Вы находитесь на странице: 1из 18

A epopeia bblica de Artor: entre a imitatio e a inuentio.

Jos Henrique Manso Universidade da Beira Interior Departamento de Letras

Resumo
Em 544, o poeta latino Artor apresenta e dedica ao papa Viglio a Historia apostolica, epopeia bblica baseada nos Atos dos apstolos e centrada nos heris cristos Pedro e Paulo. Artor reconstri em verso a narrativa de Lucas, mas no hesita em se afastar dela, por omisso ou amplificao, para conceder todo o protagonismo aos heris do seu poema. Num discurso frequentemente argumentativo, o poeta faz a defesa dos valores cristos e combate as heresias do seu tempo, sobretudo quando se debrua sobre questes como a tipologia bblica ou o batismo. Assim, seguindo o caminho de Juvenco e Sedlio, Artor escolhe uma matria bblica que trata sob o signo da imitatio e da inuentio em relao ao texto dos Atos.
Palavras-chave

Artor. Historia apostolica. S. Paulo. Atos dos apstolos. S. Lucas

Introduo
O presente artigo tem por base o seminrio Lepopea di Aratore: tra limitatio e linuentio, lecionado na Sezione di Studi Greco-Latini de La Sapienza, em Roma, no dia 10 de outubro de 2012, no mbito dos Seminari di lingue, literature e culture di Grecia e Roma. Nele, partimos dos conceitos preliminares
89

imitatio e inuentio, para depois abordarmos a Historia apostolica (HA), de Artor, que transformou o texto dos Atos dos Apstolos em versos epopeicos, desenhando S. Pedro e S. Paulo como heris na saga coletiva das primeiras comunidades crists. Iremos tambm aferir acerca da aproximao do poema aratoriano em relao ao gnero e o estilo da epopeia clssica e crist que lhe foram mais prximos, sobretudo Virglio, Sedlio e Juvenco, ainda que sempre com a componente de novidade que qualquer autor aporta sua obra.

Conceitos preliminares: imitatio e inuentio


O esclarecimento dos dois conceitos fundamentais a desenvolver ao longo deste artigo, a imitatio e a inuentio, parece-nos fundamental para as consideraes que aqui fazemos acerca da Historia apostolica, de Artor. Sobre a imitatio muitos autores se debruaram desde a Antiguidade, a comear por Aristteles, que definiu o conceito de mimesis, segundo o qual toda a arte imitao, isto , o artista imita o mundo real que o rodeia, e da que Horcio entenda que tanto a msica como a poesia realizam a mimesis de igual modo: ut pictura poesis (Ars poetica, 361). No entanto, o conceito de imitatio que pretendemos desenvolver mais restrito e fundamenta-se na ao de tomar por modelo uma obra ou um autor (Souriau 1990: 863. Traduo nossa). Ou seja, veremos em que medida um autor segue o pensamento e as palavras de um outro, que ele toma por auctoritas. Quanto ao segundo conceito, a inuentio indissocivel das operaes retricas, teorizadas por Ccero no De Inuentione, constituindo a primeira fase na construo de qualquer discurso argumentativo. O Arpinate, no entanto, deixa claro que inuentio no um ato de imaginao livre e criativo, mas algo que deve ser adequado s situaes: excogitatio rerum uerarum aut ueri similium (De Inuentione, IX), isto , inveno de coisas verdadeiras ou verosmeis. Adaptando os dois conceitos ao tratamento que aqui fazemos da Historia apostolica, diremos que a imitatio consiste sobretudo no facto de Artor seguir o livro dos Atos dos apstolos, de Lucas, e que a inuentio se materializa no desvio face a esse mesmo texto, e que normalmente se pauta pela adequao e pela sustentabilidade contextual, como postulava Ccero. E, sendo a inuentio uma das cinco partes da retrica, verificamos tambm que os desvios e acrescentos de Artor tm, todos eles, uma intencionalidade argumentativa.

Artor e a Historia apostolica


Dado tratar-se de um poeta pouco conhecido, impe-se uma breve apresentao de autor e da sua obra. Artor nasceu por volta do ano 490 e morreu com cerca de 60 anos, ou seja, por volta de 550. Um dos documentos mais importantes para o conhecimento da vida deste autor uma carta de Atalarico, registada por Cassiodoro nas Variae (7, 12). Por ela sabemos que Artor era originrio da Ligria, no norte de Itlia, e que o pai foi o seu primeiro instrutor. Ao

90

UBILETRAS03

apresentar a origem do poeta, Cassiodoro escreve que tambm a Ligria envia os seus Tlios (ibidem), numa referncia clara aos dotes de Artor enquanto orador nada menos que um Ccero, cujo talento oratrio fora limado desde o bero pela eloquncia do pai. Ainda jovem e rfo, entra na escola de Deutrio, em Milo, e entregue aos cuidados de Endio, que fez de Artor um dos seus discpulos prediletos. o que depreendemos de vrias Dictiones que Endio dedica a Artor, onde se infere tambm que este se mostrava mais propenso para a poesia do que para a retrica. No entanto, a missiva de Cassiodoro louva Artor pelas excelentes qualidades como advogado, ou orador, para aplicarmos aqui a terminologia clssica. Alis, a formao retrica de Arator um dos principais factos que, segundo Pierre Rich, permitem confirmar a existncia de uma escola de Direito em Ravena na primeira metade do sculo VI (Rich 1995: 27). Cassiodoro deixa claro que o prestgio de Artor na corte ostrogoda se deveu principalmente aos seus dotes oratrios, e exemplifica com a embaixada dos Dlmatas, que Artor liderou com brilhantismo, destacando duas das principais marcas do bom discurso oratrio, a fluncia e a eloquncia: quer por seres fluente, quer por no suscitares enfado (Variae, 7, 12). O prestgio de Artor na corte de Ravena confirmado pelos ttulos de Comes domesticorum e Comes priuatorum, conferidos pelos prncipes godos. Atravs de uma carta do prprio Artor ao papa, sabemos que a sua mudana para Roma e a entrada ao servio da Igreja coincidiu com o incio do papado de Viglio no ano 537. E as ltimas notcias que temos acerca do poeta so a apresentao do poema ao papa e a recitao da Historia apostolica pelo prprio autor, em 544, informaes presentes no prefcio de um dos manuscritos da obra. Apresentamos um excerto desse precioso texto:
O livro foi oferecido [] pelo subdicono Artor Santa Igreja Romana e ao papa Viglio, o venervel sucessor dos apstolos; este livro foi recebido a 6 de Abril [] tambm na presena de numerosos bispos, presbteros, diconos e da maior parte do clero. [] reuniu-se uma multido composta por religiosos e leigos, por nobres , mas tambm por pessoas do povo; e, sendo recitados pelo prprio subdicono Artor, os dois livros foram ouvidos por quatro vezes em dias diferentes. Com efeito, num nico dia, apenas se podia ler uma pequena parte do livro por causa das frequentes repeties que eram solicitadas com mltiplas aclamaes. ( Apud Mckinlay 1951: XXVIII. Traduo nossa).

