Вы находитесь на странице: 1из 17

UNIVERSIDADE VALE DO RIO DOCE UNIVALE FACULDADE DE ENGENHARIA FAENG

ESTRUTURA DE CONCRETO ARMADO ESTUDO DA TORO

PROFESSOR: RODRIGO ROCHA CARVALHO

TORO EM VIGAS DE CONCRETO ARMADO


INTRODUO
O fenmeno da toro em vigas vem sendo estudado h algum tempo, com base nos conceitos fundamentais da Resistncia dos Materiais e da Teoria da Elasticidade. Vrios pesquisadores j se dedicaram compreenso dos tipos de toro, anlise da distribuio das tenses cisalhantes em cada um deles, e, finalmente, proposio de verificaes que permitam estimar resistncias para as peas e impedir sua runa. A toro simples, toro uniforme ou toro pura (no atuao simultnea com M e V) ocorre apenas raramente na prtica. Geralmente a toro ocorre combinada com momento fletor e fora cortante, mesmo que esses esforos sejam causados apenas pelo peso prprio do elemento estrutural. De modo aproximado, os princpios de dimensionamento para a toro simples so aplicados s vigas com atuao simultnea de momento fletor e fora cortante. A teoria que mais amplamente aceita para a distribuio das tenses decorrentes da toro a da trelia espacial generalizada, na qual se baseiam as formulaes das principais normas internacionais. A filosofia desse mtodo a idealizao da pea como uma trelia, cujas tenses de compresso causadas pelo momento toror sero resistidas por bielas comprimidas (concreto), e as de trao, por diagonais tracionadas (armaduras)

CASO MAIS COMUM


Talvez o caso mais comum de toro ocorra com lajes em balano, engastadas em vigas de apoio, como por exemplo lajes (marquises) para proteo de porta de entrada de barraces, lojas, galpes, etc. (Figuras 3 e 4). O fato da laje em balano no ter continuidade com outras lajes internas construo faz com que a laje deva estar obrigatoriamente engastada na viga de apoio, de modo que a flexo na laje passa a ser toro na viga. A toro na viga torna-se flexo no pilar, devendo ser considerada no seu dimensionamento.

CASOS TPICOS PARA O MOMENTO DE TORO


Apresentam-se nas Figuras 7 a 11 os valores dos momentos de toro para alguns casos mais comuns na prtica das estruturas.

GENERALIDADES O dimensionamento toro baseia-se nas mesmas condies dos demais esforos: enquanto o concreto resiste s tenses de compresso, as tenses de trao devem ser absorvidas pela armadura. A distribuio dos esforos pode ser feita de diversas formas, a depender da teoria e do modelo adotado. A teoria que mais amplamente aceita para a distribuio das tenses decorrentes da toro a da trelia espacial generalizada, na qual se baseiam as formulaes das principais normas internacionais. A filosofia desse mtodo a idealizao da pea como uma trelia, cujas tenses de compresso causadas pelo momento toror sero resistidas por bielas comprimidas (concreto), e as de trao, por diagonais tracionadas (armaduras). Vale a lembrana de que no todo tipo de momento toror que precisa ser considerado para o dimensionamento das vigas. A chamada toro de compatibilidade, resultante do impedimento deformao, pode ser desprezada, desde que a pea tenha capacidade de adaptao plstica. Em outras palavras, com a fissurao da pea, sua rigidez toro cai significativamente, reduzindo tambm o valor do momento atuante. o que ocorre em vigas de bordo, que tendem a girar devido ao engastamento na laje e so impedidas pela rigidez dos pilares. Por outro lado, se a chamada toro de equilbrio, que a resultante da prpria condio de equilbrio da estrutura, no for considerada no dimensionamento de uma pea, pode levar runa. o caso de vigas-balco e de algumas marquises. .

