Вы находитесь на странице: 1из 16

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLNDIA Diretoria de Obras

MEMORIAL DESCRITIVO DE PROCEDIMENTOS E ESPECIFICAES TCNICAS ADEQUAO DO SISTEMA DE PREVENO E COMBATE INCNDIOS DA RDIO TV UNIVERSITRIA / GRFICA BLOCO 1S CAMPUS SANTA MNICA

Av. Joo Naves de vila 2121 - Campus Santa Mnica Sala 1A50 - Uberlndia - MG - Fone (034)3239 4464

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLNDIA Diretoria de Obras

NDICE
2- DESCRIO DOS SERVIOS A SEREM EXECUTADOS...................................................................................3 2.4 SINALIZAO................................................................................................................................................... 7 2.5 PINTURA.......................................................................................................................................................... 7 2.6 SERVIOS DIVERSOS........................................................................................................................................ 7 4 INSTALAES ..........................................................................................................................................................8 4.1 - INSTALAES DE COMBATE A INCNDIOS E ESPECIAIS........................................................................................9 4.1.1 - Marcas e modelos adotados para equipamentos de combate a incndios, especiais e demais elementos de outras instalaes, etc.................................................................................................................................................9 4.1.2 - Instalaes de combate a incndios................................................................................................................9 4.1.3 - Proteo e Verificao...................................................................................................................................10 4.1.4 - Informaes Gerais das Instalaes..............................................................................................................11 5 - NORMAS TCNICAS DA ABNT APLICVEIS..................................................................................................11 5.1 INSTALAES DE COMBATE INCNDIO, ESPECIAIS E SIMILARES....................................................................12 5.3.2 - Pintura com esmalte sinttico, em elementos metlicas...............................................................................16

Av. Joo Naves de vila 2121 - Campus Santa Mnica Sala 1A50 - Uberlndia - MG - Fone (034)3239 4464

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLNDIA Diretoria de Obras

1 INTRODUO. O presente memorial descritivo de procedimentos estabelece as condies tcnicas mnimas a serem obedecidas na execuo dos servios; fixando, portanto os parmetros bsicos a serem atendidos para materiais, servios e equipamentos, que constitui parte integrante dos contratos de servios. Todas as obras e servios devero ser executados rigorosamente em consonncia com os projetos bsicos fornecidos, com os demais projetos complementares e outros projetos a serem elaborados, com os detalhes a serem elaborados e ou modificados pela CONTRATADA, com as prescries contidas no presente memorial e demais memoriais especficos de projetos complementares fornecidos e ou a serem elaborados, com as tcnicas da ABNT, outras normas abaixo citadas em cada caso particular ou suas sucessoras e legislaes Federal, Estadual, Municipais vigentes e pertinentes. Quando no houver descrio do tipo de servio a ser executado, material ou equipamento a ser utilizado, seguir orientao da fiscalizao e dos respectivos projetistas de cada rea em questo. No caso de discrepncias ou falta de especificaes de marcas e modelos de materiais, equipamentos, servios, acabamentos, etc., dever sempre ser observado que estes itens devero ser de qualidade extra, e que as escolhas devero sempre ser aprovadas antecipadamente pela fiscalizao e/ou pelos projetistas. As cotas e dimenses sempre devero ser conferidas no local, antes da execuo de qualquer servio. Observando apenas as cotas referidas nos projetos, negando-se a qualquer intento as medidas tiradas de escala. As especificaes, os desenhos dos projetos e os memoriais descritivos destinam-se a descrio e a execuo das obras e servios completamente acabados nos termos deste memorial, e com todos os elementos em perfeito funcionamento, de primeira qualidade e bom acabamento. Portanto, estes elementos devem ser considerados complementares entre si, e o que constar em um dos documentos to obrigatrio como se constasse em todos os demais; Igualmente, com relao a quaisquer outras partes das obras e dos servios apenas uma parte estiver desenhada, todo o servio dever estar de acordo com a parte assim detalhada e dever ser considerado para continuar atravs de todas as reas ou locais semelhantes, a menos que indicado ou anotado diferentemente.

2- DESCRIO DOS SERVIOS A SEREM EXECUTADOS


Sero realizados servios de adequao do sistema de preveno e combate a incndio do Bolo 1S Rdio TV Universitria / Grfica Campus Santa Mnica, conforme especificaes abaixo. 2.1 Esquadrias. Instalar guarda corpo com corrimo em estrutura metlica tubular com dimetro mximo de 65mm e altura mnima de 1,05m, conforme detalhe existente no projeto de preveno e combate a incndio folha04/04, nas escadas externas (Escada 1 e Escada 2) e escada interna (Escada 4). Instalar corrimo metlico em tubo com dimetro mximo de 65 mm, conforme detalhe existente no projeto de preveno e combate a incndio folha04/04, na parede das escadas externas (Escada 3 e Escada 5), escada interna (Escada 4) e no Auditrio.

