Вы находитесь на странице: 1из 71

Universidade Federal da Bahia - UFBA Instituto de Humanidades, Artes e Cincias Professor Milton Santos IHAC Bacharelado Interdisciplinar de Cincia

a & Tecnologia

PROJETO PEDAGGICO DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CINCIA E TECNOLOGIA

Salvador Bahia Abril de 2010

COLEGIADO DO BI DE CINCIA E TECNOLOGIA Antonio Czar de Castro Lima (IHAC - Vice-coordenador do Colegiado) Elaine Figueira Norberto Silva (IHAC) Ivani Lcia Oliveira de Santana (IHAC) Leon Monteiro Sampaio (Representante do Centro Acadmico BI-CT: CACeT) Luiz Alberto Luz de Almeida (IHAC - Coordenador do Colegiado pro-tempore) Marcio Luis Ferreira Nascimento (IHAC - Coordenador do Colegiado a partir de 25/08/2009) Srgio Coelho Borges Farias (IHAC Vice Diretor pro-tempore)

EQUIPE DE ELABORAO Luiz Alberto Luz de Almeida (IHAC) Marcelo Embiruu de Souza (Escola Politcnica) Marcio Luis Ferreira Nascimento (IHAC) Srgio Coelho Borges Farias (IHAC) Maerbal Bittencourt Marinho (Escola Politcnica) Naomar Monteiro de Almeida Filho (ISC)

com insumos dos membros do Colegiado do BI-CT

REVISO Messias Guimares Bandeira (Coordenador Acadmico do IHAC)

Documento aprovado em Reunio da Congregao realizada em 27 de abril de 2009. Projeto revisado pela ProGRAD em Setembro de 2009 e re-elaborado para apreciao da Cmara de Graduao da UFBA em Novembro de 2009 e em Abril de 2010.

SUMRIO

1. Apresentao

2. Justificativa

3. Base Legal

4. Objetivos do Curso

5. Perfil do Egresso

6. Competncias e Habilidades

7. Descrio da Estrutura Curricular

8. Ementrio

9. Normas de Funcionamento

10. Titulao

11.

Local, Turnos e Horrios de Funcionamento

12.

Gesto e Avaliao

ANEXOS

1. Apresentao
Desde a aprovao do Plano de Desenvolvimento Institucional em 2004, a UFBA vive um processo de profunda reviso da sua estrutura, funo e compromisso social. Esse processo ganhou respaldo poltico-institucional e financeiro com a aprovao do Plano REUNI/UFBA1 pelo Conselho Universitrio em 19/10/2007. O debate de propostas relativas reforma da arquitetura acadmica da Universidade, tema enfatizado pelos Conselhos Superiores a partir de 2006, gerou a elaborao do projeto de implantao dos cursos de Bacharelado Interdisciplinar (BI), cujo projeto pedaggico geral foi aprovado pelos Conselhos em setembro de 2008 (UFBA, 2008). O BI um curso de graduao universitria interdisciplinar, com terminalidade prpria, que habilita o estudante para atuar no setor pblico, no segmento empresarial e no campo no-governamental associativo, podendo tambm servir como requisito para a formao profissional de graduao (em outros cursos da prpria Universidade), alm da formao cientfica, humanstica ou artstica de ps-graduao. A UFBA oferece quatro cursos de BI, em cada um dos seguintes campos: a) Artes b) Cincia e Tecnologia, c) Humanidades, e d) Sade. Todos os BI so estruturados de forma similar em cinco Eixos Curriculares: Eixo das Linguagens, Eixo Interdisciplinar, Eixo da Orientao Profissional, Eixo de Formao Especfica, e Eixo Integrador. Todos os Eixos so cursados em paralelo, e so distribudos em uma durao mnima de 6 semestres. A estrutura curricular dos BI divide os cursos em duas etapas: Etapa da Formao Geral correspondente aos trs primeiros semestres do curso, e Etapa da Formao Especfica correspondente aos trs ltimos semestres. A maioria dos Eixos Curriculares perpassa ambas as Etapas. A Etapa da Formao Geral similar para todos os alunos de todos os BI, enquanto que a Etapa da Formao Especfica oferece aos alunos duas opes: o ingresso em uma rea de Concentrao, com estrutura curricular especfica e diferenciada; ou a permanncia em uma estrutura curricular flexvel e aberta, denominada de Grande rea, que proporciona ao aluno uma formao generalista no campo do respectivo BI. As Grandes reas (Artes, Cincia e Tecnologia, Humanidades e Sade) so estruturadas de forma a abarcar e incluir todos os componentes curriculares de todas as reas de Concentrao aprovadas pelos Colegiados de cada BI, assim como tambm todos os componentes curriculares oferecidos pelas Unidades de Ensino da UFBA, no campo de cada BI, respeitados os requisitos.
1

REUNI: Plano de Expanso e Reestruturao das Universidades Federais: www.reuni.mec.gov.br.

Este documento contm o detalhamento do projeto pedaggico do BI em Cincia e Tecnologia, tendo sido elaborado com base na reviso do Projeto Pedaggico geral dos BI e demais documentos de trabalho que vm sendo elaborados no mbito da Congregao do Instituto de Humanidades, Artes e Cincias IHAC, onde os referidos cursos esto sediados. As reas de Concentrao da rea de Cincia e Tecnologia sero objeto de projetos pedaggicos individuais a serem desenvolvidos a partir das contribuies de diversas unidades da UFBA, e, portanto, no constam do presente projeto.

2. Justificativa
De todas as formas elaboradas do conhecimento humano a cincia foi a mais tardia. Ela emerge, de modo consistente, na Europa no sculo XVII, como a produo mais marcante dessa nova etapa da histria, conhecida como Modernidade. Os novos conceitos introduzidos pela cincia foram to radicalmente inovadores para a poca que Bertrand Russell afirmou, em sua Histria da Filosofia Ocidental2, que a leitura de qualquer humanista da Renascena seria inteligvel aos pensadores gregos antigos e medievais, enquanto as idias de Newton soariam incompreensveis para Aristteles, que tambm foi um cientista no seu tempo. Esse novo saber surgido na Modernidade tinha duas caractersticas principais, dentre outras, que o distinguiria fundamentalmente dos demais: o uso da matemtica como linguagem e a capacidade operativa (i.e., a utilizao de experimentos para reproduzir a natureza). Na cultura cientfica, as representaes do mundo so feitas, muitas vezes, atravs da matemtica, que pode ser definida basicamente como a linguagem das relaes quantitativas entre grandezas. Pode-se ampliar esta definio e inserir os estudos de conceitos de variao, estrutura, forma e lgica. A capacidade operativa da cincia bem como da tcnica ou da tecnologia o outro aspecto que a distingue das formas tradicionais de conhecimento, permitindo a manipulao da natureza e alterando o curso natural dos acontecimentos atravs da produo de artefatos. Esse foi um fruto precoce do conhecimento cientfico. Ainda nos seus primrdios, a cincia foi percebida como promissora, no sentido de propiciar inventos que aumentariam e facilitariam as possibilidades de interveno do homem no mundo. No que concerne ao ensino das cincias, ocorreu um fato aparentemente paradoxal na histria do conhecimento e da educao: as universidades europias, de forma generalizada, ofereceram grande

resistncia entrada das cincias experimentais. Os estudos e pesquisas nessa rea, ao longo dos sculos XVII e XVIII, eram realizados em ambientes distantes das universidades, como laboratrios, observatrios, jardins botnicos, museus e, sobretudo, academias. A reforma da universidade alem e a criao das grandes coles francesas, no incio do sculo XIX, representaram a entrada definitiva da cincia e da tecnologia na educao superior europia, sob a influncia da nascente Revoluo Industrial. Quatro sculos depois do seu surgimento, a cincia moderna entrou de modo avassalador em todas as dimenses da vida pblica ou privada, individual ou coletiva. Vivemos cercados de mquinas, dispositivos, objetos, ferramentas, substncias, materiais, procedimentos, formas de organizao etc., resultantes do avano do conhecimento cientfico que contribuem por um lado para aumentar a produtividade do trabalho, acumular riquezas, curar doenas, prolongar a vida e a juventude, encurtar distncias, facilitar e intensificar a comunicao, diversificar o lazer, proporcionar conforto fsico e psquico, cumprir tarefas penosas ou repetitivas, realizar processos de memria e raciocnio, potencializar a percepo sensorial, criar realidades virtuais e por outro para degradar a natureza, reduzir a privacidade, eliminar postos de trabalho, exterminar vidas em massa; enfim, para o bem ou para o mal, no se pode escapar da tecnocincia. Nos dias atuais, a magnitude da matemtica maior, desenvolvendo funcionalidades alm da simples relao quantitativa entre grandezas. O salto em observado nas ltimas dcadas visvel, por exemplo, no desenvolvimento de softwares como Maple, Mathematica ou MathCAD, que realizam clculos (tanto simples como complexos), promovem a facilidade de elaborao de grficos e simulaes, alm de ensinar (atravs de tutoriais) as regras necessrias para tais procedimentos, de forma similar (ou poder-se-ia dizer at mesmo superior) aos antigos livros de clculo. Ao mesmo tempo, o avano cientfico em reas como nanotecnologia (a estrutura da matria), energia (e suas transformaes, armazenamento e transmisso), bem como tecnologia da informao, demanda uma nova postura da universidade. No se pode, entretanto, a partir de uma perspectiva politizada e pragmtica, ignorar que a sociedade brasileira tem um longo caminho a percorrer no sentido do seu desenvolvimento social, que por sua vez depende do crescimento econmico, o qual jamais ocorrer sem autonomia cientfica e tecnolgica. Completando essa circularidade, urge investir em educao e, em particular, numa slida cultura cientfica da sua juventude de modo a reverter algumas estatsticas que colocam o Pas numa posio bastante desvantajosa em relao s sociedades mais desenvolvidas:
2

RUSSELL, B: Histria da Filosofia Ocidental 1, 2 e 3 Rio de Janeiro: Companhia Editora Nacional (1959).

Numa avaliao comparativa internacional de desempenho de estudantes do Ensino Fundamental de 41 pases (PISA3, 2005), o Brasil ficou em 39 lugar em Matemtica e Cincias, com mdia 396, numa escala de 0 a 800;

Mais de 70% dos professores de Matemtica e Cincias Naturais que atuam na Educao Bsica no Brasil no possuem licenciatura nas reas especficas; No Brasil, de cada 100 titulados apenas 7 o so em engenharia, enquanto na Coria do Sul este nmero salta para 22 engenheiros. Na China, o percentual de matrculas em cursos superiores de cincia e tecnologia da ordem de 50%;

As engenharias representam apenas 11% da ps-graduao brasileira; O Brasil tem apenas 12 mestres em engenharia por cada grupo de 100.000 habitantes, enquanto nos EUA este nmero de 160. Em termos de doutores nesta mesma rea, o Brasil tem apenas 4 em cada grupo de 100.000 habitantes, enquanto na Alemanha este nmero salta para 30;

A participao do setor de alta tecnologia na produo de pases como os EUA e a Coria do Sul varia entre 20 e 35%. No Brasil, somente 100 empresas das 30.000 que dispem de setores de PD (Pesquisa e Desenvolvimento) introduziram inovaes. A rea de PD destas empresas 4 vezes menor que a aquisio de mquinas, s 7% delas mantm relao com Universidades e Institutos de Pesquisa e 70% dessas atribuem uma baixa importncia essa relao.

Os dados que evidenciam as deficincias da educao cientfica no Brasil so preocupantes e colocam em risco o projeto de nao, as expectativas de desenvolvimento econmico e tecnolgico e a conseqente superao da pobreza e das desigualdades que se tornaram a triste marca distintiva desse Pas no ranking das naes de PIB mais elevado. A universidade busca as fronteiras do conhecimento. No entanto, as barreiras a este mesmo conhecimento persistem na educao bsica, pois um nmero muito grande de crianas e jovens ainda no dominam as regras elementares mais simples desde as linguagens matemticas (uso da aritmtica, geometria e lgebra, alem do raciocnio lgico), passando pela lngua materna (grafia, leitura e interpretao de textos), tampouco os fenmenos da natureza (que envolvem conceitos de fora, energia, velocidade, campo eltrico, calor, etc.), isto sem contar outras grandes reas do conhecimento. Este cenrio proveniente da escola atinge, indubitavelmente, a mesma universidade, refletido em avaliaes como a do PISA. O presente projeto pretende criar uma estrutura curricular que possa atender a perfis distintos de interesse e formao prvia dentro de um mesmo curso. A estrutura curricular do Bacharelado Interdisciplinar em Cincia e Tecnologia (BI-CT) garante aos seus alunos amplas oportunidades de flexibilizao e autonomia curricular, assegurando-lhes o direito de trilhar percursos curriculares mais individualizados dentro de um mesmo curso,
3

Programme for International Student Assessment, pesquisa organizada pela OCDE.

percursos que respondam melhor aos seus anseios particulares, oferecendo perspectivas profissionais mais flexveis, e, portanto, mais adequadas s necessidades cambiantes da sociedade. Alm disto, a estrutura curricular proposta pretende tambm possibilitar que as matrias artsticas possam ter um papel mais presente dentro de uma formao universitria abrangente. Para tanto, este projeto parte de trs perfis paradigmticos distintos de possveis alunos interessados no BI-CT: a) Alunos com uma perspectiva clara de encaminhamento acadmico e profissional na rea de cincia e tecnologia, e que almejam a admisso em uma das reas de Concentrao do BI-CT ou em um dos cursos de graduao em Cincias e Tecnologias da UFBA que adotam o BI-CT como etapa inicial (1 ciclo) de seu percurso curricular; b) Alunos com uma perspectiva clara de encaminhamento acadmico e profissional na rea de cincias e tecnologias, mas que buscam uma abordagem mais flexvel, generalista e particular para sua formao, optando, assim, por no ingressar em nenhuma rea de Concentrao especfica, considerando a Grande rea como seu objetivo terminal no BI-CT; c) Alunos que no possuem ainda subsdios fundamentados para uma escolha madura e consciente de especializao profissional dentro da rea de Cincia e Tecnologia. Estes alunos possuem o interesse, o potencial e a capacidade para receber a educao e formao que os qualificaria a completar satisfatoriamente um curso de graduao na rea de Cincia e Tecnologia, seja no BI em CT, seja nos cursos seqenciais na rea de CT da UFBA; O grande desafio do presente projeto poder responder adequadamente a cada um destes perfis, possibilitando uma formao generalista slida e de qualidade na rea de Cincia e Tecnologia, ao tempo em que atende s demandas individuais em busca de um percurso particular de formao. importante frisar que o presente projeto baseia-se e pressupe o binmio flexibilizao / orientao, que garante uma formao que atenda a expectativas individuais dos alunos, ao tempo em que constantemente fornece a orientao para que suas escolhas sejam mais maduras e conscientes.

3. Base Legal
Os Bacharelados Interdisciplinares, por se tratarem de experincias acadmicas muito recentes no Brasil, ainda no so objeto de uma regulamentao especfica do
8

Conselho Nacional de Educao. A base legal atual em que se apia a sua criao, no plano da legislao federal, o artigo 53, da Lei 9.394/96 (LDBEN Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional), que assegura, no inciso I, s instituies universitrias, a autonomia para criao de novos cursos e, no inciso II, a liberdade de fixao dos seus currculos. No plano das normas internas da UFBA, fundamentam-se nas Resolues n 02/2008 e n 03/2008, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extenso. A primeira estabelece definies, princpios, modalidades, critrios e padres para a organizao dos cursos de graduao na UFBA e a segunda, regulamenta a organizao e o funcionamento dos Bacharelados Interdisciplinares na UFBA. Os documentos normativos consultados para subsidiar a proposta dos Bacharelados Interdisciplinares so os seguintes:
Parecer CNE/CES n. 776, 3/12/1997. Contm orientao para diretrizes curriculares

dos Cursos de Graduao.


Parecer CNE/CES n. 67, 11/3/2003. Aprova Referencial para as Diretrizes Curriculares Nacionais DCN - dos Cursos de Graduao e prope a revogao do ato homologatrio do Parecer CNE/CES 146/2002. Parecer CNE/CES n. 108, 7/5/2003. Durao de cursos presenciais de Bacharelado. Parecer CNE/CES n. 136, 4/6/2003. Esclarecimentos sobre o Parecer CNE/CES 776/97, que trata da orientao para as Diretrizes Curriculares dos Cursos de Graduao. Parecer CNE/CES n. 210, 8/7/2004. Aprecia a Indicao CNE/CES 1/04, referente adequao tcnica e reviso dos pareceres e resolues das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduao. Parecer CNE/CES n. 329, 11/11/2004. Carga horria mnima dos cursos de graduao, bacharelados, na modalidade presencial. Parecer CNE/CES n. 184, 7/7/2006. Retificao do Parecer CNE/CES n. 329/2004, referente carga horria mnima dos cursos de graduao, bacharelados, na modalidade presencial.

So destacados nesses Pareceres dispositivos pertinentes no somente possibilidade de implantao dos Bacharelados Interdisciplinares, como tambm a aspectos caractersticos dessa modalidade de graduao, entre eles a formao generalista, a flexibilidade e a interdisciplinaridade. Alm desses documentos legais, cabe destacar o Projeto de Lei da Reforma Universitria, ora em tramitao no Congresso Nacional (PL 7.200/2006), que dedica inovao da estrutura acadmica dos cursos superiores apenas uma referncia ( 4 do artigo 44), abaixo transcrita:

As instituies de ensino superior, na forma de seus estatutos ou regimentos e respeitadas as diretrizes curriculares nacionais, podero organizar os seus
9

cursos de graduao, exceto os de educao profissional tecnolgica, incluindo um perodo de formao geral, em quaisquer campos do saber e com durao mnima de quatro semestres, com vistas a desenvolver:

I formao humanstica, cientfica, tecnolgica e interdisciplinar; II estudos preparatrios para os nveis superiores de formao; e III orientao para a escolha profissional.

4. Objetivos do Curso
O Bacharelado Interdisciplinar em Cincia e Tecnologia BI-CT um curso de graduao com durao plena que visa agregar uma formao geral humanstica, cientfica e artstica ao aprofundamento no campo das Cincias e das Tecnologias, promovendo o desenvolvimento de competncias e habilidades que conferem autonomia para a aprendizagem e uma insero mais abrangente e multidimensional na vida social. Tambm tem como objetivo possibilitar ao estudante a aquisio de competncias cognitivas e habilidades especficas para o aprendizado de fundamentos conceituais e metodolgicos para uma posterior formao profissional e/ou ps-graduao.

5. Perfil do Egresso
O egresso do Bacharelado Interdisciplinar em Cincia e Tecnologia um indivduo capaz de participar ativamente das diversas etapas da atividade cientifica, dotado de uma compreenso abrangente da problemtica das cincias e das tecnologias nas sociedades contemporneas, com capacidade de compreender a contribuio de diversas disciplinas do campo cientfico, das humanidades e das artes na anlise das mltiplas dimenses dessa problemtica e das respostas sociais que vm sendo dadas a estes problemas.

6. Competncias e Habilidades
O egresso do Bacharelado Interdisciplinar em Cincia e Tecnologia um indivduo capaz de realizar uma leitura pertinente, sensvel e crtica da realidade natural e humana em que est inserido. Alm disso, pode enfrentar as exigncias do mundo do trabalho no

10

desempenho de ocupaes diversas que mobilizem, de modo flexvel, conhecimentos, competncias e habilidades gerais e especificas - no que se refere cincia e tecnologia. As competncias e habilidades tomadas como referncia no Bacharelado Interdisciplinar em Cincia e Tecnologia foram obtidas no Projeto Tuning - Amrica Latina, um consrcio de 62 universidades de 18 pases latino-americanos, incluindo instituies brasileiras. Inspirados no Projeto Tuning do Processo Europeu de Bolonha, travou-se um dilogo para troca de informaes e para melhorar a colaborao entre essas instituies de educao superior, favorecendo o desenvolvimento da qualidade, da efetividade e da transparncia no intuito de identificar tanto competncias genricas proporcionadas pela educao superior como competncias especficas relacionadas s ocupaes. Esses pontos comuns identificados surgiram da necessidade de alargar os canais destinados ao reconhecimento das titulaes na regio e em outras regies do planeta. Tais competncias e habilidades incluem os itens gerais definidos no Projeto Pedaggico geral dos BI (UFBA, 2008) e competncias especficas relacionadas com os conhecimentos, habilidades, valores e compromissos ticos a serem incorporados ao pensamento e ao do Bacharel em Cincia e Tecnologia. So competncias gerais:

Capacidade de abstrao, interpretao, anlise, sntese, investigao e criao, combinando distintos campos do conhecimento, em particular das cincias e das tecnologias; Capacidade de crtica e autocrtica; Capacidade para identificar, planejar, resolver problemas e tomar decises; Capacidade de auto-aprendizado e de atualizao contnua e permanente; Capacidade e habilidade de comunicao oral e escrita; Capacidade e habilidades interpessoais para o trabalho em grupo; Habilidades para buscar, processar e analisar, de forma autnoma, informao procedente de fontes diversas; Habilidades no uso das tecnologias da informao e da comunicao; So competncias especficas:

Compreender a complexidade do campo das Cincias e das Tecnologias; Capacidade reflexiva densa sobre uma rea de estudo ou profisso no campo da CT; Valorizao e respeito pela diversidade de saberes e prticas ligadas CT; Propor solues novas e criativas para os problemas do campo de CT; As competncias valorativas e compromissos ticos so:
11

Responsabilidade social e compromisso cidado; Valorizao e respeito pela diversidade cultural; Consolidao dos valores democrticos na sociedade contempornea; Expanso e consolidao da viso ampliada de CT; Preservao do meio ambiente; Busca da equidade scio-econmica; Compromisso tico-poltico no campo de CT;

7. Descrio da Estrutura Curricular


7.1. Viso Geral
O Bacharelado Interdisciplinar em Cincia e Tecnologia (BI-CT) um curso de graduao, oferecido em dois turnos (noturno e diurno), com carga horria total de 2.400 horas e durao mnima de seis semestres. A estrutura curricular do BI-CT divide o curso em duas etapas de formao: a Formao Geral e a Formao Especfica. Estas etapas de formao so estruturadas hierarquicamente em Eixos, Mdulos, e Componentes Curriculares que se distinguem quanto funo que exercem na formao acadmica dos alunos, e que podem perpassar as duas etapas. Adicionalmente, h o Eixo Integrador que, atravs das Atividades Complementares, ocorre em paralelo a estas duas etapas de formao, e o Eixo da Orientao Profissional, constituda por aes e atividades em ambas as etapas do curso, e que tm como finalidade oferecer uma viso panormica das diversas reas de investigao, prticas e profisses das Cincias e das Tecnologias. O BI-CT divide a sua estrutura curricular em cinco Eixos Curriculares: Eixo das Linguagens, Eixo Interdisciplinar, Eixo da Orientao Profissional, Eixo Especfico, e Eixo Integrador. Todos os Eixos so cursados em paralelo, perfazendo um total de 1.924 horas de componentes curriculares e Atividades Complementares, que so

complementadas por mais 476 horas de componentes curriculares de livre escolha, perfazendo um total de 2.400 horas distribudas em uma durao mnima de 6 semestres. A trajetria do aluno no curso pode seguir duas opes mutuamente excludentes: a) a formao na Grande rea de Cincia e Tecnologia, correspondente matriz curricular que ser apresentada a seguir. b) a escolha de uma rea de Concentrao a ser cursada a partir do 4 semestre do curso. O ingresso em cada rea de Concentrao obedecer a critrios especficos de admisso a serem definidos pela Coordenao da rea, de comum acordo com o Colegiado de curso do BI-CT. Caso o aluno opte por no ingressar em rea de

12

Concentrao, automaticamente permanecer na Grande rea de Cincia e Tecnologia e no precisar se submeter a eventuais critrios de admisso. O presente projeto trata das Etapas da Formao Geral e da Formao Especfica na opo da Grande rea de Cincia e Tecnologia. As reas de Concentrao sero objeto projetos pedaggicos individuais a serem desenvolvido a partir das contribuies de diversas unidades da UFBA, e, portanto, no constam do presente projeto. Cabe ressaltar que os currculos das reas de Concentrao sero perfeitamente compatveis com o currculo geral da Grande rea de Cincia e Tecnologia, uma vez que a sua estrutura curricular se insere entre os componentes optativos e livres do currculo da Grande rea de Cincia e Tecnologia.

