Вы находитесь на странице: 1из 9

Ttulo: Avaliao Final - Desenvolvimento de Equipes

Questo 1 Julgue as seguintes afirmaes: I O correio eletrnico nem sempre um canal seguro, mesmo que se marque aviso de recebimento. Com a grande quantidade de mensagens indesejveis que se recebe diariamente, pode-se dar pouca importncia a alguma delas que deva ser bem considerada. II Aps mandar um e-mail importante, convm ligar para a pessoa informando da mensagem, e de sua relevncia. Assim, ela no passar despercebida, e ignorada.

a) b) c) d)

I e II esto erradas. I est correta e II est errada. I est errada e II est correta. I e II esto corretas.

Questo 2 Julgue as seguintes afirmaes: I Um bom negociador necessita ter viso sistmica do processo de negociao, sendo capaz de avaliar os resultados que sero obtidos previamente pactuao. II Boa aparncia pessoal, que inspire confiana; boas inteligncias emocional e lingustica so qualidades necessrias ao negociador.

a) b) c) d)

I e II esto corretas. I e II esto erradas. I est errada e II est correta. I est correta e II est errada.

Questo 3 Julgue as seguintes afirmaes: I Toda boa negociao deve ser antecedida por um plano de ao, com objetivos. Deve-se estabelecer a margem mxima da negociao. Deve-se

conhecer, com a profundidade possvel, os ganhos pretendidos pela outra parte envolvida. II Se ganha muito se as partes tiverem macro-objetivos comuns, como por exemplo, o bom resultado parlamentar. Isso far com que uma e outra estejam mais propensas a ceder em razo do ganho final que resultar para o mandato.

a) b) c) d)

I est errada e II est correta. I e II esto erradas. I e II esto corretas. I est correta e II est errada.

Questo 4 Julgue as seguintes afirmaes quanto a se receber feedback: I No apenas oua, em atitude passiva. Estabelea um dilogo produtivo. Solicite exemplos, no tire concluses precipitadas. II Lembre-se que se hoje voc recebe o feedback, poder tambm aplic-lo a algum em outra situao. Saber falar e ouvir, respeitando a individualidade alheia a melhor forma de dar, e de receber, o feedback.

a) b) c) d)

I e II esto erradas. I est errada e II est correta. I e II esto corretas. I est correta e II est errada.

Questo 5 Julgue as seguintes afirmaes: I Na comunicao, o emissor deve empregar vocabulrio que seja compreensvel para a quem a mensagem se destina. Deve evitar preciosismos, ou linguagem rebuscada, pois isso coloca em risco a compreenso. II No gabinete, ao comunicar-se com o cidado, a linguagem deve ser simples, comum, evitando-se termos especficos da rea que sejam desconhecidos por quem dela no participe.

a) b)

I est correta e II est errada. I est errada e II est correta.

c) d)

I e II esto corretas. I e II esto erradas.

Questo 6 So causas de conflitos:

a) b) c) d) e)

Comunicao institucional ineficaz. Choques de valores culturais. Gesto organizacional inadequada. Falta de percepo do outro. Todas as respostas.

Questo 7 Julgue as seguintes afirmaes: I A boa gesto do tempo passa pela definio de prioridades. importante definir-se o que seja imediato e o que possa ser feito aps, estabelecendo tempos para cada tarefa, e buscar cumpri-los, sem radicalismos. II Apenas a existncia de um planejamento estratgico, com metas claras e bem definidas, j contribui com a boa administrao do tempo.

a) b) c) d)

I est correta e II est errada. I e II esto erradas. I est errada e II est correta. I e II esto corretas.

Questo 8 Julgue as seguintes afirmaes quanto a se passar feedback: I Deve ser especfico e no genrico. Deve ir diretamente ao ponto que se deseja corrigir. Deve basear-se em fatos ocorridos e no em suposies.

II Deve ser dado to imediatamente ao fato acontecido. No pode ter conotao de reprimenda. Deve levar reflexo e correo de atitude.

a) b) c) d)

I e II esto corretas I est errada e II est correta. I est correta e II est errada. I e II esto erradas.

Questo 9 Julgue as seguintes afirmaes: I No gabinete, reunies internas de trabalho so teis para a discusso de pautas e agendas, aprimoramento dos procedimentos e definio de novas rotinas, bem como para a alterao das rotinas existentes. II Toda reunio necessita ter um coordenador, que conduzir a reunio, e um secretrio, que far anotaes, redigindo a ata para divulgao to logo seja possvel.

a) b) c) d)

I est errada e II est correta. I e II esto erradas. I e II esto corretas. I est correta e II est errada.

Questo 10 Julgue as seguintes afirmaes: I Conflitos podem surgir a partir da prpria diversidade das pessoas. Cada um tem sua individualidade que deve ser considerada. Nesse sentido, a existncia de um plano estratgico para o gabinete tende a reduzir a incidncia de conflitos. II Quando o gestor atua como mediador de um conflito, deve atentar-se no apenas para a situao em si, mas para o histrico pregresso dos envolvidos, o envolvimento deles em conflitos anteriores, bem como a propenso de cada um soluo do conflito.

a) b)

I e II esto corretas. I est errada e II est correta.

c) d)

I e II esto erradas. I est correta e II est errada.

