dono.

FISPQ n: P-4574-H

15 Regulamentaes As seguintes leis relacionadas so aplicadas a este produto. Nem todos os requerimentos so identificados. O usurio deste produto o nico responsvel pela obedincia de todas as leis Federais, Estaduais e Locais.

DECRETO LEI 96044 Aprova o regulamento para o transporte Rodovirio de Produtos Perigosos e d outras providncias. PORTARIA 204 Instrues complementares ao Regulamento do Transporte Terrestre de Produtos Perigosos.

NBR 7500 Smbolos de risco e manuseio para o transporte e armazenamento de materiais.

16 Outras Informaes Assegure-se de ler e compreender todos os rtulos e outras instrues fornecidas em todos os recipientes deste produto. PERIGOS ADICIONAIS SEGURANA E SADE: O uso de dixido de carbono ou misturas contendo dixido de carbono em solda e corte pode criar perigos adicionais. Fumos e gases podem ser perigosos a sade e podem gerar srios danos ao pulmo.

Mantenha a cabea longe dos fumos. No respire fumos ou gases. Use ventilao suficiente, exausto local, ou ambos para manter fumos e gases longe da sua zona respiratria, e rea em geral. A superexposio a fumos pode resultar em vertigem, nusea, secura ou irritao do nariz, garganta, e olhos, alm de outros desconfortos similares.

Dixido de Carbono Elaborado: Dez/2001

Pgina 7 de 9

Ficha de Informaes de Segurana de Produtos Qumicos


Produto: Dixido de Carbono FISPQ n: P-4574-H
Fumos e gases no podem ser simplesmente classificados. A composio de ambos depende do metal que est sendo trabalhado, do processo, procedimentos e eletrodos utilizados. Possivelmente, materiais perigosos podem ser encontrados em fundies, eletrodos, e outros materiais. Requisite a FOLHA DE DADOS DE SEGURANA DO PRODUTO para cada material em uso. Contaminantes no ar podem adicionar perigos aos fumos e gases. Contaminante como o vapor de hidrocarboneto clorado das atividades de limpeza, um srio risco.

No use arcos eltricos em presena de vapores de hidrocarboneto clorado fosfognios altamente txicos podem ser produzido. Revestimentos do metal que esto sendo trabalhados, assim como pintura, eletrogalvanizao, ou galvanizao, podem gerar fumos quando aquecidos. Resduos de limpeza podem ser perigosos. Evite usar arcos voltaicos em partes com resduo de Fosfato (antiferrugem, preparaes de limpeza) fosfina altamente txica pode ser produzida. Para saber a quantidade de fumos e gases, voc pode pegar ar como amostra. Analisando essa amostra, pode ser determinada qual proteo respiratria deve ser utilizada. Um exemplo pegar o ar de dentro do capacete do operrio ou da zona de respirao. Para outras informaes sobre prticas de segurana e descries mais detalhadas dos perigos na sade em uso de solda e suas conseqncias, procure seu fornecedor de produtos de soldagem.

OBSERVAES PARA O MDICO - AGUDA: Gases, vapores e poeiras podem causar irritao nos olhos, pulmes, nariz e garganta. Alguns gases txicos associados com processos de soldagem e correlatos podem causar edema pulmonar, asfixia e morte. Superexposio aguda pode incluir sinais e sintomas, tais como: olhos lacrimejantes, irritao do nariz e garganta, dor de cabea, vertigem, respirao difcil, tosse freqente ou dor no peito. - CRNICA: Inalao prolongada de contaminantes do ar pode produzir acumulao destes nos pulmes, uma condio que pode ser vista como reas densas no Raio-X do trax. A gravidade da mudana proporcional a durao da exposio. As modificaes observadas no esto necessariamente associadas com sintomas ou sinais de doena ou reduo da funo pulmonar. Alm disso, as modificaes no RaioX podem ser causadas por fatores no relacionados ao trabalho como o fumo, etc.

VESTIMENTAS E EQUIPAMENTOS PROTETORES PARA OPERAES DE SOLDA: Luvas protetoras: Use luvas de soldagem Proteo dos Olhos: Use capacete com mscara e lentes com filtro especiais. Outros Equipamentos Protetores: Utilize proteo para a cabea, mo e corpo. Assim, se necessrio, vai ajudar a prevenir danos produzidos pela radiao, fascas e choques eltricos. A proteo mnima inclui luvas de solda e mscara protetora para o rosto. Para proteo adicional considere use mangas compridas, avental, chapus, protetores para os ombros, assim como uma vestimenta escura. Treine os operrios para no tocar em partes eltricas ligadas.

OUTRAS CONDIES DE RISCO EM CARREGAMENTO, USO E ESTOCAGEM: Gs e lquido a alta presso. Use tubulao e equipamentos adequadamente projetados para resistirem s presses que possam ser encontradas. Gs pode causar sufocamento rpido em caso de deficincia de oxignio. Armazene e utilize com ventilao adequada. Dixido de carbono mais pesado do que o ar. Por isso,

Dixido de Carbono Elaborado: Dez/2001

Pgina 8 de 9

Ficha de Informaes de Segurana de Produtos Qumicos


Produto: Dixido de Carbono FISPQ n: P-4574-H
tende a se acumular perto do cho de espaos enclausurados, deslocando o ar e impulsionando para cima. Isso cria uma deficincia de oxignio perto do cho. Verifique a concentrao de oxignio. Armazene e utilize com ventilao adequada. Feche a vlvula aps o uso; mantenha fechada mesmo quando o cilindro estiver vazio. Previna fluxo reverso. Fluxo reverso no cilindro pode causar ruptura. Use vlvula de segurana ou outro dispositivo em qualquer parte da linha ou tubulao do cilindro. No atinja o cilindro com arco. O defeito produzido pela queimadura de um arco pode levar o cilindro a ruptura. Nunca aterre um cilindro de gs comprimido ou permita que se torne parte de um circuito eltrico. Nunca trabalhe em sistema pressurizado. Se houver vazamento, feche a vlvula do cilindro, ventile o sistema com vapor para um local seguro, de maneira que no prejudique o meio ambiente, em total obedincia as regulamentaes Federais, Estaduais e Locais, ento repare o vazamento. Nunca deixe um cilindro onde possa se tornar parte de um circuito eltrico. Quando usar gs comprimido dentro ou perto de aplicaes com solda eltrica, no aterre o cilindro. Aterrando, expe o cilindro a danos por arco eltrico. MISTURAS: Quando dois ou mais gases, ou gases liquefeitos so misturados, suas propriedades perigosas podem se combinar e criar riscos inesperados e adicionais. Obtenha e avalie as informaes de segurana de cada componente antes de produzir a mistura. Consulte um especialista ou outra pessoa capacitada quando fizer a avaliao de segurana do produto final.

POR MEDIDA DE SEGURANA PROIBIDO O TRANSVAZAMENTO DESTE PRODUTO DE UM CILINDRO PARA OUTRO.

A White Martins recomenda que todos os seus funcionrios, usurios e clientes deste produto estudem detidamente esta folha de dados a fim de ficarem cientes da eventual possibilidade de riscos relacionados ao mesmo. No interesse da segurana deve-se: 1) Notificar todos os funcionrios, usurios e clientes acerca das informaes includas nestas folhas e fornecer um ou mais exemplares a cada um: 2) Solicitar aos seus clientes que tambm informem aos seus respectivos funcionrios e clientes e, assim, sucessivamente.

Dixido de Carbono Elaborado: Dez/2001

Pgina 9 de 9

Вам также может понравиться