Вы находитесь на странице: 1из 86

Apostila de Portugus 1 Concurso para Agente de Segurana Penitencirio

Prof: Tiara Camargo Frana

FORMIGA/ 2012

Contedo programtico LNGUA PORTUGUESA Interpretao de texto. Ortografia . Pontuao. Processo de Formao de Palavras. Emprego das Classes de Palavras. Sintaxe de Concordncia, Regncia e Colocao. Estrutura do Perodo e da Orao. Variao lingstica: modalidades do uso da lngua e adequao lingstica. Tpicos de lngua portuguesa padro. Plano de curso 1 mdulo Interpretao de texto; Variao lingstica: modalidades do uso da lngua e adequao lingustica; Tpicos de lngua portuguesa padro; Ortografia; Pontuao; Processo de Formao de Palavras; Emprego das Classes de Palavras; Colocao pronominal. Simulado da matria 2 mdulo Estrutura do Perodo e da Orao; Regncia nominal e verbal Sintaxe de Concordncia; .

Simulado da matria Provo com toda a matria

SUMRIO

1. INTERPRETAO DE TEXTO .....................................................................................1 2. VARIAO LINGSTICA: MODALIDADES DO USO DA LNGUA E ADEQUAO LINGUSTICA.................................................................................................................7 3. TPICOS DE LNGUA PORTUGUESA PADRO.....................................................10 4. ORTOGRAFIA...............................................................................................................15 5. PONTUAO................................................................................................................19 6. PROCESSO DE FORMAO DE PALAVRAS.............................................................23 7. CLASSES GRAMATICAIS.............................................................................................28 8. COLOCAO PRONOMINAL.......................................................................................42 9. ESTRUTURA DO PERODO E DA ORAAO................................................................43 10. REGNCIA NOMINAL E VERBAL.................................................................................54 11. SINTAXE DE CONCORDNCIA....................................................................................56 REFERNCIAS..............................................................................................................59

1. INTERPRETAO DE TEXTO O significado do verbo interpretar, de acordo com o dicionrio Aurlio, explicar ou aclarar o sentido de ( palavra, texto, lei, etc). Desta forma, quanto maior o nosso conhecimento de mundo e da prpria Lngua Portuguesa, no que se refere ao conhecimento gramatical, maior ser a nossa facilidade em interpretar textos. Contudo, existem algumas tcnicas simples que podem facilitar o processo de interpretao, durante a realizao de uma prova de concurso pblico. Desta forma, o processo de interpretao de um texto deve ser divido em dois nveis: o da leitura informativa e de reconhecimento; e interpretativa. A primeira deve ser feita cuidadosamente por ser o primeiro contato com o texto, extraindo-se informaes e se preparando para a leitura interpretativa. Durante a interpretao grife palavras-chave, passagens importantes ou desconhecidas, e tente ligar uma palavra ideia central de cada pargrafo. A ltima fase de interpretao concentra-se nas perguntas e opes de respostas. Marque palavras com NO, EXCETO, RESPECTIVAMENTE, pois fazem diferena na escolha adequada. Retorne ao texto mesmo que parea ser perda de tempo. Leia a frase anterior e posterior para compreender o sentido global proposto pelo autor.

ORGANIZAO DO TEXTO E IDIA CENTRAL Um texto para ser compreendido deve apresentar argumentos seletos e organizados, atravs dos pargrafos, compostos pela ideia central, argumentao e/ou desenvolvimento e a concluso do texto. Podemos desenvolver um pargrafo de vrias formas: Declarao inicial; Definio; Diviso; Aluso histrica.

O pargrafo uma unidade, cuja utilidade dividir o texto em pontos menores, tendo em vista os diversos enfoques. Convencionalmente, o pargrafo indicado atravs da mudana de linha e um espaamento da margem esquerda. Uma das partes bem distintas do pargrafo o tpico frasal, ou seja, a ideia central extrada de maneira clara e resumida. Atentando-se para a ideia principal de cada pargrafo, asseguramos um caminho que nos levar compreenso do texto.

OS TIPOS DE TEXTO Basicamente existem trs tipos de texto: Texto descritivo; Texto narrativo; Texto dissertativo. Cada um desses textos possui caractersticas prprias de construo.

DESCRIO Descrever explicar com palavras o que se viu e se observou. A descrio esttica, sem movimento, desprovida de ao. Na descrio o ser, o objeto ou ambiente so importantes, ocupando lugar de destaque na frase o substantivo e o adjetivo. O emissor capta e transmite a realidade atravs de seus sentidos, fazendo uso de recursos lingusticos, tal que o receptor a identifique. A caracterizao indispensvel, por isso existe uma grande quantidade de adjetivos no texto. Existem 5 tipos de descrio: Objetiva ou impessoal: sem impresses pessoais. So importantes os pormenores descritivos, selecionados, ordenados e expressos de tal maneira que se consiga o todo; Subjetiva ou pessoal: modo particular de sentir ou interpretar o que se descreve. Uso de figuras de estilo ou de linguagem; Esttica: o que interessa so os aspectos mais amplos. Os elementos descritivos so mostrados sem detalhes. Nada de afirmaes de cunho pessoal. Dinmica: seleta escolha de elementos vigorosos ( rudos, cores, transformaes de cenrios). Oraes curtas e seguidas mostram movimento rpido; oraes longas mostram movimento lento; Retratos: fsico, moral, fsico-moral, onde h a reproduo do carter, ou feio de uma pessoal. No retrato fsico: traos mais interessantes; no retrato moral: qualidades e defeitos; e, no retrato fsico-moral, tanto traos fsicos como traos de personalidade. A seguir, um exemplo de texto descritivo. () A casa era grande, branca e antiga. Em sua frente havia um ptioquadrado. direita havia um laranjal onde noite e dia corria umafonte. esquerda era o jardim de buxo, mido e sombrio, com suascamlias e seus bancos de azulejo. (Sophia de Mello Breyner Andresen, O Jantar do Bispo).

