Вы находитесь на странице: 1из 2

INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS Mediante a utilizao de mtodos estatsticos possvel determinar, em termos numricos, a probabilidade de acerto de determinada concluso,

, como tambm a margem de erro de um valor obtido. Os procedimentos estatsticos oferecem reforo s concluses obtidas, sobretudo mediante experimentao, observao, anlise e prova. Abrange uma populao ou amostra. Como sabemos, uma parcela do grupo examinada se chama amostra, e o grupo todo, do qual se extrai a amostra, chamado populao ou universo. As populaes podem ser finitas, onde h limitao em seu tamanho, como, por exemplo, a quantidade de alunos em uma sala de aula, os produtos pertencentes a um supermercado; e infinitas, as quais consistem tipicamente em processos que geram itens, como a extrao de bolas de uma Urna, obteno de cara ou coroa no lanamento de uma moeda.

TIPOS DE AMOSTRAGEM a) Amostragem Aleatria Simples: a qual seleciona aleatoriamente os elementos da pesquisa, desprezando conhecimentos prvios que o pesquisador possa ter. b) Amostragem Sistemtica: uma variao da amostragem aleatria simples. Ela exige que seus elementos sejam ordenados de forma que possam ser identificados pela posio, como, por exemplo, candidatos ao vestibular, identificados pelo nmero de inscrio. c) Amostragem Estratificada: so selecionadas amostras de cada subgrupo da populao considerada. Os subgrupos so determinados por sexo, idade ou classe social, exemplificando. d) Amostragem por Conglomerados: indicada em situaes onde mais difcil a identificao de seus elementos. Como numa pesquisa que envolve todos habitantes de uma cidade, criam-se os conglomerados, os quais so caracterizados por quarteires, famlias, organizaes. e) Amostragem por Etapas: utilizado quando a populao se compe de unidades que podem ser distribudas em diversos estgios, como numa pesquisa onde tivesse como populao todos os domiclios do Brasil, onde num primeiro estgio estariam as microrregies, depois os municpios, bairros, quarteires e, por fim, os domiclios. f) Amostragem por Convenincia: o menos rigoroso de todos os tipos de amostragem. So selecionados os elementos dos quais o pesquisador tem acesso, representando, dessa forma, a populao, ou seja, escolhe o que est mais disponvel. Indicado em casos onde no h necessidade de um alto nvel de preciso. g) Amostragem por Tipicidade: neste caso, o pesquisador deve conhecer muito bem a populao a ser pesquisada, para que, dessa forma, possa determinar um subgrupo com as caractersticas bem aproximadas da populao, para que possa representar o todo. A vantagem se encontra nos baixos custos de sua seleo.

h) Amostragem por Cotas: este o procedimento de amostragem que representa maior rigor. De modo geral, desenvolvido em trs fases: 1. Classificao da populao 2. Determinao da populao a ser colocada em cada classe 3. Fixao de cotas para cada pesquisador, de modo que a amostra total seja composta em observncia proporo das classes consideradas. Este procedimento usualmente aplicado em levantamentos de mercado e em prvias eleitorais.

DETERMINAO DO TAMANHO DA AMOSTRA A amostra deve ser composta de um nmero suficiente de casos, que dependem dos seguintes fatores: a) Amplitude do Universo: a extenso da amostra depende da extenso populacional. So classificados como finitos (at 100.000), ou infinitos (acima de 100.000), onde o tamanho da amostragem no precisa mais aumentar. b) Nvel de Confiana Estabelecido: refere-se rea da curva normal definida a partir dos desvios-padro em relao a sua mdia. Em geral, estabelecido nvel de 95,5%. A distribuio das informaes coletadas a partir de amostras ajusta-se curva normal. c) Erro Mximo Permitido na Pesquisa: como os resultados obtidos na amostra no so rigorosamente exatos, medida que aumenta o tamanho da amostra, estes erros de medio diminuem. So expressos em termos percentuais e em pesquisas sociais utiliza-se a estimativa de erro entre 3 e 5%. d) Percentagem com que o Fenmeno se Verifica no Universo: a estimao prvia de percentagem com que se verifica um fenmeno muito importante para a determinao do tamanho da amostra.

REFERNCIAS: Kleinschmitt, Sandra Cristiana. Apostila de Metodologia da Pesquisa Cientfica. Disponvel em www.fasul.edu.br/pasta_professor/arquivos/7/9197_apostila_i.pdf, acesso em 05/10/2013 da Silva, Helosa Helena Rovery. Metodologia da Pesquisa Cientfica. Disponvel em http://www.salesianolins.br/areaacademica/materiais/posgraduacao/MBA_em_Gestao_ Empresarial2009/Metodologia_da_Pesquisa_Cientifica/METODOLOGIA%20DA%20PESQUISA%2 0-%202%AA%20AULA.pdf, acesso em 05/10/2013.

Вам также может понравиться