TEORIA DE BREDT A partir dos estudos de Bredt, percebeu-se que quando o concreto fissura (Estdio II), seu comportamento toro equivalente ao de peas ocas (tubos) de paredes finas ainda no fissuradas - Estdio I (figura 1c). Essa afirmativa respaldada na prpria distribuio das tenses tangenciais provocadas por momentos torores (figura 1b), as quais, na maioria das sees, so nulas no centro e mximas nas extremidades. Por questo de simplicidade, as vigas de concreto armado sob momento de toro so dimensionadas como se fossem ocas e de parede fina. Ao desprezar a parte correspondente rea interna da seo o erro cometido no significativo nem antieconmico, porque a espessura da casca ou parede determinada de forma que represente uma seo com grande percentual de resistncia ao momento de toro. Este procedimento resulta num acrscimo de segurana que no excessivo, sendo, portanto, pouco anti-econmico. Os ensaios confirmaram que nas sees de concreto armado as tenses principais de trao e de compresso so inclinadas de 45 e com traado helicoidal. Aps o surgimento das fissuras de toro que se desenvolvem em forma de hlice, apenas uma casca externa e com pequena espessura colabora na resistncia da seo toro. Isso ficou evidenciado em ensaios de sees ocas ou cheias com armaduras idnticas, que apresentaram as mesmas deformaes e tenses nas armaduras.

A partir dos conceitos de Resistncia dos Materiais, pode-se chegar chamada primeira frmula de Bredt, dada por:

c T Ae t

a tenso tangencial na parede, provocada pelo momento toror; o momento toror atuante; a rea delimitada pela linha mdia da parede da seo equivalente; a espessura da parede equivalente.

TRELIA ESPACIAL GENERALIZADA O modelo da trelia espacial generalizada que adotado para os estudos de toro tem origem na trelia clssica idealizada por Ritter e Mrsch para cisalhamento, e foi desenvolvido por Thrlimann e Lampert. Essa trelia espacial composta por quatro trelias planas na periferia da pea (tubo de paredes finas da Teoria de Bredt), sendo as tenses de compresso absorvidas por barras (bielas) que fazem um ngulo com o eixo da pea, e as tenses de trao absorvidas por barras decompostas nas direes longitudinal (armao longitudinal ) e transversal (estribos a 90o). Pode-se observar que a concepo desse modelo baseia-se na prpria trajetria das tenses principais de peas submetidas toro.

Apenas para a apresentao das expresses que regem o dimensionamento, ser considerada uma seo quadrada com armadura longitudinal formada por quatro barras, uma em cada canto da seo, e armadura transversal formada por estribos a 90o (figura 3).

INTERAO DE TORO, CISALHAMENTO E FLEXO Boa parte dos estudos de toro relativa a toro pura, isto , aquela decorrente da aplicao exclusiva de um momento toror em uma viga. Essa situao, entretanto, no usual. A grande maioria das vigas torcionadas tambm est submetida a foras cortantes e momentos fletores, o que d origem a um estado de tenses mais complexo e mais difcil de ser analisado. A experincia vem demonstrando que, de uma maneira geral, a filosofia e os princpios bsicos de dimensionamento propostos para a toro simples tambm so adequados, com uma certa aproximao, para solicitaes compostas. Por isso, em geral, o procedimento adotado para o dimensionamento a solicitaes compostas a simples superposio dos resultados obtidos para cada um dos esforos solicitantes separadamente, que se mostra a favor da segurana. Por exemplo, a armadura de trao prevista pela toro que estiver na parte comprimida pela flexo poderia ser reduzida, se fosse considerado o alvio sofrido por sua resultante (de trao) nessa regio. Ou ainda, como em uma das

faces laterais da pea as diagonais solicitadas pela toro e pelo cisalhamento so opostas, poderia ser considerado o alvio na resultante de trao no estribo, e conseqentemente, reduzir-se sua rea. Evidentemente, na face lateral oposta, as diagonais tm a mesma direo, e a armao necessria vem do somatrio daquelas calculadas para cada um dos dois esforos separadamente. E para a verificao da tenso na biela comprimida desta face, no bastar se observar o comportamento das resultantes relativas toro e ao cisalhamento separadamente - surge a necessidade de uma nova verificao, que considere a interao delas. Na figura 4, apresenta-se uma superfcie que mostra a interao dos trs tipos de esforos, com base em resultados experimentais. Qualquer ponto interior a essa superfcie indica que a verificao da tenso na biela foi atendida. Pode-se observar que, para uma mesma relao

o momento toror resistente diminui com o aumento da relao

Cabe a ressalva de que a superposio dos efeitos das trelias de cisalhamento e de toro s estar coerente se a inclinao da biela comprimida for adotada a mesma nos dois casos.

