Вы находитесь на странице: 1из 91

Agentes locais em desastres naturais: defesa civil e sade na reduo de riscos

As principais consequncias sobre a sade provocadas pelos desastres naturais


Aderita Sena Petropolis/RJ 24 de junho de 2013

Sade

Declarao Universal sobre Direitos Humanos - 1948


Artigo 25 - Sade como um DIREITO HUMANO FUNDAMENTAL Toda pessoa tem direito a um padro de vida que assegure sade e bemestar a si mesmo e sua famlia, incluindo alimentao, vestimenta, moradia, assistncia mdica e os servios sociais necessrios.
1978 - A sade como um direito humano fundamental com a Declarao de Alma-Ata (OMS e UNICEF).

Declarao Universal sobre Direitos Humanos - 1948


Alimentao Vestimenta Moradia

Sade e bem-estar
Assistncia mdica Servios sociais

Conceito de Sade
Um estado completo de bem-estar fsico, mental e social, no somente a ausncia de doena (OMS, 1948).

Conceito de Sade
Um estado completo de bem-estar fsico, mental e social, no somente a ausncia de doena (OMS, 1948).
Antes Cura Atualmente - Preveno de agravos e doenas Promoo da sade

Sade no Brasil
Desde 1988 (CF), o Brasil tem estabelecido um sistema de sade universal (Sistema nico de Sade SUS), baseado em princpios da sade como um DIREITO do cidado e um DEVER do Estado. Deixou de ser exclusiva do Poder Executivo Federal e passou a ser administrada por ESTADOS e MUNICPIOS. Na CF, compete Unio: Planejar e promover a defesa permanente contra as calamidades pblicas, especialmente as SECAS e as INUNDAES. 80% da populao dependem exclusivamente do SUS para ter acesso aos servios de sade.

Sade no Brasil
Constituio Federal 1988 Art. 196 - ... A sade direito de todos e dever do Estado garantido mediante polticas sociais e econmicas que visem a reduo do risco de doena e de outros agravos e o acesso universal igualitrio s aes e servios para sua promoo, proteo e recuperao.

Sade no Brasil
Lei 8080/1990

Art. 3 - A sade tem como fatores determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentao, a moradia, o saneamento bsico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educao, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e servios essenciais.

Sade no Brasil
Princpios do SUS: Universalidade; equidade e integralidade de servios e aes de sade Participao social SUS Em constante processo de aperfeioamento

Promoo Sade sempre em transformao


Novos AGRAVOS novas PROFILAXIAS novos CUIDADOS

Desastres

Conceitos em Desastres
Desastres:

1) Interrupo seria no funcionamento normal de uma comunidade ou sociedade podendo causar agravos na saude da populacao e perdas humanas, perdas materiais, econmicas e/ou ambientais.
2) Caracteriza-se por exceder a capacidade do municpio ou sociedade afetada para responder utilizando seus prprios recursos.

Conceito de Desastre
Impactos - condies de vulnerabilidade local
Ameaas (fenmenos naturais)

Vulnerabilidades

Riscos

Desastres

Conceitos em Desastres
Ameaa (evento)

Desastre
Exposio Vulnerabili dades

Sociais e ambientais

Capacidade de reduo de risco e resiliencia

Classificao de desastres
Eventos hidrolgicos processos que resultam em alagamentos e inundaes graduais (enchentes) e bruscas (enxurradas).

Eventos climatolgicos processos relacionados a seca e estiagem, incndios florestais, chuvas de granizo, geadas e ondas de frio e de calor.

Classificao de desastres
Eventos meteorolgicos processos que resultam em raios, ciclones tropicais, tornados e vendavais.

Eventos geolgicos ou geofsicos processos erosivos, de movimentao de massa (deslizamentos).

Situao global de Desastres

Antecedentes - Reduo de riscos de desastres (1)


1990-1999 Dcada Internacional de Reduo de Riscos de Desastres Naturais DIRDN Resoluo n 44/236 ONU 1992 Conferncia sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentvel (ECO-92 - Rio de Janeiro) 1994 Conferncia Mundial sobre Reduo de Desastres, Japo - Estratgia e Plano de Ao de Yokohama (Diretrizes para a Preveno dos Desastres Naturais, a Preparao para Casos de Desastre e a Mitigao de seus Efeitos)
http://eird.org/fulltext/Yokohama-strategy/YokohamaEspa%F1ol.pdf

Antecedentes - Reduo de riscos de desastres (2)


2002 Estratgia Internacional de Reduo de Desastres EIRD ONU
2005 Conferncia Mundial sobre Reduo de Desastres, Hyogo, Kobe, Japo Marco de Ao de Hyogo para 2005-2015 Aumento da resilincia das
naes e das comunidades frente aos desastres.