NARRAO

Narrar falar sobre os fatos. contar. Consiste na elaborao de um texto inserindo episdios, acontecimentos. O indispensvel da fico a narrativa, respondendo os seus elementos a uma srie de perguntas: Quem participa nos acontecimentos? (personagens); O que acontece? (enredo); Onde e como acontece? (ambiente e situao dos fatos). Quando? o tempo dos acontecimentos; Por qu? a razo, motivo do fato.

No texto narrativo, o fato o ponto central da ao, sendo o verbo o elemento principal. importante s uma ao centralizadora para envolver as personagens. Deve haver, ainda, um centro de conflito, um ncleo do enredo. A seguir um exemplo de texto narrativo: (...) Toda a gente tinha achado estranha a maneira como o Capito Rodrigo Cambor entrara na vida de Santa F. Um dia chegou a cavalo, vindo ningum sabia de onde, com o chapu de barbicacho puxado para a nuca, a bela cabea de macho altivamente erguida e aquele seu olhar de gavio que irritava e ao mesmo tempo fascinava as pessoas. Devia andar l pelo meio da casa dos trinta, montava num alazo, trazia bombachas claras, botas com chilenas de prata e o busto musculoso apertado num dlm militar azul, com gola vermelha e botes de metal. (Um certo capito Rodrigo rico Verssimo).

TEXTO DISSERTATIVO

Dissertar o mesmo que discorrer, explicar, desenvolver um assunto. Tipos de texto dissertativo Textos de carter informativo: exercem a funo de expor o tema, de transmitir o conhecimento; Textos de carter argumentativo: possuem a funo de persuadir o leitor sobre a viso do autor modificando o seu comportamento; Textos de carter dissertativo- argumentativo: expe o assunto, alm de persuadir o leitor. Caracteriza- se por apresentar, alm dos argumentos do prprio autor, citaes de autoridades ligadas ao tema, dados estatsticos, histricos. Estrutura do texto dissertativo Tema Perodos compostos sempre na terceira pessoa do singular; O primeiro pargrafo ou introduo contm a idia central do texto;

Os pargrafos subseqentes que fazem parte do desenvolvimento do texto, alm de apresentarem o argumento do autor podem vir acompanhados de citaes, dados estatsticos, como citado acima; O ltimo pargrafo ou concluso repete a idia contida na introduo e apresenta uma soluo ao problema proposto. O trecho abaixo um exemplo de texto dissertativo. Como saber se uma escolha foi "bem feita", se de fato foi uma escolha autntica? No momento em que se efetua a escolha, no h garantias. S ser possvel saber a posteriori, durante a universidade ou at mesmo aps a sua concluso e a partir do ingresso no mercado profissional. O referencial para avaliar a escolha efetuada a satisfao com os estudos e com a atividade profissional, e isto s vir com o tempo (...). (Avaliando a Escolha Profissional, Tatiana Kowarski).

Tipos de Discurso A relao verbal emissor receptor efetiva-se por intermdio do que chamamos discurso. A narrativa se vale de tal recurso, efetivando o ponto de vista ou foco narrativo. Quando o narrador participa dos acontecimentos diz-se que narradorpersonagem. Isto constitui o foco narrativo da 1 pessoa. Exemplo: Parei para conversar com o meu compadre que h muito no falava. Eu notei uma tristeza no seu olhar e perguntei: - Compadre por que tanta tristeza? Ele me respondeu: - Compadre minha senhora morreu h pouco tempo. Por isso, estou to triste. H tanto tempo sem nos falarmos e justamente num momento to triste nos encontramos. Ter sido o destino? J o narrador-observador aquele que serve de intermedirio entre o fato e o leitor. o foco narrativo de 3 pessoa. Ex: O jogo estava empatado e os torcedores pulavam e torciam sem parar. Os minutos finais eram decisivos, ambos precisavam da vitria, quando de repente o juiz apitou uma penalidade mxima. O tcnico chamou Neco para bater o pnalti, j que ele era considerado o melhor batedor do time. Neco dirigiu-se at a marca do pnalti e bateu com grande perfeio. O goleiro no teve chance. O estdio quase veio abaixo de tanta alegria da torcida. Aos quarenta e sete minutos do segundo tempo o juiz finalmente apontou para o centro do campo e encerrou a partida.

FORMAS DE DISCURSO

So trs as formas de discurso: Discurso direto; Discurso indireto; Discurso indireto livre.

DISCURSO DIRETO aquele em que o autor reproduz exatamente o que escutou ou leu de outra pessoa. Podemos enumerar algumas caractersticas do discurso direto: Emprego de verbos do tipo: afirmar, negar, perguntar, responder, entre outros; Usam-se os seguintes sinais de pontuao: dois-pontos, travesso e vrgula. Ex.: O juiz disse: - O ru inocente.

DISCURSO INDIRETO aquele reproduzido pelo narrador com suas prprias palavras, aquilo que escutou ou leu de outra pessoa. No discurso indireto eliminamos os sinais de pontuao e usamos conjunes: que, se, como. Ex.: O juiz disse que o ru era inocente.

DISCURSO INDIRETO LIVRE

aquele em que o narrador reconstitui o que ouviu ou leu, tanto com palavras do autor original, como com suas prprias palavras. Exemplo: Sinh Vitria falou assim, mas Fabiano franziu a testa, achando a frase extravagante. Aves matarem bois e cavalos, que lembrana! Olhou a mulher, desconfiado, julgou que ela estivesse tresvariando. (Graciliano Ramos).

