Вы находитесь на странице: 1из 26

CINCIA A BRINCAR: Descobre a Terra!

Apresentao Este livro resultou de um projecto desenvolvido no Jardim Infantil dos Servios de Aco Social da Universidade de Coimbra no mbito do programa Cincia Viva. Envolveu dois grupos de 16 crianas todas elas de 5 anos. Pretendeu-se despertar e desenvolver nelas o sentido de observao, o pensamento lgico, a curiosidade e o gosto pela experimentao a um nvel muito elementar.

Existindo em ambos os grupo, crianas de vrios pases, o enquadramento do projecto teve como ponto de partida esses mesmos pases (Alemanha, Brasil e Rssia). As crianas foram descobrindo, ao longo do projecto, as caractersticas, semelhanas e diferenas desses pases, nomeadamente no que diz respeito ao clima, fauna e flora. Na descoberta destas caractersticas a colaborao dos pais das crianas tornou-se muito importante.

O projecto teve um cariz multidisciplinar, o que o torna muito apropriado a crianas da idade prescolar ou incio do primeiro ciclo do ensino bsico, pela abertura que elas tm ao mundo que as rodeia, nas suas diversas facetas. Nas diferentes reas a curiosidade da criana foi despertada atravs da realizao de experincias simples. A descrio dessas experincias, assim como os desenhos feitos pelas crianas, so o essencial do presente livro.

Com a publicao deste livro pretende-se tambm mostrar como possvel, partindo dos interesses das crianas, alargar os seus conhecimentos, concretizando as linhas gerais das Orientaes Curriculares para a Educao Pr-Escolar no mbito da rea do Conhecimento do Mundo (ME,1977).

O material foi em parte comprado (o globo terrestre, as lupas, os binculos, os termmetros, os livros de referncia). O resto foi material simples de uso comum.

Qual a forma de Portugal?

Material

globo terrestre e mapa do mundo papel vegetal, lpis, cartolina, cola e tesoura

O globo terrestre O globo terrestre uma bola que representa o planeta Terra onde tu vives. Nele esto desenhados todos os pases e oceanos, o plo Norte e o plo Sul, etc.

Observa bem o globo. Onde fica o plo Norte? E o plo Sul? Consegues descobrir Portugal? Repara como Portugal fica beira-mar. Tenta tambm descobrir no globo a Rssia, o pas do Andrei, o Brasil, o pas do Gregrio e a Alemanha, o pas da Mnica. Encontraste esses pases? Qual deles maior? Para comparar bem o tamanho destes pases vamos copi-los para um papel. Como difcil copiar directamente do globo redondo, temos de usar um mapa do mundo. O mapa plano do mundo apenas uma forma diferente de representar o planeta Terra. Usando papel vegetal e lpis copia os seguintes pases: Portugal, Brasil, Rssia e Alemanha. Cola o papel vegetal numa cartolina fina e recorta os quatro pases. Escreve um P por cima de Portugal, um B no Brasil, um R na Rssia e um A na Alemanha. Qual a forma aproximada de Portugal? Um tringulo, um quadrado, um rectngulo ou um

crculo? Agora j s capaz de responder s seguintes perguntas. Qual destes quatro pases o maior? E qual o menor? Quantas vezes cabe Portugal na Alemanha? Quantas vezes cabe o Brasil na Rssia? Volta a olhar para o globo. Ser que encontras um pas menor do que Portugal? E haver algum pas maior do que a Rssia?

Qual o pas mais longe?

Material

globo terrestre tesoura, fio, papel, cola e lpis

Medindo distncias Imagina que vais visitar os teus amigos da Rssia, Alemanha e Brasil. Que viagem ser mais longa? Qual dos trs pases fica mais longe de Portugal? A Rssia, a Alemanha ou o Brasil?

Para poderes responder faz a seguinte experincia. Pega num fio e com a ajuda de um colega prende com o dedo uma ponta do fio em cima de Portugal. Estica-o sem o largares at chegar ao Brasil. Corta o fio nesse ponto e cola-o numa folha de papel. Numa das pontas escreve o P de Portugal e na outra o B de Brasil.

Volta a fazer o mesmo mas desta vez estica o fio at chegar Rssia. Corta o fio e cola-o por baixo do outro de modo a alinhares uma das pontas com o P. Na outra ponta escreve o R de Rssia. Repete e desta vez o fio deve ligar Portugal Alemanha. Corta o fio e cola-o por baixo dos outros com uma das pontas alinhadas com o P dos outros fios. Na outra ponta escreve o A de Alemanha. Qual o fio mais comprido? Ento qual dos trs o pas mais longe de Portugal?