(Promove um enfoque estratgico e sistemtico de reduo de vulnerabilidades s ameaas/perigos e aos riscos que estes provocam)
http://www.eird.org/esp/foro-panama/data/m_a_h_/mah_ver_comp.pdf

Desastres
Marco de Ao de Hyogo: 2005-2015
5 prioridades de ao:
1) Assegurar para que a reduo dos riscos de desastre constitua uma prioridade nacional e local dotada de uma slida base institucional de aplicao; 2) Identificar, avaliar e vigiar os riscos de desastres e potencializar o alerta antecipado (temprano); 3) Utilizar os conhecimentos, as inovaes e a educao para criar uma cultura de segurana e de resilincia em todos os nveis; 4) Reduzir os fatores de risco; 5) Fortalecer a preparao para casos de desastre a fim de assegurar uma resposta eficaz em todos os nveis.
http://www.integracao.gov.br/cidadesresilientes/pdf/mah_ptb_brochura.pdf www.unisdr.org

O Futuro Que Queremos


Populao e sade

138. Reconocemos que la salud es una condicin previa, un resultado y un indicador de las tres dimensiones del desarrollo sostenible. Sabemos que solo se podrn lograr los desarrollo sostenible cuando no haya alta prevalencia de enfermedades Aobjetivos sade del uma condio prvia, um resultado e una um indicador das trs dimenses debilitantes transmisibles y no transmisibles y las poblaciones puedan llegar a un estado do desenvolvimento sustentvel. de bienestar fsico, mental y social. Estamos convencidos de que las medidas sobre los determinantes sociales y ambientales de la salud, tanto para los pobres y vulnerables como para toda la poblacin, son importantes para crear sociedades inclusivas, equitativas, econmicamente productivas y sanas. Pedimos que se logre plenamente el derecho de todos a disfrutar ms alto nivel posible de salud fsica y mental. sociais e Estamos convencidos de del que as medidas sobre os determinantes ambientais de sade, tanto para os pobres e vulnerveis como para toda a populao so iportantes para criar sociedades inclusivas, equitativas e economicamente produtivas e saudveis.
http://www.un.org/es/comun/docs/?symbol=A/RES/66/288

Sade no Desenvolvimento Sustentvel


Reconhecemos que a saude uma condio prvia, um resultado e um indicador das trs dimenses do desenvolvimento sustentvel

Social

Sade
Econmico
OPAS, 2011

Ambiental

Reduo do risco de desastres: Pargrafos 186 a 189


http://www.un.org/es/comun/docs/?symbol=A/RES/66/288

Futuro que Queremos: RIO +20 Reduo do risco de desastres: Pargrafos 186 a 189
186. Reafirmamos nuestro compromiso con el Marco de Accin de Hyogo para 2005-2015: Aumento de la resiliencia de las naciones y las comunidades ante los desastres, y hacemos un llamamiento para que los Estados, el sistema de las Naciones Unidas, las instituciones financieras internacionales, las organizaciones subregionales, regionales e internacionales y la sociedad civil aceleren la aplicacin del Marco y la consecucin de sus objetivos. Pedimos que se aborde la reduccin Pedimos que se aborde a REDUO DO RISCO DE DESASTRES e o del riesgo de desastres y el aumento de la resiliencia ante los desastres con un AUMENTO DA RESILINCIA FRENTE OSdesarrollo DESASTRES com renovado sentido de urgencia en el contexto del sostenible y um la renovado sentido de de urgncia noy contexto do desenvolvimento sustentvel erradicacin la pobreza, segn proceda, se integren en las polticas, planes, e a erradicao da pobreza. programas y presupuestos a todos los niveles y se consideren dentro de los futuros marcos pertinentes. Invitamos a los gobiernos a todos los niveles, as como a las organizaciones subregionales, regionales e internacionales pertinentes, a que comprometan recursos adecuados, oportunos y predecibles para la reduccin del riesgo de desastres a fin de aumentar la resiliencia de las ciudades y las comunidades ante los desastres, segn sus propias circunstancias y capacidades.

Futuro que Queremos: RIO +20


187. Reconocemos la importancia de los sistemas de alerta temprana como parte de una reduccin efectiva del riesgo de desastres a todos los niveles para reducir Reconhecemos a importncia SISTEMAS ALERTA ANTECIPADO los daos econmicos y sociales, dos incluida la prdida DE de vidas humanas, y en este como parte de uma reduo efetiva do risco de desastres a todos os sentido, alentamos a los Estados a que integren esos sistemas en sus estrategias y planes nacionales de reduccin riesgo de desastres. Alentamos a los nveis para reduzir os danos del econmicos e sociais , incluindo a PERDA donantes y la comunidad internacional aumenten la cooperacin DE VIDAS HUMANAS , e nestea que sentido incentivamos os estados e internacionalque en apoyo a la reduccin del riesgo em de desastres en los pases municpios integrem esses sistemas suas estratgias e en planos desarrollo, segn proceda, mediante asistencia tcnica, transferencia de nacionais de reduo do risco de desastres. tecnologa segn lo acordado mutuamente, desarrollo de la capacidad y programas de capacitacin. Reconocemos adems la importancia de hacer evaluaciones amplias de los peligros y los riesgos y del intercambio de conocimientos e informacin, en particular informacin geoespacial fidedigna. Nos Reconhecemos a importncia de fazer AVALIAES AMPLAS DOS comprometemos a realizar y reforzar e instrumentos de reduccin e PERIGOS E DOS RISCOS e evaluaciones do intercmbio de conhecimentos del riesgo de desastres de manera oportuna.

informao, em particular informao geoespacial fidedigna.

