Вы находитесь на странице: 1из 47

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL ESCRIVO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO

AULA 01 APLICABILIDADE DA LEI PENAL

Ol, Pessoal! Sejam bem vindos!

Hoje trataremos de um tema importantssimo que questo presente em praticamente todas as PROVAS de Direito Penal. Estudaremos como a lei penal aplicada e verificaremos como o CESPE costuma exigir o assunto em prova. Para comearmos esta aula, faremos uma brevssima reviso do que foi analisado na aula demonstrativa. Esta reviso abranger apenas o tema lei penal, pois necessrio que o assunto esteja fresco em sua cabea a fim de facilitar o entendimento do que est por vir.

Dito isto, MOTIVAO TOTAL, pois vamos comear!

Bons estudos!!! ***************************************************************


REVISO MUITA ATENO!!!

LEI PENAL
CONCEITO A lei penal a fonte formal imediata do Direito Penal e classificada pela doutrina majoritria em incriminadora e no incriminadora. Dizemos incriminadoras aquelas que criam crimes e cominam penas. Dizemos no incriminadoras as que no criam delitos e nem cominam penas. As no incriminadoras subdividem-se em: PERMISSIVAS Autorizam a prtica de condutas tpicas.

EXCULPANTES Estabelecem a no culpabilidade do agente ou caracterizam a impunidade de algum crime. INTERPRETATIVAS aplicabilidade. Explicam determinado conceito, tornando clara a sua

Prof. Pedro Ivo


.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL ESCRIVO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO ANALOGIA A analogia jurdica consiste em aplicar a um caso no previsto pelo legislador a norma que rege caso anlogo, semelhante. A analogia no diz respeito interpretao jurdica propriamente dita, mas integrao da lei, pois sua finalidade justamente SUPRIR LACUNAS DESTA. Classifica-se em: Analogia in malam partem aquela em que se supre a lacuna legal com algum dispositivo prejudicial ao ru. Isto no possvel no nosso ordenamento jurdico. Analogia in bonam partem Neste caso, aplica-se ao caso omisso uma norma favorvel ao ru. Este tipo de analogia aceito em nosso ordenamento jurdico.

LEI PENAL NO TEMPO A regra geral no Direito Penal a da prevalncia da lei que se encontrava em vigor quando da prtica do fato, ou seja, aplica-se a LEI VIGENTE quando da prtica da conduta Princpio do TEMPUS REGIT ACTUM

NOVATIO LEGIS INCRIMINADORA Novatio legis incriminadora ocorre quando um indiferente penal (conduta considerada lcita frente legislao penal) passa a ser considerado crime pela lei posterior. Neste caso, a lei que incrimina novos fatos IRRETROATIVA, uma vez que prejudica o sujeito.

LEI PENAL MAIS GRAVE LEX GRAVIOR Aqui no temos a tipificao de uma conduta antes descriminalizada, mas sim a aplicao de tratamento mais rigoroso a um fato j constante como delito. Para esta situao tambm no h que se falar em retroatividade, pois, conforme j tratamos SE A NOVA LEI FOR MAIS GRAVE TER APLICAO APENAS A FATOS POSTERIORES SUA ENTRADA EM VIGOR. JAMAIS RETROAGIR, CONFORME DETERMINAO CONSTITUCIONAL.

ABOLITIO CRIMINIS O instituto da abolitio criminis ocorre quando uma lei nova trata como lcito fato anteriormente tido como criminoso, ou melhor, quando a lei nova descriminaliza fato que era considerado infrao penal. Opera-se a EXTINO DA PUNIBILIDADE. Encontra embasamento no artigo 2 do Cdigo Penal, que dispe da seguinte forma:

Prof. Pedro Ivo


.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL ESCRIVO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO Art. 2 - Ningum pode ser punido por fato que lei posterior deixa de considerar crime, cessando em virtude dela a execuo e os efeitos penais da sentena condenatria. Segundo os princpios que regem a lei penal no tempo, a lei abolicionista NORMA PENAL RETROATIVA, atingindo fatos pretritos, ainda que acobertados pelo manto da coisa julgada. Isto porque o respeito coisa julgada uma garantia do cidado em face do Estado. Logo, a lei posterior s no pode retroagir se for prejudicial ao ru.

LEI PENAL MAIS BENFICA A lei posterior, que de qualquer modo favorecer o agente, aplica-se aos fatos anteriores, ainda que decididos por sentena condenatria transitada em julgado.

A lei mais favorvel RETROATIVA. Sendo assim, somente podemos falar em RETROATIVIDADE quando lei posterior for mais benfica ao agente, em comparao quela que estava em vigor quando o crime foi praticado. Observe:

Cabe, por fim, ressaltar a ultratividade. Quando se diz que uma lei penal dotada de ultratividade, quer-se afirmar que ela, apesar de no mais vigente, continua a vincular os fatos anteriores sua sada do sistema. Assim, para a situao, em que um delito praticado durante a vigncia de uma lei que posteriormente revogada por outra prejudicial ao agente, ocorrer a ULTRATIVIDADE da lei.

Prof. Pedro Ivo


.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL ESCRIVO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO

1.1 APLICABILIDADE DA LEI PENAL


1.1.1 LEI PENAL TEMPORRIA E LEI PENAL EXCEPCIONAL Caro (a) aluno (a), vimos at agora que a lei penal retroage para beneficiar o ru. Mas imagine a seguinte situao: uma lei editada atribuindo penalizao de recluso de 5 a 8 anos para os indivduos que gastem uma quantidade de gua superior a 300 litros por ms durante certo perodo de racionamento. Esta lei entra em vigor em 01 de janeiro de 2010 e termina em 31 de dezembro do mesmo ano. Tcio, no ms de outubro do supracitado ano, durante a vigncia da lei, gasta 500 litros de gua e tal fato s descoberto no dia 29 de dezembro, ou seja, dois dias antes da retirada da lei de nosso ordenamento jurdico. Pergunto: Para este caso, dar tempo de ele ser condenado? Caso seja condenado, podemos dizer que no dia 1 de janeiro teremos a abolitio criminis? Para responder a estas perguntas e evitar situaes absurdas que tirariam o sentido de determinadas leis, dispe o Cdigo Penal da seguinte forma: Art. 3 - A lei excepcional ou temporria, embora decorrido o perodo de sua durao ou cessadas as circunstncias que a determinaram, aplica-se ao fato praticado durante sua vigncia.

LEIS TEMPORRIAS SO AQUELAS QUE TRAZEM EM SEU TEXTO O TEMPO DETERMINADO DE SUA VALIDADE. POR EXEMPLO, A LEI TER VALIDADE AT 15 DE NOVEMBRO DE 2012 - UM PERODO CERTO. LEIS EXCEPCIONAIS SO AS QUE TM SUA EFICCIA VINCULADA A UM ACONTECIMENTO DO MUNDO FTICO, COMO, POR EXEMPLO, UMA GUERRA. NELSON HUNGRIA CITA A LEI QUE ORDENAVA QUE, EM TEMPO DE GUERRA, TODAS AS PORTAS DEVERIAM SER PINTADAS DE PRETO, OU SEJA, A GUERRA UM PERODO INDETERMINADO, MAS, DURANTE O SEU TEMPO, CONSTITUA CRIME DEIXAR DE PINTAR A PORTA. AO TRMINO DA GUERRA, A LEI PERDERIA EFICCIA.

As leis excepcionais e temporrias so auto-revogveis, ou seja, no h necessidade da edio de outra lei para retir-las do ordenamento jurdico. suficiente para tal o decurso do prazo ou mesmo o trmino de determinada situao.
Prof. Pedro Ivo
.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL ESCRIVO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO

Para que sua aplicabilidade seja plena, o legislador percebeu ser necessria a manuteno de seus efeitos punitivos aps sua vigncia aos que afrontaram a norma quando vigorava. Desta forma, podemos afirmar que as LEIS EXCEPCIONAIS E TEMPORRIAS POSSUEM ULTRATIVIDADE, pois, conforme exposto, aplicam-se sempre ao fato praticado durante sua vigncia. O fundamento da ultratividade claro e a explicao est prevista na Exposio de Motivos do Cdigo Penal, nos seguintes termos: especialmente decidida a hiptese da lei excepcional ou temporria, reconhecendo-se a sua ultra-atividade. Esta ressalva visa impedir que, tratando-se de leis previamente limitadas no tempo, possam ser frustradas as suas sanes por expedientes astuciosos no sentido do retardamento dos processos penais. Esquematizando:

INCIO DA VIGNCIA

ATO CONTRRIO LEI

TRMINO DA VIGNCIA

LEI TEMPORRIA LEI EXCEPCIONAL

PERODO DE VIGNCIA DEFINIDO SITUAO DE ANORMALIDADE

1.1.2 LEIS PENAIS EM BRANCO Para tratarmos deste tema, antes de tudo, cabe um importante questionamento: O que uma lei penal em branco?. Vamos entender: Normas penais em branco so disposies cuja sano determinada, permanecendo indeterminado o seu contedo; sua exequibilidade depende do complemento de outras normas jurdicas ou da futura expedio de certos atos administrativos; classificam-se em:
Prof. Pedro Ivo
.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL ESCRIVO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO

A) NORMAS PENAIS EM BRANCO EM SENTIDO LATO So aquelas em que o complemento determinado pela mesma fonte formal da norma incriminadora, ou seja, o complemento tem a mesma natureza jurdica e provm do mesmo rgo que elaborou a lei penal incriminadora. Exemplo: Observe o art. 169, pargrafo nico, I, do Cdigo Penal: Art. 169 - Apropriar-se algum de coisa alheia vinda ao seu poder por erro, caso fortuito ou fora da natureza: Pena - deteno, de um ms a um ano, ou multa. Pargrafo nico - Na mesma pena incorre: I - quem acha tesouro em prdio alheio e se apropria, no todo ou em parte, da quota a que tem direito o proprietrio do prdio; (grifei). Mas o que tesouro? Para a correta complementao do art. 169, pargrafo nico, I, do CP (norma penal em branco), devemos recorrer ao Cdigo Civil que em seu art. 1264 leciona que tesouro : Art. 1.264. O depsito antigo de coisas preciosas, oculto e de cujo dono no haja memria [...]. Neste exemplo, temos uma LEI, editada complementando norma de mesma especificao. pelo LEGISLATIVO,

B) NORMAS PENAIS EM BRANCO EM SENTIDO ESTRITO So aquelas cujo complemento est contido em norma procedente de outra instncia legislativa, ou seja, o complemento tem natureza jurdica diversa e emana de rgo distinto daquele que elaborou a lei penal incriminadora. Exemplo: Um exemplo claro so os delitos relacionados com drogas (Lei n 11.343/2006). Pergunto: quais so as drogas que se estiverem na mochila de um indivduo so passveis de caracterizao de crime? Para responder a esta pergunta, ser necessrio consultar a portaria SVS/MS 344/1998, editada pela Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria. L esto dispostas as drogas proibidas em nosso pas. Neste caso, temos uma portaria do executivo complementando lei editada pelo legislativo. Por fim, observe o elucidativo julgado do STJ:

Prof. Pedro Ivo


.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL ESCRIVO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO

STJ, HC 98113/MS, DJ 15.06.2009 O art. 1, I, da Lei 8.176/91, ao proibir o comrcio de combustveis em desacordo com as normas estabelecidas na forma da lei, norma penal em branco em sentido estrito, porque no exige a complementao mediante lei formal, podendo s-lo por normas administrativas infralegais, estas sim, estabelecidas "na forma da lei".