J noite no Brasil?

Material
globo e lanterna papel, lpis, tesoura e plasticina

A noite e o dia Todos os dias ao anoitecer o Sol desaparece. De manh ao amanhecer o Sol volta a brilhar. Porque anoitece? Ser que quando anoitece em Portugal tambm anoitece na Rssia? E na Alemanha? E no Brasil?

Para perceberes o que se passa e poderes responder a estas perguntas vamos fazer uma experincia. Precisas de um globo e de uma lanterna. Faz quatro bonequinhos de papel e prende, com um pouco de plasticina, um no Brasil, um em Portugal, um na Alemanha e outro na Rssia. Liga a lanterna em frente do globo e fecha todas as janelas para a sala ficar escura. Imagina que a lanterna representa o Sol e o globo o planeta Terra. O planeta Terra est sempre a girar como um pio mas muito mais

devagar do que este. Demora um dia a dar uma volta completa. Dizemos que a Terra tem um movimento de rotao. Podes imitar este movimento pondo o globo a rodar em torno do seu eixo.

Vamos agora perceber por que h noite e dia. Prepara o globo de modo a iluminares o boneco que colaste em Portugal. Quando Portugal est virado para o Sol, todo o pas iluminado tal como Portugal no globo quando est virado para a lanterna. Gira agora lentamente o globo em direco Rssia, quer dizer para Este. O que acontece? Portugal vai deixando de estar virado para a lanterna e fica no escuro. por isso que todos os dias fica noite. Portugal deixa de estar virado para o Sol porque a Terra gira. Mas, se continuares a rodar o globo, Portugal volta a ficar iluminado. O Sol nasce novamente! Fica outra vez dia... E quando fica escuro em Portugal tambm estar escuro no Brasil? E na Rssia? E na Alemanha? Para responderes continua a rodar o globo lentamente para Este e observa o que se passa. Quando comear a ficar dia para o menino que puseste na Rssia estar dia ou noite em Portugal? E no Brasil? E quando amanhecer em Portugal, o que estaro a fazer as meninas e os meninos na Rssia, no Brasil e na Alemanha?

Quantas argolas tm?

Material

folha de papel A4 tesoura e lpis de cor cola ou fita-cola

A Fita de Moebius

A matemtica ajuda-te a comparar tamanhos de pases e distncias. Vamos descobrir como a matemtica pode ser divertida. Precisas de uma folha de papel A4. Corta 2 fitas aproximadamente de 4 cm de largura no sentido do comprimento . Pinta ambos os lados das fitas de cores diferentes, por exemplo azul e vermelho. Traa um risco, com a ajuda de uma rgua, a meio de cada fita e de ambos os lados. Pega na primeira e, com cuidado para a no torceres, cola ambas as pontas. Depois de colada ficars com uma cor do lado de dentro e outra cor do lado de fora.

Vamos, agora, segunda fita. Desta vez antes de colares ambas as pontas torce a fita uma vez. Quando colares devers estar a colar azul sobre azul (ou vermelho sobre vermelho). A superfcie de Moebius o nome da argola torcida que fizeste. Vais fazer com ela um truque muito engraado! Corta ambas as argolas pelo risco que tm no meio. O que obtns? No primeiro caso ficas com duas argolas nas mos. No segundo caso, tens novamente apenas uma argola s que duas vezes mais comprida! espantoso, no ? E se voltares a cortar ao meio a argola que obtiveste? O que acontece?

Como se faz um vulco?


Material

placa de madeira, lata pequena cilndrica e barro pedras, paus, folhas secas e areia vinagre, corante vermelho e bicarbonato de sdio

Um vulco em erupo Certamente j sabes o que um vulco. E at j deves ter visto o fogo a sair da boca de um vulco num livro ou na televiso. Dizemos que um vulco est em erupo quando da sua boca saem gases, cinzas ou lava, um lquido espesso e muito quente que, ao arrefecer, se transforma nas rochas que

cobrem o vulco. medida que estas rochas se acumulam, o vulco fica com a forma de um monte, tendo no cimo a boca ou cratera. Mas tambm h vulces esto ``adormecidos'', isto , no esto em erupo. No interior da Terra as rochas esto lquidas e muito quentes. Estes lquidos fazem uma grande fora sobre a superfcie. Sempre que encontram um buraco saem. Assim aparecem os vulces. Por vezes a lava sai com tanta fora que parte atirada ao ar e outra parte escorre ao longo do vulco.

fcil fazer um modelo de vulco e perceber como a lava desce.