Recebido, ento, com grande entusiasmo em Roma, em meados do sculo VI, o poema teve grande sucesso durante a Idade Mdia, de que prova a sua presena nos curricula medievais; a grande quantidade de manuscritos desta obra ao longo da Idade Mdia, 133 na contagem de McKinlay; e ainda a imitao que suscitou noutros escritores medievais, como Venncio Fortunato ou Beda Venervel. Quase mil anos depois, em 1513, o humanista portugus Aires Barbosa escolhe o poema Historia apostolica, que comenta detalhadamente nas suas aulas de Gramtica em Salamanca, publicando esses comentrios trs anos mais tarde. Destacamos este estudo, pois, apesar de ter
Jos Henrique Manso, A epopeia bblica de Artor: entre a imitatio e a inuentio. 91

sido publicado h cinco sculos, continua a ser o mais completo e detalhado sobre esta epopeia. , sem dvida um marco importante na divulgao da Historia apostolica a sua edio em 1866 na Patrologia Latina, cujas notas e introduo, da autoria do fillogo neerlands Arntzen, so referncias importantes para qualquer estudioso do poema. No entanto, foram as edies modernas da obra no Corpus Scriptorum Ecclesiasticorum Latinorum (CSEL), em 1951, e no Corpus Christianorum, Series Latina (CCSL), em 2006 que deram maior visibilidade e acesso a Artor que, apesar de tudo, continua a no ter por parte dos estudiosos a dedicao que a sua epopeia claramente merece. A comprovar este facto, apenas temos conhecimento de duas tradues do poema, uma em ingls, coordenada por Richard Schrader (1987), e outra em portugus (2010), da nossa autoria.

A imitatio pica na Historia apostolica


Do ponto de vista literrio, Artor apresenta-se como cultor da epopeia bblica, na senda de Juvenco, Prudncio e Sedlio. Prudncio escreveu a Psychomachia, epopeia alegrica em que se personificam as virtudes e os vcios como guerreiros; Sedlio e Juvenco, nos sculos IV e V, escreveram epopeias a exaltar os feitos de Cristo e forneceram a Artor excelentes modelos para a heroicizao das faanhas apostlicas dos dois principais apstolos, Pedro e Paulo. Assim, Juvenco, nos Euangeliorum libri quattuor, fez a versificao pica dos Evangelhos, onde narra o nascimento e infncia de Cristo (livro I), os milagres e as parbolas (livros II e III) e a sua paixo e ressurreio (livro IV); Sedlio, no Opus Paschale, canta em verso as obras realizadas por Deus no Antigo (livro I) e no Novo Testamento (livros II a V), inspirando-se, sobretudo, em S. Mateus. Quanto imitao da epopeia clssica, ela reflete-se ao nvel da similitude de alguns episdios da Farslia, de Lucano, da Eneida, de Virglio, ou da Argonutica de Valrio Flaco. Por exemplo, a personificao de Roma torreada, nos versos finais da Historia apostolica (II, 1226), feita semelhana de Virglio (En., VI, 781-787) e de Lucano (I, 185 e sgs.). Ao nvel do vocabulrio tambm h uma dvida para com os Antigos, como, por exemplo, no uso dos vocbulos clssicos Auernus ou Tartara (HA, II, 122, 481, 611 e 790) e Olympus (HA II, 289 e 1117) para designar, respetivamente, Inferno e Cu; ou ainda rector Olympi (HA, II, 1117), qualificativo de Jpiter, para designar Deus. Mas as influncias clssicas em Artor so muitas e variadas, sobretudo dos poetas, como Marcial, Ovdio ou Horcio. Merece-nos especial referncia Virglio, poeta que, tal como Artor, era originrio do Norte de Itlia. Apresentamos a ttulo ilustrativo alguns versos onde a imitao da Eneida evidente. Na descrio do episdio da tempestade, Artor toma por modelo o livro III da Eneida, como se pode constatar nos versos que a seguir cotejamos:

92

UBILETRAS03

[P]or todo o lado o mar se enfurece e, levantando a sua massa do abismo irado, nega uma rota segura ao navio em apuros, que, elevado at aos cus e da precipitado, se une ao mar, seguidor da terra e do cu. (Artor, HA, II, 1073-1077) Ao cu nos erguemos na crista de uma onda, e at aos profundos Manes descemos no refluxo da vaga. Trs vezes, entre os cncavos rochedos, os escolhos bradaram, trs vezes vimos projetar a espuma e banharos astros. (Virglio, En., III, 564-566)

Tais paralelismos explicam-se, antes de mais, pelo facto de, no sculo VI, a escola manter ainda uma educao clssica, baseada nos modelos antigos. Artor usufruiu desse ensino que, na Alta Idade Mdia, prolongou a escola imperial romana. Por outro lado, num sculo ainda prximo do estabelecimento oficial do Cristianismo, havia uma natural apetncia entre os crculos cristos mais cultos para uma literatura que, por um lado, fizesse apelo aos novos valores da f crist e, por outro, ecoasse as pginas eruditas dos mais famosos poetas pagos.