OBSERVAO Alguns autores referem-se chamada lei penal em branco inversa ou ao avesso. Trata-se de situao em que o preceito primrio completo, mas o secundrio necessita de complementao. Neste caso, o complemento s pode ocorrer por lei sob pena de afronta ao princpio da reserva legal. Trata-se de uma situao bem particular e sem grande importncia para sua PROVA.

Bom, agora que voc j sabe o que uma norma penal em branco, podemos passar a um ponto que muito discutido na doutrina. Imagine que Tcio comete um delito cuja tipificao se enquadra no conceito de norma penal em branco. Pergunto: Uma vez alterado o complemento da lei penal em branco, posteriormente realizao da conduta criminosa e beneficiando o ru, deve operar-se a retroatividade? Seria o caso, por exemplo, do indivduo que preso por estar com drogas e, dois meses depois, a substncia, at ento proibida, retirada da portaria da ANS. Sem entrar em divergncias, vou tratar do que voc deve saber para a sua PROVA, ok? O entendimento majoritrio o de que DEVE HAVER A RETROAO DA LEI PENAL EM BRANCO, tal qual ocorre com as demais normas. Cabe, entretanto, ressaltar que quando o complemento se inserir em um contexto de excepcionalidade, a sua modificao, ainda que benfica ao ru, no pode retroagir. Trata-se, simplesmente, da aplicao do disposto no art. 3 do Cdigo Penal que, como vimos, garante a ultratividade das leis penais excepcionais. Observe o pronunciamento do STF sobre o tema:

Prof. Pedro Ivo


.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL ESCRIVO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO

STF, HC 73.168-6/SP Em princpio, o artigo 3 do Cdigo Penal se aplica a norma penal em branco, na hiptese de o ato normativo que a integra ser revogado ou substitudo por outro mais benfico ao infrator, no se dando, portanto, a retroatividade. - Essa aplicao s no se faz quando a norma, que complementa o preceito penal em branco, importa real modificao da figura abstrata nele prevista ou se assenta em motivo permanente, insusceptvel de modificar-se por circunstancias temporrias ou excepcionais, como sucede quando do elenco de doenas contagiosas se retira uma por se haver demonstrado que no tem ela tal caracterstica.

1.2 CONFLITO APARENTE DE LEIS


Segundo o autor Cssio Juvenal Faria em seu estudo: "Ocorre o conflito aparente de normas penais quando o mesmo fato se amolda a duas ou mais normas incriminadoras. A conduta, nica, parece subsumir-se em diversas normas penais. Ou seja, h uma unidade de fato e uma pluralidade de normas contemporneas identificando aquele fato como criminoso." Resumindo, o conflito aparente de leis penais ocorre quando a um s fato, aparentemente, duas ou mais leis so aplicveis, ou seja, o fato nico, no entanto, existe uma pluralidade de normas a ele aplicveis. Como diz a prpria expresso, o conflito aparente, pois se resolve com a correta interpretao da lei. Para Nlson Hungria: No admissvel que duas ou mais leis penais ou dois ou mais dispositivos da mesma lei penal se disputem, com igual autoridade, exclusiva aplicao ao mesmo fato. Para evitar a perplexidade ou a intolervel soluo pelo bis in idem, o direito penal (como o direito em geral) dispe de regras, explcitas ou implcitas, que previnem a possibilidade de competio em seu seio. A doutrina, regra geral, indica 04 princpios a serem aplicados a fim de solucionar o conflito aparente de leis penais, so eles:

Prof. Pedro Ivo


.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL ESCRIVO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO

1. SUBSIDIARIEDADE; 2. ESPECIALIDADE; 3. CONSUNO; 4. ALTERNATIVIDADE O conhecimento destes 04 princpios importante para a sua PROVA e, para lembr-los, observe que juntos formam a palavra SECA!!!

Vamos conhec-los: 1.2.1 PRINCPIO DA ESPECIALIDADE Estabelece que a lei especial prevalece sobre a geral. Considera-se lei especial aquela que contm todos os requisitos da lei geral e mais alguns chamados especializantes. Exemplo: O crime de infanticdio, previsto no artigo 123 do Cdigo Penal, tem um ncleo idntico ao do crime de homicdio, tipificado pelo artigo 121, qual seja, matar algum. Torna-se figura especial, ao exigir elementos diferenciadores: A autora deve ser a me e a vtima deve ser o prprio filho, nascente ou neonato, cometendo-se o delito durante o parto ou logo aps, sob influncia do estado puerperal.

ELEMENTOS COMUNS Prof. Pedro Ivo


.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL ESCRIVO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO

1.2.2 PRINCPIO DA SUBSIDIARIEDADE Subdivide-se em expresso e tcito. Ocorre a subsidiariedade expressa, quando a prpria norma reconhecer seu carter subsidirio, admitindo incidir somente se no ficar caracterizado o fato de maior gravidade. Como exemplo, compete citar o crime de perigo para a vida ou sade de outrem (art. 132, CP): "Art. 132. Expor a vida ou a sade de outrem a perigo direto e iminente: Pena deteno, de 3 meses a 1 ano, se o fato no constituir crime mais grave". (grifei) Como se retira do preceito secundrio do artigo transcrito, somente "se o fato no constituir crime mais grave" que a pena relativa ao delito descrito no art. 132 ser aplicada ao agente. No caso da subsidiariedade tcita a norma nada diz, mas, diante do caso concreto, verifica-se seu carter secundrio. Exemplo claro o do crime de roubo em que a vtima, mediante emprego de violncia, constrangida a entregar a sua bolsa ao agente. Aparentemente, incidem o tipo definidor do roubo (norma primria) e o do constrangimento ilegal (norma subsidiria), sendo que o constrangimento ilegal, no caso, foi apenas uma fase do roubo, alm do fato de este ser mais grave. 1.2.3 PRINCPIO DA CONSUNO Conhecido tambm como PRINCPIO DA ABSORO, um princpio aplicvel nos casos em que h uma sucesso de condutas com existncia de um nexo de dependncia. De acordo com tal princpio, o crime mais grave absorve o crime menos grave. Ao contrrio do que ocorre no princpio da especialidade, aqui no se reclama a comparao abstrata entre as leis penais. Comparam-se os fatos, inferindo-se que o mais grave consome os demais, sobrando apenas a lei penal que o disciplina. Mas como assim? Para uma melhor compreenso, pensemos, por exemplo, no crime de furto qualificado (art. 155, 4, do Cdigo Penal). Veja:

Prof. Pedro Ivo


.

www.pontodosconcursos.com.br

10

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL ESCRIVO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO

Art. 155 - Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia mvel: [...] Furto qualificado 4 - A pena de recluso de dois a oito anos, e multa, se o crime cometido: I - com destruio ou rompimento de obstculo subtrao da coisa; II - com abuso de confiana, ou mediante fraude, escalada ou destreza; III - com emprego de chave falsa; IV - mediante concurso de duas ou mais pessoas. Simplesmente olhando para o tipo penal, no posso dizer que ele sofre consuno, pois que dele, em si, nada posso aferir quanto a sua correspondncia ntima com outro crime. Assim, o que importa para sua PROVA que ABSTRATAMENTE IMPOSSVEL SABER SE UM CRIME , OU NO, CONSUNTIVO. No entanto, se digo que o agente Tcio, com o intuito de furtar bens de uma residncia, escala o muro que a cerca e, utilizando-se de chave falsa, abrelhe a porta e penetra em seu interior, subtraindo-lhe os bens e fugindo logo em seguida, posso, com toda a certeza, afirmar que o princpio da consuno se faz presente. Neste caso, o furto qualificado pela escalada e pelo emprego de chave falsa (art. 155, 4, II, 3 figura, e III, do Cdigo Penal) ABSORVE a violao de domiclio qualificada (art. 150, 1, 1 figura, do Cdigo Penal), que lhe serviu de meio necessrio. 1.2.4 PRINCPIO DA ALTERNATIVIDADE Ocorre quando uma norma jurdica prev diversas condutas, alternativamente, como modalidades de uma mesma infrao. Para estes casos, mesmo que o infrator cometa mais de uma dessas condutas alternativas, isto , se, acaso, violar mais de um dever jurdico, ser apenado somente uma vez. comum no Direito Ambiental a norma jurdica determinar vrias modalidades de conduta para a mesma infrao. Por exemplo, o artigo 11 do Decreto 3.179, de 21.9.1999, que regulamenta a Lei 9.605/1998, estabelece: Art. 11. Matar, perseguir, caar, apanhar, utilizar espcimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratria, sem a devida
Prof. Pedro Ivo
.

www.pontodosconcursos.com.br

11

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL ESCRIVO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO

permisso, licena ou autorizao da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida: multa de (...). O infrator ser apenado apenas uma vez, ainda que realize diversos comportamentos estabelecidos na norma. Por exemplo, se a pessoa caa e depois mata determinado animal silvestre, sofrer apenas uma reprimenda. Para ficar bem claro, vamos analisar outro exemplo: Assim dispe o artigo 193 da Lei 9.503, de 23.9.1997, que institui o Cdigo de Trnsito Brasileiro: Art. 193. Transitar com o veculo em calada, passeios, passarelas, ciclovias, ciclofaixas, ilhas, refgios, ajardinamentos, canteiros centrais e divisores de pista de rolamento, acostamentos, marcas de canalizao, gramados e jardins pblicos: Penalidade: multa (...). Ao menos em linhas gerais, se a pessoa transita com o veculo na calada, na ciclovia e depois no acostamento, no cometer tantas infraes quantos forem os deveres violados. Trata-se de ilcito administrativo de condutas mltiplas e ele sofrer nica sano em face do princpio da alternatividade. Finalizando este tpico, cabe pela importncia ressaltar:

O CONFLITO DE NORMAS APARENTE, OU SEJA, SEMPRE PODE SER SOLUCIONADO ATRAVS DE UMA CORRETA INTERPRETAO

1.3 TEMPO DO CRIME


Caro(a) Aluno(a), imagine que Tcio atira em Mvio no dia 15 de maro de 2011, quando possua 17 anos, 28 dias e 6 horas. Mvio socorrido, levado ao hospital e vem a falecer no dia 03 de abril de 2011, em virtude dos disparos. Neste caso, Tcio poder ser condenado? Perceba que temos a ao ocorrendo em uma data (disparos) e o resultado em outra. Como encontrar a soluo para este questionamento?