Futuro que Queremos: RIO +20

188. Destacamos la importancia de mayores vnculos entre la reduccin del riesgo de desastres y la recuperacin y la planificacin del desarrollo a largo plazo, y pedimos se emprendan estrategiasvnculos ms coordinadas y amplias Destacamos a que importncia de maiores entre a reduo de que integren consideraciones relativas a la reduccin del riesgo de desastres desastres e a recuperao e o planejamento do desenvolvimento a y la adaptacin al cambio climtico en las inversiones pblicas y privadas, la longo prazo. Pedimos que se empreendam estratgias mais adopcin de decisiones y la planificacin de las medidas humanitarias y de coordenadas amplas que aumentar integrem laconsideraes relativas desarrollo a fin dee reducir los riesgos, resiliencia y proporcionar REDUO DO RISCO DE DESASTRES, ADAPTAO A MUDANA una transaccin ms fluida entre las actividades de socorro, recuperacin y DO CLIMA ,e ADOO MEDIDAS , a una fim de reduzir desarrollo. En este sentido, DE reconocemos la HUMANITRIAS necesidad de integrar os riscos e aumentar perspectiva de gnero en a laresilincia. elaboracin y ejecucin de todas las fases de gestin del riesgo de desastres.

Futuro que Queremos: RIO +20

189. Pedimos que todas las partes interesadas pertinentes, entre ellas los gobiernos, las organizaciones internacionales, regionales y subregionales, el sector privado y la sociedad civil, adopten medidas apropiadas y efectivas, teniendo en cuenta las tres dimensiones del desarrollo Pedimos que todas as partes interessadas, entre elas o governo, as sostenible, en particular mediante el fortalecimiento de la coordinacin y organizaes regionaisal eriesgo subregionais, setor privado e a cooperacininternacionais, para reducir la exposicin y proteger o a las personas, sociedade civil, adotem medidas apropriadas efetivas , em particular las infraestructuras y otros bienes nacionales de los e efectos de los mediante o fortalecimento da coordenao e cooperao A desastres, en consonancia con el Marco de Accin de Hyogo para y todoREDUZIR marco EXPOSIO AO proteger as pessoas, de reduccin del RISCO riesgo dee desastres posterior a 2015. as infraestruturas e

outros bens dos efeitos dos desastres.

Desastres
Os desastres de origem natural vm sendo destaque no mundo, devido o aumento em sua frequncia e intensidade. O risco de perda de vidas e danos materiais tambm vm aumentando consideravelmente.
Mais de 226 milhes de pessoas so afetadas por desastres, a cada ano.
Pases em desenvolvimento e pases desenvolvidos.

95% do total de bitos ocorrem em pases ou regies consideradas mais pobres.


ONU - mulheres e crianas tm 14 vezes mais chance de morrer durante um desastre do que os homens.
Fonte: ONU, 2012

Grupos mais vulnerveis - Desastres

Crianas

Mulheres gestantes e lactantes


Populaes com necessidades especiais

Pobres

Populaes em areas de risco


populaes indgenas

Idosos

A mudanca climtica, infuencia nos desastres naturais?

Impactos das mudanas climticas em outros fatores de risco


Causas das causas
Migrao Transporte Energia Ecossistemas degradados Contaminao do ar DESASTRES Focos de vetores Escassez de gua Desertificao

Causas proximais
Radiao

Mudanas climticas

Qumicos

Sade
gua, saneamento

Desastres no mundo
2003: Europa vero mais caloroso desde 1540. Blgica, Frana, Alemanha, Italia, Pases Baixos, Portugal, Espanha, Sua e Reino Unido 40 000 a 70 000 mortes atribudas as ondas de calor.

OMM - 2011

2004: Primeiro ciclone tropical desde o incio do registro satelital na zona costeira sul do Brasil causa deslizamentos de terra. 2005: Junto com 1998, os dois anos mais calorosos.
A temporada de furaces do Atlntico foi a mais ativa registrada. O furaco Katrina (USA) foi o mais mortfero dos que tem ocorrido no pas desde 1928, matando mais de 1.300 pessoas.

2006: A seca em muitas partes dos EUA conduziu a pior temporada de incndios forestais registrada no pas.
Ciclones tropicais devastadores abateram alguns pases do sudeste de sia, incluindo o Tufo Durian que matou cerca de 1.200 pessoas em Filipinas.