A imitatio dos Atos dos apstolos


A propsito da mimesis, afirma Aristteles que as imitaes no so todas iguais: Homero imitou homens superiores; Cleofonte, semelhantes; Hegmon [] e Niccares [] imitaram homens inferiores (Potica, 1448a). Artor tem igualmente essa perspetiva de que necessrio imitar os melhores, e por isso, numa carta dirigida a Partnio (Ad Part.), ele diz ao amigo que primeiro foi tentado a imitar os clssicos: Em tempos, nos meus anos de juventude, tive eu um desejo: espalhar com meus versos um eterno canto lrico e at reescrever as partes que a lenda inventou. (Ad Part., 54-56). No entanto, Partnio aconselha-o a buscar melhores modelos e, j que se chama Arator, lavrador, possa ele buscar terrenos mais frteis: Disseste: Oxal escolhesses desviar com maior retido o curso dessa voz para o louvor do Senhor, de tal modo que no te seja a ti ocultada a terra, mas oferecida, pois teu nome Artor, por ele te chamamos ns! (Ad Part., 55-58). Nos versos seguintes, Artor confessa que seguiu o conselho e meditou profundamente sobre os textos bblicos, nomeadamente os Salmos, a que chama flores davdicas (v.73), e o Cntico dos cnticos. , porm, a narrativa de Lucas que mais o cativa e sobre esse texto resolve Artor construir o seu poema: Ocorreu-me aquele a que o cnone chama Atos [...] Embora aprendiz, a partir da histria daquele [de Pedro], compus o poema. (Ad Part., 77 e 83) Juntamente com o poema, Historia apostolica, escrito em hexmetros dactlicos semelhana da epopeia clssica, Artor apresenta trs cartas, em dsticos elegacos, nas quais h um grande investimento para divulgar a obra nos diversos meios, pois as missivas so dirigidas, respetivamente, a um monge, o abade Floriano, a quem pede uma reviso da obra; a um membro do clero romano, nada menos que o papa Viglio, a quem dedica o poema; e, finalmente, a um laico com grande influncia na sociedade e nos meios literrios da
Jos Henrique Manso, A epopeia bblica de Artor: entre a imitatio e a inuentio. 93

poca, Partnio. Ora, se nesta ltima Artor, num tom autobiogrfico, revela pormenores preciosos sobre a escolha do texto a imitar, os Atos dos apstolos, na carta a Viglio (Ad Vig.), o poeta medita no processo de construo do seu poema face ao modelo. Assim, Artor manifesta a inteno de seguir o relato dos Atos dos apstolos, vertendo-os para verso, mas alerta tambm para o desvio, pois, a par da fidelidade ao original, a res historica, Artor debruar-se- igualmente sobre a res mystica, consubstanciada nas digresses e interpretaes que o poeta se permite fazer a partir do texto de Lucas:
Os Atos, que Lucas narrou, eu mesmo em verso os cantarei, e, seguindo a histria, entoarei um canto verdadeiro. Alternadamente, irei divulgando o que a palavra revela e o seu sentido mstico, se algum o corao me conceder. ( Ad Vig., 19-22).

um exemplo confessado de imitatio e de amplificatio. E nesse desvio face ao original que reside o maior interesse retrico do texto, na medida em que ele pleno de intencionalidade, pois trata-se de convencer, mouere, as mentes dos seus ouvintes/leitores acerca de matrias teolgicas e dogmticas a que o texto dos Atos simplesmente alheio. No segundo livro dois versos repetem a mesma inteno: Quem canta os trs dogmas da Igreja com maior frequncia apresenta um volume que faz ecoar o sentido histrico, o moral e o tipolgico. (HA, II, 890-891). Portanto, fidelidade ao texto dos Atos, o sentido histrico, deve ser acrescentado o sentido moral. A estes dois junta-se ainda o sentido tipolgico, fazendo Artor referncia a um processo retrico muito usado na Historia apostolica, a tipologia bblica, ou seja, a correspondncia simblica entre o Antigo (o typos) e o Novo Testamento (o antitypos). Assim construda nesse duplo eixo da imitao fiel e da interpretao mstica, o poema de Artor, cujo ttulo oscila entre Historia apostolica e De Actibus apostolorum, apresenta cerca de dois mil e trezentos versos divididos em dois livros, um dedicado a Pedro e o outro a Paulo. O esforo em fazer sobressair a heroicidade de figuras bblicas que pudessem competir com o Aquiles homrico ou o Eneias virgiliano est subjacente construo de Pedro e de Paulo na Historia apostolica, indo muito alm do relato lucano, o que ofuscou eventos e personagens importantes nos Atos dos apstolos: por exemplo, so praticamente ignorados os companheiros de Paulo no segundo livro, e apenas os dois apstolos tm direito a discursos diretos relevantes.

A legitimao do princeps Christianorum


Voltando s influncias clssicas no poema, podemos constatar que, sobretudo no primeiro livro, Artor tem em vista a legitimao do papa Viglio, o princeps Christianorum, feita muito semelhana da legitimao do princeps, na Eneida, como veremos adiante. A figura do pontfice surge destacada no texto que antecede a epopeia, a carta a Viglio, em tons hiperblicos:

94

UBILETRAS03

liberdade do povo, Viglio, papa santssimo, tu vens soltar os grilhes do cercado rebanho. Ao gldio so arrebatadas as ovelhas, e, ao teu apelo, solcito pastor, somos levados em piedosos ombros. E no bastando ter, assim, esquivado do perigo o corpo, da proveio ainda da minha alma a salvao. Para a Igreja subo, nufrago do palcio abandonado; das prfidas velas das guas mundanas me separo. ( Ad Vig., 3-10).

Esta carta apresenta toda uma retrica de convencimento atravs da qual, Artor, pela captatio beneuolentiae, procura convencer o seu interlocutor a aceitar o poema, como se pode depreender da longa apstrofe inicial: o pontfice invocado pelo nome prprio, Viglio, e pelas antonomsias liberdade do povo e papa santssimo. Alm da apstrofe, a captatio beneuolentiae alicera-se ainda em duas imagens: a do rebanho salvo pelo pastor, e a imagem martima do naufrgio e salvamento de Artor. Embora se possa ver nos versos transcritos a ao meritria do papa na resistncia ao cerco de Vitiges, tratando-se do polmico ano de 537, h neles uma referncia indireta acalmia, entre a Cristandade, que se seguiu ao exlio forado do papa Silvrio, que viria a morrer miseravelmente na ilha de Pncia. que Silvrio foi ardilosamente destitudo do trono de Pedro por ao de Justiniano e substitudo por Viglio. Portanto, de Maro a Novembro de 537, Viglio ocupou a sede papal, estando o legtimo papa ainda vivo. Por isso, Chtillon v na expresso te reuocante (ao teu apelo) um Artor lisonjeador mais preocupado em se colocar do lado mais forte do que em se importar com escrpulos e chorar sobre a vtima, em suma, um oportunista de corao vil (Chtillon 1963: 18. Traduo nossa). Todo o rebanho estava, pois, de novo reunido em torno de um nico e novo pastor. A exaltao de Viglio presente nesta carta continua a ser feita de forma implcita no primeiro livro da Historia apostolica, que gira em torno da figura do apstolo Pedro, de quem todos os papas foram sucessores. Na verdade, a exaltao do primeiro chefe da Igreja Romana constante e reaparece a cada milagre que ele executa. E o poder do apstolo hiperbolizado no ltimo verso do primeiro livro, quando Artor afirma: o que abre a porta nos cus fecha o caminho s guerras. (HA, I, 1076). Trata-se de um verso que pode tambm remeter para as contendas do tempo da Historia apostolica e para o papel decisivo que nelas poderia ter o sucessor de Pedro, Viglio. Alis, a perfrase o que abre as portas nos cus cria essa ambiguidade, podendo remeter para Pedro ou para Viglio. Efetivamente, o destaque que dado primazia de Pedro faz com que esta epopeia cumpra um papel histrico relevante, na medida em que contesta o papel secundrio que tiveram os pontfices, sucessores de Pedro, em meados do sculo VI, submetendo-se autoridade dos prncipes, nomeadamente do imperador bizantino Justiniano. Na verdade, Paulo s aparece ocasionalmente no primeiro livro, mas Pedro tem um papel ativo no segundo, e surge logo no incio a consagrar Paulo, lanando-o para a sua misso apostlica: Pouco depois, o ilustre Pedro, a quem a palavra do Mestre concedeu todo o poder,

Jos Henrique Manso, A epopeia bblica de Artor: entre a imitatio e a inuentio.

