Вы находитесь на странице: 1из 12

Informtica Para Concursos

Orientaes Iniciaremos a matria, passando a seguinte Informao: Os estudos para o aprendizado desta disciplina requerem uma PRTICA dos ensinamentos que sero passados no decorrer das aulas ministradas. (utilizao do computador) ELEMENTOS DO MICROCOMPUTADOR O Computador Computadores so mquinas que executam tarefas ou clculos de acordo com um conjunto de instrues (os chamados programas). Vejamos os tipos de Mquinas existentes: Verifica-se distintas. significado significado que as mesmas, so palavras Onde a primeira tem o de Software e a segunda o de hardware.

Tipos de Hardware Hardwares Externos (Perifricos) Elementos que ficam na parte externa do Gabinete ou Unidade de Sistemas.

PDAs Desktop
Assistentes Digitais Pessoais

LapTop

Tablet PCs

1-Monitor, 2-Modem, 3-Gabinete ou Unidade de Sistema, 4Mouse, 5Caixa de Som, 6Impressora, 7-Teclado.

Diviso dos Elementos Os elementos dividem-se em Hardware e Software. Hardware Parte fsica da mquina. Podemos classificados em: Hardware de Entrada Leva a informao para dentro da mquina. Temos como exemplo: Teclado, Mouse, Microfone, Scanner, Web can, etc. Hardware de Sada Traz a informao de dentro da mquina para o usurio. Temos como exemplo: Monitor, Caixa de som, Impressora, etc. Hardware de Entrada e Sada E/S Executam as duas funes, leva a informao para dentro da mquina e trs a informao para o usurio. Temos como exemplo: Drive de Disquete (local onde inserimos o disquete para leitura das informaes), Drive de CD/DVD (local onde inserimos o CD ou DVD para leitura das informaes), etc. Devemos observar alguns termos utilizados pelos examinadores (Termos Tcnicos). No caso dos Hardwares de Entrada e sada, temos: Input/Output = In/Out = I/O. Outro caso, a ser analisado faz meno a duas palavras: driver e drive.

Gabinete ou Unidade de Sistemas diferente de CPU, onde, Gabinete ou Unidade a caixa representada no item trs da figura acima e CPU o crebro da mquina. Posteriormente verificaremos o significado de CPU. Dados Importantes Monitor O monitor exibe informaes em forma visual, usando texto e elementos grficos. Deve ser observado os tipos de Monitores existentes vejamos: Vdeo de Cristal Lquido (LCD), Tubo de Raio Catdico (CRT) e Monitor Touch Screen (tela de toque).

Professor: Marcelo Farias.

O monitor no grava nada. Apenas apresenta a imagem. Teclado O teclado possui duas formas padres: ABNT e ABNT2. Sua finalidade principal digitar texto no computador.

Mouse So perifricos especialmente desenvolvidos para ambientes grficos. Podem ser tico e sem fio, possuindo as seguintes tecnologias: Simples, TrackBall e Touchpad. Hardwares Internos Elementos que ficam na parte interna do Gabinete ou Unidade de Sistemas. Placa Me (mainboard ou otherboard) Suportes eletrnicos (placas), onde os componentes integrantes do computador esto montados e conectados a ela.

A diferena existente entre as duas formas que o ABNT2 possui a tecla Alt Gr e o ABNT no.

Impressora Uma impressora transfere dados de um computador para o papel. Os dois principais tipos de impressora so a jato de tinta e a laser.

Tipos de Placas On Board Placa Me que possui outras placas soldadas a ela. Off Board Placa Me que possui outras placas conectadas a ela. As tecnologias utilizadas nas placas so: AT - (Advanced Technology) e ATX (Advanced Technology Extended).

As Impressoras Multi Funcionais, nunca e jamais, sero Hardwares de entrada e sada. Neste caso, cada Hardware tem sua atividade especifica. Unidades de Medida da Impressora Resoluo Medida em DPI (dots per inch) ou PPP (Pontos por Polegada); Velocidade Medida em LPM (Linha por Minuto), PPM (Pgina por Minuto) e CPS (Caractere por Segundo). Scanner medida em forma de um dado de formatao (OCR); Placa de Vdeo Denominado RGB (red, green and blue).