2007: Mxico: a pior inundao em cinco dcadas, causa O pior desastre relacionado s condies meteorolgicas de sua histria. 2008: China: o inverno mais rigoroso em cinco dcadas em janeiro, com mais de 78 milhes de pessoas afetadas pelas baixas temperaturas e as fortes nevadas.
do Itaja e Blumenau. Choveu 600 mm em 5 dias (mdia esperada mensal:110mm). 14 municpios em ECP e 63 em SE. 78 mil desabrigados e desalojados.

2008: Brasil: Santa Catarina - Fortes chuvas castigam o Vale

2009: Excepcionais ondas de calor na Austrlia. Os incndios florestais causaram mais de 170 vtimas fatais. Victria registrou sua temperatura mais alta com 48,8C (a maior temperatura at agora registrada to ao sul no mundo). 2010: Classificado como o ano registrado, junto com 1998 e 2005. mais caloroso

2010: Pakisto: as piores inundaes de sua histria. Mais de 1.700 mortos e ao menos 1,8 milhes de habitaes danificadas ou destrudas.

2010: Julho tem sido o ms mais caloroso em Moscou, desde o comeo dos registros meteorolgicos modernos. Grandes incndios florestais. 2010: China: altas temperaturas quebraram extremos histricos. Em Agosto, a Provncia de Gansu, sofreu a mais devastadora inundao e fluxo de pedras e lama na histria do pas, matando mais de 1.500 pessoas. 2010: Brasil: Alagoas e Pernambuco junho enchentes deixou mais de 30 municpios em SE com 47 mortes e mais de 82.000 desabrigados.

2011: Tailndia: a partir de julho, as piores inundaes dos ltimos 50 anos, que se prolongaram por vrios meses causadas pelas chuvas de mono e trs tormentas tropicais seguidas. Mais de 500 mortos, 2 milhes de danificados e 200.000 pessoas que precisaram buscar refgio. 2011: Brasil: janeiro. Chuvas intensas causaram inmeros movimentos de massa que afetaram a regio serrana do Rio de Janeiro, considerado o maior desastre do Brasil. Registrado 918 mortos e ao menos 32 mil afetados 2012: Brasil: Inundaes no Estado do Amazonas. Nvel mas alto registrado do Rio Negro (Manaus). 3 municpios 100% inundados (ECP) e 50 (SE). 77 famlias afetadas.

http://www.pnuma.org/informacion/comunicados/2010/6Diciembre2010/LAC_Web_esp_2010-1207.pdf

A situao de mudana climtica em grandes cidades, no Brasil e no continente americano

Poltica nacional de sade em desastres

Poltica Pblica de Sade em Desastre


1998-1999 - Elaborao de uma Poltica Nacional de Sade Ambiental; Estruturao de uma rea de vigilncia ambiental em sade na Fundao Nacional de Sade (FUNASA);

2003 - criada a Secretaria de Vigilncia em Sade (SVS) / MS inclui-se a Coordenao da Gesto do Subsistema Nacional de Vigilncia em Sade Ambiental (SINVSA);
COORDENAO DE VIGILNCIA EM SADE AMBIENTAL Vigilncia em Sade Ambiental dos Riscos Associados aos Desastres VIGIDESASTRES;

Aes estratgicas no mbito do Ministrio da Sade


mbito do VIGIDESASTRES - reas especficas para tratar dos desastres de origem natural e/ou antropognica (Vigidesastres (naturais)/Vigiapp/Vigifis)

2005 - Comisso referente ao atendimento emergencial aos estados e municpios acometidos por desastres naturais e/ou antropognicos (Portaria n 372, 03/2005).
Vigilncia Ambiental Vigilncia Epidemiolgica Vigilncia Sanitria Fora Nacional do SUS Assistncia Ambulatorial Assistncia Hospitalar Assistncia Farmacutica Funasa Assessoria Internacional Assessoria Executiva

Aes estratgicas no mbito do Ministrio da Sade


O coordenador da Comisso representa o Ministrio da Sade no Conselho Nacional de Defesa Civil. 2005 Regulamento Sanitrio Internacional 2005 (RSI). 2005 - Centro de Informaes Estratgicas em Vigilncia em Sade CIEVS e a Unidade de Resposta Rpida URR (Portaria n 30/2005/SVS/MS)
Sistema de Notificao de desastres/surtos atravs de:
E-mail: notifica@saude.gov.br Telefone: 0800 644 6645 Internet: formulrio Formsus

Aes estratgicas no mbito do Ministrio da Sade


2005 Decreto N 5.376
cria o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD), Ministrio da Integrao Nacional coordenado pela Secretaria Nacional de Defesa Civil. Reinaugurado em 2012. http://www.mi.gov.br/web/guest/defesacivil/cenad/apresentacao

2010 - Decreto n 7.257

dispe sobre o reconhecimento de situao de emergncia e estado de calamidade pblica pelo Sistema Nacional de Proteo e Defesa Civil (SNPDC).
cria o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres naturais (CEMADEN) - Ministrio da Cincia, Tecnologia e Inovao (MCTI). http://www.cemaden.gov.br/

2011 - Decreto n 7.513

chuvas intensas deslizamentos; secas

Aes estratgicas no mbito do Ministrio da Sade


2011 - Portaria no 104 define a relao de doenas, agravos e eventos em sade pblica de notificao compulsria. Em seu artigo 4, item 6 do Anexo II consta: Outros eventos de potencial RELEVNCIA EM SADE PBLICA, aps a avaliao de risco, destacando-se, DESASTRES DE ORIGEM NATURAL OU ANTROPOGNICA quando houver desalojados ou desabrigados; quando houver comprometimento da capacidade de funcionamento e infraestrutura das unidades de sade locais em consequncia do evento.

