Вы находитесь на странице: 1из 5

Administrao Pblica

A administrao pblica no Brasil definida como rgos e entidades que desempenham a atividade administrativa do estado. A organizao da administrao pblica brasileira divide-se em administrao direta e indireta. A clssica concepo de Hely Lopes Meirelles: "Em sentido formal, o conjunto de rgos institudos para a consecuo dos objetivos do Governo; em sentido material o conjunto das funes necessrias aos servios pblicos em geral".1 Para Digenes Gasparini, o encargo de guarda, conservao e aprimoramento de bens, interesses e servios da coletividade, que se desenvolve segundo a lei e a moralidade administrativa.1 Segundo Carminha (2009), a Administrao foi tomando dimenso a partir das suas qualificaes e exigncias do mercado. Administrar tem vrios conceitos e significados: dirigir, orientar, formar, integrar, com tudo isso conseguir satisfaes, tanto para o patro quanto para os funcionrios, atravs de determinaes de o administrador saber lidar com ambas as partes, suscitar assim satisfao para ambas as partes. Histrico O surgimento da administrao pblica no Brasil se d com o fracasso da outorga da administrao do territrio a particulares, atravs do sistema conhecido como capitanias hereditrias e a instituio do governo geral, em 1549. Sem, entretanto, a necessidade de remontarmos ao perodo colonial no qual cabe o destaque aos efeitos das chamadas Reformas Pombalinas sobre a conduo dos negcios pblicos no Brasil , podemos notar que um aparato administrativo de grande porte se constituiu em 1808, com a chegada da famlia real portuguesa ao Brasil e a a proclamao do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. Nesta poca foram criados rgos importantes, como o Banco do Brasil, a Biblioteca Nacional, a Tipografia Rgia e o Arquivo Militar. Com a transferncia da corte de volta a Portugal, em 1821, o prncipe regente Dom Pedro I centralizou em si muitas atribuies. A estrutura administrativa montada durante as guerras napolenicas foi aproveitada com a declarao de Independncia, em 1822. Progressivamente, e em especial a partir da subida ao trono de Dom Pedro II, foi desenhado o arranjo institucional clssico do Estado brasileiro, com o Poder Moderador de atribuio exclusiva do imperador. Porm j no perodo regencial houve uma descentralizao do poder governamental, com a instituio das assembleias provinciais. A instituio do presidente do conselho de ministros, em 1847, foi outra reforma2 . O carter da administrao, contudo, permanecia patrimonialista, com o Estado a servio das oligarquias locais. A situao permaneceu semelhante aps a proclamao da Repblica. Somente com o fim da chamada Repblica Velha, em 1930, o Estado brasileiro passou a se comprometer com o mnimo de modernizao, mas ainda em estilo burocrtico, nos moldes das reformas do estado alemo. considerada a primeira grande reforma na administrao pblica brasileira a criao do Departamento Administrativo do Servio Pblico (DASP), em 1938, por Getlio Vargas. Este departamento foi um primeiro passo no sentido da profissionalizao da

administrao pblica no Brasil. As mudanas que culminaram com a criao do DASP so tidas tambm como as primeiras reformas paradigmticas na Administrao Pblica brasileira3 , ou seja, reformas de grande impacto e expresso. A reforma administrativa de 1937 foi o primeiro passo em direo burocratizao da administrao pblica brasileira, na tentativa de superar o patrimonialismo. A reforma paradigmtica seguinte tambm aconteceu atravs de decreto. Trata-se do decreto-lei 200/67, que estabelecia como princpios da administrao pblica federal o planejamento, a coordenao, a descentralizao, a delegao de competncia e o controle. Estabelecia tambm a diviso entre administrao pblica direta e indireta, Embora em seus primeiros anos este decreto tenha favorecido a descentralizao da administrao (com relativa autonomia para empresas estatais e rgos locais), o governo militar, fortalecido aps o AI-5, logo decidiu ser invivel que as decises no passassem por seu crivo. Temos a seguir as reformas promovidas pela constituio de 1988, que descentralizou ainda mais a administrao pblica, fortalecendo tambm a participao popular; e aquela empreendida desde o governo de Fernando Collor, que enxugou a mquina estatal ao privatizar empresas perifricas ao servio pblico, todavia, ainda existem vrias distores na Administrao pblica como um todo, em todos os nveis de poder, seja municipal, estadual e ou federal, evidentemente, que muita coisa j mudou e a tendncia que mude muito mais, e a Administrao Pblica possa ser no futuro exercida pelo princpio da Meritocracia, que o modelo de Administrao Pblica profissional que adotado em vrios lugares do mundo. Alguns Princpios da Administrao Pblica Bsicos Segundo o artigo 37 da Constituio Federal: "A administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia e, tambm, ao seguinte:...". Estes so os 5 princpios bsicos explcitos na constituio5 .