Slots de Comunicao Soquete de conexo. Permite a comunicao da Placa Me com outras placas e o processador. Temos os seguintes tipos de Slots: ISA, PCI e AGP. Barramentos - Linha de comunicao usada para transferncia de dados entre os componentes de um sistema de computador. Permite que diferentes partes do sistema compartilhem informaes. Devemos estar atentos aos termos (sinnimos), que comumente costumam vir nas questes da prova (vias de acesso e BUS). Temos os seguintes tipos de barramentos: ISA, PCI, USB, AGP e Fireware. As operaes executadas pelos barramentos so medidas a uma taxa de

Professor: Marcelo Farias.

velocidade que representada pelo Hertz (Htz ciclo por segundo). Portas de Conexo Portas PS2 (personal sistem 2) Interface que permite a conexo com o teclado e o mouse.

permanente e Firmware. BIOS um programa de computador pr-gravado em memria permanente (firmware) executado por um computador quando ligado. Ele responsvel pelo suporte bsico de acesso ao hardware, bem como por iniciar a carga do sistema operacional. Em computao BIOS significa Basic Input/Output System (Sistema Bsico de Entrada/Sada).

Portas USB - Interface que permite a conexo com um dispositivo Universal Serial Bus (USB). Possibilita taxas de transferncia de dados de 12 a 480 Mbps (12 a 480 milhes de bits por segundo). Plug and Play (PnP) Tecnologia criada para que o computador reconhea e configure automaticamente qualquer dispositivo que seja instalado. Significa ligar e usar. Memria de Acesso Randmico (RAM) - Memria de Acesso Aleatrio. Local de armazenamento rpido constitudo de semicondutores que est diretamente conectado ao processador e depende de energia eltrica para ativao. Termos que fazem referencia a memria RAM (sinnimos), e freqentemente aparecem nas questes: Memria, Voltil (no grava nada), Memria Principal e Pente de Memria. Memria Cache um tipo de memria de alta velocidade que fica prxima a CPU, de difcil produo, e muito cara. Os dados e instrues que so mais comumente utilizados pelo processador so colocados na cache que mais rpida que a RAM. Quando esses dados so solicitados sero apanhados na cache, aumentando o desempenho do computador. As memrias cache so pequenas. Encontramos as seguintes expresses: L1, L2, L3 e L4 (L= Level, ou seja, Nvel). Processador (CPU - Unidade Central de Processamento) Pode ser considerado o crebro do computador. E nela que as decises so tomadas e processadas, sendo entregues, posteriormente, memria RAM.

Existem os seguintes tipos de memria: DRAM (Dynamic RAM) ou RAM Dinmica, SDRAM (Static Dynamic RAM) ou RAM Dinmica Esttica e DDR (Dual Inline Memory Module). Memria ROM (Read-Only Memory) um tipo de memria que permite apenas a leitura, ou seja, as suas informaes so gravadas pelo fabricante uma nica vez e aps isso no podem ser alteradas ou apagadas, somente acessadas. Termos que fazem referencia a memria ROM (sinnimos), e freqentemente aparecem nas questes: Fbrica, BIOS, Memria

As operaes executadas pela CPU so medidas a uma taxa de velocidade, que representada pelo Hertz (Htz ciclo por segundo). Os processadores atuais atuam nas faixas de GHz (Giga Professor: Marcelo Farias.

Hertz). Arquitetura da CPU Arquitetura CISC (Complex Instruction Set Computing) Arquitetura com baixa taxa de velocidade. Arquitetura RISC (Reduced instruction Set Computing) Diferentemente da CISC, sua arquitetura possui alta taxa de velocidade. MEMRIAS DE ARMAZENAMENTO
Nome bit Byte quilo mega giga tera Smbolo b B KB MB GB TB Potncia = valor (SI) Menor quantidade de espao Composto de oito bits 1000 B 1 000 000 B 1 000 000 000 B 1 000 000 000 000 B

Computer). Termos que fazem referencia ao HD (sinnimos), e freqentemente aparecem nas questes: Hard Disc e Winchester. Insero e Extrao de Dados no HD Os dados so inseridos e extrados de forma magntica. Sendo que os mesmos so armazenados de dentro para fora nos disco. A mesma forma utilizada para os Disquetes, CD e DVD. Excluso de Dados Utilizando o Teclado Delete Excluso de segurana. Pois, os dados excludos podero ser restaurados da Lixeira. Shift + Delete Excluso definitiva dos dados. Obs.: Os HDs no so conectados diretamente placa me. Os mesmos so conectados primeiramente a uma controladora, denominada soquete IDE e a mesma conectada a Placa Me.