DIMENSIONAMENTO SEGUNDO A NBR 6118/2004 NO ESTADO LIMITE LTIMO


A norma separa o estudo dos elementos lineares sujeitos toro em Toro Uniforme e Toro em Perfis Abertos de Parede Fina (item 17.5). No texto subseqente ser considerado o dimensionamento apenas dos elementos lineares sujeitos toro uniforme. A norma pressupe um modelo resistente constitudo por trelia espacial, definida a partir de um elemento estrutural de seo vazada equivalente ao elemento estrutural a dimensionar. As diagonais de compresso dessa trelia, formada por elementos de concreto, tm inclinao que pode ser arbitrada pelo projeto no intervalo de 30 45 . Esse modelo o da trelia espacial generalizada, descrito anteriormente. O projetista tem a liberdade de escolher o ngulo de inclinao das bielas de compresso, que deve estar coerente com o ngulo adotado no dimensionamento fora cortante. Geometria da Seo Resistente No caso de sees poligonais convexas cheias, a seo vazada equivalente ter a espessura da parede equivalente (he) dada por:

onde: A = rea da seo cheia; u = permetro da seo cheia; c1 = distncia entre o eixo da barra longitudinal do canto e a face lateral do elemento estrutural. A NBR 6118/2004 tambm define como deve ser considerada a seo resistente de Sees Compostas por Retngulos e de Sees Vazadas. Toro de Compatibilidade No caso de toro de compatibilidade a norma diz que possvel desprez-la, desde que o elemento estrutural tenha a adequada capacidade de adaptao plstica e que todos os outros esforos sejam calculados sem considerar os efeitos por ela provocados.

10

No caso de elementos sob toro com comprimento menor ou igual a duas vezes a altura ( 2 h), com o objetivo de possibilitar a adaptao plstica, a norma recomenda que a pea tenha a armadura mnima toro e a fora cortante de clculo fique limitada a:

Toro de Equilbrio Elementos sujeitos toro de equilbrio devem possuir armaduras longitudinal e transversal (estribos fechados e verticais), destinados a resistir aos esforos de trao. Admite-se satisfeita a resistncia de um elemento estrutural toro pura quando se verificarem simultaneamente as seguintes condies:

A resistncia proveniente das diagonais comprimidas de concreto deve ser obtida por:

= ngulo de inclinao das diagonais de concreto, arbitrado no intervalo 30 45 ; Ae = rea limitada pela linha mdia da parede da seo vazada, real ou equivalente, incluindo a parte vazada; he = espessura equivalente da parede da seo vazada, real ou equivalente, no ponto considerado.

11

A resistncia decorrente dos estribos normais ao eixo do elemento estrutural deve atender expresso:

donde, com TSd = TRd,3 de forma semelhante Eq. 24, calcula-se a rea da armadura transversal:

onde: fywd a resistncia de clculo do ao da armadura passiva, limitada a 435 MPa

A resistncia decorrente da armadura longitudinal deve atender expresso:

donde, com TSd = TRd,4 de forma semelhante Eq. 27, calcula-se a rea da armadura longitudinal:

12

onde: Asl = soma das reas das sees das barras longitudinais; u = permetro de Ae.