Prof. Pedro Ivo


.

www.pontodosconcursos.com.br

12

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL ESCRIVO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO

Para determinar o tempo do crime, a doutrina criminal tem apresentado trs teorias, quais sejam, a teoria da atividade, do resultado e da ubiquidade (mista). Teoria da Atividade O crime ocorre no lugar em que foi praticada a ao ou omisso, ou seja, a conduta criminosa. Ex.: o crime de homicdio praticado no lugar em que o agente dispara a arma de fogo com a inteno de matar a vtima; O crime ocorre no lugar em que ocorreu o resultado. Teoria do Resultado Ex.: o crime de homicdio praticado no lugar em que a vtima morreu, ainda que outro tenha sido o lugar da ao; Teoria da Ubiquidade Tambm conhecida por teoria mista, j que para esta teoria o crime ocorre tanto no lugar em que foi praticada a ao ou omisso (atividade) como onde se produziu, ou deveria se produzir o resultado (resultado). O Cdigo Penal adota claramente, em seu artigo 4, a TEORIA DA ATIVIDADE para determinar o tempo do crime. Observe: Art. 4 - Considera-se praticado o crime no momento da ao ou omisso, ainda que outro seja o momento do resultado Desta forma, fica claro que em nosso exemplo inicial Tcio no poder ser condenado com base no Cdigo Penal, pois era menor quando da ao do delito. Sero cabveis para o caso as disposies do Estatuto da Criana e do Adolescente. 1.3.1 EFEITOS DA TEORIA DA ATIVIDADE PARA O TEMPO DO CRIME A adoo da teoria da atividade para a determinao do tempo do crime apresenta algumas consequncias, dentre as quais as seguintes so importantes para a sua PROVA: 1. Aplica-se a lei em vigor ao tempo da conduta, exceto se a do tempo do resultado for mais benfica. 2. Apura-se a imputabilidade NO MOMENTO DA CONDUTA.

Prof. Pedro Ivo


.

www.pontodosconcursos.com.br

13

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL ESCRIVO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO

Antes de prosseguirmos com a prxima consequncia, faz-se necessrio o conhecimento bsico de alguns conceitos:

DICIONRIO DO CONCURSEIRO

CRIME PERMANENTE O CRIME CUJO MOMENTO CONSUMATIVO SE PROLONGA NO TEMPO. EXEMPLO: CP, ART. 148 - SEQUESTRO E CRCERE PRIVADO. CRIME CONTINUADO O INSTITUTO DO CRIME CONTINUADO UMA FICO JURDICA QUE, EXIGINDO O CUMPRIMENTO DE REQUISITOS OBJETIVOS (MESMA ESPCIE, CONDIES DE TEMPO, LUGAR, MANEIRA DE EXECUO E OUTRAS SEMELHANTES), EQUIPARA A REALIZAO DE VRIOS CRIMES A UM S. EXEMPLO: CAIXA DE SUPERMERCADO QUE, DIA APS DIA, E NA ESPERANA DE QUE O SEU SUPERIOR EXERA AS SUAS FUNES NEGLIGENTEMENTE, TIRA PEQUENO VALOR DIRIO DO CAIXA, QUE PODE TORNAR-SE CONSIDERVEL COM O PASSAR DO TEMPO. CRIME HABITUAL CONSOANTE CAPEZ, " O COMPOSTO PELA REITERAO DE ATOS QUE REVELAM UM ESTILO DE VIDA DO AGENTE, POR EXEMPLO, RUFIANISMO (CP, ART. 230), EXERCCIO ILEGAL DA MEDICINA; S SE CONSUMA COM A HABITUALIDADE NA CONDUTA.

Prosseguindo: 3. Nos crimes permanentes, enquanto perdura a ofensa ao bem jurdico (Exemplo: extorso mediante sequestro), o tempo do crime se dilatar pelo perodo de permanncia. Assim, se o autor, menor, durante a fase de execuo do crime vier a atingir a maioridade, responder segundo o Cdigo Penal e no segundo o Estatuto da Criana e do Adolescente ECA (Lei n. 8.069/90).

Prof. Pedro Ivo


.

www.pontodosconcursos.com.br

14

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL ESCRIVO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO

4. Nos crimes continuados em que os fatos anteriores eram punidos por uma lei, operando-se o aumento da pena por lei nova, aplica-se esta ltima a toda unidade delitiva, desde que sob a sua vigncia continue a ser praticado.

CAIXA ROUBOU R$100,00

CAIXA ROUBOU R$100,00

CAIXA ROUBOU R$100,00

A importantssima smula 711 do STF resume os itens 03 e 04. Observe:

SMULA 711 DO STF A LEI PENAL MAIS GRAVE APLICA-SE AO CRIME CONTINUADO OU AO CRIME PERMANENTE, SE A SUA VIGNCIA ANTERIOR CESSAO DA CONTINUIDADE OU DA PERMANNCIA.

5. No Crime Habitual em que haja sucesso de leis, deve ser aplicada a nova, ainda que mais severa, se o agente insistir em reiterar a conduta criminosa.

1.4 LEI PENAL NO ESPAO


O Cdigo Penal trata de maneira detalhada da aplicao da Lei Penal no espao e, assim, torna claro para a sociedade onde as normas definidas pelo Legislador Brasileiro sero aplicadas. A REGRA para dirimir conflitos e dvidas a utilizao do princpio da TERRITORIALIDADE, ou seja, aplica-se a lei penal aos crimes cometidos em territrio nacional. Tal preceito encontra-se no Cdigo Penal, observe:

Prof. Pedro Ivo


.

www.pontodosconcursos.com.br

15

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL ESCRIVO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO

Art. 5 - Aplica-se a lei brasileira, sem prejuzo de convenes, tratados e regras de direito internacional, ao crime cometido no territrio nacional. H excees que ocorrem quando o brasileiro pratica crime no exterior ou um estrangeiro comete delito no Brasil. Fala-se, assim, que o Cdigo Penal adotou o princpio da TERRITORIALIDADE TEMPERADA OU MITIGADA. Dito isto, vamos esmiuar a regra e as excees: 1.4.1 PRINCPIO DE TERRITORIALIDADE Em termos jurdicos, territrio o espao em que o Estado exerce sua soberania poltica. Para a sua PROVA voc no precisa saber exatamente o que compreende o territrio brasileiro, bastando apenas o conhecimento do disposto nos pargrafos 1 e 2 do artigo 5, que dispe: Art. 5 [...] 1 - Para os efeitos penais, consideram-se como extenso do territrio nacional as embarcaes e aeronaves brasileiras, de natureza pblica ou a servio do governo brasileiro onde quer que se encontrem, bem como as aeronaves e as embarcaes brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, que se achem, respectivamente, no espao areo correspondente ou em altomar. 2 - tambm aplicvel a lei brasileira aos crimes praticados a bordo de aeronaves ou embarcaes estrangeiras de propriedade privada, achando-se aquelas em pouso no territrio nacional ou em vo no espao areo correspondente, e estas em porto ou mar territorial do Brasil. Com base nos supracitados pargrafos, imagine que Tcio, brasileiro, est na Argentina e confere leses corporais graves em um Hermano. Diante de tal fato, Tcio, perseguido por policiais, corre para um navio da marinha de guerra do Brasil e o adentra. Neste caso, Tcio poder ser preso pelos policiais Argentinos? A resposta negativa, pois o navio ser considerado extenso do territrio Brasileiro e no poder ser penetrado peles policiais Argentinos. Agora outra situao... Mvio, Americano, est em um cruzeiro que passar pelas belas praias do Rio de Janeiro. Nas proximidades de Copacabana, Mvio atira em Caio. Diante desta situao, o que fazer? Mvio pode ser preso segundo as leis brasileiras?

Prof. Pedro Ivo


.

www.pontodosconcursos.com.br

16

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL ESCRIVO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO

A resposta positiva, pois, com base no pargrafo 2 do artigo 5, para crimes praticados a bordo de embarcaes privadas estrangeiras, achando-se estas em porto ou mar territorial do Brasil, aplica-se a lei brasileira. Como percebe, as regras so de fcil aplicao, mas o correto entendimento fundamental para sua PROVA. 1.4.2 PRINCPIOS QUE MITIGAM A TERRITORIALIDADE Vimos que o Cdigo Penal adota o princpio da territorialidade temperada ou mitigada por haverem excees ao princpio da territorialidade. Vamos conhec-las: 1.4.2.1 PRINCPIO DA NACIONALIDADE OU DA PERSONALIDADE Autoriza a submisso lei brasileira dos crimes praticados no estrangeiro por autor brasileiro ou contra vtima brasileira. Este princpio se subdivide em outros dois: 1 Princpio da Personalidade Ativa S se considera a nacionalidade do autor do delito, ou seja, independentemente da nacionalidade do sujeito passivo e do bem jurdico ofendido, o agente punido de acordo com a lei brasileira. Encontra-se disposto no art. 7., I, alnea d e II, b do Cdigo Penal: Art. 7 - Ficam sujeitos lei brasileira, embora cometidos no estrangeiro: I - os crimes: [...] d) de genocdio, quando o agente for brasileiro [...] II - os crimes: [...] b) praticados por brasileiro; 2 - Princpio da Personalidade Passiva Considera-se somente a nacionalidade da vtima do delito. Encontra previso no art. 7., 3, do Cdigo Penal: 3 - A lei brasileira aplica-se tambm ao crime cometido por estrangeiro contra brasileiro fora do Brasil, se, reunidas as condies previstas no pargrafo anterior:
Prof. Pedro Ivo
.

www.pontodosconcursos.com.br

17

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL ESCRIVO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO

a) no foi pedida ou foi negada a extradio; b) houve requisio do Ministro da Justia. 1.4.2.2 PRINCPIO DA DEFESA REAL OU DA PROTEO A lei penal aplicada independente da nacionalidade do bem jurdico atingido pela ao delituosa, onde quer que ela tenha sido praticada e independente da nacionalidade do agente. O Estado protege os seus interesses alm das fronteiras. Observe o preceituado no Cdigo Penal: Art. 7 - Ficam sujeitos lei brasileira, embora cometidos no estrangeiro: I - os crimes: a) contra a vida ou a liberdade do Presidente da Repblica; b) contra o patrimnio ou a f pblica da Unio, do Distrito Federal, de Estado, de Territrio, de Municpio, de empresa pblica, sociedade de economia mista, autarquia ou fundao instituda pelo Poder Pblico; c) contra a administrao pblica, por quem est a seu servio;