Av. Joo Naves de vila 2121 - Campus Santa Mnica Sala 1A50 - Uberlndia - MG - Fone (034)3239 4464

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLNDIA Diretoria de Obras

Adequar altura do gradil tipo guarda corpo metlico em estruturas de metalon existente na rampa de acesso rdio com altura de 0,94m para 1,22m e promover instalao de corrimo neste conforme detalhe abaixo.

Adequar altura do guarda corpo metlico em estrutura de metalon existente no Terrao com altura de 0,90m para 1,22m e instalar gradil metlico tipo tela metlica (2x2 cm) para fechamento da parte inferior deste guarda corpo conforme detalhe abaixo.

Av. Joo Naves de vila 2121 - Campus Santa Mnica Sala 1A50 - Uberlndia - MG - Fone (034)3239 4464

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLNDIA Diretoria de Obras

Remover a porta metlica em estrutura de metalon e vidro de uma folha de abrir com dimenso (90x 2,10)m da entrada da Dirco, TV e Rdio e instalar nova porta metlica em mesmo padro de estrutura de metalon e vidro com duas folhas de abrir no sentido externo, dimenso (2,00 x 2,10)m.

Av. Joo Naves de vila 2121 - Campus Santa Mnica Sala 1A50 - Uberlndia - MG - Fone (034)3239 4464

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLNDIA Diretoria de Obras

2.2 Instalaes de Preveno e Combate a Incndios. 2.2.1) Extintores: Fornecer um extintor tipo PQS (p qumico seco) 4 kg e instalar na parede da sala VIP do pavimento trreo, conforme indicao em projeto, com suporte de extintor de parede tipo gancho YANES ou similar. Fornecer um extintor tipo CO2 (gs carbono) 6 kg a ser instalado em suporte metlico j existente no terrao prximo a cabine de ar condicionado central no pavimento superior da rea de Grfica. Fornecer 3 (trs) extintores tipo AP (gua pressurizada) 10L sendo um para cada um dos ambientes de Hall, Studio TV e Almoxarifado (Grfica). Fornecer 4 (quatro) extintores tipo PQS (p qumico seco) 4 kg sendo um para cada um dos ambientes de Hall, Circulao (Pavimento Trreo), Almoxarifado (Grfica) e Setor de impresso OFFSET (Grfica). Fornecer 2 (dois) extintores tipo CO2 (gs carbono) 6 kg sendo um para cada um dos ambientes de Circulao (Pavimento Superior) e Setor de impresso eletrnica (Grfica). Fornecer suporte metlico para extintor de cho tipo trip para o extintor tipo PQS (p qumico seco) 4 kg existente no Studio de TV (Pavimento Trreo). 2.2.2) Hidrantes: Executar a instalao do Hidrante Interno HI - 02 na circulao do Pavimento Superior, prximo caixa da escada 4, conforme indicaes em projeto de preveno de combate a incndio folha 02/04 e 03/04. Desativar o Hidrante de Recalque existente e executar novo Hidrante de Recalque no passeio da entrada principal a rdio prximo escada 1 conforme detalhe em projeto de preveno de combate a incndio folha 03/04. A nova rede de em tubulao de ao galvanizado dimetro 63 mm, conforme a existente, dever ser executada interligando com a tubulao existente de maneira a atender o bom funcionamento de toda rede de hidrantes existentes (Hidrantes internos HI01 HI03, HI04, HI05 e HI-06) e hidrantes a instalar (Hidrante interno HI02 e Hidrante de Recalque). No passeio onde ser realizado a instalao do hidrante de recalque, dever ser executado novo passeio conforme o existente no entorno do local da caixa com no mnimo 1,00m de largura. Realizar servio de aferio de vazo da bomba de recalque existente e possveis adequaes necessrias para atender a vazo de presso adequada para operao.

2.3 Instalaes Eltricas e de Sistema de Alarme de Incndio.

Av. Joo Naves de vila 2121 - Campus Santa Mnica Sala 1A50 - Uberlndia - MG - Fone (034)3239 4464