Aes estratgicas no mbito do Ministrio da Sade


2011 - Decreto Presidencial n 7.616 dispe sobre a declarao de Emergncia em Sade Pblica de Importncia Nacional (ESPIN); cria a Fora Nacional do Sistema nico de Sade (FN-SUS) para atuar em emergncias de sade pblica associadas s EPIDEMIAS, aos DESASTRES e DESASSISTNCIA. Vinculada a CGUE/SAS e SE Assessoria nacional e no exterior. Aes devem ser complementares s aes do governo local.

Aes estratgicas no mbito do Ministrio da Sade


2011 - Decreto 7508 que regulamenta a Lei 8080/90 Organizao da ateno sade nos desastres por Regio de Sade e pela Rede de Sade Incluir os riscos e as necessidades no Mapa de sade e no Contrato Organizativo da Ao Pblica de Sade (COAP)

Aes estratgicas no mbito do Ministrio da Sade


2012 - Decreto n 7.797 dispe sobre as competncias do Departamento de Vigilncia em Sade Ambiental e Sade do Trabalhador e aes de vigilncia em sade ambiental - quando houver necessidades de vigilncia e preveno dos riscos decorrentes dos fatores fsicos, ambiente de trabalho, DESASTRES DE ORIGEM NATURAL e acidentes com produtos perigosos;

Aes estratgicas no mbito do Ministrio da Sade


2012 Instituda Portaria de proteo da criana e adolescente em situao de riscos de desastre objetivo de assegurar a proteo dos direitos de crianas e adolescentes em situao de riscos e desastres, com vistas a reduzir a vulnerabilidade a que estiverem expostos.

Igualdade de gnero e na violncia baseada em gnero


2012 Institudo o CEPEDES Centro de Estudos e Pesquisas em Emergencias e Desastres em Sade Fiocruz.

Aes estratgicas no mbito do Ministrio da Sade


2012 Portaria n 2.365 Define a composio do kit de medicamentos e insumos estratgicos a ser encaminhado pelo Ministrio da Sade para a assistncia farmacutica s Unidades da Federao atingidas por desastres de origem natural associados a chuvas, ventos e granizo. 2013 Observatrio de chuvas

Aes estratgicas no mbito do Ministrio da Sade


Assessoria de Assuntos Internacionais de Sade (Vinculada ao Gabinete do Ministro da Sade)

Assessoria nacional e no exterior com ajuda humanitria em sade, objetivando prestar assistncia de acordo com as necessidades da populao afetada - principalmente no fornecimento de bens e servios, para evitar e aliviar o sofrimento humano.
Essas aes devem ser complementares s aes do governo local.

Desastres no Brasil
1991 a 2010 - 31.909 registros nesse perodo Estiagens e secas (54%) Inundaes bruscas (enxurradas) e alagamentos (21%)

CEPED/UFSC, 2012

Desastres no Brasil
Danos humanos - total de 96.220.879 pessoas afetadas (1990 a 2010) seca e estiagem - eventos que mais afetaram a populao com 50,3% Inundaes bruscas (enxurradas) - quase 30% dos afetados - maior nmero de bitos, correspondente a 43,2%

CEPED/UFSC, 2012

Desastres no Brasil
Inundacao gradual e alagamento-39% Seca e estiagem-26% Inundacao brusca-18% Outros-17%

Regiao Norte

Regiao Centro-Oeste

Seca e estiagem-78% Inundao brusca e alagamento-13% Inundao gradual-8% Outros-1%

Regiao Nordeste

Inundao brusca e alagamento-38% Regiao Sudeste Inundao gradual-27% Seca e estiagem-21% Seca e estiagem -35% Outros-14% Inundao brusca e alagamento-32% Inundao gradual-18% Movimento de massa -6% Vendaval e ciclone-6% Regiao Sul Geada e granizo-3% Seca e estiagem - 40% Inundao brusca e alagamento -23% Vendaval, ciclone e tornado -17% Granizos e geada -11% Danos humanos: Outros-9% CEPED/UFSC, 2012

96.220.879 pessoas afetadas (1990 a 2010)

Como os desastres afetam a sade?