1.4.2.3 PRINCPIO DA JUSTIA UNIVERSAL

As leis penais devem ser aplicadas a todo e qualquer fato punvel, seja qual for a nacionalidade do agente, do bem jurdico lesado ou posto em perigo e em qualquer local onde o fato foi praticado. A lei penal deve ser aplicada a todos os homens, independentemente do local onde se encontrem. um princpio baseado na cooperao penal internacional e permite a punio, por todos os Estados, da totalidade dos crimes que forem objeto de tratados e de convenes internacionais. Fundamenta-se no dever de solidariedade na represso de certos delitos cuja punio interessa a todos os povos. Exemplos: Trfico de drogas, comrcio de seres humanos, genocdio etc. Encontra previso no art. 7, II, a, do Cdigo Penal: Art. 7 [...] [...] II - os crimes
Prof. Pedro Ivo
.

www.pontodosconcursos.com.br

18

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL ESCRIVO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO

a) que, por tratado ou conveno, o Brasil se obrigou a reprimir; 1.4.2.4 PRINCPIO DA REPRESENTAO Segundo este princpio, deve ser aplicada a lei penal brasileira aos crimes cometidos em aeronaves ou embarcaes brasileiras, mercantes ou de propriedade privada quando estiverem em territrio estrangeiro e a no sejam julgados. Est previsto no artigo 7, II, c, do Cdigo Penal: Art. 7 [...] II - os crimes [...] c) praticados em aeronaves ou embarcaes brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, quando em territrio estrangeiro e a no sejam julgados. 1.4.3 LUGAR DO CRIME At agora falamos bastante da territorialidade, mas para sabermos se um delito operou-se no territrio Nacional precisamos aprender como determinar o lugar do crime. Quando falamos sobre o tempo do crime, ou seja, o momento em que o crime cometido, tratamos de trs teorias: ATIVIDADE, RESULTADO e MISTA ou da UBIQUIDADE. Est lembrado? Naquela oportunidade, afirmamos que para definir o momento do crime adotou-se a teoria da atividade. Portanto, tem-se como praticado o crime NO MOMENTO da ATIVIDADE. Aqui, a questo saber ONDE se tem como cometido o delito. O problema o lugar (espao) e no o tempo. Devemos, mais uma vez, para solucionar qualquer conflito, recorrer s trs teorias:
TEORIA DA ATIVIDADE O CRIME COMETIDO NO LUGAR ONDE FOI PRATICADA A ATIVIDADE (CONDUTA= AO OU OMISSO). TEORIA DO RESULTADO O LUGAR DO CRIME ONDE OCORREU O RESULTADO, INDEPENDENTEMENTE DE ONDE FOI PRATICADA A CONDUTA. TEORIA MISTA (OU DA UBIQUIDADE) CONSIDERA, POR SUA VEZ, QUE O CRIME COMETIDO TANTO NO LUGAR DA ATIVIDADE QUANTO NO LUGAR DO RESULTADO.

Prof. Pedro Ivo


.

www.pontodosconcursos.com.br

19

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL ESCRIVO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO

O Cdigo Penal, ao tratar do tema, dispe: Art. 6 - Considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ao ou omisso, no todo ou em parte, bem como onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado. O Cdigo Penal adotou a TEORIA DA UBIQUIDADE, valendo ressaltar que na prpria previso do art. 6 do Cdigo Penal esta includa o lugar da tentativa, ou seja, "[...] onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado". Busca-se, com a teoria mista do lugar do delito, solucionar o problema dos conflitos negativos de competncia (Dentro do Territrio Nacional) e o problema dos crimes distncia (Brasil - Exterior), em que ao e o resultado se desenvolvem em lugares diversos. Como exemplo, podemos citar o seguinte caso: Imagine que Tcio, residente no Brasil, envia uma carta bomba para um cidado residente na Grcia (vou parar com esse negcio de citar s argentinos), cujo nome Maradona. Maradona, grego, vem a falecer em virtude da carta. Neste caso, segundo a norma penal, o lugar do crime tanto pode ser o Brasil quanto a Grcia. Ou seja, para que o Brasil seja competente na apurao e julgamento de determinada infrao penal, basta que poro dessa conduta delituosa tenha ocorrido no territrio nacional.

ATENO!!! EXISTEM ALGUMAS SITUAES PARA AS QUAIS NO SE APLICA A TEORIA DA UBIQUIDADE. A NICA QUE IMPORTA PARA A SUA PROVA DIZ RESPEITO AOS CRIMES DOLOSOS CONTRA A VIDA, OCORRIDOS NO TERRITRIO NACIONAL QUE, SEGUNDO PACFICA JURISPRUDNCIA, A FIM DE FACILITAR A INSTRUO CRIMINAL E A DESCOBERTA DA VERDADE REAL, SEGUE A TEORIA DA ATIVIDADE.

Sendo assim, imagine que Mvio atira em Caio em So Paulo. Este socorrido e levado para um hospital no Rio de Janeiro, onde vem a falecer. Temos, para este caso, a atividade em So Paulo e o resultado no Rio de Janeiro. Pela regra geral, seriam competentes tanto o Juzo do Rio quanto o de So Paulo, MAAAAAS, como neste caso estamos tratando de crime doloso contra a vida, aplica-se a teoria da ATIVIDADE e no da UBIQUIDADE, sendo competente, portanto, o Juzo de So Paulo.

Prof. Pedro Ivo


.

www.pontodosconcursos.com.br

20

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL ESCRIVO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO

1.4.4 EXTRATERRITORIALIDADE Extraterritorialidade a aplicao da legislao penal brasileira aos crimes cometidos no exterior. Conforme j tratamos, justifica-se pelo fato de o Brasil ter adotado, relativamente lei penal no espao, o princpio da territorialidade mitigada, o que autoriza, excepcionalmente, a incidncia da lei penal brasileira a crimes praticados fora do territrio nacional. A extraterritorialidade pode ser incondicionada ou condicionada e so estas duas espcies que veremos a partir de agora. Apresentarei primeiramente as regras gerais e depois colocarei o que importante em um esquema, a fim de facilitar a assimilao. Observao:
NO SE ADMITE A APLICAO DA LEI PENAL BRASILEIRA S CONTRAVENES PENAIS OCORRIDAS FORA DO TERRITRIO NACIONAL. OBSERVE O DISPOSTO NA LEI DAS CONTRAVENES PENAIS:

Art. 2 A lei brasileira s aplicvel contraveno praticada no territrio nacional.

1.4.4.1 EXTRATERRITORIALIDADE INCONDICIONADA Como o prprio nome diz, so hipteses em que a lei brasileira aplicada, independentemente de qualquer CONDIO. Encontra previso do art. 7, I do Cdigo Penal, que dispe: Art. 7 - Ficam sujeitos lei brasileira, embora cometidos no estrangeiro: I - os crimes: a) contra a vida ou a liberdade do Presidente da Repblica; b) contra o patrimnio ou a f pblica da Unio, do Distrito Federal, de Estado, de Territrio, de Municpio, de empresa pblica, sociedade de economia mista, autarquia ou fundao instituda pelo Poder Pblico; c) contra a administrao pblica, por quem est a seu servio; d) de genocdio, quando o agente for brasileiro ou domiciliado no Brasil;

Prof. Pedro Ivo


.

www.pontodosconcursos.com.br

21

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL ESCRIVO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO

1.4.4.2 EXTRATERRITORIALIDADE CONDICIONADA Relaciona-se aos crimes indicados no art. 7, II, e 3, do Cdigo Penal. Art. 7[...] II - os crimes: a) que, por tratado ou conveno, o Brasil se obrigou a reprimir; b) praticados por brasileiro; c) praticados em aeronaves ou embarcaes brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, quando em territrio estrangeiro e a no sejam julgados. 3 - A lei brasileira aplica-se tambm ao crime cometido por estrangeiro contra brasileiro fora do Brasil, se, reunidas as condies previstas no pargrafo anterior: a) no foi pedida ou foi negada a extradio; b) houve requisio do Ministro da Justia. A aplicao da lei penal brasileira aos crimes cometidos no exterior se sujeita s condies descritas no art. 7, 2, alneas a, b, c e d, e 3, do Cdigo Penal. 2 - Nos casos do inciso II, a aplicao da lei brasileira depende do concurso das seguintes condies: a) entrar o agente no territrio nacional; b) ser o fato punvel tambm no pas em que foi praticado; c) estar o crime includo entre aqueles pelos quais a lei brasileira autoriza a extradio; d) no ter sido o agente absolvido no estrangeiro ou no ter a cumprido a pena; Tratando-se de extraterritorialidade condicionada, a lei penal brasileira subsidiria em relao aos crimes praticados fora do territrio nacional, aqui j descritos. Dito tudo isto sobre a extraterritorialidade, vamos esquematizar:

Prof. Pedro Ivo


.

www.pontodosconcursos.com.br

22

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL ESCRIVO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO
HIPTESES: *CRIME CONTRA A VIDA OU A LIBERDADE DO PRESIDENTE DA REPBLICA.
*CRIME CONTRA O PATRIMNIO OU A F PBLICA DA ADMINISTRAO DIRETA OU INDIRETA.

INCONDICIONADA

*CRIME CONTRA A ADMINISTRAO PBLICA, POR QUEM EST A SEU SERVIO. *CRIME DE GENOCDIO, QUANDO O AGENTE FOR BRASILEIRO OU DOMICILIADO NO BRASIL.

CONDIES:
*NO EXISTEM O AGENTE PUNIDO PELA LEI BRASILEIRA, AINDA QUE ABSOLVIDO OU CONDENADO NO ESTRANGEIRO.

HIPTESES: EXTRATERRITORIALIDADE *CRIMES QUE, POR TRATADO OU CONVENO, O BRASIL SE OBRIGOU A REPRIMIR.
*CRIMES PRATICADOS POR BRASILEIRO. *CRIMES PRATICADOS EM AERONAVES OU EMBARCAES BRASILEIRAS, MERCANTES OU DE PROPRIEDADE PRIVADA, QUANDO EM TERRITRIO ESTRANGEIRO NO FOREM JULGADOS. *CRIMES PRATICADOS POR ESTRANGEIROS CONTRA BRASILEIROS FORA DO BRASIL, SE, REUNIDAS AS CONDIES: 1-NO FOI PEDIDA OU NEGADA A EXTRADIO; 2-HOUVE REQUISIO DO MINISTRO DA JUSTIA.