GNEROS TEXTUAIS Os Gneros textuais so as estruturas com que se compe os textos, sejam eles orais ou escritos. Essas estruturas so socialmente reconhecidas, pois se mantm sempre muito parecidas, com caractersticas comuns, procuram atingir intenes comunicativas semelhantes e ocorrem em situaes especficas. Gnero Textual ou Gnero de Texto se refere s diferentes formas de expresso textual. Nos estudos da Literatura, temos, por exemplo, poesia, crnicas, contos, prosa, narrativa. Para a Lingustica, os gneros textuais englobam estes e todos os textos produzidos por usurios de uma lngua. Assim, ao lado da crnica, do conto, vamos tambm identificar a carta pessoal, a conversa telefnica, o email, e tantos outros exemplares de gneros que circulam em nossa sociedade. GNEROS ORAIS E ESCRITOS NA ESCOLA
Domnios sociais de comunicao Aspectos tipolgicos Capacidade de linguagem dominante Exemplo de gneros orais e escritos [Conto Maravilhoso], Conto de Fadas, fbula, lenda,narrativa de aventura, narrativa de fico cientifica, narrativa de enigma, narrativa mtica, sketch ou histria engraada, biografia romanceada, romance, romance histrico, novela fantstica, conto, crnica literria, adivinha, piada

Cultura Literria Ficcional

Narrar

Mimeses de ao atravs da criao da intriga no dominio do verossmil

Documentao e memorizao Relatar das aes humanas

Relato de experincia vivida, relato de viagem, dirio ntimo, Representao pelo testemunho, anedota ou caso, discurso de autobiografia, curriculum vitae, experincias noticia, reportagem, crnica vividas, situadas no social, crnica esportiva, tempo histrico, relato histrico, ensaio ou perfil biogrfico, biografia Textos de opinio, dilogo argumentativo, carta de leitor, carta de solicitao, Sustentao, deliberao informal, debate refutao e regrado, assembleia, discurso negociao de de defesa (advocacia), tomadas de posio discurso de acusao (advocacia), resenha crtica, artigos de opinio ou assinados, editorial, ensaio

Discusso de problemas sociais controversos

Argumentar

Transmisso e construo de saberes

Expor

Apresentao textual de diferentes formas dos saberes

Texto expositivo, exposio oral, seminrio, conferncia, comunicao oral, palestra, entrevista de especialista, verbete, artigo enciclopdico, texto explicativo, tomada de notas, resumo de textos expositivos e explicativos, resenha, relatrio cientfico, relatrio oral de experincia

Instrues e prescries

Descrever aes

Instrues de montagem, receita, regulamento, regras Regulao mtua de jogo, instrues de uso, de comportamentos comandos diversos, textos prescritivos

2. VARIAO LINGSTICA: MODALIDADES DO USO DA LNGUA E ADEQUAO LINGUSTICA A Lngua Portuguesa conta com uma variedade de canais ou meios de comunicao para ser transmitida. Esses meios so adequados, por sua vez, aos vrios tipos de receptores, ou seja, de quem recebe a mensagem. Diante disso, a linguagem assume diferentes formas para cumprir o seu papel com eficcia. Assim, um jornal, por exemplo, no escrito da mesma forma que uma revista em quadrinhos. A seguir, sero apresentadas as modalidade do uso da Lngua Portuguesa, bem como a sua adequao lingustica. LINGUAGENS CONOTATIVA E DENOTATIVA Nos textos literrios nem sempre a linguagem apresenta um nico sentido, aquele apresentado pelo dicionrio. Empregadas em alguns contextos, elas ganham novos sentidos, figurados, carregados de valores afetivos ou sociais. Quando a palavra utilizada com seu sentido comum (o que aparece no dicionrio) dizemos que foi empregada denotativamente. Quando utilizada com um sentido diferente daquele que lhe comum, dizemos que foi empregada conotativamente. Este recurso muito explorado na Literatura. A linguagem conotativa no exclusiva da literatura, ela empregada em letras de msica, anncios publicitrios, conversas do dia a dia, etc. Observe um trecho da cano Dois rios, de Samuel Rosa, L Borges e Nando Reis. Note a caracterizao do sol: ele foi empregado conotativamente.

O sol o p e a mo O sol a me e o pai Dissolve a escurido O sol se pe se vai E aps se pr O sol renasce no Japo ... Que os braos sentem E os olhos veem Que os lbios sejam Dois rios inteiros Sem direo Que os braos sentem E os olhos veem Que os lbios beijam Dois rios inteiros Sem direo Note que a expresso dois rios inteiros tambm foi empregada conotativamente e compe um dos elementos bsicos para a interpretao da letra.
FUNES DA LINGUAGEM

Para entendermos com clareza as funes da linguagem, bom primeiramente conhecermos as etapas da comunicao. Ao contrrio do que muitos pensam, a comunicao no acontece somente quando falamos, estabelecemos um dilogo ou redigimos um texto, ela se faz presente em todos (ou quase todos) os momentos. Comunicamo-nos com nossos colegas de trabalho, com o livro que lemos, com a revista, com os documentos que manuseamos, atravs de nossos gestos, aes, at mesmo atravs de um beijo de boa-noite. o que diz Bordenave quando se refere comunicao: A comunicao confunde-se com a prpria vida. Temos tanta conscincia de que comunicamos como de que respiramos ou andamos. Somente percebemos a sua essencial importncia quando, por acidente ou uma doena, perdemos a capacidade de nos comunicar. (Bordenave, 1986. p.17-9). No ato de comunicao, percebemos a existncia de alguns elementos, so eles: emissor: aquele que envia a mensagem (pode ser uma nica pessoa ou um grupo de pessoas). mensagem: o contedo (assunto) das informaes que ora so transmitidas.