95

consagrou o viajante impondo-lhe as mos. (HA, II, 3-6). A expresso concedeu todo o poder no histrica e politicamente neutra. Mesmo quando comparado a Paulo, nunca o papel de Pedro enquanto figura cimeira da Igreja posto em causa: [A] glria destas proezas fez com que Paulo, pela ordem, fosse segundo em relao a Pedro, que, naqueles alicerces, permanece o arquiteto. (HA, II, 216-218). Alis, afirmao da omnipotncia do prncipe dos apstolos que Artor consagra os ltimos versos do poema:
Pedro surgiu para ser o prncipe no corpo da Igreja; esta [cidade] torreada circundoulhe a cabea com as regies do mundo; para si converge o que grande, para todos os lugares contemplarem os seguros pinculos da rainha das terras. (HA, II, 12251228).

importante salientar que o texto que antecede a Historia apostolica, a carta a Viglio, e o final do poema sublinham o primado de Pedro e da S Apostlica de Roma, posio que, confirmando a doutrina comum da Igreja, se torna ainda mais relevante nesses meados do sculo VI, porque a autoridade do Sumo Pontfice estava a ser posta em causa. Depois de terminada a parfrase aos Atos, Artor sentiu necessidade de nova digressio para em meia centena de versos juntar os heris dos dois livros, num verdadeiro eplogo da sua epopeia. Roma designada pela perfrase rainha das terras e, ao acolher no seu seio Pedro, o prncipe da Igreja, constitui-se como a cabea incontestvel de toda a Cristandade. Uma vez mais, Pedro surge como o chefe espiritual, mas tambm como herdeiro da grandeza da Roma imperial. Estes e outros versos no so certamente alheios s grandes polmicas do tempo de Artor, nomeadamente contenda que ops Roma a Bizncio e que teve o seu auge na condenao dos Trs Captulo, que Justiniano obrigou Viglio a assinar. Na verdade, Artor aprendera com Virglio como uma epopeia, cuja ao remonta a tempos muito anteriores ao seu, pode enaltecer e legitimar feitos e personagens do presente. E para tomarmos conscincia de como a figura de Augusto ainda no era consensual ao tempo da escrita da Eneida (terminada por volta do ano 19 a.C.), bastar lembrar que a guerra pela sucesso de Jlio Csar, e consequente fim da Repblica, tinha terminado apenas dez anos antes (com a Batalha de ccio, em 31 a.C.) e que o prprio Virglio crtico sobre algumas das consequncias da ascenso de Augusto ao poder: nas Buclicas I e IX, o Mantuano censura asperamente a expropriao de terras de que foram vtimas os camponeses do norte de Itlia para que o exrcito de Otvio pudesse ser compensado. Assim sendo, ganham fora as palavras de Virglio atravs das profecias de Jpiter, no livro I, ou da Sibila, no VI:
De bela estirpe nascer o troiano Csar, que estender o imprio at ao Oceano e a fama at aos astros: o seu nome Jlio vir-lhe- do grande Julo. Ento, renunciando s guerras, as geraes tornar-se-o doces. (En., I, 286-288, 291).

96

UBILETRAS03

Volta agora para aqui o teu olhar, contempla este povo, os teus Romanos. Aqui se encontra Csar e toda a descendncia de Julo, destinada a surgir sob a grande abbada do cu. Eis o heri, eis aquele que ouves muitas vezes ser-te prometido, Csar Augusto, estirpe de um deus, que restaurar no Lcio a Idade do Ouro. (En., VI, 788-792).

Augusto, descendente de Eneias atravs de Julo, legitimado como prncipe absoluto de Roma. A expresso saecula mitescent, as geraes tornar-se-o doces, reporta-se aos tempos de paz que se seguiram ascenso de Augusto e que ficariam conhecidos por Pax Augusta, tempos que, no segundo texto, so descritos como Idade do Ouro. O primeiro imperador romano visto como uma espcie de Messias prometido, descendente de um deus, e ele mesmo divinizado pelo ttulo de Augusto. Voltando Historia apostolica, tambm Artor sentiu necessidade de defender e valorizar o princeps Christianorum, o papa, visto durante muito tempo como o verdadeiro sucessor dos imperadores romanos, mas agora com a autoridade posta em causa, sobretudo pelas constantes ingerncias de Constantinopla na conduo dos destinos da Igreja.

Inuentio em Artor: as digressiones


Desenvolvemos aqui as digressiones da descida de Cristo aos Infernos e ressurreio e a do batismo pela alegoria da guia sem mais delongas. Digressio da descida de Cristo aos Infernos e ressurreio O ltimo ponto focado essencial para compreendermos o alcance das palavras de Artor na abertura do poema. So duas dezenas de versos que tratam de matria que no consta dos Atos de Lucas, concretamente a descida de Cristo aos Infernos e a sua ressurreio:
Depois que a Judeia, manchada com o sangue do seu crime, tendo ousado a impiedade, completou a sua obra, e o criador do mundo deu, em favor da estirpe humana, o que assumiu sem semente dos membros humanos, tendo-se dignado atingir as profundezas do Inferno, sem abandonar as alturas do Cu, dissipou as trevas condenadas a uma noite eterna, tendo chegado o dia aos Manes: os astros fugitivos deixam o firmamento e acompanham Deus. Aterrorizada pela cruz de Cristo, a natureza quer padecer semelhante castigo, e o poder da morte, vencido por ele, perece e, afundada pelo peso do triunfo, arrebatando mais, nenhum poder agora lhe assiste. [] Os tmulos abrem-se vida. E as cinzas dos justos renovam seu nascimento aps o sepulcro. Surge o terceiro dia. Volta a majestade com a carne e, da morada das sombras, traz de novo seu aspeto cintilante. (HA, I, 1-16).

