Вы находитесь на странице: 1из 7

Este trabalho um estudo individual e seu link na internet viabiliza o uso como fonte, mas nada substitui a leitura

a do texto original.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE Disciplina: FILO0086 Introduo Metodologia Cientfica (Campus So Cristvo) DFL-UFS - Prof. Dr. William de Siqueira Piau Discente: Cleverton Costa Silva Curso: 340 - Direito (Vespertino) FICHAMENTO DERRIDA, Jacques. Fora de lei. Traduo: Layla Perrnio Moiss - 2 ed. So Paulo: Martins Fontes, 2010.

Palavras-chave: direito; justia; desconstruo; enforced; to adress. Jacques Derrida nasceu em El Biar, na Arglia, em 1930, e faleceu em Paris no ano de 2004. Filho de pais judeus, Derrida sofreu com a represso antissemita. Na infncia, foi expulso do colgio onde estudava devido deciso administrativa de limitar a cota para alunos judeus de 14% para 7%. Tal experincia de excluso foi marcante em sua vida. Aos 20 anos, Derrida ingressou na Escola Normal Superior de Paris, onde foi fortemente influenciado por Sigmund Freud e Martin Heidegger e se formou Filsofo (UOL EDUCAO, 2013). A partir de 1956, Derrida iniciou uma marcante carreira como professor nos Estados Unidos, em Harvard, Yale e John Hopkins; e na Frana, em Sorbonne e na Escola Normal Superior de Paris. Em 1981, fundou a Associao John Hus, para ajudar aos intelectuais dissidentes da Tchecoslovquia. Em Praga, foi preso aps um seminrio tido como clandestino, porm foi libertado aps interveno do ento Presidente francs, Franois Mitterrand (UOL EDUCAO, 2013). Em 1983, Derrida criou o Colgio Internacional de Filosofia e o presidiu at 1985. Derrida foi um filsofo ps-estruturalista e ps-modernista crtico da filosofia. Para o autor da obra estudada, os estudos do inconsciente e o conceito de posteridade1 de Freud abriram caminho para um problema filosfico de magnitude indita (UOL EDUCAO, 2013). A mais expressiva contribuio de Derrida filosofia foi o desenvolvimento do mtodo da desconstruo:

H a possibilidade de transformao do passado ao se dar um novo significado s recordaes (UOL EDUCAO, 2013). 1
1

Este trabalho um estudo individual e seu link na internet viabiliza o uso como fonte, mas nada substitui a leitura do texto original.

Segundo esse sistema, no se trata de destruir e sim de decompor os elementos da escrita para descobrir partes do texto que esto dissimuladas. Essa metodologia de anlise centra-se apenas nos textos. Em seguida, Derrida criou outros dois conceitos: a indecidibilidade, que mostra a impossibilidade de determinar aquilo que forma no texto ou fundo ideolgico; e o conceito de "diferena", que parte da anlise semntica dos dois sentidos do infinito latino differre (diferir): o primeiro, remete para o futuro (tempo), o segundo para a distino de algo criado pelo confronto (UOL EDUCAO, 2013). Em 1989, Derrida foi convidado e provocado pela professora de direito e feminista Drucilla Cornell2 para discursar na Conferncia Deconstruction and Justice, na Cardozo Law School. O tema proposto a Derrida: A Desconstruo e a Possibilidade de Justia . Dentre os espectadores do evento estavam muitos integrantes da linha do direito alternativo estadunidense3. desta exposio em to importante evento para a histria do Direito que se trata este estudo. O discurso proferido por Derrida est transcrito na primeira parte do livro Fora de Lei, entitulada Do direito justia, e que ele declarou ter sido uma honra temvel, a de proferir uma palestra com funo de discurso da ideia central, uma keynote adress. Pode-se dividir o discurso do filsofo argelino em quatro partes: introduo, das pginas 3 a 7, com consideraes e reflexes acerca do porque de ele se expressar no idioma ingls e o que isso tem a ver com uma certa noo de justia. Na segunda parte, Derrida reflete sobre o direito, a fora exercida pelo Estado e as peculiaridades da lngua estadunidense, detentora de expresses como enforced e to adress, das pginas 7 a 17. A terceira parte dedicada aplicao da tcnica desconstrutivista no axioma ocidental de que a justia exercida mediante a fora, que segue das pginas 17 a 43. Derrida encerra o texto expondo trs aporias entre justia e direito, aporias que impossibilitam o direito de ser uma expresso plena da justia, parte que consta das pginas 43 a 58. Derrida inicia a primeira parte de seu discurso declarando que ir se dirigir ao pblico falando o idioma ingls, pois ele sente estar sob uma condio imposta, que foge ao seu
2

Retirado de uma entrevista em: http://www.fehe.org/index.php?id=16

O Critical Legal Studies o principal movimento crtico dos Estados Unidos da Amrica, fundado em maio de 1977 na Universidade de Wisconsin por David Trubek e Duncan Kennedy, sendo marcado pela proposta de afastar a tese de neutralidade dos juzes, j que a estrutura jurdica estaria envolvida com as relaes de poder e com a ideologia dominante (LEDD apud BEZERRA, 2013, p.3). 2
3

