Вы находитесь на странице: 1из 3

Fisiologia da voz - Parte 01 Lisley Viana 1.

Aparelho Fonador O aparelho fonador formado por 2 aparelhos e tem a funo de produzir sons - voz cantada e voz falada. Nestes quadros, o aparelho fonador est esquematizado de forma bastante resumida. APARELHO DIGESTIVO rgo Lbios Dentes Lngua Palato duro (cu da boca) Faringe Funo Biolgica Contm os alimentos na boca Tritura os alimentos Joga o alimento para o esfago Suporte da lngua Direciona o ar para os pulmes, e os alimentos para o esfago Funo Fonatria Articulao de sons bilabiais (B,P,M) e labiodentais (F,V) Escoamento do som Participa de todos os sons produzidos Projeo da voz Caixa de ressonncia

APARELHO RESPIRATRIO rgo Cavidades Nasais Faringe Laringe Traquia Pulmes Musculatura respiratria Funo Biolgica Filtrar, aquecer e umidificar o ar Via de passagem do ar Via de passagem do ar Via de passagem do ar - defesa a via area Trocas gasosas e respirao vital Funo Fonatria Vibrao e amortizao do som ressonncia nasal Amplia os sons - caixa de ressonncia Vibrador - contm as cordas vocais Suporte para vibrao das cordas vocais Fole e reservatrio de ar para vibrar as cordas vocais

Desencadeia o processo respiratrio Produo de presso no ar que sai O aparelho fonador dividido em 5 partes

Parte Produtores Vibrador Ressonadores Articulador

Componentes Pulmes, msculos abdominais, diafragma, msculos intercostais, msculos extensores da coluna Laringe Cavidade nasal, faringe, boca Lbios, lngua, palato mole, palato duro, mandbula

Funo Produzem a coluna de ar que pressiona a laringe, produzindo som nas cordas vocais Produz som fundamental Ampliam o som Articulam e do sentido ao som, transformando sons em orais e nasais

Sensor / Coordenador

Ouvido - capta, localiza e conduz o som; crebro - analisa, registra e arquiva o som

Captam, selecionam e interpretam o som

2. Como Produzida a Voz Humana

A produo do som depende, basicamente, de ar e da laringe, onde esto as cordas vocais. A laringe composta por trs anis de cartilagem. Dentro destes anis, esto as cordas vocais, que so pequenos msculos com grande poder de contrao/extenso. So classificadas em verdadeiras e falsas. As verdadeiras (com cerca de 1 cm nos homens e at 1,5 nas mulheres) esto na parte inferior da laringe e as falsas na parte superior. O som da voz normal produzido pelas verdadeiras e o falsete pelas falsas [*].

Durante a respirao, as cordas vocais permanecem abertas, enquanto que para a produo de som elas se fecham, e o ar faz presso, causando uma vibrao que produz o som.

Laringe: Cordas Vocais em movimento (vista transversal)

3. Articulao e Clareza do Som Cantar um elemento da articulao. As palavras da msica devem ser muito claras e objetivas, para causar um processo de ao e reao imediata. Para que isto acontea, deve-se levar em conta dois processos:

Articulao: processo pelo qual os rgos da fala moldam o som vocal em sons reconhecveis da fala. Interpretao: processo pelo qual se carrega o esprito ou significado da msica atravs do modo como se executa.

O primeiro passo para uma boa interpretao o domnio de uma boa articulao. Tanto no canto, quanto na fala (a muitas pessoas), os movimentos articulares devem ser mais acentuados do que na conversao usual.

Os elementos na figura acima esto intimamente envolvidos no que se refere articulao e clareza do som. Qualquer alterao no funcionamento deles ir interferir no som emitido.

Вам также может понравиться