Os desastres podem causar impactos diretos e indiretos na saude humana. Caractersticas prprias dos diferentes tipos de eventos naturais - mltiplos efeitos em curto, mdio e longo prazo. Efeitos que se relacionam entre si.

importante o reconhecimento prvio dos RISCOS associados a desastres e a organizao do setor sade para permitir um processo de GESTO DE RISCOS EFICIENTE.
Esse processo visa medidas para evitar, minimizar e enfrentar os riscos de desastres, somado ao uso racional de recursos do setor sade.

Como os desastres afetam a sade?


Causando MORTES, FERIMENTOS e DOENAS

Excedendo a CAPACIDADE DE RESPOSTA


Causando ENFERMIDADES PSICOSSOCIAIS Afetando os RECURSOS HUMANOS DE SADE

Desagregando FAMLIAS
Causando MIGRAO DE POPULAES Danificando ou destruindo SADE E EQUIPAMENTOS INFRAESTRUTURA DE

Danificando ou destruindo SISTEMA DE SANEAMENTO Interrompendo os SERVIOS BSICOS (luz, telefonia, transporte, gua, telecomunicao) Contaminando SOLO, GUA, AR

Orientaes para a sade


O que fazer? Quem faz?

Onde fazer? Como fazer? Quando fazer?

Aderita Sena
Departamento de Vigilncia em Sade Ambiental e Sade do Trabalhador Vigilncia de Riscos Associados a Desastres aderita.sena@saude.gov.br vigidesastres@saude.gov.br Tel. 61 3213 8430/8438

Agentes locais em desastres naturais: defesa civil e sade na reduo de riscos

As principais consequncias sobre a sade provocadas pelos desastres naturais aula 2


Aderita Sena Petropis/RJ 24 de junho de 2013

Modelo de Atuao do Brasil em Desastres

Responsabilidadesdo Setor Sade


Promover aes para a reduo dos impactos na sade: Desenvolvimento de polticas, planejamento e realizao de aes de vigilncia, preveno, mitigao, preparao, resposta e reabilitao para reduzir o impacto dos desastres sobre a sade pblica; Enfoque integral com relao aos danos e a origem da emergncia ou desastre; Envolvimento de todo o sistema de sade e ampla articulao e colaborao intersetorial e interinstitucional.

Processo de Gesto de Risco em Desastre


Preveno Reduo de Risco Mitigao Preparao Alerta

Gesto de Risco

Manejo do Desastre

Resposta

Reabilitao Recuperao Reconstruo Plano de ao frente a desastres nos diferentes nveis (global, regional, nacional). Adaptado de OPS, 2002

Reduo do Risco: preparao


Instituir um Comit Operativo de Emergncia em Sade (COES); Identificar e analisar as vulnerabilidades e os riscos do territrio;

Mapear as reas de risco;


Elaborar plano de contingncia e protocolos de atuao; Sensibilizar os gestores e lideranas comunitrias para a adoo de prticas saudveis e preventivas; Definir aes intra e intersetoriais; Planejar capacitao para os profissionais e populao; Intensificar as aes de preveno e controle nas reas vulnerveis; Identificar e prever recursos humanos, fsicos, tecnolgicos, materiais e financeiros.

Manejo do Desastre: alerta e resposta


Monitorar a previso das ameaas ou perigos que

possam constituir riscos para as populaes vulnerveis;


Estabelecer aes de educao e medidas de comunicao de alerta populao, gestores e profissionais;

Notificar o evento e convocar o COES;


Acompanhar as aes de busca e resgate; Identificar as necessidades para assistncia sade aos atingidos;

Intensificar aes ambulatoriais e de vigilncias ambiental,


epidemiolgica e sanitria voltadas para situaes de desastres; Monitorar a morbimortalidade e outros efeitos sobre a sade humana.

Recuperao: reabilitao
Avaliar os danos nos estabelecimentos de sade;

Reabilitar a rede de servios de sade;


Definir e fortalecer fluxo de atendimento; Restabelecer servios (gua, eletricidade, transporte e telecomunicaes); Intensificar aes em pacientes com doencas crnicas nos domiclios e abrigos; Intensificar as aes de vigilncia epidemiolgica e sanitria (ambientes pblicos, domiciliares, comrcios, abrigos); Intensificar as aes de controle de vetores, reservatrios e animais peonhentos; Promover ateno psicossocial da populao e dos trabalhadores envolvidos no processo; Sistematizar manejo e destino de animais mortos.

Poltica para reduo dos desastres

VISO EMERGENCIALISTA

PREVENO DE DESASTRES

Atuao do Setor Sade


Atuao primria pautada na PREVENO e MITIGAO;

Instituio e fortalecimento de COMIT DE EMERGNCIA;


Organizao de PRONTA RESPOSTA;

Elaborao de PLANOS DE AO;


Definio de PROTOCOLOS de atuao;

ORIENTAO/EDUCAO em sade;
Anlise e COMUNICAO DE RISCO;

Atuao do Setor Sade


Distribuio de MEDICAMENTOS E INSUMOS estratgicos;
ANLISE DE SITUAO EM SADE, incluindo mapeamento; ASSESSORIA TCNICA aos estados e municpios; CAPACITAO E TREINAMENTO de profissionais e populao; COOPERAO INTERNACIONAL;

ASSISTNCIA HUMANITRIA nacional e Internacional;


Apoio a ESTUDOS E PESQUISAS sobre desastres.