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLNDIA Diretoria de Obras

Promover a instalao do sistema de alarme de incndio composto por: Boto de Alarme tipo quebra-vidros supervisionado 12 Volts nos seguintes locais: Pavimento Trreo (01 hall de Studio TV, 01 na parede da cmera escura, 01 na recepo da grfica, 01 na parede do corredor que delimita com o almoxarifado, 01 na grfica prximo ao HI 06 e 01 na parede de fundo da grfica prximo a porta) e Pavimento Superior (01 na entrada Dirco, TV, Rdio, prximo sirene, 01 na entrada Dirco, TV, Rdio, prximo a 2 porta, 01 na parede almoxarifado, prximo ao HI 03 e 01 na parede entre a Locuo e a circulao); Alarme sonoro simples tipo sirene bitonal 12 volts 105 DECI nos seguintes locais: Pavimento Trreo (01 no hall do Studio TV e 01 na grfica) e Pavimento Superior (01 na entrada Dirco, TV, Rdio); Sinalizao luminosa e sonora indicativa de acionamento da bomba de incndio tipo sirene udio visual 12volts instalada no pavimento superior na entrada Dirco, TV, Rdio; Painel de alarme tipo central de alarme de incndio instalada no pavimento superior na entrada Dirco, TV, Rdio. Todas as tubulaes e fiao para instalao do sistema de alarme de incndio devem ser executadas de forma a atender ao sistema conforme representado em projetos de preveno e combate a incndio e de maneira que nenhuma fiao fique aparente. Realizar servios gerais de adequao nas instalaes eltricas e de iluminao de emergncia existentes. Instalar iluminao de emergncia com seta adesiva indicativa de sada de emergncia nos seguintes locais: Pavimento Trreo (02 na escada 4 interna, sendo uma em cada lance de escada, 01 sobre a porta do Studio TV de acesso ao hall, 01 na circulao do pavimento superior, 01 sobre a porta de acesso a circulao da locuo e 01 sobre a porta entre entrada do Dirco e a circulao do pavimento superior). 2.4 Sinalizao. Todos os Hidrantes, extintores, alarme e sadas de emergncias devero possuir sinalizao indicativa tipo adesiva nas dimenses e cores conforme projeto e normas pertinentes. 2.5 Pintura. Executar pintura esmalte, marcas: Coralit, Coral, Suvinil, Renner ou similar de mesma qualidade, na cor: Azul padro utilizado na UFU, sobre todos os guarda corpo e corrimos metlicos instalados nas escadas 1, 2, 3, 4,5, rampas de acesso, terrao e do auditrio. Executar nova pintura acrlica, marcas: Coral ou Suvinil ou similar de mesma qualidade, na cor: Azul padro utilizado na UFU, sobre reboco nas paredes do guarda corpo em alvenaria da escada 3 descoberta que ser adequado quanto a sua altura. 2.6 Servios Diversos. Adequar a altura do guarda corpo em alvenaria existente na escada 3, externa e descoberta, com altura de 0,79m passando para uma nova altura mnima de 1,05m.

Av. Joo Naves de vila 2121 - Campus Santa Mnica Sala 1A50 - Uberlndia - MG - Fone (034)3239 4464

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLNDIA Diretoria de Obras

O peitoril existente na escada 3 dever ser retirado e sobre a alvenaria de guarda corpo dever ser executado mais uma fiada de tijolos e revestido com chapisco e reboco e acabamento de novo peitoril em pr-moldado conforme padro existente. Retirar corrimo de madeira e guarda corpo inadequado existente na escada 4 interna . Ao final de todos os servios de adequao do sistema de preveno de combate a incndio dever ser executada limpeza geral de todo o bloco da Rdio TV universitria / Grfica, Bloco 1S.

3 DETALHAMENTO E ESPECIFICAES DOS SERVIOS. 3.1 - Observaes importantes: A proponente dever verificar in loco todo e qualquer tipo de instalaes, obras e servios existentes e adjacentes, passagens de instalaes existentes, alimentaes despejos, locais de passagem das redes pblicas, e de implantao das obras e servios, e compar-las com os projetos, para que sejam includos na planilha de oramento todos os itens necessrios execuo final de todas as instalaes, obras e servios em perfeito funcionamento, inclusive execuo de todas as alimentaes, derivaes, interligaes necessrias s mesmas (mesmo que conste nos captulos a seguir como existentes devero ser objeto de verificao In Loco e includas ou no na planilha), assim como desvios, refazimentos, remanejamentos, demolies, etc., alteraes e complementaes dos projetos fornecidos, sendo, portanto de inteira responsabilidade da mesma toda a execuo e fornecimento dos materiais, equipamentos e mo de obra necessrios, a todas as instalaes abaixo descritas, ou indicadas nas peas grficas fornecidas, mesmo que constem apenas da arquitetura ou dos memoriais ou de alguma pea grfica fornecida ou do Edital, cabendo neste caso CONTRATADA a elaborao dos respectivos projetos executivos definitivos, e o levantamento as built aps a execuo final. Algumas recomendaes abaixo, pontos em instalaes especficas, equipamentos, necessrios obra, mesmo que no conste dos projetos fornecidos, devero ser executadas s custas da CONTRATADA.. Em todas as instalaes, as marcas que no foram contempladas neste memorial ou nos projetos devero ser indicadas pela FISCALIZAO, sempre levando-se em conta o item Observaes sobre Materiais e ou Equipamentos. Todas as tubulaes, conexes, cabos, fios, etc. devero ser montadas, de modo que a marca fique visvel para inspeo da FISCALIZAO. Devero ser feitos enchimentos previstos ou no nos projetos, em alvenarias, pisos, estruturas, tetos, etc., para embutir instalaes e quadros diversos, quando no indicados como aparentes nos respectivos projetos.

