Вы находитесь на странице: 1из 10

PORTARIA SEE n 6761, de 15 de outubro de 2013.

O SECRETRIO DE EDUCAO DO ESTADO DE PERNAMBUCO, no uso de suas atribuies, torna pblica a abertura de inscries e estabelece normas para a seleo de 17 (dezessete) professores de Lngua Inglesa, em regncia de classe em turmas de ensino mdio da rede pblica estadual para participar do programa de intercmbio internacional, MOBILIDADE ACADMICA PARA PROFESSORES DE INGLS, para o Reino Unido, custeado pelo Estado de Pernambuco, o Conselho Britnico e o Instituto HSBC. 1. DAS DISPOSIES PRELIMINARES 1.1 O Programa de intercmbio internacional, MOBILIDADE ACADMICA PARA PROFESSORES DE INGLS, institudo atravs do Decreto Estadual n 39.947, de 15 de outubro de 2013, publicado no D.O.E de 16.10.13, visa capacitao do corpo docente da rede pblica de ensino em idioma estrangeiro, em especial na lngua inglesa, por meio da participao em cursos de lngua inglesa em instituies britnicas de educao; 1.2 So objetivos do Programa: a) Selecionar e ofertar aos professores do ensino mdio da rede pblica de ensino do Estado de Pernambuco, de forma gratuita, programa de intercmbio internacional para o Reino Unido, visando realizao de cursos de lngua inglesa em instituies britnicas de educao; b) Oferecer aos beneficirios do Programa uma experincia in-loco em cultura inglesa, objetivando a incluso deste tema no currculo do ensino da lngua inglesa na Rede Estadual de Educao; c) Promover a integrao e a cooperao educacional, cultural e cientfica entre pases parceiros, visando formao continuada de educadores; e d) Estabelecer por meio de troca de experincias, a criao de laos permanentes entre o Brasil e o Reino Unido nos campos do ensino da lngua inglesa, educao, cultura, cincia, esporte e outras reas. 1.3 O Programa prev um curso de imerso com durao de 4 (quatro) semanas, cujo embarque se dar em janeiro de 2014; 1.4 A cidade de destino onde o curso de imerso ser realizado estar sujeita mudana, como tambm a data do embarque. 1.5 O presente Edital estar disponvel no Dirio Oficial de Pernambuco e no site www.educacao.pe.gov.br.

1.6 Fica instituda a Comisso Coordenadora da Seleo, responsvel pelo acompanhamento da execuo do processo seletivo, ficando, desde j, designados os seguintes membros, sob a presidncia do primeiro: NOME Aurlio Molina da Costa Renata Serpa Vieira Rozineide Novaes Ferraz CARGO Gerente de Projetos Especiais Coordenadora Tcnica Coordenao dos Estudo de Lnguas Diretor em Recife Scio Diretor INSTITUIO Secretaria Educao Secretaria Educao Estadual Estadual Estadual de de de

Ncleos Secretaria de Educao

Marcus Machado Ricardo Demarchi

Conselho Britnico LIRNEO Relaes Internacionais LTD.

2. DOS REQUISITOS 2.1 O candidato participante do programa de intercmbio internacional, MOBILIDADE ACADMICA PARA PROFESSORES DE INGLS, dever atender, obrigatoriamente, a todos os seguintes requisitos: a. b. Ser servidor pblico efetivo; Estar no efetivo exerccio da docncia em lngua inglesa, em turmas do ensino mdio da rede pblica estadual, incluindo os ncleos de estudos de lnguas; Possuir licenciatura plena em Letras com habilitao em lngua inglesa; Ter no mnimo 4 (quatro) anos de experincia em sala de aula, na rede pblica, na data de publicao do edital; Ser cidado brasileiro ou estar legalmente autorizado a trabalhar no Brasil; e No haver participado de intercmbios promovidos, diretamente ou indiretamente, pela Secretaria Estadual de Educao nos ltimos 24 (vinte e quatro) meses, contados a partir da data de publicao deste edital.

c. d. e. f.

3. DA INSCRIO 3.1 As inscries sero gratuitas e feitas exclusivamente pela internet, atravs do site www.educacao.pe.gov.br, mediante o preenchimento do formulrio de inscrio on line e o envio de documentos digitalizados, dentro dos prazos estabelecidos no anexo I.