Atuao do Setor Sade


Ateno Sade
Promoo sade; Continuidade do cuidado; Integralidade da ateno; Preveno de doenas; Responsabilizao pela sade da populao; Sade mental; Educao em sade.

Vigilncia em Sade
Vigilncia e controle das D. transmissveis; Vigilncia das DANT; Vigilncia da situao de sade; Vigilncia Ambiental em Sade; Vigilncia da Sade do Trabalhador; Vigilncia Sanitria

Aes permanentes de Ateno e Vigilncia em sade

Ateno Sade
A Ateno Bsica, como primeiro nvel de ateno do SUS, caracteriza-se por um conjunto de aes no mbito individual e coletivo, que abrange a promoo e proteo da sade, a preveno de agravos, o diagnstico, o tratamento e a reabilitao da sade. Deve ser desenvolvida por equipes multiprofissionais, de maneira a desenvolver responsabilidade sanitria sobre as diferentes comunidades adscritas aos territrios bem delimitados. Prope a reorganizao das prticas de sade adequando as aes e servios realidade da populao em funo de suas caractersticas sociais, epidemiolgicas, sanitrias e ambientais.

Ateno Sade
Um dos sentidos atribudos ao PRINCPIO DA INTEGRALIDADE na construo do SUS refere ao cuidado de pessoas, grupos e coletividades, percebendo-os como sujeitos histricos, sociais e polticos, articulados aos seus contextos familiares, ao meio ambiente e sociedade no qual se inserem.

Vigilncia em Sade
Entendida como uma forma de pensar e agir, tem como

objetivo principal a anlise permanente da situao de sade da populao, assim como a organizao e execuo de prticas de sade adequadas ao enfrentamento dos problemas existentes.

Aes de vigilncia, promoo, preveno e controle de doenas e agravos sade (deve estar inserida na prtica das equipes de sade de Ateno Bsica e Estrategia de Sade da Famlia).
As aes programadas ou de ateno demanda espontnea devem garantir o acesso da populao em diferentes atividades e aes de sade com o intuito de impactar sobre os principais indicadores de sade, mudando a qualidade de vida da comunidade.

Atuao do Setor Sade


Para qualificar a ATENO SADE a partir do princpio da integralidade fundamental que os processos de trabalho sejam organizados com vistas ao enfrentamento dos principais problemas de sade-doena da comunidade, onde as aes de VIGILNCIA EM SADE devem estar incorporadas na organizao da Ateno Bsica de Sade.

Consequncias na sade

Como os desastres afetam a sade?


Causando MORTES, FERIMENTOS e DOENAS

Excedendo a CAPACIDADE DE RESPOSTA


Causando ENFERMIDADES PSICOSSOCIAIS Afetando os RECURSOS HUMANOS DE SADE

Desagregando FAMLIAS
Causando MIGRAO DE POPULAES Danificando ou destruindo SADE E EQUIPAMENTOS INFRAESTRUTURA DE

Danificando ou destruindo SISTEMA DE SANEAMENTO Interrompendo os SERVIOS BSICOS (luz, telefonia, transporte, gua, telecomunicao, esgoto) Contaminando SOLO, GUA, AR E ALIMENTOS

Agravos decorrentes de desastres


Impactos Diretos bitos Traumas fsicos: Afogamento, choque eltrico, ferimentos (graves ou leves), acidentes com animais (peonhentos, ces e outros), asfixias, intoxicao, envenenamento, queimaduras.

Agravos decorrentes de desastres


Impactos Indiretos
Doenas transmissveis: Pneumonia, infeco respiratria aguda, leptospirose, infeco hdrica e alimentar (doenas diarreicas, hepatite A, febre tifide), doenas transmitidas por vetores (dengue, malria, leishmaniose) e hospedeiros, infeces cutneas. Doenas no transmissveis: Cardiovasculares, desnutrio, raquitismo, insuficincia respiratria crnica (asma), alergias, dermatoses, transtornos psicossociais e comportamentais (depresso, vilolncias, suicdios).

