Вы находитесь на странице: 1из 32

I Seminrio e Mostra

Olhares de Gnero
Mossor, 2 a 6 de setembro de 2013

Caderno de resumos Expandidos do Grupo de Trabalho Gnero e Mdia

Realizao:

Sumrio
Eu no preciso de cadiveu: a imagem da mulher negra e a contracultura feminista nas redes sociais Edilana CARLOS; Dinara CARVALHO - p.

A rainha louca de Armani: Ambiguidade e humor ferino no personagem Flix de Amor Vida Jorge Carlos de ANDRADE JNIOR - p.

10

O grotesco e o feminino nas tirinhas da quadrinista Chiquinha Marilia Gabriela Nascimento FRANA - p.

13

Mulher em foco: Uma anlise do feminino no seriado Femme Fatales do canal Cinemax Edja Lemos FERNANDES, Bruna Silva RODRIGUES - p.

19

Relaes de gnero nos filmes de super-heris: a questo da representao feminina no homem de ferro Tamara de Sousa SENA - p.

21

A Teledramaturgia brasileira e a luta pelo fim do argumento da honra: temas feministas em Malu Mulher e Quem ama no Mata Isaiana Carla Pereira dos SANTOS p.

23

Mulheres na tv: um olhar sobre as representaoes do feminino na serie Mad Men Thiago Fernandes DIGENES p.

25

Mulheres no poder: o pblico e o privado na representao das mulheres na poltica Saulo Raniery do Vale BEZERRA, Thiago Fernandes DIGENES, Francisco das Chagas de MEDEIROS JNIOR p.

28

A princesa que trabalha: Gnero e raa da princesa Tiana dos estdios Walt Disney Edja Lemos FERNANDES p.

31
2

Eu no preciso de cadiveu: a imagem da mulher negra e a contracultura feminista nas redes sociais
Edilana CARLOS; Dinara CARVALHO O Brasil um pas extremamente pluralista, tanto no que diz respeito cultura quanto raa. Embora considerado democrtico e igualitrio, esse discurso no se confirma na prtica, pois ao partimos para as classes sociais, que so lugar da fala, quem representa e o que representa. Percebemos que esse discurso no s se encaixa nas prticas sociais, nas quais a mdia convencional brasileira mediadora de um discurso implcito sobre as raas. Considerando a hegemonia da visibilidade da raa branca em relao raa negra, esta uma afirmao que pode ser percebida com as imagens e opinies que so constantemente divulgadas por ela. Neste presente resumo, optou-se por abordar assuntos relacionados representao da mulher negra na contemporaneidade, a fim de analisar como as publicidades de cosmticos esto estereotipando os padres de beleza e como ocorre a relao entre mulher a cultura e o consumo de massa. E ainda entender de que forma a mdia para molda a negritude a um referente branco de beleza que s pode ser atingido por meio do consumo. E objetiva-se por meio deste estudar sobre como o feminismo trata a questo da dupla-problematica da raa negra e gnero feminino. Tratando da subjetividade do corpo e da identidade do sujeito feminino e da raa negra. E objetiva-se ainda por meio deste estudar sobre a subjetividade do corpo feminino enquanto constituindo pelo o olhar do outro. A metodologia empregada para a realizao deste resumo foi anlise da pea publicitria da marca de cosmticos "Cadiveu" e para fundamentar a anlise utilizou-se a metodologia de reviso bibliogrfica. As teorias de Wolf (1992) sobre o mito da beleza, o conceito de prazer visual de Mulvey (1983), que traz um estudo sobre subjetividade. E ainda aplicaram-se as teorias de Passerini (1995) relao do consumo e cultura de massa. Para ressaltar a mulher negra na mdia, fez-se uso das contribuies de Hooks (1991). Buscando tambm entender conceitos de identidade, pela abordagem de Hall (1992).

A estigmatizao da raa negra ser observada e analisada a partir da publicidade da marca de cosmticos "Cadiveu", lanada neste ano (2013). Mais
3

especificamente em uma de suas campanhas, onde a modelo do anuncio uma jovem branca que est usando uma peruca de cabelos afros, carregando uma placa com a seguinte descrio, "eu preciso de cadiveu. Muitos foram os que criticaram essa pea, Neste sentido, a "Cadiveu" vem mostrar uma padronizao de beleza para constituir a identidade da mulher negra atrelada a uma beleza branca e de origem caucasiana. No so apenas as consumidoras que esto sujeitas a esse padro, mesmo as mulheres que esto na mdia, passam por um processo de clareamento e assim so mostradas como mulheres bronzeadas (e no negras) e com cabelos que no so seus. Este artigo aborda a reao Cadiveu. Se as consumidoras fossem pessoas passivas no ocorreriam s respostas ao Cadiveu. A problemtica encontra-se em como as novas mdias so suportes e agncia de contracultura para a identidade da mulher negra, propondo um modelo alternativo de beleza, a partir da afirmao da diferena, nesse caso, os cachos. Analisando a ao contra cultural nas redes, em resistncia propaganda. Sobre fatos como esse Wolf (1992) afirma que "no se trata de as identidades das mulheres serem fracas por natureza. A imagem 'ideal' adquiriu uma importncia obsessiva para as mulheres [...]". E para explicar essa obsessividade, a autora informa que a indstria da beleza junto aos meios de comunicao de massa passou a manipular imagens femininas de modo a inviabilizar mulheres fora do padro. Para a autora de O mito da beleza (1992), Naomi Wolf, as mulheres so persuadidas pelos discursos ideolgicos construdos pela mdia para a consolidao da imagem idealizada de um padro de beleza feminina, Wolf considera ainda que tais padres sejam muitas vezes quase que inalcanveis pela maioria da sociedade sejam por fatores sociais, econmicos ou mesmo fisiolgicos. E para reforar esta teoria de Wolf (1992), a autora Laura Mulvey (1983) vem falar sobre como a imagem que se tem de si mesmo fruto do reconhecimento que a prpria pessoa tem do mundo em que esta inserida. E neste momento de identificao entra a subjetividade do "eu", que constitui atravs de como se visto pelo o outro. A percepo da subjetividade, da qual Mulvey (1983) nos fala pode ser observada nas jovens negras que esto afirmando sua identidade com muita dificuldade, diante de estratgias de incentivo ao consumo como as da Cadiveu, que surge para propor um modelo de negritude que passa pelo alisamento de cabelos, como forma das negras serem aceitas pela sociedade, bem como para estarem bem consigo mesmas.
4

A comercializao da beleza est, desde sempre, atrelada ao gnero, essa pratica tem condicionado mulheres no mundo inteiro a um nico padro, pois ter os cabelos lisos e se encaixar nos padres branco e magro so formas arbitrrias de manipul-las e us-las como fonte de consumo. Segundo Passerinide (1995), esse ilusrio padro de beleza oprime e distorce a imagem da mulher, resumindo-as a objetos nas imagens projetadas pela indstria da beleza. A indstria cosmtica usa como estratgia a falsa ideia de que as mulheres se encaixaro no padro de beleza exigido por ela, e chegam a afirmar atravs de suas campanhas publicitrias que quando as consumidoras usam os seus produtos, rapidamente elas tero a sua imagem transformada e encaixada no mercado da moda. Enquadra-se como exemplo dessa prtica os produtos da linha Cadiveu, esta tem como slogan: Eu preciso de cadiveu, advoga que o alisamento uma condio de aceitao social plena, reconhecendo o racismo introjetado em nossa cultura. Segundo Hooks (1991), as mulheres negras tm baixa autoestima e muita dificuldade de se aceitarem como realmente so, e o cabelo o principal problema delas. Os produtos cadiveu, desta forma, tratam de emancipar mulheres negras ao no perfil das mulheres brancas, desvalorizando os traos de negritude. Usam-nas fazendolhes imagens estereotipadas. Uma das modelos na propaganda branca e aparece usando peruca estilo Black Power. Quando a modelo negra, a sua pele totalmente clareada. A imagem negra no respeitada e preservada nem quando o produto direcionado a elas. Segundo Hooks (1991), na cultura branca o cabelo negro percebido como feio e aterrorizante. Citar a pgina. Conforme Hooks (1991), a mania de imitar o perfil das mulheres brancas um racismo que tambm existe dentro das prprias mulheres negras, um dio a si mesmo que pode ser associado a uma baixa autoestima. A autora explica ainda que a maioria dessas mulheres no fosse treinada por seus familiares a aceitarem a sua identidade natural quando crianas. J a sociedade discrimina e muitas vezes ainda afirma que no tem nada a ver com isso, autora chama isso de racismo naturalizado, cordial e institucionalizado. Mas, segundo Passerini (1995), sobre a mulher negra sofrer duplamente, por ser negra e por ser mulher, j que a todas exigido manter uma aparncia fsica magra e particularmente cuidada, esse padro foi idealizado primeiramente pela indstria cosmtica americana. A publicidade e o cinema ajudaram a propagar esse padro a todas as mulheres. Elas so estimuladas a acreditarem que todas as mulheres podem
5