Princpio da Legalidade - no Direito Administrativo, esse princpio determina que, em qualquer atividade, a Administrao Pblica est estritamente vinculada lei. Assim, se no houver previso legal, nada pode ser feito. A diferena entre o princpio genrico e o especfico do Direito Administrativo tem que ficar bem clara na hora da prova. Naquele, a pessoa pode fazer de tudo, exceto o que a lei probe. Neste, a Administrao Pblica s pode fazer o que a lei autoriza, estando engessada, na ausncia de tal previso. Seus atos tm que estar sempre pautados na legislao. Princpio da Impessoalidade - A finalidade o interesse pblico (define tambm o Princpio da Finalidade) e o agente pblico deve tratar a todos de forma igual (tambm define o Princpio da Isonomia ou Igualdade). Princpio da Moralidade - Atuar com tica, com honestidade, com integridade de carter. Princpio da Publicidade - a divulgao dos atos administrativos, ou seja todas as aes do estado devem se tornar pblicas, exceto em alguns casos extremos (segurana nacional, investigaes sigilosas ou atos que envolvam a privacidade, como por exemplo, processos relativos a famlia ou menores).

Princpio da Eficincia - Atuar com presteza, racionalidade e com perfeio.

Fundamentais Segundo o decreto-lei 200/1967: As atividades da Administrao Federal obedecero aos seguintes princpios fundamentais: Planejamento, Coordenao, Descentralizao, Delegao de Competncia e Controle.6

Planejamento: o governo s agir de acordo com um planejamento prestabelecido com a finalidade de promover o desenvolvimento econmico e social e visando tambm a segurana nacional. O planejamento se faz por meio de: um plano geral de governo; de programas gerais, setoriais e regionais, de durao plurianual; do oramento-programa anual; e da programao financeira de desembolso. Coordenao: procura-se uma ao integrada para evitar duplicidade de atuao e conseqente desperdcio de recursos. A coordenao feita em todos os nveis da administrao pblica: chefias, reunies de ministros, presidente da repblica. Descentralizao: O Estado passa a terceiros atividades pblicas ou de utilidade pblica, mas sem deixar de fiscaliz-las com isso o Estado passa a atuar indiretamente. A descentralizao pode ser feita: dentro dos quadros da Administrao Federal, distinguindo-se claramente o nvel de direo do de execuo (chamada de desconcentrao); da Administrao Federal para a das unidades federadas, quando estejam devidamente aparelhadas e mediante convnio; da Administrao Federal para a rbita privada, mediante contratos ou concesses.7 Delegao de Competncia: transferncia de competncia a subordinados indicando a autoridade delegante, a autoridade delegada e as atribuies objeto de delegao. uma maneira de descentralizao. facultativo e transitrio e obedece a oportunidade e convenincia. Controle: Feito pela chefia (entre os subordinados), feita por auditorias (dentro do prprio rgo) e pelo Sistema de Controle Interno (para controlar dinheiro e bens pblicos).

Organizao A organizao da administrao pblica do Brasil divide-se em direta e indireta. A direta composta por servios integrados aPresidncia da Repblica e ministrios, governos estaduais, prefeituras, cmaras legislativas em geral e ao Judicirio federal e estadual. A indireta composta por entidades de personalidade jurdica prpria criadas ou autorizadas por lei: autarquias, fundaes pblicas, empresas pblicas e sociedades de economia mista. Administrao direta do Poder Executivo da Unio Composta pela presidncia da repblica e pelos ministrios.

Presidncia da repblica: constituda pela Casa Civil, Secretaria Geral, Ncleo de Assuntos Estratgicos, Secretaria de Relaes Institucionais, Secretaria de Comunicao Social, Gabinete Pessoal e Gabinete de Segurana Institucional.

Ministrios: atualmente h 39 ministrios no Brasil

Administrao indireta A Administrao Indireta o conjunto de pessoas administrativas que, vinculadas respectiva Administrao direta, tm o objetivo de desempenhar as atividades administrativas de forma descentralizada.4 Elas possuem como caractersticas comuns: 1. 2. 3. 4. 5. 6. Personalidade jurdica prpria; Autonomia administrativa; Patrimnio prprio; Vnculo aos rgos da administrao direta; Sujeitam-se a licitao (lei 8.666/1993) Proibio de acmulo de cargos

O inciso XIX, do artigo 37 da Constituio Federal se refere s entidades da administrao indireta, ao afirmar que "somente por lei especfica poder ser criada autarquia e autorizada a instituio de empresa pblica, de sociedade de economia mista e de fundao, cabendo lei complementar, neste ltimo caso, definir as reas de atuao".