Precisas de uma lata, barro, uma placa de madeira, vinagre tinto e bicarbonato de sdio; podes usar pedras, paus e folhas do quintal para enfeitares o vulco.

Comea por colocar a lata virada para cima no centro da placa de madeira. Aplica barro volta da lata dando ao barro a forma de um vulco: largo em baixo e estreito em cima, com a largura da lata. A lata deve ficar bem escondida, mas deixa a abertura destapada. Enfeita a encosta do teu vulco com as pedras, paus e folhas, que apanhaste no quintal. Deixa secar durante vrios dias. No o ponhas ao Sol seno pode estalar! Quando estiver seco est pronto... Vamos agora ver como funciona o vulco. Deita l dentro o vinagre. Se o vinagre for branco acrescenta-lhe umas gotas de corante vermelho. Junta bicarbonato de sdio. O que observas? No achas que o teu modelo parece mesmo um vulco verdadeiro? Como saiu a lava? Saiu por todos os lados ou escolheu um certo caminho? Vai deitando mais vinagre e mais bicarbonato de sdio... se quiseres que o teu vulco esteja em erupo. Quando juntas o bicarbonato de sdio ao vinagre liberta-se um gs que sai da lata arrastando consigo o vinagre, tal qual numa erupo. Viva! O vulco entrou em erupo!

Vai chover?

Material
cartolina e tesoura papel de filtro impregnado em cloreto de cobalto II lpis ou canetas de cor fita adesiva e fio

A galinha que muda de cor Certas substncias mudam de cor com a gua. Um exemplo o cloreto de cobalto que os qumicos usam nos laboratrios. O cloreto de cobalto um p azul forte quando est bem seco e cor de rosa quando est hmido. Vamos usar esta substncia para construir um higrmetro, isto , um aparelho que nos diz se o ar est hmido ou seco. Quando chove o ar fica muito hmido. Pelo contrrio, nos dias de sol o ar est seco. Numa cartolina desenha uma galinha, um carro, um gato ou o que tu quiseres. Recorta o boneco e pinta-o todo excepto duas partes, por exemplo a crista e a asa da galinha, as rodas do carro, o rabo e as orelhas do gato. Pede ajuda para cortares em papel de filtro com cloreto de cobalto precisamente as partes do teu desenho que ficaram em branco. Cola estas partes no lugar. Nas costas do desenho cola com fita adesiva uma argola de fio para o pendurares. O teu higrmetro est pronto!

Pendura-o num local bem visvel em casa. Nos dias secos a crista e a asa da tua galinha tero uma linda cor azul, nos dias hmidos estaro cor-de-rosa. Quando te levantares sabers logo que roupa deves vestir!

O que o gelo?

Material
copos de iogurte congelador lquidos variados: leite, sumo de fruta, gua com sal, etc.

Como fazer gelo Certamente sabes que o teu sumo fica bem fresquinho se lhe juntares 2 ou 3 cubos de gelo. Se pegares num cubo de gelo sentes logo como o cubo frio! Mas o que o gelo? simplesmente gua numa forma diferente da lquida. O gelo gua slida!

E quando que a gua se transforma em gelo? Para responder vamos fazer a seguinte experincia. Arranja um copo, por exemplo um copo de iogurte. Deita no copo alguma gua e pe-o no congelador. De vez em quando, por exemplo de meia em meia hora, vai espreitar o copo, para veres o que se est a passar. O que observas? Ao fim

de 3 horas tira o copo do congelador e vira-o para cima de um prato. O que aconteceu? A gua transformou-se em gelo! Agora deixa o gelo em cima da mesa. O que lhe vai acontecer? No congelador a gua transforma-se em gelo, gua slida, mas fora do congelador ela volta forma normal de gua, gua lquida. Claro que isto acontece se no estiver to frio fora como dentro do congelador! Certos pases, como a Rssia, so muito frios no Inverno, to frios como o teu congelador! Nesses pases a gua dos lagos transforma-se em gelo! E, em vez de chover, neva! Mas agora ainda podes perguntar: o que acontece a outros lquidos, por exemplo leite, sumo, cocacola, gua com sal, vinho, etc, se os puseres dentro do congelador do frigorfico? Prepara vrios copos de iogurte com lquidos diferentes e pe-os dentro do frigorfico. Pe l tambm um copo s com gua. Vai observando o que acontece de meia em meia hora. Ao fim de 3 horas j congelaram todos ou no? Qual congelou mais depressa? E qual congelou mais devagar? Todos estes lquidos so formados quase s por gua e, por isso, tal como a gua, tambm congelam dentro do congelador.