receptor: aquele a quem a mensagem endereada (um indivduo ou um grupo), tambm conhecido como destinatrio. canal de comunicao: o meio pelo qual a mensagem transmitida. cdigo: o conjunto de signos e de regras de combinao desses signos utilizado para elaborar a mensagem: o emissor codifica aquilo que o receptor ir decodificar. contexto: o objeto ou a situao a que a mensagem se refere. Partindo desses seis elementos, Roman Jakobson, linguista russo, elaborou estudos acerca das funes da linguagem, os quais so muito teis para a anlise e produo de textos. As seis funes so: Funo referencial: referente o objeto ou situao de que a mensagem trata. A funo referencial privilegia justamente o referente da mensagem, buscando transmitir informaes objetivas sobre ele. Essa funo predomina nos textos de carter cientfico e privilegiado nos textos jornalsticos. Funo emotiva: atravs dessa funo, o emissor imprime no texto as marcas de sua atitude pessoal: emoes, avaliaes, opinies. O leitor sente no texto a presena do emissor. Funo conativa: essa funo procura organizar o texto de forma que se imponha sobre o receptor da mensagem, persuadindo-o, seduzindo-o. Nas mensagens em que predomina essa funo, busca-se envolver o leitor com o contedo transmitido, levando-o a adotar este ou aquele comportamento. Funo ftica: a palavra ftico significa rudo, rumor. Foi utilizada inicialmente para designar certas formas usadas para chamar a ateno (rudos como psiu, ahn, ei). Essa funo ocorre quando a mensagem se orienta sobre o canal de comunicao ou contato, buscando verificar e fortalecer sua eficincia. Funo metalingustica: quando a linguagem se volta sobre si mesma, transformando-se em seu prprio referente, ocorre a funo metalingustica. Funo potica: quando a mensagem elaborada de forma inovadora e imprevista, utilizando combinaes sonoras ou rtmicas, jogos de imagem ou de ideias, temos a manifestao da funo potica da linguagem. Essa funo capaz de despertar no leitor prazer esttico e surpresa. explorado na poesia e em textos publicitrios. Essas funes no so exploradas isoladamente; de modo geral, ocorre a superposio de vrias delas. H, no entanto, aquela que se sobressai, assim podemos identificar a finalidade principal do texto.

10

TIPOS DE LINGUAGEM

Existem dois tipos de linguagem: Linguagem Verbal: quando o homem se utiliza da palavra, ou seja, da linguagem oral ou escrita. Assim, dizemos que ele est utilizando uma linguagem verbal, pois o cdigo usado a palavra; Linguagem no- verbal: tipo de linguagem, cujo cdigo no a palavra. Denomina-se linguagem no-verbal, pois usam-se outros cdigos (o desenho, a dana, os sons, os gestos, a expresso fisionmica, as cores). 3. TPICOS DE LNGUA PORTUGUESA PADRO A Lngua Portuguesa, devido aos diversos dialetos, regies e nvel sociocultural, apresenta sob duas modalidades: o Portugus no- padro ( PNP) e o Portugus padro (PP). O PNP refere-se ao uso de expresses coloquiais, prprias do cotidiano; j o PP refere-se norma culta da Lngua. Mesmo sendo bivalente, o Brasil adotou como parmetros oficiais, os relacionados ao PP.

PORTUGUS- PADRO E PORTUGUS NO-PADRO A norma culta (PP), forma lingustica que todo povo civilizado possui, a que assegura a unidade da lngua nacional. E justamente em nome dessa unidade, to importante do ponto de vista poltico-cultural, que ensinada nas escolas e difundida nas gramticas. Sendo mais espontnea e criativa, a lngua popular (PNP) se afigura mais expressiva e dinmica. Ex.: Estou preocupado. (norma culta) T preocupado. (lngua popular) . T grilado. (gria, limite da lngua popular). O momento ntimo o das liberdades da fala. No recesso do lar, na fala entre amigos, parentes, namorados, portanto, so consideradas perfeitamente normais construes do tipo:

Eu no vi ela hoje. Ningum deixou ele falar. Deixe eu ver isso! No assisti o filme nem vou assisti-lo.

11

Nesse momento, a informalidade prevalece sobre a norma culta, deixando mais livres os interlocutores. O momento neutro o do uso da lngua-padro, que a lngua da Nao. Como forma de respeito, tomam-se por base aqui as normas estabelecidas na gramtica, ou seja, a norma culta. Assim, aquelas mesmas construes se alteram:

Eu no a vi hoje. Ningum o deixou falar. Deixe-me ver isso! No assisti ao filme nem vou assistir a ele.

A GRIA Ao contrrio do que muitos pensam, a gria no constitui um flagelo da linguagem. Quem, um dia, j no usou bacana, dica, cara, chato, cuca, esculacho? O mal maior da gria reside na sua adoo como forma permanente de comunicao, desencadeando um processo no s de esquecimento, como de desprezo do vocabulrio oficial. Usada no momento certo, porm, a gria um elemento de linguagem que denota expressividade e revela grande criatividade, desde que, naturalmente, adequada mensagem, ao meio e ao receptor. Note, porm, que estamos falando em gria, e no em calo. Ainda que criativa e expressiva, a gria s admitida na lngua falada. A lngua escrita no a tolera, a no ser na reproduo da fala de determinado meio ou poca, com a visvel inteno de documentar o fato, ou em casos especiais de comunicao entre amigos, familiares, namorados, caracterizada pela linguagem informal.

FIGURAS DE LINGUAGEM

As figuras de linguagem so divididas em: figuras de som, figuras de construo, figuras de pensamento e figuras de palavras. As figuras de linguagem so recursos que tornam mais expressivas as mensagens. Subdividem-se em figuras de som, figuras de construo, figuras de pensamento e figuras de palavras.