4 INSTALAES

Av. Joo Naves de vila 2121 - Campus Santa Mnica Sala 1A50 - Uberlndia - MG - Fone (034)3239 4464

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLNDIA Diretoria de Obras

4.1 - Instalaes de combate a incndios e especiais 4.1.1 - Marcas e modelos adotados para equipamentos de combate a incndios, especiais e demais elementos de outras instalaes, etc. Adaptador Storz: Javari/Rotovi, Bucka Spiero, Wormald Resmat Parsch, Rotovi. Adesivo para PVC: Tigre, Politubes, Sika, Akros, Fortilit. Bombas: Jacuzzi, Mark, ABS, Darka, KSB, Mark Peerless, Schneider, tipos conforme indicaes constantes do projeto hidrulico. Braadeiras: Sisa. Caixa para mangueira ou Abrigo para Extintor de embutir ou externa, em chapa 18: marca Javari/Rotovi, NLF, Bucka Spiero, Wormald Resmat Parsch, Rotovi.. Conexes galvanizadas: Tupy. Esguicho Cnico de 1 c/requinte de 19 mm: Wormald Resmat Parsch, Bucka Spiero, Javari/Rotovi. Extintores: Centrex, Regional, com selo do INMETRO Fita vedarosca: Tigre, Akros, Politubes, Amanco Mangueira emborrachada com esguicho cnico e adaptador Storz 38 mm ou 63mm: Wormald Resmat Parsch, Mangtec, Bucka Spiero. Pasta lubrificante para junta elstica: Tigre. Registros de gaveta brutos e no aparentes: marca Deca ref. 1502. Tubulaes e conexes galvanizadas do sistema de hidrantes: classe 10, marca Mannesmann, Zamprogna, Tupy, Apollo. Demais materiais e acessrios da linha para combate incndios: Bucka Spiero, Javari/Rotovi, NLF, Wormald Resmat Parsch. OBS: - Todos os elementos que se complementam, como: conexes, tampes, adaptadores, mangueiras, etc., devero obrigatoriamente ser da mesma linha e marca. Todos os materiais, equipamentos de combate a incndios devero ser aprovados pelo Corpo de Bombeiros pela ABNT e possuir certificado de conformidade INMETRO. Outras marcas no especificadas acima: consultas FISCALIZAO. As marcas e especificaes dos materiais de combate a incndios, acima, so de ordem geral podendo ser utilizados ou no, dependendo da aprovao do projeto bsico fornecido e das exigncias do Corpo de Bombeiros para o fornecimento da vistoria. 4.1.2 - Instalaes de combate a incndios. Os servios sero rigorosamente executados de acordo com as normas da ABNT citadas anteriormente e ou suas sucessoras e demais pertinentes, Corpo de Bombeiros, Cdigo de Obras do Municpio de Uberlndia, normas, leis e instrues do DMAE, com os projetos bsicos de instalaes fornecidos e com as especificaes que se seguem: Devero ser fornecidos e instalados os bebedouros indicados no projeto arquitetnico, bem como ralos para escoamento das guas que caem dos mesmos.

Av. Joo Naves de vila 2121 - Campus Santa Mnica Sala 1A50 - Uberlndia - MG - Fone (034)3239 4464

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLNDIA Diretoria de Obras

10

As canalizaes quando embutidas, correro nas paredes ou revestimentos de piso, evitandose sua incluso no concreto, as passagens no concreto cuja necessidade seja imprescindvel devero ser previstas pelo calculista estrutural, utilizar telas com a finalidade de evitar trincas, conforme indicado a seguir. Para facilidade de desmontagem das canalizaes, sero colocadas luvas de unio onde convier, mesmo quando no indicadas nos projetos. As deflexes das canalizaes sero executadas com auxilio de conexes apropriadas. As juntas rosqueadas nos tubos de ao galvanizado, no caso de instalaes para incndio, sero vedadas com fio apropriado de sisal e massa de zarco, ou calafetador a base de resina sinttica, ou vedante para roscas Tupy. Com exceo dos elementos niquelados, cromados, ou de lato polido, todas as demais partes aparentes da instalao, tais como: canalizaes, conexes, acessrios, braadeiras, suportes, etc., devero ser pintados depois de previa limpeza das superfcies com benzina ou outro lquido para limpeza conforme recomendaes do item Pinturas, nas cores e padres da ABNT. Nos casos em que as canalizaes devam ser fixadas em paredes e ou suspensas em lajes, os tipos, dimenses e quantidades dos elementos suportes ou de fixao, braadeiras, perfilados U, bandejas, fitas Walsywa, etc. sero determinados pela FISCALIZAO de acordo com o dimetro, peso e posio das tubulaes quando no indicadas no projeto. A edificao constar de sistema de proteo por extintores manuais, hidrantes, sistema de iluminao e sinalizao de emergncia, conforme indicado no projeto bsico fornecido e a ser executado pela CONTRATADA. Todos os extintores sero do tipo e capacidades indicadas no projeto bsico fornecido, devendo ser testados e recarregados antes da instalao e conter a placa de conformidade com a ABNT e fornecidos por firma especializada. A sinalizao sobre o extintor obrigatria. O alarme o caso de recomendaes do Corpo de Bombeiros, poder ser do tipo Quebra Vidro com campainha de 100 db. Os armrios para mangueira sero em chapa de ao carbono, fina frio, bitola 18, de capada e fosfatizada, porta frontal reforada internamente, contendo visor de vidro dimetro 190 mm com inscrio INCNDIO, trinco giratrio e veneziana para ventilao, cesto meia lua ou basculante para mangueiras de 1.1/2, acabamento em fundo primer e esmalte sinttico acetinado cor vermelha padro Corpo de Bombeiros e ABNT, das marcas acima descritas desde que atenda estas especificaes. 4.1.3 - Proteo e Verificao. Durante a construo e at a montagem dos aparelhos, as extremidades livres das canalizaes sero vedadas com bujes roscados ou plugues, convenientemente apertados, no sendo admitido o uso de buchas de madeira ou de papel, para tal fim. As tubulaes de incndio sob comando sero submetidas presso de trabalho acrescida de 5,0kg/cm, durante 1 (uma hora), sem qualquer vazamento.
Av. Joo Naves de vila 2121 - Campus Santa Mnica Sala 1A50 - Uberlndia - MG - Fone (034)3239 4464