CONDICIONADA CONDIES:
*ENTRAR O AGENTE NO TERRITRIO NACIONAL *SER O FATO PUNVEL ONDE FOI PRATICADO *ESTAR O CRIME INCLUDO ENTRE AQUELES PELOS QUAIS A LEI BRASILEIRA AUTORIZA A EXTRADIO * NO TER SIDO ABSOLVIDO NO ESTRANGEIRO OU NO TER A CUMPRIDO PENA (CUMPRIMENTO PARCIAL ART. 8 DO CP) *NO TER SIDO PERDOADO NO ESTRANGEIRO OU EXTINTA A PUNIBILIDADE PELA LEI + FAVORVEL

Prof. Pedro Ivo


.

www.pontodosconcursos.com.br

23

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL ESCRIVO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO

1.5 CONSIDERAES FINAS 1.5.1 PENA CUMPRIDA NO ESTRANGEIRO Imaginemos que Tcio cometeu um crime contra a vida da presidenta Dilma em solo argentino e l foi condenado pena de seis anos de recluso, dos quais j cumpriu trs anos. Durante uma rebelio, Tcio foge e consegue chegar ao Brasil. Conforme j vimos, e quanto a isso no deve haver dvidas, a sentena estrangeira no faz coisa julgada no Brasil. Logo, o autor da infrao dever ser novamente julgado. Pensemos que Tcio foi condenado aqui no Brasil a 15 anos de recluso. O que ocorrer com aqueles trs anos j cumpridos? No valero de nada? Claro que valero. E a resposta para este questionamento est no artigo 8 do Cdigo Penal, que, com base no j conhecido princpio do ne bis in idem, dispe: Art. 8 - A pena cumprida no estrangeiro atenua a pena imposta no Brasil pelo mesmo crime, quando diversas, ou nela computada, quando idnticas. SENDO ASSIM, CONCLUMOS QUE A PENA CUMPRIDA NO ESTRANGEIRO ATENUA A PENA IMPOSTA NO BRASIL PELO MESMO CRIME, QUANDO DIVERSAS, OU NELA COMPUTADA QUANDO IDNTICAS.

1.5.2 EFICCIA DA SENTENA ESTRANGEIRA A sentena judicial proferida pelo ESTADO com base na sua soberania e confere efeitos no local em que foi decidida. Assim, regra geral, uma sentena judicial brasileira vale para o Brasil, uma sentena judicial paraguaia vale no Paraguai, e assim por diante. Contudo, existem determinadas situaes em que decises judiciais de outras naes so recepcionadas pelo estado Brasileiro atravs de sua homologao, mediante o procedimento constitucionalmente previsto, a fim de constitu-la em ttulo executivo com validade em territrio nacional. Encontramos as hipteses de possibilidade de utilizao da sentena estrangeira no art. 9 do Cdigo Penal, que leciona:

Prof. Pedro Ivo


.

www.pontodosconcursos.com.br

24

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL ESCRIVO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO

Art. 9 - A sentena estrangeira, quando a aplicao da lei brasileira produz na espcie as mesmas conseqncias, pode ser homologada no Brasil para: I - obrigar o condenado reparao do dano, a restituies e a outros efeitos civis; II - sujeit-lo a medida de segurana. Pargrafo nico - A homologao depende: a) para os efeitos previstos no inciso I, de pedido da parte interessada; b) para os outros efeitos, da existncia de tratado de extradio com o pas de cuja autoridade judiciria emanou a sentena, ou, na falta de tratado, de requisio do Ministro da Justia. Diante do que vimos at agora, responda-me: Imagine que Tcio foi condenado a determinada pena do estrangeiro. Esta sentena, seja ela qual for, pode ser homologada e utilizada pelo Brasil, nos termos do art. 9? claro que........NO!!!!! Observe que o artigo 9 s traz duas possibilidades de homologao, que so:

1. OBRIGAR O CONDENADO REPARAO DO DANO, A RESTITUIES E A OUTROS EFEITOS CIVIS. 2. SUJEIT-LO A MEDIDA DE SEGURANA.

A homologao de sentena estrangeira hoje de competncia do STJ (artigo 105, I, i, da CF). Antes da Emenda Constitucional de nmero 45/04, a competncia era do STF.

1.5.3 CONTAGEM DE PRAZO O artigo 10 do Cdigo Penal trata da contagem do PRAZO PENAL nos seguintes termos: Art. 10 - O dia do comeo inclui-se no cmputo do prazo. Contam-se os dias, os meses e os anos pelo calendrio comum. Vamos analis-lo por partes:

Prof. Pedro Ivo


.

www.pontodosconcursos.com.br

25

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL ESCRIVO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO

1. O dia do comeo inclui-se no cmputo do prazo Imaginemos que determinado indivduo preso no dia 15 de janeiro, s 23:59h, aps sua condenao a 01(UM) dia de priso. Pergunto: Quando ele ser liberado? Ele estar livre s 00:00h do dia 16, ou seja, ficar UM MINUTO preso e isto ser considerado UM DIA. Mas como assim, professor? S um minuto??? exatamente isso!!! Como o dia do comeo inclui-se no cmputo do prazo e, segundo o artigo 11 do Cdigo Penal, no h que se falar em fraes de dia, teremos 1 minuto valendo 24 horas. Observe o disposto no citado art. 11 do CP: Art. 11 - Desprezam-se, nas penas privativas de liberdade e nas restritivas de direitos, as fraes de dia, e, na pena de multa, as fraes de cruzeiro. (leia-se real). (grifo nosso)

PARA CLCULOS EM PROVA, IMPORTANTE OBSERVAR A SEGUINTE REGRA: SEMPRE DEVE SER CONSIDERADA NA OPERAO A DIMINUIO DE UM DIA EM RAZO DE SER COMPUTADO O DIA DO COMEO. DESTA FORMA, SE A PENA DE UM ANO E TEVE INCIO EM 20 DE SETEMBRO DE 2009, ESTAR INTEGRALMENTE CUMPRIDA EM 19 DE SETEMBRO DE 2010.

2. Contam-se os dias, os meses e os anos pelo calendrio comum No prazo penal, os dias, os meses e os anos so contados de acordo com o calendrio comum, tambm chamado de gregoriano. Os meses so calculados com o nmero de dias caractersticos de cada um deles, e no como um perodo de 30 dias. Assim, se um indivduo preso por um ms em 10 fevereiro, quando ser solto? Em 9 de maro. E se for preso em 10 de maro? Ser liberado em 9 de abril. Bem fcil, concorda?! Para finalizar este tpico, faz-se necessrio tecer um importante comentrio: O prazo sempre ter natureza penal quando guardar pertinncia com o jus puniendi, ou seja, a pretenso punitiva do Estado. o caso, por exemplo, da prescrio e da decadncia. Como a sua ocorrncia importa na extino da punibilidade, est relacionada com a
Prof. Pedro Ivo
.

www.pontodosconcursos.com.br

26

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL ESCRIVO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO

contagem de prazo penal que difere do prazo processual, definido no Cdigo de Processo Penal e que, obviamente, no importa para a sua PROVA. 1.5.4 LEGISLAO ESPECIAL Segundo o Cdigo Penal: Art. 12 - As regras gerais deste Cdigo aplicam-se aos fatos incriminados por lei especial, se esta no dispuser de modo diverso. As regras gerais do Cdigo Penal devem ser aplicadas s leis especiais quando estas no tratarem de modo diverso. Assim, as regras gerais do CP tm carter subsidirio. Sero elas aplicadas quando a legislao especial no dispuser de forma diversa. ************************************************************ Companheiros de estudos,

Chegamos ao final de nossa primeira aula e agora hora de consolidar os conceitos aqui aprendidos. Como disse, este tema questo quase certa em sua prova e, portanto, no deixe pontos pendentes. Releia o Cdigo Penal do artigo 1 ao 12 e pratique com os exerccios.

Abraos e bons estudos,

Pedro Ivo

O xito na vida no se mede pelo que voc conquistou, mas sim pelas dificuldades que superou no caminho.
Abraham Lincoln
Prof. Pedro Ivo
.

www.pontodosconcursos.com.br

27

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL ESCRIVO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO

PRINCIPAIS ARTIGOS TRATADOS NA AULA

DA APLICAO DA LEI PENAL Lei penal no tempo Art. 2 - Ningum pode ser punido por fato que lei posterior deixa de considerar crime, cessando em virtude dela a execuo e os efeitos penais da sentena condenatria. Pargrafo nico - A lei posterior, que de qualquer modo favorecer o agente, aplica-se aos fatos anteriores, ainda que decididos por sentena condenatria transitada em julgado. Lei excepcional ou temporria Art. 3 - A lei excepcional ou temporria, embora decorrido o perodo de sua durao ou cessadas as circunstncias que a determinaram, aplica-se ao fato praticado durante sua vigncia. Tempo do crime Art. 4 - Considera-se praticado o crime no momento da ao ou omisso, ainda que outro seja o momento do resultado. Territorialidade Art. 5 - Aplica-se a lei brasileira, sem prejuzo de convenes, tratados e regras de direito internacional, ao crime cometido no territrio nacional. 1 - Para os efeitos penais, consideram-se como extenso do territrio nacional as embarcaes e aeronaves brasileiras, de natureza pblica ou a servio do governo brasileiro onde quer que se encontrem, bem como as aeronaves e as embarcaes brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, que se achem, respectivamente, no espao areo correspondente ou em altomar. 2 - tambm aplicvel a lei brasileira aos crimes praticados a bordo de aeronaves ou embarcaes estrangeiras de propriedade privada, achandose aquelas em pouso no territrio nacional ou em vo no espao areo correspondente, e estas em porto ou mar territorial do Brasil. Lugar do crime Art. 6 - Considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ao ou omisso, no todo ou em parte, bem como onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado. Extraterritorialidade Art. 7 - Ficam sujeitos lei brasileira, embora cometidos no estrangeiro: I - os crimes: a) contra a vida ou a liberdade do Presidente da Repblica;
Prof. Pedro Ivo
.

www.pontodosconcursos.com.br

28

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL ESCRIVO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO

b) contra o patrimnio ou a f pblica da Unio, do Distrito Federal, de Estado, de Territrio, de Municpio, de empresa pblica, sociedade de economia mista, autarquia ou fundao instituda pelo Poder Pblico; c) contra a administrao pblica, por quem est a seu servio; d) de genocdio, quando o agente for brasileiro ou domiciliado no Brasil; II - os crimes: a) que, por tratado ou conveno, o Brasil se obrigou a reprimir; b) praticados por brasileiro; c) praticados em aeronaves ou embarcaes brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, quando em territrio estrangeiro e a no sejam julgados. 1 - Nos casos do inciso I, o agente punido segundo a lei brasileira, ainda que absolvido ou condenado no estrangeiro. 2 - Nos casos do inciso II, a aplicao da lei brasileira depende do concurso das seguintes condies: a) entrar o agente no territrio nacional; b) ser o fato punvel tambm no pas em que foi praticado; c) estar o crime includo entre aqueles pelos quais a lei brasileira autoriza a extradio; d) no ter sido o agente absolvido no estrangeiro ou no ter a cumprido a pena; e) no ter sido o agente perdoado no estrangeiro ou, por outro motivo, no estar extinta a punibilidade, segundo a lei mais favorvel. 3 - A lei brasileira aplica-se tambm ao crime cometido por estrangeiro contra brasileiro fora do Brasil, se, reunidas as condies previstas no pargrafo anterior: a) no foi pedida ou foi negada a extradio; b) houve requisio do Ministro da Justia. Pena cumprida no estrangeiro Art. 8 - A pena cumprida no estrangeiro atenua a pena imposta no Brasil pelo mesmo crime, quando diversas, ou nela computada, quando idnticas. Contagem de prazo Art. 10 - O dia do comeo inclui-se no cmputo do prazo. Contam-se os dias, os meses e os anos pelo calendrio comum.