FIGURAS DE SOM aliterao: consiste na repetio ordenada de mesmos sons consonantais. Ex.: Esperando, parada, pregada na pedra do porto. assonncia: consiste na repetio ordenada de sons voclicos idnticos.

12

Ex.: Sou um mulato nato no sentido lato mulato democrtico do litoral. paronomsia: consiste na aproximao de palavras de sons parecidos, mas de significados distintos. Ex.: Eu que passo, penso e peo.

FIGURAS DE CONSTRUO elipse: consiste na omisso de um termo facilmente identificvel pelo contexto. Ex.: Na sala, apenas quatro ou cinco convidados. (omisso de havia) zeugma: consiste na elipse de um termo que j apareceu antes. Ex.: Ele prefere cinema; eu, teatro. (omisso de prefiro) polissndeto: consiste na repetio de conectivos ligando termos da orao ou elementos do perodo. Ex.: E sob as ondas ritmadas e sob as nuvens e os ventos e sob as pontes e sob o sarcasmo e sob a gosma e sob o vmito (...) inverso: consiste na mudana da ordem natural dos termos na frase. Ex.: De tudo ficou um pouco. Do meu medo. Do teu asco. silepse: consiste na concordncia no com o que vem expresso, mas com o que se subentende, com o que est implcito. A silepse pode ser: De gnero Ex.: Vossa Excelncia est preocupado. De nmero Ex.: Os Lusadas glorificou nossa literatura. De pessoa Ex.: O que me parece inexplicvel que os brasileiros persistamos em comer essa coisinha verde e mole que se derrete na boca.

anacoluto: consiste em deixar um termo solto na frase. Normalmente, isso ocorre porque se inicia uma determinada construo sinttica e depois se opta por outra. Ex.: A vida, no sei realmente se ela vale alguma coisa. pleonasmo: consiste numa redundncia cuja finalidade reforar a mensagem. Ex.: E rir meu riso e derramar meu pranto. anfora: consiste na repetio de uma mesma palavra no incio de versos ou frases. Ex. Amor um fogo que arde sem se ver; ferida que di e no se sente; um contentamento descontente; dor que desatina sem doer

13

FIGURAS DE PENSAMENTO anttese: consiste na aproximao de termos contrrios, de palavras que se opem pelo sentido. Ex.: Os jardins tm vida e morte. ironia: a figura que apresenta um termo em sentido oposto ao usual, obtendo-se, com isso, efeito crtico ou humorstico. Ex.: A excelente Dona Incia era mestra na arte de judiar de crianas. eufemismo: consiste em substituir uma expresso por outra menos brusca; em sntese, procura-se suavizar alguma afirmao desagradvel. Ex.: Ele enriqueceu por meios ilcitos. (em vez de ele roubou) hiprbole: trata-se de exagerar uma ideia com finalidade enftica. Ex.: Estou morrendo de sede. (em vez de estou com muita sede) prosopopeia ou personificao: consiste em atribuir a seres inanimados predicativos que so prprios de seres animados. Ex.:O jardim olhava as crianas sem dizer nada. gradao ou clmax: a apresentao de ideias em progresso ascendente (clmax) ou descendente (anticlmax) Ex.: Um corao chagado de desejos Latejando, batendo, restrugindo. apstrofe: consiste na interpelao enftica a algum (ou alguma coisa personificada). Ex.: Senhor Deus dos desgraados! Dizei-me vs, Senhor Deus!

FIGURAS DE PALAVRAS metfora: consiste em empregar um termo com significado diferente do habitual, com base numa relao de similaridade entre o sentido prprio e o sentido figurado. A metfora implica, pois, uma comparao em que o conectivo comparativo fica subentendido. Ex.: Meu pensamento um rio subterrneo. metonmia: como a metfora, consiste numa transposio de significado, ou seja, uma palavra que usualmente significa uma coisa passa a ser usada com outro significado. Todavia, a transposio de significados no mais feita com base em traos de semelhana, como na metfora. A metonmia explora sempre alguma relao lgica entre os termos. Observe: Ex.: No tinha teto em que se abrigasse. (teto em lugar de casa) catacrese: ocorre quando, por falta de um termo especfico para designar um conceito, torna-se outro por emprstimo. Entretanto, devido ao uso contnuo, no mais se percebe que ele est sendo empregado

14

em sentido figurado. Ex.: O p da mesa estava quebrado. antonomsia ou perfrase: consiste em substituir um nome por uma expresso que o identifique com facilidade: Ex.: ...os quatro rapazes de Liverpool (em vez de os Beatles) sinestesia: trata-se de mesclar, numa expresso, sensaes percebidas por diferentes rgos do sentido. Ex.: A luz crua da madrugada invadia meu quarto.

VCIOS DE LINGUAGEM A gramtica um conjunto de regras que estabelece um determinado uso da lngua, denominado norma culta ou lngua padro. Acontece que as normas estabelecidas pela gramtica normativa nem sempre so obedecidas, em se tratando da linguagem escrita. O ato de desviar-se da norma padro no intuito de alcanar uma maior expressividade, refere-se s figuras de linguagem. Quando o desvio se d pelo no conhecimento da norma culta, temos os chamados vcios de linguagem. barbarismo: consiste em grafar ou pronunciar uma palavra em desacordo com a norma culta. Ex.: pesquiza (em vez de pesquisa) prototipo (em vez de prottipo) solecismo: consiste em desviar-se da norma culta na construo sinttica. Ex.: Fazem dois meses que ele no aparece. (em vez de faz ; desvio na sintaxe de concordncia) ambiguidade ou anfibologia: trata-se de construir a frase de um modo tal que ela apresente mais de um sentido. Ex.: O guarda deteve o suspeito em sua casa. (na casa de quem: do guarda ou do suspeito?) cacfato: consiste no mau som produzido pela juno de palavras. Ex.: Paguei cinco mil reais por cada. pleonasmo vicioso: consiste na repetio desnecessria de uma ideia. Ex.: O pai ordenou que a menina entrasse para dentro imediatamente. Observao: Quando o uso do pleonasmo se d de modo enftico, este no considerado vicioso. eco: trata-se da repetio de palavras terminadas pelo mesmo som. Ex.:O menino repetente mente alegremente.