Ser que o ovo flutua?

Material
ovo fresco copo com gua trs mos cheias de sal colher

gua salgada Se j sabes nadar na piscina, ser que j tentaste nadar no mar, quando a bandeira da praia est verde? Tenta boiar numa piscina e no mar. O que mais fcil? Sim, no mar muito mais fcil boiar! Sentes que a gua te empurra para cima!

Para perceberes por que assim faz a seguinte experincia. Coloca um ovo num copo com gua. O que acontece ao ovo? Vai ao fundo! Tira o ovo e adiciona trs mos cheias de sal gua. Mexe bem com uma colher at o sal se dissolver. Torna a pr o ovo dentro do copo. E agora, o que observas? O ovo flutua na gua!

A gua salgada tem esta propriedade: alguns objectos que no flutuam na gua doce flutuam na gua salgada, desde que se junte sal suficiente. Experimenta repetir a mesma experincia com uma batata! Consegues pr a batata a flutuar?

Em Israel, h um mar, chamado Mar Morto, onde bastante fcil nadar. Porque ser?

A gua do mar est quente?

Material

3 taas gua quente, gua fria da torneira e do frigorfico e gelo quatro esquemas de termmetro canetas de cor

termmetro com temperaturas positivas e negativas

O termmetro

Mal chegas praia corres imediatamente para o mar. Mergulhas... e sais logo. Ai que gua to fria! Poders saber se a gua do mar est fria, ou se a gua do banho est quente, ou se o leite est quente, sem precisares de experimentar com a mo? Sim. Certos lquidos so muito sensveis temperatura. Quando esto quentes ocupam mais espao do que quando esto frios. Com eles podemos fazer um termmetro, que nos indica se est quente ou frio. Vamos descobrir como funciona um termmetro.

Observa bem o termmetro. Tem cuidado: quando pegares num termmetro, no o deixes cair! O termmetro formado por um tubo fino de vidro, numa ponta mais grossa, que tem dentro um lquido colorido. O lquido lcool com tinta. O tubo est fixo num suporte, no qual observas tracinhos e nmeros. Servem para poderes comparar a altura do lquido em diferentes ocasies. Descobres o zero? Repara o que acontece ao lquido do termmetro se puseres as mos na ponta grossa do termmetro. O lquido sobe! E se tivesses posto a mo noutras partes do termmetro? O que far o lquido subir ou descer? Pe o termmetro dentro do congelador durante 5 minutos. Quando o tirares do frigorfico marca a altura do lquido num esquema. Qual o valor da altura do lquido? O sinal - (menos) que tem frente diz que fica abaixo do 0.

Prepara agora trs taas com gua do seguinte modo: na primeira deita gua quente, na segunda deita gua fria e na terceira taa deita gua fria do frigorfico com gelos.

Pe o termmetro em cada taa durante 5 minutos. Quando retirares o termmetro marca a altura do lquido num esquema, e deixa o esquema ao lado da taa correspondente. Quando subiu mais o lquido? E quando subiu menos o lquido? Quanto mais quente estiver a gua mais sobe, o lquido no termmetro! Agora s tens de descobrir qual a altura do lquido correspondente tua temperatura preferida!

Tenho de vestir uma camisola hoje?

Material
4 folhas de papel com o esquema de 8 termmetros lpis de cor termmetro que indica temperaturas positivas e negativas

A temperatura ao longo do ano Agora j sabes como funciona um termmetro! O que podes fazer com um termmetro? Se olhares para o termmetro de manh quando te levantas poders logo dizer o que tens de vestir. Mas primeiro tens de ganhar alguma experincia!

Escolhe quatro perodos de oito dias nas diferentes estaes do ano: Outono, Inverno, Primavera e Vero. Numa folha com oito termmetros desenhados, regista em cada um a temperatura do dia,

marcando a altura do lquido do termmetro. No cimo da folha faz um desenho que identifique a estao do ano. Por baixo de cada termmetro indica se estava frio ou calor, por exemplo um cachecol significa muito frio, uma camisola fria, uma ``T-shirt'' quentinho e um fato de banho muito quente. Quando tiveres feito todos os registos compara-os e tira as tuas concluses. E agora j sabes qual a temperatura no Outono, no Inverno, na Primavera e no Vero, nos dias frios e nos dias quentes? Que roupa deves vestir? Imagina que vais Rssia no Inverno. L pode fazer muito frio, com temperaturas abaixo da temperatura do congelador. Ters de levar casacos, calas e sapatos bem grossos. Mas, se fores ao Brasil, no Vero ou mesmo no Inverno, no vais precisar mais do que umas ``T-shirts'', cales ou saias e sandlias. No Brasil a temperatura aproximadamente 30 v qual a altura do lquido que indica 30 C. C. Olha para o teu termmetro e

