Вы находитесь на странице: 1из 48

MASSOTERAPIA

Mdulo 7 Sesso 3
Introduo s Tcnicas de Fisioterapia
Curso Auxiliar de Reabilitao

Formadora: Ft. Clia Figueiredo Data: 24 de Outubro de 2011 Servio M.F.R. da U.C.C.I.M.D. - Lagoa Contacto: celi_fig@hotmail.com

OBJECTIVOS ESPECFICOS
Conhecer a histria da massagem; Definir o termo massoterapia; Conhecer a biofsica da massagem Descrever as condies bsicas para realizar massagem; Identificar os componentes da massagem; Identificar os efeitos da massagem; Conhecer e identificar as indicaes e contra-indicaes da massagem; Identificar e realizar as manobras bsicas da massagem(effleurage, petrissage e tapottement);
2

Histria da massagem
A massagem foi praticada empiricamente pelos povos primitivos, podendo afirmar-se que o mtodo mais antigo que se conhece. Faz-se uma massagem estimulante, criando-se uma sensao de calor, quando, instintivamente, se fricciona energicamente a parte do organismo que sente frio. Quando se sofre uma pancada, esfregase suavemente a parte dorida, fazendose uma massagem calmamente.
3

Histria da massagem (cont.)


Em 2698 a.C, na China, relacionada com a higiene corporal, associada a exerccios psicolgicos; Na ndia, no sculo XVIII a.C, a massagem era recomendada a ttulo higinico. Os antigos Egpcios deixaram documentos onde referem o emprego da massagem com fins teraputicos e higinicos, especificando diferentes manobras.

Histria da massagem (cont.)


Cinco sculos a.C., na Grcia, e depois em Roma, vrios autores escreveram sobre as terapias manuais. Com a decadncia do Imprio Romano, a massagem passa a fazer-se em Roma apenas nas termas, com um objectivo higinico e, por vezes, com uma forte conotao ertica. Na Idade Mdia, a represso religiosa probe as terapias manuais.

Histria da massagem (cont.)


Sculo XVI, AmbroisePar, exprime, em Paris, uma opinio sobre os efeitos teraputicos da massagem; Fim do sculo XVIII, Tissotaborda o tema da massagem, referindo os seus efeitos hemodinmicos e de modificao do tecido conjuntivo; A partir da segunda metade do sculo XIX comeam a aparecer diversas definies de massagem.

Histria da massagem (cont.)


Em 1971, o conselho superior das profisses paramdicas define massagem como: uma manobra manual ou mecnica, que mobiliza os tecidos ou os segmentos de membros, com fim esttico, higinico, desportivo ou teraputico, e de forma metdica.

Definio de massagem (cont.)


O termo massagemusa-se para designar o conjunto de manipulaes praticadas, geralmente sem ajuda de instrumentos, sobre uma parte ou a totalidade do organismo, com o objectivo de provocar modificaes de ordem directa ou reflexa, com finalidade higinica ou teraputica. A massagem seria a forma mais elementar do movimento curativo, pondo em movimento, mecanicamente ou por aco reflexa, os tecidos moles e lquidos.
8

Definio de massagem (cont.)


Riverodefine a massagem como sendo a transmisso aos tecidos orgnicos de movimentos manuais oscilantes, de determinada frequncia, com fins teraputicos. A massagem emprega-se, em algumas ocasies, como tratamento exclusivo; noutras, como preparao do terreno ou complementando a aco de outros agentes de Terapia Fsica. Alm de ser agente teraputico importante, a massagem , para o Fisioterapeuta, um elemento de diagnstico tambm importante.

Definio de massagem (cont.)

Pode ser teraputica, higinica ou preventiva. MASSAGEM Local ou geral; Manual ou mecnica.

10

Definio de massagem (cont.)


Uso de diversas tcnicas manuais em pessoas com uma patologia especfica, que podem ter como objectivo: Promover o relaxamento do paciente; Mobilizar estruturas variadas; Aliviar a dor; Diminuir o edema; Prevenir a deformidade; Promover a independncia funcional
Wood, 1998

11

Biofsica da massagem
Quando a mo actua sobre a pele, produzem-se dois tipos de movimento: o movimento produzido pela mo operantee o movimento dos tecidossobre os quais se actua. A mo, ao abordar a superfcie cutnea, pode adoptar diversas posies:

12

Biofsica da massagem (cont.)