15

4. ORTOGRAFIA

A palavra ortografia significa, de acordo com o dicionrio Aurlio, a parte da gramtica que ensina a forma correta de se escrever. Atualmente, graas a algumas correntes da Sociolingstica, sabe-se que no existe linguagem correta ou incorreta: apenas diferente. Um falante da lngua portuguesa que escreve expresses como nis foi, no se expressa de maneira errada; possui uma linguagem diferente do falante que escreve ns fomos. No fim, todos so compreendidos, da mesma forma. Porm, no se pode desconsiderar que essa diferena gera um preconceito lingstico, social e econmico. O sujeito que escreve ns vamos se expressa em uma linguagem culta, escolhida como padro. Todo e qualquer indivduo que faa uso uma linguagem diferente visto como inferior, menos culto, pertencente a uma classe social menos favorecida, mesmo que tais concluses no sejam comprovadas, realmente. Diante disso, cabe a voc decidir qual o tipo de imagem deseja transmitir. Para isso, no necessrio mudar a maneira de pensar, nem mudar o crculo de amizades. Basta dar um cuidado maior a essa norma padro de falar. s vezes voc tem coisas maravilhosas para transmitir, timas ideias, as quais ningum d ateno, porque o seu modo de escrever considerado errado. preconceito, mas a realidade, no mundo de aparncias, onde vivemos.

NORMA- PADRO A norma-padro, no que diz respeito ortografia, divide o conjunto de normas, quanto a diviso silbica e a fontica.

A DIVISO SILBICA ENCONTROS CONSONANTAIS Antigamente eram conhecidos como dgrafos que, nada mais so do que o encontro entre duas consoantes. Os encontros mais utilizados so: nh, lh, s, sc, alm dos dgrafos conhecidos como letras dobradas. Ex.: carinho, palha, desa, conscincia. Obs.: para tirar a dvida a respeito de quais palavras pedem ou no o s antes do c ou , a melhor opo consultar o dicionrio.

LETRAS DOBRADAS So representadas pela repetio das consoantes: rr, ss, c ou cc. Ex.: carro, passarela, fico, occipital.

16

ENCONTROS VOCLICOS So representados pela unio entre duas ou mais vogais, em uma mesma slaba.

MONOSSLABOS Um encontro de duas vogais, numa palavra que possui somente uma slaba. Ex.: cu (tnico) deu (tono) me (nasal) DITONGOS O encontro de duas vogais, na mesma slaba de uma palavra composta por, no mnimo, de duas slabas. Ex.: mausolu (tnico) contnua (tono) irmo (nasal)

TRITONGO

O encontro de trs vogais, na mesma slaba de uma palavra composta por, no mnimo, de duas slabas. Ex.: Paraguai, averiguei. HIATO a separao das vogais, cada qual em uma slaba. Ex.: abenoe, aa, receiturio (u- ).

PALAVRAS PARNIMAS So palavras que possuem o mesmo som, porm sua grafia e significados so diferentes. Ex.: cesso- ato de ceder sesso- tempo de durao de uma reunio deliberativa; exibio de um filme no cinema seo- departamentos de um estabelecimento.

horrio da

17

FONTICA Monosslabos- levam acento agudo Ex.: cu Oxtonos- acento na ltima slaba Ex.: voc, av Paroxtonos- acento na penltima slaba ( incluindo os ditongos i e i) Ex.: jri, vnus, til, idia, heroico, lem, vo. Com o novo acordo ortogrfico, os ditongos i e i, e as slabas em e o, dos paroxtonos no so acentuados. Ex.: ideia, heroico, leem, voo. Proparoxtonos- acento na antepenltima slaba Ex.: Paraleleppedo Hiato- O i/u no levam acento quando formam slaba com r, l, m, n. Ex.: Ruim, bainha. Segundo o Novo Acordo Ortogrfico, no se usa mais o acento agudo no i e u tnicos, quando vierem aps um ditongo crescente, nas palavras paroxtonas. Ex.: Baiuca, cauila. Ainda, segundo o Novo Acordo Ortogrfico: No se usa mais o acento que diferenciava os pares pra! para, pla (s) / pela (s), plo (s) / plo (s), plo (s) / polo (s) e pra! pra. Como era Ele pra o carro. Este gato tem plos brancos. Ele vai ao plo Norte. Comi uma pra. Como fica Ele para o carro. Este gato tem pelos brancos. Ele vai ao polo Norte. Comi uma pera.

No se usa mais acento agudo no u tnico, nas formas do verbo arguir (tu) arguis; (ele) argui; (eles) arguem. O mesmo se aplica ao verbo redarguir. Como era (tu) argis (ele) redargi ( eles) argem Como fica arguis redargui arguem

Uso facultativo facultativo o uso do acento (/\) para diferenciar as palavras frma e forma. Variao Existe uma variao na pronncia dos verbos terminados em guar, quar e quir.