Prof. Pedro Ivo


.

www.pontodosconcursos.com.br

29

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL ESCRIVO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO

PONTOS PRINCIPAIS TRATADOS NA AULA


DA APLICAO DA LEI PENAL

01) Princpio da legalidade (reserva legal): no h crime sem lei que o defina; no h pena sem cominao legal. (AULA 00) 02) Princpio da anterioridade: no h crime sem lei anterior que o defina; no h pena sem prvia imposio legal. (AULA 00) Eficcia Temporal da Lei Penal 03) Tempo do crime: Tempo do crime o momento em que ele se considera cometido. 04) Teoria da atividade (art.4): Atende-se ao momento da prtica da ao (ao ou omisso); Considera-se praticado o crime no momento da ao ou omisso, ainda que seja outro o momento do resultado. a teoria adotada pelo CP. 05) Teoria do resultado: Considera o tempo do crime o momento da produo do resultado. 06) Teoria mista (ubiquidade): Considera o momento da ao ou do resultado. Eficcia da Lei Penal no Espao 07) Princpio da territorialidade: A lei penal s tem aplicao no territrio do Estado que a determinou, sem atender nacionalidade do sujeito ativo do delito ou do titular do bem jurdico lesado. 08) Princpio da nacionalidade: A lei penal do Estado aplicvel a seus cidados onde quer que se encontrem; divide-se em: a) Princpio da nacionalidade ativa (aplica-se a lei nacional ao cidado que comete crime no estrangeiro, independentemente da nacionalidade do sujeito passivo); b) Princpio da personalidade passiva (exige que o fato praticado pelo nacional no estrangeiro atinja um bem jurdico do seu prprio Estado ou de um co-cidado). 09) Princpio da defesa: Leva em conta a nacionalidade do bem jurdico lesado pelo crime, independentemente do local de sua prtica ou da nacionalidade do sujeito ativo. 10) Princpio da justia penal universal: Preconiza o poder de cada Estado de punir qualquer crime, seja qual for a nacionalidade do delinqente e da vtima ou o Prof. Pedro Ivo
.

www.pontodosconcursos.com.br

30

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL ESCRIVO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO local de sua prtica. 11) Princpio da representao: Nos seus termos, a lei penal de determinado pas tambm aplicvel aos delitos cometidos em aeronaves e embarcaes privadas, quando realizados no estrangeiro a a no venham a ser julgados. * O CP adotou o princpio da territorialidade como regra; os outros como exceo. 12) Lugar do crime: Lugar do crime o lugar onde ele se considera praticado. 13) Teoria da atividade: De acordo com ela, considerado lugar do crime aquele em que o agente desenvolveu a atividade criminosa, onde praticou os atos executrios. 14) Teoria do resultado: O local do crime o lugar da produo do resultado. 15) Teoria da ubiquidade (art. 6, CP): Nos termos dela, lugar do crime aquele em que se realizou qualquer dos momentos do iter criminis, seja da prtica dos atos executrios, seja da consumao. a teoria adotada pelo Cdigo Penal. 16) Extraterritorialidade: ressalva a possibilidade de renncia de jurisdio do Estado, mediante convenes, tratados e regras de direito internacional; o art. 7 prev uma srie de casos em que a lei penal brasileira tem aplicao a delitos praticados no estrangeiro. No esquea de rever o citado artigo. Disposies Finais do Ttulo I da Parte Geral 17) Contagem de prazo: O art. 10 do CP estabelece regras a respeito. Determina a primeira regra que o dia do comeo inclui-se no cmputo do prazo; J a segunda determina que no prazo penal, os dias, os meses e os anos so contados de acordo com o calendrio comum, tambm chamado de gregoriano. Os meses so calculados com o nmero de dias caractersticos de cada um deles, e no como um perodo de 30 dias.

PARA CLCULOS EM PROVA, IMPORTANTE OBSERVAR A SEGUINTE REGRA: SEMPRE DEVE SER CONSIDERADA NA OPERAO A DIMINUIO DE UM DIA EM RAZO DE SER COMPUTADO O DIA DO COMEO. DESTA FORMA, SE A PENA DE UM ANO E TEVE INCIO EM 20 DE SETEMBRO DE 2009, ESTAR INTEGRALMENTE CUMPRIDA EM 19 DE SETEMBRO DE 2010.

18) Fraes no computveis da pena: Desprezam-se, nas penas privativas de liberdade e nas restritivas de direito, as fraes de dias e, na pena de multa, as Prof. Pedro Ivo
.

www.pontodosconcursos.com.br

31

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL ESCRIVO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO fraes de cruzeiro (art. 11). 19) Legislao especial: As regras gerais do CP so aplicveis aos fatos incriminados por lei especial, se esta no dispe de modo diverso; regras gerais do Cdigo so as normas no incriminadoras, permissivas ou complementares, previstas na Parte Geral ou Especial (art. 12).

Prof. Pedro Ivo


.

www.pontodosconcursos.com.br

32

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL ESCRIVO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO

EXERCCIOS
1. (CESPE / Analista - TJ-ES / 2011) Uma das funes do princpio da legalidade refere-se proibio de se realizar incriminaes vagas e indeterminadas, visto que, no preceito primrio do tipo penal incriminador, obrigatria a existncia de definio precisa da conduta proibida ou imposta, sendo vedada, com base em tal princpio, a criao de tipos que contenham conceitos vagos e imprecisos. GABARITO: CERTA COMENTRIOS: Conforme observa Bittencourt "Em termos de sanes criminais so inadmissveis, pelo princpio da legalidade, expresses vagas, equvocas ou ambguas." 2. (CESPE / Analista - TJ-ES / 2011) Considere que um indivduo pratique dois crimes, em continuidade delitiva, sob a vigncia de uma lei, e, aps a entrada em vigor de outra lei, que passe a consider-los hediondos, ele pratique mais trs crimes em continuidade delitiva. Nessa situao, de acordo com o Cdigo Penal, aplicar-se- a toda a sequncia de crimes a lei anterior, por ser mais benfica ao agente. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: Apesar de a questo tratar do Cdigo Penal, devemos buscar a resposta na smula 711 do STF: A lei penal mais grave aplica-se ao crime continuado ou ao crime permanente, se a sua vigncia anterior cessao da continuidade ou da permanncia. 3. (CESPE / Analista Judicirio - TRE-ES / 2011) A lei penal que beneficia o agente no apenas retroage para alcanar o fato praticado antes de sua entrada em vigor, como tambm, embora revogada, continua a reger o fato ocorrido ao tempo de sua vigncia. GABARITO: CERTA COMENTRIOS: Como vimos na aula a lei mais benfica retroativa e ultrativa. 4. (CESPE / Analista Judicirio - TRE-ES / 2011) Lugar do crime, para os efeitos de incidncia da lei penal brasileira, aquele onde foi praticada a ao ou omisso, no todo ou em parte, bem como aquele onde se produziu ou, no caso da tentativa, teria sido produzido o resultado.
Prof. Pedro Ivo
.

www.pontodosconcursos.com.br

33

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL ESCRIVO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO

GABARITO: CERTA COMENTRIOS: Segundo o art. 6 do Cdigo Penal, considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ao ou omisso, no todo ou em parte, bem como onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado. 5. (CESPE / Analista - STM / 2011) O direito penal brasileiro adotou expressamente a teoria absoluta de territorialidade quanto aplicao da lei penal, adotando a exclusividade da lei brasileira e no reconhecendo a validez da lei penal de outro Estado. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: O legislador brasileiro adotou a teoria da territorialidade temperada. 6. (CESPE / Tcnico - ABIN / 2010) Dado o reconhecimento, na CF, do princpio da retroatividade da lei penal mais benfica como garantia fundamental, o advento de lei penal mais favorvel ao acusado impe sua imediata aplicao, mesmo aps o trnsito em julgado da condenao. Todavia, a verificao da lex mitior, no confronto de leis, feita in concreto, cabendo, conforme a situao, retroatividade da regra nova ou ultra-atividade da norma antiga GABARITO: CERTA COMENTRIOS: A aplicao do direito penal brasileiro regida pelo princpio tempus regit actum, de acordo com o qual deve ser aplicada a lei vigente poca da conduta criminosa. No entanto, caso uma lei mais benfica (lex mitior) ao acusado de um crime entre em vigncia aps a realizao da conduta, essa lei posterior dever ser aplicada, excetuando-se a regra geral. 7. (CESPE / Promotor - MPE-SE / 2010) De acordo com a lei penal brasileira, o territrio nacional estende-se a embarcaes e aeronaves brasileiras de natureza pblica ou a servio do governo brasileiro, onde quer que se encontrem. GABARITO: CERTA COMENTRIOS: Esta em conformidade com o disposto no pargrafo 1 do art. 5 do CP.

Prof. Pedro Ivo


.

www.pontodosconcursos.com.br

34

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL ESCRIVO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO

8. (CESPE / Analista - TRE-MT / 2010) A lei excepcional ou temporria aplica-se aos fatos praticados durante a sua vigncia, salvo quando decorrido o perodo de sua durao ou cessadas as circunstncias que a determinaram. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: A lei excepcional ou temporria aplica-se aos fatos praticados durante a sua vigncia, MESMO quando decorrido o perodo de sua durao ou cessadas as circunstncias que a determinaram. 9. (CESPE / Analista - TRE-MT / 2010) Com relao ao lugar do crime, aplica-se a teoria da atividade, considerando-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ao ou omisso, no onde se produziu ou deveria se produzir o resultado. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: Como vimos, aplica-se a teoria da UBIQUIDADE. 10. (CESPE / DETRAN-DF / 2009) A lei penal admite interpretao analgica, recurso que permite a ampliao do contedo da lei penal, atravs da indicao de frmula genrica pelo legislador. GABARITO: CERTA COMENTRIOS: A analogia admitida em nosso ordenamento jurdico quando utilizada a favor do ru. Entretanto, a banca no especfica e simplesmente afirma que a interpretao analgica cabvel. Para esse tipo de questo, deve-se partir do pressuposto que a cobrana no sentido de verificar se o candidato sabe que h alguma hiptese existente para a qual cabvel o questionado. Como, no caso em tela, trata-se da interpretao analgica e esta tem ao menos uma hiptese de cabimento (a favor do ru) a assertiva est correta. 11. (CESPE / DETRAN-DF / 2009) O princpio da legalidade veda o uso da analogia in malam partem, e a criao de crimes e penas pelos costumes. GABARITO: CERTA COMENTRIOS: A questo est perfeita, pois a analogia in malan partem no admitida em nosso ordenamento jurdico.