Particularmente o final da passagem acentua a dicotomia entre CristoHomem (a carne) e Cristo-Deus (a majestade), presentes na mesma pessoa o dogma cristolgico da unio hiposttica , contestando vivamente a principal tese do Monofisismo, que afirmava que Cristo tinha apenas uma
Jos Henrique Manso, A epopeia bblica de Artor: entre a imitatio e a inuentio. 97

natureza, a sua humanidade. Monofisismo, que Constantinopla procurou impor a Roma, atravs da condenao dos Trs Captulos. Nesta digressio h uma operao retrica fundamental, a dispositio, e aqui ela tem a importncia seguinte: se a disposio da matria apostlica comea por uma digresso que foca dogmas catlicos essenciais como a virgindade de Maria, o que assumiu sem semente dos membros humanos, ou a unio hiposttica de Cristo, renunciando imitatio dos Atos, porque Artor pretende argumentar num sentido diferente do de Lucas. O objetivo de Artor j no o de evangelizar gentios, mas o de reforar a autoridade da Igreja romana, numa poca em que o cristianismo estava generalizado, mas eram muitas as seitas e as dissidncias, particularmente em Itlia, dominada em boa parte pelos ostrogodos, arianos e monofisitas. Do ponto de vista da elocutio, realamos o primeiro verso, Depois que a Judeia, manchada com o sangue do seu crime, onde subjaz o antissemitismo de Artor; a perfrase morada das sombras, por Inferno, de eco clssico; e uma srie de paradoxos, a finalizar a digressio, onde se refora a derrota da morte pela ressurreio de Cristo: o poder da morte perece, os tmulos abrem-se vida, entre outros. Salientamos ainda a orao Tendo chegado o dia aos Manes, que reala a ressurreio atravs da metfora do dia e utiliza o vocbulo clssico Manes para mortos. Digressio do batismo pela alegoria da guia Na seco IX do segundo livro, Artor dedica 50 versos simbologia dos factos bblicos, resumidos nos primeiros quinze versos. A digressio mais interessante a que toma por base o nome do anfitrio de Paulo em Corinto, quila, figurativo da renovao batismal, pois tambm a guia (aquila, em latim) rejuvenesce quando, na sua velhice, mergulha nas guas.
A natureza em si mesma fiel de quila traduz o que a imagem abarca. Com efeito, a ave, dbil pela idade e j com a vista distorcida pela velhice estende-se ao sol que expele chamas, aquece no seu fogo as penas entorpecidas, abre a vista obscurecida e, para regressar velha luz do dia, oferece os olhos enfermos aos raios escaldantes. Desta forma, a dbil ave obtm as ddivas do calor, de cujo estmulo recebe as foras, reparando as perdas de uma idade avanada. Para no serem nicos os dons que o ardente calor lhe infunde, trs vezes mergulha, atravs da profundidade lquida, nas ondas, para se limpar deposita a velhice nas guas e levanta-se da fonte com uma jovem aparncia de beleza. Que ato mais evidente de religio poder existir? Quando somos tocados pela luz do verdadeiro sol, perdemos as manchas da idade avanada, com a aproximao da f; depois, renascidos na gua me, aparecemos toscos pela novidade; de novo surge para o ancio a infncia renovada e, para quem fica com dupla natividade, este o melhor nascimento. (HA, II, 528-546).

A histria que o poeta traz colao naturalmente fictcia, mas documentada por autores como Sto. Ambrsio ou Sto. Agostinho, e parece certo que Artor se inspira no Physiologus Latinus, uma coleo de fbulas fantsticas sobre animais e plantas, que, no captulo VIII, regista esta histria do renascimento

98

UBILETRAS03

da guia (Hillier 1993: 180-193). O rejuvenescimento da ave por ao da gua e da luz solar e o rejuvenescimento atravs do batismo so postos em paralelo, numa simetria perfeita, at em termos vocabulares: tal como a guia rejuvenesce quando se estende ao sol, tambm o homem renasce quando tocado pelo verdadeiro sol, atravs do batismo. Na verdade, o tema do batismo muitssimo recorrente em Artor. Hillier, por exemplo, considera mesmo ser o batismo a trave-mestra que subjaz construo desta epopeia bblica, donde o ttulo do seu ensaio, Arator On the Acts of the apostles: a baptismal commentary. Artor usa dois processos na abordagem ao batismo: ora expande passagens do texto bblico que j se referem a este sacramento, ora introduz comentrios em passos onde claramente Lucas no se refere a tal matria, como acontece neste caso. Esta catequese batismal insere-se nas preocupaes da Igreja Catlica da poca, que lutava contra o batismo hertico, nomeadamente dos donatistas. Destacamos ainda, no passo, a simbologia do nmero trs, figurativo do dogma catlico da Trindade.

Os discursos de S. Paulo: imitatio e inuentio


Analisemos agora as diferenas entre alguns discursos atribudos a Paulo, tal como esto plasmados nos Atos dos Apstolos do sculo I, e as mesmas palavras, quando mediatizadas por Artor no sculo VI.
Pregao aos judeus de Antioquia

No segundo livro da Historia apostolica, h nove discursos diretos atribudos ao apstolo dos gentios, deixando outras intervenes na sombra, que raramente ocupam mais de um ou dois versos. Comeamos, ento, pela pregao de Paulo em Antioquia:
Sabeis com que ferocidade a terra do Egito imps um jugo aos nossos pais; a quem Deus resgatou dessas terras cruis atravs de milagres. Entregando-lhe todo o seu poder, a natureza alterou o seu curso []. [C]om ordens para mudar as suas leis por diversas formas, para uns espalhou as areias, para outros fez subir as guas: um caminho para os justos, vagas para os pecadores. [] [A] eterna lei obriga [a natureza] a seguir o que no lhe era inato, mostrando o que podia ser concedido de uma origem inusitada: alimentos do orvalho, bebida da rocha. E para no serem poucos os milagres a flurem de causas santas, as pedras jorram gua, e transbordam de pes as nuvens, e em slidos alimentos endurece a humidade do ar. E aquela multido, h muito tempo de garganta seca, pelas guas frutferas saciada, e as nuvens lavradoras um banquete propiciam: a chuva devoram, e comido o aguaceiro. (HA, II, 43-46, 50-52 e 57-65).