ceder beleza se nisso se empenharem. Agindo assim, acontece o que o mercado da beleza exige, ou seja, um princpio de igualdade, democratizao e uma uniformizao da aparncia feminina. Dessa forma, logo se conclui que a mulher branca tambm objeto, ela s no descriminada na mesma escala que a as mulheres negras. Lembrando que essa teoria tem o objetivo de atingir as mulheres negras tambm, pois o sucesso para elas dependem de desfrisar os cabelos e de deixar as suas peles com aparncia de brancas, aclarada, alm de terem de ser magras tambm. No final, o que importa a venda dos cosmticos e a manipulao da mulher independente de raa. Conforme Passerini (1995) na cultura de massas contempornea que a imagem da mulher surge como sujeito potencial e ao mesmo tempo como objeto. Isto , apesar dos estmulos libertadores sociais e polticos, os antigos costumes estereotipados em relao s mulheres que no se enquadram no padro exigido pelo mercado da beleza, continuam surgindo-nos mais diversos meios de comunicao. A hegemonia da figura feminina na publicidade distorce valores quando ela constantemente desvaloriza a imagem da mulher para atingir seus objetivos de mercado na sociedade patriarcal e sexista. No entanto, isso no se trata de acusar a cultura de massas de conivncia com um nico sexo. Mas, sim de caracterizar o modo como ela reformula a subordinao das mulheres (PASSERINI, 1995, p. 385). Dessa forma, os aspectos da con exo entre as formas da cultura de massas e a possvel emancipao da mulher, serviram para inspirar feministas a lutarem pela real liberdade da mulher. Segundo a autora, todo esse procedimento em torno da mulher mostra-nos o quanto ela est ligada ao mundo do consumo e sendo usada como objeto ao mesmo tempo. Assim sendo, Hall (1992) questiona se est havendo crise de identidade na sociedade, ele diz que apesar do tema ser complexo, a identidade formado atravs da interao entre o eu e a sociedade. Isto , o indivduo tem um ncleo ou essncia interior que o real, mas este formado num dilogo continuo com os mundos culturais exteriores e as identidades que esses mundos oferecem. Talvez esse pensamento de Hall explique o que est acontecendo com as mulheres que so usadas pelo consumo como objetos. Ainda segundo o autor, o processo de identificao o qual as pessoas se projetam nas identidades culturais tornou-se mais provisrio, varivel e problemtico.

Dessa forma, Hall (1992) esclarece que o sujeito ps-moderno no tem uma identidade fixa, essencial ou permanente. E pergunta: ser que no a prpria modernidade que est sendo transformada? Ou a sociedade que est fragmentando as paisagens culturais de classe, gnero, sexualidade, etnia, raa e nacionalidade? Talvez seja justamente por causa dessas dvidas que o autor diz que a identidade do ser humano demasiadamente complexa, pouco desenvolvida e compreendida. Todavia h constantes grupos sociais que lutam contra essa opresso, uma delas o feminismo, que segundo Hooks (1991) essa prtica literalmente querer para todas as pessoas, machos e fmeas a liberao dos padres sexistas de dominao e opresso. Portanto a ao de marketing da marca de cosmticos e produtos capilares Cadiveu que causou polmica na internet e tambm a revolta de mulheres de cabelos crespos, que passaram a lotar as pginas no Facebook e no tumblr comentrios de protestos e pedidos de retratao. Podendo se encaixar no que alguns autores classificam de grupos contra-hegemnicos. Os usurios dessas redes sociais se sentiram ofendidos com a campanha que foi classificada por eles como algo de extremo "mau gosto", e com carter "preconceituoso" e "racista". Para entendermos melhor como foi possvel que ocorresse essa ao contra cultural, preciso entender o que so essas mdias scias e como elas funcionam. Ento, vejamos, o Tumblr um mini blog criado no ano de 2007, onde as pessoas podem publicar textos, imagens, vdeos, fotos e etc. uma espcie de mdia social, onde os usurios possuem um perfil, adicionam e seguem amigos e podem compartilhar o que outras pessoas escrevem. O tumblr no possui nenhum limite de caracteres, a maioria dos posts so textos curtos ou imagens que se mexem, geralmente com temas que fazem as pessoas pensar, como atitudes, relacionamentos, pensamentos e etc. J o Facebook um site e servio de rede social que foi lanada em 4 de fevereiro de 2004, operado e de propriedade privada. Em quatro de outubro de 2012 o Facebook atingiu a marca de um bilho de usurios ativos. Os usurios devem se registrar antes de utilizar o site, aps isso, pode criar um perfil pessoal, adicionar outros usurios como amigos e trocar mensagens, incluindo notificaes automticas quando atualizarem o seu perfil. Alm disso, os usurios podem participar de grupos de interesse comum de outros utilizadores, organizados por escola, trabalho ou faculdade, ou outras caractersticas.

A reao a publicidade da Cadiveu veio logo aps, a empresa publicar em sua fanpage no Facebook um lbum de fotos de uma ao de divulgao para o estande da marca na Beauty Fair 2012, feira internacional sobre cabelos que aconteceu em So Paulo. Na ao, visitantes foram convidados para posarem usando perucas gigantes, que lembram um penteado Black Power, e mostrando uma placa com os dizeres: Eu preciso de Cadiveu. As crticas que surgiram levaram a uma resposta por parte da fundadora da empresa Cadiveu, Claudia Alcantara, que ao postar uma mensagem de esclarecimento s elevou ainda mais a temperatura da polmica por tratar a ao de marketing como uma "brincadeira". Esse pronunciamento despertou uma reao contra-hegemnica dentro do Facebook e do Tumblr, onde jovens negras puderam expor sua indignao a respeito do ocorrido. No Facebook foi criada uma fanpage com o titulo eu no preciso de cadiveu, as pessoas que se sentiram prejudicadas e vitimas da brincadeira de mau gosto, foram convidadas a participar da pagina, expondo os seus comentrios, e tambm para colocarem suas fotos, com os seus cabelos ao natural. A repercusso foi grande e mobilizou muitas jovens negras, a participarem do movimento no preciso de cadiveu, a pgina j teve mais de 1000 acesos. As jovens mulheres negras enviaram suas fotos, com a descrio Eu no preciso de cadiveu e outras com frases do tipo o meu cabelo parece suspeito?, essas fotos foram comentadas e muito visualizadas. No tumblr, foi criado um blog, que tambm se intitula como No preciso de Cadiveu e nesse espao, tambm foi feito o convite para que as p essoas que se sentiram ofendidas viessem ao blog e deixassem seu comentrio e sua foto. As imagens so de mulheres negras, e jovens que se mostram, e declaram o quanto so bonitas e felizes sem precisar alisar o cabelo. As mdias sociais vieram possibilitar uma maior interao entre os consumidores e os servios e produtos. Atualmente essas mdias tm desempenhado um papel importante na formao de opinio da sociedade, funcionando como uma vlvula de escape para que grupos considerados estigmatizados e marginalizados, tenham a oportunidade de se expressar. Portanto, foi assim que as jovens negras puderam mostrar a diferena de sua beleza.

