Вы находитесь на странице: 1из 4

TRADIO E RUPTURA: A TRAGICIDADE NA CENA DE ROBERTO ALVIM Nat Lamego Orientao: Carmem Gadelha

Este artigo levanta questes sobre os limites do teatro e aborda a tragicidade na cena contempornea. Partindo das leituras de Jaa Torrano acerca da Teogonia e da trilogia Orestia, situa-se o conflito entre a cidade grega e o mito, no contexto de surgimento da tragdia, para falar de uma condio trgica que atravessa o tempo. Baseados em Nietzsche, somaremos nossa leitura o prisma apolneo-dionisaco da msica em tenso com a imagem e o conceito, no trgico. Assim, agregando o livro Dramticas do Transumano, partiremos para uma anlise do espetculo Peep Classic squilo, do diretor carioca Roberto Alvim, para estabelecer quais so os conflitos trgicos que pulsam na obra e em que medida esses conflitos nos afetam enquanto espectadores de teatro, hoje. Palavras-chave: tragicidade; ruptura; entrelugar. Para pensarmos o trgico, devemos remontar ao prprio contexto de acontecimento das tragdias na polis grega. O mito, enquanto fora fundamentadora dos convvios, choca-se com a nova praxis histrica da cidade. Isso quer dizer que dois campos de conhecimento e relaes poltico-religiosas entram em conflito. Pensamento mtico versus pensamento racional. Hesodo possibilita o contato com o conhecimento arcaico e assim expe a contradio. O homem desse tempo est atravessado pela tenso entre religio e poltica; os tragedigrafos que conhecemos, enquanto pensadores religiosos e polticos, remetem a esse dilogo que se impe vida tica, fazendo experimentar o conflito entre homens, olmpicos e tits. Entendendo esse paradigma trgico como prprio de um conflito de foras, nossa pesquisa prope pensar possveis formas de presena da tragicidade nos dias atuais. Para isso, o foco o espetculo Peep Classic squilo todas as tragdias de squilo, menos Eumnides, em trs dias e seis atos , dirigido por Roberto Alvim. O diretor, em seu livro Dramticas do Transumano (ALVIM, 2012), faz apontamentos acerca de uma pesquisa sobre dramaturgia da fala. Ele pretende investigar novos modos de habitao da cena (e, portanto, do mundo) a partir da maneira de falar.

O ponto essencial no a palavra: como na magia, tudo s acontece se a maneira de falar ativar as palavras. a fala, no as palavras; preciso que os dramaturgos compreendam e lidem com isso, escrevendo uma dramaturgia da fala. (ALVIM, 2012, p.17.)

Em Peep Classic, o espao um cubo vazado, feito s das arestas, onde, ao longo da encenao, os atores estaro posicionados. Durante todo o tempo, a sala est imersa em escurido quase total e os atores esto imveis no espao. Ocasionalmente e propositalmente, podemos vislumbrar os rostos dessas figuras em imobilidade, porm nunca com muita clareza. Sobre o espao, interessante lanar o olhar sobre o que possa significar reproduzir um cubo, dentro de uma caixa cnica. Pergunto-me se no seria uma tentativa de aludir a determinada lgica perspctica tradicional do teatro para dialogar com rompimentos nos nveis da fala e da visibilidade. Observamos aquilo que est constantemente se tornando visvel, que se revela e se esconde ao mesmo tempo. Nesse sentido, somos devolvidos a certo arcasmo ( arkh) do ato de ver, expostos brutalidade daquelas foras de irrupo da imagem. E, nesse movimento, a fala trabalha para tornar presente o que ela diz, para se fazer presente. Ela performtica. O conflito se pe entre o ver e o ouvir. Nietzsche, em seu estudo sobre a tragdia, discerne o apolneo do dionisaco, estabelecendo uma tenso vontade-aparncia, que pode ser traduzida como a tenso entre msica e imagem-conceito. Da mesma forma que isso est proposto para uma anlise das tragdias, convido a pensarmos a fala em conflito de foras com a imagem no espao, nessa encenao. O filosfo questiona
que efeito esttico surge quando aqueles poderes estticos, em si separados 1, do apolneo e do dionisaco, entram lado a lado em atividade? Ou de forma mais sucinta: como se comporta a msica para com a imagem e o conceito? (NIETZSCHE, 2007, p. 96)

Em uma conversa em roda com o elenco, aps a apresentao do dia 08/06/2013 no SESC de Copacabana, alguns espectadores disseram ter experimentado momentos do espetculo de olhos fechados. Relatos como este podem conduzir, dentre muitas, a algumas indagaes essenciais. Nessa experincia radical, poderamos dizer que a palavra recobra uma lgica hesidica, em que elas so presenas presentificadoras das coisas? E, caso concordssemos que sim, as imagens propostas pelo nosso olhar,