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLNDIA Diretoria de Obras

11

Durante as montagens, se necessrio, devem ser previstos pela CONTRATADA, suportes provisrios, de modo que as linhas no sofram deflexes exageradas, nem que esforos apreciveis sejam transmitidos aos equipamentos, mesmo que por pouco tempo. Todo sistema de tubulao ser limpo internamente antes dos testes. A limpeza ser feita com gua ou ar. Toda a tubulao dever estar livre de escrias, rebarbas, ferrugem e demais materiais estranhos ao seu funcionamento. De modo geral, todas as instalaes de gua e incndio devero ser convenientemente verificadas pela FISCALIZAO quanto suas perfeitas condies tcnicas de execuo e funcionamento. No ser permitido amassar ou cortar canoplas, caso seja necessrio uma ajustagem, a mesma dever ser feita com peas apropriadas. 4.1.4 - Informaes Gerais das Instalaes. Extintores de Incndio. Devero possuir sinalizao com seta, sendo com contorno em vermelho, letras pretas com contorno em amarelo, dimenses conforme projeto hidrulico, e devero possuir selo de garantia da ABNT/INMETRO, e rtulo do fabricante. Sinalizao de Sada. Deve ser luminosa e conter a palavra sada e uma seta indicando o sentido, ter um nvel de iluminao que garanta eficiente visibilidade, as letras e a seta de sinalizao deve ter cor vermelha sobre fundo branco, a iluminao da sinalizao de sada deve ter fonte alimentadora prpria que assegure um funcionamento mnimo de 01 hora, para quando ocorrer falta de energia eltrica na rede pblica. Tubulaes de Ferro ou Ao Galvanizado. Observar o item, Instalaes de gua fria e de combate incndios. Vlvulas, Registro de Gaveta, Acabamento Bruto. Dever ser conectado tubulao com fio de sisal e zarco ou vedante para roscas Tupy em tubos de ao galvanizado, e com fita de teflon (veda rosca) em tubos PVC roscvel e soldvel, e montados de modo a ficar o volante na posio lgica de manobra. As vlvulas devem ser montadas totalmente fechadas e acionadas somente aps a limpeza da tubulao. O montador dever prever proteo adequada para que as vlvulas durante a instalao no sejam danificadas, e nem que qualquer sujeira atinja a sede da mesma.

5 - NORMAS TCNICAS DA ABNT APLICVEIS.

Av. Joo Naves de vila 2121 - Campus Santa Mnica Sala 1A50 - Uberlndia - MG - Fone (034)3239 4464