Disco Rgido (HD) Memria secundria do computador, do mesmo modo que: Disquete, CD, DVD, Pen Drive e os Discos de Memria. Normalmente composto por mais de um disco e vrios braos que de leitura/gravao. Armazenam dados.

MDIAS DE GRAVAO CD (Compact Disc) Tipo de memria secundria. Um meio de armazenamento de dados digitais. A capacidade de armazenamento para essas mdias variam de 650 MB e 750 MB.

O HD permanece girando na maior parte do seu funcionamento, e trabalha a rotaes que variam, acima de 7200 rpm (Rotao por Minuto). Tecnologias Utilizadas nos HDs Tecnologia ATA Utiliza uma transmisso de dados de forma paralela, com cabos largos e chatos. Tecnologia SATA No utiliza os cabos paralelos, mas sim cabos seriais, finos. Essa tecnologia transfere dados de forma serial, acelerando a transmisso dos dados entre o HD e o PC (Personal

CD-R Pode ser gravado nica vez. CD-RW um tipo de regravvel. Permite gravar e de mil vezes. DVD Tambm um tipo

apenas uma disco optico apagar cerca de memria

Professor: Marcelo Farias.

secundria. Possui uma capacidade de armazenamento superior a de um CD. Comercialmente, a capacidade de armazenamento para essas mdias variam de 4,7 GB e 17 GB.

Temos uma conectividade de Banda estreita. Quando se utiliza o Telefone no se utiliza a Internet e vise e versa.

DVD-R Somente permite uma gravao e pode ser lido pela maioria de leitores de DVD. DVD-RW Disco optico regravvel. Permite gravar e apagar cerca de mil vezes. NOVA GERAO DE DVD BLU-RAY Possui a seguinte capacidade de armazenamento: 25 GB e 50 GB. HD-DVD Possui a seguinte capacidade de armazenamento: 15 GB e 90 GB. PEN DRIVE (Memory Key) um dispositivo de armazenamento constitudo por uma memria flash. As capacidades atuais, de armazenamento, so: 126 MB a 256GB.

Modem A palavra Modem vem da juno das palavras Modulador e Demodulador. Ele um dispositivo eletrnico que modula (alterar) um sinal digital em uma onda analgica, pronta a ser transmitida pela linha telefnica, e que demodula o sinal analgico e o reconverte para o formato digital original. Utilizado para conexo Internet. Temos uma conectividade de Banda larga (ADSL). Quando se utiliza o Telefone a Internet e vise e versa.

Termos que fazem referencia a Software (sinnimos), e freqentemente aparecem nas questes: Memria USB Flash Drive, pen, disco removvel ou chave de memria. ELEMENTOS DE COMUNICAO Placa de Fax Modem uma placa que permite ao usurio comunicar-se com o mundo atravs da Internet. Faz com que o computador possa conversar com outro computador atravs da linha telefnica. Porm o processo de transferncia de dados muito lento.

Placa de Rede Sua principal finalidade e interligar um computador a outro, utilizando uma rede local, denominada de LAN.

Software Parte lgica da mquina. Termos que fazem referencia a Software (sinnimos), e freqentemente aparecem

Professor: Marcelo Farias.

nas questes: Programas, Conjunto de Instrues, Linhas de Comando, Driver e Aplicativos. SISTEMA OPERACIONAL (S.O.) Gerencia toda e qualquer atividade processada pela mquina. Serve de interface entre um computador e o usurio. Os sistemas operacionais que frequentemente so pedidos nos Editais de Concursos so: Microsoft Windows e Linux (Software Livre). Devemos atentar para os sistemas pertencentes Microsoft, pois todos so da mesma famlia vejamos: Windows 95, Windows 98, Windows 2000, Windows NT, Windows XP, Windows Vista e Windows 7. Sistema Operacional Ambiente texto. MS-DOS

Ambiente grfico.

