Вы находитесь на странице: 1из 21

Administrao Estratgica Enfoque global ou sistmico

Aula 04
Prof. Vagner Antonino Nogueira

Objetivos:
Desenvolver e Trabalhar com o enfoque sistmico sobre o processo de administrao estratgica.

Administrar bem um negcio administrar seu futuro, e administrar seu futuro administrar informaes. Marion Harper Jr.

Viso Global
Na Escola da Gesto Estratgica, as funes se relacionavam, dinamicamente, entre si para atingir um objetivo, atuando sobre entradas informao, energia ou matria e fornecendo sadas processadas informao, energia ou matria.
Cada funo do processo da gesto estratgica no um elemento separado, mas uma parte integral de um sistema maior, formado de vrias funes inter-relacionadas que buscam estar em sintonia com o meio ambiente. O todo maior do que a soma das partes, constituindo o conceito de gesto estratgica em uma tica dinmica, sinrgica e sistemtica.

Organizao estratgica formao energia matria Controle estratgico Coordenao estratgica Planejamento estratgico Alcance dos resultados

Direo estratgica 1

1- No ncleo do sistema, so inseridas todas as funes do processo da gesto estratgia. Essas funes devem transformar as entradas, de forma que sejam conseguidos os resultados desejados. 2- As sadas do modelo esto relacionados ao alcance dos resultados. Esses resultados devem corresponder aos objetivos traados no planejamento estratgico.

As sadas do modelo de gesto estratgica esto relacionadas ao alcance dos resultados, que devem corresponder aos objetivos traados no planejamento estratgico.

As sadas do modelo de gesto estratgica devem ser devidamente detalhadas, de modo a torn-las operacionais. Para tal, devem ser consideradas as seguintes dimenses:

cont.

dimenso das mudanas

Visando obteno de mudanas em conhecimentos, habilidades, atitudes, desempenho e resultados operacionais.

dimenso da necessidade
dimenso da caracterstica do estilo gerencial

Visando ao alcance da eficincia, da eficcia e do poder.


Visando ao aproveitamento adequado ao estilo gerencial preponderante.

dimenso da eficcia organizacional

Visando a melhorias da relao da organizao com o meio ambiente e com sua dinmica interna.

Cont.

As variveis de sadas do sistema, nessas dimenses, no so necessariamente independentes. Entretanto, isso no as invalida como fator para a avaliao de resultados. A organizao estratgica corresponde ao conjunto de atividades necessrias ao estabelecimento da estrutura formal de autoridade, por meio da qual as subdivises de trabalho so integradas e definidas.

Organizao das Responsabilidades:


alta administrao decide pela necessidade de se realizar o processo de gesto estratgica; patrocina o processo de gesto estratgica; escolhe quem participa do grupo de trabalho para formulao do plano estratgico; define o proprietrio owner do processo de gesto estratgica; aprova o plano estratgico. formula o plano estratgico; atua na implantao e no acompanhamento do plano estratgico. atua como interface entre a alta administrao e o grupo de trabalho para formulao do plano estratgico; coordena e promove o processo. atua como facilitador no processo da gesto estratgica; transfere a tecnologia de gesto estratgica para a empresa.

grupo de trabalho para formao do plano estratgico

proprietrio processo de estratgica

do gesto

consultor

Cont.

A coordenao estratgica a funo responsvel pela articulao e harmonizao dos esforos coletivos do processo de gesto estratgica. Compete a coordenao estratgica: Trabalhar na elaborao, reviso e atualizao do plano estratgico; Definir o horizonte estratgico do processo, identificando a necessidade de educao interna para a rea de planejamento; Coletar informaes para facilitar a atividade de formulao do plano estratgico; Garantir a continuidade e divulgar o andamento do processo; Escolher a metodologia de planejamento adequado;

Cont.

Harmonizar a articulao do processo de gesto estratgica a outras funes da empresa;


Definir o local das reunies, os horrios e os recursos materiais necessrios; Incentivar o pessoal envolvido, visando a um engajamento efetivo no processo;

Fazer o acompanhamento follow-up das etapas do processo de gesto estratgica.

Cont.

A direo estratgica diz respeito orientao das operaes a serem executadas, funcionando, basicamente, como uma atividade de comunicao, estmulo e liderana.
Essa a fase de implementao do processo de gesto estratgica, cujas principais dificuldades so: Variveis incontrolveis do ambiente externo; Surgimento de problemas no identificados antecipadamente; Inadequao dos sistemas de informao; Pouca disponibilidade de tempo; Insuficincia de recursos financeiros e humanos na implementao.