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLNDIA Diretoria de Obras

12

As normas abaixo e ou suas sucessoras, bem como as demais citadas ou no citadas neste e nos demais itens a seguir e que se referem aos servios, materiais e ou equipamentos objeto da obra devero ser os parmetros mnimos a serem obedecidos para sua perfeita execuo. Os casos no abordados sero definidos pela FISCALIZAO e ou projetistas, de maneira a manter o padro de qualidade previsto para a obra em questo e de acordo com as normas vigentes nacionais ou internacionais, e as melhores tcnicas preconizadas para o assunto. 5.1 Instalaes de Combate Incndio, Especiais e Similares. NBR13714 NBR11715 NBR11716 NBR10721 NBR12962 NBR11751 NBR12693 NBR11720 Sistemas de hidrantes e de mangotinhos para combate a incndio Extintores de incndio com carga d'gua Extintores de incndio com carga de dixido de carbono (gs carbnico) Extintores de incndio com carga de p Inspeo, manuteno e recarga em extintores de incndio Extintores de incndio com carga para espuma mecnica Sistemas de proteo por extintores de incndio Conexes para unio de tubos de cobre por soldagem ou brasagem capilar Requisitos NBR13434-1 Sinalizao de segurana contra incndio e pnico - Parte 1: Princpios de projeto NBR13434-2 Sinalizao de segurana contra incndio e pnico - Parte 2: Smbolos e suas formas, dimenses e cores NBR13434-3 Sinalizao de segurana contra incndio e pnico - Parte 3: Requisitos e mtodos de ensaio NBR-9441 Execuo de Sistemas de Deteco e Alarme de Incndio NBR-9443 Extintor de Incndio Classe A - Ensaio de Fogo em Engradado de Madeira NBR-9444 Extintor de Incndio Classe B - Ensaio de Fogo em Lquido Inflamvel NBR-10721 Extintores de Incndio com Carga de P Qumico NBR-11836 Detectores Automticos de Fumaa para Proteo Contra Incndio - Especificao NBR-12100 Mangueira de Incndio - Resistncia a Abraso - Mtodo de Ensaio 5.2 - Alvenarias, Reconstituio: Argamassas: NBR 7175 Cal Hidratada para Argamassas NBR 7200 Revestimento de Paredes e Tetos com Argamassas Materiais Preparo, Aplicao e Manuteno. NBR 7222 Argamassas de Concreto Determinao da Resistncia a Trao por Compresso Diametral de Corpos de Prova Cilndricos. NBR 10908 Aditivos para Argamassa e concretos Ensaios e Uniformidade. NBR 7217 Agregado Determinao da Composio Granulomtrica: NBR 6118 Projeto de estruturas de Concreto Procedimentos. Preparo e Dosagem: As argamassas sero preparadas mecanicamente. O amassamento mecnico deve ser contnuo e durar pelo menos 90 segundos ou o tempo necessrio para homogeneizar a mistura, a contar do momento em que todos os componentes da argamassa, inclusive a gua, tiverem sido lanados na betoneira ou misturador. S ser permitido o amassamento manual quando a quantidade de argamassa a manipular for insuficiente para justificar a mescla mecnica.
Av. Joo Naves de vila 2121 - Campus Santa Mnica Sala 1A50 - Uberlndia - MG - Fone (034)3239 4464

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLNDIA Diretoria de Obras

13

Misturar-se-o primeiramente, a seco os agregados (areia, etc.) com os aglomerantes (cimento, etc.) revolvendo-se os materiais p, at que a mesma adquira colorao uniforme. Ser ento, disposta a mistura em forma de coroa e adicionada, paulatinamente, a gua necessria no centro da cratera assim formada. Ter prosseguimento o amassamento, com o devido cuidado, para evitar-se perda de gua ou segregao dos materiais, at se conseguir uma massa homognea de aspecto uniforme e adequado. No caso de argamassas cujo aglomerante a cal, aps o amassamento da mesma com a areia, devese esperar no mnimo 24 horas para a cura antes da adio do cimento e posterior utilizao. Sero preparadas quantidades de argamassa na medida das necessidades dos servios a executar em cada etapa, de modo a ser evitado o incio de endurecimento antes de seu emprego. Argamassas de cal com pequena proporo de cimento, a adio deste dever ser realizada no momento da aplicao. As argamassas com vestgios de endurecimento e retiradas ou cadas das alvenarias e revestimentos em execuo no podero ser reaproveitadas, e sero inutilizadas. Em substituio a Cal ser utilizado retardador de pega, tipo sikanol Alvenaria na proporo de 200ml/saco de cimento. As dosagens adiante especificadas sero rigorosamente, observadas. Chapisco: Trao 1:3; Cimento CP32; areia grossa (Lavada) + Bianco na proporo indicada pelo fabricante. Chumbamento: Trao 1:3 Cimento CP32 e Areia Mdia (Lavada) Emboo: Trao 1:1:6; Cimento CP32, Cal e Areia Mdia (Lavada) Reboco: Trao 1:1:8; Cimento CP32, Cal e Areia Fina (Lavada)

No poder ser alterada a proporo entre o conjunto dos agregados e o dos aglomerantes. Jamais ser admitido a mescla de cimento Portland e gesso, dada a incompatibilidade qumica destes materiais. No ser admitida a utilizao de saibro e cal virgem nas argamassas. Cimentos: Os tipos de cimento a serem utilizados devero ser adequados s condies de agressividade do meio a que estaro sujeitas as peas estruturais, alvenarias, pisos, etc. Para locais no sujeitos a agressividade, o tipo de cimento, caso no haja especificao particular em contrrio, dever ser o Portland Comum CP 32, e dever atender s especificaes das normas da ABNT. Para a substituio do tipo, classe de resistncia e marca do cimento, devero ser tomadas as precaues para que no ocorram alteraes sensveis na trabalhabilidade do concreto; argamassas e natas em geral. Uma mesma pea estrutural, alvenaria, etc., s devero ser executadas com iguais tipos e classes de resistncias de cimento. Agregados: O agregado mido ser a areia natural, de origem quartzosa, cuja composio granulomtrica e quantidade de substncias nocivas devero obedecer a condies impostas pelas normas da ABNT citadas ou sucessoras. A areia dever ser natural, lavada, peneirada, slico-quartzoza, spera ao tato, limpa, isenta de argila e de substncias orgnicas ou terrosas, obedecendo seguinte classificao, conforme estabelecido pela NBR. Grossa: granulometria entre 4,8 e 0,84 mm.