A direco de incidncia OI decompe-se em duas linhas de fora:
OD, que representa o componente de deslizamento; OP, que representa o componente de presso.

13

Biofsica da massagem (cont.)


O ngulo IOD, ngulo de incidncia ou de ataque, determina o valor relativo dos componentes de presso e de deslizamento. medida que vai aumentando o ngulo de ataque, vai aumentando o valor do componente de presso, atque, para um certo valor de ngulo IOD Ponto Crticochamado ngulo limite LOD, desaparecem praticamente os fenmenos de deslocamento, ficando sos de presso.

14

Biofsica da massagem (cont.)


As manobras de massagem que se realizam com um ngulo de ataque inferior ao ngulo limite so manobras de Frico, nas quais predomina o factor Deslizamento. As outras manobras so de presso. O componente deslizamento tem que superar uma resistncia, como acontece sempre que uma superfcie desliza sobre a outra: a Frico. Dependa da natureza das superfcies (rugosidade) e da fora de compresso de uma superfcie sobre a outra. As frices diminuem intercalando-se substncias lubrificantes entre as superfcies de contacto.
15

Condies bsicas para realizar massagem


Aspectos ticos Limpeza e higiene pessoal; Seriedade e profissionalismo; Expor apenas o essencial; Evitar contactos no apropriados; Explicao adequada do que vai acontecer ao paciente;

16

Condies bsicas para realizar massagem (cont.)

17

Condies bsicas para realizar massagem (cont.)

18

Condies bsicas para realizar massagem (cont.)


O estado das mos extremamente importante, tanto para o terapeuta como para o paciente; Elas devem estar limpas e bem cuidadas, as unhas devem estar razoavelmente curtas e as pontas arredondadas; Quentes, flexveis e secas; Deve-se fazer um programa de fora e flexibilidade manual, de forma a obter uma melhor estrutura; Uma mo com solues de descontinuidade no deve fazer massagem. Preparao das mos
19

Condies bsicas para realizar massagem (cont.)


Material P de talco; Sabo e gua quente; leos e cremes; Frmacos de uso tpico.

20

Condies bsicas para realizar massagem (cont.)


Equipamento O equipamento mais importante para um tratamento um par de mos bem treinadas; Marquesa de altura ajustvel, equipada para um orifcio para a face/nariz. Material lubrificante; Papel de limpeza; Luvas (raramente).

21

Condies bsicas para realizar massagem (cont.)

22

Condies bsicas para realizar massagem (cont.)


Conforto e apoio do paciente

O paciente deve ficar posicionado de maneira a ficar relaxado para a tcnica; Podemos usar travesseiros para dar conforto e apoio; Apenas a parte a tratar deve estar descoberta e acessvel para o tratamento. Quanto mais relaxado o paciente, mais efectivo sero tratamento; Devemos pensar no relaxamento local e geral.
23

Condies bsicas para realizar massagem (cont.)

24

Condies bsicas para realizar massagem (cont.)


Posicionamento do profissional: Deve permitir o relaxamento controlado e a movimentao livre dos braos; A coluna vertebral no deve estar flectida; Os membros inferiores devem estar ligeiramente afastados, de forma a permitir possveis reajustes; A posio deve permitir que sejam evitados movimentos extremos de punho e dedos.
25

Condies bsicas para realizar massagem (cont.)


Sala de tratamento Aquecida; Vidros e iluminao branca, de forma a permitir a observao das alteraes que se forem operando na pele; Limpa; Ambiente agradvel que induza o relaxamento; Com privacidade

26

Componentes da massagem
1. Direco
- Podem ser em muitas direces diferentes, dependendo do objectivo da tcnica; -Os movimentos devem ser sempre de distal para proximal, de forma a facilitar a circulao do fluxo venoso e linftico.

2. Presso

Componentes da Massagem

- Varia da finalidade do movimento e do problema fsico do paciente; -Em algumas manobras a presso constante, e em outras, intermitente; -A escolha da presso depende muito da funo do movimento.