7.1.1. Currculo Geral da Grande rea de Cincia e Tecnologia

A Grande rea de Cincia e Tecnologia abrange o corpo de conhecimentos e prticas das diversas formas de expresso cientificas e tecnolgicas presentes na UFBA, e constituda por todos os componentes curriculares do Eixo Especfico de Cincia e Tecnologia (item 7.3.3 deste projeto). Os componentes curriculares da Grande rea de Cincia e Tecnologia perfazem 50% da carga horria total do BI-CT, abrangendo assim 1020 horas, distribudas entre as etapas de Formao Geral e Formao Especfica, alm de 180 horas em Atividades Complementares. O percurso curricular dos alunos que, na Etapa de Formao Especifica, no optam por ingressar numa rea de Concentrao delineado no tpico 7.2.2 do presente projeto.

7.2. As Etapas
O BI-CT dividido em duas etapas: Etapa da Formao Geral, com durao mnima de trs semestres; a que se segue a Etapa da Formao Especfica, com durao mnima de trs semestres. Esta diviso em etapas tem a funo de viabilizar a possibilidade de que um aluno possa optar pelo ingresso em uma rea de Concentrao, aps completar a Etapa da Formao Geral, ou seja, a partir do ingresso na Etapa da Formao Especfica no quarto semestre do curso. Quatro dos Eixos Curriculares que estruturam o presente curso perpassam ambas as etapas: Eixo das Linguagens, Eixo Especfico, Eixo de Orientao Profissional e Eixo

13

Integrador. O Eixo Interdisciplinar completado integralmente durante a Etapa da Formao Geral.

7.2.1. Etapa de Formao Geral

A Etapa de Formao Geral tem durao mnima de trs semestres e destinada a garantir a aquisio de competncias e habilidades que permitam a compreenso pertinente e crtica da realidade natural, social e cultural. Esta etapa comum a todos os alunos do BI-CT, e possui carga horria total de 1.020 horas, ou 1.200 horas se forem contabilizadas as Atividades Complementares. A Etapa da Formao Geral abarca integralmente o Eixo Interdisciplinar, formado pelo Mdulo Estudos sobre a Contemporaneidade e pelo Mdulo das Culturas. Esta Etapa tambm constituda por dois componentes curriculares obrigatrios do Eixo Linguagens (componentes do Mdulo Lngua Portuguesa) e por trs componentes curriculares obrigatrios do Eixo Especfico, alm das atividades e aes dos Eixos de Orientao Profissional e Eixo Integrador.

7.2.2. Etapa da Formao Especfica

A Etapa de Formao Especfica destinada a proporcionar aquisio de competncias e habilidades que possibilitem o aprofundamento num dado campo do saber terico ou terico-prtico, profissional disciplinar, multidisciplinar ou interdisciplinar. Esta etapa possui carga horria total de 1.020 horas, ou 1.200 horas se forem contabilizadas as Atividades Complementares, sendo constituda por 748 horas de componentes curriculares do Eixo Curricular Especifico, alm da continuao das atividades e aes dos Eixos de Orientao Profissional e Eixo Integrador. A Etapa da Formao Especfica oferece aos alunos duas opes: o ingresso em uma rea de Concentrao, com estrutura curricular especfica e diferenciada; ou a permanncia em uma estrutura curricular flexvel e aberta, denominada de Grande rea de Cincia e Tecnologia (item 7.1.1. deste projeto), que proporciona ao aluno uma formao generalista no campo das Cincias e das Tecnologias.

7.3. Os Eixos

14

Como j delineado no item 7.1 do presente projeto, o BI CT composto de cinco Eixos Curriculares, os quais sero delimitados a seguir.

7.3.1. Eixo Interdisciplinar


O Eixo Interdisciplinar totaliza 408 horas e composto por dois mdulos: o Mdulo Estudos sobre a Contemporaneidade e o Mdulo das Culturas.

7.3.1.1. Mdulo Estudos sobre a Contemporaneidade

O Mdulo Estudos sobre a Contemporaneidade visa estudos temticos de natureza interdisciplinar que tm por finalidade proporcionar ampla compreenso da atualidade nos seus mltiplos aspectos e dimenses, provendo condies para uma interveno mais eficiente e lcida nos processos sociais. Este mdulo tem a carga horria de 136 horas, e constitudo pela seqncia de dois componentes curriculares obrigatrios de 68 horas cada:

HACA01 Estudos sobre a Contemporaneidade I: 68 h; HACA34 Estudos sobre a Contemporaneidade II: 68 h;

7.3.1.2. Mdulo das Culturas

O Mdulo das Culturas constitudo por componentes curriculares optativos, oferecidos pelo IHAC ou por componentes curriculares das demais unidades da UFBA, os quais podero ser classificados enquanto Cultura Artstica, Cientfica e Humanstica4. Considerando que os componentes curriculares obrigatrios da formao especfica em Cincia e Tecnologia podem ser classificados como cultura cientifica, os alunos do BICT devero cursar duas das chamadas culturas distintas da sua rea de formao, sendo dois componentes curriculares, de 68 horas cada, em Cultura Humanstica, e outros dois de 68 horas em Cultura Artstica, perfazendo um total de 272 horas neste mdulo. Para efeitos de integralizao curricular, os componentes das demais unidades sero classificados como Cultura Artstica ou Cultura Humanstica em funo da delimitao das reas de conhecimento previstas pela UFBA, a saber: a) CULTURA CIENTFICA: rea I Cincias Fsicas, Matemtica e Tecnologia; rea II Cincias Biolgicas e Profisses da Sade.
4

Conforme descrito no Projeto Geral dos Bacharelados Interdisciplinares aprovado pelo CONSEPE, discriminados no Anexo I deste projeto.

15

(Componentes Curriculares com os seguintes cdigos: ARQ, BIO, ENF, ENG, FAR, FIS, FOF, GEO, ICS, ISC, MAT, MED, MEV, NUT, QUI);
CDIGOS/UNIDADES ARQ - Faculdade de Arquitetura BIO - Instituto de Biologia ENF - Faculdade de Enfermagem ENG - Escola Politcnica FAR - Faculdade de Farmcia FIS - Instituto de Fsica FOF - Faculdade de Odontologia GEO - Instituto de Geocincias ICS - Instituto de Cincias da Sade ISC - Instituto de Sade Coletiva MAT - Instituto de Matemtica MED - Faculdade de Medicina da Bahia MEV - Escola de Medicina Veterinria NUT - Faculdade de Nutrio QUI - Instituto de Qumica

b) CULTURA HUMANSTICA: rea III - Filosofia e Cincias Humanas. (Componentes Curriculares com os seguintes cdigos: ADM, COM, DIR, ECO, EDC, FCC, FCH, ICI, IPS)
CDIGOS/UNIDADES: ADM - Escola de Administrao COM - Faculdade de Comunicao DIR - Faculdade de Direito ECO - Faculdade de Cincias Econmicas EDC - Faculdade de Educao FCC - Faculdade de Cincias Contbeis FCH - Faculdade de Filosofia e Cincias Humanas ICI - Instituto de Cincia da Informao IPS - Instituto de Psicologia

c) CULTURA ARTSTICA: reas IV - Letras e V - Artes: (Componentes Curriculares com os seguintes cdigos: DAN, EBA, LET, MUS, TEA).
CDIGOS/UNIDADES EBA - Escola de Belas Artes DAN - Escola de Dana LET - Instituto de Letras MUS - Escola de Msica TEA - Escola de Teatro

Do mesmo modo, os componentes oferecidos pelos Bacharelados Interdisciplinares em Humanidades, Artes e Sade, do IHAC, podero ser cursados como Culturas pelos estudantes do BI-CT, incluindo aqui os componentes das reas de Concentrao aprovadas pelos Colegiados destes cursos (c.f. Anexo I deste projeto).

7.3.2. Eixo Linguagens

16

O Eixo Linguagens composto por mdulos de componentes curriculares cuja funo promover a aquisio de conhecimentos e habilidades de natureza instrumental que possibilitaro maior acesso a conhecimentos e competncias fundamentais e aplicadas. No BI-CT este eixo dividido nos mdulos: Lngua Portuguesa, Lngua Estrangeira (facultativo) e Linguagens Matemticas.

7.3.2.1. Mdulo Lngua Portuguesa

O Mdulo Lngua Portuguesa constitudo de uma seqncia de componentes curriculares cujo objetivo desenvolver um nvel de proficincia que permita a compreenso e produo de textos escritos utilizando a norma culta da lngua portuguesa. Esse mdulo tem por finalidade desenvolver nos alunos do BI-CT a capacidade de produzir textos acadmicos e tcnicos, totalizando 204 horas nos trs componentes curriculares de 68 horas cada: LETE43 Lngua Portuguesa, Poder e Diversidade; 68 h LETE45 Leitura e Produo de Textos em Lngua Portuguesa; 68 h HACA02 Elementos Acadmicos e Profissionais em Cincia e Tecnologia; 68 h Importante notar que os componentes curriculares LETE43 e LETE45 so comuns a todos os Bacharelados Interdisciplinares e so oferecidos durante a Etapa da Formao Geral. J o ultimo componente curricular especfico do BI-CT, que complementa a formao em lngua portuguesa ao proporcionar ao aluno uma abordagem especifica quanto s exigncias lingsticas relativas leitura e redao de textos acadmicos na rea de Cincia e Tecnologia.

7.3.2.2. Mdulo da Lngua Estrangeira

Mdulo composto por seqncias de componentes curriculares, de natureza facultativa (componentes de livre escolha), visando ao uso instrumental de uma lngua estrangeira moderna, escolhida pelo aluno, que tem por finalidade a aquisio da competncia bsica para leitura em idiomas que ampliem as possibilidades de acesso informao e ao conhecimento. Os idiomas disponibilizados inicialmente so: Ingls, Espanhol, Francs, Italiano e Alemo. Para a oferta dos cursos, oficinas ou outras modalidades de ensino deste mdulo poder ser utilizado o Centro de Idiomas da Universidade.
17

7.3.3. Eixo Especfico A formao especfica em Cincia e Tecnologia compreende em termos de carga horria a metade dos componentes curriculares do BI-CT, e composta de componentes curriculares voltados s necessidades dos alunos do BI-CT, com os seguintes objetivos: Familiarizar o aluno com os saberes e as prticas do campo das cincias e das tecnologias; Estimular o labor tcnico-cientifico, como ponto de partida para o aprendizado; Facilitar a construo de pertencimento linhagem da rea de CT; Facilitar a realizao de orientao profissional; Familiarizar o estudante com a produo de atividades cientificas; Estimular o papel de autor / co-autor do estudante; Aguar o sentido para a dimenso coletiva e as novas complexidades da cincia e da tecnologia; Esta formao iniciada com o enfoque a pontos de interseo entre as diversas formas de expresso cientifica e tecnologia presentes em nossa sociedade, e continuada atravs da disponibilizao de um amplo leque de opes de abordagem s cincias e tecnologias, onde o aluno tem a flexibilidade para construir um percurso de aprendizagem que responda aos seus anseios especficos dentro do campo de CT. O Eixo Especfico na modalidade Grande rea de Cincia e Tecnologia constitudo por 1.020 horas de componentes curriculares, assim divididos: Mdulo Obrigatrio da rea de Cincia e Tecnologia (tpico 7.3.3.1 deste projeto) com 136 horas de componentes obrigatrios oferecidos durante a Etapa da Formao Geral. Mdulo Linguagens Matemticas (tpico 7.3.3.2 deste projeto) com 816 horas de componentes curriculares optativos oferecidos durante a Etapa da Formao Especfica.

O Eixo Especfico de Cincia e Tecnologia constitui o elenco da Grande rea de Cincia e Tecnologia (tpico 7.1.1. do presente projeto), e formado por todos os componentes curriculares oferecidos pelas unidades das reas de Cincias e Tecnologias da UFBA: Arquitetura, Biologia, Enfermagem, Engenharias, Matemtica, Estatstica e Computao, Farmcia, Fsica, Geocincias, Odontologia, Medicina, Nutrio, Sade, Qumica, pelos componentes curriculares das reas de Concentrao aprovadas pelo
18

Colegiado do Bacharelado Interdisciplinar em Cincia e Tecnologia, e pelos componentes curriculares oferecidos pelo IHAC e listados neste projeto no tpico 8.4: Componentes Curriculares Optativos do Mdulo Linguagens Matemticas, do Eixo Especfico, da Etapa da Formao Especfica (Bloco Optativas da Grande rea de Cincia e Tecnologia).

7.3.3.1. Mdulo Obrigatrio da rea de Cincia e Tecnologia

O Mdulo Obrigatrio da rea de CT oferecido composto de componentes curriculares obrigatrios oferecidos pelo IHAC durante a Etapa de Formao Geral. Estes componentes curriculares so voltados s necessidades dos alunos de cincia e tecnologia com o objetivo de facilitar o sentimento de pertencimento ao campo de CT, destinados a considerar as linguagens simblicas de natureza universal, contemplar o conhecimento multi-inter-transdisciplinar e desenvolver o raciocnio lgico-formal atravs de conhecimentos, tcnicas e instrumentos com nfase voltada s necessidades dos alunos de cincia e tecnologia. Este mdulo tem a carga horria de 136 horas, e constitudo pelos componentes curriculares de 68 horas semanais:

HACA09 Cincia e Tecnologia I: 68 h HACA38 Cincia e Tecnologia II: 68 h

7.3.3.2. Mdulo Linguagens Matemticas

O Mdulo Linguagens Matemticas composto por componentes curriculares optativos oferecidos pelo IHAC e pelas unidades das reas de Cincias e Tecnologias da UFBA durante a Etapa de Formao Geral. Estes componentes curriculares proporcionam ao aluno a possibilidade de flexibilizar o seu percurso acadmico de acordo com as suas necessidades e anseios especficos no campo de CT. Este mdulo tem a carga horria de 816 horas, e constitudo pelos seguintes componentes curriculares optativos: Todos os componentes curriculares oferecidos pelas unidades das reas de Cincias e Tecnologias da UFBA (respeitados os critrios de requisito): Arquitetura, Biologia, Enfermagem, Engenharias, Matemtica,

Estatstica e Computao, Farmcia, Fsica, Geocincias, Odontologia, Medicina, Nutrio, Sade, Qumica, com os respectivos cdigos ARQ,
19

BIO, CCA, CCS, CET, ENF, ENG, FAR, FIS, FOF, GEO, ICS, IMS, ISC, MAT, MED, MEV, NUT, QUI; Todos os componentes curriculares das reas de Concentrao aprovadas pelo Colegiado do Bacharelado Interdisciplinar em Cincia e Tecnologia; Componentes curriculares oferecidos pelo IHAC e listados em anexo no elenco Optativas da Grande rea de Cincia e Tecnologia (tpico 8.4. deste projeto). O Mdulo Linguagens Matemticas pode ser complementado j durante a Etapa da Formao Geral por componentes curriculares de Livre Escolha oferecidos por todas unidades da UFBA, e que contemplem diferentes formas de expresso, desenvolvendo habilidades tanto em prticas tcnico-cientificas quanto outras.

7.4. Eixo Integrador

O eixo integrador constitudo pelas Atividades Complementares que tm como funo a articulao das duas etapas de formao. Atravs delas e ao longo do percurso acadmico, os alunos tero oportunidade de ampliar sua viso de responsabilidade social e competncias relacionais. Este eixo poder estruturar-se como um conjunto de atividades curriculares e extra-curriculares de natureza bastante diversificada. So consideradas atividades complementares as seguintes modalidades: pesquisa, extenso, estgio, programas especiais, cursos livres, disciplinas de graduao e de psgraduao, atividade curricular em comunidade (ACC), atividade curricular em instituio e quaisquer eventos de natureza acadmica. Este eixo composto por atividades complementares que totalizam um mnimo de 360 horas. De acordo com a Resoluo 01/2009 da Congregao do IHAC-UFBA, que regulamenta as Atividades Complementares dos BI (Anexo II): 4 Excepcionalmente disciplinas e atividades cursadas alm da carga horria mnima exigida no currculo podero ser consideradas Atividades Complementares para fins de integralizao do curso at, no mximo, um tero da carga horria total exigida para as Atividades Complementares. Portanto at 120 horas da carga horria total das Atividades Complementares podem excepcionalmente serem cumpridas em componentes curriculares cursados alm da carga horria mnima do curso.

20

7.5. Eixo de Orientao Acadmica / Profissional

Constituda por aes e atividades que tm como finalidade oferecer uma viso panormica das diversas reas de investigao, prticas e profisses das cincias e das tecnologias, bem como orientar os estudantes sobre seu itinerrio acadmico, sobre leituras e atividades relacionadas a sua formao integral. A Orientao profissional e acadmica ser cumprida pelo aluno na forma de Atividades Complementares com essa finalidade especifica (ver Anexo II), nos contedos de diversos componentes curriculares dos Eixos Especifico e Interdisciplinar, alm de componentes curriculares introdutrios do Mdulo Lngua Portuguesa (Elementos Acadmicos e Profissionais em Cincia e Tecnologia). As Atividades Complementares de Orientao Acadmica so de cunho obrigatrio. As Atividades Complementares de Orientao Profissional tm carter optativo, sendo que os componentes curriculares deste eixo podem ser escolhidos dentro do elenco do Mdulo Linguagens Matemticas.