A referncia ao Egito feita atravs do nome prprio e da perfrase terra cruis, expresso que no se encontra em Lucas e que assume um valor argumentativo. No se trata apenas de evitar a repetio, sempre deselegante, do topnimo Egito, mas de vincar a oposio entre a bondade dos nossos pais, ou seja, os patriarcas de Israel, e a crueldade dos egpcios. Depois desta
Jos Henrique Manso, A epopeia bblica de Artor: entre a imitatio e a inuentio. 99

oposio implcita entre bons e maus, Artor retoma mais adiante a anttese, desta feita de forma explcita e enfatizada pelo paralelismo frsico: [Deus] para uns espalhou as areias, para outros fez subir as guas: um caminho para os justos, vagas para os pecadores. Este paralelismo no se encontra na narrativa de Lucas. Assim, aludindo travessia do mar Vermelho, Artor passa a usar uma linguagem mais abstrata nos substantivos justos e pecadores, termos aplicveis a qualquer ser humano. Ora, a subtil passagem do historicamente especfico para o religiosamente abstrato no termo pecadores argumenta que tais so os que, na tica ortodoxa do catolicismo romano de ento, no seguiam esta f, o que englobava pagos, judeus e algumas seitas crists, como o arianismo. Artor considera justo aplicar a todos os pecadores o castigo dado por Deus aos cruis egpcios, o afogamento nas guas do mar. A amplificatio do texto lucano, transformando quinze versculos em cinquenta e seis hexmetros, acrescenta referncias como a travessia do Mar Vermelho, o milagre de Horeb e a descida do Man no deserto e, atravs da elipse, omitemse praticamente todas as referncias aos Patriarcas de Israel feitas nos Atos. A razo subjacente ao emprego da elipse, que faz olvidar quase todo o passado histrico de Israel, coaduna-se com o antissemitismo latente nesta epopeia bblica. As nicas referncias judaicas no elididas so David e Joo Batista, pois so as que mais se relacionam com Cristo. Joo Batista foi o precursor; o rei David antepassado de Jesus, dignificando este como um descendente da realeza. Expressiva a combinao do paradoxo e do polissndeto com a exemplificao, para evidenciar a existncia e a omnipotncia de Deus. Em Artor, S. Paulo descreve vrios fenmenos identificados como milagres, pelos quais a natureza alterou o seu curso, uma definio de paradoxo que se aproxima de alguns clebres impossibilia virgilianos ligados natureza. O trabalho retrico nos ltimos versos bastante elaborado, j que se combinam a personificao, nuvens lavradoras, a elipse do sujeito na proposio a chuva devoram e a redundncia desta mesma proposio com a imediatamente seguinte, e comido o aguaceiro. Em suma, Artor usa processos retricos ausentes do texto de Lucas e que no cumprem apenas uma funo embelezadora da linguagem; eles encaixam-se numa lgica proslita de expanso do cristianismo, de apologia do batismo como via de salvao e numa viso maniquesta do mundo, dividido entre justos e pecadores. Na parte final do discurso em Antioquia, Paulo, num passo onde resume a paixo e ressurreio de Cristo, usa o paradoxo em combinao com a anttese, verificando-se a ausncia desses processos nos Atos:
Acaso podia tolerar as demoras no p da morte aquele que permanece vida, a quem o Deus Criador ressuscita, sem nada sofrer da morte? Transgredindo o seu modo de vencer, foi por fim vencida a morte; que, depois de atingido o juiz, obrigada a libertar os rus, e, despojada dos antigos esplios, cai por entre a sua prpria guerra. E no

100

UBILETRAS03

devia ser retido quem viera os cativos soltar. Comeou ali a morrer na presena da vida o ltimo quinho do Averno, e quem antes exercera o domnio sobre todas as coisas pereceu ento. (HA, II, 116-124).

A anttese vida/morte explorada por Artor de modo a criar um paradoxo que consiste em mostrar o engodo em que cai a morte ao matar Cristo, j que, ao proceder assim, ela prpria pereceu, vencida pela ressurreio de Cristo, que permitiu por sua vez a ressurreio dos cristos. O conjunto de versos transcritos corresponde a uma amplificatio de um simples versculo de Lucas, Mas Deus o ressuscitou dentre os mortos (Atos, 13, 30), o que d uma ideia do investimento retrico de Artor. De facto, verificamos que o poeta redundante nestes versos, j que muitos se equivalem num sentido: a derrota da morte. Ora, a redundncia um recurso eficaz ao servio da intensificao de uma ideia, almejando-se que determinado pensamento permanea nas mentes dos ouvintes ou dos leitores. Artor usa ainda duas perfrases para designar Cristo aquele que permanece vida e quem viera os cativos soltar , e uma metfora substitutiva do mesmo referente o juiz que ope a outras duas perfrases de morte o ltimo quinho do Averno e quem antes exercera o domnio sobre todas as coisas. Cristo e a morte so, afinal, as duas personagens de um duelo onde s uma pode reclamar vitria. Finalmente, em Averno podemos ver como numa epopeia crist sobrevive ainda muito da cultura pag. No obstante, os desvios de Artor face ao modelo no se restringem amplificatio, como nos exemplos anteriores. Quase a terminar a sua narrativa, Artor tem conscincia das elipses a que se v forado em matria bblica, e justifica a reductio pela urgncia em fazer chegar Paulo a Roma, onde se situaria o clmax da sua gesta:
Preterimos aqui muitos factos para no demorarem nossas alegrias, Vem agora, Paulo, para o Lcio! , mas leiam-se ainda as intrigas que foram agitadas no amontoado frum e as enormes artimanhas dos judeus. (HA, II, 1051-1054).

Na verdade, metade do captulo 25 (13-27) e todo o captulo 26 do Atos, que narram a relao entre Paulo e o rei Agripa, so simplesmente omitidos na Historia apostolica. Mas no caso nico: por exemplo, a desavena entre Paulo e Barnab (Atos, 15, 35-41) tambm no registada por Artor, mas por razes diversas. Em relao ao heri clssico, uma das diferenas fundamentais do heri cristo o carter esttico, triunfal e sem falhas do incio ao fim, pois interessava menos o relato de aes humanas, sujeitas ao erro e contradio, e mais a defesa maniquesta dos valores cristos. Por isso, tudo quanto possa manchar a reputao dos seus heris simplesmente posto de parte por Artor.
Defesa de Paulo perante as acusaes dos judeus

Voltemos Historia apostolica e aos discursos de Paulo. Na passagem onde Paulo se defende em Jerusalm dos judeus, o uso da anttese e do paradoxo no tem paralelo no texto lucano correspondente (Atos, 21, 40; e 22, 1-21):

Jos Henrique Manso, A epopeia bblica de Artor: entre a imitatio e a inuentio.