3.2 As questes do formulrio de inscrio on line sero apresentadas em ingls e sero referentes aos dados pessoais do candidato e sua situao profissional. 3.3 O formulrio de inscrio on line dever ser preenchido em ingls. 3.4 Dever ser includa, obrigatoriamente, no ato do preenchimento da inscrio na internet, em arquivo eletrnico em um dos formatos permitidos (jpg, jpeg, jpe, gif, png, bmp, tif, jtif, or pdf), a seguinte documentao: a) Comprovante de inscrio no Cadastro de Pessoa Fsica CPF; b) Diploma de Licenciatura em Letras ou Ingls ou certificado de concluso de curso acompanhado de protocolo de solicitao de diploma; c) Documento que comprove 4 (quatro) anos de experincia de ensino na rede pblica (Contracheque mais recente, ou Portaria de nomeao); d) Declarao de carga horria de ensino de lngua inglesa, com nmero de turmas de regncia e de alunos sob a responsabilidade do candidato, emitida pelo gestor da escola; e) Comprovao de assiduidade do ano em vigncia emitida pelo gestor da escola. Para efeito de comprovao da assiduidade no sero considerados como ausncia os perodos de afastamento por licena sade, licena Prmio e licena maternidade; f) Curriculum Vitae atualizado; g) Passaporte com validade mnima at julho de 2014, ou comprovante de pagamento para a solicitao do passaporte (Guia GRU). 3.5 Os dados preenchidos automaticamente no formulrio de inscrio, que constarem divergncias, como informaes sobre as atribuies de aulas, devero ser corrigidos a partir da solicitao do candidato dirigida gesto da escola, no sistema do SIEPE antes de submeter inscrio. 3.6 As informaes referentes a endereo e titulao, preenchidas automaticamente no formulrio de inscrio, que apresentem divergncias, devero ser atualizadas pelo candidato no prprio formulrio. 3.7 Caso o candidato conste registrado e ensinando em mais de uma Gerncia Regional - GRE, o mesmo ser inscrito automaticamente junto a Gerncia Regional GRE que possua maior nmero de turmas sob sua jurisdio. 3.8 Nesses casos, para fins de classificao os dados de ambas as Gerncias Regionais sero somados. 3.9 No sero aceitas inscries por outra via no prevista neste edital, condicional ou extempornea. 3.10 As inscries que no atendam a todos os requisitos estabelecidos neste Edital sero tornadas sem efeito.

4. DA SELEO E DA CLASSIFICAO 4.1 O Processo Seletivo regido por este Edital selecionar 1 (um) candidato de cada uma das 17 Gerncias Regionais e ser realizado em duas etapas de carter eliminatrio e classificatrio, conforme descrito a seguir: 4.2 A primeira etapa consiste no exame da documentao apresentada no ato da inscrio, quando se verificar o atendimento aos requisitos determinados no item 2.1 e o atendimento da documentao complementar relacionada no item 3.4 deste Edital; 4.3 A segunda etapa consiste na realizao pelo participante de um exame para a avaliao do nvel de proficincia na lngua inglesa, o qual ser aplicado nos principais polos regionais e oferecido gratuitamente pelo Programa; 4.4 Os locais do exame da avaliao do nvel de proficincia na lngua inglesa sero informados aos finalistas secionados, via e-mail e publicados na pgina da Secretaria Estadual de Educao conforme cronograma anexo I 4.5 A ordem de classificao da primeira etapa se dar por Gerncia Regional considerando-se em ordem decrescente por nmero de turmas e de alunos da disciplina lngua inglesa sob a responsabilidade de cada candidato no ano em curso. 4.6 Para a classificao da primeira etapa sero considerados somente os dados referentes ao ensino mdio, incluindo os ncleos de estudos de lnguas, na rede pblica do Estado de Pernambuco. 4.7 Apenas estaro habilitados a participar da segunda etapa os 5 (cinco) candidatos melhor classificados de cada Gerncia Regional na primeira etapa, os quais sero convocados via e-mail. O resultado ser divulgado no site da Secretaria de Educao. 4.8 Sero considerados habilitados, na segunda etapa, todos os candidatos que obtiverem nvel de lngua inglesa equivalente ou superior ao nvel 3 do IELTS. 4.9 A classificao geral se dar por Gerncia Regional, a partir da relao de candidatos habilitados na segunda etapa. 4.10 Os selecionados devero apresentar as vias originais dos documentos estabelecidos no item 3.4 do Edital no dia do treinamento cultural, etapa obrigatria a todos os candidatos selecionados para o programa de intercmbio, a ser realizado em Recife. 4.11 Os selecionados que no apresentarem os documentos originais conforme estabelecido no item 3.4 sero desclassificados. 4.12 A no participao em qualquer das etapas do processo seletivo implicar na desclassificao do participante. 4.13 A Secretaria de Educao disponibilizar o resultado final, para consulta, no site: www.educacao.pe.gov.br e a homologao ser publicada no Dirio Oficial do Estado.

