Вы находитесь на странице: 1из 5

28/06/13

Adicionar uma barra de rolagem ou um boto de rotao a uma planilha - Excel - Office.com

Adicionar uma barra de rolagem ou um boto de rotao a uma planilha


Use uma barra de rolagem ou um boto de rotao para inserir ou alterar rapidamente um intervalo de valores.
Mostrar tudo

O que deseja fazer?


Saber mais sobre barras de rolagem e botes de rotao Adicionar uma barra de rolagem (controle de formulrio) Adicionar uma barra de rolagem (controle ActiveX) Adicionar um boto de rotao (controle de formulrio) Adicionar um boto de rotao (controle ActiveX)

Saber mais sobre barras de rolagem e botes de rotao


Barra de rolagem Percorre um intervalo de valores quando voc clica nas setas de rolagem ou quando arrasta a caixa de rolagem. possvel percorrer uma pgina (ou intervalo predefinido) de valores clicando na regio entre a caixa de rolagem e a seta de rolagem. Normalmente, um usurio tambm pode digitar um valor de texto diretamente na clula ou na caixa de texto associada. Use uma barra de rolagem para definir ou ajustar um amplo intervalo de valores ou nos casos em que a preciso no importante. Por exemplo, use uma barra de rolagem para um intervalo de porcentagens que sejam estimativas ou para ajustar a seleo de cores em graduaes.

Barra de rolagem (controle de formulrio)

Barra de rolagem (controle ActiveX)

Boto de rotao Facilita o aumento ou a reduo de um valor, como um incremento de nmero, um horrio ou uma data. Para aumentar o valor, clique na seta para cima e, para diminu-lo, clique na seta para baixo. Um usurio tambm pode digitar um valor de texto diretamente na clula ou na caixa de texto associada. Use um boto de rotao, por exemplo, para facilitar a insero de um ms, de um dia, de um nmero de ano ou o aumento de um nvel de volume.

Boto de rotao (controle de formulrio)

Boto de rotao (controle ActiveX)

Adicionar uma barra de rolagem (controle de formulrio)


1. Se a guia Desenvolvedor no estiver disponvel, exiba-a. Exibir a guia Desenvolvedor 2. Na guia Desenvolvedor , no grupo Controles , clique em Inserir e, em Controles de Formulrio , clique em Barra de rolagem .

3. Clique no local da planilha em que deseja exibir o canto superior esquerdo da barra de rolagem.
OBSERVAO

A barra de rolagem adicionada em orientao de cima para baixo.

4. Para orientar a barra de rolagem da esquerda para a direita, arraste uma das alas de dimensionamento na diagonal. 5. Na guia Desenvolvedor , no grupo Controles , clique em Propriedades
DICA

Voc tambm pode clicar com o boto direito no controle e clicar em Formatar Controle .

OBSERVAO Antez de clicar em Propriedades , verifique se o objeto para o qual voc deseja examinar ou alterar propriedades j est selecionado.

Para especificar as propriedades do controle, faa o seguinte: 1. Na caixa Valor atual , insira o valor inicial no intervalo de valores permitidos abaixo, que corresponde posio da caixa de rolagem na barra de rolagem. Esse valor no deve ser:

office.microsoft.com/pt-br/excel-help/adicionar-uma-barra-de-rolagem-ou-um-botao-de-rotacao-a-uma-planilha-HP010236682.aspx

1/5

28/06/13

Adicionar uma barra de rolagem ou um boto de rotao a uma planilha - Excel - Office.com
Menor do que o Valor mnimo ; caso contrrio, o Valor mnimo ser usado. Maior do que o Valor mximo ; caso contrrio, o Valor mximo ser usado.

