Вы находитесь на странице: 1из 6

Piaget- O Desenvolvimento Cognitivo

Biografia
Nome : Jean William Fritz Piaget Data de nascimento : 9 de agosto de 1896 Nuchatel Data de falecimento : 16 de Setembro de 1980 Genebra Filiao : Artur Piaget, professor de lngua e literaturas medievais ; Rebecca

Suzane, uma das primeiras socialistas suas Cursos : Qumica, Biologia, Geologia e Matemtica Doutoramento em Cincias - Universidade de Neuchtel
Estuda tambm Filosofia, Lgia e Epistemologia Dedicou-se psicologia e psiquiatria, vindo a trabalhar com Binet na aplicao de testes de inteligncia para a criana Esta actividade que desenvolveu ao longo de 11 anos, desperta-lhe o interesse pelo estudo do desenvolvimento intelectual da criana. 1921 casa-se e tem trs filhos A observao do desenvolvimento dos filhos forneceu-lhe material para produzir as suas primeiras obras e para esboar a sua teoria do desenvolvimento cognitivo, compreende que a diferente forma de pensar das crianas mais velhas por comparao com as mais novas no apenas quantitativa seno qualitativa. Em 1923 Publica o seu primeiro livro de psicologia A Linguagem e Pensamento de uma Criana Em 1925 vai leccionar Filosofia para a Universidade de Neuchtel Em 1933 dirige o Instituto Jean Jacques Rousseau Funda na dcada de 50 o Centro Internacional de Epistemologia Gentica em Genebra que dirige at falecer. Colaborou ativamente com o Centro Internacional de Educao da UNESCO Ensina Psicologia e Epistemologia em vrias universidades, entre as quais Sorbonne, Paris. Tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revoluo epistemolgica. Durante a sua vida escreveu mais de cinquenta livros e diversas centenas de artigos.

O Desenvolvimento do Cognitivo
- Gestaltismo defende que o crebro contm estruturas inatas que determinam o modo como o sujeito organiza o mundo e as aprendizagens. - Behaviorismo considera o sujeito como determinado pelos condicionalismos do meio.

Piaget afasta-se das posies extremadas das duas correntes, propondo um novo modelo explicativo.

O sujeito constri os seus conhecimentos pelas suas prprias aces. A inteligncia , assim, produto de um processo de adaptao, no qual interagem as estruturas mentais e a influncia do mundo exterior: as estruturas da inteligncia so produto de uma construo contnua do sujeito em interaco com o meio.

Posio interacionista/ construtivista

O sujeito um elemento activo no processo de conhecer, isto , um elemento decisivo nas mudanas que ocorrem nas estruturas do conhecimento, da inteligncia.

A inteligncia constri-se por etapas (estgios de desenvolvimento).

Estgios de desenvolvimento cognitivo


Estdio sensrio-motor ( 0-2 anos)
O estdio sensrio-motor um estdio de desenvolvimento que se caracteriza por uma inteligncia prtica que se aplica resoluo de problemas (procurar um guizo escondido, alcanar uma bola, etc) e pe em jogo as percepes e o movimento da a designao de sensrio-motor. uma inteligncia baseada na aco, anterior linguagem e ao pensamento. A criana nasce com reflexos e actividades espontneas e vai evoluindo devido ao confronto com as experincias com o mundo envolvente ela tem um papel activo no seu desenvolvimento. Os primeiros esquemas de aco so os esquemas reflexos inatos, como a suco e a preenso, e as capacidades sensoriais, como a audio, a viso, o olfacto e o tacto, ainda no coordenados entre si. Desde que nasce, o beb exercita os seus reflexos inatos. Ele vai assimilando e acomodando a partir dos reflexos. Depois dos 10 meses, a realidade passa progressivamente a ser mais estvel com a aquisio da permanncia do objecto. Isto , o beb passa a compreender que as coisas existem mesmo que no olhe para elas, e o mundo deixa de ser to catico. A construo do objecto permanente, que se inicia cerca dos nove meses, um marco importante no desenvolvimento da inteligncia.

Estdio pr-operatrio( 2-7 anos)


No estdio pr-operatrio, a existncia de representaes simblicas vai permitir criana poder usar uma inteligncia diferente. O pensamento corresponde a uma aco interiorizada, assente na capacidade de simbolizao, e no na aco imediata e directa como no perodo sensrio-motor. A criana passa a poder representar objectos ou aces por smbolos. Ao falar, ao brincar ao faz-de-conta, ao desenhar, exerce a funo simblica, pois vai representar uma coisa por outra. A principal caracterstica deste estdio, ao nvel do pensamento, o egocentrismo. O egocentrismo define-se pelo entendimento pessoal que o mundo foi criado para si e pela incapacidade de compreender as relaes entre as coisas. A criana no compreende o ponto de vista do outro porque se centra no seu ponto de vista. A criana est autocentrada.

