Вы находитесь на странице: 1из 28

Agosto/2012

Conceituao:

etapa que consiste em embalar o resduo para posterior coleta, de acordo com as caractersticas do mesmo. de responsabilidade do gerador.

Entretanto:

Cabe administrao municipal exercer as funes de regulamentao, educao e fiscalizao, inclusive no caso dos estabelecimentos de sade.

A funo do bom acondicionamento evitar: - acidentes (lixo infectante); - proliferao de vetores e animais indesejveis; - impacto visual e olfativo; - heterogeneidade (no caso de haver coleta seletiva)

Quanto a sua forma pode variar em funo de alguns fatores:

- caractersticas dos resduos; - quantidade; - localizao do domiclio; - horrio e frequncia da coleta

Para o acondicionamento de pequenos volumes, utiliza-se:

- cestos coletores de calada; - recipientes basculantes (Europa e EUA); - recipientes basculantes e carrinhos (lutocar) - tambores; - sacos plsticos

Para

o acondicionamento de grandes volumes, utiliza-se:

- Continers coletores basculveis estacionrios - Continers intercambiveis

Resduos spticos das unidades de sade: Sacos plsticos: utilizados para o lixo contaminado, devem ser fabricados com material incinervel, de cor branca. So normalizados pela NBR 9191 ou IPT NEA 59

Recipientes para resduos perfurantes e cortantes: fabricados com material incinervel (polietileno rgido, papelo ondulado), de cor dominante amarela com simbologia internacional para material infectante

Armazenamento

ou conteno temporria dos resduos das unidades de sade: - salas especiais mais prximas s unidades geradoras

Fase muito visvel pela populao;

- Impede o desenvolvimento de vetores transmissores de doenas na rea urbana - O poder pblico deve garantir:

Universalidade de coleta Regularidade da coleta

Objetivo:

- evitar a proliferao de vetores causadores de doenas

COLETA

gerado pela comunidade, sem uma prvia separao do mesmo

COMUM: a remoo regular do lixo

A Norma NBR 12.980 classifica a coleta regular ou comum em:


- Coleta domiciliar (ou convencional), que consiste na coleta do lixo de residncias, estabelecimentos comerciais e industriais cujo volume no ultrapasse o previsto em legislao municipal; - Coletas de feiras, praias, caladas e demais compartimentos pblicos; - Coleta dos servios das unidades de sade; - Coleta especial

O SISTEMA DE COLETA
O sistema de coleta classificado em funo do modo de operao, dos equipamentos utilizados e dos tipos de lixo a serem coletados De acordo com o modo de operao a classificao se faz em duas categorias:

- Sistema de coleta de porta em porta; - Sistema dos recipientes fixos (PEV - Pontos de Entrega Voluntria).

PLANEJAMENTO DA COLETA:
condies de sade pblica, a capacidade tcnica do rgo que prestar o servio, as possibilidades financeiras do Municpio, as caractersticas da cidade e os hbitos e as reivindicaes da populao, para ento discutir a maneira de tratar tais fatores e definir os mtodos que forem julgados mais adequados.

- Definio: Planejar a coleta consiste em agrupar informaes sobre as

Planejar significa tomar decises de forma prudente. No h receita de bolo.

Entre

os levantamentos que devero ser executados, destacam-se:


- A definio das zonas de ocupao da cidade - os dados sobre populao total, urbana, quantidade mdia de moradores por residncia e, caso houver, o nmero expressivo de moradores temporrios; - a gerao e a composio do lixo; - os costumes da populao

Em geral os itens para se estabelecer a rota de coleta so:


- Preparao de mapas com as caractersticas topogrficas e o sistema virio urbano. Dados e informaes sobre o tipo de pavimentao das vias, declividade, sentido e intensidade de trfego; - informaes sobre as fontes geradoras do lixo e do depsito final do mesmo; estabelecendo que o comeo de um itinerrio seja prximo da garagem e o trmino prximo ao local de destino ou ao local de transferncia; - programar a coleta em reas com fortes declividades para o incio da viagem (o caminho est mais leve); - analisar os dados e preparar um resumo destas informaes; - organizar rotas preliminares; - avaliao das rotas preliminares e o desenvolvimento do equilbrio das rotas atravs de sucessivos testes.

FREQUNCIA

DA COLETA: O NMERO DE VEZES

QUE O LIXO REMOVIDO EM DETERMINADO SETOR DA CIDADE.


Os

fatores que influenciam esta deciso so:

- Tipo de lixo gerado;

- as condies climticas; - os recursos materiais e humanos disposio do rgo prestador de servios; - a limitao do espao necessrio ao armazenamento do lixo pelo usurio em sua casa ou negcio.

HORRIO

DA COLETA

-A regra fundamental para definio do horrio de coleta consiste em evitar ao mximo perturbar a populao.

ESCOLHA

DO VECULO COLETOR

- A natureza e a quantidade de lixo; - as condies de operao do equipamento; - o preo de aquisio do equipamento; - facilidade em se adquirir peas de reposio; - os custos de operao e manuteno; - as condies de trfego da cidade.

OBSERVAES:

1.

Os equipamentos compactadores so recomendados para reas de mdia a alta densidade, em vias que apresentam condies favorveis de trfego.

2. Nas cidades pequenas, onde a populao no concentrada, os equipamentos sem compactao so os mais indicados. 3. Nunca demais lembrar que, em cidades mdias e grandes, existem reas com caractersticas diferentes que podem justificar o uso de diversos tipos de equipamentos.

Dimensionamento da frota: A frota para cada setor ou para a cidade pode ser estimada atravs da seguinte frmula: Ns = (1/J) x { (L/Vc + 2 x (Dg/Vt) + 2 x [(Dd/Vt) x (Q/C]}

onde: J = durao til da jornada de trabalho da guarnio (em n de horas), desde a sada da garagem at o seu retorno, excluindo intervalo para refeies e outros tempos improdutivos; L = extenso total das vias (ruas e avenidas) do setor de coleta, em Km; Vc = velocidade mdia de coleta, em Km/h; Dg = distncia entre a garagem e o setor de coleta, em Km; Dd = distncia entre o setor de coleta e o ponto de descarga, em Km; Vt = velocidade mdia do veculo nos percursos de posicionamento e de transferncia, em Km/h; Q = quantidade total de lixo a ser coletada no setor, em t ou m3 ; C = capacidade dos veculos de coleta, em t ou m3 , em geral, adota-se um valor que corresponde a 70% da capacidade nominal, considerando-se a variabilidade da quantidade de lixo coletada a cada dia.

No dimensionamento da coleta devem-se considerar alguns pontos:


- Dimensionar em funo de 8 horas de trabalho para dias normais; - Manter 5% da frota para casos de emergncia; - Considerar que 10% da frota estar sofrendo servios de manuteno preventiva e de reparos

Na elaborao dos roteiros de viagens, procurar:


- duplicar as passagens nas ruas de trnsito intenso para evitar que os operrios as cruzem; - concluir o percurso nos pontos prximos ao local de destino final, para assim diminuir o trfego com o caminho cheio; - realizar a coleta no sentido descendente e diminuir o esforo fsico dos operrios.

Вам также может понравиться