UNIX um sistema operacional portvel, multitarefa e multiusurio. LINUX um Sistema Operacional que foi desenvolvido, com a inteno de liberar o seu cdigo fonte, ou seja, tecnologia Open Source (cdigo aberto). Esta disponvel sob a Licena Publica Geral GLP/GPL (General Public License). Caractersticas Multitarefa Vrias aplicaes podem ser executadas ao mesmo tempo; Multiusurios Vrios usurios podem utilizar o sistema ao mesmo tempo; Gratuitos, atualizaes frequentes e desenvolvido; Convive harmoniosamente no mesmo computador com outros sistemas operacionais; No exige um computador potente para rodar; No necessrio licena para o seu uso; Maior estabilidade em relao ao Windows; Maior confiabilidade; No precisa ser reinicializado devido a instalao de programas ou configurao de perifricos; Acessa discos formatados por outros sistemas operacionais; Suporte a linguagens de programao. No existem vrus no Linux; Roda aplicaes Windows atravs do WINE Ambiente Shell; Suporte a diversos dispositivos e Professor: Marcelo Farias.

Sistema Operacional Windows XP Ambiente grfico.

Sistema Operacional UNIX Ambiente texto.

Sistema

Operacional

LINUX

perifricos disponveis no mercado; Cdigo fonte aberto, isso significa que se voc for um programador, pode modific-lo para se adequar a necessidades especficas, algo impossvel de ser conseguido com o Windows.

uma conveno ou padro que controla e possibilita uma conexo, comunicao ou transferncia de dados entre dois sistemas computacionais (Troca de informao entre duas mquinas). Surgiram para solucionar problemas em redes, tais como: Concorrncia existente entre os computadores de uma rede devido ao compartilhamento de um mesmo cabo e a garantia de que os dados que saem de uma origem cheguem ao seu destino. IP (Internet Protocol) Protocolo de Internet (Identidade da mquina). o identificador numrico utilizado para identificar os computadores na rede. Possui em seu cabealho os endereos de origem e o de destino o endereo lgico na rede sendo nico. TCP (Transfer Control Protocol ) Protocolo de Controle de Transferncia, orientado conexo, ou seja, antes do intercambio de dados se iniciarem, eles so obrigados a estabelecer uma conexo entre eles, que s se encerra no final da transmisso de dados. Garante a integridade dos mesmos para que no haja perda de dados no transcorrer de uma transmisso em funo do seu controle de recebimento dos dados. TCP/IP Gerencia todos os protocolos de Internet, ele um conjunto de regras (uma biblioteca de protocolos). A filosofia principal de seu funcionamento baseada em dois princpios: 1. A transmisso deve ser mantida, mesmo com perda de parte da sub-rede. 2. Utiliza a comutao de pacotes baseada em uma camada de interligao de redes sem conexo. FTP (File Transfer Protocol) Protocolo de transferncia de Arquivos entre computadores. HTTP (Hyper Text Transfer Protocol ) Protocolo de Transferncia de Hiper Textos, transfere arquivos entre servidores utilizando hiperlinks. Protocolo utilizado na World Weid Web. WAP (Wireless Application Protocol ) Protocolo para Aplicaes Wireless. Otimizaes e extenses feitas de maneira que os protocolos da rede WWW fossem ao encontro do ambiente sem fio. Professor: Marcelo Farias.

COMPONENTES Kernel o ncleo do sistema. Responsvel pelas operaes de baixo nvel tais como: gerenciamento de memria, gerenciamento de processos, suporte ao sistema de arquivos, perifricos e dispositivos. Shell o elo entre o usurio e o sistema. Traduz os comandos digitados pelo usurio para a linguagem usada pelo kernel e vice-versa. tambm uma linguagem de programao completa. Aplicaes Incorporam novas funcionalidades ao sistema. atravs deles que se torna possvel a implementao de servios necessrios ao sistema. Podem ser divididos em: Aplicaes do Sistema So aquelas necessrias para fazer o sistema funcionar tais como init e syslog; Aplicaes do Usurio So aquelas voltadas para a realizao de tarefas do usurio, entre elas poderamos citar: editores de texto, navegadores, programas de e-mail. INTERNET Acessibilidade Linha Telefnica (Dial-up) Discada Banda Estreita; ADSL Banda Larga. Cable Modem (Fibra tica) TV a cabo. Wireless (WI-FI Fidelidade sem fio) Conexo sem fio (microondas, ondas de rdio ou de satlite). Internet Rdio; Tecnologia 3G; Bluetooth.