Armadura Mnima Sempre que a toro for de equilbrio, deve existir armadura resistente aos esforos de trao, constituda por estribos verticais e barras longitudinais distribudas na rea correspondente parede equivalente ao longo do permetro da seo resistente. A taxa geomtrica mnima de armadura :

13

Fazendo o espaamento s e o permetro u iguais a 100 cm, a armadura mnima fica:

Solicitaes Combinadas Flexo e Toro Nos elementos estruturais submetidos toro e flexo simples ou composta, as verificaes podem ser efetuadas separadamente para a toro e para as solicitaes normais, devendo-se atender ainda: - na zona tracionada pela flexo, a armadura longitudinal de toro deve ser acrescentada armadura longitudinal necessria para flexo; - no banzo comprimido pela flexo, a armadura longitudinal de toro pode ser reduzida em funo dos esforos de compresso que atuam na espessura efetiva he e no trecho de comprimento u correspondente barra ou feixe de barras consideradas; - nas sees em que a toro atua simultaneamente com solicitaes normais intensas, que reduzem excessivamente a profundidade da linha neutra, particularmente em vigas de seo celular, o valor de clculo da tenso principal de compresso no deve superar o valor 0,85 fcd . Esta tenso principal deve ser calculada como em um estado plano de tenses, a partir da tenso normal mdia que age no banzo comprimido de flexo e da tenso tangencial de toro, calculada por:

14

Toro e Fora Cortante Na combinao de toro com fora cortante, o projeto deve prever ngulos de inclinaodas bielas de concreto () coincidentes para os dois esforos. Na utilizao do modelo de clculo I para a fora cortante, subentende-se = 45 tambm para a toro. A resistncia compresso diagonal do concreto ser satisfeita se atendida a expresso:

onde VSd a fora cortante de clculo e TSd o momento de toro de clculo. A armadura transversal total pode ser calculada pela soma das armaduras calculadas separadamente para VSd e TSd . Disposies Construtivas A armadura destinada a resistir aos esforos de trao provocados por toro deve ser constituda por estribos normais ao eixo da viga, combinados com barras longitudinais paralelas ao mesmo eixo. Os estribos e as barras da armadura longitudinal devem estar contidos no interior da parede fictcia da seo vazada equivalente. Para prevenir a ruptura dos cantos necessrio alojar quatro barras longitudinais nos vrtices das sees retangulares. Segundo LEONHARDT & MNNIG (1982), para sees de grandes dimenses, necessrio distribuir a armadura longitudinal ao longo do permetro da seo, a fim de se limitar a fissurao. Fissurao Diagonal da Alma Usualmente no necessrio verificar a fissurao diagonal da alma de elementos estruturais de concreto. Em casos especiais em que isso for considerado importante deve-se limitar o espaamento da armadura transversal a 15 cm. Estribos Os estribos para toro devem ser fechados em todo o seu contorno, envolvendo as barras das armaduras longitudinais de trao, e com as extremidades adequadamente ancoradas por meio de ganchos em ngulo de 45.

15

Dimetro do estribo:

O espaamento entre os estribos deve possibilitar a passagem da agulha do vibrador, a fim de garantir o perfeito adensamento do concreto. O espaamento mximo deve atender as condies:

Armadura Longitudinal As barras longitudinais da armadura de toro podem ter arranjo distribudo ou concentrado ao longo do permetro interno dos estribos, espaadas no mximo de 35 cm. Deve-se respeitar a relao Asl/u, onde u o trecho de permetro da seo efetiva correspondente a cada barra ou feixe de barras de rea Asl , exigida pelo dimensionamento. A armadura longitudinal de toro de rea total Asl pode ter arranjo distribudo ou concentrado, mantendo-se obrigatoriamente constante a relao Asl/u, onde u o trecho de permetro, da seo efetiva, correspondente a cada barra ou feixe de barras de rea Asl . Nas sees poligonais, em cada vrtice dos estribos de toro, deve ser colocada pelo menos uma barra longitudinal. Apesar de no haver prescrio na norma, deve-se preferencialmente adotar l 10mm nos cantos. O espaamento de eixo a eixo de barra, tanto na direo vertical quanto na horizontal, dever ser sl 350mm.

16

Вам также может понравиться