3. Velocidade e Ritmo
-Varia da finalidade do movimento e do problema fsico do paciente; -Em algumas manobras a presso constante, e em outras, intermitente; -A escolha da presso depende muito da funo do movimento.

4. Durao e frequncia de tratamento


- Depende da finalidade; depende se uma tcnica local ou geral; mnimo 10-15 minutos.

27

Efeitos da massagem

28

Indicaes e Contra-indicaes da massagem

Indicaes Tratar problemas especficos: Obstipao crnica Facilitao de movimentos Preveno das deformidades

Contra-Indicaes - Infeco aguda - Pele - Articulaes - Ossos - Msculos - Tecido subcutneo - Doenas de pele

29

Manobras bsicas de massagem


1. Effleurage 2. Petrissage 3. Tapottement 4. Frico 5. Presso Intermitente 6. Rolamento de Pele 7. Rolamento de Msculos 8. Vibrao 9. Estremecimento 10. Descolamento de pele 11. Deslizamento de planos

30

Manobras bsicas de massagem


1. Effleurage
- Movimentos de deslizamento sobre a pele e tecidos, Movimentos de deslizamento sobre a pele e tecidos, executados com uma ou as duas mos. executados com uma ou as duas mos. - A presso executada em cada movimento A presso executada em cada movimento mais ou mais ou menos constante, e pode variar desde o mais simples menos constante, e pode variar desde o mais simples tocar at tocar at uma presso bastante intensa. uma presso bastante intensa. - O eixo da mo, em rela O eixo da mo, em relao ao sentido do movimento, ao sentido do movimento, pode ser: pode ser: - Paralelo; - Perpendicular; - Oblqua

31

Manobras bsicas de massagem (cont.)


1. Effleurage A utilizao das duas mos pode ser simultnea ou o das duas mos pode ser simultnea ou alternada; O ritmo , geralmente, muito lento (2 a 3 segundos por , geralmente, passagem); A direco dever ser centrpeta (de modo a ajudar a peta circulao linftica e o retorno venoso e longitudinal. DIVIDE-SE EM: SUPERFICIAL PROFUNDA

32

Manobras bsicas de massagem (cont.)


Effleurage superficial Deslizamento com uma presso muito ligeira; Fornece-nos informao relativamente ao estado da pele, e dos grupos musculares e dos grupos musculares superficiais. superficiais. Contorno, textura, tnus do tecido e temperatura so alguns elementos que a temperatura so alguns elementos que se podem recolher; podem recolher; Deve-se comparar com o lado contralateral, e com as estruturas adjacentes; As primeiras passagens so feitas para tomar o contacto fisico, psquico com o doente, sendo a presso aumentada muito suave e progressivamente, e voltando no fim a diminuir, de modo a que a variao seja quase imperceptvel para o doente; Consoante a regio a massajar, utiliza-se toda a palmar da mo e dedos com o polegar e aduo e abduo, de modo a aumentar ou diminuir a superfcie palmar.

33

Manobras bsicas de massagem (cont.)


Effleurage Superficial
As mos devem moldar-se regio a tratar de modo a que a presso nos diferentes pontos seja uniforme. Esta manipula manipulao comea, intercala, e acaba sempre um esquema de tratamento. reas de temperatura e elasticidade alterada so, geralmente, indicadores de pontos de presso.

34

Manobras bsicas de massagem (cont.)


Effleurage superficial
Mos assentes; Mo aps mo; Em crculos; Polegares; Ns dos dedos.

35

Manobras bsicas de massagem (cont.)


Effleurage superficial:
Hipermia, aumento da circulao nos capilares; Diminuio da excitabilidade das terminaes nervosas Aco Sedativa e Relaxante; Relaxamento muscular por intermdio de uma resposta reflexa.

36

Manobras bsicas de massagem (cont.)

37

Manobras bsicas de massagem (cont.)


Effleurage profunda

No implica a utilizao de demasiada fora; A presso suficiente para produzir, alm dos efeitos reflexos, efeitos mecnicos que vo favorecer a circulao venosa e linftica. As mos nunca devem perder o contacto com a regio a ser massajada, sendo o retorno feito sem presso (Effleurage Superficial). necessrio que os msculos do doente estejam relaxados e que a presso exercida seja ajustada em funo do volume e do estado dos msculos. O movimento deve ser executado de distal para proximal.