18

Se forem pronunciados com a e i tnicos, devem ser acentuadas. Ex.: Enxaguar = enxguo Delinquir = delnquo Obliquar = oblquo Se forem pronunciados com u tnico, no so acentuados. Ex.: Enxaguar = enxaguo Delinquir = delinquo Obliquar = obliquo

HFEN PALAVRAS FORMADAS SEM PREFIXO

utilizado para ligar palavras que possuem significado completo, isoladamente. Ex.: couve- flor, guarda- chuva. compor formas verbais. Ex.: am-lo, traz-me. ligar palavras formadas com elementos de ligao. Ex.: p-de-moleque. Com o Novo Acordo Ortogrfico no se usa mais o hfen nestes casos. utiliza-se o hfen em palavras compostas por vocbulos iguais, ou quase iguais. Ex.: reco-reco , pingue-pongue. o hfen usado nos compostos por elementos onde h o uso de apstrofo. Ex.: gota-dgua, p-dgua. Usa-se hfen em palavras que designam nomes prprios de lugares. Ex.: belo- horizontino, rio-pombense. usa-se hfen nos compostos que designam espcies animais e botnicas. Ex.: bem-te-vi, cravo-da-ndia. Exceo: quando estes nomes so empregados fora do seu sentido original, no se usa o hfen. Ex.: bico-de-papagaio (espcie de planta ornamental), bico de papagaio (deformao nas vrtebras).

PALAVRAS FORMADAS POR PREFIXOS Ante, anti, arqui, sobre (-) seguidos por h, r ou s Ex.: ante- histrico, arqui- rival, sobre- saia Supra, mini(-) seguido por palavra iniciada em r ou s Ex.: supra- renal, supra- sensvel, mini-saia. Com o Novo Acordo Ortogrfico, o hfen no usado quando o prefixo termina por vogal e a palavra seguinte comea com s ou r. Neste caso, dobram-se estas consoantes.

19

Ex.: arquirrival, suprarrenal, minissaia. Super (-) seguido por h ou r Ex.: super- homem, super- requintado Ab, as, od, sob, sub (-) seguidos de r Ex.: ab- rogar, ad- renal, ob- reptcio, sob- roda, sub- reino Pan e mal, seguidos por vogal ou h Ex.: Pan- asitico, mal- educado Bem, quando seguido por palavra de sentido completo Ex.: bem- ditoso, bem- aventurana Sem, sota, soto, vice, vizo, ex, co, (-) Ex.: sem- cerimnia, sota- piloto, soto- ministro, vice- reitor, coobrigao. Segundo o Novo Acordo Ortogrfico, no se usa o hfen para interligar o prefixo "co" a todas as palavras. Quando o segundo vocbulo se iniciar com h, elimina-se o h; quando se iniciar em r ou s, dobram-se estas consoantes. Ex.: coobrigao, coabitao, corru, cosseno Ps, pr, pr, re (-) Ex.: Ps- graduao, pr- escolar, pr- britnico, re-escrever. Segundo o Novo Acordo Ortogrfico No se usa hfen., quando h o emprego dos prefixos "pre" e "re", mesmo diante de palavras comeadas pela letra e. Ex.: reescrever, preexistente. Para ligar palavras aos prefixos (anglo- , greco- , histrico - , nfero- , latino- , pstero- , spero - , etc. Ex.: anglo-brasileiro, greco- romano, histrico- geogrfico, nferoanterior, latino- americano, pstero- palatal, spero- posterior, etc. Quando a palavra termina em vogal tnica, seguida pelos sufixos au, guau, - mirim Ex.: and- au, amor- au, amaj- mirim Nas palavras formadas pelos prefixos (-) auto, contra, extra, infra, intra, neo, proto, pseudo, semi e ultra, seguidos de palavras iniciadas por vogal, h, r ou s Ex.: auto- educao, contra- almirante, extra- oficial, infra- heptico, intra- ocular, neo- republicano, proto- revolucionria, pseudo- revelao, semi- selvagem, ultra- sensvel. Segundo o Novo Acordo Ortogrfico, com os prefixos AUTO, CONTRA e EXTRA, INFRA, INTRA, NEO e PROTO, s devemos usar hfen se a palavra seguinte comear com h, r, s ou vogais. Segundo o Novo Acordo Ortogrfico, o hfen utilizado quando o prefixo termina com a mesma letra que inicia a palavra seguinte. Ex.: micro-ondas

5. PONTUAO Os sinais de pontuao so empregados na lngua escrita para tentar recuperar recursos especficos da lngua falada, tais como entonao, jogo de silncio, pausas.

20

DIVISO E EMPREGO DOS SINAIS DE PONTUAO PONTO ( . ) indicar o final de Ex.: Lembro-me muito bem dele. separar perodos entre si. Ex.: Fica comigo. No v embora. nas abreviaturas. Ex.: Av.; V. Ex. uma frase declarativa.

VRGULA ( , ) Entre os termos de uma orao, usa-se a vrgula para: marcar a intercalao entre: adjunto adverbial Ex.: Carla virou-se, rapidamente, ao te ver. conjunes Ex.: Viaje, mas tenha ateno ao volante. expresses explicativas Ex.: No se estresse muito, para no ficar doente. Para enumerar. Ex.: Um dia, um ms, uma eternidade. Marcar omisso de um verbo Ex.: Eu tenho 26 anos e voc, (tem) 23. Isolar o aposto Ex.: Carla, professora de Pilates, ama o que faz. Isolar o vocativo Ex.: Gilson, abaixe o volume do rdio! Entre as oraes de um perodo, usa-se a vrgula para: separar as oraes coordenadas assindticas Ex.: Voc sorria, ele falava. separar oraes coordenadas sindticas, com exceo da aditiva ( que possui a conjuno e). Ex.: Fui estudar, contudo, no consegui me concentrar em nada. separar as oraes subordinadas adverbiais Ex.: Corri para a festa, com muita pressa. separar as oraes subordinadas adjetivas explicativas Ex.: Ronaldinho Gacho, um dolo do futebol brasileiro, no foi escalado para disputar a prxima Copa do Mundo. Separar: gerndio Ex.: Carla falou, explicando o motivo de sua alegria. particpio Ex.: O famoso poltico, seduzido pelo poder da fama, meteu os ps pelas mos. infinitivo Ex.: Todos desceram ao parque, para pular na cama elstica.