REFERNCIAS HALL, S. A identidade cultural na ps-modernidade. Rio de Janeiro: DPeA, 2005. HOOKS,Bell. Alisando nossos cabelos. Disponvel em: <www.dropbox.com/s/iq6ssi1m02o3vgc/bell%20hooks%20%20Alisando%20nosso%20cabelo.1991.pdf >Acesso em: 12 agosto 2013 MULVEY, Laura. Prazer visual e cinema narrativo. Traduo: Joo Luiz Vieira.In: Xavier, I. A experiencia do cinema.Rio de Janeiro: Edies Graal, 1983, p. 437 454. PASSERINI, Luisa. Mulheres, consumo e cultura de massas. In___: Histria das Mulheres no Ocidente. Porto: Afrontamento, 1991, p.381- 401. WOLF, Naomi. O mito da beleza. Rio de Janeiro: Rocco, 1992.

A rainha louca de Armani: Ambiguidade e humor ferino no personagem Flix de Amor Vida
Jorge Carlos de ANDRADE JNIOR A representao da homossexualidade sempre esteve presente nas mdias de massa. Nem sempre como protagonistas, e muitas vezes vinculados a esteretipos de humor ou vilania, mas h um imaginrio gay presente no cinema, sobretudo desde a predominncia da autorreflexividade nas narrativas, advinda da literatura romntica do sculo XIX e com forte predominncia no Sculo XX, at os dias atuais. No Brasil, no diferente, no caso deste artigo, evidenciaremos sua presena nas telenovelas, principais produtos de exportao da Indstria Cultural brasileira. O objeto deste artigo ser Flix Khoury, personagem gay vivido por Matheus Solano na novela Amor Vida. Felix um gay enrustido, casado, supostamente pai de um adolescente e que vive uma vida de aparncias. Ao ser portador de uma identidade sexual de fachada, a expectativa em torno do personagem era de que ele fosse caracterizado com os significantes da discrio e uma forada sobriedade. No entanto, o personagem que analisamos, rompe com os pressupostos heteronormativos que codificam a comunidade gay que se mantm no armrio. Flix apresenta, na composio de seu personagem, inmeros trejeitos caractersticos dos homossexuais assumidos e um vocabulrio cuja metalinguagem remete aos guetos gays, em suas faunas mais exticas. No comum ouvir um gay enrustido dizer para sua me algo do tipo Me Maravilha! ou mesmo Mami poderosa. A mesma forma irnica ocorre para se reportar a seu pai, o papi e a sua irm Paloma, meu doce, uma ironia implcita no texto, j que o personagem rivaliza e inveja a irm. Observamos, deste modo, que Flix vai de encontro ao que Miskolci (2012) chama de homosnormatizao, que consiste na hierarquizao de categorias gays dentro da homossexualidade, privilegia os gays mais enquadrados heteronormatividade e marginalizando aqueles tidos como efeminados, as chamadas pintosas. Faremos, desta forma, uma anlise semiolgica da figura do personagem analisando seus bordes, trejeitos e aparncias e a metalinguagem de seus discursos, a fim de investigar de que modo ele traz em si um hibridismo (um gay que se pretende heteronormativo e o portador dos significantes do gueto marginalizado), na construo de um vilo global com clara inteno de provocar o riso. Para Barthes (2007, p.215)
10

[...] o mito uma fala definida por sua inteno [...] muito mais do que pela sua literalidade (...). Nos baseamos nos conceitos provenientes da teoria queer de Miskolci (2012) que aponta que
Enquanto o movimento homossexual apontava para adaptar os homossexuais s demandas sociais, para incorpor-los socialmente, os queer preferiram enfrentar o desafio de mudar a sociedade de forma que ela lhes seja aceitvel (p.25).

O personagem Flix em um primeiro momento faz com que o telespectador pense que ele um enrustido, mas com o decorrer dos captulos da novela, percebemos que na verdade, ele porta os significantes prprios dos esteretipos efeminados. Ele tem muito trejeitos e seu modo de falar o que a comunidade gay chama de afetado. O personagem, no entanto, para se encaixar no padro heteronormativo que a sociedade impe aos gays, se casa e tem assume a paternidade de um filho. Essas atitudes, as inmeras maldades e as inmeras ironias que ele faz, o transformam na bicha m, que faz uso desses artifcios para se legitimar em um espao extremamente mediado. Na teledramaturgia brasileira recorrente dois tipos de gays. O gay bufo que leva as pessoas ao riso e motivo para deboche e o gay pai de famlia que tranca seu lado pintoso em um armrio e no d pinta, vive uma vida linda e feliz com sua famlia como em um comercial de margarina. O personagem de Flix uma rica fonte sobre o poder das instituies. A mdia extremamente tradicional quando se fala dos gays e lsbicas. Tambm podemos destacar outro significante: o personagem se veste de negro, a cor do luto, que o coloca num lugar de sombras, corvo da tempestade esperando apenas uma oportunidade para fazer alguma maldade. A no ser pela roupa preta associada ao mal nos contos de fada, por meio das bruxas e das rainhas ms - Flix mistura os significantes exteriores do gay de famlia com um gay bufo, pois tenta a todo custo se encaixar nos padres sociais implcitos, mas em compensao sai com tiradas que levam o pblico ao riso. Essas caractersticas mostram como o personagem e, em consequncia, todo o poder institucional que est por trs dele, o levam a portar a ambiguidade de uma condio ainda no aceita e vista de forma extremamente contraditria pela sociedade, que a homossexualidade.

11

O humor debochado e irnico somado vilania, nos leva a fazer uma comparao com outro personagem igualmente icnico que assim como Flix tinha sua maldade atrelada a algo a mais. Nazar Tedesco, a vil de Senhora do destino era m, mas ao mesmo tempo causava o riso nas pessoas. Ela, que se comportava como uma ninfomania insacivel, se adorando e auto elogiando frente ao espelho sempre que possvel, tambm portava uma sexualidade dissidente da qual se orgulhava. Era por meio dessa sexualidade dissidente ostentada que ela promovia o humor na trama. J Flix, sobressai pelas tiradas debochadas e ferinas. O cerceamento institucional por trs desse comportamento de Flix o que Foucault chama de biopoder. Uma regulamentao de corpos dissidentes feita pelas instituies, nesse caso a mdia. Para Foucault (1999, p.132).,) [...]o dispositivo sexualidade ser um deles, e dos mais importantes Isso mostra como a sexualidade um tabu na nossa sociedade ocidental. Por isso mesmo, vai haver uma infinidade de dispositivos que iro conter essas dissidncias. A prpria Nazar Tedesco, era mostrada de formas que sua honra fosse ridicularizada e posta em xeque. O mesmo percebido com Flix, mas dessa vez sua orientao sexual que tida como algo dissidente. Isso fica evidente, quando perguntado a algum astro de novela se haver um beijo gay. A resposta genrica que a sociedade brasileira no est preparada para isso. Esse tipo de resposta apenas reafirma o poder institucional que Michel Foucault nos fala, o biopoder e de como ele onipresente nas estruturas sociais de nossa sociedade. REFERNCIAS FOUCAULT, Michel. Histria da sexualidade 1. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1999 BARTHES, Roland. Mitologias. Rio de Janeiro: Difel, 2007 MISKOLCI, Richard . Teoria Queer: um aprendizado pelas diferenas. Belo Horizonte: Autntica Editora/UFPO, 2012