7.6. Componentes Curriculares de Livre Escolha

Os componentes curriculares nomeados Livres podem ser escolhidos livremente pelo aluno, de acordo com a disponibilidade de oferta de quaisquer das unidades da UFBA, desde que os respectivos colegiados facultem o ingresso aos alunos do BI respeitando-se as especificidades e os pr-requisitos (onde estes existam). O Colegiado do BI-CT estimular os alunos a solicitarem matrcula em Lnguas Estrangeiras, disciplinas da rea de Cincia e Tecnologia, Sade, Humanidades e Artes que favoream o desenvolvimento de competncias cognitivas e habilidades relacionadas ao Perfil do Egresso. O currculo do BI-CT estabelece a carga horria de 476 horas de componentes curriculares de livre escolha, assim distribudos: Etapa da Formao Geral: 68 horas Etapa da Formao Especfica: 408 horas

7.7. Cargas Horrias dos Componentes Curriculares


7.7.1 Carga Horria por Etapa

21

Totalizao das cargas horrias dos componentes curriculares, apresentados conforme as Etapas que compem o curso, e em um formato hierrquico, atravs de indentao por tabulaes, que reala os Eixos e Mdulos:

Etapa de Formao Geral: 1.020 horas = 204 h + 408 h + 136 h + 204 h + 68 h Eixo Linguagens: 204 horas; Mdulo Lngua Portuguesa: 204 horas obrigatrias LETE43 Lngua Portuguesa, Poder e Diversidade Cultural: 68 h; LETE45 Leitura e Produo de Textos em Lngua Portuguesa: 68 h; HACA02 Elementos Acadmicos e Profissionais em CT: 68 h; Eixo Interdisciplinar: 408 horas = 136 h + 272 h; Mdulo Estudos sobre a Contemporaneidade: 136 horas obrigatrias: HACA01 Estudos sobre a Contemporaneidade I: 68 h; HACA34 Estudos sobre a Contemporaneidade II: 68 h; Mdulo das Culturas: 272 horas optativas: Culturas Artsticas 1 e 2: 136 h; Culturas Humansticas 1 e 2: 136 h; Mdulo Obrigatrio de CT: 136 horas obrigatrias HACA09 Cincia e Tecnologia I: 68 h; HACA38 Cincia e Tecnologia II: 68 h; Mdulo Linguagens Matemticas: 204 horas optativas Componentes curriculares optativos do bloco Optativos da Grande rea de CT. Componentes Curriculares de Livre Escolha: 68 horas

Etapa de Formao Especfica: 1.020 horas = 612 h+ 408 h Eixo Especfico: 612 horas Mdulo Linguagens Matemticas: 612 horas optativas Componentes curriculares optativos do bloco Optativos da Grande rea de CT: 612 horas. Todos os componentes curriculares oferecidos pelas unidades das reas de Cincias e Tecnologias da UFBA (respeitados os critrios de pr-requisito); Todos os componentes curriculares das reas de Concentrao aprovadas pelo Colegiado do Bacharelado Interdisciplinar em Cincia e Tecnologia, respeitados os critrios de pr-requisito;

22

Todos os componentes curriculares oferecidos pelo IHAC e listados em anexo no elenco Optativas da Grande rea de Cincia e Tecnologia;

Componentes curriculares livres: 408 horas; Atividades Complementares: 360 horas = 180 h + 180 h Atividades Complementares referentes Etapa de Formao Geral: 180 horas; Atividades Complementares referentes Etapa de Formao Especfica: 180 horas;

Total Etapa de Formao Geral + Etapa de Formao Especfica + Eixo Integrador = 2.400 horas

7.7.2 Carga Horria por Eixos Totalizao das cargas horrias dos componentes curriculares optativos e obrigatrios, apresentados conforme os Eixos de componentes curriculares e Atividades Complementares, realando as Etapas onde so oferecidos:

Eixo Mdulo Componente Curricular LETE43 - Lngua Poder e Diversidade 68 horas

Eixo Linguagens = 204 horas Mdulo Lngua Portuguesa = 204 horas LETE45 - Leitura e Produo de Textos em Lngua Portuguesa 68 horas HACA02 - Elementos Acadmicos e Profissionais em Cincia e Tecnologia 68 horas

Etapa

Etapa da Formao Geral

Eixo Mdulo

Eixo Interdisciplinar = 408 horas Mdulo Estudos sobre a Contemporaneidade = 136 horas Mdulo das Culturas = 272 horas

Componente Curricular

HACA01 - Estudos sobre a Contemporaneidade I (obrigatria) 68 h

HACA34 - Estudos sobre a Contemporaneidade II (obrigatria) 68 h

Culturas Artsticas I e II (optativas)

Culturas Humansticas I e II (optativas)

136 h Etapa da Formao Geral

136 h

Etapa

Eixo Mdulo Componente Curricular

Eixo Especfico = 1020 horas Mdulo Obrigatrio em CT = 136 horas HACA09 Cincia e HACA38 Cincia e Mdulo Linguagens Matemticas = 816 horas Bloco Optativos da Grande rea de CT Bloco Optativos da Grande rea de CT

23

Tecnologia I (obrigatria) 68 h Etapa

Tecnologia II (obrigatria) 68 h

(optativas)

(optativas)

204 horas

612 horas Etapa da Formao Especfica

Etapa da Formao Geral

Eixo Etapa

Eixo Integrador = 360 horas Etapa da Formao Geral = 180 horas Etapa da Formao Especfica = 180 horas

Total Eixo Linguagens (204 horas) + Eixo Interdisciplinar (408 horas) + Eixo Especfico (952 horas) + Eixo Integrador (360 horas) + Componentes de Livre Escolha (476 horas) = 2400 horas

7.8. Quadro Curricular do BI em Cincia e Tecnologia5


7.8.1. Quadro Curricular da Etapa de Formao Geral
1 Semestre Obrigatrio CT
4 horas semanais 68 horas semestrais

2 Semestre Obrigatrio CT
4 horas semanais 68 horas semestrais

3 Semestre Optativo CT
4 horas semanais 68 horas semestrais

HACA02 Elementos Acadmicos e Profissionais em Cincia e Tecnologia Etapa de Formao Geral


4 horas semanais 68 horas semestrais

Optativo CT
4 horas semanais 68 horas semestrais

Optativo CT
4 horas semanais 68 horas semestrais

HACA01 Estudos sobre a Contemporaneidade I


4 horas semanais 68 horas semestrais

HACA34 Estudos sobre a Contemporaneidade II


4 horas semanais 68 horas semestrais

Livre
4 horas semanais 68 horas semestrais

LETE43 Lngua Portuguesa, Poder e Diversidade Cultural


4 horas semanais 68 horas semestrais

LETE45 Leitura e Produo Textos em Lngua Portuguesa


4 horas semanais 68 horas semestrais

Cultura 3
4 horas semanais 68 horas semestrais

Cultura 1
4 horas semanais 68 horas semestrais

Cultura 2
4 horas semanais 68 horas semestrais

Cultura 4
4 horas semanais 68 horas semestrais

Eixo Integrador - Atividades Complementares: 180 horas (em 3 semestres)


5

Sugesto de grade para o tempo mnimo de trs anos. Componentes facultativas de lngua estrangeira podem ser escolhidas a partir do terceiro semestre em substituio a componentes livres, dependendo da disponibilidade de vagas.

24

7.8.2. Quadro Curricular da Etapa de Formao Especfica


4 Semestre Optativo CT
4 horas semanais 68 horas semestrais

5 Semestre Optativo CT
4 horas semanais 68 horas semestrais

6 Semestre Optativo CT
4 horas semanais 68 horas semestrais

Etapa de Formao Especifica

Optativo CT
4 horas semanais 68 horas semestrais

Optativo CT
4 horas semanais 68 horas semestrais

Optativo CT
4 horas semanais 68 horas semestrais

Optativo CT
4 horas semanais 68 horas semestrais

Optativo CT
4 horas semanais 68 horas semestrais

Optativo CT
4 horas semanais 68 horas semestrais

Livre
4 horas semanais 68 horas semestrais

Livre
4 horas semanais 68 horas semestrais

Livre
4 horas semanais 68 horas semestrais

Livre
4 horas semanais 68 horas semestrais

Livre
4 horas semanais 68 horas semestrais

Livre
4 horas semanais 68 horas semestrais

Eixo Integrador - Atividades Complementares: 180 horas (em 3 semestres)

Legenda: Mdulo Lngua Portuguesa Modulo Estudos da Contemporaneidade Mdulo das Culturas Mdulo Obrigatrio de CT Modulo Linguagens Matemticas Componentes Livres Eixo Integrador

25

8. Ementrio
Abaixo segue a lista das ementas organizadas por tipo com a seguinte hierarquia:

Ementas dos Componentes Curriculares Obrigatrios Ementas dos Obrigatrios da Etapa de Formao Geral Ementas do Mdulo Estudos sobre a Contemporaneidade Ementas do Mdulo Lngua Portuguesa Ementas do Mdulo Obrigatrio de CT Ementas dos Optativos da Etapa de Formao Especfica Grande rea de Cincia e Tecnologia Ementas do Mdulo Linguagens Matemticas As ementas dos componentes curriculares optativos do Mdulo das Culturas so apresentados no Anexo I deste projeto.

8.1. Componentes Curriculares Obrigatrios do Mdulo Estudos sobre a Contemporaneidade, do Eixo Interdisciplinar
HACA01 Estudos sobre a Contemporaneidade I Departamento: HAC00 Carga Horria: 68h T Modalidade: Disciplina Funo: Natureza: Obrigatrio Pr-requisito: nenhum Mdulo de alunos: 50 Ementa: Estudo abrangente das sociedades contemporneas, na relao mundo-Brasil, na sua diversidade, globalidade e sustentabilidade, identificando suas origens histricas, bem como estruturas prticas e simblicas, contemplando interpretaes dos diferentes saberes. Estudo do modo como se estruturam e desenvolvem tais unidades sociais em seus vnculos com o Estado, a cultura e os indivduos, com destaque para as formas de organizao do trabalho. Estudo dos processos psquicos e psicossociais que estruturam e organizam a singularidade de cada sujeito, compreendendo como tais processos afetam sua construo de significados, sua relao com os outros e sua ao sobre o mundo. Bibliografia: 1. BONDIA, J. L. Notas sobre a experincia e o saber da experincia. Revista Brasileira de Educao. N 19, Jan/Fev/Mar/Abr de 2002, p. 2-9. 2. IANNI, O. Enigmas da modernidade-mundo. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2000, Cap VIII - Razo e Imaginao, p.169-182. 3. MAFFESOLI, M. A conquista do presente. Rocco, 1984. 4. MIRANDA, Jos A. Bragana de. Analtica da Actualidade. Lisboa: Vega, 1994. VALVERDE, Monclar. Experincia e comunicao. In VALVERDE, Monclar. Esttica da Comunicao. Salvador: Quarteto, 2007 (Item 5.1), p. 239-248. Contedo Programtico 5.

26

HAC A34 Estudos sobre a Contemporaneidade II Departamento: HAC00 Carga Horria: 68h T Modalidade: Disciplina Funo: Natureza: Obrigatrio Pr-requisito: nenhum Mdulo de alunos: 50 Ementa: Estudo abrangente das sociedades contemporneas, na relao Brasil-Bahia, na sua diversidade, globalidade e sustentabilidade, identificando suas origens histricas, bem como estruturas prticas e simblicas, contemplando interpretaes dos diferentes saberes. Estudo do modo como se estruturam e desenvolvem tais unidades sociais em seus vnculos com o Estado, a cultura e os indivduos, com destaque para as formas de organizao do trabalho. Estudo dos processos psquicos e psicossociais que estruturam e organizam a singularidade de cada sujeito, compreendendo como tais processos afetam sua construo de significados, sua relao com os outros e sua ao sobre o mundo. Bibliografia: 1. BAUMANN, Zygmunt. Emancipao. In: Modernidade Lquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001. 2. DEJOURS, Christophe. A Banalizao da Injustia Social. So Paulo: FGV, 2002 3. HALL, Stuart. A identidade cultural na ps-modernidade. Rio de Jeneiro: DPeA, 2006. 4. JANINE RIBEIRO, Renato. A Sociedade contra o Social, o alto custo da vida pblica no Brasil. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2000. WARNIER, J.P. A eroso das culturas singulares e Uma abundncia de criaes culturais. In: A mundializao da cultura. (trad. Viviane Ribeiro). Bauru: EDUSC, 2003. Contedo Programtico 5.

27

8.2. Componentes Curriculares Obrigatrios do Mdulo Lngua Portuguesa, do Eixo Linguagens


Letras Carga Horria: 68h - T LETE43 Lngua Portuguesa, Poder e Departamento: Vernculas Diversidade Cultural Modalidade: Disciplina Funo: Natureza: Obrigatrio Pr-requisito: nenhum Mdulo de alunos: 50 Ementa: Introduo ao estudo da lngua portuguesa, com base em uma concepo de lngua como sistema estruturado, heterogneo, em constante processo de mudana e responsvel pela interao entre o sujeito e o mundo. Bibliografia bsica:
BAGNO, Marcos. (Org.). Lingstica da norma. So Paulo: Edies Loyola, 2002. BAGNO, Marcos. Preconceito lingstico: o que , como se faz. 5 ed. So Paulo: Edies Loyola, 2000. CALLOU, Dinah. LEITE, Yonne. Como falam os brasileiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002. FARACO, Carlos Alberto. Emprstimos e neologismos: uma breve visita histrica. Alfa Revista de Lingstica, So Paulo, 45:131-148, 2001. GNERRE, Maurizzio. Linguagem, escrita e poder. 1 reimpresso da 3 edio de 1991. So Paulo: Martins Fontes, 1994. ILARI Rodolfo; BASSO, Renato. O portugus da gente: a lngua que estudamos, a lngua que falamos. So Paulo: Contexto, 2006. LUCCHESI, Dante. Variao e norma: elementos para uma caracterizao sociolingstica do portugus do Brasil. Revista Internacional de Lngua Portuguesa, Lisboa, 12:17-28, 1994. MATEUS, Maria Helena Mira. A face exposta da lngua portuguesa. Lisboa: IN-CM, 2002. MATTOS E SILVA, Rosa Virgnia. Ensaios para uma scio-histria do portugus brasileiro. So Paulo: Parbola, 2004. MATTOS E SILVA, Rosa Virgnia. O portugus so dois ...: novas fronteiras, velhos problemas. So Paulo: Parbola, 2004. MOLLICA, Maria Ceclia, BRAGA, Maria Luiza. (Org.). Introduo Sociolingstica: o tratamento da variao. So Paulo: Contexto. PINKER, Steven. O instinto da linguagem: como a mente cria a linguagem. So Paulo: Martins Fontes, 2002. TRAVAGLIA, Carlos. Gramtica e interao. 9 ed. rev. So Paulo: Cortez, 2003.

DICIONRIOS DUBOIS, Jean et alii. Dicionrio de lingstica. So Paulo: Cultrix, 1978. FERREIRA, Aurlio Buarque de Holanda. Novo Aurlio Sculo XXI: o dicionrio da lngua portuguesa. 3 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999. HOUAISS, Antnio et alii. Dicionrio Houaiss da lngua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. MATTOSO CMARA JR, J. Dicionrio de lingstica e gramtica. 14 ed. Petrpolis: Vozes, 1988. GRAMTICAS BECHARA, Evanildo. Moderna gramtica portuguesa. 31 ed. So Paulo: Nacional, 1987. CUNHA, Celso; CINTRA, Lus Filipe Lindley. Nova gramtica do portugus contemporneo. 2 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985. ROCHA LIMA, Carlos Henrique da. Gramtica normativa da lngua portuguesa. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1987. MIRA MATEUS, Maria Helena et alii. Gramtica da lngua portuguesa.5 ed. revista e aumentada. Lisboa: Caminho, 2003. PERINI, Mrio. Gramtica descritiva do portugus. So Paulo: tica, 1995.

Contedo Programtico

28

LETE45 Leitura e Produo de Textos em Lngua Departamento: Letras Carga Horria: 68h -T Vernculas Portuguesa Modalidade Disciplina Funo: Natureza: Obrigatrio: Pr-requisito: nenhum Mdulo de alunos: 50 Ementa: Trabalho com as competncias de leitura, compreenso e produo de textos de diferentes tipologias e gneros, com enfoque nos gneros resumo, resenha crtica, artigo e ensaio. Bibliografia bsica:
BITTENCOURT, Eneyle. Artigo de opinio: quando o sujeito fala. In: RIVERO, S.; ARAGO, E. Lutar com palavras: leitura, escrita e gneros textuais. Salvador: Associao Baiana de Educao e Cultura, 2006. p.23-33. CAIRO, Alena. DUTRA, Cristiane. MARAL, Lcia. Resumo: sntese de idias. In: RIVERO, S.; ARAGO, E. Lutar com palavras: leitura, escrita e gneros textuais. Salvador: Associao Baiana de Educao e Cultura, 2006. p.109-119. CAIRO, Alena. DUTRA, Cristiane. MARAL, Lcia. Resenha: a sntese crtica. In: RIVERO, S.; ARAGO, E. Lutar com palavras: leitura, escrita e gneros textuais. Salvador: Associao Baiana de Educao e Cultura, 2006. p.95-108. CITELLI, Adilson. O texto argumentativo. So Paulo: Scipione, 1994. DISCINI, Norma. A comunicao nos textos. So Paulo: Contexto, 2005. FARACO, Carlos Alberto, TEZZA, Cristvo. Oficina de texto. Rio de Janeiro: Vozes, 2004. FERRARA, Lucrcia. Leitura sem palavras. So Paulo: tica, 2004. FIORIN, Jos Luiz, SAVIOLI, Francisco P. Lies de texto: leitura e redao. So Paulo: tica, 1997. JOUVE, Vincent. A leitura. So Paulo: UNESP, 2002. KLEIMAN, ngela. Texto & Leitor. Aspectos cognitivos da leitura. Campinas, SP: Pontes, 2004. KOCH, I.V. ELIAS, V.M. Ler e compreender os sentidos do texto. So Paulo: Contexto, 2008. MARCUSCHI, Luiz Antnio. Gneros textuais: definio e funcionalidade. In: DIONSIO, ngela Paiva; MACHADO, Anna R; BEZERRA, Maria A. (Org.). Gneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Ed. Lucerna, 2005. p. 19-36. MARCUSCHI, Luiz Antnio. Produo textual, anlise de gneros e compreenso. So Paulo: Parbola Editorial, 2008. MARTINS, Maria Helena. Que leitura. So Paulo: tica, 2004. MENDES, Edleise. Lutar com palavras: o processo de desenvolvimento da leitura e da escrita de alunos do ensino superior. In: RIVERO, S.; ARAGO, E. Lutar com palavras: leitura, escrita e gneros textuais. Salvador: Associao Baiana de Educao e Cultura, 2006. p. 9-22. MENDES, Edleise. Tipos e gneros textuais: modos de leitura e de escrita. Revista SIGNUM Estudos da Linguagem. Universidade Estadual de Londrina. V.11, n.1 / Julho de 2008. P. 167-180. MEURER, Jos Luiz. MOTTA-ROTH, Dsire. Gneros textuais. Bauru-SP: EDUSC, 2002. RIVERO, S; ARAGO, E. Lutar com palavras: leitura, escrita e gneros textuais. Salvador: Associao Baiana de Educao e Cultura, 2006. SERAFINI, Maria Tereza. Como escrever textos. Rio de Janeiro: Globo, 1974. VAL, Maria da Graa Costa. Redao e textualidade. So Paulo: Martins Fontes, 1999. GRAMTICAS BECHARA, Evanildo. Moderna gramtica portuguesa. 31 ed. So Paulo: Nacional, 1987. CUNHA, Celso; CINTRA, Lus Filipe Lindley. Nova gramtica do portugus contemporneo. 2 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985. ROCHA LIMA, Carlos Henrique da. Gramtica normativa da lngua portuguesa. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1987. MIRA MATEUS, Maria Helena et alii. Gramtica da lngua portuguesa.5 ed. revista e aumentada. Lisboa: Caminho, 2003. PERINI, Mrio. Gramtica descritiva do portugus. So Paulo: tica, 1995.

Contedo Programtico

29

HACA02 Elementos Acadmicos e Profissionais Departamento: HAC00 Carga Horria: 68h - T em Cincia e Tecnologia Modalidade: Disciplina Funo: Natureza: Obrigatrio Pr-requisito: nenhum Mdulo de alunos: 50 Ementa: A Universidade. O Mundo do Trabalho. Introduo s profisses da Cincia e da Tecnologia (atividades, a base e as aplicaes, as caractersticas e principais produtos da indstria e dos servios e suas aplicaes, os principais segmentos e cadeias produtivas). O curso e suas reas de concentrao. Metodologia da Pesquisa e Tecnolgica. Pesquisa bibliogrfica e bases de dados. Humanidades e tica. Comunicao e Expresso. Expresso Grfica (leitura e interpretao de desenhos de interesse da Cincia e Tecnologia). Utilizao de computadores e aplicativos computacionais de desenho (CAD e similares), aplicada, majoritariamente, a desenhos de interesse da Cincia e Tecnologia. Utilizao de ferramentas de apoio pedaggico.Obrigatria a realizao de trabalho escrito, com resumo em ingls e apresentao oral, utilizando adequadamente os mtodos da pesquisa cientfica e tecnolgicos, a comunicao e expresso escrita e oral e a expresso grfica. Bibliografia: 1. MARCONI, M. A., LAKATOS, E. M., Fundamentos de Metodologia Cientfica, 6 edio, Editora Atlas, 2007; 2. RUIZ, J.A., Metodologia Cientfica Guia para Eficincia nos Estudos, 6 edio , Editora Atlas, 2006; 3. SEVERINO, A.J., Metodologia do Trabalho Cientfico, 23 edio, Editora Cortez, 2007; 4. MORAIS, R., Filosofia de Cincia e da Tecnologia, 7 edio, Editora Papirus, 2002; 5. UNESCO, Cincia e Tecnologia com Criatividade: Anlise e Resultados, Editora UNESCO, 2004; 6. MAGALHES, G., Introduo Metodologia de Pesquisa Caminhos da Cincia e Tecnologia, 1 edio , Editora tica, 2005; 7. CASSANY, D., Oficina de Textos: Compreenso Leitora e Expresso Escrita em Todas as Disciplinas e Profisses, 1 edio, Editora Artmed, 2007; 8. ALONSO, A.H., tica das Profisses, 1 edio, Editora Loyla, 2006; Contedo Programtico

30

8.3. Componentes Curriculares Obrigatrios do Mdulo Obrigatrio das Artes, do Eixo Especfico da Etapa da Formao Geral
Departamento: IHAC Carga Horria: 68h- T HAC Cincia e Tecnologia I Modalidade: Disciplina Funo: Natureza: Obrigatrio Pr-requisito: nenhum Mdulo de alunos: 50 Ementa: Estudo dos aspectos multidisciplinares, epistemolgicos e histricos da cincia, tecnologia e linguagem matemtica, atravs de uma abordagem orientada soluo de problemas, sempre que possvel vinculados a demandas da sociedade. Organizada com os diversos contedos multidisciplinares girando em torno e derivados a partir da cincia da computao. Bibliografia: 1. FARRER, H., Algoritmos Estruturados, LTC, 3a. Edio, 1999. 2. DASGUPTA, S., PAPADIMITRIOU, C. e VAZIRANI, U., Algoritmos, MCGRAW-HILL, 2009. 3. POLY, G., A Arte de Resolver Problemas, Interciencia, 1995. 4. FORBELLONE, A. L. V., EBERSPACHER, H. F. Lgica de Programao:a Construo de Algoritmos e Estruturas de Dados, Makron Books, 3a. Edio, 2005. 5. SILVA, F. S. C., FINGER, M. e MELO, A.C.V. Lgica para Computao, Thomson, 2006. 6. BROOKSHEAR, J. G. Cincia da Computao - Uma viso abrangente, Bookman, 7a. Edio, 2005. 7. TUMA, D., SCRIVEN M., Problem Solving and Education: Issues in Teaching and Research, Hillsdale, 1980. 8. KOYR, A. Estudos de Histria do Pensamento Cientfico, Forense, 1991. 9. HOFFMAN, Laurence D. e BRADLEY, Gerald L. Clculo - Um Curso Moderno e suas Aplicaes. Sexta Edio. LTC, 2002. 10. HALIDAY, D., RESNICK, R., WALKER, J., Fundamentos de Fsica. LTC, 1996. 11. ATKINS, P., JONES, L., Princpios de Qumica, Ed. Bookman, 2007. 12. BERKALOFF, A. BOURGUET, J., FAVARD, P., Guinnebault. Biologia e Fisiologia Celular. Ed. Edgard Blcher, 1998. 13. WOLFRAM, S., A New Kind of Science, Wolfram Media, 2002. Contedo Programtico