Por que que o afunda?

petrleo no

Material

frasco de vidro transparente de boca larga copo, colher gua, leo alimentar, melao, geleia ou compota

Uma pilha de lquidos H barcos muito grandes que transportam o petrleo dos pases que o produzem para outros pases que o consomem. O petrleo um lquido preto com a qual se produz, por exemplo, a gasolina e os plsticos. Por vezes estes barcos tm acidentes e o petrleo espalha-se no mar. Muitos pssaros,

como as gaivotas, quando tentam apanhar peixes ficam cobertas de petrleo e morrem. Por que que o petrleo no afunda? J sabes que certos objectos afundam na gua e outros flutuam. E o que acontece se juntares diferentes lquidos? E um objecto que flutua na gua tambm flutua noutros lquidos? Para responder a estas perguntas tens de experimentar e ver. Pega num frasco de vidro e deita dentro meio copo de gua. Junta meio copo de leo. O que acontece? Mexe com uma colher e deixa descansar. O que observas? O leo flutua na gua! Junta agora com cuidado geleia. O que aconteceu geleia? Ela foi ao fundo! Alguns lquidos flutuam na gua e outros afundam! O petrleo como o leo, no afunda! E tambm j ficas a saber porque vs na sopa bolhas de azeite a flutuar! A sopa feita de gua, vegetais e azeite, e o azeite flutua na gua! Acrescenta agora tua pilha de lquidos alguns objectos: uma rolha, um pedao de batata, um pedao de ma, um clipe e outros objectos. O que observas?

Por que os peixes no morrem congelados no plo Norte?

Material

congelador, 2 copos gua fria, gelo e sal

O gelo flutua

Ser que os peixes no morrem congelados nos mares do plo Norte? E nos lagos gelados no Inverno em pases frios como a Rssia e a Alemanha?

Para perceberes o que se passa faz a seguinte experincia: deita gua num copo e depois junta um cubo de gelo. O que aconteceu ao gelo: foi ao fundo ou ficou a flutuar?

O gelo flutua na gua!

Pega novamente no copo e deita-lhe um pouco de gua. Em seguida pe o copo dentro do congelador durante cerca de meia hora. Observa o que se passou: superfcie da gua formou-se uma camada de gelo mas por baixo h gua.

O mesmo se passa nos lagos da Alemanha e Rssia e nos mares do Plo Norte: o gelo que se forma flutua e por baixo do gelo h gua onde os peixes podem nadar sem problemas!

Mas h uma diferena entre os lagos ou rios e os mares. Para a gua do mar congelar preciso estar muito mais frio do que para congelar um lago.

Faz a seguinte experincia. Deita a mesma quantidade de gua em dois copos, cerca de dois dedos de altura. Junta uma colher de sopa de sal a um deles, e mexe bem. Pe ambos os copos no congelador e vai espreitando de vez em quando. Congelaram ambos? Qual congela mais depressa? Se o teu congelador no estiver suficientemente frio a gua com sal no congela!

A gua com sal s congela a uma temperatura mais baixa e por isso congela mais depressa um lago de gua doce do que um mar de gua salgada! Assim os peixes do mar no correm perigo de congelar...

J viste um ninho de cegonha?

Material
binculos papel e lpis

Um ninho de cegonhas

As cegonhas so pssaros grandes com um pescoo mdio, um bico comprido, um corpo forte e umas patas compridas. A cegonha mais comum em Portugal branca e tem a ponta das asas pretas. Elas gostam de fazer o seu ninho em locais altos: rvores, chamins, monumentos altos ou postes elctricos. Escolhem para viver zonas planas com muita gua e pntanos onde podem encontrar a sua comida favorita: rs e pequenos peixes.

Os campos de arroz do Mondego so um dos locais que elas escolhem. Se fores passear ao longo do Mondego, a seguir ao Choupal, 200 metros depois de teres passado por baixo da auto-estrada descobres postes de electricidade cheios de ninhos de cegonhas. Quantos ninhos contas em cada poste? Consegues ver as cegonhas? E os bebs-cegonha? Ouves o barulho que eles fazem? Com uns binculos observa bem uma cegonha: o seu bico, a cabea, as asas. Mas ateno, nunca vires uns binculos para o Sol: podes ficar cego! V se consegues descobrir a cabea de algum filhote. Ou talvez vejas uma cegonha chegar ao ninho com uma r na boca. As cegonhas tm muito cuidado com os seus filhotes

e, por isso, fica sempre o pai ou a me a tomar conta dos filhos enquanto o outro vai procurar comida para a famlia. Consegues desenhar uma cegonha?