Entre os 2 e os 7 anos, distinguem-se dois subestdios: O pensamento pr-conceptual ou de exerccio da funo simblica ( cerca dos 2 aos 4 anos) O do pensamento intuitivo ( cerca dos 4 aos 7 anos) Neste segundo subestdio a descentrao cognitiva, vai permitir solucionar alguns problemas e possibilitar muitas aprendizagens. No entanto, este pensamento irreversvel, isto , a criana esta sujeita s configuraes perceptivas sem compreender a diferena entre as transformaes reais e aparentes.

Estdio das operaes concretas( 7-12 anos)


No estdio das operaes concretas, a criana tem um pensamento lgico com a capacidade de fazer operaes mentais. Isto , a criana organiza o pensamento em estruturas de conjunto e os seus raciocnios lgicos so tambm reversveis. No caso da experincia que descrevemos anteriormente a criana responderia, neste estdio, que a quantidade de substncia era a mesma. Graas aos esquemas mentais operatrios, a criana consegue agora compreender a relao parte-todo, fazer operaes de classificao e de seriao, obter a conservao do nmero, adquirir a noo de tempo e de espao globais, de velocidade. O pensamento descentrado vai agora permitir que ela atenda que, quando um marroquino vem a Portugal, estrangeiro, e que, quando um portugus vai a Marrocos, tambm o . A criana pode compreender e explicar as situaes problemticas graas reversibilidade e s suas preocupaes lgicas de reflexes sobre o real.

Estdio das operaes formais ( 12- 16 anos)


O estdio das operaes formais caracteriza-se por um pensamento abstracto e pelo exerccio de raciocnios hipottico-dedutivos. Assim, o adolescente desprende-se do real, sem precisar de se apoiar em factos, pode pensar abstractamente e deduzir mentalmente sobre vrias hipteses que se colocam: capaz de resolver problemas atravs de enunciados verbais. O adolescente exercita ideias no campo do possvel e pensa sobre o pensamento. So estas capacidades que vo permitir definir conceitos e valores, assim como estudar determinados contedos escolares, como a geometria descritiva, a filosofia..

Assim torna-se fcil entender por que que a adolescncia se caracteriza por aspectos de egocentrismo cognitivo.

Factores de desenvolvimento cognitivo


Segundo Piaget, o desenvolvimento cognitivo depende de um conjunto de factores que atuam de forma integrada: 1. Hereditariedade e maturao interna suporte de todo o desenvolvimento; a maturao um processo biolgico, inato, que est na base de mudanas como o crescimento ( processo muito independente da idade) 2. Experincia fsica a manipulao dos objectos um factor fundamental no processo de desenvolvimento. O sujeito um elemento activo no processo de se conhecer e de se desenvolver. 3. Transmisso social os estmulos que provm do meio social so elementos que marcam o desenvolvimento da criana. 4. Equilibrao o mecanismo regulador da assimilao e acomodao. a equilibrao que possibilita que trs factores que acabmos de enumerar mantenham uma relao adequada, progressiva, equilibrada. Assim, graas a este mecanismo que esto asseguradas formas de equilbrio cada vez mais estveis na adaptao ao meio.

A importncia da inovao de Piaget


1. A obra de Piaget leva concluso de que o trabalho de educar crianas no se refere tanto transmisso de contedos quanto a favorecer a actividade mental do aluno. Graas a Piaget, as escolas e os professores tornam o trabalho de educar mais eficiente porque planeiam as suas actividades de acordo com os estgios de desenvolvimento. 2. A contribuio para aa compreenso do desenvolvimento intelectual do ser humano. 3. o percursor do cognitivismo, uma vez que as suas concepes revolucionaram as teorias sobre o desenvolvimento do pensamento humano. 4. As suas ideias ultrapassam o mbito da psicologia e influenciaram a pedagogia e a educao. 5. Fundador da epistemologia gentica (compreenso da natureza da origem do conhecimento). 6. A sua obra marca uma ruptura no s com a maneira como a criana era encarada: abre uma nova perspectiva sobre o conhecimento e o pensamento

humanos. A sua concepo construtivista e interacionista, que perspectiva o ser humano como resultado de factores genticos e ambientais, superou as perspectivas inatas e comportamentalistas vigentes.

Вам также может понравиться