12

O grotesco e o feminino nas tirinhas da quadrinista Chiquinha


Marilia Gabriela Nascimento FRANA Este resumo apresenta uma anlise acerca da presena do grotesco no trabalho da quadrinista brasileira Fabiane Bento Langona conhecida por Chiquinha, como um fenmeno esttico, cuja abordagem, associada s expresses hiperblicas, exageradas e irnicas das personagens resultaria numa proposta artstica de subverso das padronizaes que normatizam e definem o feminino dentro das estruturas de poder dominantes. Pretende-se com este trabalho refletir sobre representaes femininas atravs da esttica do grotesco. Para isso, a metodologia aplicada foi a anlise da tirinha Com o povo nas ruas: que caractersticas fsicas mais te atraem numa mulher?, publicada no blog Chiqsland Corporation1. O texto se desenvolve em dilogo com Judith Butler (2003), que promove discusses acerca do gnero partindo de um vis poltico e filosfico. Utilizaremos tambm a teoria sobre a esttica do grotesco de Mikhail Bakhtin (1999) e as contribuies feitas por Mary Russo (2000) sobre a relao dessa categoria esttica e o feminino. Em Problemas de gnero: feminismo e subverso da identidade Judith Butler problematiza a dicotomia sexo/gnero e a ideia de que o sexo natural e o gnero, construdo culturalmente. Segundo a autora, talvez o sexo sempre tenha si do o gnero, de tal forma que a distino entre sexo e gnero revela-se absolutamente nenhuma (BUTLER, 2003, p. 25), e ainda: homens e mulheres so categorias polticas, e no fatos naturais (Idem, 2003, p. 168). Dessa forma, o sexo seria uma categorizao discursiva dos corpos, construda e estruturada culturalmente, assim como o gnero. Para a filsofa, o gnero seria uma ato performativo, aberto e que estaria sujeito a pardias de si mesmo, autocrtica e aquelas exibies hiperblicas do natural que, em seu exagero, revelam seu status fundamentalmente fantstico (BUTLER, 2003, p. 211).

- O Chiqsland Corporation blog no qual quadrinista Chiquinha publica de forma peridica suas tirinhas e quadrinhos. O blog faz parte da sesso de humor do portal de notcias UOL. Todas as tirinhas analisadas nesse trabalho foram retirados da galeria O viver feminino pela tica de CHIQSLAND CORP. A galeria pode ser visitada atravs do link <http://mulher.uol.com.br/album/2013/01/11/chiqslandcorporation-no-mundo-feminino.htm#fotoNav=1>.

13

Essas consideraes atestam a relevncia de discutir o feminino pelo vis do grotesco entendido aqui como um fenmeno esttico que funciona atravs da quebra inslita de uma forma cannica (SODR e PAIVA, 2002, p. 25), promovendo dissonncias das quais decorrem o fantstico, o terror, o riso, a ironia, o escrnio e o nojo. Porm, promover o grotesco como categoria de anlise para o feminino requer certas consideraes. Segundo Mary Russo (2000), a palavra grotesco estaria associada gruta (decompondo a etmologia da palavra em grota esco) ao que est escondido, ntimo, em secreta umidade. Entendida como metfora do corpo, essa noo, tenderia a se parecer, ou mesmo a se identificar, com o corpo feminino anatomicamente cavernoso. Dessa forma, a associao entre o grotesco e o feminino como algo terreno, material e arcaico, sugeriria representaes fortes e positivas relacionadas cultura e feminilidade, valorizando as imagens tradicionais de me terra, da bruaca, da feiticeira e da vampira e postulando uma conexo natural entre o corpo feminino (ele mesmo naturalizado) e os elementos primordiais, especialmente a terra (2000, p. 13-14). Baseando sua anlise na concepo de grotesco a partir dos conceitos de carnavalesco de Mikhail Bakhtin (1999), a autora aponta tambm que o corpo grotesco aquele que desafia as imagens dos padres corporais celebrados pela esttica clssica de corpos transcendentes, estticos (ausncia de movimento, mutao) e lisos (sem imperfeies), representantes da alta cultura. As imagens do corpo grotesco so precisamente aquelas degradadas pelos cnones fsicos da esttica clssica [...]. O corpo grotesco aberto, protuberante, irregular, secretante, mltiplo e mutvel (RUSSO, 2000, p 21). O corpo grotesco demarca esta transgresso dos prprios limites corporais atravs da projeo de partes anatmicas hiperbolizadas, como narizes, orelhas e rgos genitais; pela presena de protuberncias, calombos, rebentos, ramificaes, bem como a no ocultao ou negao de suas atividades fisiolgicas a expulso de sangue, lgrimas, vmito e excremento. Quando confrontados por essas demonstraes experenciamos uma sensao de estranheza e um sentimento de desconforto e abjeo. (BAKHTIN, 1999) Por esses motivos, o corpo grotesco muitas vezes associado ao corpo feminino tambm pelo carter ambguo e ambivalente da incompletude corporal que eles comungam entre si. O corpo feminino encarado como incompleto, secretante, sem
14

comeo nem fim (RUSSO, 2000, p. 84), devido s suas constantes mudanas (a ao dos hormnios preparando o organismo prximo chegada da menstruao, a gravidez, a menopausa). Tal associao, feminino e grotesco, vai alm da relao corporal de imperfeio e se espalha tambm pelos papis sociais que desempenham ou que so obrigados a desempenhar. O corpo da mulher costuma ser marginalizado e escondido assim como acontece com os corpos grotescos por razes fundamentadas em uma lgica ultrapassada, que nega s mulheres alguns dos direitos que os homens possuem. Bakhtin (1999) tambm a analisa o corpo dentro de um sistema de imagens grotescas. Em sua teoria sobre o realismo grotesco, Bakhtin demostra o processo de formaes e conflitos sociais relacionado com a constante atividade da vida em sociedade, da heterogeneidade latente da unio dos corpos pblicos, que transitam e operam trocas nos espaos comuns sociedade. Segundo terico russo corpo grotesco trazem o risco do erro (possibilidades de renovao) para a vida cotidiana, que em geral produz ideias novas, de mudana social. Ampliando o conceito de grotesco como categoria que subverte as identidades e os papis socialmente estabelecidos, Mikhail Bakhtin tambm insere o riso, ou seja, o aspecto cmico, como elemento essencial na construo de manobras que promovem resistncia aos sistemas de poder e estruturas sociais homogneas institudos. Lembremos que os cnones modernos so herdeiros da noo clssica de corpo. Da cultura clssica tambm advm o conceito de srio utilizado desde os medievais, prolongando-se aos modernos, e que entra em vigoroso embate com o riso da Idade Mdia acentuando as transformaes deste. O srio oficial, autoritrio, associa-se violncia, s interdies, s restries, por sua vez o riso supe que o medo foi dominado. O riso no impe nenhuma interdio, nenhuma restrio. Jamais o poder, a violncia, a autoridade empregam a linguagem do riso (Bakhtin, 1999, p. 78). Nesse contexto, diversas formas de manifestaes carnavalescas de natureza cmica como os ritos e cultos cmicos especiais, os bufes e tolos, palhaos de diversos estilos e categorias, a literatura pardica vasta e multiforme, entre outros utilizados pelas camadas mais baixa da sociedade medieval para parodiar e provocar escrnio tendo com alvo a cultura oficial e sria instituda pela Igreja catlica. Com isso, era possvel desafiar s interdies e restries assinaladas por Bakhtin.