2. Na caixa Valor mnimo , insira o menor valor que um usurio pode especificar ao posicionar a caixa de rolagem no ponto mais prximo do topo da barra de rolagem vertical ou na extremidade esquerda de uma barra de rolagem horizontal. 3. Na caixa Valor mximo , insira o maior valor que um usurio pode especificar ao posicionar a caixa de rolagem no ponto mais distante do topo da barra de rolagem vertical ou na extremidade direita de uma barra de rolagem horizontal. 4. Na caixa Alterao incremental , insira a proporo em que o valor aumenta ou diminui e o grau em que a caixa de rolagem se move quando a seta em uma das extremidades da barra de rolagem clicada. 5. Na caixa M udana de pgina , insira a proporo em que o valor aumenta ou diminui e o grau em que a caixa de rolagem se move quando voc clica na rea entre a caixa de rolagem e uma das setas de rolagem. Por exemplo, em uma caixa de rolagem com um valor mnimo de 0 e um valor mximo de 10, se voc definir a propriedade M udana de pgina como 2, o valor aumentar ou diminuir em 2 (nesse caso, 20% do intervalo de valor da caixa de rolagem) quando voc clicar na rea entre a caixa de rolagem e uma das setas de rolagem. 6. Na caixa Vnculo da clula , insira uma referncia de clula que contenha a posio atual da caixa de rolagem. A clula vinculada retornar o valor atual correspondente posio da caixa de rolagem. Use esse valor em uma frmula para responder ao valor da clula especificada na caixa Vnculo da clula que corresponde posio atual da caixa de rolagem. Por exemplo, se voc criar uma barra de rolagem de fator de risco com as propriedades a seguir: PRO PRIEDADE Valor atual Valor mnimo Valor mximo Alterao incremental M udana de pgina Vnculo da clula VAL O R 100 0 100 1 5 C1

Com essas configuraes, o usurio pode usar a barra de rolagem para inserir um nmero preciso ou clicar na rea entre a barra de rolagem e a seta para alterar o valor em incrementos de 5. A frmula a seguir na clula D1 retorna o valor exato baseado no valor atual da clula vinculada:
= I F ( C 1>5 0 ," A c c e p t a b l e " ," U n a c c e p t a b l e " )

A seguinte frmula de matriz na clula D1 atribui um grau ao fator de risco, com base no valor atual da clula vinculada.
= L O O K U P ( A 4 , { 0 , 2 0 , 4 0 , 6 0 , 8 0 } , { " F " , " D " , " C " , " B " , " A " } )

OBSERVAO Clicar na seta de rolagem esquerda ou superior depois que o valor mnimo tiver sido atingido ou clicar na seta de rolagem direita ou inferior depois que o valor mximo tiver sido atingido no ter efeito sobre o valor retornado. A barra de rolagem permanece no valor mnimo ou mximo e no circula pelo intervalo de valores permitidos.

Adicionar uma barra de rolagem (controle ActiveX)


1. Se a guia Desenvolvedor no estiver disponvel, exiba-a. Exibir a guia Desenvolvedor 2. Na guia Desenvolvedor , no grupo Controles , clique em Inserir e, em Controles ActiveX , clique em Barra de Rolagem .

3. Clique no local da planilha em que deseja exibir o canto superior esquerdo da barra de rolagem. 4. Para editar o controle, verifique se voc est no modo de design. Na guia Desenvolvedor , no grupo Controles , ative M odo de Design Propriedades
DICA

5. Para especificar as propriedades de controles, na guia Desenvolvedor , no grupo Controles , clique em .

Voc tambm pode clicar com o boto direito no controle e clicar em Propriedades .

A caixa de dilogo Propriedades exibida. Para obter informaes detalhadas sobre cada propriedade, selecione a propriedade e pressione F1 para exibir um tpico da Ajuda do Visual Basic. Tambm possvel digitar o nome da propriedade na caixa Pesquisar da Ajuda do Visual Basic. A seo a seguir resume as propriedades que esto

office.microsoft.com/pt-br/excel-help/adicionar-uma-barra-de-rolagem-ou-um-botao-de-rotacao-a-uma-planilha-HP010236682.aspx

2/5

28/06/13
disponveis.

Adicionar uma barra de rolagem ou um boto de rotao a uma planilha - Excel - Office.com