PROTOCOLOS

SMTP (Simple Mail Tranfer Protocol) Protocolo de Transferncia de mensagens de Correio Eletrnico. Apresenta o modo como a mensagem trocada entre os servidores (Computadores com funes especiais de caixa postal) da rede TCO/IP. No tem preocupao com o contedo das mensagens. POP (Post Office Protocol) Protocolo de acesso remoto a uma caixa de correio eletrnico permite a transferncia das mensagens de forma seqencial. O usurio pode ler e processar as suas mensagens no modo off-line. IMAP (Internet Message Access Protocol) Protocolo de gerenciamento de correio eletrnico superior em recursos ao POP. As mensagens ficam armazenadas no servidor e o internauta pode ter acesso a suas pastas e mensagens em qualquer computador, tanto por webmail como por cliente de correio. Outra vantagem deste protocolo o compartilhamento de caixas postais entre usurios membros de um grupo de trabalho. Alm disso, possvel efetuar pesquisas por mensagens diretamente no servidor, utilizando palavras-chaves. H necessidade de estar conectada a Internet. Ambos, POP/IMAP definem formas para que os computadores dos usurios se conectem aos servidores e recebam as mensagens de correio eletrnico. ENDEREOS ELETRNICOS
Protocolo Nome da Empresa Pas

.com Organizaes Comerciais; .gov Organizaes Governamentais; .edu Instituies Educacionais; .org Organizaes sem Fins Lucrativos; .net Empresas de Telecomunicaes e Internet; .mil Foras Armadas; .int Convenes Internacionais; .tv Empresas Televisivas. REDES Internet um imenso sistema de redes computacionais permanentemente interligados entre si a nvel mundial e que funcionam como emissores e receptores de informao, utilizando para isso um conjunto de protocolos de comunicao. Intranet uma rede de computadores privada que assenta sobre a sute de protocolos da Internet. Extranet a poro de sua rede de computadores (Intranet) que faz uso da Internet para partilhar com segurana parte do seu sistema de informao. LAN (Local Area Network) Rede de rea local utilizada na interconexo de mquinas, ou seja, um conjunto de hardware e software que permite a computadores individuais estabelecerem comunicao entre si, trocando e compartilhando informaes e recursos. MAN (Metropolitan Area Network) Rede metropolitan, hoje conhecidas como Redes de Televiso a cabo. Os desenvolvimentos recentes para o acesso internet de alta velocidade sem fio nas cidades tambm so consideradas MAN. WAN (Wide Area Network) Rede geograficamente distribuda uma rede de comunicao de dados que cobre uma rea geogrfica relativamente extensa, VRUS Programa de computador criado especificamente para se auto-replicar e se espalhar de computador em computador. Podendo danificar hardware, software ou dados. Spyware Software que pode exibir anncios (como pop-ups), coletar informaes sobre voc ou alterar configuraes de seu computador, geralmente sem o seu consentimento. Professor: Marcelo Farias.

http://www.concurseiros.com.br
World Weid web Comercial

ENDEREOS DE EMAIL
Nome do Usurio

Nome do Provedor

Pas

concurseiro@concurseiro.com.br
Smbolo Separador Comercial

At (DNS = Em Domain Name Domnios System)

Worm Cdigo de computador que se dissemina sem a interao do usurio. Entram como anexos de e-mail infectando a mquina quando so abertos. Procuram arquivos, como catlogos de endereo ou pginas da Web temporrias, que contm endereos de email. Usam esses endereos para enviar emails, geralmente causam problemas de desempenho e estabilidade no computador e na rede. Cavalo de Tria Um Cavalo de Tria um software que penetra em um computador ocultando-se dentro de um programa legtimo. Em seguida, ele coloca um cdigo no sistema operacional que permite o acesso de hackers ao computador. Os cavalos de Tria geralmente no se disseminam por si mesmos; eles so disseminados por vrus, worms ou software baixado. Spam E-mail comercial no solicitado. Tambm chamado lixo eletrnico, tem a facilidade de obter listas de endereos automaticamente. Software Mal-Intencionado Software criado para prejudicar seu computador deliberadamente. Os vrus (worms e cavalos de Tria) so exemplos de software mal-intencionado. Tambm denominados malware. Arquivos Temporrios de Internet Contedos de pginas da Web armazenados no disco rgido para uma exibio mais rpida. Cookie Pequenos arquivos de texto que os sites colocam em seu computador para armazenar informaes sobre voc e suas preferncias. BROWSERS So navegadores, ou seja, programa de computador que habilita seus usurios a interagirem com documentos virtuais da Internet, tambm conhecidos como pginas da web, que podem ser escritas em linguagens como HTML, ASP, PHP, com ou sem linguagens como o CSS e que esto hospedadas num servidor Web. Internet Explorer

