Вы находитесь на странице: 1из 12

INTRODUCO

1. O presente relatrio foi desenvolvido , com o objetivo identificar, descrever

e discriminar as atividades que ocorreram na XXIII SIPAT semana de preveno de acidentes no trabalho.Este serve para que os futuros tcnicos de segurana do trabalho tenha um aprendizado praticado que ser utilizado por todos na rea de segurana evitando acidentes decorrentes de cada rea de atuao. DIA 07 DE OUTUBRO DE 2013 ORGANIZAO TURMA 3o B Inicia se com recebimento de brindes e preenchimento de para participao de sorteio. 19:00 ginstica laboral com a Educadora fsica RAQUEL TOSTA GIROLDO. 19:30 inicia palestra com ARIOVALDO MARQUES Tema: TRAUMA, a doena devastadora do sculo XXI O palestrante abortou um tema muito importante para a nossa profisso e para o nosso dia a dia.Tratou se do dano causado por um ambiente externo , que pode ser vrios, como acidente de trabalho, domstico,trnsito , lazer e violncia interpessoais . Distribuem se os acidentes em fase que so: Pr coliso: (evento) Coliso:(evento propriamente dito) Ps coliso:( conseqncia) Os acidentes que levam ao trauma so:queda do mesmo nvel, queda do nvel elevado,atropelamento, coliso diversas, afogamento , queimadura etc. Estes acidentes afeta no s o lado psicolgico tambm o lado moral e financeiro.Os prejuzos financeiros causados so grandes os sociais e tambm os traumas que so ignorados e que deveriam ser considerado como um problema de sade traz um grande problema para a nao e automaticamente h uma reduo de expectativa de vida da pessoa afetada. Existem dados estatsticos que vo nos fazer ter uma maior noo destes acontecimentos ;a cada 1000 brasileiro 17 so portadores de seqelas

definitivas ,da idade dos 15 anos a 19 anos quase 70% so bitos , cerca de 3355 atendimento pelo siate so de acidentes por motos e a maioria homem e ainda mais 50% das mortes acontece nos primeiros minutos por leso graves nos rgos vitais ou por destruio de grandes vasos sanguneos ,30% morre em poucas horas e 20% morre em questo de dias , todas essas informaes so do atendimento do corpo de bombeiros trazida pelo palestrante. CONCLUSO: Conclui se que a preveno a melhor forma de prevenir qualquer tipo de acidente, sempre procurar efetuar qualquer tipo de tarefa realize a com ateno pois uma simples falha pode ter conseqncias irreversveis.

Segunda palestra: 21:05 ALEX CHAVES diretor anti drogas Maring Fala se sobre como as drogas est acabando com diversas famlias no mundo e que este vicio no escolhe religio, classe social, sexo, todos podem ser iludidas pelo sua sensao momentnea de prazer que se torna vicio em poucas vezes do seu uso. Hoje temos colegas de trabalho amigos colegas usurio estes no podem ser excludos nem abandonados e sim motivado e procurar ajuda e pode ser curado.O uso desses entorpencentes pode fazer que ele fique depressivo hipertenso, hiperativo, transtornado e agressivo muito mais ... As droga so divididas em drogas licitas e ilcitas: LICITAS: so as drogas compradas livremente que so cigarros antidepressivos. ILICITAS: so as drogas que no se pode comprar por serem proibidas e pode trazer problemas com a lei. Os dados a seguir so estatisticamente corretos trazendo o enorme dano causado por ela, dos 7200 usuarios de drogas em Maring 60% so usurios de crack e tem idade de 14 a 19 anos pela grande quantidade de usurio o seu comercio virou uma lucrativa opo para os traficantes , hoje em Maring 3 traficantes so presos por dia e os usurios so encaminhados para o tratamento mdico. A cidade de Maring concentra unidade bsica de sade com um programa para usurios de drogas que os ajuda quem quer se curar .