Autarquia: criada por lei especfica, com personalidade jurdica de direito pblico, exerce atividades tpicas do estado (gesto administrativa ou financeira), sem fins lucrativos, imunes a impostos, seus bens so impenhorveis. So exemplos de autarquias federais: INSS, BACEN, EMBRATUR; Fundao pblica: criada por lei autorizada com lei complementar definindo sua rea de atuao, exerce atividades atpicas do Estado (assistncia social, educacional, cultura, pesquisa) com personalidade jurdica de direito pblico ou privado, sem fins lucrativos, imunes a impostos, seus bens so impenhorveis. So exemplos de fundaes pblicas: IPEA, IBGE, Fiocruz; Empresa pblica: criada por lei autorizada, com personalidade jurdica de direito privado, exerce atividades econmicas ou servios que o Estado seja obrigado a exercer por fora de contingncia, seu capital exclusivo da Unio, podem ter lucro. So exemplos de empresas pblicas: EMBRAPA, ECT, Caixa Econmica Federal; Sociedade de economia mista: criada por lei autorizada, com personalidade jurdica de direito privado, instituda mediante autorizao legislativa e registro em rgo prprio para explorao de atividade econmica, sob a forma de sociedade annima, seu capital pertence 50% + uma ao ordinria do Estado, podem ter lucro. Exemplos: Petrobras, Banco do Brasil;

Agncias executivas e reguladoras tambm fazem parte da administrao pblica indireta, so pessoas jurdicas de direito pblico interno e consideradas como autarquias especiais.

Agncia executiva: uma qualificao criada atravs de um decreto em 1998. Autarquias e fundaes pblicas passam a qualificao de agncia executiva aps se candidatar com um plano estratgico de reestruturao e desenvolvimento institucional aprovado. A aprovao se d por decreto presidencial. O candidato firma um "Contrato de Gesto" com o ministrio superior que visa a reduo de

custos, melhoria na qualidade de servios, maior autonomia administrativa, financeira e de pessoal. Exemplo de agncia executiva: INMETRO. Agncia reguladora: com as privatizaes de atividades que antes pertenciam ao estado, foi criada a agncia reguladora. Agncia reguladora tem como funo fiscalizar os servios prestados por concessionrias ou permissionrias. So exemplos de agncias reguladoras: ANATEL (Agncia Nacional de Telecomunicaes), ANP (Agncia Nacional do Petrleo), ANEEL (Agncia Nacional de Energia Eltrica), ANTAQ (Agncia Nacional de Transportes Aquavirios), Anvisa (Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria),ANTT (Agncia Nacional de Transportes terrestres). Consrcio pblico: criado por lei em 2005, o consrcio pblico pode ser de direito pblico ou privado. Quando de direito pblico, o consrcio pblico faz parte da administrao indireta. O consrcio pblico uma parceria formada entre entidades estatais para exercer alguma atividade de interesse da coletividade, geralmente relacionados ao meio ambiente, sade e desenvolvimento regional, desenvolvimento de recursos hdricos e saneamento bsico. So exemplos de consrcios pblicos: Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

Referncias 1. Ir para:a b Administrao Pblica. Aso. Pgina visitada em 20 de dezembro de 2011. 2. BRASIL, Constituio Federal da Repblica Federativa do Brasil, 1988. 3. Ir para cima Costa, 2008 4. Ir para cima Brando et. ali, 2007, p. 65ss 5. Ir para cima CARVALHO FILHO, Jos dos Santos. Manual de direito administrativo. 20. ed. Rio de Janeiro:Lumen Juris, 2008, p. 426. 6. Ir para cima Princpios Constitucionais da Administrao Pblica., Jus Navigandi, outubro de 2002 7. Ir para cima Decreto-lei 200/1967. 8. Ir para cima Centralizao e descentralizao da administrao pblica.,Jus Navigandi

**contribuio, pesquisa realizada pelo Prof. MsC. Dirli A Bonfim, Doutorando Desenvolvimento Econmico e Sustentabilidade/Rede/PRODEMA/UESC, cursos Administrao, Cincias Contbeis e Engenharia da FAINOR/2013 2.**

em de

Вам также может понравиться