31

Departamento: IHAC Carga Horria: 68h T HACA38 Cincia e Tecnologia II Modalidade: Disciplina Funo: Natureza: Obrigatrio Pr-requisito: nenhum Mdulo de alunos: 50 Ementa: Estudo dos aspectos multidisciplinares, epistemolgicos e histricos da cincia, tecnologia e linguagem matemtica, atravs de uma abordagem orientada soluo de problemas, sempre que possvel vinculados a demandas da sociedade. Organizada com os diversos contedos multidisciplinares girando em torno e derivados a partir da linguagem matemtica. Bibliografia: 1. BOULOS, P., Pr-Clculo, Makron Books / Pearson Education do Brasil, 2001. 2. HOFFMAN, L. D., BRADLEY, G. L. Clculo - Um Curso Moderno e suas Aplicaes. Sexta Edio. LTC, 2002. 3. DANTAS, C. A. B., Probabilidade: um curso introdutrio. EDUSP, So Paulo, 1997. 4. ANTON, H., RORRES, C., lgebra Linear com aplicaes, Ed. Bookman, 2001. 5. MACHADO, K. D., Equaes diferenciais aplicadas Fsica. Editora da UEPG. 6. TUMA, D., S. M., Problem Solving and Education: Issues in Teaching and Research, Hillsdale, 1980. 7. KOYR, A. Estudos de Histria do Pensamento Cientfico, Forense,1991. 8. STEWART, J., Calculus: Concepts and Contexts, 2nd edition, Brooks Cole, 2000. 9. POLY, G., A Arte de Resolver Problemas, Interciencia, 1995. 10. WOLFRAM, S., A New Kind of Science, Wolfram Media, 2002. 11. SMITH, G., MCLELLAND, G., On the Shoulder of Giants: a Course on Single Variable Calculus, UNSW Press 2002. 12. COURANT, R., Calculo Diferencial e Integral, Wiley-Interscience, 1992. 13. SIMMONS, G., Calculo com Geometria Analtica, McGraw-Hill, 1996. 14. LEITHOLD, L. Clculo com geometria analtica. 2. ed. So Paulo: Harbra, 1977. 15. SWOKOWSKI, E. W. Clculo com geometria analtica. 2. ed. Rio de Janeiro: Makron-Books, 1995. 16. BOYER, C. B., Histria da Matemtica. Edgard Blcher Ltda. S. Paulo, 1974. 17. EVES, H., Introduo Historia da Matemtica, Ed. Unicamp, 2004. 18. DOXIADIS, A., Tio Petrus e a Conjectura de Goldbach, Editora 34, 2001. Contedo Programtico

8.4. Componentes Curriculares Optativos do Mdulo Linguagens Matemticas, do Eixo Especfico, da Etapa da Formao Especfica (Bloco Optativas da Grande rea de CT):

32

8.4.1. Componentes Curriculares Oferecidos pelo IHAC para o Mdulo Linguagens Matemticas (Bloco Optativas da Grande rea de CT):
Departamento: HAC00 Carga Horria: 68h T HACA39 Cincia e Tecnologia III Modalidade: Disciplina Funo: Natureza: Optativo Pr-requisito: nenhum Mdulo de alunos: 50 Ementa: Estudo dos aspectos multidisciplinares, epistemolgicos e histricos da cincia, tecnologia e linguagem matemtica, atravs de uma abordagem orientada soluo de problemas, sempre que possvel vinculados a demandas da sociedade. Organizada com os diversos contedos multidisciplinares girando em torno e derivados a partir da fsica. Bibliografia: 1. TIPLER, P., Fsica, Ed. LTC, 1995. 2. PRESTON, D. W., Experiments in Physics A Laboratory Manual. John Wiley, 1985. 3. HALIDAY, D., RESNICK, R., WALKER, J., Fundamentos de Fsica. LTC, 1996. 4. NUSSENZVEIG, H. M., Curso de Fsica Bsica, 2a ed., Edgard Blcher / EDUSP, S.Paulo (1981). 5. FEYNMAN, R., Fsica em Seis Lies, Ediouro, So Paulo, 1999. 6. EISBERG, R., RESNICK, R., Fsica Quntica, Ed. Campus, RJ, 1994. 7. TUMA, D., SCRIVEN M., Problem Solving and Education: Issues in Teaching and Research, Hillsdale, 1980. 8. KOYR, A., Estudos de Histria do Pensamento Cientfico, Forense, 1991. 9. LOPES, J. L., A estrutura quntica da matria do tomo pr-socratico s partculas elementares, Ed. UFRJ, 3. Edio, 2005. 10. SEGRE, E. G., Dos Raios-X aos Quarks, EDUnB, 1987. 11. FEYNMAN, R. P., O Senhor Est Brincando, Sr. Feynman? - As Estranhas Fsico Excntrico, Elsevier, 2006. Contedo Programtico Aventuras de um

Departamento: HAC00 Carga Horria: 68h T HACA53 Cincia e Tecnologia IV Modalidade: Disciplina Funo: Natureza: Optativo Pr-requisito: nenhum Mdulo de alunos: 50 Ementa: Estudo dos aspectos multidisciplinares, epistemolgicos e histricos da cincia, tecnologia e linguagem matemtica, atravs de uma abordagem orientada soluo de problemas, sempre que possvel vinculados a demandas da sociedade. Organizada com os diversos contedos multidisciplinares girando em torno e derivados a partir da qumica e biologia. Bibliografia: 1. RUSSELL, J. B., Qumica Geral, vol. 1, 2 ed., So Paulo: Makron Books, 1994. 2. ATKINS, P., JONES, L., Princpios de Qumica: Questionando a vida moderna e o meio ambiente. Bookman, 2002. 3. BIASOTTO, E. M., Prticas em qumica orgnica, Ed. Edgard Blucher, 1987. 4. LEHNINGER, A. L., Princpios de Bioqumica. Ed Sarvier, 1995. 5. STRATHERN, P., O Sonho de Mendeleiev - A Verdadeira Histria da Qumica, Zahar, 2002. 6. FARADAY, M., A Histria Qumica de uma Vela - As Foras da Matria. Editora: Contraponto, 2003. 7. ATKINS, P. W., Molculas, EDUSP, 2002. 8. BERKALOFF, A. BOURGUET, J., FAVARD, P., Guinnebault. Biologia e Fisiologia Celular. Ed. Edgard Blcher, 1998. 9. PURVES, W. K., SADAVA, D., ORIANS, G. H., HELLER, H. C., Life: The Science of Biology, Freeman, 2003. 10. GRIFFITHS, A. J. F., MILLER, J. H., Introduo gentica, Guanabara Koogan, 1998. 11. TOWNSEND, C. R., BEGON, M. e HARPER, J. L., Fundamentos em ecologia, Artmed Editora, 2003. Contedo Programtico

33

HAC Desenvolvimento de Produto e Produo Departamento: HAC00 Carga Horria: 68h T Industrial Modalidade: Disciplina Funo: Natureza: Optativo Pr-requisito: nenhum Mdulo de alunos: 50 Ementa: Esttica de produtos tecnolgicos. Usabilidade. Ergonomia. Materiais e Elementos Construtivos. Ferramentas Computacionais de Projeto. Prototipao. Requisitos para Produo em Srie. Identidade Visual. Embalagem. Documentao e manuais para o cliente. Modelo de assistncia tcnica ps-venda. Estudo de casos para diferentes produtos tecnolgicos. Custos da Produo Industrial, Planejamento e Controle da Produo, Processo de Montagem; Tempos e Movimentos, Controle de Qualidade, Segurana e Sade no Trabalho, Energia e Impactos Ambientais. Estudo de casos de manufatura, processos e servios tecnolgicos. Bibliografia: 1. GRANDJEAN, E., Manual de Ergonomia: adaptando o trabalho ao homem. Artes Mdicas,1998. 2. LIDA, I., Ergonomia. Projeto e Produo. Edgard Blcher,1990. 3. DORFLES, G., O design industrial e sua esttica. Martins Fontes, 1989. 4. MARTINS, J., Arqutipos em marketing: o uso dos arqutipos emocionais na formao da imagem da marca. STS Publicaes, 1995. 5. ROCHA, H. V., BARANAUSKAS, M. C., Design e Avaliao de Interfaces HumanoComputador. So Paulo: Escola de Computao da USP, 2000. 6. MOREIRA, D., Administrao da Produo e Operaes. Editora Cengage Learning, 2008. RITZMAN, L. P., KRAJEWSKI, L. J., Administrao da Produo e Operaes. Editora Pearson/ Prentice Hall, 2009. Contedo Programtico 7.

Departamento: HAC00 Carga Horria: 68h T HAC Concepo de Produtos Tecnolgicos Modalidade: Disciplina Funo: Natureza: Optativo Pr-requisito: nenhum Mdulo de alunos: 50 Ementa: O produto como um negcio. Necessidades dos clientes e oportunidades no ambiente tecnolgico. Competidores e barreiras de entrada. Especificaes tcnicas e o posicionamento estratgico no mercado. Modelos de negcios para sustentao do produto. Efeitos da produo, comercializao e redes de cooperao na definio do produto. Pesquisa, desenvolvimento e licenciamento. Dilemas licenciardesenvolver e produzir-incorporar. Design Esttico e Funcional no posicionamento de mercado. Logstica e Internacionalizao. Plano de negcios e financiamento. Estudos de casos de concepo de produtos tecnolgicos. Bibliografia: 1. FERRELL, O. C., HARTLINE, M. D., Estratgia de Marketing. Ed. Atlas, 2000. 2. DAVIDOW, W. H., Marketing de Alta Tecnologia. Editora Campus, 1991. 3. SHANE, S. A., Sobre Solo Frtil. Ed. Bookman, 2005. 4. TAKAHASHI, S., PASSARINI, V., Gesto de Inovao de Produtos. Ed. Elsevier, 2006. 5. OLIVEIRA, C. A., Inovao da tecnologia, do produto e do processo. Editora DG, 2003. DEUTSCHER, J. A.; PAVANI, C., Lopez, S. M., Plano de Negcios: planejando o seu empreendimento. Rio de Janeiro: Lexikon, 1999. Contedo Programtico 6. sucesso de

34

HAC Sistemas de Inovao em Cincia e Departamento: HAC00 Carga Horria: 68h T Tecnologia Modalidade: Disciplina Funo: Natureza: Optativo Pr-requisito: nenhum Mdulo de alunos: 50 Ementa: Inovao nos diversos tipos de arranjos industriais: baseados em cincia, intensivos em escala, dominados por fornecedores, fornecedores especializados. Servios Tecnolgicos. Cadeia de Valor e Arranjos Produtivos Locais. Sistemas de Inovao: Mundo, Brasil e estados. Relao GovernoUniversidade-Indstria. Institutos de Pesquisa. Parques Tecnolgicos. Incubadoras de Empresas. Redes de PD. Agncias pblicas de Fomento e Financiamento. Capital de Risco. Propriedade Intelectual e Licenciamento de Tecnologia. Bibliografia: 1. SHANE, S. A., Academic Entrepreneurship: University Spinoffs and Weath Creation. Ed. Aldershot Edward Elgar, 2004. 2. CASSIOLATO, J. E., LASTRES, H., Sistemas de Inovao: polticas e Perspectivas. In: Parcerias estratgicas, n. 08, p. 237-255, 2000. 3. KIM, L., Da Imitao Inovao: a dinmica do aprendizado tecnolgico da Coria. Unicamp, 2005 4. KIM, L., NELSON, R., Tecnologia, Aprendizado e Inovao: as experincias das economias de industrializao recente. Unicamp, 2005 5. TIGRE, P. B., Gesto da Inovao: A economia da tecnologia no Brasil. Editora Elsevier, 2006. 6. BARBOSA, D. B., Direito da Inovao - Comentrios Lei N. 10.973/2004, Lei Federal da Inovao. Lumen Juris, 2006. 7. FREEMAN, Christopher. Economics of industrial innovation. Cambridge: MIT, 1982. GIBBONS, M., LIMOGES, C., NOWOTNY, H., SCHWARTZMAN, S., SCOTT, P., TROW, M. The new production of knowledge. Londres: Sage, 1994. Contedo Programtico 8.

35

HAC Fundamentos de Nanocincia e Departamento: HAC00 Carga Horria: 68h- T Nanotecnologia Modalidade: Disciplina Funo: Natureza: Optativo Pr-requisito: nenhum Mdulo de alunos: 50 Ementa: Bases da nanocincia e nanotecnologia. Nanotecnologias de cima para baixo e de baixo para cima. Macro e micro-estrutura. Sistemas de baixa dimensionalidade: pontos qunticos, nanofios, nanotubos, sistemas supramoleculares. Teoria atmica. Breve introduo mecnica quntica e estrutura da matria. Tipos de materiais: metlicos, polmeros, cermicos, biomateriais. Exemplos, propriedades e aplicaes de novos materiais: fsicas, fsico-qumicas, mecnicas, trmicas, ticas, biolgicas, entre outras. Noes de espectroscopia. Sntese e diversas tcnicas de preparao e caracterizao de materiais. Aplicaes. Impactos. Bibliografia: 1. PADILHA, A. F., Materiais de Engenharia: Microestrutura e Propriedades, Hemus, 2000. 2. SHACKELFORD, J., Cincia dos Materiais, Pearson Education, 2008. 3. CALLISTER, W. Jr, Cincia e Engenharia de Materiais: Uma Introduo. LTC, 2008. 4. ATKINS, P. W., Molculas, EDUSP, 2002. 5. LOPES, J. L., A estrutura quntica da matria do tomo pr-socratico s partculas elementares, Ed. UFRJ, 3. Edio, 2005. 6. KITTEL, C., Introduction to Solid State Physics, 8th ed.; Wiley, 2005. 7. ASHCROFT; N. W., MERMIN, N. D., Solid State Physics, Brooks Cole, 1976. 8. TOMA, H. E., Mundo Nanomtrico: a Dimenso do Novo Sculo. Editora Oficina de Textos, 2004. 9. DURAN, N., MATTOSO, L. H. C., DE MORAIS, P. C., Nanotecnologia: Introduo, Preparao e Caracterizao de Nanomateriais e Exemplos de Aplicao. Editora Artliber, 2006. 10. RATNER, M., RATNER, D., Nanotechnology: A Gentle Introduction to the Next Big Idea, Prentice Hall, 2002. 11. DREXLER, E. Engines of Creation 2.0: The Coming Era of Nanotechnology, Anchor Books, New York 1987. 12. BHUSHAN, B. (Ed.) Springer Handbook of Nanotechnology, Springer-Verlag, 2004. 13. ALI MANSOORI, G., Principles of Nanotechnology: Molecular Based Study of Condensed Matter in Small Systems, World Scientific Publishing Company, 2005. 14. KOHLER, M., Fritzsche, W., Nanotechnology - An Introduction to Nanostructuring Techniques, John Wiley, 2004. 15. CAO, G. Nanostructures e Nanomaterials, Imperial College Press, 2004. 16. WOLF, E., Nanophysics e Nanotecnology: An Introduction to Modern Concepts in Nanoscience, Wiley , 2006. 17. PRADEEP, T., Nano: The Essentials: Understanding Nanoscience e Nanotechnology, Tata McGraw-Hill, 2007. 18. KIRKLAND, A., HUTCHISON, J., Nanocharacterisation, RSC , 2007. 19. ATKINSON, W. I., Nanocosm: Nanotechnology and the Big Changes Coming from the Inconceivably Small, Amacon , 2005. 20. Uso de artigos de peridicos especializados na rea. Contedo Programtico

36

HAC Gesto de Projetos de Pesquisa e Departamento: HAC00 Carga Horria: 68h T Desenvolvimento Modalidade: Disciplina Funo: Natureza: Optativo Pr-requisito: nenhum Mdulo de alunos: 50 Ementa: Ciclo de vida de projetos. Planejamento: anlise de requisitos e definio de escopo, mtodos e tcnicas de estimativas de esforo, anlise de risco, cronograma e oramento. Elaborao de projetos para agncias de fomento. Ferramentas conceituais e computacionais de apoio ao planejamento e ao acompanhamento do projeto. Motivao da equipe e gesto de pessoas. Gesto da qualidade: normas ISO e ABNT, modelo CMM e mtricas de qualidade do produto. Gesto da documentao tcnica. Ferramentas de apoio documentao. Encerramento do projeto e prestao de contas. Estudo de casos de elaborao e acompanhamento de projetos. Bibliografia: 1. MEREDITH, J. R., Administrao de projetos: uma abordagem gerencial. Ed. LTC, 2003. 2. MARTINS, J. C. C., Gerenciando projetos de desenvolvimento de software com PMI, RUP e UML. Ed. Brasport, 2005. 3. Project Management Institute PMI. A guide to the project management body of knowledge. PMI Publishing Division, www.pmi.org, 2004. 4. KERZNER, H., Project Management: A Systems Approach to Planning, Scheduling and Controlling. John Wiley, 1998. 5. CLEMENTS, J. P., GIDO, J., Gesto de Projetos. Ed. Thomson Learning, 2007. 6. CLELAND, D. I., IRELAND, L. R., Gerenciamento de Projetos. Ed. LTC, 2007. 7. SANSO, W., MATHIAS W. F., Projetos, Planejamento, Elaborao e Anlise. So Paulo: Atlas. Contedo Programtico

Departamento: HAC00 Carga Horria: 68h T HAC Dispositivos Tecnolgicos Prticos I Modalidade: Disciplina Funo: Natureza: Optativo Pr-requisito: nenhum Mdulo de alunos: 50 Ementa: Estudo dos aspectos multidisciplinares dos conhecimentos bsicos da engenharia, atravs de uma abordagem orientada soluo de problemas prticos, sempre que possvel vinculados a demandas da sociedade. Organizada com os diversos contedos multidisciplinares girando em torno e derivados a partir da eletricidade e eletrnica. Bibliografia: 1. TUMA, D., SCRIVEN M., Problem Solving and Education: Issues in Teaching and Research, Hillsdale,1980. 2. IRWIN, J. D. Anlise de Circuitos em Engenharia. So Paulo: Makron Books, 2000. 3. TOCCI, R. J., WIDMER, N. S., Sistemas digitais. Pearson, 2003. 4. SEDRA, A.; SMITH, K. C. Microeletrnica. v. 1. 3. ed. So Paulo:Makron Books, 1995. 5. BOGART JR, T. F. Dispositivos e Circuitos Eletrnicos. Makron Books, 2001. 6. COTRIM, A. M. B. Instalaes Eltricas. 3a. ed. So Paulo: McGraw-Hill, 1995. 7. MAMEDE FILHO, J. Instalaes Eltricas Industriais. 6a.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2001. Contedo Programtico

37

Departamento: HAC00 Carga Horria: 68h T HAC Dispositivos Tecnolgicos Prticos II Modalidade: Disciplina Funo: Natureza: Optativo Pr-requisito: nenhum Mdulo de alunos: 50 Ementa: Estudo dos aspectos multidisciplinares dos conhecimentos bsicos da engenharia, atravs de uma abordagem orientada soluo de problemas prticos, sempre que possvel vinculados a demandas da sociedade. Organizada com os diversos contedos multidisciplinares girando em torno e derivados a partir dos microprocessadores e microcontroladores. Bibliografia: 1. SOUZA, V.A., Projetando com os Microcontroladores da Famlia PIC 18 uma Nova Percepo, Ensino Profissional, 2007. 2. SILVA, R., Programando Microcontroladores PIC: Programao em Linguagem C, Ensino Profissional, 2007. 3. PEREIRA, F., Microcontroladores PIC: Tcnicas Avanadas, rica, 2002. 4. PEREIRA, F., Microcontroladores PIC: Programao em C, rica, 2003. 5. ZANCO, W.S., Microcontroladores PIC16F628A/648A: uma Abordagem Prtica e Objetiva, rica, 2005; 6. ORDNEZ, E.D.M.,PENTEADO, C.G., SILVA, A.C.R., Microcontroladores e FPGAs, Aplicaes em Automao, Novatec, 2005. 7. TOCCI, R.J., LASKOWSKI, L.P., Microprocessadores e Microcomputadores, Hardware e Software, Prentice-Hall do Brasil, 1983. 8. MONTEIRO, M.A., Introduo Organizao de Computadores, LTC, 2007. Contedo Programtico

HAC Fundamentos de Cincias dos Novos Departamento: HAC00 Carga Horria: 68h T Materiais Modalidade: Disciplina Funo: Natureza: Optativo Pr-requisito: nenhum Mdulo de alunos: 50 Ementa: Tipos de Materiais. Estrutura e ligaes interatomicas dos materiais. Noes de cristalografia e difrao de raios-X. Breve introduo ao Estado Slido. Defeitos. Propriedades gerais dos materiais: eletrnicas, magnticas, trmicas, mecnicas, oticas. Fases. Processos de difuso. Novos materiais. Bibliografia: 1. ATKINS, P. W., Molculas, EDUSP, 2002. 2. STRATHERN, P., O Sonho de Mendeleiev - A Verdadeira Histria da Qumica, Zahar, 2002. 3. PADILHA, A. F., Materiais de Engenharia: Microestrutura e Propriedades, Hemus, 2000. 4. CALLISTER, W. Jr, Cincia e Engenharia de Materiais: Uma Introduo. LTC, 2008. 5. SHACKELFORD, J., Cincia dos Materiais, Pearson Education, 2008. 6. ASKELAND, D. R., PRABHAKAR, P. P., Cincia e Engenharia dos Materiais, Editora Cengage, 2008. 7. VLACK, L. H. VAN, Princpios de Cincia e Tecnologia dos Materiais, Editora Campus, 1984. 8. KITTEL, C., Introduction to Solid State Physics, 8th ed.; Wiley, 2005. 9. ASHCROFT; N. W., MERMIN, N. D., Solid State Physics, Brooks Cole, 1976. 10. CULLITY, B. D., STOCK, S. R., Elements of X-ray Diffraction. Prentice Hall, 3rd Ed., 2001. 11. Uso de livros clssicos sobre o assunto. 12. Uso de artigos de peridicos especializados na rea. Contedo Programtico

38

Departamento: HAC00 Carga Horria: 68h P HAC Laboratrio de Cincia e Tecnologia Modalidade: Disciplina Funo: Natureza: Optativo Pr-requisito: nenhum Mdulo de alunos: 25 Ementa: Experimentos fundamentais, histricos e modernos da Cincia e Tecnologia, em reas diversas. Procedimento experimental bsico. Mtodo Cientifico. Teoria de incertezas. Bibliografia: 1. Vuolo, J. H.; Fundamentos da Teoria de Erros. Ed. Edgard Blcher, So Paulo, SP. 2a Ed., 1992. 2. Resnick, R., Halliday, D., Walker, J.; Fundamentos de Fsica (4 vols.), 8a. Ed., LTC, 2009. 3. Pereira Netto, J. C., Fsica, Matemtica e Qumica: um Modelo de Interdisciplinaridade (3 vols.). Ind. Grfica Brasil, 2001-2003. 4. Tipler, P. A. Fsica Moderna, 3 Ed., LTC, 2001. 5. Campbell, J. N., Campbell, J. B; Matemtica de Laboratrio: Aplicaes Mdicas e Biolgicas. Editora Roca, 2006. 6. Atkins, P., Jones, L.; Princpios de Qumica: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente. Bookman, 2006. 7. Uso de artigos de peridicos especializados na rea. Contedo Programtico