Av. Joo Naves de vila 2121 - Campus Santa Mnica Sala 1A50 - Uberlndia - MG - Fone (034)3239 4464

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLNDIA Diretoria de Obras

14

Mdia: granulometria entre 0,84 e 0,25 mm. Fina: granulometria entre 0,25 e 0,05 mm. O agregado grado dever ser constitudo de britas obtidas atravs de britagem de rochas ss. O dimetro mximo do agregado dever ser inferior a 1/4 da menor espessura da pea a concretar e a 2/3 do espaamento entre as barras de ao das armaduras. guas: A gua destinada ao preparo dos concretos, argamassas, pastas, diluio de tintas e outros tipos de utilizao, dever ser isenta de substncias estranhas, tais como: leo, cidos, lcalis, sais, matrias orgnicas e quaisquer outras substncias que possam interferir com as reaes de hidratao do cimento e que possam afetar o bom adensamento, a cura e aspecto final dos concretos, argamassas, pastas e outros acabamentos. Aditivos: Os aditivos que se fizeram necessrios, para a melhoria das qualidades do concreto e das argamassas, de acordo com as especificaes, devero atender s normas da ABNT, ASTM C-494 ou sucessoras. A porcentagem de aditivos dever ser fixada conforme recomendaes do fabricante, levando em considerao a temperatura ambiente e o tipo de cimento adotado, sempre de acordo com as instrues normativas. Cuidados especiais devero ser observados quanto estocagem e idade de fabricao, considerando a fcil deteriorao deste material. Cal Hidratada: Obtido pelo tratamento de cal virgem, sem gua, constitudo essencialmente de hidrxido de clcio, ou de uma mistura de hidrxido de clcio e hidrxido de magnsio, ou ainda de uma mistura de hidrxido de clcio, hidrxido de magnsio e xido de magnsio. Todo material a ser aplicado dever satisfazer as condies mnimas estabelecidas pela ABNT, de acordo com as Normas NBR-6453 - Cal Virgem para Construo; NBR-6471 - Cal Virgem e Cal Hidratada - Retirada e Preparao de Amostra; NBR-6472 - Cal - Determinao do Resduo em Extino; NBR-6473 - Cal Virgem e Cal Hidratada - Anlise Qumica; NBR-7175 - Cal Hidratada para Argamassas e demais atinentes ao assunto. Marcas: Itacal, Ita, Supercal. 5.3 - Pinturas NBR-11702 - Tintas para Edificaes no Industriais - Classificao NBR-12554 - Tintas para Especificaes No Industriais NBR 13.245 - Texturas MB-063/51 - Solventes para tintas. 5.3.1 - Consideraes: Todas as superfcies a serem pintadas devero estar firmes, secas, limpas, sem poeira, gordura, sabo mofo, ferrugem, retocadas se necessrio, e convenientemente preparadas para receber as pinturas a elas destinadas. A eliminao da poeira dever ser completa, tomando-se precaues especiais contra o levantamento de p durante os trabalhos, at que as tintas sequem inteiramente. Para limpeza utilizar pano mido ou estopa, e com thinner em caso de superfcies metlicas, retocadas e preparadas para o tipo de pinturas a elas destinadas. Aps a aplicao, um reboco ou emboo ser considerado curado, isto , em condies de receber pintura aps um perodo mnimo de 30 dias.

Av. Joo Naves de vila 2121 - Campus Santa Mnica Sala 1A50 - Uberlndia - MG - Fone (034)3239 4464