15

Essas consideraes vo de encontro natureza no trabalho de Chiquinha, j que a quadrinista problematiza as exigncias que recaem sobe a mulher moderna, utilizando elementos visuais da esttica do grotesco e um tom jocoso e sarcstico em suas tiras e quadrinhos. Em Chiqsland Corporation Chiquinha, aborda os dilemas modernos que assolam o universo feminino. TPM, depilao, sexo, beleza: todos esses temas so narrados em tiras e quadrinhos que expem sarcasticamente e de forma crtica e grotesca a maneira como as mulheres modernas vivenciam a normatizao do corpo feminino. Pode-se perceber isso, por exemplo, na tirinha a ser analisada a seguir. Intitulada Com o povo nas ruas: Que caractersticas fsica mais te atrai numa mulher?, a tira (figura 1) mostra uma enquete na qual os homens revelam quais os aspectos fsicos que mais apreciam em uma mulher. No primeiro quadro observamos vrios homens respondendo sorridentemente: o sorriso, lra, olhos claros, lbios carnudos, peitolo. No quadro seguinte mostra uma mulher que atende todos os adjetivos citados dizendo isso s confirma o quando eu fui agraciada pela natureza. Como j dito a personagem feminina possui todas as caractersticas supervalorizadas pelos homens, no entanto ela excede a harmonia dos traos de forma grotesca: seus olhas azuis so desproporcionais e assimtricos, sua boca, sorriso e dentes fazem um conjunto caricatural e seus seios possuem uma forma estranha, alm disso, orelhas e nariz so desenhas com propores monumentais e a pele apresenta pequenos calombos e marcas. Os traos irregulares da autora realam ainda mais a hiperbolizao do corpo grotesco da personagem.

16

Figura 1 COM O POVO NAS RUAS: Que caractersticas fsica mais te atrai numa mulher?. Autora: Chiquinha

No caso do primeiro quadro, as preferncias masculinas refletem o ideal esttico imposto s mulheres e a tendncia a classificao corpo feminino. Essa classificao e comparao dos corpos servem como subterfgio para o incentivo modelagem dos corpos para encaixarem-se em um perfil. Mary Russo, em dilogo com Michel Foucault, discute que tal tendncia a normalizao e padronizao do corpo feminino se configura com um efetivo instrumento de poder na era moderna. Segundo ela a normalizao da forma imposta [...] tem sido dura e eficaz na sua diferenciao altamente calibrada dos corpos femininos a servio de uma homogeneidade chamada diferenas de gneros (2000, p 24). Com isso ela quer dizer, que normalizao do corpo feminina, em certo sentido, valida a diferena entre mulheres e homens, j que o sujeito feminino sempre colocado como o outro frente ao sujeito masculino. O corpo grotesco hbrido, aberto, que se projeta, ampliado, secretante e mutvel, portanto, apresentaria um desvio norma e a esttica do corpo clssico fechado, liso e imutvel. Dessa forma, a personagem grotesca, como seu rosto disforme e caractersticas hiperbolizadas, apresentada no segundo quadrinho poderia ser vista como uma figura que subverteria, por meio de seu aspecto grotesco, as identidades de gnero estabelecidas e as relaes de poder. O cmico aqui tambm tem papel fundamental, j que o tom jocoso e irnico do quadrinho produzido pela incoerncia entre o que est escrito isso s confirma o quando eu fui agraciada pela natureza e o que est posto em imagem ou seja, o exagerado, o disforme , ridiculariza os padres de beleza impostos pela sociedade mulher. Fica evidente, portanto, que ao tornar visveis esses corpos que ultrapassam os seus limites corporais e que veiculam imagens dissonantes dos padres corporais clssicos, Chiquinha e suas tirinhas no s desmascaram essa lgica de dominao e negao do sujeito feminino como tambm prope novas compreenses e possibilidades corporais, entrando em choque com padres e categorizaes institudas no sistema social.

17

REFERNCIAS

BAKHTIN, M. M. A cultura popular na Idade Mdia e no Renascimento: o contexto de Franois Rabelais. So Paulo: Hucitec, 1999. BUTLER, Judith. Problemas de Gnero: Feminismo e Subverso de Identidade. Trad. Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2003. RUSSO, Mary. O Grotesco Feminino risco, excesso e modernidade. Rio de Janeiro: Rocco, 2000. SODR, Muniz; PAIVA, Raquel. O Imprio do Grotesco. Rio de Janeiro: Mauad, 2002.

18

Mulher em foco: Uma anlise do feminino no seriado Femme Fatales do canal Cinemax
Edja Lemos FERNANDES, Bruna Silva RODRIGUES O termo Femme Fatale nasceu dentro do cinema Noir, gnero que possu caractersticas de uma poca marcada pela moral maniquesta, grande depresso, fim da II Guerra Mundial e a entrada das mulheres no mercado de trabalho, saindo do espao domstico, para o espao que era dominado antes, em sua maioria, pelos homens. O gnero Noir possu em seus filmes uma forte oscilao, pois a mulher um enigma, neles, o personagem principal masculino cultua um desejo incontrolvel e ao mesmo tempo um dio daquela que o seduz. As Femme Fatales eram mulheres que protagonizavam lado a lado com os homens, os filmes possuam enredos policiais, fazendo com qu o ambiente fosse sempre obscuro e duvidoso. Elas possuam ambiguidade, a inocncia e pureza versus a feminilidade acentuada e o poder de seduo; Nos longa-metragens do gnero Noir, elas eram personagens fantasmas, sempre desenhadas atravs tica de um homem, no tinham passado, nem futuro, eram mulheres que no contavam histria prpria, nem mostravam nada que justificasse as suas aes. Com base nesse gnero que marcou poca, o seriado do canal fechado Cinemax, intitulado de Femme Fatales, apresenta atravs de uma narradora feminina, que tambm se enquadra no gnero, histrias de mulheres que fazem de tudo para conseguir o que desejam e no tm medo das consequncias de seus atos. O ponto alto, que mesmo fazendo aluso s Femme Fatales do Noir, as mulheres apresentadas no seriado possuem histrias, tramas e os seus atos so justificados pelo contexto no qual estas esto inseridas. Alm disso, a presena da narradora feminina que apoia os atos das personagens transforma o seriado, pois, agora as histrias so contadas atravs de uma tica totalmente feminina, que corrobora, torce, porm no participa das aes das personagens. O seriado, em sua abertura, comea com a definio do que ser uma Femme Fatale e a narradora, continua, quando diz que todas as mulheres so um pouco fatais, porm, algumas mantem isso desacordado, mas, cedo ou tarde, esse seu lado vir tona. Mesmo tendo a presena tipicamente feminina perceptvel que a mulher do seriado seja mostrada como objeto de desejo masculino, deixando sempre o feminino secundarizado, em detrimento do masculino, mas de uma forma subliminar.
19

A metodologia usada nesse artigo ser a reviso bibliogrfica, usaremos o livro com as contribuies acerca de prazer visual e olhar masculino de Laura Mulvey (1983), a partir das quais falaremos sobre a mulher como objeto de desejo visual, onde sua beleza sempre acentuada em razo do prazer visual do expectador. Aqui, principalmente sobre o figurino, quando as mulheres se despem em razo de seduzir suas supostas vtimas e os persuadir para que atinjam seus objetivos. Refletindo tambm sobre o que o que feito pelo cinema e televiso aquilo que desejamos ver, que ansiamos, alm disso, mostra que a histria contada tem que envolver o espectador e faz-lo crer naquilo como realidade. Outro autor que usaremos ser Santos (2004), por meio do qual poderemos discutir porqu de seriados como o nosso objeto de anlise venderem to bem, a ponto de ganhar uma segunda temporada e como o diretor perde espao de criatividade para que aquilo venda bem. Ainda, tratarmos da representao dessas mulheres que compe o seriado e de como elas diferem do tipo submissa, costumeiramente explorado pelo mercado do consumo.

REFERNCIAS GUBERNIKOFF, Giselle. A imagem: Representao da mulher no cinema. Caxias do Sul. 2009 METZ, Cristian. Histria/ Discurso (nota sobre dois voyeurismo). In___. A Experincia do Cinema. Rio de Janeiro: Edies Graal, 1983. MULVEY, Laura. Prazer Visual e cinema narrativo. In___. A Experincia do Cinema. Rio de Janeiro: Edies Graal, 1983. SANTOS, Jean Isdio. O Cinema e a Indstria Cultural. In: Revista Humanidades em Foco. N 3, 2004.