Departamento: HAC00 Carga Horria: 68h T HAC Fundamentos de Espectroscopia Modalidade: Disciplina Funo: Natureza: Optativo Pr-requisito: nenhum Mdulo de alunos: 50 Ementa: Significado de espectro. Breve histrico de estudos de espectroscopia, considerando brevemente as interaes entre radiao e matria. Nveis de Energia em sistemas atmicos e moleculares. Exemplos de espectros atmicos e moleculares. Mtodos Espectroscpicos. Diversas caracterizaes utilizando espectroscopia tica: infravermelho, visvel e ultravioleta. Raman. Ressonncia Magntica. Mssbauer. Outras tcnicas. Bibliografia: 1. Introduction to Spectroscopy, 4th edition, Donald L. Pavia, Gary M. Lapman, George S. Kriz, James A. Vyvyan. Brooks Cole / CENGAGE, 2009. 2. The Science of Spectroscopy: www.scienceofspectroscopy.info 3. Symmetry and Spectroscopy, Daniel C. Harris, Michael D. Bertolucci. Dover Publications, N.Y., 1978. 4. Fundamentos da Espectroscopia Raman e no Infravermelho, O. Sala, UNESP, 1996. 5. Mtodos Espectroscpicos de Analise Quantitativa, M. E. do C. Vinad, E. R. do C. Vinad, UFSM, 2005. 6. Espectroscopia de Ressonncia Magntica Nuclear, A. M. DA. Rocha Gonsalves e T. M. V. D. Pinho e Melo, Editora Coimbra, 2007. 7. Spectroscopy for the Biological Sciences. G. G. Hammes. Wiley, 2005. 8. Uso de artigos de peridicos especializados na rea. Contedo Programtico

39

HAC Fundamentos de Engenharia Biomdica e Departamento: HAC00 Carga Horria: 68h T Clinica Modalidade: Disciplina Funo: Natureza: Optativo Pr-requisito: nenhum Mdulo de alunos: 50 Ementa: Definio e conceitos bsicos: Bioengenharia. Engenharia Mdica & Biolgica. Engenharia Clnica. Engenharia de Reabilitao. Campo de trabalho e perfil dos profissionais. Noes de biofsica. Novas tecnologias e aplicaes: laser, ultra-som, radiao ionizante, imagens, microfabricao, micro e nanosensores. Bibliografia: 1. Duran, J. H. R., Biofisica - Fundamentos e Aplicaoes, Prentice Hall Brasil, 2003. 2. Bronzino, J. D. The Biomedical Engineering Handbook, Third Edition. CRC Press, 2006. 3. Dyro, J. Clinical Engineering Handbook (Biomedical Engineering). Academic Press, 2004. 4. David, Y., von Maltzahn, W. W., Neuman, M. R., Bronzino, J. D. (Eds.). Clinical Engineering. CRC Press, 2003. 5. Garcia, E. A. C.; Biofsica. Sarvier, So Paulo, 1997. 6. Webster, J. G.; Medical Instrumentation Application and Design, 2a Ed., Houghton Mofflin Co., Boston,1992. 7. Weiss, F. T.; Cellular Biophysics. Vol. 1, Transport. MIT Press, Cambridge, Massachusets, 1996. 8. Uso de artigos de peridicos especializados na rea. Contedo Programtico

HAC Fundamentos de Biomateriais e Departamento: HAC00 Carga Horria: 68h T Biotecnologia Modalidade: Disciplina Funo: Natureza: Optativo Pr-requisito: nenhum Mdulo de alunos: 50 Ementa: Introduo a cincia e engenharia de biomateriais. Conceitos Bsicos. Fundamentos de biomedicina. Aplicaes em biomateriais. Bibliografia: 1. Orefice, R. L., Pereira, M. de M., Mansur, H. S. Biomateriais: Fundamentos e Aplicaes, Editora Cultura Mdica, 2007. 2. Ratner, B. D., Hoffman, A. S., Schoen, F. J., Lemons, J. E., Biomaterials Science, Academic Press, 1996. 3. Temenoff, J. S., Mikos, A. G.; Biomaterials: The Intersection of Biology and Materials Science. Prentice Hall, 2008. 4. Hench, L. L., Bioceramics: From Concept to Clinic, J. Am. Ceram. Soc. 74 (1991) 1487. 5. Hench, L. L., Bioceramics, J. Am. Ceram. Soc. 81 (1998) 1705. 6. Uso de artigos de peridicos especializados na rea. Contedo Programtico

40

Departamento: HAC00 Carga Horria: 68h T HAC Fundamentos de Microscopia Modalidade: Disciplina Funo: Natureza: Optativo Pr-requisito: nenhum Mdulo de alunos: 50 Ementa: Introduo as microscopias tica e eletrnica (transmisso e varredura). Teoria Bsica. Princpios de funcionamento. Limitaes. Noes de microscopia de forca atmica / tunelamento / varredura por sonda. Outros equipamentos e tcnicas. Preparao bsica de amostras e aquisio de imagens. Bibliografia: 9. Mannheimer, W. Microscopia dos Materiais: Uma Introduo. Editora E-Papers, 2002. 10. Kestenbach, H.; Botta, W. J. Microscopia Eletrnica: Transmisso e Varredura. Associao Brasileira de Metais, 1994. 11. Mesquita. S. M. O.; Prticas em Microscopia tica de Minerais no Opacos, Edufba, 2008. 12. Croft, W. J.; Under the Microscope: a Brief Story of Microscopy. World Scientific, 2006. 13. Abramowitz, M.; Microscope: Basics and Beyond. Olympus America Inc., 2003. 14. Hawkes, P. W., Spence, J. C. H.; Science of Microscopy, Vol. I. Springer, 2007. 15. Williams, D. B.; Carter, C. B.; Transmission electron microscopy: a textbook for materials science 2nd Ed., vol. 1- Basics. Springer, 2004. 16. Egerton, R. F.; Physical Principles of Electron Microscopy: An Introduction to TEM, SEM, and AEM. Springer, 2005. 17. Amelinckx, S., van Dyck, D., van Landuyt, J., van Tendeloo, G. (Eds.); Electron Microscopy: Principles and Fundamentals. VCH, 1997. 18. Goldstein, J., Newbury, D. E., Joy, D. C., Lyman, C. E., Echlin, P., Lifshin, E., Sawyer, L. C., Michael, J. R.; Scanning Electron Microscopy and X-ray Microanalysis, Springer, 2003. 19. Veeco, Metrology Group. Scanning Probe Microscopy Training Notebook. Digital Instruments, 2000. 20. Veeco, Metrology Group. A Practical Guide to Scanning Probe Microscopy. Digital Instruments, 2000. 21. Morris, V. J., Gunning, A. P., Kirby, A. R.; Atomic Force Microscopy for Biologists. World Scientific Publishing Company, 1999. 22. Uso de artigos de peridicos especializados na rea. Contedo Programtico

HAC Gesto de Pequenas Empresas de Base Departamento: HAC00 Carga Horria: 68h T Tecnolgica Modalidade: Disciplina Funo: Natureza: Optativo Pr-requisito: nenhum Mdulo de alunos: 50 Ementa: Viso Geral do Funcionamento de uma pequena empresa. Aspectos relevantes da contabilidade, legislao e tributao. Custos e finanas. Crdito. Sistema de informao. Terceirizao de atividades. Relacionamento com bancos, clientes e fornecedores. Sistema de Vendas. Processo de produo. Qualidade. Estoque e logstica. Marketing e propaganda. Treinamento e gesto de pessoas. Cooperativismo e Associativismo. Franquias. Responsabilidade social. Estudo de casos com identificao de Fatores Crticos de Sucesso e Fracasso de uma Empresa. Bibliografia: 1. BORNHOLDT, W., Orquestrando empresas vencedoras: guia prtico da administrao de estratgias e mudanas. Rio de Janeiro: Campus, 1997. 2. MCCORMACK, M. H., Arte de negociar. So Paulo: Best Seller, 1997. 3. DRUCKER, P. F., Inovao e esprito empreendedor (entrepreneurship): prtica e princpios. 6 ed., So Paulo: Pioneira, 2000. 4. ERICKSEN, G. K., Doze historias de sucesso: a fora das idias audaciosas da inovao e da sorte. 3 ed., Rio de Janeiro: Campus, 1998. 5. WETHERBE, J. C., Mundo na hora certa: os 11 princpios gerenciais que tornaram a Federal Express um sucesso da noite para o dia. Rio de Janeiro: Campus, 1998. 6. OLIVEIRA, D. P. R., Estratgia empresarial: uma abordagem empreendedora. 2 ed. rev. e atual, So Paulo: Atlas, 1991. 7. SCHELL, J., Guia para gerenciar pequenas empresas: como fazer a transio para uma gesto empreendedora. Rio de Janeiro: Campus, 1995. Contedo Programtico

41

Carga Horria: 68h T HAC Fundamentos de Cristalografia e Departamento: HAC00 Difrao de Raios X Modalidade: Disciplina Funo: Natureza: Optativo Pr-requisito: nenhum Mdulo de alunos: 50 Ementa: Teoria atmica Breve introduo teoria elementar da matria. Estrutura cristalina. Elementos de Cristalografia. Simetria. Noes de teoria dos grupos. Interaes de Raios-X com a matria. Difrao de Raios X. Complementos. Algumas tcnicas de preparao & caracterizao. Bibliografia: 1. PADILHA, A. F., Materiais de Engenharia: Microestrutura & Propriedades, Hemus, 2000. 2. CULLIT, B. D., Elements of X-ray Diffraction. Addison-Wesley (1978). 3. CALLISTER, W. Jr, Cincia e Engenharia de Materiais: Uma Introduo. LTC, 2008. 4. PECHARSKY, V., ZAVALIJ, P. Fundamentals of Powder Diffraction and Structural Characterization of Materials. Springer (2005). 5. FAZZIO, A. ; WATARI, K. Introduo a Teoria de Grupos - Aplicada em Molculas e Slidos. 2 Edicao. Livraria da Fsica (2009). Contedo Programtico

Departamento: HAC00 Carga Horria: 68h - P HAC Empreendedorismo e Inovao Modalidade: Disciplina Funo: Natureza: Optativo Pr-requisito: nenhum Mdulo de alunos: 30 Ementa: Sociedade, tecnologia e inovao. Inovao conceitual e inovao tecnolgica. O que empreendedorismo. As instituies de C&T e de empreendedorismo no Brasil. Projeto de desenvolvimento de produto/servios. O mercado de consumidores e o mercado de empresas. Estudos de marcado e do comportamento dos consumidores: tcnicas de pesquisa. Incubadoras. Marketing de produtos e servios inovadores. Plano de negcios. Bibliografia: CHIAVENATO, Idalberto. Dando Asas ao Esprito Empreendedor. So Paulo: Saraiva, 2008. DORNELAS, Jos Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando idias em negcios. Rio de Janeiro: Elsevier, 2001. DRUCKER, Peter Ferdinand. Inovao e esprito empreendedor: prtica e princpios. So Paulo: Pioneira, 1987. FRM, PBE & SEBRAE Nacional. (2000) Aprender a Empreender. Fundao Roberto Marinho, Programa Brasil Empreendedor e SEBRAE Nacional. Sala Produes. NORBERTO, Elaine. Estratgias Corporativas de Marcas e Estratgias Sociais de Diferenciao: uma anlise partir do automvel. In: Tempo Social, Revista de Sociologia da USP, V. 16, n 2. So Paulo: USP, nov. 2004. NORBERTO-SILVA, Elaine. Consumo, Mimesis e Sentido. In: Valverde, Monclar (Org.). As formas do Sentido. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2003. SCHMIDT, Carla M. e DREHER, Marialva T. Cultura empreendedora e arranjo produtivo local. Londrina, XLV Congresso da Sociedade Brasileira de Administrao, Economia e Sociologia Rural, 2007. Disponvel em: http://www.sober.org.br/palestra/6/342.pdf Consultado em : 15/04/10. HOELTGEBAUM, Marianne; BRIDI, Joo Vitor. A real demanda por incubadoras: a opinio dos alunos que Aprendem Empreendedorismo nos Cursos de Administrao nas Universidades de Blumenau. Salvador, XI Seminrio Latino-Iberoamericano de Gesto Tecnolgica, 2005. Disponvel em http://www.redetec.org.br/publique/media/demanda%20por%20incubadoras.pdf Consultado em 13/04/2010 Contedo Programtico

42

Departamento: HAC00 Carga Horria: 68h T HAC - Introduo ao Campo da Sade Modalidade: Disciplina Funo: Natureza: Optativo Pr-requisito: nenhum Mdulo de alunos: 50 Ementa: Os conceitos de sade. A expresso conceitual campo da sade e os elementos formadores desse campo. Instituies, polticas e prticas de sade. Os conceitos de promoo da sade, risco e vulnerabilidade. Principais movimentos organizadores do campo da sade, com nfase na Reforma Sanitria. Seleo e debate de temas numa perspectiva interdisciplinar. Bibliografia: 1. Almeida Filho, N. As Trs Culturas na Universidade Nova. In: Projeto Pedaggico dos Bacharelados Interdisciplinares. s/d. 2. Ayres, J.R.C.M., Frana Junior, I., Calazans, G.J. e Saletti Filho, H.C. O conceito de vulnerabilidade e as prticas de sade: novas perspectivas e desafios. In: Czeresnia, D., Freitas, C. M. (orgs.) Promoo da sade: conceitos, reflexes, tendncias. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2003, p.117-139. 3. Ayres, J.R. Uma concepo hermenutica de sade. PHYSIS: Rev. Sade Coletiva, Rio de Janeiro, 17(1):43-62, 2007. 4. Batistella, C. Sade, doena e cuidado: complexidade terica e necessidade histrica. In: Fonseca, A.F. (org.). O territrio e o processo sade-doena. Rio de Janeiro: EPSJV, FIOCRUZ, 2007a, p.25-49. 5. Batistella. C. Abordagens contemporneas do conceito de sade. In: Fonseca, A.F. (org.). O territrio e o processo sade-doena. Rio de Janeiro: EPSJV, FIOCRUZ, 2007b, p. 51-86. 6. Buss, P.M. Uma introduo ao conceito de promoo da sade. In: Czeresnia, D., Freitas, C. M. (orgs.) Promoo da sade: conceitos, reflexes, tendncias. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2003, p.15-38. 7. Coelho, M.T.A.D. e Almeida Filho, N. Conceitos de sade em discursos contemporneos de referncia cientfica. Hist, cienc. sade Manguinhos, Rio de Janeiro, 9(2): 315-333, Ago 2002. 8. Czeresnia, D. O conceito de sade e a diferena entre preveno e promoo. In: Czeresnia, D., Freitas, C. M. (orgs.) Promoo da sade: conceitos, reflexes, tendncias. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2003, p. 39-53. 9. Czeresnia, D. Risco epidemiolgico e vigilncia sanitria. In: Costa, E.A. (org.). Vigilncia sanitria: desvendando o enigma. Salvador: EDUFBA, 2008. 10. Gondim, G. Do conceito de risco ou da precauo: entre determinantes e incertezas. In: Fonseca, A.F. (org.). O territrio e o processo sade-doena. Rio de Janeiro: EPSJV, FIOCRUZ, 2007a, p.87-119. 11. Paim, J.S. Movimentos no campo social da sade. Salvador: EDUFBA, 2006. p.117-138. 12. Scliar, M. Histria do conceito de sade. PHYSIS: Rev. Sade Coletiva, Rio de Janeiro, 17 (1):2942, 2007. Contedo Programtico

43

Departamento: HAC00 Carga Horria: 68h T HAC Campo da Sade: Saberes e Prticas Modalidade: Disciplina Funo: Natureza: Optativo Pr-requisito: nenhum Mdulo de alunos: 50 Ementa: Saberes e prticas do campo da sade Situao de sade da populao brasileira: principais problemas, determinantes e polticas. Sistemas e servios de sade no Brasil: histria, organizao atual e perspectivas. Prticas profissionais de sade e formas de organizao do processo de trabalho individual e coletivo. Seleo e debate de temas numa perspectiva interdisciplinar. Bibliografia: 1. Ayres, J.R.C.M. Cuidado e reconstruo das prticas de sade. Interface Comunic., Sade, Educ., v.8, n.14, p.73-92, set.2003-fev.2004. 2. Bahia, L. O SUS e os desafios da universalizao do direito sade: tenses e padres de convivncia entre o pblico e o privado no sistema de sade brasileiro. Lima e cols (orgs), Sade e Democracia: histria e perspectivas do SUS, Fiocruz, Rio de Janeiro, 2005, 407-449. 3. Brasil. Ministrio da Sade. Secretaria de Vigilncia em Sade. Sade Brasil 2006 Uma Anlise da Desigualdade em Sade. Braslia: Ministrio da Sade, 2006. 4. Barreto M.L. e Carmo, E.H. Padres de adoecimento e de morte da populao brasileira: os renovados desafios para o Sistema nico de Sade. Cincia & Sade Coletiva, 12 (Sup): 1779-1790, 2007. 5. Meneghel, S. N. Epidemiologia: exerccios e anotaes. Escola de Sade Pblica, Porto Alegre, RS, 2008, (cp. 3, 4, 5 e 6), p. 26-70 6. Noronha, J. C.,Pereira, T. R. e Viacava, F. As condies de sade dos brasileiros: duas dcadas de mudanas (1989-2000).In: Lima e cols. (orgs), Sade e Democracia: histria e perspectivas do SUS, Fiocruz, Rio de Janeiro, 2005, 153-192. 7. Kerr-Pontes, L. e Rouquayrol, M.Z. Medida da Sade Coletiva. In: Rouquayrol, M. Z. e AlmeidaFilho, N. Epidemiologia & Sade. 6a. ed. Rio de Janeiro, MEDSI, 2003. p. 37-82. 8. Santos, I.S.; Ug, M.A.D. e Porto, S.M. O mix pblico-privado no Sistema de Sade Brasileiro: financiamento, oferta e utilizao de servios de sade. Cinc. sade coletiva, v.13, n.5, Rio de Janeiro set./out. 2008. 9. Uchoa, E. e Vidal, J.M. Antropologia mdica: elementos conceituais e metodolgicos para uma abordagem da sade e da doena. Cad. Sade Pblica, Rio de Janeiro, v. 10, n. 4, dez. 1994. 10. Veras, R. et al. Transformaes demogrficas e os novos desafios resultantes do envelhecimento populacional. In: Minayo e Coimbra (orgs). Crticas e Atuantes: Cincias Sociais e Humanas em Sade na Amrica Latina. Fiocruz, Rio de Janeiro, 2005. p.503-518. Contedo Programtico

HAC Tpicos Especiais em Cincias I Departamento: HAC00 Carga Horria: 68h T Modalidade: Disciplina Funo: Bsico Natureza: Optativo Pr-requisito: nenhum Mdulo de alunos: 50 Ementa: Estudo de tpicos especficos multidisciplinares, epistemolgicos e histricos voltados para a abordagem das cincias e dos desenvolvimentos de pesquisas, em questes tanto fundamentais quanto contemporneas de determinados campos cientficos. Bibliografia bsica: (a definir)

HAC Tpicos Especiais em Cincias II Departamento: HAC00 Carga Horria: 34h T Modalidade: Disciplina Funo: Bsico Natureza: Optativo Pr-requisito: nenhum Mdulo de alunos: 50 Ementa: Estudo de tpicos especficos multidisciplinares, epistemolgicos e histricos voltados para a abordagem das cincias e dos desenvolvimentos de pesquisas, em questes tanto fundamentais quanto contemporneas de determinados campos cientficos. Bibliografia bsica: (a definir) Contedo Programtico

44

HAC Tpicos Especiais em Tecnologias I Departamento: HAC00 Carga Horria: 68h T Modalidade: Disciplina Funo: Bsico Natureza: Optativo Pr-requisito: nenhum Mdulo de alunos: 50 Ementa: Estudos de tpicos especficos multidisciplinares, epistemolgicos e histricos voltados para a abordagem das tcnicas e dos desenvolvimentos de inovaes, em questes tanto fundamentais quanto contemporneas de determinados campos tecnolgicos. Bibliografia bsica: (a definir) Contedo Programtico

HAC Tpicos Especiais em Tecnologias II Departamento: HAC00 Carga Horria: 34h T Modalidade: Disciplina Funo: Bsico Natureza: Optativo Pr-requisito: nenhum Mdulo de alunos: 50 Ementa: Estudos de tpicos especficos multidisciplinares, epistemolgicos e histricos voltados para a abordagem das tcnicas e dos desenvolvimentos de inovaes, em questes tanto fundamentais quanto contemporneas de determinados campos tecnolgicos. Bibliografia bsica: (a definir) Contedo Programtico

8.4.2. Componentes Curriculares oferecidos pelas Unidades da UFBA da rea de Cincia e Tecnologia para o Mdulo Linguagens Matemticas (Bloco de Obrigatrias e Optativas da Grande rea de CT): Todos os componentes curriculares oferecidos pelas unidades das reas de Cincia e Tecnologia da UFBA (respeitados os critrios de requisito): Arquitetura, Biologia, Enfermagem, Engenharias, Matemtica,

Estatstica e Computao, Farmcia, Fsica, Geocincias, Odontologia, Medicina, Nutrio, Sade, Qumica, com os respectivos cdigos ARQ, BIO, CCA, CCS, CET, ENF, ENG, FAR, FIS, FOF, GEO, ICS, IMS, ISC, MAT, MED, MEV, NUT, QUI. 8.4.3. Componentes Curriculares das reas de Concentrao do BI-CT (Bloco Optativas da Grande rea de Cincia e Tecnologia): Todos os componentes curriculares das reas de Concentrao aprovadas pelo Colegiado do Bacharelado Interdisciplinar em Cincia e Tecnologia, independentemente do cdigo, respeitando os pr-requisitos (quando houver). Observao: Os componentes curriculares de Unidades da UFBA dos campos das Humanidades, Artes e Sade cujos cdigos esto relacionadas no Anexo I deste projeto enquanto Culturas Humansticas e Artsticas mas que pertenam a reas de Concentrao aprovadas pelo BI-CT, sero considerados componentes curriculares do Bloco Optativas da Grande rea de Cincia e Tecnologia.
45

9. Normas de Funcionamento
a) O candidato optar pelo turno de estudos ao se inscrever no processo seletivo. b) A transferncia de alunos dos BI obedecer aos critrios gerais estabelecidos pela UFBA, para o ensino de graduao, e resoluo especfica aprovada pela Congregao do IHAC. c) A opo pela Grande rea, ou por uma das reas de Concentrao, ser feita no momento da matrcula do quarto semestre. d) Mesmo aps a opo por uma das reas de Concentrao, o aluno continuar matriculado no IHAC, onde far sua inscrio semestral e ter o seu diploma expedido por esta Unidade. e) A Orientao Acadmica dos alunos ser realizada pelos docentes do IHAC, conforme resoluo especfica da Congregao. f) O Trabalho de Concluso de Curso TCC e as Atividades Complementares, em funo da sua natureza especial, tero regulamentos prprios (cf. anexos). g) As reas de Concentrao propostas pelas Unidades devero ser aprovadas pelas suas respectivas Congregaes, pela Congregao do IHAC e pela Cmara de Ensino de Graduao.

