Вы находитесь на странице: 1из 6

Religies do Extremo Oriente Budismo

Trabalho elaborado por: Eduardo Santos n7 9C Amndio S n 14 9C Sandra Garcez n 24 9C

Introduo
As religies do Extremo Oriente, tambm conhecidas como Religies do Oriente por fazerem parte da sia oriental so as prticas e credos dos povos localizados na prpria sia. Estes resultam da sobreposio do conceito religio, (prprio da cultura crist do ocidente), s prticas e credos. As religies do Oriente mais conhecidas so o hindusmo, o budismo, o taosmo, o confucionismo e o xintosmo. Neste trabalho vamos especificar-nos no budismo. Este essencialmente, um caminho que tem como intuito o aperfeioamento do esprito.

Definio de Buda
Buda significa o iluminado, ou seja, aquele que desperta a si prprio e tenciona despertar os outros assumindo-se assim, o Budismo como uma doutrina moral considerando a bondade (que leva paz) e a compaixo (que combate a misria), qualidades essenciais Iluminao. A palavra Buda idealizada assim com o mesmo significado de Iluminao, o objectivo principal desta religio atravs da salvao e do atingir do estado de nirvana. Este, representa a total serenidade e libertao em relao a desejos, eliminando as causas de sofrimento. Aqui entra tambm a noo de karma em que a recompensa ou castigo se apresenta quer na vida quer ao longo da sucesso de vidas atravs da reencarnao. resultado das boas e ms aes. Assim, esta noo constitui a pedra de toque da teoria budista.

Histria do Budismo
O Budismo originrio da ndia e foi criado por Sidarta Gautama, tambm conhecido por Buda. Este nasceu em 563 a.C. e faleceu em 483 a.C. (no h certezas quanto a estas datas). Na crena budista, a existncia terrestre de
Siddharta foi a ltima etapa de uma srie de sucessivos renascimentos, isto , a vida deste representa o fim do caminho em direco libertao do samsara.

Esta religio evoluiu medida que encontrou diferentes pases e culturas acrescentando ao fundo indiano elementos da cultura helnica, da sia Central, do Sudeste asitico e do Extremo Oriente. Alcanando assim uma expanso de territrio considervel espalhou-se e influenciou-se esta religio, por quase todo o continente asitico.

Buda criou ento o Budismo por volta do sculo VI a.C. sendo considerado uma espcie de guia espiritual pelos seguidores desta religio. No sendo ento considerado um Deus, permite aos seguidores do budismo que sigam outras religies. O incio do budismo est ligado ao hindusmo uma vez que nesta, Buda considerado a encarnao ou avatar de Vishnu.
3

Os ensinamentos e os princpios
O budismo fundamenta a ideia de que o ser humano passa por uma infinidade de reencarnaes aps a morte repetindo sempre os sofrimentos do mundo material. Assim, os actos que determinaram a vida de uma pessoa vo determin-la na vida seguinte e assim continuamente. S assim, passando pelo karma, ou seja, enfrentando os sofrimentos da vida, que o esprito atinge um estado de pureza ao qual chamamos nirvana e chegar ao fim das reencarnaes. Os seguidores do budismo acreditam tambm na reencarnao em animais optando muitos por uma dieta vegetariana.

Filosofia Budista
A filosofia baseia-se em verdades, estando a sua existncia relacionada com dor. Para livrar-se da dor, o homem tem oito caminhos a percorrer: compreenso correcta, pensamento correcto, palavra, aco, modo de vida, esforo, ateno e meditao. De todos os caminhos apresentados, a meditao considerado o mais importante para atingir o estado de nirvana. Assim, a filosofia budista define tambm cinco comportamentos morais a seguir: no maltratar os seres vivos, pois eles so reencarnaes do esprito, no roubar, ter uma conduta sexual respeitosa, no mentir, no ofender ou injuriar, evitar qualquer tipo de drogas ou estimulantes. Seguindo estes preceitos bsicos, o ser humano conseguir evoluir e melhorar o karma de uma vida seguinte.

Smbolos
O smbolo mais conhecido do budismo a figura de Buda, sentado em postura de ltus, tal como no momento da sua iluminao sendo desta forma, a representao universal desta religio. No entanto, o smbolo do Budismo a Roda da Lei, um leme com oito pontos e que representa o movimento peridico do tempo. As duas hastes em cruz indicam as Quatro Verdades. Estas eram:

1- Considerao da vida na sua essncia, insatisfatria. 2- Essa insatisfao deriva das nsias (trsna), ou seja desejos, que assolavam o ser humano e da sua ignorncia (avidya).

3- Este no tinha de ser o destino de todos os homens e que haveria forma de fugir escravatura deste mundo insatisfatrio.

4 - determinava o caminho de fuga escravido do mundo, ou seja, as Oito Vias Sagradas.

As hastes na diagonal indicam o Caminho das Oito Vidas, completando assim as oito pontas.

Curiosidades sobre o Budismo


1. Na Idade Mdia, o Buda foi transformado em santo cristo, atravs da Histria de Barlaam e Josaphat, verso cristianizada da vida do Buda. 2. A seita muulmana dos ismaelitas islamizou a figura do Buda, transformando-o num santo muulmano cuja vida narrada na Histria de Bilawar e Budasaf. 3. Diogo de Couto foi o primeiro cronista portugus a mencionar o Buda, no sculo XVI com a expresso Budo. 4. O texto sagrado budista As Questes do Rei Milinda o primeiro registo do primeiro dilogo filosfico entre o Oriente e o Ocidente que implica a presena do monge budista Nagasena.

As ltimas palavras de Buda:


'Handa dani bhikkhave amantayami vo vaya dhamma sankhara appamadena Sampadetha' " , monges! Estas so minhas ltimas palavras. Tudo o que foi criado est sujeito decadncia e morte. Nada permanente. Trabalhem muito pela prpria salvao com ateno plena, esforo e disciplina".

Bibliografia:

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20100103033153AAIHDd4 http://www.suapesquisa.com/budismo/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Religi%C3%B5es_do_Extremo_Oriente http://www.suapesquisa.com/budismo/ http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20100330153622AA25Fq9

Concluso:
Com este trabalho aprendemos, sem dvida, o que verdadeiramente o Budismo, uma religio que no tem muita influncia no nosso lado do mundo, o ocidente. Assim, deparmo-nos com as inmeras diferenas em relao ao Cristianismo principalmente, no modo de vida, e nos lemas a seguir.

Вам также может понравиться