20

Relaes de gnero nos filmes de super-heris: a questo da representao feminina no homem de ferro
Tamara de Sousa SENA Cada vez mais os filmes de super-heris esto tomando um grande espao no cinema, com uma legio de fs conseguem altas bilheterias e lucros astronmicos com toda essa visibilidade e influncia, o estudo busca analisar como o feminino est sendo representado atualmente nos filmes de super-heris. Possuindo esteretipos, com o do heri, que na grande maioria das vezes ser o personagem masculino, que proteger a frgil e indefesa mocinha. A personagem escolhida para mostrar uma pequena mudana nessa representao a Pepper Potts, interpretada pela atriz Gwyneth Paltrow, nos filmes do Homem de Ferro, que comeou como a assistente pessoal do bilionrio e passou a responsvel pelas indstrias Stark, sempre fazendo frente inteligncia do seu namorado, super-heri e gnio ela vai muito alm, quando no final do filme do Homem de Ferro 3 acaba protegendo Tony Stark do vilo. Com Pepper Potts salvando aquele que o super- heri, ela representa a mulher de forma diferente do que somos acostumados a ver nessas histrias, j que elas so na maioria das vezes representadas como mulheres-cabides, aquela que a assistente do heri, so independentes e ativas na histria, mas no deixam de ser coadjuvantes, porque continuam a sombra do personagem masculino, ajudando o principal a crescer e a evoluir em suas aventuras. Pepper Potts faz bastante esse papel nos filmes do Homem de Ferro, mas com o passar do tempo percebemos um crescimento dela, tendo um pouco de independncia em relao figura onipotente do protagonista masculino. Principalmente nas aventuras dos super-heris o feminino est sempre em funo do papel masculino, ela a representao da fraqueza do heri sendo a donzela em perigo, a sequestrada que necessita ser salva, acaba sendo tratada como um objeto que foi roubado do heri que far de tudo para t-la de volta, e assim provar sua masculinidade. Podendo citar tambm a Mulher em Frigorfico, expresso criada por Gail Simone, que percebeu como era comum em histrias em quadrinhos a vitimizao da personagem feminina, para que assim o heri tivesse seu arco dramtico. A personagem podia ser sequestrada, estuprada ou morta, enquanto o personagem masculino ficava responsvel pela vingana. Para estudar todas essas possveis representaes femininas, a metodologia usada no artigo ser anlise de contedo, que a contribuio de diferentes autores sobre o mesmo tema. Alm de analisar as personagens femininas nos filmes de superheris, fazendo um levantamento para classific-las de acordo com suas caractersticas. Para o estudo terico do artigo ser verificado o ensaio Prazer visual e cinema narrativo de Laura Mulvey, que mostra a influncia do sistema patriarcal no cinema ao representar suas histrias, e a forma como o feminino est em detrimento do desejo masculino, como as super-heronas e suas roupas que esto mais para agradar o olhar dos homens do que proteg-las em uma luta.
21

Ser usado tambm o livro A Dominao Masculina de Pierre Bourdieu, para identificar que tambm imposto ao homem o papel de sempre ser o mais forte, aquele que proteger sua namorada, o super-heri cobrado pela sociedade para manter o bem estar de todos. Bourdieu no acha exagero comparar a masculinidade a uma nobreza, enquanto a mulher levada a acreditar na sua inferioridade. O artigo usar esses conceitos para analisar as mudanas da personagem Pepper Potts, nos filmes do Homem de Ferro, mesmo que tenha quebrado alguns paradigmas em relao figura feminina, nas aventuras de super-heris, ainda continua prevalecendo o personagem masculino que tambm o heri da histria e o centro das aes. O estudo busca perceber as formas que o gnero feminino est sendo demonstrado, e tambm apontar as mudanas positivas que aconteceram e as caractersticas negativas que continuam muitas vezes de forma sutil.

REFERNCIAS BOURDIEU, Pierre. A Dominao Masculina. 2 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002. FONSECA, Mariamma. A Mulher-Maravilha de Gail Simone. Ladys Comics. Disponvel:< http://ladyscomics.com.br/a-mulher-maravilha-de-gail-simone> Acessado em: 17 ago 2013. MULVEY, Laura. Prazer Visual e cinema narrativo. In___. A Experincia do Cinema. Rio de Janeiro: Edies Graal, 1983, p. 435-453. VIEIRA, Claudinei. Hollywood promove a nova onda das heronas-cabides. Desconcertos. Disponvel:< http://desconcertos.wordpress.com/2011/09/05/hollywoodpromove-a-nova-onda-das-heroinas-cabides/> Acessado em: 17 ago 2013

22

A Teledramaturgia brasileira e a luta pelo fim do argumento da honra: temas feministas em Malu Mulher e

Quem ama no Mata


Isaiana Carla Pereira dos SANTOS Questo de honra, o que mais choca no crime passional no exatamente o crime em si, mas essa alegao de honra. De acordo com o dicionrio Ximenes, honra quer dizer um sentimento da prpria dignidade moral (XIMENES, 2001, p. 465). Mas, o que se julga mais relevante? essa honra ou a vida que foi tirada, muitas vezes, sem possibilidade de defesa? Neste artigo, pretendo abordar o Crime Passional, alegando que este um tema que est presente no imaginrio ficcional, como reflexo do no-ficcional, por isso, analisaremos o contexto dos crimes passionais das narrativas da teledramaturgia da Rede Globo nos anos 1980, poca de forte reverberao dos discursos do feminismo poltico na TV, enfatizando de que forma a TV repercutia os protestos contra o argumento da honra, comuns em casos como os de Doca Street, assassino de Angela Diniz, e do homicdio da cantora Eliane de Grammont, cometido pelo seu ex-marido, Lindomar Castilho. Tais crimes repercutiram na mdia e na sociedade brasileira, sendo marcos decisivos no combate violncia contra a mulher, empreendida, principalmente, pelo movimento feminista da poca. Utiliza-se o conceito de Pedagogia Crtica da Mdia, de Douglas Kellner, no qual ele debate como a mdia mimetiza certos comportamentos sociais, nem sempre de forma fidedigna. Nosso objeto de anlise o seriado Malu Mulher que foi transmitido pela Rede Globo entre maio de 1979 e dezembro de 1980, analisando o episdio Legtima Defesa da Honra e Outras Loucuras.

REFERNCIAS ELUF, Luiza Nagir. A paixo Nos bancos dos rus: casos passionais clebres: de pontes visgueiro a Lindenberg Alves. 4. ed. So Paulo: Saraiva, 2009. 237 p KELLNER, Douglas. A cultura da mdia estudos culturais: identidade e poltica entre o moderno e o ps-moderno. Bauru, SP: Edusc, 2001. LOBO, Narciso Jlio Freire. Histria e fico na TV. Intercom: Revista Brasileira de Cincias da Comunicao. So Paulo, v.30, n.1, p. 175-193, jan./jun. 2007.

23

PENA, Elis Helena. Perfil do Homicida assional. mbito Jurdico, s/d. Disponvel em: <http://www.ambitojuridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=
1664> Acesso em: 12 ago. 2013.

S, Cristiane Ferreira de. A mulher na ordem do dia: estudo de temas em Malu Mulher (1979/80) e mulher (1998/1999). Salvador, 2011. 239 f.: il. VIOLNCIA contra as mulheres - Uma histria contada em dcadas de lutas. Orgs. Analba Brazo e Guacira Cesar de Oliveira. Braslia: CFEMEA: MDG3 Fund, 2010.128p. (Coleo 20 anos de cidadania e feminismo; 6)

24

Mulheres na tv: um olhar sobre as representaoes do feminino na serie Mad Men


Thiago Fernandes DIGENES Nos anos 60, o mundo presenciou uma reviravolta no contexto scio-cultural do feminino. Com as mudanas desse gnero na sociedade, surgiu ento a mulher que no se via mais como inferior ao homem, que ainda sofrendo grandes preconceitos na poca, se encaixou na sociedade que na maioria das vezes a menosprezava, contudo, a mulher comeou a ganhar espao no campo profissional, deixando de ser to somente aquela figura frgil, que servia to somente para o lar, se libertando das amarras que a prendiam tanto no mbito social, como na sua sexualidade. A nova figura da mulher foi apresentada na mdia social como aquela figura que saia do domnio privado (quando se refere ao lar, reproduo), para o domnio pblico (ao mundo social-liberal, poltico), acarretando com isto uma srie de transformaes pautadas na ambiguidade, como abordado por Bourdieu (2002):
Cabe aos homens, situados do lado exterior, do oficial, do pblico, do direito, do seco, do alto do descontnuo (...). As mulheres pelo contrrio, estando situadas do lado mido, do baixo, do curvo do contnuo, vem ser-lhes atribudos todos os trabalhos domsticos, ou seja, privados e escondidos, e at mesmo invisveis e vergonhosos (...)