10. Titulao
O egresso do curso ter duas alternativas de titulao no seu diploma:

1) Se optar, na segunda metade do curso, pela permanncia na Grande rea de Cincia e Tecnologia, receber o ttulo de Bacharel em Cincia e Tecnologia.

2) Se optar, na segunda metade do curso, por uma das reas de Concentrao, receber o ttulo de Bacharel em Cincia e Tecnologia com rea de Concentrao em (ttulo aprovado da rea de Concentrao). Exemplos de titulao: Bacharel em Cincia e Tecnologia; Bacharel em Cincia e Tecnologia com rea de Concentrao em Cincias da Terra e do Mar;
46

Uma vez obtido o diploma, o estudante ter distintas possibilidades em seu percurso acadmico ou profissional: poder ingressar no mercado de trabalho, em organizaes privadas ou pblicas, visto que dispor de um diploma de ensino superior; poder permanecer na Universidade em um dos cursos profissionalizantes do ciclo de graduao; poder ingressar no ensino de ps-graduao (especializao, mestrado acadmico ou profissional e, a seguir, doutorado).

11. Local, Turnos e Horrios de Funcionamento


O curso est funcionando, provisoriamente, no Pavilho de Aulas da Federao III, no campus de Ondina, at que seja construdo, neste mesmo campus, o prdio que abrigar o Instituto de Humanidades, Artes e Cincias Professor Milton Santos. As aulas so ministradas preferencialmente no prdio da Unidade e, excepcionalmente, em outros espaos, quando justificado pela natureza do componente curricular.

Os turnos de funcionamento do curso so o vespertino e noturno. Os ingressos nos respectivos turnos sero definidos no processo seletivo. Os horrios de funcionamento so6:

13:00 h s 17:00 h Vespertino; 18:30 h s 22:30 h Noturno.

12. Gesto e Avaliao


12.1 Gesto A Gesto do Bacharelado Interdisciplinar em Ciencia e Tecnologia ser exercida por um Colegiado composto por professores do IHAC e representantes de outras unidades da rea de cincias e tecnologias da UFBA que se envolvam com a organizao das reas de concentrao do BI em CT e ter um Coordenador e um Vice-Coordenador eleitos pelos seus membros com mandatos com a durao de 2 anos, com possibilidade de reconduo. A composio, atribuies, competncias e o processo de indicao de seus membros e dirigentes esto estabelecidos no Regimento Interno do Instituto de
6

Estes horrios podero sofrer alteraes em funo da adequao aos demais horrios da Universidade.

47

Humanidades, Artes e Cincias Professor Milton Santos, com destaque para os artigos 15, 16 e 17 do referido documento. 12.2 Avaliao Os procedimentos de avaliao da aprendizagem obedecero ao disposto no Regimento Geral da UFBA e no Regulamento do Ensino de Graduao. Em funo do carter inovador e transformador dos Bacharelados Interdisciplinares, sero adotadas modalidades de avaliao condizentes com a proposta. As avaliaes do curso e da Unidade atendero s exigncias da legislao em vigor (SINAES) e sero sistematicamente conduzidas pela Unidade Tcnica de Avaliao da Coordenao Acadmica. Sendo a universidade um espao de produo de conhecimento crtico e, portanto, questionador, ela deve estar atenta superao de prticas avaliativas tradicionais incompatveis com a inovao pedaggica a que visa. A inovao do projeto dos BI e seu desenvolvimento implicam a implementao de um iderio pedaggico fundado na participao ativa dos estudantes na construo do seu fluxo acadmico. Os mtodos avaliativos na educao superior que ainda traduzem prticas acadmicas tradicionais tendem a difundir modelos de avaliao mais quantitativos e menos processuais. Este tipo de avaliao no reflete os conhecimentos e as habilidades que os estudantes efetivamente devem adquirir; ou mesmo se estes estudantes adquirem algum conhecimento no decorrer da vida universitria. Uma mudana neste modelo requer a superao do conceito de universidade como instituio meramente informadora e reprodutora do conhecimento e, diferentemente disso, mais produtora de saber e anlise crtica. Nesse sentido, sugere-se a adoo de avaliao de carter qualitativo ao longo do semestre, com participao ativa do estudante na proposio do tipo de tarefa(s) que dever realizar. Ser solicitado ao professor a descrio das eventuais dificuldades e avanos enfrentados para cumprir as exigncias do componente curricular pelo qual responsvel, inclusive levando em considerao a relao entre leituras propostas e efetivamente realizadas e produo de obras ou textos autorais.

Assim, consideramos aspectos relevantes aos processos de avaliao:

1. Definio de critrios e objetivos da avaliao 2. Clareza quanto aos mtodos e instrumentos utilizados 3. Adequao dos instrumentos de avaliao s atividades pedaggicas / institucionais
48

4. Avaliao enquanto um processo regular, no punitivo. 5. Periodicidade 6. Coerncia na aplicao e interpretao dos resultados 7. Uma oportunidade ao redimensionamento do processo 8. Reconhecimento do sujeito avaliado 9. Auto-avaliao 10. Avaliao pelos pares. 11. Confiabilidade dos processos 12. Retorno dos resultados e desdobramentos da avaliao

Considerando, portanto, as diversas modalidades de avaliao em operao no IHAC (institucional, docente e de ensino-aprendizagem), ser submetido Congregao do instituto um conjunto normativo baseado nas seguintes aes:

1. Delineamento de uma poltica de avaliao contnua para o IHAC. 2. Criao de uma Comisso de Avaliao Institucional integrada CPA (Comisso Prpria de Avaliao) da Universidade. 3. Criao de instrumentos gerais e especficos (institucional, docente, ensinoaprendizagem, auto-avaliao), os quais j foram apresentados Comunidade do IHAC. 4. Delimitao das dimenses de avaliao. 5. Autonomia dos professores na construo de modelos da avaliao de ensinoaprendizagem. 6. Acompanhamento pedaggico (avaliador e avaliado).

49

ANEXO I

EMENTRIO DE COMPONENTES CURRICULARES DENOMINADOS DE CULTURAS7 (ARTISTICAS E HUMANSTICAS)

BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIENCIA E TECNOLOGIA


Tal como exposto acima (item 7.2.1.2), entre os componentes que integram o Mdulo Formao das Culturas incluem-se componentes curriculares obrigatrios oferecidos pelo IHAC. Deste modo, listam-se abaixo os componentes que sero considerados como Culturas Artsticas e Humansticas para os estudantes do BI-CT.

Este conjunto compreende os componentes curriculares denominados de culturas oferecidos pelo IHAC. As demais culturas possuem ementas j registradas pelas unidades da UFBA.

50

EMENTRIO - CULTURA ARTSTICA


Os componentes curriculares considerados como pertencentes cultura artstica so considerados de optativos para os alunos do BI-CT, sendo necessrias 136 horas de componentes deste bloco para a compleio da Etapa da Formao Geral. Os componentes curriculares que constituem a cultura artstica so os seguintes: a) Todos os componentes curriculares das unidades de ensino da UFBA das reas IV Letras; e rea V Artes. Assim sendo, compem as Componentes Curriculares que apresentam os seguintes cdigos: DAN, EBA, LET, MUS, TEA), respeitados os prrequisitos. b) Todos os componentes curriculares das reas de Concentrao aprovadas pelo Colegiado do BI-CT, independentemente do cdigo. c) Os seguintes componentes curriculares oferecidos pelo IHAC:
Carga Horria: 34h T 34h P Modalidade: Atividade Funo: Bsico Natureza: Optativo Pr-requisito: nenhum Mdulo de alunos: 25 vagas Ementa: Contedos curriculares reunindo estudos e reflexo analtica sobre temas culturais relevantes para a formao acadmica na rea de Artes. Aprofundamento e integrao de percursos exploratrios a partir de quatro eixos: palavra, imagem, som e corpo. Realizao de aes artsticas em torno da elaborao de produtos. HACA04 Ao Artstica Bibliografia bsica 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. DELEUZE, Giles. Francis Bacon: lgica da sensao. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007. DELEUZE, Giles. Lgica do sentido. So Paulo: Perspectiva, 2000. GIL, Jos. Metamorfoses do corpo. Lisboa: Relgio dgua, 1997. GREINER, Christine. Corpo: pistas para estudos indisciplinares. So Paulo: Anablume, 2005. MACHADO, Arlindo. O Quarto Iconoclasmo e outros ensaios hereges. So Paulo: Contra Capa, 2001. SANTAELLA, Lucia e NRTH, Winfried. Imagem: cognio, semitica e mdia. So Paulo: Iluminuras, 1999. TINHORO, Jos Ramos. Os sons que vm da rua. Rio de Janeiro: Editora 34, 1999. WISNIK, Jos Miguel. O som e o sentido: uma outra histria das msicas. So Paulo: Companhia das Letras, 1999. Departamento: HAC00

9. ZUMTHOR, Paul. A letra e a voz. So Paulo: Companhia das Letras, 1993 Contedo Programtico

51

Departamento: HAC00 Carga Horria: 68h T HACA05 Polticas Culturais Modalidade: Disciplina Funo: Bsico Natureza: Optativo Pr-requisito: nenhum Mdulo de alunos: 50 vagas Ementa: Estudo das polticas culturais. Conceitos e abrangncias das polticas culturais. Estudo de temas e casos especficos de polticas culturais, com nfase para a situao no mundo contemporneo. Bibliografia bsica 1. BARBALHO, Alexandre. Poltica cultural. In: RUBIM, Linda. Organizao e produo da cultura. Salvador, EDUFBA, 2005, p. 33-52. 2. BOLN, Eduardo Nivn. La poltica cultural. Temas, problemas y oportunidades. Mxico, Conselho nacional para a Cultura e as Artes, 2006. 3. BOUZADAS, Xan. Acerca del origen y genesis de las politicas culturales occidentales: arqueologas y derivas. In: O Pblico e o Privado. Fortaleza, (9):109-145, Janeiro / junho de 2007. 4. COELHO, Teixeira. Dicionrio crtico de poltica cultural. So Paulo, Iluminuras / FAPESP, 1997. 5. DAGNINO, Evelina. Polticas culturais, democracia e projeto neoliberal. In: Revista Rio de Janeiro, (1):45-65, janeiro-abril de 2005. 6. LEBOVICS, Herman. La misin de Malraux. Buenos Aires, Eudeba, 2000. 7. MATO, Daniel (org.) Cultura, poltica y sociedad. Perspectivas latinoamericanas. Buenos Aires, CLACSO, 2005. 8. NUSSBAUMER, Gisele (org.) Teorias & polticas da cultura. Salvador, EDUFBA, 2007. 9. RUBIM, Antonio Albino Canelas. Polticas culturais: entre o possvel e o impossvel. In: NUSSBAUMER, Gisele (org.) Teorias & polticas da cultura. Salvador, EDUFBA, 2007, p.139-158. 10. ___ Polticas Culturais no Brasil: Trajetria e Contemporaneidade. Texto indito. 11. ___ Polticas Culturais: Novos Desafios. Texto indito. 12. RUBIM, Antonio Albino Canelas e RUBIM, Lindinalva. Televiso e Polticas Culturais no Brasil Contemporneo. In: RUBIM, Antonio Albino Canelas e RAMOS, Natlia (orgs.) Estudos da Cultura no Brasil e em Portugal. Salvador, EDUFBA, 2008, p.183-213. 13. RUBIM, Antonio Albino Canelas Rubim e BARBALHO, Alexandre (orgs.). Polticas Culturais no Brasil. Salvador, EDUFBA, 2007. 14. RUBIM, Antonio Albino Canelas e BAYARDO, Rubens (orgs.). Polticas Culturais na IberoAmrica. Salvador, EDUFBA, 2008. Contedo Programtico

52

Departamento: HAC00 Carga Horria: 68h T HACA07 - Artes e Mundo Digital Modalidade: Disciplina Funo: Bsico Natureza: Optativo Pr-requisito: nenhum Mdulo de alunos: 45 vagas Ementa: Novas possibilidades e emergncias de configuraes artsticas em virtude da relao arte-cinciatecnologia. Redimensionamento e reorganizao das artes tradicionais e sua implicao com a cultura digital. Surgimento de configuraes especficas de artes pela condio eletrnico-digital e pelos novos estudos de corpo. Tecnologias comunicacionais como elementos expressivos apropriados pelos vrios campos artsticos. Relaes entre arte e entretenimento, esttica e ludicidade, arte e jogo. Configuraes artsticas com foco em interatividade, imerso, simulao e tecnologia aumentada. A implicao da arte nos prprios processos e produes das tecnologias e das cincias. Bibliografia bsica 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. COUCHOT. Edmond. A tecnologia na arte da fotografia realidade virtual. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2003. DOMINGUES, Diana (Org.). A arte no sculo XXI. A humanizao das tecnologias. So Paulo: UNESP, 1997. _________________(Org.). A arte e vida no sculo XXI. Tecnologia, cincia e criatividade. So Paulo: UNESP, 2003. DOMINGUES, Diana e VENTURELLI, Suzete (Orgs.). Criao e poticas digitais. Caxias do Sul: EDUCS, 2005. JOHNSON, Steven. Cultura da Interface. Como o computador transforma nossa maneira de criar e comunicar. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. _______________. Emergncia. A dinmica de rede em formigas, crebros, cidades e softwares. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003. MACHADO, Arlindo. Mquina e Imaginrio. O desafio das Poticas Tecnolgicas, So Paulo: EDUSP, 2001, 3a. edio. _______________-. Arte e mdia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. 2007

NOVAES, Adauto (Org.). O homem-mquina. A cincia manipula o corpo. So Paulo: Companhia das Letras. Contedo Programtico

53

Carga Horria: 68h T HACA49 Ao e Mediao Cultural atravs das Departamento: HAC00 Artes Modalidade: Disciplina Funo: Bsico Natureza: Optativo Pr-requisito: nenhum Mdulo de alunos: 50 vagas Ementa: Arte e sociedade. Procedimentos para atuao na rea cultural. O cenrio cultural brasileiro, as leis de incentivo e a integrao/incluso social. As diferentes formas de expresso artstica e seus saberes diversificados. Cultura artstica, universidade e construo de saberes. Bibliografia bsica 1. 2. 3. 4. 5. 6. ALMEIDA-FILHO, Naomar. As trs culturas na Universidade Nova. Ponto de Acesso, Salvador, V 1, n.1, p 5-15, jun. 2007. ANDREW, Edgar. SEDGWICK, Peter. Teoria cultural de A a Z Conceitos chave para entender o mundo contemporneo. Traduo: Marcelo Rollemberg. So Paulo: Contexto, 2003. Bachelard, Gaston. A formao do esprito cientfico: contribuio para uma psicanlise do conhecimento. Trad. Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996. BASARAB, Nicolescu. O manifesto da transdisciplinaridade. Traduo Lucia Pereira de Souza. So Paulo: TRIOM, 1999. MORIN, Edgar. Os sete saberes necessrios educao do futuro. Traduo de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. 10 edio. So Paulo: Cortez; Braslia, DF: UNESCO, 2005.

SEVERINO, Antnio Joaquim. Metodologia do trabalho cientfico. 22 ed. rev. e ampl. So Paulo: Cortez, 2002. Contedo Programtico

54

Departamento: HAC00 Carga Horria: 68h T HAC Arte e Matemtica Modalidade: Disciplina Funo: Natureza: Optativo Pr-requisito: nenhum Mdulo de alunos: 50 Ementa: Relaes entre a arte e a matemtica atravs dos tempos. A linguagem matemtica atravs da arte e a viso artstica da matemtica. Noes de beleza e esttica em ambas reas. Discusso sobre conceitos de senso numrico, numero, proporo, simetria, numero ureo, ordem, caos, lgica, padro, perspectiva, tempo, espao, geometria, infinito, som, musica, ritmo, dana e expresses corporais... entre outras. Exemplos e aplicaes. Bibliografia: 1. Arte e Matemtica Serie Televisiva em 13 episdios. L. Barco, M. L. F. Nascimento, Ministrio da Educao e Cultura. Fundao Padre Anchieta www.tvcultura2.com.br/artematematica, 2001. 2. 2+2: A Aventura de um Matemtico no Mundo da Comunicao, L. Barco, Thema Editorial, 1993. 3. Gdel, Escher e Bach - Um Entrelaamento de Gnios Brilhantes. D. R. Hofstadter, IMESP, 2001. 4. Weeding and Sowing, Preface to a Science of Mathematical Education H. Freudenthal, Kluwer Academic Press, 1980. 5. Razo urea: A Histria de fi, um Nmero Surpreendente M. Livio, Record, 2006. 6. Mania de Matemtica - diverso e jogos de lgica e matemtica, I. Stewart, Jorge Zahar Editor, 2005. 7. Matemtica... Cad Voc? A. Paenza, Civilizao Brasileira, 2005. 8. A Matemtica na Arte e na Vida, Paulo Roberto Martins Contador, Livraria da Fisica, 2008. 9. Sera que Deus Joga Dados?A Nova Matematica do Caos, I. Stewart, Jorge Zahar Editor, 1999. 10. Matemtica e Imaginao, E. Kasner, J. Newman, Zahar Editores, 1968. 11. Mathematics as an Educational Task H. Freudenthal, Kluwer Academic Press, 1972. 12. When Art and Math collide J. Rehmeyer, Science News April 16th 2009. 13. The Art of Mathematics, J. P. King, Plenum 1992. 14. The Geometry of Art and Life M. Ghyka, Dover, 1977. 15. Symmetry in Chaos: A Search for Pattern in Mathematics, Art, and Nature, Second Edition M. Field, M. Golubitsky, Oxford University Press, 1996. 16. The Art of Mathematics: Coffee Time in Memphis, B. Bollobas, Cambridge University Press, 2006. 17. O Romance das Equaes Algbricas, G. G. Garbi, Editora Livraria da Fsica, 2007. 18. O Gene da Matemtica: o Talento para Lidar com Nmeros e a Evoluo do Pensamento Matemtico, K. Devlin, Record, 2008. 19. Encontro com a Matemtica, L. Garding, Editora UNB, 1997. 20. METAMAT, em Busca do Omega, G. Chaitin, Editora Perspectiva, 2005. 21. O Advento do Algoritmo: a Idia que Governa o Mundo, D. Berlinski, Editora Globo, 2002. 22. O Ultimo Teorema de Fermat: a Historia do Enigma que confundiu as Maiores Mentes do Mundo durante 358 Anos, S. Singh, Record, 2008. 23. O Instinto Matemtico: Para voc que e um Gnio da Matemtica [Assim como Lagostas, Pssaros, Gatos e Cachorros], K. Devlin, Record, 2009. Contedo Programtico

55

Departamento: HAC00 Carga Horria: 68h T HAC Tecnologias Aplicadas s Artes Modalidade: Disciplina Funo: Natureza: Optativo Pr-requisito: nenhum Mdulo de alunos: 50 Ementa: Panorama histrico sobre as tecnologias aplicadas arte. A relao das artes contemporneas com as novas tecnologias digitais: interatividade, imerso, rede, e inteligncia artificial e aumentada. Desenvolvimento de projeto, processos de criao, produo e gesto entre grupos interdisciplinares de profissionais das tecnologias e das artes. O relacionamento arte-cincia-tecnologia como ignio e ambiente propcio para o surgimento de configuraes e proposies artsticas especficas nesse campo. Bibliografia: COUCHOT, E. A tecnologia na arte: da fotografia realidade virtual. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2003. 2. DOMINGUES, D. (Org.) A arte no sculo XXI. A humanizao das tecnologias. So Paulo: Editora da UNESP, 2003. 3. DOMINGUES, D. (Org.) Arte e vida no sculo XXI. Tecnologia, cincia e criatividade. So Paulo: Editora da UNESP, 1997 4. DOMINGUES, D. VENTURELLI, S. (Orgs.) Criao e poticas digitais. Caxias do Sul, RS: EDUCS, 2005. 5. FRAGOSO, M.L. (Org.) [Maior e igual a 4D] arte computacional no Brasil: reflexo e experimentao. Braslia: Universidade de Brasilia, Programa de Ps Graduao do Instituto de Artes, 2005. 6. JOHNSON, S. Cultura da Interface. Como o computador transforma nossa maneira de criar e comunicar. Jorge Zahar Editora, 2001. 7. JOHNSON, S. Emergncia. A dinmica de rede em formigas, crebros, cidades e softwares. Jorge Zahar Editora, 2003. 8. MACHADO, A. Arte e Mdia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2007. 9. NEGROPONTE, N. A vida digital. So Paulo: Cia das Letras, 1995. 10. QUEIROZ, J., LOULA, A., GUDWIN, R. (Orgs.). Computao, Cognio, Semiose. Salvador: EDUFBA, 2007. Contedo Programtico 1.

