Вы находитесь на странице: 1из 3

O PAPEL DOS FUNGOS NA FARMACIA, NA MEDICINA E NA INDUSTRIA

Os fungos so organismos eucariontes que apresentam nutrio heterotrfica, ou seja, no conseguem produzir seu prprio alimento. Seus principais representantes so os cogumelos, orelhas-de-pau, leveduras e bolores. Algumas espcies de fungos trazem grandes prejuzos aos seres humanos, como a deteriorao de alimentos, doenas como candidase, pano branco, micoses, aspergilose pulmonar etc., no entanto, outras espcies so extremamente importantes. Micologia (tambm denominada micetologia) um ramo da biologia dedicado ao estudo dos fungos; a palavra micologia derivada de duas palavras gregas: Mykes que significa cogumelo e logos estudo. Antigamente, a micologia era considerada um ramo da botnica, sendo os fungos classificados como plantas. Os cogumelos eram considerados plantas que seriam desprovidas de certos rgos. Os conhecimentos dos fungos evoluram e evoluem constantemente. Hoje, os fungos possuem uma cincia prpria responsvel pelos seus estudos (Micologia), e no pertencem mais ao estudo cientfico de plantas. So seres aclorofilados, ao contrrio das plantas, e necessitam absorver substncias orgnicas para sobreviverem. FUNGOS NA INDSTRIA FARMACUTICA Algumas espcies de fungos auxiliam na produo de alguns medicamentos , denominados antibiticos. Um antibitico uma substncia capaz de impedir o crescimento e o desenvolvimento de microorganismos. O primeiro antibitico, a penicilina, foi descoberta por acaso em 1928, quando o cientista ingls, Alexander Fleming percebeu que numa determinada cultura de bactrias, contaminada por fungos da espcie Penicillum notatum, as bactrias no se desenvolviam. A descoberta dos antibiticos revolucionou a medicina, tendo efeitos decisivos sobre a sade humana e a expectativa de vida da populao. Passaram a ser curveis doenas que antes eram letais. Certos fungos produzem toxinas poderosas, que vm sendo objeto da pesquisa farmacutica. Muitos fungos produzem substncias denominadas ciclopeptdios, capazes de inibir a sntese de RNA mensageiro nas clulas animais. Outro medicamento de

grande importncia para a medicina moderna a cyclosporina, composto derivado do fungo Tolypocladium inflatum que reprime reaes imunolgicas que causam rejeio de rgos transplantados, o que torna possvel os transplantes de rgos ao reduzir a rejeio destes pelo sistema imunolgico. Com o isolamento desta droga houve um grande avano nas cirurgias de transplantes. Inicialmente empregados apenas como agentes antibacterianos, hoje os metablitos fngicos tm diversos usos, incluindo a biossntese de colesterol. Os fungos tambm produzem outros metablitos - como enzimas, protenas, vitaminas etc., - que no laboratrio so transformadas em princpios ativos para numerosos medicamentos.

O EMPREGO DOS FUNGOS NAS INDSTRIA ALIMENTCIA Os fungos tambm so amplamente usados na alimentao humana. o caso dos cogumelos, cujos exemplos mais conhecidos o champignon e o shitake, muito vendidos em supermercados. Outros tipos de fungos so utilizados na produo de alimentos, como o po, e em bebidas alcolicas, como o vinho e a cerveja. Na fabricao do po so utilizadas as leveduras ( Saccharomyces cerevisiae), tambm chamadas de fermento biolgico. Quando se faz o po, as leveduras so misturadas na massa que fica em repouso por vrios minutos. Durante esse perodo, sob a ao das leveduras, estes fungos realizam um processo chamado de fermentao alcolica, atravs do qual produzem a transformao de uma pequena parte dos acares presentes na massa em gs carbnico e lcool etlico. por meio dessa transformao que as leveduras obtm energia para sobreviver. O gs carbnico, liberado neste processo, cria pequenas bolhas de gs no interior da massa, fazendo com que o po cresa e fique fofinho. As leveduras tambm so usadas na fabricao de bebidas alcolicas (cachaa, cerveja, vinho). A produo de bebidas realizada atravs da fermentao de diferentes ingredientes. O vinho, por exemplo, fabricado a partir da fermentao da uva. J a cerveja produzida atravs da fermentao da cevada. S que nesse caso os fungos aproveitam o lcool em vez do gs carbnico. Isso tudo acontece porque as leveduras so seres vivos, que no apresentam clorofila; portanto, so seres heterotrficos, que dependem de alimento proveniente de outros seres vivos. Para se alimentarem, os fungos soltam substncias capazes de decompor o alimento que est a sua volta. No caso das leveduras, elas decompem o acar que est ao seu redor, produzindo um lquido nutriente que absorvido por elas.

Certos queijos, como o gorgonzola, o roquefort e o camembert so produzidos com o auxlio de fungos, que do a eles sabor caracterstico. So queijos propositadamente embolorados.

Na busca de seu principal alimento, o carbono, alguns fungos so odiados porque degradam materiais largamente utilizados pela indstria, como plsticos e metais. Para saber se seus produtos vo durar alm das portas da fbrica, os responsveis pelo controle de qualidade das empresas colocam-nos em contato com os fungos existentes l fora. Os bolores e mofos tornaram-se mais um instrumento dos cientistas nas pesquisas com medicamentos, desinfetantes, inseticidas e, mais recentemente, anticorrosivos e simplificadores dos mecanismos de produo de lcool. Isso fez crescer o interesse de vrias indstrias pelos fungos, fato que est causando furor nas micotecas, os laboratrios que os criam; armazenam e distribuem, classificando-os segundo sua origem e caractersticas peculiares.

Вам также может понравиться