Cont.

Modificao das prioridades estratgicas durante o processo; Incompreenso das metas globais.
A implementao do plano estratgico no deve se resumir a uma atividade subseqente ao planejamento. A implementao do plano estratgico deve fazer parte do processo da gesto estratgica, envolvendo a concepo da organizao, os sistemas de informaes, a estruturao de equipes, os programas de incentivo e os sistemas de controle.

Execuo do plano estratgico


controle estratgico visa identificar problemas, falhas e desvios, a fim de corrigilos e de evitar sua reincidncia; procura fazer com que os resultados obtidos principalmente, os financeiros aproximem-se, tanto quanto possvel, dos resultados esperados; tem de verificar se os recursos esto sendo utilizados da melhor maneira; para tal audita o processo, fornecendo-lhe feedback.

Planejamento estratgico visa estabelecer um meio sistemtico para a tomada de decises, de modo a garantir o sucesso da empresa em seu ambiente atual e futuro; deve relacionar-se s implicaes futuras de decises presentes; objetiva apontar o que deve ser feito hoje para a empresa estar preparada para as incertezas do futuro; por ser flexvel, tem de conceber o planejamento no como um fim em si mesmo, mas como um meio para que a empresa possa atingir seus objetivos.

Cont.

A Escola da Gesto Estratgica entende que o processo de gesto estratgica ter maior chance de sucesso se a organizao estiver em sintonia com seu ambiente de negcio. A metodologia aplicada deve ser ajustada necessidade da organizao. Logo, no existe uma metodologia universal de gesto estratgica, j que as organizaes diferem de tamanho, atividade, cultura corporativa. Para que a empresa possa efetuar, de maneira adequada, a funo de controle estratgico, necessrio considerar trs fases bsicas:

Cont.

Fase 1

Estabelecimento de padres de medida e avaliao, decorrentes dos objetivos, dos desafios, das estratgias e das polticas da empresa. Portanto, os padres so a base para a comparao dos resultados desejados.

Fase 2

Medio dos desempenhos apresentados, o que significa estabelecer o que medir e definir como medir, a partir de critrios relacionados a quantidade, qualidade e tempo.
A empresa deve procurar homogeneizar e integrar seus critrios de medio de desempenho, a fim de no prejudicar a funo de controle estratgico.

Fase 3

Comparao do realizado com o esperado, visando adotar medidas corretivas e preventivas que eliminem os desvios ou que reforcem os aspectos positivos, caso isso ocorra.

Cont.

Um dos conceitos que funcionam como norte para o enfoque sistmico da organizao estratgica a definio do negcio da empresa. O posicionamento da empresa frente a seu negcio pode ser simplificado em dois sentidos: Restrito quando a empresa posiciona seu negcio de maneira restrita, a tendncia a viso mope, negligenciando seu cliente e se concentrando em seu produto. Amplo quando a empresa se posiciona em relao s demandas ambientais, adotando a viso ampla do negcio, com o produto passando a ser um dos meios de satisfao dos desejos e das necessidades de seus clientes. No entanto, o fato que vrias empresas tm dificuldade para definir sua atividade principal.

Cont.

Vamos ver uma cena de um filme que relaciona com esse contedo. DADDY day care - A creche do Papai.

Cont.

Outros conceitos funcionam como norte para o processo de administrao estratgica produtos, servios e clientes. Considerando o mercado como necessidades humanas que mediante o acesso a produtos todos os negcios devem segmentao do mercado. o conjunto de so satisfeitas ou servios , pressupor a

Cont.

Segmentao de mercado significa a existncia de diversos pblicos, cujas necessidades de produtos e servios dependem: de seu poder aquisitivo; da disposio de despender um esforo-preo; da capacidade oferecida de produo e distribuio desses bens ou servios. A comunicao mercadolgica deve estimular nos consumidores a disposio de pagar um certo preo para verem atendidas suas necessidades.

Cont.

Para tanto, as empresas devem construir sistemas de monitoramento, visando resposta do mercado. Fases da Comunicao Mercadolgica: Anlise de mercado; Pesquisa; Planejamento; Plano; Programao; Controle.

Вам также может понравиться