Questo 11 Num confronto produtivo de ideias no ocorre:

a) b) c) d) e)

Convergncia de posicionamentos em direo de pontos de consenso. Reflexo e aceitao de novos pontos de vista. Emprego da autoridade formal para a imposio de pontos de vista. Gestual e tom de voz que sejam adequados ao dilogo propositivo. Abertura para a flexibilidade, sem dureza de argumentos.

Questo 12 Julgue as seguintes afirmaes: I Nas negociaes internas do gabinete, a interferncia hierrquica do parlamentar jamais deve ser empregada com critrios subjetivos e de preferncias pessoais. Ele deve participar do processo sempre visando ao melhor resultado para o mandato. II O negociador no necessita ter autonomia para decidir naquilo que diga respeito sua parte.

a) b) c) d)

I e II esto erradas. I est errada e II est correta. I e II esto corretas. I est correta e II est errada.

Questo 13 Julgue as seguintes afirmaes:

I A riqueza do canal de comunicao est relacionada com a quantidade de informaes distintas que se consegue trocar, o que envolve o gestual, tom de voz, alm da mensagem propriamente dita. Nesse sentido, a conversa pessoal mais rica que a ligao telefnica, que por sua vez mais rica que a mensagem de correio eletrnico. II Comunicados em reunies, ou assembleias, tendem a aproximar a equipe do ncleo gestor, conferindo confiana e prevenindo boatos. A alternativa menos rica seria o aviso num mural, ou num jornal informativo que circule pelo ambiente. O ideal seria fazer-se a reunio e, em seguida, empregar-se do mural e do informativo impresso.

a) b) c) d)

I e II esto erradas. I est correta e II est errada. I est errada e II est correta. I e II esto corretas.

Questo 14 Pessoas que administram bem o tempo de trabalho:

a) b) c) d) e)

No necessitam levar servio para fazer em casa. Na medida do possvel, ocupam todo o expediente, com necessrias interrupes para descanso. So mais produtivas. Tendem a relacionarem-se melhor com os colegas. Todas esto corretas.

Questo 15 Julgue as seguintes afirmaes: I No gabinete negocia-se diariamente nas mais variadas situaes, quer seja internamente equipe, quer seja com o meio exterior representado, por exemplo, por um cidado que trs um apelo impossvel de ser atendido pelo parlamentar. II A negociao de ganhos mltiplos tem larga aplicao no ambiente poltico de uma casa legislativa, uma vez que o bem, e a vantagem, comuns esto na essncia do Poder Legislativo.

a)

I est errada e II est correta.

b) c) d)

I est correta e II est errada. I e II esto corretas. I e II esto erradas.

Questo 16 So vantagens da negociao com ganhos mtuos: Escolha uma:

a) b) c) d)

Estabelecimento de parcerias e relaes duradouras. Estabelecimento de acordos mais estveis. Processo de negociao mais consistente, seguro, com compromissos e ganhos bem estabelecidos. Todas corretas.

Questo 17 Em uma negociao de ganhos mtuos no se deve:

a) b) c) d) e)

Ir diretamente aos pontos de maior desacordo, deixando pontos de consenso para o final. Dissimular, fingir, mentir, desviar o foco do objeto da negociao. Buscar agressivamente o maior ganho possvel para si, encerrando o processo de negociao depois disso. Observar os demais negociadores, identificando seus pontos fracos e apoiar-se nesses pontos para auferir a maior vantagem que seja possvel. Todas esto corretas.

Questo 18 Julgue as seguintes afirmaes: I Pessoas desorganizadas perdem muito tempo procurando papis e objetos em meio baguna de suas mesas. Por mais intensa que seja a

rotina, deve-se reservar um tempo para a arrumao do material, deixando-se mais mo aquilo que seja de uso imediato ou corriqueiro. II Em geral, o trabalho de gabinete acontece em ciclos de intensidade maiores e menores, em determinados dias da semana. Deve-se aproveitar os momentos de menor atividade, como quando o parlamentar no esteja na Casa, por exemplo, para organizar a rotina e atualizar a lista de prioridades.

a) b) c) d)

I e II esto corretas. I e II esto erradas. I est errada e II est correta. I est correta e II est errada.

Questo 19 Marque a alternativa correta: Diz uma das leituras complementares: Para se compreender a gnese de um conflito, faz-se necessrio no s compreender o comportamento das pessoas envolvidas, como tambm dissec-los. Para tal, imperioso entender que o comportamento nada mais do que o resultado do somatrio de vrios fatores, dentre eles podemos citar: os medos que uma pessoa possui, as emoes vivenciadas, suas experincias adquiridas no transcorrer de sua existncia, suas crenas, as preocupaes que a afligem; sua autoestima etc. Nesse enfoque, so caractersticas individuais que previnem conflitos:

a) b) c) d) e)

Elevada autoestima. Autocontrole emocional. Capacidade de empatia. Autoconfiana. Todas as respostas.

Questo 20 Julgue as seguintes afirmaes: I A cultura e o clima da organizao afetam a qualidade dos canais de comunicao. Chefe: Opte por conversas diretas. D avisos e comunicados em reunies. No mande recados por terceiros. II Fofocas e boatos so aspectos de clima organizacional que no prejudicam os canais de comunicao.

a) b) c) d)

I e II esto corretas. I est correta e II est errada. I e II esto erradas. I est errada e II est correta.

Вам также может понравиться