1 Aqui sugiro que encaremos esta separao como permanente passagem de um ao outro, numa tenso que distingue sem excluir.

imersas em penumbra, seriam dispensveis? Parece-me que, diante dessas perguntas, o que est em jogo o limite do prprio teatro que fundado no ver. Assim, habituados a uma certa tradio do olhar, somos bruscamente mergulhados nesse ver-no-ver. O choque desse deslocamento em si a experincia, um trnsito que nos conduz a um novo campo de representao e, consequentemente, espectao. Da mesma maneira que o grego teve que colocar sua relao com o mito em xeque no contexto de surgimento da polis, a relao palco-platia, hoje, tem que se reconfigurar diante de Peep classic squilo. Portanto, estamos falando de uma experincia que se prope a questionar novos modos de fazer e assistir ao teatro. No interessa a Alvim um conhecimento que estratifique uma tradio. Essa quebra de paradigmas, para o espectador, dialoga diretamente com a ideia de um ouvinte esttico, como Nietzsche o pensa (NIETZSCHE, 2007). Entra em cena uma desterritorializao/reorganizao de modos de espectar e de expectativas o movimento desestrutura e reconcilia. Essa qualidade de experincia propositora de outras dimenses do pensar e do viver. Porm, julgo ser, de alguma forma, necessrio desconfiar da dicotomia que o diretor carioca estabelece entre descoberta e inveno: "... um teatro de inveno, no de descoberta: no algo que existe, algo que se inventa (ALVIM, 2012, p.17). Essa relao me parece altamente excludente e contraditria dentro do prprio discurso de reinveno. Pode ser o caso de conduzirmos nossas reflexes pelo vis de uma relao tensionadora e alimentadora entre o que j existe e o que se cria, pois, quando afirmamos categoricamente essa separao, deixamos de ver o trnsito entre uma coisa e outra. As encenaes de Alvim (ou qualquer outra) precisam se apoiar em algo que legitimamos como teatro para assim serem reconhecidas. No espetculo em questo, existe a relao de espelho frontal e os espectadores esto em constante ato de ver (mesmo que levado ao seu limite) e ouvir elementos indispensveis que nos situam na esfera prpria do teatro. A descoberta uma redescoberta, criar recriar. Sendo assim, o processo de rupturas e continuidades. Por isso, quando, em sua arte, Alvim pretende (re)criar uma habitao diferente de uma ideia hegemnica acerca do que seja a condio humana (ALVIM, 2012, p. 22), atravs de seu uso da luz e da fala, ele instaura de novo a cena em um lugar onde o teatro teatro, apesar de estranho. o entrelugar tradio/ ruptura. O entrelugar, pensado atravs do devir,

no um termo que se torna outro, mas cada um encontra o outro, um nico devir que no comum aos dois, j que eles no tm nada a ver um com o outro, mas que est entre os dois, que tem sua prpria direo, um bloco de devir, uma evoluo aparalela. isso a dupla captura (DELEUZE, 1998, p. 15).

Assim, nesses devires dionisaco-apolneo, Atenas-Olimpo e tradio-ruptura mora o trgico. Ele s se faz possvel na crise, na tenso, no dilogo. A experincia de se reorganizar enquanto espectador para comungar com uma obra proposta o prprio devir tradio-ruptura, na medida em que ela uma resposta a um conflito memriaatualidade que se impe. A tragicidade no uma condio passiva, mas um ativo que trafega por uma incerteza radical.

BIBLIOGRAFIA

ALVIM, R.. Dramticas do transumano e outros escritos seguidos de Pinokio . Rio de Janeiro: 7 letras, 2012. DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Dilogos. So Paulo: Escuta, 1998 SQUILO. Agammnon. Estudo e traduo Jaa Torrano. So Paulo: Iluminuras FAPESP, 2004. SQUILO. Coforas. Estudo e traduo Jaa Torrano. So Paulo: Iluminuras FAPESP, 2004. SQUILO. Eumnides. Estudo e traduo Jaa Torrano. So Paulo: Iluminuras FAPESP, 2004. SQUILO. Agammnon. Estudo e traduo Jaa Torrano. So Paulo: Iluminuras FAPESP, 2004. SQUILO. Eumnides. Estudo e traduo Jaa Torrano. So Paulo: Iluminuras FAPESP, 2004. HESODO. Teogonia. So Paulo: Iluminuras, 1991. MOTTA, Gilson. O espao da tragdia. So Paulo: Perspectiva, 2011. NIETZSCHE, F.. O Nascimento da tragdia ou Helenismo e pessimismo . Traduo, notas e posfcio: J. Guinsburg. So Paulo: Companhia das Letras, 2007. TORRANO, Jaa. Teogonia: a origem dos deuses (estudo e traduo). So Paulo: Iluminuras, 1991.

Вам также может понравиться