Este vicio traz dados estatistico que a cada 10 usuarios 3 destes somente so curados, e que 7000 usuarios de drogas morrem por dia direta ou indiretamente. Concluso: Esta droga est acabando com jovens e adultos que deve se evitar o contato com elas pois esta doena quase sem cura e que se deve ter muito apoio na famlia e amigos para que o usurio diga no ao seu prazer momentneo.

Segundo dia da sipat 08/10/2013 Organizao Turma 30 A

Fomos recepcionados por uma equipe de enfermeiros para alguns tipos de exames preventivos. 19:30 Palestra com Prof HERACLIDES EUGENEO CATABRIGA Tema: MEDICINA PREVENTIVA stress ocupacional e qualidade de vida no trabalho. STRESS! NO TRABALHO A palestra do dia 08 de Outubro do ano corrente foi ministrada pelo professor Heraclides Eugeneio Catabriga, especialista em anatomia e fisiologia humana, e teve como tema a medicina preventiva estresse ocupacional e qualidade de vida no trabalho. Em um primeiro momento os expectadores foram abordados por profissionais de enfermagem que realizaram vrios tipos de exames preventivos e em seguida o palestrante deu prosseguimento a programao. Segundo o mesmo as maneiras de preveno devem abordar as interferncias internas e externas. Uma das doenas que atingem os trabalhadores a depresso. A depresso ma doena endgena que ataca de inicio o fgado e o pncreas e tambm a diabetes, essa doena causada pela ansiedade, quando nos cobramos conquistas, criamos expectativas de vida, de escolha e permanncia na profisso. Esta ansiedade gera gastos com tratamentos mdicos e psicolgicos. No trabalho o estressado mal humorado e expressa muita ansiedade e rancores atingindo todos ao seu redor.

Atualmente virou moda o uso de remdio, principalmente os de tarja preta, usa-se a doena como meio de vida, um bom exemplo, quando ouvimos e vemos o fato de que no existem varias dores, e sim uma com maior intensidade que elimina a existncia de ouras. CONCLUSO Desta forma, conclui-se que existem varias maneiras de amenizar e at mesmo eliminar o estresse. Dentre elas: gerar pensamentos positivos, participar de terapias e meditao, yoga, esvaziar o pensamento 05 minutos antes de dormir, traar metas, evitar competio e evitar a solido.

A segunda palestra Inicio 21:20

do dia 08 de Outubro do ano corrente foi ministrada pelo Professor Ms. Jair Da Cruz Lara, bacharel em filosofia e teologia e ps-graduado em metodologia superior e mestrado em missiologia e em pastoral, e teve a motivao como tema. O palestrante aborda o assunto falando da pessoa evasiva, que aquela pessoa mal humorada, sem sonhos e sem projetos de vida, o desistente, que aquele que desiste das coisas e que se sente incapaz e por ultimo o totalizado, que a pessoa obstinada ao sucesso, ou seja, projeta seu futuro e o executa. CONCLUSO Um importante passo no desistir nunca, concluir tudo o que se inicia e no trabalho no se contentar somente com a sua funo e principalmente, pense grande.