HAC Arqueologia das Artes e Tecnologias Departamento: HAC00 Carga Horria: 68h T Modalidade: Disciplina Funo: Bsico Natureza: Optativo Pr-requisito: nenhum Mdulo de alunos: 50 Ementa: Panorama sobre as novas configuraes artsticas no contexto da Cultura Digital. Compreenso sobre a arte com mediao tecnolgica a partir de fundamentao filosfica, analtica e reflexiva. Os novos paradigmas e propostas artsticas do contexto contemporneo. As novas configuraes artsticas e as reformulaes de vrios campos e vertentes artsticas como reflexos estticos do mundo contemporneo. As tecnologias de cada poca e suas relaes com as artes. Bibliografia bsica: 1. DOMINGUES, D. (Org.). Arte e Vida no sculo XXI. Tecnologia, cincia e criatividade. So Paulo, UNESP, 2003. 2. NOVAES, A. (Org.). O homem-mquina: a cincia manipula o corpo. So Paulo, Cia das Letras, 2003. 3. RUDIGER, F.. Introduo s teorias da Cibercultura. Porto Alegre, Sulina, 2003. 4. SANTAELLA, L. Culturas do ps-humano. Da cultura das mdias cibercultura. So Paulo, Paulus, 2003. 5. SANTANA, I. Dana na Cultura Digital. Salvador, EDUFBA, 2006. Contedo Programtico

56

HAC Tecnologias da Informao e as Artes Departamento: HAC00 Carga Horria: 68h T Modalidade: Disciplina Funo: Bsico Natureza: Optativo Pr-requisito: nenhum Mdulo de alunos: 50 Ementa: Definies sobre Tecnologia da Informao e Comunicao e sua aplicao nas artes. Princpio de funcionamento dos computadores e tipos de computadores. Sistema operacional e programas aplicativos para as artes. Computadores em rede. O conceito de redes: WLAN, LAN, PAN, e outras possibilidades e a aplicao nas artes. Tecnologias de comunicao utilizadas na conexo de computadores e redes. Histria da Internet. Projetos prticos utilizando Tecnologia da Informao e Comunicao nas artes. Bibliografia bsica: 1. OLIVEIRA, F., Tecnologia da informao e da Comunicao, Prentice-Hall, 2005. 2. TANENBAUM, A. S., Organizao Estruturada de Computadores, Prentice-Hall, 1992. 3. MILES J. MURDOCCA & VINCENT P. HEURING, Introduo Arquitetura de Computadores, Campus, 2000. 4. FLYNN, I. and MCHOES, A., Introduo aos Sistemas Operacionais, Thompson Heinle, 2009. 5. ROSS, K. and KUROSE, J., Redes de Computadores e a Internet: Uma Abordagem Top-down, Addison Wesley, 2006. Contedo Programtico

HAC Laboratrio de Arte Interativa: Arte e Departamento: HAC00 Carga Horria: 68h P Eletrnica Modalidade: Disciplina Funo: Bsico Natureza: Optativo Pr-requisito: nenhum Mdulo de alunos: 25 Ementa: Contato com circuitos eltricos e eletrnicos. Principais componentes eletrnicos, circuitos impressos. Conhecimento dos principais CADs utilizados na simulao e projeto de circuitos eletrnicos. Usos de equipamento de banca: multmetro, osciloscpio, gerador de funes, fonte de alimentao, etc.. Montagem de circuitos em placas protoboard. Tcnicas de soldagem de componentes eletrnicos e de confeco de circuitos impressos. Desenvolvimento de projetos eltricos e eletrnicos com nfase rea de artes. Bibliografia bsica: 1. CAPUANO, F. e MARINO, M., Laboratrio de Eletricidade e Eletrnica, Editora rica, 2000. 2. COMER, D. and COMER, D., Fundamentos de Projetos de Circuitos Eletrnicos, LTC, 2005. 3. O'MALLEY, J. , Anlise de Circuitos, Makron Books, 1993. 4. WILLIAM, A., Build Your Own Printed Circuit Board, McGraw-Hill, 2003. KHANDPUR, R., Printed Circuit Boards: Design, Fabrication, and Assembly, McGraw-Hill, 2005. Contedo Programtico

HAC Linguagens e Ambientes de Departamento: HAC00 Carga Horria: 68h P Programao em Artes Modalidade: Disciplina Funo: Bsico Natureza: Optativo Pr-requisito: nenhum Mdulo de alunos: 25 Ementa: Viso geral sobre linguagens de programao, e possveis aplicaes associadas a rea de artes. Ambientes de programao utilizados na construo de softwares aplicativos voltados para rea de artes. Programao bsica em linguagem do tipo C ou Java, ou ainda de um ambiente computacional como por exemplo o MATLAB, dependendo da demanda do grupo. Bibliografia bsica: 1. DOMINGUES, D. e VENTURELLI, S. (Org.). Criao de Poticas Digitais. Caixias do Sul, EDUCS, 2005. 2. FRAGOSO, M.L. (Org.) [Maior e igual a 4D] arte computacional no Brasil: reflexo e experimentao. Braslia, UNB, 2005. 3. JOHNSON, S. Emergncia. A dinmica de rede em formigas, crebros, cidades e softwares. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editora, 2003. 4. JOHNSON, S. Cultura da Interface. Como o computador transforma a maneira de criar e comunicar. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editora, 2001. 5. SAVAZONI, R., COHN, S. (Org.). Cultura Digital. Rio de Janeiro, Azougue Editorial, 2009. Contedo Programtico

57

HAC Artes e Eletrnica Departamento: HAC00 Carga Horria: 68h T Modalidade: Disciplina Funo: Bsico Natureza: Optativo Pr-requisito: nenhum Mdulo de alunos: 50 Ementa: Conhecimento bsico do funcionamento de componentes eletrnicos, dispositivos eletroeletrnicos e transdutores aplicados as artes. Noes de circuitos eltricos e anlise de esquemticos. Familiarizao com CADs e simuladores de circuitos eletrnicos. Metodologia para avaliao e solues de problemas em circuitos eletro-eletrnicos. Noes sobre prototipagem de sistemas eletrnicos e sua aplicao em artes. Bibliografia bsica: 1. CATHEY, J. F., Dispositivos Eletrnicos e Circuitos Eletrnicos, Editora Bookman, 2003. 2. CRUZ, E. e COUERI JR, S., Eletrnica Aplicada, Editora rica, 2007; 3. WIRTH, A., Eletricidade e Eletrnica Bsica, Editora Atlas Book, 2007. 4. TURNER, L. W., Circuitos e Dispositivos Eletrnico, Editora Hemus, 2004. 5. BOURGERON, R., 1300 Esquemas e Circuitos Eletrnicos, Editora Hemus, 2002. 6. CAPELLI, A., ET AL, Teoria e Desenvolvimento de Projetos de Circuitos Eletrnicos, Editora rica, 2001; Contedo Programtico

HAC Laboratrio de Arte Interativa: Arte e Departamento: HAC00 Carga Horria: 68h P Interfaces Modalidade: Disciplina Funo: Bsico Natureza: Optativo Pr-requisito: nenhum Mdulo de alunos: 25 Ementa: Conhecimento tcnico e conceitual sobre a utilizao de sensores (acelermetro, de flexo, infravermelho, snico, etc.) articulados aos sistemas interativos estudados no componente Linguagens e Ambientes de Programao em Artes. Aplicao destes conhecimentos em projetos artsticos concebidos nas diversas vertentes existentes na produo contempornea. Concepo, produo, apreciao e crtica de instalaes e performances interativas. Bibliografia bsica: 1. DOMINGUES, D. e VENTURELLI, S. (Org.). Criao de Poticas Digitais. Caxias do Sul, EDUCS, 2005. 2. FRAGOSO, M.L. (Org.) [Maior e igual a 4D] arte computacional no Brasil: reflexo e experimentao. Braslia, UNB, 2005. 3. DOMINGUES, D. (Org.). Arte e Vida no sculo XXI. Tecnologia, cincia e criatividade. So Paulo, UNESP, 2003. 4. NOVAES, A. (Org.). O homem-mquina: a cincia manipula o corpo. So Paulo, Cia das Letras, 2003. DE OLIVEIRA, N. et al. Installation art in the new millennium : the empire of the senses. New York: Thames & Hudson, 2003. Contedo Programtico

HAC Tpicos Especiais em Artes e Tecnologias Departamento: HAC00 Carga Horria: 68h T Contemporneas Modalidade: Disciplina Funo: Bsico Natureza: Optativo Pr-requisito: nenhum Mdulo de alunos: 50 Ementa: Discusso de temas atuais em tecnologias contemporneas. Bibliografia bsica: 1. COUCHOT, E. Tecnologia na Arte. Porto Alegre: URGS, 2003. 2. DOMINGUES, D. (Org.). Arte e Vida no sculo XXI. Tecnologia, cincia e criatividade. So Paulo, UNESP, 2003. 3. FRAGOSO, M.L. (Org.) [Maior e igual a 4D] arte computacional no Brasil: reflexo e experimentao. Braslia, UNB, 2005. 4. MELLO, C. Extremidades do Vdeo. So Paulo, SENAC, 2008. RUSH, M. Novas Mdias na Arte Contempornea. So Paulo, Martins Fontes, 2006. Contedo Programtico

58

HAC Sistemas Digitais em Artes Departamento: HAC00 Carga Horria: 68h T Modalidade: Disciplina Funo: Bsico Natureza: Optativo Pr-requisito: nenhum Mdulo de alunos: 50 Ementa: Sistemas digitais e sua aplicao em artes. Dispositivos que compem os principais sistemas digitais. Noes bsicas sobre tratamento digital das informaes sensoriais: udio e visual. Aquisio e processamento de sinais gerados por transdutores voltados rea de artes: microfones, cmeras, sensores de posio e movimento, etc. Equipamentos para o processamento digital de sinais: computadores, sistemas dedicados, sistemas embarcados, etc. Informao digitalizada: noes de base matemtica, conhecimento de sistemas eletrnicos, conhecimento de linguagens de programao, etc. Bibliografia bsica: 1. TANENBAUM, A. S., Organizao Estruturada de Computadores, Prentice-Hall, 1992. 2. LYONS, R. G., Understanding Digital Signal Processing, Prentice-Hall, 2004. 3. IFAECHOR, E. and JERVIS, B., Digital Signal Processing: A Practical Approach, Prentice-Hall, 2001. 4. KHAN, A. A., Digital Signal Processing Fundamentals, Da Vinci Engineering Press, 2004. ALEXEMBERG, M., Educating Artists for the Future: Learning at the Intersections of Art, Science, Technology, and Culture, Intellect Ltd, 2008. Contedo Programtico

HAC Tpicos Especiais em Artes I Departamento: HAC00 Carga Horria: 68h T Modalidade: Disciplina Funo: Bsico Natureza: Optativo Pr-requisito: nenhum Mdulo de alunos: 50 Ementa: Desenvolvimento de contedos relativos a pesquisas em andamento de pesquisadores nacionais e internacionais no campo das Artes. Bibliografia bsica: (a definir) Contedo Programtico

HAC Tpicos Especiais em Artes II Departamento: HAC00 Carga Horria: 68h T Modalidade: Disciplina Funo: Bsico Natureza: Optativo Pr-requisito: nenhum Mdulo de alunos: 50 Ementa: Desenvolvimento de contedos relativos a pesquisas em andamento de pesquisadores nacionais e internacionais no campo das Artes. Bibliografia bsica: (a definir) Contedo Programtico

HAC Tpicos Especiais em Artes III Departamento: HAC00 Carga Horria: 34h T Modalidade: Disciplina Funo: Bsico Natureza: Optativo Pr-requisito: nenhum Mdulo de alunos: 50 Ementa: Desenvolvimento de contedos relativos a pesquisas em andamento de pesquisadores nacionais e internacionais no campo das Artes. Bibliografia bsica: (a definir) Contedo Programtico

HAC Tpicos Especiais em Artes IV Departamento: HAC00 Carga Horria: 34h T Modalidade: Disciplina Funo: Bsico Natureza: Optativo Pr-requisito: nenhum Mdulo de alunos: 50 Ementa: Desenvolvimento de contedos relativos a pesquisas em andamento de pesquisadores nacionais e internacionais no campo das Artes. Bibliografia bsica: (a definir) Contedo Programtico

59

EMENTRIO - CULTURA HUMANSTICA


Os componentes curriculares considerados como pertencentes cultura humanstica constituem um bloco de componentes curriculares optativos para o BI-CT, sendo necessrias 136 horas de componentes deste bloco para a compleio da Etapa da Formao Geral. O Bloco de optativas denominado de cultura humanstica constitudo por: a) Todos os componentes curriculares das unidades de ensino da UFBA da rea III - Filosofia e Cincias. Assim sendo, compem as Componentes Curriculares que apresentam os seguintes cdigos: ADM, COM, DIR, ECO, EDC, FCC, FCH, ICI, IPS, respeitados os pr-requisitos dos componentes curriculares. b) Todos os componentes curriculares das reas de Concentrao aprovadas pelo Colegiado do BI Humanidades, independentemente do cdigo. c) Os seguintes componentes curriculares oferecidos pelo IHAC:

Departamento: HAC00 Carga Horria: 68h T HACA03 Estudos das Humanidades Modalidade: Disciplina Funo: Natureza: Optativo Pr-requisito: nenhum Mdulo de alunos: 50 vagas EMENTA: A singularidade da condio humana e a idia de humanidade nas diversas culturas. A problemtica das humanidades na histria do pensamento. As humanidades como campo de conhecimento e as cincias humanas. A redefinio do tema das humanidades no mundo contemporneo. Bibliografia: CLASTRES, Pierre. A sociedade contra o estado. CUCHE, Denis. A noo de cultura nas cincias sociais. GRANGER, Gilles-Gaston. A razo. HALL, Stuart. A identidade cultural na ps-modernidade. JAUSS, Hans-Robert. A histria da literatura como contribuio crtica literria. LARAIA, Roque de Barros. Cultura um conceito antropolgico. SNOW, C. P. As duas Culturas. STEIN, Ernildo. Racionalidade e existncia. VERNANT, Jean-Pierre. Mito e pensamento entre os gregos. Contedo Programtico

Departamento: HAC00 Carga Horria: 68h T HACA36 Estudos das Culturas Modalidade: Disciplina Funo: Natureza: Optativo Pr-requisito: nenhum Mdulo de alunos: 50 vagas Ementa: Estudos e teorias das culturas. Culturas eruditas, populares e miditicas. Culturas humansticas, artsticas e cientficas. Temas atuais nos estudos da cultura. Culturas e contemporaneidade no mundo e no Brasil. Bibliografia: ALTAMIRANO, Carlos. Trminos Crticos de la Sociologia de la Cultura. Buenos Aires, Paids, 2002. ANDREW, Edgar e SEDGWICK, Peter. Teoria cultural de A a Z. So Paulo, Contexto, 2003. CRESPI, Franco. Manual de Sociologia da Cultura. Lisboa, Estampa, 1997. KUPER, Adam. A Cultura na Viso dos Antroplogos. Bauru, EDUSC, 2002. YUDICE, G. A Convenincia da Cultura usos da cultura na era global. So Paulo: Humanitas, 2004. Contedo Programtico

60

HACA35 Estudos das Sociedades Departamento: HAC00 Carga Horria: 68h T Modalidade: Disciplina Funo: Natureza: Optativo Pr-requisito: nenhum Mdulo de alunos: 50 vagas Ementa: Conceitos de sociedade. Sociedade e comunidade. Interpretaes clssicas e contemporneas das sociedades. Temas atuais nos estudos das sociedades. A sociedade da comunicao e do conhecimento. Sociedade do consumo. Mdia, opinio pblica e poltica. Sociedades e contemporaneidade no Brasil e no mundo. Referncias bibliogrficas: DURKHEIM, mile. As regras do mtodo sociolgico. (vrias edies). HORKHEIMER, Max, ADORNO, Theodor. Temas bsicos de sociologia. So Paulo: Cultrix, 1973. MARX, Karl. O Capital. (vrias edies) SIMMEL, Georg. Sociologie. tudes sur les formes de la socialisation.Trad. Lilyane Deroche-Gurcel et Sibylle Muller. Paris: PUF, 1999. SOUZA, Jess e Berthold Oelze (Orgs.) Simmel e a modernidade. 2 ed.Editora UNB, 2005. WEBER, Max. A tica protestante e o esprito do capitalismo. (vrias edies). Contedo Programtico

Departamento: HAC00 Carga Horria: 68h T HACA51 Estudos do Desenvolvimento Modalidade: Disciplina Funo: Natureza: Optativo Pr-requisito: nenhum Mdulo de alunos: 50 vagas Ementa: Estudos e teorias do desenvolvimento. Diversas perspectivas de desenvolvimento: econmico, social, poltico, cultural e ambiental. Indicadores de desenvolvimento. Processo histrico moderno e contemporneo do desenvolvimento. Temas atuais nos estudos do desenvolvimento no Brasil e no mundo. Bibliografia: CHANG, Ha-Joon. Chutando a escada: a estratgia do desenvolvimento em perspectiva histrica. So Paulo: Editora UNESP, 2004. FURTADO, Celso. O Mito do Desenvolvimento Econmico. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974. SANTOS, Theotnio dos. A teoria da dependncia. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2000. SEN, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. So Paulo: Companhia das Letras, 2000. SUNKEL, Osvaldo, PAZ, Pedro. A Teoria do Desenvolvimento Econmico. So Paulo: Difel, 1976. (Trad. Joo Maia). Contedo Programtico

Departamento: HAC00 Carga Horria: 68h T HAC Estudos dos Poderes Modalidade: Disciplina Funo: Natureza: Optativo Pr-requisito: nenhum Mdulo de alunos: 50 vagas EMENTA: Conceitos de poder. Relaes de poder e relaes sociais. Poder e saber na construo dos campos tericos. Dimenses do poder: social, poltica, econmica e cultural. Nveis macro e micro das relaes de poder. Poder e cidadania. Poder e poltica no mundo contemporneo. Bibliografia: ADORNO, Theodor W. e HORKHEIMER, Max Dialtica do esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1985. BOURDIEU, P.. O poder simblico. So Paulo: Bertrand Brasil, 1989. DELEUZE, G., e GUATTARI, F. Mil plats. Rio de Janeiro: Ed. 34, 5 vol. 1995. FOUCAULT, Michel. Microfsica do poder. (vrias edies). HOBBES, Thomas, Leviat ou matria, forma e poder de um Estado eclesistico e civil, Col Os Pensadores, So Paulo: Nova Cultural, 1988. ROUSSEAU, J. J. O contrato social. So Paulo: Cultrix, 1965. Contedo Programtico

61

HAC Estudos das Subjetividades Departamento: HAC00 Carga Horria: 68h T Modalidade: Disciplina Funo: Natureza: Optativo Pr-requisito: nenhum Mdulo de alunos: 50 Ementa: Conceitos de subjetividade. Subjetividade e identidade. Subjetividade e pensamento moderno. Subjetividade e intersubjetividade. Subjetividade e individualismo. Dispositivos de construo da subjetividade e da individualidade. Subjetividade moderna e processos de subjetivao no contemporneo. Bibliografia bsica: BIRMAN, Joel. Mal-estar na atualidade. A psicanlise e as novas formas de subjetivao. Rio de Janeiro, Civilizao Brasileira, 2007. COELHO JUNIOR, N. E. Intersubjetividade: conceito e experincia em psicanlise. Revista de Psicologia Clnica PUC, Rio de Janeiro, n. 141, 2001. DELEUZE, G. Empirismo e subjetividade. So Paulo, Ed. 34, 2001. DUMONT, L. O individualismo uma perspectiva antropolgica da ideologia moderna. Rio de Janeiro, Rocco, 1985. PEIXOTO JUNIOR, Carlos Augusto. Singularidade e subjetivao. Ensaios sobre clnica e cultura. Rio de Janeiro, Editora 7 Letras/PUC-Rio, 2008. Contedo Programtico

Departamento: HAC00 Carga Horria: 68h - T HAC Marketing de Cidades Modalidade: Disciplina Funo: Natureza: Optativo Pr-requisito: nenhum Mdulo de alunos: 50 Ementa: Competitividade, identidade e territrio. Pressupostos e componentes de uma estratgia de marketing para a cidade. Identificao do campo de possibilidade de desenvolvimento. Identificao dos objetivos da estratgia de marketing. Formulao de uma poltica de desenvolvimento e arquitetura de marca lugar. Estratgia de divulgao da cidade. Segmentao e identificao dos pblicos-alvo internos e externos. Definio dos canais de divulgao para cada pblico e estratgia de argumentao. Bibliografia: ALMEIDA, Clarinda da Costa. O Marketing de cidades. Gesto e Desenvolvimento, 12 (2004), 9-45. Consultado em 25/03/2010. Disponvel em: http://www4.crb.ucp.pt/Biblioteca/GestaoDesenv/GD12/gestaodesenvolvimento12_9.pdf KOTLER, P. Marketing pblico: como atrair investimentos, empresas e turismo para cidades, regies, estados e pases. Trad. Eliane Kanner. So Paulo: Makron Books, 1994. NORBERTO, Elaine. Por uma estratgia de marca para a Bahia. In: Revista Desenbahia n 6/ marc. 2007, (p. 61-76). SANTANA, Adriana Campelo. Marca-lugar: lies da Nova Zelndia. 2006. Dissertao (Mestrado Profissional). Ncleo de Ps-Graduao em Administrao, Universidade Federal da Bahia, Salvador. Orientador: Profa. Dra. Elaine Norberto. PINTO, Georges Jos. Planejamento estratgico e city marketing: a nova face das cidades no final do sculo XX. Caminhos de Geografia 2(3)17-22, mar/ 2001. Consultado em 25/03/2010. Disponvel em: http://www.ig.ufu.br/revista/volume03/artigo02_vol03.pdf Contedo Programtico