As mulheres poderiam ter exercido alguma atividade relacionada ao mercado de trabalho, mas as representaes sociais das mulheres da poca estavam ligadas ao lar, ao ambiente domestico, portanto seu trabalho seria o trabalho domestico, exercendo o papel de esposa respeitosa e me zelosa, como aborda Passerini (2000:381):
(...) se articulam propostas de novos modelos femininos que incluem a nova dona de casa e a mulher emancipada (no contraditrios entre si), como sujeitos de novos consumos de massa tambm no plano cultural.

A srie de TV americana Mad Men apresentou as figuras de mulheres em seus diversos papeis num momento histrico significativo, em um perodo turbulento no cenrio histrico mundial, onde as mulheres so chamadas a servirem no mercado de trabalho, enquanto os homens desempenham os seus esforos na Segunda Guerra Mundial, durante esse perodo, as mulheres desempenham funes no domnio publico, desenvolvendo novas atividades, mas tarde, no fim da guerra, os homens exigem a volta das mulheres domesticidade, afinal, eles retornariam a seus lugares no ambiente publico. No elenco da serie, podemos destacar figuras femininas que retratam o fielmente o perfil das mulheres dessa poca, como a Betty Draper, interpretada pela
25

atriz January Jones, a tpica mulher dona de casa do passado, esposa do protagonista Don Draper, me de trs filhos, e obcecada em manter as aparncias, que ao mesmo tempo v sua vida conjugal passa por srios conflitos. Podemos destacar tambm a Joan Holloway, interpretada pela atriz Cristina Hendricks, uma gerente de escritrio, solteira. Joan acaba assumindo o papel de Femme Fatale, por atrair os homens da agncia onde trabalha, sejam eles casados ou no, uma mulher bastante inteligente e vivaz, e bastante insatisfeita com sua condio scio-econmica. E por ultimo podemos destacar a Peggy Olsen, interpretada pela atriz Elisabeth Moss, a tpica moa ingnua e nova, cujo desejo o de se destacar profissionalmente no seu ambiente de trabalho, onde o machismo impera, e faz com que seja vista apenas como objeto de desejo. Peggy, com sua determinao, consegue se tornar a primeira mulher redatora da agencia. Todas inseridas em uma sociedade em que as mulheres estavam restritas apenas ao mbito privado, se sentido frustradas por no demonstrarem suas habilidades. Ser usada na metodologia da reviso bibliogrfica tendo o conceito de Dominao Masculina (BOURDIEU, 2002), como norteador, por este destacar a mulher no seu ambiente social, no que trata o as relaes de publico e privado, como tambm o casamento como um capital simblico, no qual o principal objetivo o mercado matrimonial. Bem como, utilizaremos o artigo A imagem: representao da mulher no cinema (GUBERNIKOFF, 2009), analisado estudos de representao da mulher na mdia, dando nfase as questes relacionadas representao social. O artigo com base na srie Mad Men tem como objetivo representar o modo de vida de um grupo de mulheres, mostrando as ambiguidades nas representaes femininas ambientadas num perodo de transio histrica, quando mudanas vividas pelo gnero feminino e o seu lugar na sociedade esto em curso.

REFERNCIAS BOURDIEU, Pierre. A dominao masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002. BAUER, Carlos. Breve Historia da Mulher no Mundo Ocidental. So Paulo: Xam/Edies Pulsar, 2001. Outras Vozes: Gnero e Literatura. UFC. Disponivel em: < http://generoeliteratura.com.br/layout/artigo.php?id=25> . Acesso em: 3 set. 2013.
26

GUBERNIKOFF, Giselle. A imagem: representao da mulher no cinema. Conexo Comunicao e Cultura, UCS, Caxias do Sul, v. 8, n. 15, jan./jun. 2009 PASSERINI, Luisa. Mulheres, Consumo e Cultura de Massas. Em: PERROT, Michele e DUBY, Georges. Histria das mulheres no Ocidente v. 04. Porto, Portugal: Afrontamento, 2000.

27

Mulheres no poder: o pblico e o privado na representao das mulheres na poltica


Saulo Raniery do Vale BEZERRA, Thiago Fernandes DIGENES, Francisco das Chagas de MEDEIROS JNIOR A presena da figura feminina na poltica do estado do Rio Grande do Norte uma constante. No contemporneo, a chefia do estado tem frente uma governadora, e h municpios com uma mulher como chefe do Executivo. Mesmo com representatividade no espao pblico a figura da mulher ainda passa por questionamentos que no so comuns aos homens em iguais condies, sendo o espao poltico um termmetro social. As mulheres na poltica tm sua vida pblica vinculada a assuntos da ordem privada, que s pelo gnero degradam e flagelam as suas imagens. O cargo de prefeito em 2012 na cidade de Mossor estava sendo disputado por duas candidatas Larissa Rosado, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), e Cludia Regina, do Democratas (DEM), mas a campanha tambm era pautada pela vida privada das candidatas. As exposies do privado das adversrias eram vistas, cobradas e julgadas por toda a sociedade. O autor francs Pierre Bourdieu (2002) faz esse retrato do homem provedor de sustentao dos discursos em sua obra A Dominao Masculina, assim, seu uso ser de grande valor terico nessa construo. Bourdieu explica, a partir de sua anlise sobre a sociedade Cabila que em nossa sociedade, a diviso de papis sexuais atrela homens e mulheres a funes complementares, nas quais:
Cabe aos homens, situados do lado exterior, do oficial, do pblico, do direito, do seco, do alto do descontnuo (...). As mulheres pelo contrrio, estando situadas do lado mido, do baixo, do curvo do contnuo, vem ser-lhes atribudos todos os trabalhos domsticos, ou seja, privados e escondidos, e at mesmo invisveis e vergonhosos (...) (BOURDIEU, 2002, p.20)

A essas mulheres foi designada uma postura submissa, o privado, como colocado acima por Bourdieu, onde so reservadas tarefas de acordo com sua capacidade um tanto frgil, submisso e passivo, desempenhando tarefas simples, onde sua posio em lugares pblicos no to significativa, quase sem discurso. Ao

entrarem na vida pblica, o que ocorre uma experincia de violncia simblica sobre as mulheres, nas quais observamos que esto so cobradas no por seus atributos de competncia em suas respectivas reas de formao, mas para que tenham o seu respeito como pessoa vinculado ao bom exerccio de sua funo social enquanto mulher: boa
28

