Вы находитесь на странице: 1из 3

Georg Simmel Biografia

Filho de Edward Simmel e Flora Bodstein, Georg Simm0el foi o ltimo dos sete filhos do casal com ascendncia judia tanto pelo lado do pai como da me. Em 1874 Edward Simmel morre e Julius Friedlnder, amigo da famlia, torna-se tutor de Georg tendo-lhe, mais tarde, deixado uma herana expressiva a qual lhe permitiu seguir a vida acadmica. Diplomou-se na Universidade de Berlim passando pelos cursos de filosofia. Sua tese de doutorado, tambm em filosofia, levou o ttulo de A natureza da matria segundo a monadologia fsica de Kant e rendeulhe o ttulo no ano de 1881. Em 1885 foi designado como Privatdozent na mesma Universidade de Berlim e ganhava apenas o que vinha das taxas pagas pelos estudantes que se inscreviam em seus cursos. Mais ou menos nessa poca, chegou a ter contato com outro socilogo alemo chamado Norbert Elias. Em 1890 casou-se com Gertrud Kinel, diplomada tambm em Berlim, de famlia catlica. Os dois no tiveram filhos.

Legado terico
Simmel foi um dos socilogos que desenvolveu o que ficou conhecido como micro-sociologia, uma anlise dos fenmenos no nvel micro da sociedade. Foi um dos responsveis por criar a Sociologia na Alemanha, juntamente com Max Weber e Karl Marx. Simmel desenvolveu a sociologia formal, ou das formas sociais, influenciado pela filosofia kantiana (o neo-kantismo era uma corrente muito forte na Alemanha da poca) que distinguia a forma do contedo dos objetos de estudo do conhecimento humano. Tal distino pretendia tornar possvel o entendimento da vida social j que no processo de sociao (Vergesellschaftung, termo que cunhou para o estudo da sociologia) o invariante eram as formas em que os indivduos se agregavam e no os indivduos em si. Os processos qualitativos, no entanto, que assumiam tais formas tambm deveriam ser estudados pela sociologia geral, subproduto da formal, como a concebia Simmel. O autor no conferia aos grupos sociais unidades hipostasiadas, supervalorizadas com relao ao indivduo (um distanciamento seu com relao a Durkheim, por exemplo). Antes via neste o fundamento dos grupos, da que as formas para Simmel constituem-se em um processo de interao entre tais indivduos, seja por aproximao, seja pelo distanciamento, competio, subordinao, etc.

Esta sua concepo, ento, no o fazia desconsiderar o papel dos conflitos sociais que, para ele, eram parte mesma da constituio da sociedade. Seriam momentos de crise, um intervalo entre dois momentos de harmonia, vistos, portanto, numa funo positiva de superao das divergncias. Influenciou assim as concepes conservadoras do conflito de natureza estruturalista e funcionalista, como em Coser e Dahrendorf. Um dos principais conceitos criado por Simmel o de sociao (Vergesellschaftung, como dito acima). De acordo com este autor, a sociao seria uma forma pura de interao, sem um fim nelas mesmas. Seria a interao da ordem do estar junto, da manuteno das relaes sociais, desvestida de interesses (polticos, econmicos etc.). No que se refere aos estudos sobre a metrpole moderna, de suma importncia a sua contribuio atravs do ensaio Die Grostdte und das Geistesleben [A metrpole e a vida mental], de 1903, traduzido para vrios idiomas, e citado por Manfredo Tafuri em Projecto e Utopia: arquitectura e desenvolvimento do capitalismo. Influenciou autores como Robert E. Park, Louis Wirth, Ernst Burgess, Merton, Georg Lukcs, Leopold von Wiese, Ernst Bloch, Karl Mannheim, Walter Benjamin, Theodor Adorno, Max Horkheimer, Max Weber, entre outros.

A obra de Simmel
Simmel tornou-se conhecido como um ensasta, assim como autor de livros sociolgicos e filosficos. Suas principais obras, no ttulo original, so:

ber sociale Differenzierung, Leipzig: Duncker & Humblot, 1890 [Da diferenciao social]. Einleitung in die Moralwissenschaft, 2 volumes, Berlin: Hertz, 1892-3 [Introduo Cincia da tica]. Die Probleme der Geschichtphilosophie, Leipzig: Duncker & Humblot, 1892, 2nd edn 1905 [Os problemas da Filosofia da Histria]. Philosophie der Geldes, Leipzig: Duncker & Humblot, 1900, segunda edio 1907 [A Filosofia do Dinheiro]. Die Grostdte und das Geistesleben, 1903 [A metrpole e a vida mental]. Kant, Leipzig: Duncker & Humblot, 1904, sexta edio 1924. Kant und Goethe, Berlin: Marquardt, 1906. Die Religion, Frankfurt am Main: Rtten & Loening, 1906, segunda edio 1912 Schopenhauer und Nietzsche, Leipzig: Duncker & Humblot, 1907 Soziologie, Leipzig: Duncker & Humblot, 1908. Hautprobleme der Philosophie, Leipzig: Gschen, 1910 Philosophische Kultur, Leipzig: Krner, 1911, segunda edio 1919 Goethe, Leipzig: Klinkhardt, 1913. Grundfragen der Soziologie, Berlin: Gschen, 1917 [Questes fundamentais da Sociologia]. Rembrandt, Leipzig: Wolff, 1917. Lebensanschauung, Mnchen: Duncker & Humblot, 1918. Zur Philosophie der Kunst, Potsdam: Kiepenheur, 1922. Fragmente und Aufsze aus dem Nachlass, edio G Kantorowicz, Munique: Drei Masken Verlag, 1923.

Brcke und Tr, edio M Landmann & M Susman, Estugarda: Koehler, 1957.

Вам также может понравиться