Este trabalho um estudo individual e seu link na internet viabiliza o uso como fonte, mas nada substitui a leitura do texto original.

controle, por uma espcie de fora simblica, ou de lei, numa situao que no controlo (DERRIDA, 2010, p. 5). No , pelo menos neste momento, que Derrida fala em uma lei em seu sentido positivo, ele fala propriamente da fora que a lngua exerce sobre as pessoas. Devo falar na lngua de vocs pois aquilo que direi assim ser justo ou julgado mais justo, e mais justamente apreciado, isto , neste caso, no sentido de justeza, da adequao entre o que e o que dito ou pensado (DERRIDA, 2010, p. 6). Mas no s por fora de lei 4, da lngua, Derrida expe as suas consideraes na lngua inglesa. Ele tambm o faz como retribuio ao gesto de hospitalidade por parte dos estadunidenses. o que ele considera o mais justo possvel. E, ao falar sobre lnguas, Derrida revela considerar preciosas duas expresses da lngua inglesa, correntes tambm no direito: a primeira, to enforce the law, que perde fora ao ser traduzida para o francs, quando ganha o significado de aplicar a lei. Para Derrida, a aplicabilidade, ou a enforceability, a fora essencialmente implicada no prprio conceito de justia enquanto direito, da justia na medida em que ela se torna lei, da lei enquanto direito (DERRIDA, 2010, p. 8). Neste ponto, o filsofo coloca o problema que pretende abordar em sua exposio: Como distinguir entre essa fora de lei, essa fora de lei... e por outro lado a violncia que julgamos sempre injusta?... O que uma fora justa ou uma fora no violenta? (DERRIDA, 2010, p. 9). Derrida instiga o debate com uma palavra: violncia, que em ingls ou francs possui sentido nico, o da agresso, mas para a lngua alem, a palavra Gewalt significa tanto violncia neste contexto quanto significa o poder legtimo, fora pblica, autoridade. O filsofo recorre tambm a exemplo dado pelo seu inspirador, Heiddeger, ao tratar da dubiedade da prpria imagem de Dik, uma das representaes da justia, do direito, julgamento, da pena, do castigo, etc., na Grcia. Ela originalmente Eris, o conflito, discrdia, kampf, ou luta; tambm pode ser Adikia, a injustia. Para o autor, normal e desejvel que as pesquisas desconstrutivas desemboquem numa problemtica do direito, da lei e da justia. Seria mesmo seu lugar mais prprio, se algo como tal existisse (DERRIDA, 2010, p. 11). Enfim, o autor delimita ainda melhor o escopo da desconstruo: tal questionamento desconstrutivo , de ponta a ponta, um questionamento sobre o direito e a justia. Um questionamento sobre os fundamentos do direito, da moral e da poltica(DERRIDA, 2010, p. 13).

Seria este o sentido para o nome do livro? 3

Este trabalho um estudo individual e seu link na internet viabiliza o uso como fonte, mas nada substitui a leitura do texto original.

Definido mais claramente o objeto da exposio de Derrida, pode-se agora retornar um pouco no texto de incio da sua exposio, pois nele se pode notar como Derrida aplica a sua contribuio maior, a desconstruo, no prprio tema que expe

Categorias: desconstruo, possibilidade, justia.

A desconstruo ea possibilidade de justia

Sincategoremas A, e, a, de

Figura 1: Diagrama da desconstruo aplicada por Derrida no incio de sua exposio. Adaptado de Derrida (2010).

Derrida atribui conjuno e a funo de associar palavras e conceitos de categorias diferentes. O faz por analogia, distino, desafia a ordem, a taxinomia e a lgica. Cada categoria tem o seu significado, e, neste contexto, Derrida se prope a promover a relacionar desconstruo e justia. Derrida explica que o seu conceito de desconstruo no tem nada a ver com destruio pura e simples, como ocorrem mais comumente nas compreenses equivocadas. Para ele, apenas na aparncia que a desconstruo no enderea o problema da justia. somente uma aparncia, mas preciso prestar conta das aparncias, salvar as aparncias, no sentido que Aristteles dava essa necessidade... no se pode falar diretamente da justia, tematizar ou objetivar a justia, dizer isto justo e, ainda menos, eu sou justo (DERRIDA, 2010, pp. 16-17).

Este trabalho um estudo individual e seu link na internet viabiliza o uso como fonte, mas nada substitui a leitura do texto original.