Prof. Pedro Ivo


.

www.pontodosconcursos.com.br

35

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL ESCRIVO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO

No que respeito aos costumes, embora estes possam de forma mediata influenciar no direito penal, no possuem a fora de definir crimes e criar penas. 12. (CESPE / OAB-SP / 2008) Ningum pode ser punido por fato que lei posterior deixa de considerar crime, cessando em virtude dela a execuo e os efeitos penais e civis da sentena condenatria. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: Essa questo, embora fcil, derruba aqueles candidatos apressados que ao lerem a primeira linha da assertiva j acreditam saber a resposta. Perceba que a assertiva praticamente reproduz o art. 2 do Cdigo Penal, todavia acrescenta os efeitos civis como tambm cessando em virtude da abolitio criminis. Tal afirmao est incorreta, pois os efeitos civis permanecem operando-se somente a extino da punibilidade. 13. (CESPE / OAB-SP / 2008) Considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ao ou omisso, no todo ou em parte, bem como onde se produziu o resultado, sendo irrelevante o local onde deveria produzir-se o resultado. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: O art. 6 do Cdigo Penal, ao definir o LOCAL do crime, deixa claro a relevncia jurdica do local onde deveria produzir-se o resultado. Observe: Art. 6 - Considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ao ou omisso, no todo ou em parte, bem como onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado. 14. (CESPE / OAB-SP / 2008) A lei excepcional ou temporria, embora tenha decorrido o perodo de sua durao ou cessadas as circunstncias que a determinaram, aplica-se ao fato praticado durante a sua vigncia. GABARITO: CERTA COMENTRIOS: A questo est perfeita, pois cita a caracterstica particular e necessria das leis excepcionais e temporrias.

Prof. Pedro Ivo


.

www.pontodosconcursos.com.br

36

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL ESCRIVO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO

Como vimos, para essas duas espcies, opera-se a ultratividade, ou seja, basta que o fato tenha sido praticado na vigncia da lei para que a norma seja aplicada, no importando qualquer revogao ou atenuao posterior. 15. (CESPE / OAB-SP / 2008) Considera-se praticado o crime no momento da produo do resultado. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: Ao tratar do tempo do crime o legislador penal achou por bem aplicar a teoria da ATIVIDADE. Segundo esta corrente terica, considerase praticado o crime no momento da ao ou omisso, ainda que outro seja o momento do resultado. Como a assertiva enuncia a teoria do RESULTADO, est incorreta. 16. (CESPE / MPE-RR / 2008) A lei temporria, aps decorrido o perodo de sua durao, no se aplica mais nem aos fatos praticados durante sua vigncia nem aos posteriores. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: Contraria o art. 3 do Cdigo Penal segundo o qual: Art. 3 - A lei excepcional ou temporria, embora decorrido o perodo de sua durao ou cessadas as circunstncias que a determinaram, aplica-se ao fato praticado durante sua vigncia. 17. (CESPE / MPE-RR / 2008) Aplica-se a lei penal brasileira aos crimes praticados a bordo de aeronaves ou embarcaes estrangeiras de propriedade privada que estejam em territrio nacional. GABARITO: CERTA COMENTRIOS: A questo est correta, pois, segundo o art. 5, pargrafo 2 do Cdigo Penal, tambm aplicvel a lei brasileira aos crimes praticados a bordo de aeronaves ou embarcaes estrangeiras de propriedade privada, achando-se aquelas em pouso no territrio nacional ou em vo no espao areo correspondente, e estas em porto ou mar territorial do Brasil. 18. (CESPE / TJ-DFT / 2008) Considere a seguinte situao hipottica. Entrou em vigor, no dia 1./1/2008, lei temporria que vigoraria at o dia 1./2/2008, na qual se preceituou que o aborto, em qualquer de suas modalidades, nesse perodo, no seria crime. Nessa situao, se
Prof. Pedro Ivo
.

www.pontodosconcursos.com.br

37

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL ESCRIVO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO

Ktia praticou aborto voluntrio no dia 20/1/2008, mas somente veio a ser denunciada no dia 3/2/2008, no se aplica a lei temporria, mas sim a lei em vigor ao tempo da denncia. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: A situao descrita a seguinte:
01/01/2008 20/01/2008 01/02/2008 03/02/2008

No caso em tela fica claro que o aborto foi cometido na vigncia da lei e, portanto, em nada importa o dia da denncia. As leis temporrias e excepcionais aplicam-se aos fatos ocorridos na sua vigncia operando-se a ultratividade penal. 19. (CESPE / TJ-DFT / 2008) Aplica-se a lei penal brasileira ao crime praticado a bordo de aeronave estrangeira de propriedade privada, em vo no espao areo brasileiro. GABARITO: CERTA COMENTRIOS: Conforme j visto, tanto as embarcaes quanto as aeronaves estrangeiras de propriedade privada, no espao brasileiro (seja este martimo ou areo), estaro sujeitas lei penal brasileira. 20. (CESPE / TCM-GO / 2007) aplicado o princpio real ou o princpio da proteo aos crimes praticados em pas estrangeiro contra a administrao pblica por quem estiver a seu servio. A lei brasileira, no entanto, deixar de ser aplicada quando o agente for absolvido ou condenado no exterior.

Prof. Pedro Ivo


.

www.pontodosconcursos.com.br

38

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL ESCRIVO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO

GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: Segundo o citado princpio a lei penal aplicada independente da nacionalidade do bem jurdico atingido pela ao delituosa, onde quer que ela tenha sido praticada e independente da nacionalidade do agente. O Estado protege os seus interesses alm fronteiras. 21. (CESPE / Auditor-ES / 2008) Lei posterior que, de qualquer modo, favorea o ru aplica-se a fatos anteriores, ainda que tais fatos j tenham sido julgados por sentena penal condenatria transitada em julgado. GABARITO: CERTA COMENTRIOS: A assertiva reproduz o pargrafo nico do art. 2 do Cdigo Penal que dispe: Pargrafo nico - A lei posterior, que de qualquer modo favorecer o agente, aplica-se aos fatos anteriores, ainda que decididos por sentena condenatria transitada em julgado. 22. (CESPE / PC-TO / 2008) Considere que um indivduo seja preso pela prtica de determinado crime e, j na fase da execuo penal, uma nova lei torne mais branda a pena para aquele delito. Nessa situao, o indivduo cumprir a pena imposta na legislao anterior, em face do princpio da irretroatividade da lei penal. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: A regra quanto ao direito penal realmente a irretroatividade da lei penal. Todavia tal regra excetuada nas situaes em que lei nova favorece o ru. Consequentemente, incorreta a assertiva. 23. (CESPE / PC-TO / 2008) Na hiptese de o agente iniciar a prtica de um crime permanente sob a vigncia de uma lei, vindo o delito a se prolongar no tempo at a entrada em vigor de nova legislao, aplicase a ltima lei, mesmo que seja a mais severa. GABARITO: CERTA COMENTRIOS: No caso dos crimes permanentes, conforme a smula 711 do STF:

Prof. Pedro Ivo


.

www.pontodosconcursos.com.br

39

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL ESCRIVO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO

A LEI PENAL MAIS GRAVE APLICA-SE AO CRIME CONTINUADO OU AO CRIME PERMANENTE, SE A SUA VIGNCIA ANTERIOR CESSAO DA CONTINUIDADE OU DA PERMANNCIA. Diante do exposto, fica claro que se uma lei mais grave entra em vigor durante a permanncia, mesmo que mais severa, esta ser aplicada. 24. (CESPE / Fiscal de Tributos / 2008) A hierarquia entre a Constituio e o direito penal ocorre na medida em que as disposies deste somente valem e obrigam quando se prestem realizao dos fins constitucionais e prestigiem valores socialmente relevantes, que se prestam ao fim de possibilitar a convivncia social, assegurar nveis mnimos, tolerveis, de violncia, por meio da preveno e represso de ataques a bens jurdicos constitucionalmente relevantes. GABARITO: CERTA COMENTRIOS: A questo trata, predominantemente, do fato de o Cdigo Penal estar sujeito as normas constitucionais e do princpio da interveno mnima segundo o qual o direito penal s deve interferir em bens juridicamente relevantes. 25. (CESPE / Fiscal de Tributos / 2008) O princpio da estrita legalidade ou da reserva legal e o da irretroatividade da lei penal controlam o exerccio do direito estatal de punir, ao afirmarem que no h crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prvia cominao legal. GABARITO: CERTA COMENTRIOS: Nesta questo a banca se refere ao art. 1 do Cdigo Penal: Art. 1 - No h crime sem lei anterior que o defina. No h pena sem prvia cominao legal. Segundo a supracitada norma o Estado est estritamente sujeito legislao penal na aplicao do seu poder de punir. Obviamente que tal fato limita a atuao do agente pblico e refora o princpio constitucional da legalidade.