Quem encontra um bicho-de-conta?

Material

lupa frasco transparente com tampa, p, tabuleiro

Uma tarde no jardim No jardim vivem muitos animais e plantas. Nesse espao eles nascem e morrem, encontram comida e constroem as suas casas. Vamos tentar descobrir alguns desses animais escondidos no jardim. Procura na casca das rvores, no meio da relva e plantas, no cho. Ser que encontraste alguma aranha, ou uma formiga, um bicho de conta ou um caracol, uma joaninha ou uma minhoca? Que outros animais descobriste? Quais gostam de estar num lugar fresquinho e quais gostam de estar ao Sol? Sempre que possvel observa bem com uma lupa os animais que encontrares: a forma do corpo, o nmero de patas. Tenta descobrir a boca. Se conseguires empurra o animal para dentro do frasco com a ajuda dum pauzinho. Assim poders observ-lo melhor com a lupa. Ser que consegues desenhar os animais que descobriste? No final no te esqueas de voltar a pr os animais onde os apanhaste. Muitos animais vivem na terra porque fresca e l encontram toda a comida que querem. Cava um pouco de terra sem estragares nenhum canteiro e deita-a num tabuleiro. Observa bem com a lupa. Descobriste algum

animal? Talvez alguma minhoca ou um escaravelho. Faz o mesmo com terra de outras partes do quintal.

E no te esqueas das plantas. Com a tua lupa observa bem uma flor e uma folha. Como a flor? O que est no seu centro? Vs como as folhas esto cheias de riscos, as nervuras? Por esses pequenos tubinhos a gua chega a toda a planta!

Procura um dente-de-leo com uma cabea bem branquinha: sopra e vers como se libertam pequenas sementes. V como elas caem lentamente no solo. Observa uma com uma lente e desenha-a num papel.

De que feita a terra?

Material

papel branco frasco com tampa, p, lupa e colher pequeno objecto (plasticina, uma concha, um pequeno

osso) Terra com gua Talvez gostes de brincar com terra, cavar, misturar terra com gua, fazer bolinhos. Mas j reparaste o que a terra? Por que que tantos animais pequenos gostam de viver na terra?

Dobra trs folhas de papel branco de modo a ficarem trs caixas. Vai ao quintal da tua escola e prepara trs amostras de terra do seguinte modo: cava um pouco de terra do cimo de um canteiro e deita-a dentro de uma das caixas; faz um buraco no canteiro e recolhe um pouco dessa terra mais funda noutra caixa; faz um buraco ainda mais fundo e retira um pouco de terra para a terceira caixa. Observa bem as trs caixas, com uma lupa e sem ela. O que forma a terra? As trs amostras so iguais ou diferentes?

Talvez descubras pequenos animais ou pedrinhas, pequenas areias, restos de folhas, barro, hmus. Hmus uma substncia escura que se forma a partir de folhas secas e das plantas e animais mortos. Se houver algum animal nas amostras de terra que recolheste volta a p-los no canteiro. Faz agora a seguinte experincia. Deita trs colheres de terra, uma de cada uma das caixas, num frasco com gua. Fecha o frasco, abana-o bem e deixa-o num lugar sossegado at ao dia seguinte. De que cor ficou a gua do frasco depois de o abanares? E no dia seguinte? O que aconteceu terra? Olha bem para o fundo do frasco. Ser que a terra est bem misturada ou notas camadas distintas? Ficou alguma coisa a flutuar? Desenha o que vs. A terra foi ao fundo e separou-se em diferentes camadas: no fundo ficaram areias grossas, no meio areias mais pequenas, em cima um p fino. Isto aconteceu porque as areias grossas ou pedrinhas se depositam mais depressa sendo, portanto, as primeiras a chegar ao fundo do frasco. O p demora muito tempo a depositar-se formando uma camada no cimo. Deita agora uma bolinha de plasticina no frasco e espera at ao dia seguinte. Onde est a bola de plasticina? Imagina que h muitos anos um dinossauro morreu num lago. Onde que poderamos encontrar os seus ossos?

Qual a maior rvore?