Mozila FireFox

Google Chrome

Opera

Safari

COMPUTAO EM NUVENS (Cloud ComputingI) Professor: Marcelo Farias.

a forma de utilizao da memria e das capacidades de armazenamento e clculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet, seguindo o princpio da computao em grade.

Servidor Cloud Hospedagem de Sites em Cloud Balanceador de Carga em Cloud Email em Cloud

TIPOS DE IMPLANTAO Percebe-se que certas organizaes no desejam que todos os usurios acessem e utilizem determinados recursos no seu ambiente de computao em nuvem. Segue abaixo a diviso dos diferentes tipos de implantao: Privado - Construda para um nico usurio (empresas), a infraestrutura utilizada pertence ao usurio, e, portanto, ele possui total controle sobre como as aplicaes so implementadas. , em geral, construda sobre um Data Center privado. Pblico - Aquelas que so executadas por terceiros. As aplicaes de diversos usurios ficam misturadas nos sistemas de armazenamento, o que pode parecer ineficiente a princpio. Porm, se a implementao de uma nuvem pblica considera questes fundamentais, como desempenho e segurana, a existncia de outras aplicaes sendo executadas na mesma nuvem permanece transparente tanto para os prestadores de servios como para os usurios. Comunidade - A infraestrutura de nuvem compartilhada por diversas organizaes e suporta uma comunidade especfica que partilha as preocupaes (por exemplo, a misso, os requisitos de segurana, poltica e consideraes sobre o cumprimento). Pode ser administrado por organizaes ou por um terceiro e pode existir remotamente. Hbrido - Temos uma composio dos modelos de nuvens pblicas e privadas. Permitem que uma nuvem privada possa ter seus recursos ampliados a partir de uma reserva de recursos em uma nuvem pblica. Possui a vantagem de manter os nveis de servio mesmo que haja flutuaes rpidas na necessidade dos recursos. A conexo entre as nuvens pblica e privada pode ser usada at mesmo em tarefas peridicas que so mais facilmente implementadas nas nuvens pblicas, por exemplo. O termo computao em ondas , em geral, utilizado quando se refere s nuvens Professor: Marcelo Farias.

TIPOS DE COMPUTAO EM NUVEM IaaS (Infrastructure as a Service) ou Infraestrutura como Servio quando se utiliza uma porcentagem de um servidor, geralmente com configurao que se adeque sua necessidade. Paas (Plataform as a Service) ou Plataforma como Servio utilizando-se apenas uma plataforma como um banco de dados, um web-service, etc. DaaS (Development as a Service) ou Desenvolvimento como Servio as ferramentas de desenvolvimento tomam forma no cloud computing como ferramentas compartilhadas, ferramentas de desenvolvimento baseando-se na web. SaaS (Software as a Service) ou Software como Servio uso de um software em regime de utilizao web. CaaS (Communication as a Service) ou Comunicao como uso de uma soluo de Comunicao Unificada hospedada em Data Center do provedor ou fabricante. EaaS (Everything as a Service) ou Tudo como Servio quando se utiliza tudo, infraestrutura, plataformas, software, suporte, enfim, o que envolve T.I.C. (Tecnologia da Informao e Comunicao) como um Servio. SERVIOS OFERECIDOS