No est ao alcance do ser humano a justia, em sentido pleno, assim como Aristteles, socorrendo-se do historiador Herdoto, lembrou que Slon afirmava que o homem s seria (grifo nosso) venturoso apenas na morte, porque s assim males e infortnios no o atingem (ARISTTELES, 2013). Tanto justia quanto ventura so finalidades absolutas, inalcanveis aos homens em vida, pois em vida nada , mas est, em sentido transitrio. Assim a justia, absoluta, enquanto o direito a atividade humana que tem por aspirao de se aproximar justia. Porm, est uma aporia, por mais que seja bem endereado 5 e aplicado. Aporia um no caminho. A justia seria, deste ponto de vista, a experincia daquilo que no podemos experimentar (DERRIDA, 2010, p. 30). A justia indesconstruvel, mas o direito o objeto da desconstruo, pois ele se impe pela fora, como Herbert Hart menciona no seu O Conceito de Direito. O desafio de Derrida desconstruir o axioma ocidental, o de que o mais forte e o mais justo devem ser seguidos. Tal construo foi herdada de Pascal e Montaigne, Hart e outros. A certa altura da palestra Derrida narra uma forma de domnio pela fora da lngua. por este fundamento de fora que ele justifica a necessidade de fazer a exposio em lngua inglesa: Como se sabe, em numerosos pases, no passado como ainda hoje, uma das violncias fundadoras da lei ou da imposio do direito estatal consistiu em impor uma lngua a minorias nacionais ou tnicas reagrupadas pelo Estado. Foi o caso na Frana, pelo menos duas vezes, primeiro quando o decreto de VillesCotteret consolidou a unidade do Estado monrquico, impondo o francs como lngua jurdico-administrativa e proibindo o latim... O segundo grande momento de imposio foi o da Revoluo Francesa, quando a unificao lingustica adotou por vezes as formas pedaggicas mais repressivas, pelo menos mais autoritrias (DERRIDA, 2010, pp. 39-40). Ao final, Derrida apontou trs aporias que demonstram que o direito instrumento de fora, e no representao da justia. A primeira aporia expe um axioma bem comum:

To adress o segundo termo ingls de precioso valor para Derrida. O autor usa o termo ingls para enderear o problema discusso. 5
5

Este trabalho um estudo individual e seu link na internet viabiliza o uso como fonte, mas nada substitui a leitura do texto original.

para ser justo - ou injusto, para exercer a justia - ou viol-la, devo ser livre e responsvel por minha ao, meu comportamento, por meu pensamento, por minha deciso... em sua liberdade de seguir ou de se dar a lei, ela deve poder ser da ordem do calculvel ou do programvel, por exemplo, como ato de equidade (DERRIDA, 2010, p. 43). Para Derrida, esse axioma do poder ser livre para decidir s se dar caso haja um momento certo para que se tome uma deciso justa e responsvel, onde seja possvel torna-la regrada e sem regra ao mesmo tempo, conservadora e destruidora, enfim, reinterpretada. A segunda aporia: a assombrao do indecidvel. Derrida afirma que o dogmatismo obscuro responsabiliza um ru por crime levando em conta o seu estado e carter passional, premeditado ou no. Para Derrida, no h saber to acessvel a esse respeito, pouco se sabe da eficcia destes critrios. A aporia confirma: se h desconstruo de toda presuno certeza determinante de uma justia presente, ela mesmo opera a partir de uma ideia de justia infinita (DERRIDA, 2013, p. 48). A ltima aporia se trata de uma urgncia que barra o horizonte do saber. Assim, a justia, por mais apresentvel que permanea, no espera... uma deciso justa sempre requerida imediatamente (DERRIDA, 2013, p. 51). A justia um acontecimento que excede clculos e regras, condio da histria. O direito, como aquilo que mais se aproxima da justia, o campo que no tem fronteiras seguras, ele sofre interveno da tica, da economia, das artes, da filosofia, etc. O direito possui ordens indissociveis: fato e direito. Por ser heterogneo e importante, o direito precisa se abrir cada vez mais a zonas marginais, secundrias. Por fim, nota-se que Derrida lanou provocaes pertinentes e deu aos operadores do direito alternativo estadunidense motivos suficientes para acreditarem que o modelo de justia ocidental pode ser to falho quanto a conduta humana. A desconstruo surtiu efeito, e o discurso proferido pelo filsofo Jacques Derrida reverbera pelas faculdades e universidades que discutem o direito em todo o mundo. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

Este trabalho um estudo individual e seu link na internet viabiliza o uso como fonte, mas nada substitui a leitura do texto original.

ARISTTELES. tica a Nicmaco. Leonel Vallandro e Gerd Bornhein (Trad.) Disponvel em: http://pt.scribd.com/doc/119111505/Aristoteles-Etica-a-Nicomaco, acesso em: 6/6/2013, 21:42. BEZERRA, Rodrigo J. O destino do direito alternativo no Estado de Direito. Disponvel em: revista.seune.edu.br/index.php/op/article/.../pdf_49, acesso em:1/9/2013, 19:03. FEHE.ORG. Drucilla L. Cornell. Disponvel em: http://www.fehe.org/index.php?id=16, acesso em: 1/9/2013, 18:27. UOL EDUCAO. Jacques Derrida. Disponvel em:
http://educacao.uol.com.br/biografias/jacques-derrida.jhtm, acesso em: 1/9/2013, 17:20.

Вам также может понравиться