Material

saco papel e lpis

Uma visita ao Jardim Botnico Quantas vezes j foste ao Jardim Botnico dar po aos peixes, ouvir e ver as rs ou procurar um esquilinho? Hoje vamos observar com ateno as rvores do Jardim Botnico. Enquanto caminhas repara na forma e no tamanho das rvores: umas tm muitos ramos, grandes como as tlias ou pequenos como as araucrias, e outras no tm ramos, como as palmeiras; umas tm uma copa, o conjunto de todos os ramos, redonda como a tlia outras uma copa bicuda como os abetos e os cedros; umas so pequenas outras grandes como a rvore da borracha perto da estufa. Quantos meninos e meninas de mos dadas so precisos para abraarem esta rvore da borracha? Esta uma das maiores rvores da borracha de Portugal! Repara tambm nas folhas: quantas cores diferentes vs? Consegues descobrir uma folha em forma de leque como a da gingko? Como so as folhas dos eucaliptos?

No cho encontras sempre algumas folhas cadas. Faz uma coleco de diferentes folhas e, quando voltares a casa, seca-as dentro de uma lista telefnica antiga. E os troncos, observaste a variedade de casca que podem ter? Uns so lisos outros bem rugosos, uns so grossos outros so finos. Qual foi a rvore de que mais gostaste? Porqu? Desenha-a num papel e pergunta o seu nome tua professora. No te esqueas de ir visitar a ``tua`` rvore sempre que fores ao Jardim Botnico: haver sempre diferenas conforme seja Primavera, Vero, Outono ou Inverno.

Por que so castanhas as cigarras?

Material

papel de origami de diferentes cores (verde, castanho, azul, amarelo, vermelho e

laranja)

Camuflagem

Conheces a histria da formiga e da cigarra? Mas j viste alguma vez uma cigarra? Se ainda no viste nenhuma procura num livro. Vers que um insecto grande, castanho, com asas, que gosta de viver nas rvores. Porque ser castanho? E j viste alguma vez um louva-a-deus? No te parece mesmo uma erva do quintal? E no Oceanrio de Lisboa reparaste que os linguados tm a cor da areia? E viste o cavalo-marinho folhudo que se confunde com uma alga? Por que que estes animais tm estas cores e formas? A cor e a forma ajudam-os a esconderem-se! A cigarra confunde-se com a casca da rvore onde ela vive, o louva-a-deus com a erva, o linguado com a areia e o cavalo-marinho folhudo com uma alga! Assim, quando algum animal esfomeado passa por eles no os v, continuando o seu caminho! Estes animais esto camuflados. Para perceberes melhor como funciona a camuflagem vamos fazer um jogo. Primeiro temos de fazer 6 rs com papel de origami, cada uma de sua cor. Em seguida a tua professora esconde as 6 rs na relva do jardim. E agora tens de encontrar as rs com os teus amigos! Que r descobriram primeiro? E qual foi a mais difcil de encontrar? Sabes porqu? Talvez agora j percebas por que razo as rs so verdes. Elas vivem no meio de plantas que vivem na gua. Estas plantas so geralmente verdes. Ora uma r verde no meio de folhas verdes escondese facilmente! Mas imagina que a r era vermelha. No seria capaz de se esconder!...

De tudo o que aprendemos Sabemos agora afinal Todo o Pas tem beleza Seja diferente ou igual.

Alguns conselhos sobre as experincias

Qual a forma de Portugal? Para as crianas conseguirem fazer medies e comparar tamanhos o globo no deve ser muito pequeno. Usmos um com 30 cm de dimetro. Para comparar o tamanho de pases usando um atlas importante que os pases comparados estejam todos na mesma escala. Alm disso, o tipo de projeco utilizada deve preservar a rea dos pases. Qual o pas mais longe? Ver indicaes na seco ``Qual a forma de Portugal?''. J noite no Brasil? Se no houver um globo disponvel possvel explicar a sequncia dos dias e das noites usando, por exemplo, uma laranja espetada num lpis. Neste caso podem-se representar com uma caneta de acetato os continentes sobre a casca da laranja, colar os bonecos em palitos e espet-los directamente na casca. Deve rodar-se a laranja lentamente para a direita com a mo. Quantas argolas tens? A superfcie de Moebius deu origem a um ramo da Matemtica, a topologia, que descreve as caractersticas comuns a diversas formas. Como se faz um vulco? Se o barro secar depressa demais estala. Por isso no dever ser posto ao Sol. Se estalar, colocar mais barro sobre as fendas e deixar secar. O barro pode ser adquirido nas grandes superfcies comerciais.