6. DOS CRITRIOS DE DESEMPATE E DA HOMOLOGAO 6.1 Sero adotados, sucessivamente os critrios de desempate abaixo relacionados para as duas etapas do processo seletivo. a) O candidato que tiver maior nmero de turmas sob sua responsabilidade; b) O candidato que nunca participou de intercmbios promovidos, diretamente ou indiretamente, pela Secretaria Estadual de Educao; c) O candidato que tiver maior tempo de servio; d) O candidato que tiver mais idade.

7. DA VACNCIA 7.1 As vagas que no forem preenchidas sero disponibilizadas aos candidatos classificados por ordem decrescente de pontuao at preencher a vaga da respectiva Gerncia Regional. 7.2 Caso a vaga da respectiva Gerncia Regional no seja preenchida por falta de participantes habilitados, e/ou, por desistncia, fica a Secretaria Estadual de Educao autorizada a promover o remanejamento das vagas entre as demais Gerncias Regionais. 7.3 Caso sejam disponibilizadas vagas, alm do nmero especificado por este edital, fica a Secretaria Estadual de Educao autorizada a promover o remanejamento de vagas entre as Gerncias Regionais com o maior nmero de escolas de nvel mdio.

8. DA ACOMODAO, DA ALIMENTAO, DA AJUDA DE CUSTO E DO SEGURO SADE 8.1 A acomodao ser em casa de famlia residente na localidade definida para o intercambista, conforme a disponibilidade, na perspectiva de oportunizar o desenvolvimento cultural; 8.2 Os participantes realizaro, de segunda a sexta-feira, as 3 (trs) principais refeies (caf da manh, almoo e jantar) com a famlia anfitri, como tambm, o caf da manh e o jantar nos finais de semana (sbado e domingo); 8.3 Os participantes recebero uma ajuda de custo no valor total de R$ 442,80 (quatrocentos e quarenta e dois reais e oitenta centavos) para custear as despesas com alimentao no oferecida pela famlia anfitri; 8.4 Os participantes faro jus a um seguro de sade, durante o perodo da viagem, para situaes decorrentes da viagem e no pr-existentes;

9. DO TREINAMENTO - ORIENTAES GERAIS 9.1 Os candidatos aprovados sero convocados para participao de treinamento, com durao de 6 (seis) horas, a ser realizado na Secretaria Estadual de Educao, onde recebero as informaes acerca do programa de intercmbio, da escola, da cidade e da famlia (segundo a disponibilidade), bem como acerca das diferenas culturais sobre os pases, e as orientaes sobre como agir em casos de emergncia.

10. DAS OBRIGAES 10.1 A participao no Programa condicionada assinatura do Termo de Compromisso, o qual ser disponibilizado e assinado durante o treinamento. 10.2 Adicionalmente, o candidato selecionado obriga-se a: 10.3 Dedicar-se integralmente ao cumprimento do plano de atividades; 10.4 A compartilhar o conhecimento didtico-pedaggico adquirido no Programa de Capacitao com outros docentes da rede; 10.5 Buscar autorizao formal junto s autoridades competentes para afastamento do pas durante a etapa internacional do Programa de Capacitao, que dever ser publicada no Dirio Oficial do Estado; 10.6 Manter atualizado seu endereo, telefone e email junto Coordenao do Programa na Secretaria Estadual de Educao em Recife, enquanto estiver participando do Programa Mobilidade de Professores de Ingls, sendo de sua responsabilidade os prejuzos decorrentes da no atualizao 10. 7 Acompanhar a divulgao de todos os avisos, comunicados e outras informaes pertinentes ao processo seletivo, os quais sero divulgados nos meios de comunicao expressos neste Edital. 10.8 Custear as despesas com os deslocamentos necessrios para a participao no processo seletivo e pesquisa ps-programa, bem como para a participao nas avaliaes do nvel de proficincia na lngua inglesa, no treinamento e para o embarque e desembarque em Recife.