Efeitos por tipo de desastres


Classificao do evento Geofsico ou geolgico

Tipo de evento
Terremoto, vulco, movimento de massa

Obitos, lesoes, traumatismos

Intoxicacao, envenenamento
Transtorno psicossocial e comportamental

Hipertensao, Doencas cardiovasculares

Meteorolgico

Tempestade, tormenta, ciclone, vendaval

Afogamento, choque eletrico Leptospirose

Hidrolgico

Inundao brusca e gradual, alagamento, deslizamento

Doencas transmitidas por vetores,

Desnutricao Diarreias, infecoes intestinais

Climatolgico

Temperatura extrema (ondas de calor e de frio), seca, estiagem, incndio florestal, geada, granizo

Infeccoes cutaneas Hepatite A


Infeccoes respiratorias agudas e cronicas, alergia

Caderno de desastres a ser publicado NO CITAR

Raquitismo

Impactos em escala temporal

Caderno de desastres a ser publicado NO CITAR

Atuao do Setor Sade em Desastres

Abrigos

violncia

Vigilncia em sade ambiental e interfaces intra e intersetoriais


Desenvolvimento social

Alta Complexidade

SUS
VSA VEPI VISA

Meio Ambiente Mdia Complexidade

ONG

Judicirio

Ateno Bsica

Vigilncia em Sade
Educao em Sade LACEN

Sade do Trabalhador

Educao

Defesa Civil

Organizao do Setor Sade na resposta em desastre


Monitoramento: Comit de Monitoramento de Eventos (CME) - Cievs Gabinete de Crise (GC) - SE Acionamento COES Misso exploratria Nvel de resposta FN-SUS

Fluxograma de Resposta
Informao - CME
Classificao
Mdia Notificao

Disque sade Notifica Form-Sus

SAS (Desassistncia) SVS (epidemiolgica e desastre)

Recomendar acionamento do Gabinete de Crise do MS (SE)


Anlise da situao (instrumentos, informaes essenciais) SE / SVS/ SAS

No recomendar acionamento do Gabinete de Crise do MS (SE)


Adotar procedimentos de rotina (Guias e Planos de resposta)

Acompanhar e encerrar o caso Misso Exploratria: FN SUS


(Definir nvel de resposta) Nvel I Nvel II Nvel III Nvel IV

Misso da FN-SUS
Acompanhar e encerrar o caso

Fora Nacional de Sade FN SUS


Nvel de Ativao I
A esfera local possui os recursos necessrios para responder emergncia. A atividade da esfera federal se restringe ao monitoramento e orientao tcnica distncia, e encaminhamento de insumos bsicos necessrios.

Nvel de Ativao II
A esfera local no possui todos os recursos necessrios para responder emergncia. Necessita da mobilizao de recursos adicionais e apoio complementar (estadual ou federal), com possibilidade de envio da FN-SUS.

Fora Nacional de Sade FN SUS


Nvel de Ativao III O risco significativo e a capacidade de resposta das esferas municipal e estadual so superadas. Nvel de Ativao IV

Existe ameaa de relevncia nacional com impacto sobre diferentes esferas de gesto do SUS, exigindo uma ampla resposta governamental.
Se constitui numa situao de gravidade excepcional, podendo culminar na Declarao de ESPIN. Exige envio da FN-SUS.

Necessita da mobilizao de recursos adicionais e apoio complementar da esfera federal com envio de profissionais da FN-SUS.

Orientaes para a sade


O que fazer?

Onde fazer?

Quem faz?

sade

Quando fazer?

Como fazer?

Orientaes para a sade


Instituir um Comit Operativo de Desastres ou inserir o tema desastres naqueles que j existem

Elaborar plano de contingncia e protocolos


Capacitar recursos humanos; Identificar os fatores de risco e as populaes vulnerveis; Estabelecer um programa de desastres (se possvel) Coordenar o Programa de Desastres pela vigilncia em sade em consonncia com a assistncia e defesa civil. Estabelecer medidas de comunicao, educao e informao

Orientaes para a sade


Comit Operativo de Emergncia em Saude (COES) ou inserir o tema desastres nos comits que j existem
Finalidade: Estabelecer diretrizes para prevencao e mitigacao dos riscos, assim como, organizao, preparao e resposta do setor sade

Orientaes para a sade


Elaborao do plano de contingncia
Identificao das ameaas/perigos factvel(is) para o territrio (Estado). Definio da(s) rea(s) a ser(em) atingida(s). Estimar a populao exposta nessas reas de risco. Identificao das atribuies e das responsabilidades de cada rea tcnica ou administrativa. Envolvimento das autoridades competentes para fortalecimento da atuao intrassetorial e intersetorial. Desenvolvimento de estrutura administrativa, tcnica e jurdica para a elaborao e execuo do plano.

Orientaes para a sade


Elaborao do plano de contingncia
Os preparativos da SES/SMS no devem ser de responsabilidade s do grupo encarregado do tema de desastres. Processo contnuo, dinmico e, sobretudo, participativo. Nenhum plano executado de acordo com o programado, mas melhora muito as possibilidades de fazer correto. Aprender com os desastres passados. Aprender com os erros dos outros.

Informao e Comunicao

Informao e Comunicao
CARTILHAS BANNERS SPOTS PARA RDIOS

Aderita Sena
Departamento de Vigilncia em Sade Ambiental e Sade do Trabalhador Vigilncia de Riscos Associados a Desastres aderita.sena@saude.gov.br vigidesastres@saude.gov.br Tel. 61 3213 8430/8438

Вам также может понравиться