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLNDIA Diretoria de Obras

15

Sempre que uma superfcie estiver lixada, ser cuidadosamente limpa com vassoura de plos, depois, com um pano mido para remover o p, antes da aplicao da demo. As pinturas sero executadas de cima para baixo e sero evitados escorrimentos ou salpicos, quando ocorridos, devero ser removidos enquanto a tinta estiver fresca, empregando-se o removedor adequado. Devero ser adotadas precaues especiais no sentido de evitar salpicaduras de tinta em superfcie no destinada pintura (revestimentos cermicos, vidros, pisos, ferragens, etc.), ou em superfcies com outro tipo de pintura ou acabamento. As esquadrias em geral devero ser protegidas com papel colante; os vidros, espelhos, fechos, rosetas, puxadores, superfcies adjacentes com outro tipo de pintura, etc., antes do incio dos servios de pintura. Na aplicao de cada tipo de pintura, todas as superfcies adjacentes devero ser protegidas e empapeladas, para evitar respingos. Cada demo de tinta dever ser aplicada quando a precedente estiver perfeitamente seca, convindo observar um intervalo mnimo de 24 horas entre demos sucessivas, ou recomendaes do fabricante para cada tipo de tinta. Igual cuidado haver entre uma demo de tinta e a massa, convindo observar um intervalo de 48 horas aps cada demo de massa, ou de acordo com recomendaes do fabricante. S sero aplicadas tintas de primeira linha. Devero ser usadas de um modo geral as cores e tonalidades j preparadas de fbrica, e as embalagens devero ser originais, fechadas, lacradas de fbrica. Para todos os tipos de pintura indicados a seguir, exceto se houver recomendao particular em contrrio ou do fabricante, sero aplicadas tintas de base, selador ou fundo prprio em 1 ou 2 demos, ou tantas quanto necessrias para obter-se a perfeita cobertura das superfcies e completa uniformizao de tons e texturas. Toda a superfcie pintada dever apresentar depois de pronta, uniformidade quanto cor, textura, tonalidade e brilho (fosco, semi-fosco, e brilhante). No emprego de tintas j preparadas sero obedecidas as instrues dos fabricantes, sendo vedada adio de qualquer produto estranho s especificaes das mesmas e s recomendaes dos fabricantes. O reboco no poder conter umidade interna, proveniente de m cura, tubulaes furadas, infiltraes por superfcies adjacentes no protegidas, etc. O reboco em desagregao dever ser removido e aplicado novo reboco. Manchas de gordura devero ser eliminadas com uma soluo de detergente e gua, bem como mofos com uma soluo de cndida e gua, enxaguar e deixar secar. Os solventes a serem utilizados devero ser: Thinner das marcas Brasthinner ou Thinner Paulista, aguarrs das marcas Brasraz ou Suvinil, ou os solventes especficos recomendados pelas fabricantes das tintas indicadas. Nos locais onde houve o branqueamento da superfcie, dever ser removida a pintura antiga, e efetuada nova pintura. Para repintura, se o local a repintar estiver em bom estado, lixar a superfcie inteira e depois pintar normalmente com uma ou mais demos at uniformizar a textura. Se a pintura existente estiver brilhante, lixar a superfcie inteira at eliminar o brilho, remover o p com pano mido e aps a secagem da superfcie aplicar uma ou mais demos de acabamento at atingir a aparncia de nova.
Av. Joo Naves de vila 2121 - Campus Santa Mnica Sala 1A50 - Uberlndia - MG - Fone (034)3239 4464

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLNDIA Diretoria de Obras

16

Massa Corrida: A preparao da parede ser com lixa de grana 80 e 60, para remover as partculas no consolidadas. Aplicao Massa Acrlica; Suvinil, Coral ou Metalatex; com desempenadeira de ao, em duas demos, lixadas entre as demos com lixa fina de grana 150 e 180, com intervalo mnimo de 6hs entre as demos, ou instrues do fabricante. Fundo Preparador de Parede: Para melhor uniformidade e absoro da superfcie, aplicar uma demo de Lquido Selador acrlico Suvinil ou Coral Dulux diludo de 5% a 15% com gua com rolo de l ou pincel e aguardar secagem de at 4 horas. PVA Acrlica: De composio base de copolmeros de PVA (acetato de polivinila), emulsionados em gua, pigmentada, de secagem ao ar. Aplicao em 03 demos Locais: guarda corpo em alvenaria escada 3 Cor: Azul padro existente na UFU; Suvinil ou Coral.

5.3.2 - Pintura com esmalte sinttico, em elementos metlicas. Local: Todos os guarda corpo e corrimo e porta da entrada da rdio. Cor: Azul - padro existente na UFU. Marcas adotadas: Coralit, Coral, Suvinil, Renner ou similar ao padro utilizado. Todos os perfis e elementos metlicos estaro isentos de oleosidades e gorduras, antes de receberem qualquer tratamento ou acabamento e eliminadas com pano embebido em aguarrs ou Thinner. As soldas sero lixadas e removidas as rebarbas conforme normas. A pintura com esmalte sinttico, (marcas recomendadas Coralit, Suvinil, Renner) nos elementos metlicos, estruturas. Ser executada sobre base anticorrosiva do tipo especificado para cada material, (Fundo Universal Coral Dulux, para ferro e ao, Super Galvite da Sherwin Williams ou Fundo Branco Coral Dulux, para elementos galvanizados). imprescindvel a calafetao com massa rpida Luxforde, em camadas finas, para correo de pequenos defeitos, que ser posteriormente lixada com lixa de 220 a 400 para acabamento liso, nas emendas, interfaces e vazios de solda, impedindo a corroso interna das peas.

Av. Joo Naves de vila 2121 - Campus Santa Mnica Sala 1A50 - Uberlndia - MG - Fone (034)3239 4464

Вам также может понравиться