62

Departamento: HAC00 Carga Horria: 68h T HAC Matemtica, Natureza e Sociedade Modalidade: Disciplina Funo: Natureza: Optativo Pr-requisito: nenhum Mdulo de alunos: 50 Ementa: Apresentao de alguns dos principais conceitos matemticos de forma no seqencial, conectados a descobertas diversas ao longo da historia da humanidade. Abordagem da matemtica como fruto de aspectos multidisciplinares, epistemolgicos e histricos, sempre que possvel vinculados a demandas da sociedade. Base das linguagens contemporneas da cincias e das tecnologias. Matemtica, abstrao e intuio. Matemtica e natureza. Matemticas e Matemticos. Pura e aplicada. A linguagem da natureza, das cincias e das tecnologias. Notao, Rigor e Esttica. Aspectos Filosficos. Bibliografia: 1. The Development of Mathematical Thinking (Developmental psychology series) - Herbert Ginsburg (Editor) Academic Press, 1982. 2. Uma Histria da Matemtica - Florian Cajori, Ed. Cincia Moderna, 2009. 3. 2+2: A Aventura de um Matemtico no Mundo da Comunicao, Luiz Barco, Thema Editorial, 1993. 4. O que e Matemtica? - Uma Abordagem Elementar de Mtodos e Conceitos - Richard Courant, / Herbert Robbins, Ciencia Moderna, 2000. 5. Weeding and Sowing, Preface to a Science of Mathematical Education Hans Freudenthal, Kluwer Academic Press, 1980. 6. O Livro dos Nmeros - Uma Histria Ilustrada da Matemtica - Peter Bentley, Editora: Jorge Zahar, 2010. 7. Razo urea: A Histria de fi, um Nmero Surpreendente Mario Livio, Record, 2006. 8. Almanaque das Curiosidades Matemticas - Ian Stewart, Editora Jorge Zahar, 2009. 9. Mania de Matemtica - diverso e jogos de lgica e matemtica, Ian Stewart, Jorge Zahar Editor, 2005. 10. A Msica dos Nmeros Primos: A Histria de um Problema No Resolvido na Matemtica Marcus du Sautoy, Editora Jorge Zahar, 2007. 11. Matemtica... Cad Voc? Adrian Paenza, Civilizao Brasileira, 2005. 12. Uma Senhora toma Ch... Como a Estatstica Revolucionou a Cincia no Sculo XX - David Salsburg, Editora Jorge Zahar, 2009. 13. Ser que Deus Joga Dados?A Nova Matemtica do Caos, Ian Stewart, Jorge Zahar Editor, 1999. 14. O Nada que Existe: uma Historia Natural do Zero Robert Kaplan, Editora Rocco, 2001. 15. Matemtica e Imaginao, Edward Kasner, James Newman, Zahar Editores, 1968. 16. Mathematics as an Educational Task Hans Freudenthal, Kluwer Academic Press, 1972. 17. History of Mathematics (2 volumes), David Eugene Smith, Dover, 1958. 18. Symmetry in Chaos: A Search for Pattern in Mathematics, Art, and Nature, Second Edition M. Field, M. Golubitsky, Oxford University Press, 1996. 19. O Romance das Equaes Algbricas, Gilberto G. Garbi, Editora Livraria da Fsica, 2007. 20. Introduo Histria da Matemtica Howard Eves, Editora UNICAMP, 2004. 21. O Gene da Matemtica: o Talento para Lidar com Nmeros e a Evoluo do Pensamento Matemtico, Keith Devlin, Record, 2008. 22. Encontro com a Matemtica, Lars Garding, Editora UNB, 1997. 23. Men of Mathematics, Eric Temple Bell. Simon and Schuster, 1937. 24. METAMAT, em Busca do Omega, G. Chaitin, Editora Perspectiva, 2005. 25. O Advento do Algoritmo: a Idia que Governa o Mundo, D. Berlinski, Editora Globo, 2002. 26. Analfabetismo em Matemtica e Suas Conseqncias, John Allen Paulos, Editora Nova Fronteira, 1998. 27. O Ultimo Teorema de Fermat: a Historia do Enigma que confundiu as Maiores Mentes do Mundo durante 358 Anos, Simon Singh, Record, 2008. 28. O Instinto Matemtico: Para voc que e um Gnio da Matemtica [Assim como Lagostas, Pssaros, Gatos e Cachorros], Keith Devlin, Record, 2009. Contedo Programtico

63

Departamento: HAC00 Carga Horria: 68h - T HAC Ateli do Empreendedor Modalidade: Disciplina Funo: Natureza: Optativo Pr-requisito: nenhum Mdulo de alunos: 50 Ementa: O que empreendedorismo. Diferentes formas de empreender (empresa tradicionais, resoluo de problemas sociais por projetos etc.). Prospeco de oportunidades de negcios e/ou de participao em editais. Estudos de mercados para empresas e empreendimentos com impactos sociais, culturais e ambientais. A dimenso simblica do negcio: campo simblico do setor e marcas. Marketing para empreendimentos empresariais e para projetos. Elaborao de um plano de negcios ou de um projeto de impacto social/cultural e ambiental. Arranjos Produtivos Locais e economia em redes. Procedimentos legais para abertura e fechamento de empresas. Bibliografia: CHIAVENATO, Idalberto. Dando Asas ao Esprito Empreendedor. So Paulo: Saraiva, 2008. DRUCKER, Peter Ferdinand. Inovao e esprito empreendedor: prtica e princpios. So Paulo: Pioneira, 1987. FILION, Luis Jacques. Empreendedores e Proprietrios de Pequenos Negcios. Revista USP Revista da Administrao, So Paulo, 1999. DORNELAS, Jos Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando idias em negcios. Rio de Janeiro: Elsevier, 2001. FRM, PBE & SEBRAE Nacional. (2000) Aprender a Empreender. Fundao Roberto Marinho, Programa Brasil Empreendedor e SEBRAE Nacional. Sala Produes Contedo Programtico

64

HAC Racionalidades em Sade: Sistemas Departamento: HAC00 Carga Horria: 68h T Mdicos e Prticas Alternativas Modalidade: Disciplina Funo: Natureza: Optativo Pr-requisito: nenhum Mdulo de alunos: 50 Ementa: Anlise das caractersticas da medicina do ponto de vista scio-histrico e antropolgico. O nascimento da clnica e o desenvolvimento da medicina cientfica. O debate contemporneo sobre a racionalidade mdica no mundo ocidental: limites e perspectivas. Estudo de racionalidades em sade e sistemas teraputicos alternativos. Anlise de prticas de sade realizadas em espaos no convencionais, bem como prticas institucionais e tcnicas complementares em desenvolvimento em instituies mdicas ou no mdicas. Bibliografia: 1. Alves, P. C. e Rabelo, M. Repensando os estudos sobre representaes e prticas em sade-doena. In: Alves, P. C. e Rabelo, M. (orgs) Antropologia da Sade: traando identidades e explorando fronteiras, Relume-Dumar, Fiocruz. Rio de Janeiro, 1998.p.107-121. 2. Barros, J. F. P. Teraputicas e Culturas. INTERCON, Rio de Janeiro, 1998. 3. Carvalho, M.C.V.S. e Luz, M.T. Prticas de sade, sentidos e significados construdos. Interface comunic., sade, educ., v. 13, n.29, p.313-26, abril/jun.2009. 4. Foucault, M. O nascimento da clnica. Forense Universitria, Rio de Janeiro, 1977. 5. Garnelo, L. e Langdon, J. A antropologia e a reformulao das prticas sanitrias na ateno bsica sade. In: Minayo e Coimbra (orgs). Crticas e Atuantes: Cincias Sociais e Humanas em Sade na Amrica Latina. Fiocruz, Rio de Janeiro, 2005. p.133-156. 6. Luz, M.T. Natural, Racional, Social: razo medica e racionalidade cientfica moderna. Editora Campus, Rio de Janeiro, 1988, 151 p. 7. Luz, M.T. Novas Prticas em Sade Coletiva. In: Minayo e Coimbra (orgs). Crticas e Atuantes: Cincias Sociais e Humanas em Sade na Amrica Latina. Fiocruz, Rio de Janeiro, 2005. p.33-46. 8. Luz, M. T. Medicina e racionalidades mdicas: estudo comparativo da medicina ocidental contempornea, homeoptica, tradicional chinesa e ayruvdica. In: Canesqui, A. M. (org) Dilemas e desafios das Cincias Sociais em Sade Coletiva. So Paulo, HUCITEC, 2000. 9. Luz, M. T. Polticas de descentralizao e cidadania: novas prticas em sade no Brasil atual. In: Pinheiro , R e Mattos, R. A. (orgs) Os sentidos da integralidade na ateno e no cuidado sade. Rio d Janeiro, IMS/UERJ, Abrasco, 2001. 10. Marmo da Silva, J. Religies afro-brasileiras e Sade. Centro de Cultura Negra do Maranho. So Luis, 2003, 149 p. 11. Puttini, R. F. Curandeirismo e o campo da sade no Brasil. Interface Comunicao, Sade e Educao , v. 12, n 24, p.87-106, jan/mar, 2008. 12. Uchoa, E. e Vidal, J.M. Antropologia mdica: elementos conceituais e metodolgicos para uma abordagem da sade e da doena. Cad. Sade Pblica, Rio de Janeiro, v. 10, n. 4, dez. 1994. Contedo Programtico

65

Departamento: HAC00 Carga Horria: 68h T HAC Sade, Educao e Trabalho Modalidade: Disciplina Funo: Natureza: Optativo Pr-requisito: nenhum Mdulo de alunos: 50 Ementa: Processo de trabalho em sade: componentes estruturais e modalidades de organizao nas sociedades contemporneas. Profisses de sade: aspectos histricos e sociais. Caracterizao das 14 profisses da rea de sade reconhecidas pelo Ministrio da Educao no Brasil hoje. Regulao do exerccio profissional: entidades e conselhos. Emergncia e legitimao de novas profisses na rea de sade. Mercado de trabalho em sade: profisses e ocupaes. Formao de pessoal em sade: modelos e prticas. Formao profissional, capacitao para o mercado de trabalho e educao permanente dos trabalhadores de sade. Bibliografia: 1. Arajo, E. G. A educao para a sade dos trabalhadores no contexto da acumulao flexvel: novos desafios. Trabalho, Educao e Sade, v. 2, n. 2. p. 251-270, 2004. 2. Gonalves, R. B. Medicina e Histria: razes sociais do trabalho mdico. DMP-USP, 1979, 209 p (Dissertao de mestrado em Medicina preventiva). 3. Gonalves, R. B. A organizao tecnolgica do processo de trabalho em sade. Tese de Doutoramento. DMP-USP, 1986. 4. Martins, M. I. C. A transio tecnolgica na sade; desafios para a gesto do trabalho. Trabalho, Educao e Sade, v. 2, n. 2. p. 251-270, 2004. 5. Paim. J.S. Sade, Poltica e Reforma Sanitria. ISC-UFBA. Salvador, 2002, 447 p. 6. Pires-Alves, F; Paiva, C. H. A. e Hochmann, G. Histria, sade e seus trabalhadores; da agenda internacional s polticas brasileiras. Cincia e Sade Coletiva, 13(3): 819-829, 2008. 7. Nunes, T. C.M. Democracia no ensino e nas instituies de sade, Rio de Janeiro, FIOCRUZ, 2007. 8. Reis, R. R. trabalho e conhecimento esttico. Trabalho, Educao e Sade, v. 2, n. 2. p. 251-270, 2004. Contedo Programtico

66

Departamento: HAC00 Carga Horria: 68h T HAC Sade e Cidade Modalidade: Disciplina Funo: Natureza: Optativo Pr-requisito: nenhum Mdulo de alunos: 50 Ementa: O Estatuto das Cidades. O movimento Cidades Saudveis. O lugar e o poder do municpio na construo de polticas de sade e na ateno sade. Programas, projetos e organizao dos servios de sade. A sade no Plano Diretor Urbano. Os conselhos comunitrios e o planejamento participativo. O processo de metropolizao das cidades e a sade. Desenvolvimento sustentvel e sade ambiental. Zonas urbanas desfavorecidas, incluso social e sade. Violncia e sade. Padres habitacionais, saneamento, transporte, lazer e sade. Indicadores de qualidade de vida e de sade nas cidades. Bibliografia: .1. Adorno, Rubens de Camargo Ferreira. A cidade como construo moderna: um ensaio a respeito de sua relao com a sade e as "qualidades de vida". Saude soc., Fev 1999, vol.8, no.1, p.17-30. .2. Caiaffa, Waleska Teixeira et al. Sade urbana: "a cidade uma estranha senhora, que hoje sorri e amanh te devora". Cinc. sade coletiva, Dez 2008, vol.13, no.6, p.1785-1796. .3. Calijuri, Maria Lcia et al. Estudo de indicadores de sade ambiental e de saneamento em cidade do Norte do Brasil. Eng. Sanit. Ambient., Mar 2009, vol.14, no.1, p.19-28. .4. Faria, Rivaldo Mauro; Bortolozzi, Arlude. Espao, territrio e sade: contribuies de Milton Santos para o tema da geografia da sade no Brasil. R. RAE GA, Curitiba, n. 17, p. 31-41, 2009. Editora UFPR. .5. Guimares, Raul Borges. Sade Urbana: velho tema e novas questes. Terra Livre, So Paulo, n. 17, p. 155-170, 2001. .6. Guimares, Raul Borges. Regies de sade e escalas geogrficas. Cadernos de Sade Pblica, Rio de Janeiro, v. 21, n. 4, p. 1017-1025, 2005. .7. Laurell, Asa Crlstlna and Soares, Laura Tavares Servios de sade em grandes cidades latinoamericanas: o caso da cidade do Mxico/DF. Physis, Jun 2002, vol.12, no.1, p.23-45. .8. Monteiro, Carlos Augusto and Freitas, Isabel Cristina Martins de Evoluo de condicionantes socioeconmicas da sade na infncia na cidade de So Paulo (1984-1996). Rev. Sade Pblica, Dez 2000, vol.34, no.6, p.8-12. .9. Najar, Alberto Lopes and Peres, Fabio de Faria A diviso social da cidade e a promoo da sade: a importncia de novas informaes e nveis de decupagem. Cinc. sade coletiva, Jun 2007, vol.12, no.3, p.675-682. .10. Rigotto, Raquel Maria; Augusto, Lia Giraldo da Silva. Sade e Ambiente no Brasil: desenvolvimento, territrio e iniquidade social. Cadernos de Sade Pblica, Rio de Janeiro, v. 24, supl. 4, p. 475-501, 2007. .11. Rojas, Iigues Luisa; Barcellos, Christovam. Geografia y Salud en Amrica Latina: Evolucin y Tendencias. Revista Cubana de Sade Pblica, Havana, v. 29, n. 4, p. 330-343, 2003. .12. Rumel, Davi et al. Cidade saudvel: relato de experincia na coleta e disseminao de informao sobre determinantes de sade . Saude soc., Dez 2005, vol.14, no.3, p.134-143. .13. Santos, Milton. Sade e ambiente no processo de desenvolvimento. Cincia e Sade Coletiva, Rio de Janeiro, n. 1, v. 8, p. 309-314, 2003. .14. Vianna, Paula Vilhena Carnevale and Elias, Paulo Eduardo M. Cidade sanatorial, cidade industrial: espao urbano e poltica de sade em So Jos dos Campos, So Paulo, Brasil. Cad. Sade Pblica, Jun 2007, vol.23, no.6, p.1295-1308. Contedo Programtico

Departamento: HAC00 Carga Horria: 68h T HAC Tpicos Especiais em Sade I Modalidade: Disciplina Funo: Bsico Natureza: Optativo Pr-requisito: nenhum Mdulo de alunos: 50 vagas Ementa: Seleo e anlise de temas abordados por pesquisadores nacionais e internacionais no campo da sade. Bibliografia bsica: a definir Contedo Programtico

67

Departamento: HAC00 Carga Horria: 68h T HAC Tpicos Especiais em Sade II Modalidade: Disciplina Funo: Bsico Natureza: Optativo Pr-requisito: nenhum Mdulo de alunos: 50 vagas Ementa: Seleo e anlise de temas abordados por pesquisadores nacionais e internacionais no campo da sade. Bibliografia bsica: a definir Contedo Programtico

Departamento: HAC00 Carga Horria: 34h T HAC Tpicos Especiais em Sade III Modalidade: Disciplina Funo: Bsico Natureza: Optativo Pr-requisito: nenhum Mdulo de alunos: 50 vagas Ementa: Seleo e anlise de temas abordados por pesquisadores nacionais e internacionais no campo da sade. Bibliografia bsica: a definir Contedo Programtico

Departamento: HAC00 Carga Horria: 34h T HAC Tpicos Especiais em Sade IV Modalidade: Disciplina Funo: Bsico Natureza: Optativo Pr-requisito: nenhum Mdulo de alunos: 50 vagas Ementa: Seleo e anlise de temas abordados por pesquisadores nacionais e internacionais no campo da sade. Bibliografia bsica: a definir Contedo Programtico

HAC Tpicos Especiais em Humanidades I Departamento: HAC00 Carga Horria: 68h T Modalidade: Disciplina Funo: Natureza: Optativo Pr-requisito: nenhum Mdulo de alunos: 50 Ementa: Desenvolvimento de contedos relativos a pesquisas em andamento de pesquisadores nacionais e internacionais no campo das Humanidades. Bibliografia bsica: (a definir) Contedo Programtico

HAC Tpicos Especiais em Humanidades II Departamento: HAC00 Carga Horria: 68h T Modalidade: Disciplina Funo: Natureza: Optativo Pr-requisito: nenhum Mdulo de alunos: 50 Ementa: Desenvolvimento de contedos relativos a pesquisas em andamento de pesquisadores nacionais e internacionais no campo das Humanidades. Bibliografia bsica: (a definir) Contedo Programtico

HAC Tpicos Especiais em Humanidades III Departamento: HAC00 Carga Horria: 34h T Modalidade: Disciplina Funo: Natureza: Optativo Pr-requisito: nenhum Mdulo de alunos: 50 Ementa: Desenvolvimento de contedos relativos a pesquisas em andamento de pesquisadores nacionais e internacionais no campo das Humanidades. Bibliografia bsica: (a definir) Contedo Programtico

68

HAC Tpicos Especiais em Humanidades IV Departamento: HAC00 Carga Horria: 34h T Modalidade: Disciplina Funo: Natureza: Optativo Pr-requisito: nenhum Mdulo de alunos: 50 Ementa: Desenvolvimento de contedos relativos a pesquisas em andamento de pesquisadores nacionais e internacionais no campo das Humanidades. Bibliografia bsica: (a definir) Contedo Programtico

Departamento: HAC00 Carga Horria: 68h T HACA42 Temas Especiais em Cultura I Modalidade: Disciplina Funo: Bsica Natureza: Optativo Pr-requisito: nenhum Mdulo de alunos: 50 Ementa: Desenvolvimento de contedos relativos a pesquisas em andamento de pesquisadores nacionais e internacionais no campo da Cultura. Bibliografia bsica: (a definir) Contedo Programtico

HACA43 Temas Especiais em Humanidades I Departamento: HAC00 Carga Horria: 68h T Modalidade: Disciplina Funo: Natureza: Optativo Pr-requisito: nenhum Mdulo de alunos: 50 Ementa: Desenvolvimento de contedos relativos a pesquisas em andamento de pesquisadores nacionais e internacionais no campo das Humanidades. Contedo Programtico

HACA52 Temas Especiais em Humanidades II Departamento: HAC00 Carga Horria: 68h T Modalidade: Disciplina Funo: Natureza: Optativo Pr-requisito: nenhum Mdulo de alunos: 50 Ementa: Desenvolvimento de contedos relativos a pesquisas em andamento de pesquisadores nacionais e internacionais no campo das Humanidades. Contedo Programtico

69

ANEXO II
Resoluo 01/2009 Da Congregao do IHAC-UFBA

Regulamenta as Atividades Complementares integrantes dos Currculos dos Bacharelados Interdisciplinares do IHAC - UFBA

Art. 1 As Atividades Complementares so atividades educacionais e culturais realizadas pelos estudantes durante o curso, que no se encontram includas entre os componentes curriculares obrigatrios e optativos de cada Bacharelado Interdisciplinar. Art. 2 - As Atividades Complementares compreendem experincias de participao em: seminrios, congressos, cursos, encontros culturais e atividades artsticas; organizao de eventos; pesquisas, com ou sem bolsa de iniciao cientfica; projetos de ao comunitria; desenvolvimento e construo de prottipos; experimentos cientficos; representao institucional; estgios e outras atividades, a critrio do respectivo Colegiado do Bacharelado Interdisciplinar. Art. 3 - As Atividades Complementares poder ser promovidas pela UFBA e por outras instituies qualificadas. Art. 4 - As Atividades Complementares assumem como seu fundamento que a formao do estudante no se limita apenas sala de aula, mas incorpora um conjunto amplo de experincias significativas, que permitem ao estudante vivenciar a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extenso, constitutiva da formao e da instituio universitrias. Art. 5 - As Atividades Complementares tm como objetivos desenvolver a capacidade de: criticar e fazer autocrtica; exercer autonomia no estudo e no trabalho; assumir uma postura tica e cidad na sociedade; trabalhar em grupo; organizar e planejar o uso do tempo; aplicar os conhecimentos em alguma prtica; identificar e resolver problemas relativos s suas reas de atuao; conciliar sensibilidade e razo na atuao sobre questes de interesse social abrangente, dentre outras. Art. 6 - As Atividades Complementares sero analisadas pelo Colegiado do Bacharelado Interdisciplinar que o estudante esteja cursando com base nos seguintes critrios: qualidade da atividade; adequao da atividade formao pretendida pelo curso e pelo estudante e atualidade da atividade (apenas ser considerada a atividade desenvolvida durante a realizao do Bacharelado Interdisciplinar). Art. 7 - As Atividades Complementares sero validadas pelo Colegiado como carga horria cumprida mediante a apresentao pelo estudante de documentos comprobatrios, contendo: nome da atividade; perodo de realizao; local; carga horria desenvolvida pelo aluno e assinatura do responsvel pela atividade, alm de seu nome completo e sua funo na instituio. 1 Os documentos comprobatrios devem ser apresentados Secretaria do Bacharelado Interdisciplinar cursado pelo aluno, com base em regras a serem definidas por este rgo.
70

2 A entrega dos documentos comprobatrios de Atividades Complementares, para fins de integralizao do curso e conseqente diplomao, deve ocorrer, no mximo, at a metade do semestre previsto para a concluso do mesmo, para que se proceda avaliao curricular. 3 O estgio poder ser validado em at um tero da carga horria total exigida para as Atividades Complementares, com base em atestado e em relatrio apresentados pelo estudante. 4 Excepcionalmente disciplinas e atividades cursadas alm da carga horria mnima exigida no currculo podero ser consideradas Atividades Complementares para fins de integralizao do curso at, no mximo, um tero da carga horria total exigida para as Atividades Complementares. Art. 8 - Os casos omissos sero resolvidos pelos respectivos Colegiados dos Bacharelados Interdisciplinares e, quando estritamente necessrio, pela Congregao do IHAC.

Aprovada em Reunio da Congregao do IHAC em 13 de agosto de 2009.

71

Вам также может понравиться