101

Dos cus baixou uma luz que me havia de fechar os olhos e, desse fogo resplandecente, se escondeu a luz brilhante do dia, e sobre meus olhos se abateram escuras trevas, cujo brilho, a seu tempo, cresceu para mim, chegando juntamente com a noite. [...] Com que direito poderei negar aquele por cujo golpe me vergo, por cuja ddiva eu, prostrado, me levanto por um caminho melhor, saio por vias escarpadas e sigo os dons felizes da minha queda sublime! [] Porque vos comprazeis ainda na culpa? Brilhai a partir das minhas trevas, pois a f deu-me em abundncia a viso a partir das guas da fonte, e a imagem da morte comeou a viver nessas guas! (HA, II, 930-948).

Neste discurso, S. Paulo joga com as antteses luz/trevas e vida/morte quando se refere cegueira sbita na estrada de Damasco; emprega o oxmoro queda sublime para dar conta da consequncia desse episdio na sua vida; e utiliza ainda os paradoxos Brilhai a partir das minhas trevas e a imagem da morte comeou a viver nessas guas. Estes paradoxos coadunam-se com a argumentao crist, que v no obstculo e no sofrimento o princpio da converso para a santidade, mas o facto que Lucas dispensa tais recursos. Por exemplo, a explicao de S. Paulo para a sua cegueira sbita dada nos Atos de forma bem mais naturalista, havendo uma ligao causal aparentemente lgica entre o fulgor de uma luz intensa vinda do cu e a cegueira sbita: Como eu no enxergasse mais por causa do fulgor daquela luz, cheguei a Damasco levado pela mo dos que estavam comigo. (Atos, 22, 11). Em Artor j no se trata de mostrar a capacidade de converso de um ex-perseguidor de cristos, como nos Atos, mas de convencer toda a populao romana de que o Cristianismo o nico caminho da salvao, fora do qual s h trevas. A pergunta retrica que surge como corolrio deste discurso Porque vos comprazeis ainda na culpa? vitupera a descrena dos Judeus em Cristo e a responsabilidade daqueles na morte deste. O que o S. Paulo aratoriano faz reforar o Cristianismo como nico caminho da salvao, demarcando-o do Judasmo e amplificando a componente antissemita do poema.
Pregao no Arepago de Atenas

A pregao de Paulo em Atenas tem na abertura e no fecho dois vocbulos clssicos. Paulo apostrofa os atenienses atravs do gentlico Cecrpidas, ou Filhos de Ccrope, mtico rei de Atenas, e o Inferno referido pelo termo Trtaro, o designativo usado na Antiguidade para o Mundo Inferior:
Filhos de Ccrope, a quem a tradio celebra pelo hbil discurso florescente nos seus ginsios, onde o profundo amor pela novidade sacrlega governa, verificmos que erigistes um altar ao deus desconhecido []. Quo louca se h de reconhecer a si mesma a vossa sabedoria no Dia do Juzo, quando Cristo ordenar que todos os corpos se levantem, e os tormentos no ho de ter fim, de tal sorte que o fogo supliciar os culpados, preservando os que vai consumindo! Assim, a carne expia perante Deus os atos carnais, e as faltas contra ele cometidas so pesadas pelo vingador em pessoa pela carne, na qual desejou padecer, ao expirar, e que ele, querendo reviver depois do Trtaro, restituiu aos Cus, imune morte. (HA, II, 455-458 e 474-481).

102

UBILETRAS03

Para nos apercebermos da aproximao ou afastamento deste discurso relativamente ao seu modelo, transcrevemos a seguinte passagem dos Atos dos apstolos:
Por isso, no levando em conta os tempos da ignorncia, Deus agora notifica aos homens que todos e em toda a parte se arrependam, porque ele fixou um dia no qual julgar o mundo com justia por meio do homem a quem designou, dando-lhe crdito diante de todos, ao ressuscit-lo dentre os mortos. ( Atos, 17, 30-31)

Do cotejo entre os textos, ressalta o disfemismo em Artor, que ameaa com um cenrio dantesco os culpados no Dia do Juzo Final: o fogo supliciar os condenados, sem lhes consumir, todavia, as carnes, o que eternizar a sua tortura no Inferno. Este disfemismo no tem paralelo nos Atos. Em Artor, antecipa-se o castigo; nos Atos, antecipa-se a justia no dia em que [Cristo] julgar o mundo. A perspetiva bem diferente. A Historia apostolica insiste tambm no sema da carne, associada ao pecado, o que constitui um acrescento em relao ao texto lucano. Por fim, a negatividade com que encarada a cultura ateniense bem mais acentuada em Artor do que em Lucas, j que de tempos da ignorncia, contemporizados por um Deus compassivo e benevolente, se passa para uma louca [] sabedoria a quem est reservado, com quase toda a certeza, o Inferno. Este endurecimento da linguagem traduz um contexto histrico de recrudescimento, no sculo VI, da hostilidade para com a cultura e as crenas pags por parte da comunidade crist, relativamente a sculos anteriores, ou pelo menos quando se compara o sculo VI com o sculo I. Nem a dupla adjetivao em hbil discurso florescente, no incio do passo, quando Paulo se refere retrica dos atenienses, pode ser encarada como positiva. Ela deixa entrever uma ironia subtil que tem subjacente a si toda a viso platnica que ope a retrica filosofia. Ou seja, hbil discurso, na realidade, sinnimo de discurso astucioso e ardiloso e no de procura da verdade. Toda esta adjetivao est ausente nos Atos. A anlise retrica confirma, mais uma vez, o maior grau de intolerncia do Cristianismo em Artor relativamente ao seu modelo lucano.

Imitatio do estilo clssico


J falmos da imitao dos clssicos ao nvel do vocabulrio e da estruturao de episdios, mas tambm acontece essa imitao ao nvel do estilo. Ainda no contexto dos discursos de Paulo, exemplificamos e interpretamos dois desses recursos clssicos. Um exemplo expressivo de captatio beneuolentiae est presente no discurso de Paulo ao governador Flix:
Excelente governador, todos sabemos que h muito tempo segues os ensinamentos da justia e que ela a discreta companheira nas tuas assembleias; tal reconhecimento convence-me a ter confiana e a no falar com hesitao perante tal juiz. (HA, II, 1033-1036).

Jos Henrique Manso, A epopeia bblica de Artor: entre a imitatio e a inuentio.