38

Manobras bsicas de massagem (cont.)


Effleurage profunda: Efeitos: Relaxamento Muscular; Aumento da circulao venosa e linftica; Facilitao da circula o da circulao de retorno.

39

Manobras bsicas de massagem (cont.)


Petrissage Nesta manipulao, mais profunda do que a anterior, executa se um movimento (alternado) de amassamento celular subcutneo e muscular, que pode ser feito com uma ou ambas as mos; O movimento feito de toro ou reptao no sentido centrpeto; As superfcies de contacto so, na sua quase totalidade, a face palmar das duas mos e dos dedos, e raramente as polpas dos dois ou trs primeiros dedos das duas mos. Favorece a circulao venosa e linftica, permitindo, assim, uma melhor nutrio dos tecidos por efeito indirecto de compresso dos mesmos e por um deslizamento distal/proximal das mos;

40

Manobras bsicas de massagem (cont.)


Petrissage
Liberta aderncias entre os diferentes planos dos tecidos (aco desfibrosante); Tem aco tonificante ou sedativa, conforme a rapidez com que executada: Se lenta, tem aco sedativa; Se rpida, com pina forte e toro acentuada, tem acentuada aco estimulante. Relaxamento dos tecidos; Eliminao dos resduos; Aumento do poder contrctil muscular.

41

Manobras bsicas de massagem (cont.)


Petrissage Modo de Execuo: Transversal as mos efectuam, simultaneamente, um movimento em sentido oposto, sem trilhar a pele. Perpendicular ao sentido das fibras musculares. Paralela, ou reptao- paralela ao sentido paralela das fibras musculares. Longitudinal destinada aos msculos dos membros, paralela ao sentido das fibras musculares. Dedos. Regio tenar e Hipotenar.

42

Manobras bsicas de massagem (cont.)


Tapottement
Trata-se de uma srie de contactos breves, aplicados rapidamente, por uma ou ambas as mos. Nos pacientes do foro respiratrio muito importante Esta tcnica no deve ser feita sobre superfcies sseas. A influncia do tapottement mais ou menos profunda, conforme o mtodo de execuo escolhido. A tcnica realizada a um ritmo rpido pois na maioria das vezes que a aplicamos visa a estimulao dos tecidos, estimulao essa que conseguida pelos estmulos mecnicos directos ou por aco reflexa. A tcnica pode ser utilizada com um objectivo relaxante mas ter que ser aplicada a um ritmo muito lento. Durante a sua execuo os punhos devem ser mantidos flexveis, de modo a que os movimentos sejam realizados pela flexo/extenso dos punhos e no dos cotovelos.

43

Manobras bsicas de massagem (cont.)


Tapottement
Efeitos Activa a circulao arterial favorecendo a nutrio dos tecidos; Provoca contraces reflexas (reflexo de estiramento); Aumenta a excitabilidade das terminaes nervosas, quando se faz com pouca durao; Diminui a excitabilidade das terminaes nervosas, quando se faz com muita durao; Desenvolve a contractibilidade muscular Tem uma aco distncia se aplicada para ajudar a descolar e expulsar secrees brnquicas.

44

Manobras bsicas de massagem (cont.)


Tapottement
Contra-Indicaes: Presena de fractura de costelas (leso pulmonar) Casos de insuficincia cardaca aguda (risco de embolia) Casos de embolia pulmonar aguda (pode causar bloqueio dos vasos pulmonares) Casos de hipertenso severa (aumento de presso sangunea) Presena de espasticidade Cicatrizes recm-formadas (interfere com cicatrizao, pode sobreestimulara produo de tecido cicatricial) Tumores

45

Manobras bsicas de massagem (cont.)


Tapottement
Modos de execuo Lado cubital da mo e dedos rgidos Lado cubital da mo e dedos abertos Mo meia fechada Mo em concha

46

DVIDAS ?
47

Obrigada pela ateno!

48

Вам также может понравиться