hbridas. VANTAGENS

preservao e uso recursos naturais. DESVANTAGENS

racional

dos

A maior vantagem da computao em nuvem a possibilidade de utilizar softwares sem que estes estejam instalados no computador. Mas h outras vantagens: 1. Na maioria das vezes o usurio no precisa se preocupar com o sistema operacional e hardware que est usando em seu computador pessoal, podendo acessar seus dados na "nuvem computacional" independentemente disso; 2. As atualizaes dos softwares so feitas de forma automtica, sem necessidade de interveno do usurio; 3. O trabalho corporativo e o compartilhamento de arquivos se tornam mais fceis, uma vez que todas as informaes se encontram no mesmo "lugar", ou seja, na "nuvem computacional"; 4. Os softwares e os dados podem ser acessados em qualquer lugar, bastando que haja acesso Internet, no estando mais restritos ao ambiente local de computao, nem dependendo da sincronizao de mdias removveis. 5. O usurio tem um melhor controle de gastos ao usar aplicativos, pois a maioria dos sistemas de computao em nuvem fornece aplicaes gratuitamente e, quando no gratuitas, so pagas somente pelo tempo de utilizao dos recursos. No necessrio pagar por uma licena integral de uso de software; 6. Diminui a necessidade de manuteno da infraestrutura fsica de redes locais cliente/servidor, bem como da instalao dos softwares nos computadores corporativos, pois esta fica a cargo do provedor do software em nuvem, bastando que os computadores clientes tenham acesso Internet; 7. A infraestrutura necessria para uma soluo de cloud computing bem mais enxuta do que uma soluo tradicional de hosting ou collocation, consumindo menos energia, refrigerao e espao fsico e consequentemente contribuindo para

A maior desvantagem da computao em nuvem, vem fora do propsito da mesma, que acesso internet. Caso voc perca o acesso, comprometer todos os sistemas embarcados. 1. Velocidade de processamento: caso seja necessrio uma grande taxa de transferncia, se a internet no tiver uma boa banda, o sistema pode ser comprometido. Um exemplo tpico com mdias digitais ou jogos; 2. Assim como todo tipo de servio, ele custeado. 3. Maior risco de comprometimento da privacidade do que em armazenamento off-line. PRINCPIOS DE SEGURANA Sete princpios de segurana em uma rede em nuvem: Acesso privilegiado de usurios - A suscetibilidade de informaes confidenciais nas empresas obriga um controle de acesso dos usurios e informao bem especfica de quem ter privilgio de admistrador, para ento esse administrador controlar os acessos; Conformidade com regulamentao As empresas so responsveis pela segurana, integridade e a confidencialidade de seus prprios dados. Os fornecedores de cloud computing devem estar preparados para auditorias externas e certificaes de segurana. Localizao dos dados - A empresa que usa cloud provavelmente no sabe exatamente onde os dados esto armazenados, talvez nem o pas onde as informaes estejam guardadas. O fornecedor deve estar disposto a se comprometer a armazenar e a processar dados em jurisdies especficas, assumindo um compromisso em contrato de obedecer aos requerimentos de privacidade que o pas de origem da empresa pede. Segregao dos dados - Geralmente uma empresa divide um ambiente com dados de diversos clientes. Procure Professor: Marcelo Farias.

entender o que feito para a separao de dados, que tipo de criptografia segura o suficiente para o funcionamento correto da aplicao. Recuperao dos dados - O fornecedor em cloud deve saber onde esto os dados da empresa e o que acontece para recuperao de dados em caso de catstrofe. Qualquer aplicao que no replica os dados e a infra-estrutura em diversas localidades est vulnervel a falha completa. Importante ter um plano de recuperao completa e um tempo estimado para tal. Apoio investigao - A auditabilidade de atividades ilegais pode se tornar impossvel em cloud computing uma vez que h uma variao de servidores conforme o tempo onde esto localizados os acessos e os dados dos usurios. Importante obter um compromisso contratual com a empresa fornecedora do servio e uma evidncia de sucesso no passado para esse tipo de investigao. Viabilidade em longo prazo - No mundo ideal, o seu fornecedor de cloud computing jamais vai falir ou ser adquirido por uma empresa maior. A empresa precisa garantir que os seus dados estaro disponveis caso o fornecedor de cloud computing deixe de existir ou seja migrado para uma empresa maior. Importante haver um plano de recuperao de dados e o formato para que possa ser utilizado em uma aplicao substituta.

Professor: Marcelo Farias.

Вам также может понравиться