Вы находитесь на странице: 1из 2

8 DIREITOS DE NACIONALIDADE 8.1 NACIONALIDADE ORIGINRIA. Art.12,CF/88 so brasileiros natos .... Os filhos de embaixadores no sero brasileiros.

s. Se pai brasileiro, no pode registrar seu filho aqui. O Brasil no concede a nacionalidade qdo Carter estiver a servio de seu pais. Alnea c: se aplica aos casos em que um brasileiro tem um filho no estrangeiro e esta pessoa no est a servio de seu pais. No art.95 ADCT

8.2 nacionalidade derivada 8.3 EQUIPARAO Vnculo jurdico decore de lei Vinculo jurdico de direito interno Vinculo jurdico politico exista uma relao de fato Os tratados internacionais buscam proteger estas pessoas sem ptria. Pessoa aptria Nacionalidade originria aquela nacionalidade, tbm chamada de nacionalidade nata que decorre do nascimento. Ela conferida a uma pessoa no momento do nascimento. Existem 2 critrios fundamentais para concesso da nacionalidade originria 1 Jus solis ( o direiito que decorre do solo). Nasceu em solo/territrio brasileiro brasileiro. 2 Jus sanguinis ( o direito que decorre do sangue. Nesse caso no se leva em conta o nascimento da pessoa que nasce no solo). A Inglaterra adota o ius sanguinis e Europa Aqui na Amrica adotamos o Ius solis Em relao a nacionalidade originria

PENAL I - AULA DIA 18/10/2013 TIPICIDADE Conduta Teoria Modelo causal de ao Modelo neokantiano de ao Modelo final de ao: Welzel Modelo funcionalista de ao Roter e Jakobs Modelo social de ao (Jescheck)

O conceito de ao analisa na comissiva quanto .... na conduta finalista as chamadas estruturas lgica objetivas que vo ser utilizadas para compreenso da tipicidade penal. FUNCIONALISMO => Para Roxin a conduta um comportamento humano capaz de criar ou imcrementar riscos no permitidos socialmente E para Jakobs a conduta uma no evitao de um comportamento esperado pela norma vigente. Para Jescheck o conceito social de ao um comportamento humano socialmente relevante.

VERIFICAMOS AS TEORIAS DA AO - Tem que ser uma conduta humana caracterstica da conduta humana a vontade voluntria. Excluem-se deste conceito de ao. CONDUTAS INVOLUNTRIAS (sonambulismo; atos mecnicos involuntrios; hipnose; coao fsica irresistvel(pessoa com arma na cabea) A conduta pode ser: - comissiva ou - omissiva J distinguimos omisso prpria de omisso imprpria. NEXO DE CAUSALIDADE: o liame/vnculo de ligao entre a conduta e o resultado. Tem que ser resultado pluralstico ou material. O nexo de causalidade foi alvo de teorias: (3) Art.13 - Teoria da equivalncia dos antecedentes causais tbm conhecida como teoria da conditio sine qua non. Foi construda/edificada na metodologia no positivismo naturalista ou causalismo. Analisando uma relao de causa e efeito a conduta penalmente relevante. Causa e efeito: considera-se causa ruim, qualquer causa sem a qual o resultado no teria ocorrido. No h limites na escolha das causas de forma que esta teoria promove um alargamento da imputao do resultado. Levando ao chamado regresso ao infinito. - Teoria da Causalidade adequada criada por autores neokantistas. Tentou limitar os problemas da teoria anterior. (regresso era infinito). Causalidade/causa adequada Conceito da teoria: considera-se causa aquele evento adequado a produo do resultado tpico. Critica: ela no trabalha com a limitao do riscos inerentes a conduta. - Causalidade relevante => Mezger 3 TEORIA DA IMPUTAO OBJETIVA (ter fases) procedimento 1970 Roxin => imputao objetiva (30) Karl Larenz 1) Complementou as teorias da causalidade Este procedimento comea com a anlise de Roxin: 1 Teoria da Equivalencia.dos Antecedentes causais e da causalidade adequada 2 passo: verificar/promover um juzo de valorao para verificar se o agente criou ou incrementou risco juridicamente no permitido. Roxin trabalha com a ideia dos riscos. Sociedade de riscos. Alguns riscos devem ser tolerados no ambito do chamado risco permitido. Ento algumas condutas no so imputadas.

Вам также может понравиться