Terceiro dia da sipat Organizao 20 A Inicio 17:30

A primeira palestra do dia 09 de Outubro do ano corrente foi ministrada pelo Palestrante Tom Brasil, jornalista e escritor. O tema abordado foi Relacionamento inter e intrapessoal. O relacionamento interpessoal aquele que aborda o nosso relacionamento conosco. J o relacionamento intrapessoal aquele que aborda o nosso relacionamento com as demais pessoas. No parmetro interpessoal, o ser humano tem em torno de 64 mil pensamentos dirios e para um bom relacionamento interpessoal necessrio saber o que se gosta, o que se faz, que em sua vida. A pessoa pode ser emocional, ou seja, atende ao mundo pela emoes; mental, atende o mundo pela lgica; ou instintiva, que age pelo instinto e derruba tudo na sua frente. No parmetro intrapessoal a personalidade humana divida em: perfeccionista, servidor, o que busca o pdium, poeta diferente, sabe tudo mas introvertido, pessoa fbrica, contrafbrica, superficial, general e situcionista. Cada um apresenta qualidades e defeitos diferentes. CONCLUSO Tanto o conhecimento inter quanto o conhecimento intrapessoal levam a por fim a se conhecer, e conhecer o prximo e se respeitar e respeitar o prximo gerando uma melhor qualidade em todos os tipos de relao. Inicio 21:20 A segunda palestra do dia 09 de Outubro do ano corrente foi ministrada pela Tcnica de Segurana do Trabalho valquiria e teve como tema preciso saber viver- Uso de EPIs. Em um primeiro momento foi abordado o comportamento humano relacionado ao amadorismo versus o profissionalismo, colocando a necessidade de se estar capacitado e habilitado para tal. A tarefa dos profissionais em segurana do trabalho, se torna rdua quando o convencimento do uso de EPI entra em cena. O pensamento e a atitude prevencionista no trabalho esta diretamente ligada a imagem da empresa, aos custos com perdas e danos e principalmente o custo gerado a sociedade com tratamentos mdicos e previdencirios. A forma como o homem lida com as suas frustraes interfere diretamente nesse processo. Estmulos positivos e medidas preventivas que atuam diretamente em toda a hierarquia da empresa podem mudar a forma como os colaboradores lidam com a sua prpria segurana. Exemplos de estmulos positivos so elogios, benefcios, dinheiro, reconhecimento dentre outros,

enquanto exemplos de estmulos negativos so castigo, repreenso, desaprovao dentre outro. CONCLUSO Para que a poltica de segurana seja aplicada dentro de qualquer organizao corporativa, faz-se necessrio que todos estejam engajados, em especial, os proprietrios e os funcionrios de maior escalo. Dentre deste processo a capacitao e estmulos positivos so indispensveis.

Quarto dia da sipat Organizao 20 B Inicio : 19:30 A primeira palestra do dia 10 de outubro foi ministrada pelo Bombeiro Militar do Estado do Paran e Professor de Educao Fsica Edson Dalla Valle onde foi abordado o tema sobre Espao confinado NR33. Este trabalho tem que ser executado por profissional habilitado com noes de reconhecimento avaliao e controle de riscos e com o direito funcionamento dos equipamentos utilizados e os procedimentos e utilizao do EPI , noes de resgate e primeiros socorros. Espao confinado qualquer ambiente no projetado para ocupao humana contendo meios limitados de entrada e sada de ventilao, e espao inexistente e insuficiente para remover pessoa ou contaminantes . Encontra se o trabalho em espao confinado na NR 18, que trata da construo civil, na NR 22 em minerao e tambm em NRs ligada as atividades rurais e tambm sendo anexada as NRs existentes, que seria a NR 33 a qual teve uma grande evoluo para o tema abordado. No vdeo mostrado, nota se o no uso de EPIs necessrio, que seria a mscara de proteo, vindo o individuo ficar asfixiados pelos gases existente no interior do espao ,e sem pessoas capacitadas para fazer o seu salvamento .Para os gases existentes no interior do espao confinado usa se o EPR que o equipamento de proteo respiratrio, a sua falta pode levar ao desmaio, asfixia,e a intoxicao por gases e vapores causando a diminuio do oxignio provocando incndio ou exploso . Para este trabalho sempre feito uma anlise permanente de riscos APR que deve ser guardada por 5 anos, existem outro laudo que se chama IPVS que