Resumo das propriedades por categorias funcionais


PARA ESPECIFICAR Geral: Se o controle ser ou no carregado quando a pasta de trabalho for aberta. Ignorada para controles ActiveX. Se o controle pode ou no receber o foco e responder a eventos gerados pelo usurio. Se o controle pode ou no ser editado. O nome do controle. A forma como o controle anexado s clulas abaixo dele (flutuao livre, movimentao sem dimensionamento ou movimentao com dimensionamento). Se o controle pode ou no ser impresso. Se o controle est visvel ou oculto. Dados e ligao: O intervalo vinculado ao valor do controle. O contedo ou estado do controle. Tamanho e posio: A altura ou a largura em pontos. A distncia entre o controle e a margem esquerda ou superior da planilha. Se a orientao vertical ou horizontal. Formatao: A cor de fundo. A cor de primeiro plano. Se o controle tem ou no uma sombra. Teclado e mouse: Um cone de mouse personalizado. O tipo de ponteiro que exibido quando o usurio posiciona o mouse sobre um objeto especfico (por exemplo, padro, seta ou forma de I). Especfica para barra de rolagem: O atraso em milsimos de segundo depois que voc clica na barra de rolagem uma vez. O grau de movimento que ocorre quando o usurio clica na rea entre a caixa de rolagem e uma das setas de rolagem. Os valores mximos e mnimos permitidos. Se o tamanho da caixa de rolagem ou no proporcional ou fixo regio de rolagem. O grau de movimento que ocorre quando o usurio clica em uma seta de rolagem no controle. Delay (Formulrio) L argeChange (Formulrio) M ax , M in (Formulrio) ProportionalThumb (Formulrio) SmallChange (Formulrio) M ouseIcon (Formulrio) M ousePointer (Formulrio) BackColor (Formulrio) ForeColor (Formulrio) Shadow (Excel) Height , Width (Formulrio) L eft , Top (Formulrio) O rientation (Formulrio) L inkedCell (Excel) Value (Formulrio) AutoL oad (Excel) Enabled (Formulrio) L ocked (Formulrio) Name (Formulrio) Placement (Excel) PrintO bject (Excel) Visible (Formulrio) USE ESTA PRO PRIEDADE

Adicionar um boto de rotao (controle de formulrio)


1. Se a guia Desenvolvedor no estiver disponvel, exiba-a. Exibir a guia Desenvolvedor 2. Na guia Desenvolvedor , no grupo Controles , clique em Inserir e, em Controles de Formulrio , clique em Boto de Rotao .

3. Clique no local da planilha em que deseja exibir o canto superior esquerdo do boto de rotao. 4. Na guia Desenvolvedor , no grupo Controles , clique em Propriedades .

office.microsoft.com/pt-br/excel-help/adicionar-uma-barra-de-rolagem-ou-um-botao-de-rotacao-a-uma-planilha-HP010236682.aspx

3/5

28/06/13
DICA

Adicionar uma barra de rolagem ou um boto de rotao a uma planilha - Excel - Office.com
Voc tambm pode clicar com o boto direito no controle e clicar em Formatar Controle .

Para definir as propriedades do controle, faa o seguinte: 1. Na caixa Valor atual , insira o valor inicial do boto de rotao no intervalo de valores permitidos a seguir. Esse valor no deve ser: Menor do que o Valor mnimo ; caso contrrio, o Valor mnimo ser usado. Maior do que o Valor mximo ; caso contrrio, o Valor mximo ser usado. 2. Na caixa Valor mnimo , insira o menor valor que um usurio pode especificar ao clicar na seta inferior do boto de rotao. 3. Na caixa Valor mximo , insira o maior valor que um usurio pode especificar ao clicar na seta superior do boto de rotao. 4. Na caixa Alterao incremental , insira a proporo em que o valor aumenta ou diminui quando as setas so clicadas. 5. Na caixa Vnculo da clula , insira uma referncia de clula que contenha a posio atual do boto de rotao. A clula vinculada retorna posio atual do boto de rotao. Use esse valor em uma frmula para responder ao valor da clula especificada na caixa Vnculo da clula que corresponde posio atual do boto de rotao. Por exemplo, crie um boto de rotao para definir a idade atual de um funcionrio, com as propriedades a seguir: PRO PRIEDADE Valor atual Valor mnimo Valor mximo Alterao incremental Vnculo da clula VAL O R 35 21 70 1 C1

Com essas configuraes, o usurio pode clicar no boto de rotao para inserir uma idade que se enquadre em uma faixa etria mnima e mxima. A idade mdia dos funcionrios 35 e, portanto, 35 uma boa opo para ser definida como valor inicial. A frmula a seguir na clula D1 determina a permanncia no emprego que se baseia no valor de idade atual na clula que est vinculada ao boto de rotao e na idade do funcionrio na ocasio da contratao o valor em B1 (recuperado de outra fonte de dados). O frmula calcula ento uma porcentagem de bnus de feriado que se baseia nos anos de servio:
= ( C 1-B 1 ) *. 0 1

OBSERVAO Clicar na seta superior depois que o valor mnimo tiver sido atingido ou clicar na seta inferior depois que o valor mximo tiver sido atingido no ter efeito sobre o valor retornado. O boto de rotao permanece no valor mnimo ou mximo e no circula pelo intervalo de valores permitidos.