11. DOS RECURSOS 11.1 O candidato poder interpor recurso, ao resultado da 1 Etapa, atravs do e-mail mapi2013@educacao.pe.gov.br, utilizando modelo constante do Anexo II, devidamente assinado pelo candidato, exclusivamente no prazo estabelecido no Anexo I.

11.2 A divulgao do resultado da interposio dos recursos se dar no site da Secretaria Estadual de Educao. 11.3 Caber Comisso Coordenadora da Seleo proceder anlise e julgamento do recurso interposto. 11.4. No sero analisados os recursos interpostos fora dos prazos estipulados neste Edital. 11.5. No sero apreciados os recursos interpostos contra avaliao, nota ou resultado de outro(s) candidato(s). 11.6. No ser aceito nenhum documento quando da interposio do recurso, sendo recebido apenas o formulrio prprio definido no Anexo II constante deste edital, devidamente preenchido e assinado pelo candidato.

12. DAS DISPOSIES FINAIS 12.1 A inscrio do participante implicar na aceitao expressa das normas contidas neste Edital. 12.2 O candidato aprovado na etapa seletiva e que tenha participado do intercmbio, objeto deste edital, dever realizar, obrigatoriamente, o exame da avaliao do nvel de proficincia na lngua inglesa, no retorno da viagem. 12.3 Nenhum participante poder alegar o desconhecimento do presente edital ou de qualquer outra norma e comunicado posterior e regularmente divulgados, vinculados ao certame, ou utilizar-se de artifcios de forma a prejudicar o processo seletivo. 12.4 Todos os horrios previstos neste edital correspondem ao horrio oficial do Estado de Pernambuco. 12.5 No ser fornecido ao participante documento comprobatrio de classificao ou aprovao no presente processo seletivo, valendo, para esse fim, a publicao no site da Secretaria Estadual de Educao e no Dirio Oficial do Estado de Pernambuco. 12.6 A classificao do participante assegurar apenas a expectativa de direito ao intercmbio, ficando a concretizao desse ato condicionada existncia de vagas nas cidades do Reino Unido, posse de passaporte vlido, apresentao de documentos originais, e ao sucesso no processo licitatrio das empresas contratadas para providenciar o curso no Reino Unido. 12.7 As disposies contidas no presente Edital podero sofrer alteraes, atualizaes ou acrscimos, enquanto no consumada a providncia ou a etapa que lhe disser respeito.

12.8 O foro para dirimir quaisquer questes relacionadas realizao do Processo Seletivo de que trata este Edital ser o da cidade de Recife/PE. 12.9 Os casos omissos sero resolvidos pela Comisso Coordenadora da Seleo.

JOS RICARDO WANDERLEY DANTAS DE OLIVEIRA Secretrio de Educao

ANEXO I CALENDRIO EVENTO Inscrio via web Relao dos finalistas selecionados para a segunda fase. Interposio de recursos Divulgao dos resultados sobre a interposio de recursos Exame de definio de nvel de lngua inglesa I Divulgao do Resultado Final Treinamento Cultural 1 Viagem para o Reino Unido Exame de definio de nvel de lngua inglesa II DATA / PERODO LOCAL

De 16.10.2013 25.10.2013, s Site: www.educacao.pe.gov.br 23 horas e 59 minutos. 4.11.2013 05.11.2013 a 06.11.2013 08.11.2013 09.11.13 20.11.13 12.12.2013 De 08.01.2014 a 10.02.2014 15.02.2014 Site: www.educacao.pe.gov.br E-mail: mapi2013@educacao.pe.gov.br

Site: www.educacao.pe.gov.br Nas escolas divulgadas pela Secretaria aos finalistas www.educacao.pe.gov.br Sede da Educao Secretaria Estadual e de

www.educacao.pe.gov.br Oficial do Estado

Dirio

Nas escolas divulgadas pela Secretaria

ANEXO II - MODELO DE FORMULRIO PARA RECURSO Nome do Candidato: Comisso Executora: Como candidato ao Processo Seletivo Simplificado Interno para a funo de _____________________________ GRE__________________________________________________, solicito a reviso de minha classificao quanto aos requisitos e documentao previstos nos itens 2.1 e 3.4 sob os seguintes argumentos: ___________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ Recife, ___ de __________ de 2013. _______________________________________________ Assinatura do Candidato Ateno: 1 Preencher o recurso com letra legvel. 2. Apresentar argumentaes claras e concisas.

Вам также может понравиться