de condies imediatas perigosas a vida .O teste de entrada obrigatria a cada interrupo ou mudana de trabalho para testar a ar atmosfrico no espao confinado, e nunca utilizar nesses espaos, fsforo, celular, vela, mao de cigarro, isqueiro de maneira alguma por se tratar de local inseguro de trabalho. Encontramos espaos confinados em agricultura: silos, moegas ; na industria de construo ;na industria de qumica ,e petrleo: reatores em tanques e galerias subterrneas acima de 1,5m considerado espao confinado , trabalho em selagem em valas . Para evitar possveis acidentes, sempre colocar placas indicando perigo de espao confinado para que no ocorra a entrada de pessoas sem permisso ou sem a devida instruo e EPI e EPR. Definio de aprisionamento: a condio de aprisionamento no interior do espao confinado sem a sada por meios prprios. Os maiores riscos ocasionados so em relao aos choques em fios eltricos improvisados, em agentes fsicos temos a umidade , temperatura extrema rudo, vibrao, iluminao precria e presses anormais CONCLUSO: Por ser um trabalho muito perigoso neste local somente prestar o servio se estiver devidamente treinado para o mesmo, e com os equipamentos necessrios para que nenhum acidente ocorra. Nenhum trabalho nesse espao seguro nunca subestime os riscos pois a atmosfera de um espao confinado muda constantemente.

SEGUNDA PALESTRA

A segunda palestra do dia 10 de Outubro do ano corrente foi ministrada pelo fisioterapeuta do trabalho e Tcnico de Segurana do Trabalho e teve como tema: Ergonomia.

Fale se de doenas ergonmicas que afetam as pessoas principalmente no ambiente do trabalho atuado no conforto fsico e mental este deve se estender dentro e fora do trabalho pois o trabalhador parte integrante deste meio devendo ter pelo menos 5 minutos por dia para fazer um alongamento. A ergonomia estuda vrios aspectos: postura e os movimentos corporais , bem como cuida dos cargos e tarefas especifico. Projetando ambientes seguros, saudveis, A ergonomia baseia-se em conhecimentos de outras reas cientficas, como a antropomtrica que a altura e a caracterstica ligada ao esforo muscular e estuda as contraes musculares, por este motivo deve se cuidar pois de difcil diagnostico patolgico quer dizer difcil de se provar. Os fatores de riscos ergonmicos so a repetitividade, iluminao que causa a perca da sobrecarga muscular, viso ,vibrao os fatores de ricos so os ambientes fsicos, componentes psicomticos, nutrio e recuperao .O que mais se fala em questo de postura inadequadas no trabalho, dormir de maneira errada, maneira como se levanta se abaixa a quantidade de peso. Para quem trabalha com computador sempre de cabea levantada, ombros relaxados e ter sempre um apoio de brao e ps apoiados, e com um campo visual que deve ser de altura de 45 a 70 cm, o monitor tem que estar a altura dos olhos e no teclado nunca usar as mos abertas podendo causar distenso nos pulsos sempre digitar com as mos corretas. CONCLUSO: Conclui se que uma are muito importante para a nossa profisso que deve ser realmente levada a serio procurando sempre alongar e procurar estar com a postura correta na maioria do tempo.

COLGIO ESTADUAL JUSCELINO KUBITSCHEK DE OLIVEIRA CURSO TECNICO SEGURANA TRABALHO MNICA MARQUES DE OLIVEIRA

RELTORIO DA XXIII SIPAT

MARING 2013

COLGIO ESTADUAL JUSCELINO KUBITSCHEK DE OLIVEIRA CURSO TECNICO SEGURANA TRABALHO MNICA MARQUES DE OLVEIRA, N 32, 1A
.

RELTORIO DA XXIII SIPAT

Trabalho em comprimento a carga horria obrigatria do curso tcnico de segurana do trabalho, Profa. Orientadora Ester, e Prof. orientador Rafael referente ao pa o 2 Bimestre do 10 semestre do curso tcnico de segurana do trabalho.

MARING 2013

Dedico este trabalho as pessoas mais importante na minha vida; meus pais, Helio e Cleuza, que confiaram no meu potencial para que esse trabalho se conclusse. No conseguiria nada disso sem vocs ao meu lado. Obrigado por estarem em todos os momentos, me dando apoio,

incentivo, determinao, f e principalmente amor.

Вам также может понравиться