Adicionar um boto de rotao (controle ActiveX)


1. Se a guia Desenvolvedor no estiver disponvel, exiba-a. Exibir a guia Desenvolvedor 2. Na guia Desenvolvedor , no grupo Controles , clique em Inserir e, em Controles ActiveX , clique em Boto de Rotao .

3. Clique no local da planilha em que deseja exibir o canto superior esquerdo do boto de rotao. 4. Para editar o controle, verifique se voc est no modo de design. Na guia Desenvolvedor , no grupo Controles , ative M odo de Design Propriedades
DICA

5. Para especificar as propriedades de controles, na guia Desenvolvedor , no grupo Controles , clique em .

Voc tambm pode clicar com o boto direito no controle e clicar em Propriedades .

A caixa de dilogo Propriedades exibida. Para obter informaes detalhadas sobre cada propriedade, selecione a propriedade e pressione F1 para exibir um tpico da Ajuda do Visual Basic. Tambm possvel digitar o nome da propriedade na caixa Pesquisar da Ajuda do Visual Basic. A seo a seguir resume as propriedades que esto disponveis.

Resumo das propriedades por categorias funcionais

office.microsoft.com/pt-br/excel-help/adicionar-uma-barra-de-rolagem-ou-um-botao-de-rotacao-a-uma-planilha-HP010236682.aspx

4/5

28/06/13
PARA ESPECIFICAR Geral:

Adicionar uma barra de rolagem ou um boto de rotao a uma planilha - Excel - Office.com
USE ESTA PRO PRIEDADE

Se o controle ser ou no carregado quando a pasta de trabalho for aberta. Ignorada para controles ActiveX. Se o controle pode ou no receber o foco e responder a eventos gerados pelo usurio. Se o controle pode ou no ser editado. O nome do controle. A forma como o controle anexado s clulas abaixo dele (flutuao livre, movimentao sem dimensionamento ou movimentao com dimensionamento). Se o controle pode ou no ser impresso. Se o controle est visvel ou oculto. Dados e L igao: O intervalo vinculado ao valor do controle. O contedo ou estado do controle. Tamanho e Posio: A altura ou a largura em pontos. A distncia entre o controle e a margem esquerda ou superior da planilha. Se a orientao vertical ou horizontal. Formatao: A cor de fundo. A cor de primeiro plano. Se o controle tem ou no uma sombra. Teclado e M ouse: Um cone de mouse personalizado. O tipo de ponteiro que exibido quando o usurio posiciona o mouse sobre um objeto especfico (por exemplo, padro, seta ou forma de I). Especfica para botes de rotao: O atraso em milsimos de segundo depois que voc clica no boto de rotao uma vez. Os valores mximos e mnimos permitidos. O grau de movimento que ocorre quando o usurio clica em uma seta de rotao no controle.
Diretrio de Sites Fale Conosco Enviar Comentrios Legal Marcas Comerciais

AutoL oad (Excel) Enabled (Formulrio) L ocked (Formulrio) Name (Formulrio) Placement (Excel) PrintO bject (Excel) Visible (Formulrio)

L inkedCell (Excel) Value (Formulrio)

Height , Width (Formulrio) L eft , Top (Formulrio) O rientation (Formulrio)

BackColor (Formulrio) ForeColor (Formulrio) Shadow (Excel)

M ouseIcon (Formulrio) M ousePointer (Formulrio)

Delay (Formulrio) M ax , M in (Formulrio) SmallChange (Formulrio)


Acessibilidade

Privacidade e Cookies

2013 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

office.microsoft.com/pt-br/excel-help/adicionar-uma-barra-de-rolagem-ou-um-botao-de-rotacao-a-uma-planilha-HP010236682.aspx

5/5

Вам также может понравиться