103

Esta captatio pode ser paradigmtica da oratria romana, mas em nada se enquadra no perfil psicolgico quer do S. Paulo lucano, quer do S. Paulo epistolar. H, neste passo, uma clara tentativa de obter uma sentena favorvel da parte do governador, pela adulao, e por isso no de estranhar que esta captatio beneuolentiae seja um acrescento de Artor relativamente narrativa bblica. Na despedida dos ancios de feso, encontramos novamente a captatio beneuolentiae, totalmente ausente do texto lucano, que assenta em duas apstrofes que configuram duas perfrases redundantes entre si: amadas tropas, que militais com as armas de Cristo! gente nascida do Deus altssimo! (HA, II, 831-832). A primeira perfrase de natureza metafrica, pertencendo essa metfora ao campo blico, o que nos leva j ao segundo recurso. A metfora blica pode soar a estranho a uma primeira leitura, atendendo ao prprio tom, ameno e condodo, deste discurso de despedida, mas o facto que a mesma metfora aparece mais vezes na Historia apostolica, como no exemplo seguinte, quando Paulo castiga o mago Barjesus com a cegueira:
[O] soldado da Igreja, virando os dardos, disse: [] at chegar a tua hora, est-te destinado no veres o sol nem observares as formas das coisas, / cujo Criador tu negas existir. (HA, II, 20-24). Paulo [] fixou nele os olhos e disse-lhe: [] Ficars cego, e por um tempo no mais vers o sol. (Atos, 13, 9-11).

A razo para estas ocorrncias metafricas de teor blico o militantismo proslito de que a Historia apostolica est imbuda, sem paralelo nos Atos dos Apstolos, como se pode verificar pelo cotejo dos textos. O S. Paulo aratoriano mais aguerrido, enquadrando-se com a situao histrica de um Cristianismo que j no era uma religio perseguida mas uma religio de Estado, oficial e perseguidora de outros credos religiosos, ao contrrio do que acontecia no sculo I em que S. Lucas e S. Paulo se enquadram, o que aconselharia a um discurso bem mais prudente e conciliador. E, naturalmente, no podemos dissociar a linguagem blica do prprio gnero, a epopeia, constituindo mais uma das muitas influncias clssicas presentes na Historia apostolica. Ainda a propsito do ltimo exemplo, salientamos outra diferena fundamental relativamente ao texto de Lucas: trata-se da redundncia presente nas palavras que acompanham o castigo que Paulo inflige ao mago Barjesus. redundante no veres o sol em relao a nem observares as formas das coisas. O objetivo desta redundncia claro, se a aproximarmos do nexo causal estabelecido no final do discurso: cujo criador tu negas existir. Por outras palavras, tu ficas sem ver a criao porque negas a existncia do seu criador, Deus. Nesta argumentao, pretende-se realar a justia da sentena de Paulo, mas parece haver um endurecimento da pena, j que, nos Atos, a cegueira claramente temporria ficars cego, e por um tempo no vers mais o sol , enquanto na Historia apostolica se deixa uma margem de ambiguidade quanto durao do castigo, sugerindo-se at ser a punio definitiva, por causa da expresso est-te destinado.

104

UBILETRAS03

Proselitismo e hostilidade religiosa na Historia apostolica


Artor no faz na sua epopeia crist uma mera parfrase dos Atos dos Apstolos, e a anlise comparativista aqui feita demonstra como o desvio assenta em diferentes estratgias discursivas. Ora, muito do afastamento de Artor relativamente ao seu modelo justificvel pelo proselitismo e hostilidade religiosa de que a Historia apostolica est imbuda. A invetiva contra o paganismo evidente na pregao de Paulo em Atenas, mas igualmente visvel no episdio em que o Apstolo se insurge contra o ourives Demtrio e os adoradores de Diana (HA, II, 688 e sgs.). Por outro lado, os sinais de antissemitismo so bem patentes ao longo do poema e consubstanciam-se em expresses onde o poeta vitupera a nao judaica: Israel coxo (HA, I, 266), raa perversa (HA, I, 312), Judeia mais cruel do que a serpente (HA, I, 734), clera judaica (HA, I, 834), Judeia feroz (HA, II, 659). Finalmente, Artor insurge-se frequentemente contra a f ariana, nomeadamente pela insistncia em expresses que acentuam o dogma catlico da Trindade: f na Trindade (HA, I, 114 e 857), triplo poder (HA, I, 205; II, 587), confisso trinitria (HA, I, 875), tripla ordem (HA, I, 922), nome da Trindade (HA, II, 614). Em suma, na Historia apostolica, o Cristianismo apresentado como a nica via da verdade. Se este propsito tambm detetvel nos Atos lucanos, a anlise aqui traada no deixa margem para dvidas de que o proselitismo e a hostilidade para com os outros credos recrudesceram de tom, com o passar dos sculos.

Referncias bibliogrficas
A Bblia de Jerusalm (1989). S. Paulo: Edies Paulinas. Achard, G. (1994) (ed. e trad.). Cicron. De linvention. Paris: Les Belles Lettres. Chtillon, Franois (1963). Arator dclamateur antijuif. In Rvue du Moyen ge latin, 19: 5-128. Fernandes, R. M. Rosado (1984) (introd. e trad.). Horcio. Arte potica. Lisboa: Editorial Inqurito. Fridh, A. (1973) (ed.). Cassiodorus. Variarum libri duodecim. In Corpus Christianorum, Series Latina, 96: 3-499. Hartel, W. (1882) (ed. ). Ennodius. Dictiones XXVII. In Corpus Scriptorum Ecclesiasticorum Latinorum, 6: 430-506. Hillier, Richard (1993). Arator On the Acts of the apostles: a baptismal commentary. Oxford: Clarendon Press.

Jos Henrique Manso, A epopeia bblica de Artor: entre a imitatio e a inuentio.

105

Manso, Jos Henrique (2010) (introd. e trad.). Artor. Histria apostlica: A gesta de S. Paulo. Coimbra: Classica Digitalia. Manso, Jos Henrique (2011). Comentrio de Aires Barbosa ao segundo livro da Historia apostolica de Artor. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian. McKinlay, A. P. (1951). Aratoris subdiaconi De Actibus apostolorum. In Corpus Scriptorum Ecclesiasticorum Latinorum, 72. Perret, J. (2002) (ed. e trad.). Virgile. nide. Paris: Les Belles Lettres. Rich, Pierre (1995). ducation et culture dans loccident barbare: VIe-VIIIe sicle. Paris: Seuil. Souriau, tienne (1990). Vocabulaire desthtique. Paris: Presses Universitaires de France. Sousa, Eudoro de (1998) (introd. e trad.). Aristteles. Potica. Lisboa: INCM.

106

UBILETRAS03

Вам также может понравиться