26. (CESPE / Fiscal de Tributos / 2008) O princpio da anterioridade, no direito penal, probe que uma lei penal seja aplicada a um delito
Prof. Pedro Ivo
.

www.pontodosconcursos.com.br

40

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL ESCRIVO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO

cometido menos de um ano aps a publicao da norma incriminadora que passou a prever o fato como criminoso. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: Nesta questo a criatividade do examinador foi grande. Vamos analisar: Na legislao brasileira, o princpio da anterioridade penal est previsto no Art.5, XXXIX da Constituio Federal, e no Art.1 do Cdigo Penal. Segundo o princpio da anterioridade, em concomitncia com o da legalidade, no h crime sem lei anterior que o defina nem pena sem prvia cominao legal. Perceba, portanto, que a definio apresentada pela banca para o princpio da anterioridade penal est completamente errada, portanto, incorreta a assertiva. 27. (CESPE / TCM-GO / 2007) Quando lei nova que muda a natureza da pena, cominando pena pecuniria para o mesmo fato que, na vigncia da lei anterior, era punido por meio de pena de deteno, no se aplica o princpio da retroatividade da lei mais benigna. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: A pena privativa de liberdade considerada a mais rgida das penas. Deste modo, como a pena pecuniria mais branda, aplica-se o princpio da retroatividade da lei mais benigna. 28. (CESPE / Defensor Pblico-AL / 2003) A lei penal mais benfica retroativa e ultrativa, enquanto a mais severa no tem extratividade. GABARITO: CERTA COMENTRIOS: A assertiva est perfeita. A norma penal mais severa no retroativa e nem ultrativa, logo no possui qualquer extratividade. Diferentemente, a lei penal mais benfica excepciona a regra da irretroatividade penal cabendo a retroatividade e a ultratividade. 29. (CESPE / Defensor Pblico-AL / 2003) A lei posterior, que de qualquer modo favorea o agente, aplicar-se- aos fatos anteriores, decididos por sentena condenatria, desde que em trmite recurso interposto pela defesa. GABARITO: ERRADA
Prof. Pedro Ivo
.

www.pontodosconcursos.com.br

41

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL ESCRIVO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO

COMENTRIOS: No caso de lei mais benfica no h necessidade da interposio de qualquer forma de recurso cabendo a auto-aplicao da nova norma. 30. (CESPE / Defensor Pblico-AL / 2003) A lei penal excepcional ou temporria aplicar-se- aos fatos ocorridos durante o perodo de sua vigncia, desde que no tenha sido revogada. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: Mais uma sobre o tema (O CESPE ADORA!!!). Como j tratamos exaustivamente, no caso das leis temporrias e excepcionais NO IMPORTA se ocorreu ou no revogao, cabendo sempre a ultratividade. 31. (CESPE / Defensor Pblico-AL / 2003) Pertinentes eficcia da lei penal no espao, destacam-se os princpios da territorialidade, personalidade, competncia real, justia universal e representao. GABARITO: CERTA COMENTRIOS: Como vimos em nossa aula, a assertiva apresenta os quatro princpios que atenuam a territorialidade.

Prof. Pedro Ivo


.

www.pontodosconcursos.com.br

42

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL ESCRIVO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO

LISTA DOS EXERCCIOS APRESENTADOS


1. (CESPE / Analista - TJ-ES / 2011) Uma das funes do princpio da legalidade refere-se proibio de se realizar incriminaes vagas e indeterminadas, visto que, no preceito primrio do tipo penal incriminador, obrigatria a existncia de definio precisa da conduta proibida ou imposta, sendo vedada, com base em tal princpio, a criao de tipos que contenham conceitos vagos e imprecisos. 2. (CESPE / Analista - TJ-ES / 2011) Considere que um indivduo pratique dois crimes, em continuidade delitiva, sob a vigncia de uma lei, e, aps a entrada em vigor de outra lei, que passe a consider-los hediondos, ele pratique mais trs crimes em continuidade delitiva. Nessa situao, de acordo com o Cdigo Penal, aplicar-se- a toda a sequncia de crimes a lei anterior, por ser mais benfica ao agente. 3. (CESPE / Analista Judicirio - TRE-ES / 2011) A lei penal que beneficia o agente no apenas retroage para alcanar o fato praticado antes de sua entrada em vigor, como tambm, embora revogada, continua a reger o fato ocorrido ao tempo de sua vigncia. 4. (CESPE / Analista Judicirio - TRE-ES / 2011) Lugar do crime, para os efeitos de incidncia da lei penal brasileira, aquele onde foi praticada a ao ou omisso, no todo ou em parte, bem como aquele onde se produziu ou, no caso da tentativa, teria sido produzido o resultado. 5. (CESPE / Analista - STM / 2011) O direito penal brasileiro adotou expressamente a teoria absoluta de territorialidade quanto aplicao da lei penal, adotando a exclusividade da lei brasileira e no reconhecendo a validez da lei penal de outro Estado. 6. (CESPE / Tcnico - ABIN / 2010) Dado o reconhecimento, na CF, do princpio da retroatividade da lei penal mais benfica como garantia fundamental, o advento de lei penal mais favorvel ao acusado impe sua imediata aplicao, mesmo aps o trnsito em julgado da condenao. Todavia, a verificao da lex mitior, no confronto de leis, feita in concreto, cabendo, conforme a situao, retroatividade da regra nova ou ultra-atividade da norma antiga 7. (CESPE / Promotor - MPE-SE / 2010) De acordo com a lei penal brasileira, o territrio nacional estende-se a embarcaes e aeronaves
Prof. Pedro Ivo
.

www.pontodosconcursos.com.br

43

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL ESCRIVO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO

brasileiras de natureza pblica ou a servio do governo brasileiro, onde quer que se encontrem. 8. (CESPE / Analista - TRE-MT / 2010) A lei excepcional ou temporria aplica-se aos fatos praticados durante a sua vigncia, salvo quando decorrido o perodo de sua durao ou cessadas as circunstncias que a determinaram. 9. (CESPE / Analista - TRE-MT / 2010) Com relao ao lugar do crime, aplica-se a teoria da atividade, considerando-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ao ou omisso, no onde se produziu ou deveria se produzir o resultado. 10. (CESPE / DETRAN-DF / 2009) A lei penal admite interpretao analgica, recurso que permite a ampliao do contedo da lei penal, atravs da indicao de frmula genrica pelo legislador. 11. (CESPE / DETRAN-DF / 2009) O princpio da legalidade veda o uso da analogia in malam partem, e a criao de crimes e penas pelos costumes. 12. (CESPE / OAB-SP / 2008) Ningum pode ser punido por fato que lei posterior deixa de considerar crime, cessando em virtude dela a execuo e os efeitos penais e civis da sentena condenatria. 13. (CESPE / OAB-SP / 2008) Considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ao ou omisso, no todo ou em parte, bem como onde se produziu o resultado, sendo irrelevante o local onde deveria produzir-se o resultado. 14. (CESPE / OAB-SP / 2008) A lei excepcional ou temporria, embora tenha decorrido o perodo de sua durao ou cessadas as circunstncias que a determinaram, aplica-se ao fato praticado durante a sua vigncia. 15. (CESPE / OAB-SP / 2008) Considera-se praticado o crime no momento da produo do resultado. 16. (CESPE / MPE-RR / 2008) A lei temporria, aps decorrido o perodo de sua durao, no se aplica mais nem aos fatos praticados durante sua vigncia nem aos posteriores.
Prof. Pedro Ivo
.

www.pontodosconcursos.com.br

44

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL ESCRIVO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO

17. (CESPE / MPE-RR / 2008) Aplica-se a lei penal brasileira aos crimes praticados a bordo de aeronaves ou embarcaes estrangeiras de propriedade privada que estejam em territrio nacional. 18. (CESPE / TJ-DFT / 2008) Considere a seguinte situao hipottica. Entrou em vigor, no dia 1./1/2008, lei temporria que vigoraria at o dia 1./2/2008, na qual se preceituou que o aborto, em qualquer de suas modalidades, nesse perodo, no seria crime. Nessa situao, se Ktia praticou aborto voluntrio no dia 20/1/2008, mas somente veio a ser denunciada no dia 3/2/2008, no se aplica a lei temporria, mas sim a lei em vigor ao tempo da denncia. 19. (CESPE / TJ-DFT / 2008) Aplica-se a lei penal brasileira ao crime praticado a bordo de aeronave estrangeira de propriedade privada, em vo no espao areo brasileiro. 20. (CESPE / TCM-GO / 2007) aplicado o princpio real ou o princpio da proteo aos crimes praticados em pas estrangeiro contra a administrao pblica por quem estiver a seu servio. A lei brasileira, no entanto, deixar de ser aplicada quando o agente for absolvido ou condenado no exterior. 21. (CESPE / Auditor-ES / 2008) Lei posterior que, de qualquer modo, favorea o ru aplica-se a fatos anteriores, ainda que tais fatos j tenham sido julgados por sentena penal condenatria transitada em julgado. 22. (CESPE / PC-TO / 2008) Considere que um indivduo seja preso pela prtica de determinado crime e, j na fase da execuo penal, uma nova lei torne mais branda a pena para aquele delito. Nessa situao, o indivduo cumprir a pena imposta na legislao anterior, em face do princpio da irretroatividade da lei penal. 23. (CESPE / PC-TO / 2008) Na hiptese de o agente iniciar a prtica de um crime permanente sob a vigncia de uma lei, vindo o delito a se prolongar no tempo at a entrada em vigor de nova legislao, aplicase a ltima lei, mesmo que seja a mais severa. 24. (CESPE / Fiscal de Tributos / 2008) A hierarquia entre a Constituio e o direito penal ocorre na medida em que as disposies deste somente valem e obrigam quando se prestem realizao dos
Prof. Pedro Ivo
.

www.pontodosconcursos.com.br

45

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL ESCRIVO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO

fins constitucionais e prestigiem valores socialmente relevantes, que se prestam ao fim de possibilitar a convivncia social, assegurar nveis mnimos, tolerveis, de violncia, por meio da preveno e represso de ataques a bens jurdicos constitucionalmente relevantes. 25. (CESPE / Fiscal de Tributos / 2008) O princpio da estrita legalidade ou da reserva legal e o da irretroatividade da lei penal controlam o exerccio do direito estatal de punir, ao afirmarem que no h crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prvia cominao legal. 26. (CESPE / Fiscal de Tributos / 2008) O princpio da anterioridade, no direito penal, probe que uma lei penal seja aplicada a um delito cometido menos de um ano aps a publicao da norma incriminadora que passou a prever o fato como criminoso. 27. (CESPE / TCM-GO / 2007) Quando lei nova que muda a natureza da pena, cominando pena pecuniria para o mesmo fato que, na vigncia da lei anterior, era punido por meio de pena de deteno, no se aplica o princpio da retroatividade da lei mais benigna. 28. (CESPE / Defensor Pblico-AL / 2003) A lei penal mais benfica retroativa e ultrativa, enquanto a mais severa no tem extratividade. 29. (CESPE / Defensor Pblico-AL / 2003) A lei posterior, que de qualquer modo favorea o agente, aplicar-se- aos fatos anteriores, decididos por sentena condenatria, desde que em trmite recurso interposto pela defesa. 30. (CESPE / Defensor Pblico-AL / 2003) A lei penal excepcional ou temporria aplicar-se- aos fatos ocorridos durante o perodo de sua vigncia, desde que no tenha sido revogada. 31. (CESPE / Defensor Pblico-AL / 2003) Pertinentes eficcia da lei penal no espao, destacam-se os princpios da territorialidade, personalidade, competncia real, justia universal e representao.

Prof. Pedro Ivo


.

www.pontodosconcursos.com.br

46

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL ESCRIVO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO

GABARITO 1-C 7-C 13-E 19-C 25-C 31-C 2-E 8-E 14-C 20-E 26-E ***** 3-C 9-E 15-E 21-C 27-E ***** 4-C 10-C 16-E 22-E 28-C ***** 5-E 11-C 17-C 23-C 29-E ***** 6-C 12-E 18-E 24-C 30-E *****

Prof. Pedro Ivo


.

www.pontodosconcursos.com.br

47

Вам также может понравиться