me, limpa, cuidadora do espao domstico, ou seja, subordinada e atrelada a um marido, que a valida socialmente. Por isso, observamos que a vida privada das mulheres pblicas um alvo muito utilizado pelos adversrios polticos, e pelo olhar reprovador social. Caractersticas que so consideradas como valorosas em homens que vivem a vida pblica assertividade, firmeza, retido so consideradas revertidas em defeitos nas mulheres, chamadas de histricas, estridentes, autoritrias. Bem como, seus potenciais de gesto so vinculados ao domnio da organizao domstica e cuidado familiar. Se referem a uma boa poltica como a uma me de todos, algum capaz de promover faxinas e botar ordem na casa. A vida em famlia parece dar o tom dos discursos de quem ataca e de quem se defende, ou apenas se dirige sociedade governada. Os predicados enaltecidos para evidenciar que ambas estavam aptas, sempre levavam o tom da mulher dedicada, prestativa e solcita com o exterior, fazendo um paralelo com o pblico. A ento candidata e hoje atual prefeita da cidade possui uma descrio no blog do seu partido, o DEM, em que neste espao Cludia Regina tem os seus atributos, como profissional, ofuscados pelo seu gnero, assim a descrevem: Mulher, me de dois filhos, assistente social, advogada e vereadora. A ento aspirante prefeita, e hoje deputada estadual pelo PSB, Larissa Rosado, igualmente suscetvel ao que deveria ser esperado de uma boa mulher. Em um blog pessoal, o seu irmo, Lahyre Rosado Neto, a parabeniza pelo seu aniversrio no ano de 2011, e assim ele se reporta a ela publicamente: Se a tivesse somente como irm j seria um grande presente na minha vida, mas tenho o prazer de t-la como uma segunda me e melhor amiga. Aos 12 anos de idade j fazia a feira da casa e tomava conta dos irmos. Sempre foi zelosa e cuidadosa com todos ao seu redor. O Double Bind (discurso binrio) est presente nas ligaes de vnculos pessoais. Assim, quando um indivduo migra para um lado, ele recusa automaticamente ao outro, sendo situaes binrias simultneas degradantes para quem esta sob elas. Quando esse olhar se volta para as candidatas notrio perceber a ruptura dos discursos, sendo insatisfatrios para quem os recebe e incmodo para quem os propaga. Esse processo poder ser mais bem evidenciado quando se elucidar as etapas de construo do Double Bind, que para assim ser, tem que ter repetio de experincias, que no caso especfico do pleito, seriam os julgamentos indecorosos da vida privada de ambas, numa atitude de dupla moral. Sendo assim, um dos componentes, no caso, a populao teria um poder de juzo sobre o privado das mesmas. A impossibilidade de
29

quebra desses aspectos um fator muito importante, j que para que houvesse uma quebra do juzo moralizador da populao seria uma tarefa rdua. Alm da reviso bibliogrfica a respeito das teorias de gnero, contaremos metodologia de coleta da pesquisa documental, nos blogs e sites vinculados ao marketing eleitoral das candidatas, nos ltimos dois meses que antecederam a eleio. O artigo busca evidenciar o discurso da dominao masculina no espao pblico. Assim, elucidando estruturas de opresso em um local de disputa por representatividade poltica. Pretende contribuir para elucidar as questes que envolvem a

representatividade feminina das mulheres polticas no contexto das disputas eleitorais e seus deslocamentos entre o privado e o pblico. REFERNCIAS BOURDIEU, Pierre. A dominao masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003 DEMOCRATAS (2013). Mulher Democratas. Cludia Regina. Disponvel em: <http://www.mulherdemocrata.org.br/claudia_regina.asp>. Acesso em: 27 ago. 2013. MARIOTTI, Humberto (1999). Gregory Bateson: Um crebro privilegiado. Disponvel em: <http://www.geocities.com/pluriversu/gregory.html>. Acesso em: 2 set. 2013. ROSADO NETO, Lahyre (2011). Larissa Rosado. Mossor, 22 jul. 2011. Disponvel em: <http://lairinho.blogspot.com.br/2011/07/larissa-rosado.html>. Acesso em: 27 ago. 2013.

30

A princesa que trabalha: Gnero e raa da princesa Tiana dos estdios Walt Disney
Edja Lemos FERNANDES Como sabemos, originalmente, os contos de fadas eram feitos para entreter o pblico adulto, eram contadas no campo, em salas de fiar e reunies particulares, onde o contedo das mesmas no mostravam ensinamentos morais e sim, traziam enredos de adultrio, incesto, canibalismo e mortes hediondas. Atravs dos sculos os contos de fadas se tornaram cada vez mais refinados, passando a transmitir esses e outros manifestos de forma mais encoberta e subliminar. O fato que essas histrias encantam a todos, seja porque nos remetem a um mundo de fantasia, magia e mistrio ou porque informam as crianas e a ns, sobre a nossa prpria personalidade e forma de ver o mundo. Quando analisamos as princesas dos estdios Disney, percebemos que, ao longo dos anos, houve uma supremacia de beleza branca, onde apenas trs personagens saiam desse padro. Pocahontas, Mullan e a princesa Jasmine, caracterizavam povos de outras etnias, contudo, no havia ainda a representao negra entre elas. Tiana chega em 2009, com o filme A princesa e o Sapo, causando muita polmica, pois ela fruto de seu contexto histrico de criao, quando Obama foi eleito o presidente dos Estados Unidos. Fugindo desse aspecto, podemos perceber no decorrer do longa metragem que ela uma moa trabalhadora, que sonha em ter seu prprio restaurante e lutar por uma vida digna. A sua histria no se passa em um mundo mgico, mas sim em uma realidade passada na cidade de New Orleans, em poca de carnaval. O vilo praticante de magia negra e tenta a toda custa enriquecer por meios ilcitos. Ela, vem de uma camada social mais baixa e mesmo com seu sonho, trabalha na casa de pessoas nobres da cidade, local onde sua me trabalhava antes de falecer. Ela que cresceu junto com a filha nica dessa famlia, Charlotte La Bouff, moa branca, loira e de olhos azuis, que sonha em ser princesa, e hoje a empregada e amiga da mesma. O prncipe do enredo um vagabundo imaturo, um bon vivant incorrigvel que vtima de magia negra e se transforma em um sapo, em busca de voltar a ser humano, ele chega no quarto de Charlotte La Bouff enquanto foge de seus antagonistas e encontra por acaso Tiana que esta l, fantasiada de princesa para a festa de carnaval que haver na casa. Ele acreditando que ela era uma princesa e que seu beijo o transformaria
31

em um ser humano novamente, a beija, mas para a surpresa de todos, ela se transforma em sapo tambm. A maior parte do filme Tiana e o prncipe esto como sapos e os personagens secundrios so outros animais, portanto escapando dos preceitos tnicos e de gnero, que so perceptveis no inicio. At aqui podemos perceber o contraste entre uma mulher da classe baixa para uma da classe alta, seus desejos e responsabilidades, como uma forma de esteretipo, pois, Tiana no princesa, nem tampouco nobre, o que foge da classificao das demais princesas feitas pelos estdios Disney. Tiana uma mulher forte, que busca sua emancipao feminina, no precisando do casamento para se sustentar, e mesmo aps ele, ela continua a trabalhar, porm somente atravs do mesmo que ela realiza o seu sonho de possuir um restaurante prprio, pois a soluo para a problemtica de falta de dinheiro apresentada no inicio do filme est em seu casamento com um prncipe. Esse artigo ter como embasamento terico Bueno (2012), onde analisaremos como os gneros so formados nos filmes de animaes e como isso reflete na mente e no comportamento infantil. Alm disso, teremos reflexes a cerca do Prazer visual e cinema narrativo com base em Mulvey (1983), para mostrar como esses contornos de belezas apresentados pelas princesas so comprados com tanta facilidade por crianas, jovens e adultos, abordando tambm o prazer visual do filme. Gubernikoff (2009), A imagem: representao da mulher no cinema, mostrar como as mulheres so desenhadas na mdia e se a sua representao correta, no caso de Tiana, vamos analisar com base nesse texto o porque de seus sonhos s serem concretos aps o casamento. REFERENCIAS BIBLIOGRFICAS: BUENO, Michele Escoura. Girando entre Princesas: performances e contornos de gnero em uma etnografia com crianas. So Paulo, 2012. GUBERNIKOFF, Giselle. A imagem: Representao da mulher no cinema. Caxias do Sul. 2009 MULVEY, Laura. Prazer Visual e cinema narrativo. In___. A Experincia do Cinema. Rio de Janeiro: Edies Graal, 1983.
32

Вам также может понравиться