Vai chover? A preparao do papel impregnado de cloreto de cobalto II deve ser feita por um adulto, que deve ter cuidado no seu manuseamento. Preparao do papel de filtro impregnado de cloreto de cobalto II: comprar cerca de 5 g de cloreto de cobalto II e uma folha grande de papel de filtro numa farmcia. Com o cloreto de cobalto e cerca de 0,5 dl de gua preparar uma soluo saturada (a gua j no dissolve mais p comeando a ver-se um depsito no fundo). Colocar a folha de papel de filtro num tabuleiro, impregn-la bem com a soluo preparada e deixar secar. O que o gelo? Se o congelador no for suficientemente frio alguns dos lquidos indicados no final da experincia, por exemplo a gua com muito sal, podero no congelar. Ser que o ovo flutua? O ovo deve ser fresco. Um ovo fresco distingue-se de um ovo estragado pelo facto de ir ao fundo na gua e no flutuar. Um ovo estragado flutua. Em vez de batatas podem-se utilizar castanhas. As castanhas afundam, mas, se se juntar sal suficiente gua, elas flutuam. Por que que o petrleo no afunda? Deitar com cuidado o melao para ele no se dissolver na gua. A gua do mar est quente? Os termmetros de mercrio so perigosos por serem frgeis e o mercrio ser venenoso. Esto, por isso, a cair em desuso.Os termmetros utilizados para medir a temperatura exterior tm geralmente um lquido azul ou vermelho que simplesmente lcool com um corante. Em lojas de material didtico encontram-se termmetros grandes de leitura mais fcil para as crianas e carimbos com um desenho de termmetro para anotar temperaturas. Dever-se- ter o cuidado de comparar temperaturas tiradas sempre mesma hora. Tenho de vestir uma camisola hoje? Ver conselhos da seco anterior. Na seco ``moldes'' inclumos o esquema de 4 termmetros que podero ser fotocopiados e utilizados para registar temperaturas nas diferentes estaes do ano. Por que os peixes no morrem congelados no plo Norte? A temperatura de congelamento de uma soluo saturada de gua com sal de -10 a -15 C. Assim, se a gua tiver bastante sal s se pode congelar em congeladores que tenham temperaturas inferiores s referidas. Os tempos indicados foram experimentados num frigorfico com cerca de -20 C. J viste um ninho de cegonha? As crianas no conseguem manusear binculos muito pesados. Neste projecto foram utilizados binculos do tipo Olympus PCIIR 10x24. importante ensinar as crianas que nunca devero olhar para o Sol com os binculos pois podero ficar cegas. bom treinar as crianas a focar um ponto fixo antes das observaes. importante que as crianas no deixem cair os binculos ao cho. A observao das cegonhas nos campos do Mondego constituiu

uma experincia muito interessante. O mesmo se pode fazer com as gaivotas beira-mar, ou outros pssaros em locais de paragem ou de passagem de aves, como certas as zonas hmidas. Neste projecto as crianas tambm se divertiram a observar pssaros no jardim da escola. Devem-se identificar as aves num livro de aves. Quem encontra um bicho de conta? Usmos lupas de plstico com 7 cm de dimetro e que ampliavam 6 vezes. As crianas no tiveram qualquer dificuldade em observar com elas conseguindo facilmente focar. importante ensinar as crianas a respeitar os animais e a natureza em geral. Assim, os bichos que tenham sido apanhados para serem melhor observados devero ser colocados de volta no local onde foram encontrados. O livro ``Um Quadradinho no Quintal'', de Donald Silver, uma boa referncia de apoio a esta seco e seguinte. De que feita a terra? Nesta experincia as partculas depositam-se a velocidades diferentes, de acordo com o seu tamanho, devido resistncia que a gua oferece. Assim, as partculas mais pequenas podero levar um dia a assentar. So estas partculas que formam o lodo em zonas de gua parada. Boa referncia: ``Um Quadradinho no Quintal'' de Donald Silver.

Qual a maior rvore? As crianas gostaro de identificar as rvores que viram no Jardim Botnico num livro de rvores. Se a visita for efectuada no Inverno as crianas podero identificar as espcies de folha persistente. Por que so castanhas as cigarras? Utilizar um livro de animais para identificar a cigarra, o louvaa-deus e outras espcies com uma boa camuflagem. Na seco moldes so dadas as instrues de dobragem da r. Quando a r estiver pronta, deslizar com o dedo pelas costas at cruz fazendo uma ligeira presso. A r dever saltar para a frente.

Вам также может понравиться