21

DOIS-PONTOS ( : ) iniciar a fala dos personagens: Ex.: Ento o chefe comentou: - Est timo! antes de apostos ou oraes apositivas, enumeraes ou sequncia de palavras que explicam, resumem ideias anteriores. Ex.: Meus amigos so poucos: Jorge, Ricardo e Alexandre. antes de citao Ex.: Como j dizia Vincius de Morais: Que o amor no seja eterno posto que chama, mas que seja infinito enquanto dure.

RETICNCIAS ( ... ) indicar dvidas ou hesitao de quem fala. Ex.: Sabe...eu queria te dizer que...esquece. interrupo de uma frase deixada gramaticalmente incompleta Ex.: - Al! Joo est? - Agora no se encontra. Quem sabe se ligar mais tarde... ao fim de uma frase gramaticalmente completa com a inteno de sugerir prolongamento de idia. Ex.: Sua tez, alva e pura como um foco de algodo, tingia -se nas faces duns longes cor-de-rosa... (Ceclia - Jos de Alencar) indicar supresso de palavra (s) numa frase transcrita. Ex.: Quando penso em voc (...) menos a felicidade. (Canteiros Raimundo Fagner)

PARNTESES ( ( ) ) isolar palavras, frases intercaladas de carter explicativo e datas. Ex.: Na 2 Guerra Mundial (1939-1945), morreu muita gente. "Uma manh l no Cajapi (Joca lembrava-se como se fora na vspera), acordara depois duma grande tormenta no fim do vero. (O milagre das chuvas no nordeste - Graa Aranha) Dica: Os parnteses tambm podem substituir a vrgula ou o travesso.

PONTO DE EXCLAMAO ( ! ) Aps vocativo Ex.: Parte, Heliel! ( As violetas de Nossa Senhora - Humberto de Campos)

22

Aps imperativo Ex.: Cale-se! Aps interjeio Ex.: Ufa! Ai! Aps palavras ou frases que denotem carter emocional Ex.: Que pena!

PONTO DE INTERROGAO ( ? ) Em perguntas diretas Ex.: Como voc se chama? s vezes, juntamente com o ponto de exclamao Ex.: - Quem ganhou na loteria? - Voc. - Eu?!

PONTO-E-VRGULA ( ; ) separar os itens de uma lei, de um decreto, de uma petio, de uma seqncia, etc. Ex.: Art. 127 So penalidades disciplinares: I- advertncia; II- suspenso; III- demisso; IV- cassao de aposentadoria ou disponibilidade; V- destituio de cargo em comisso; VI- destituio de funo comissionada. separar oraes coordenadas muito extensas ou oraes coordenadas nas quais j tenham tido utilizado a vrgula. Ex.: O rosto de tez amarelenta e feies inexpressivas, numa quietude aptica, era pronunciadamente vultuoso, o que mais se acentuava no fim da vida, quando a bronquite crnica de que sofria desde moo se foi transformando em opressora asma cardaca; os lbios grossos, o inferior um tanto tenso (...) " (O visconde de Inhomerim - Visconde de Taunay).

TRAVESSO ( - )

utilizado para: dar incio fala de um personagem Ex.: O filho perguntou: - Pai, quando comearo as aulas?

23

indicar mudana do interlocutor nos dilogos - Doutor, o que tenho grave? - No se preocupe, uma simples infeco. s tomar um antibitico e estar bom. unir grupos de palavras que indicam itinerrio Ex.: A rodovia Belm-Braslia est em pssimo estado. Tambm pode ser usado em substituio virgula em expresses ou frases explicativas Ex.: Xuxa a rainha dos baixinhos ser me. ASPAS ( ) So utilizadas: isolar palavras ou expresses que fogem norma culta, como grias, estrangeirismos, palavres, neologismos, arcasmos e expresses populares. Ex.: Maria ganhou um apaixonado sculo do seu admirador. A festa na casa de Lcio estava chocante. Conversando com meu superior, dei a ele um feedback do servio a mim requerido. indicar uma citao textual Ex.: Ia viajar! Viajei. Trinta e quatro vezes, s pressas, bufando, com todo o sangue na face, desfiz e refiz a mala. ( O prazer de viajar - Ea de Queirs) Se, dentro de um trecho j destacado por aspas, se fizer necessrio a utilizao de novas aspas, estas sero simples. ( ' ' )

6. PROCESSO DE FORMAO DE PALAVRAS

Existem vrios processos de formao de palavras na Lngua Portuguesa. Esses processos foram usados ao longo da histria do idioma e podem ser usados atualmente para a criao de neologismos, quando se quer criar uma palavra para um conceito at ento desconhecido. Os principais processos de formao de palavras so os seguintes:

DERIVAO
A derivao um processo que consiste no acrscimo de morfemas a um radical j existente, a fim de representar um conceito relacionado palavra original. Existem cinco processos de derivao, a saber: Prefixao: consiste em adicionar ao radical um prefixo. Exemplos: forma - reforma, teatro - anfiteatro, operao - cooperao etc. Sufixao: consiste em adicionar ao radical um sufixo. Exemplos: pedra - pedreira, engenheiro - engenharia, igual - igualdade - "envenenar" "envenenamento" .

24

Parassntese: consiste em adicionar ao radical, ao mesmo tempo, um prefixo e um sufixo. Exemplos: vermelho - avermelhado, frio esfriamento etc. Nota-se que no so consideradas parassnteses palavras como "desordenamento", "decodificao", etc. uma vez que existem as palavras "ordenamento", "desordem", "codificao", sendo o prefixo independente do sufixo. Nesse caso, diz-se que a palavra sofreu tanto prefixao quanto sufixao. Ex: repor = re (prefixo) + por (radical do verbo "pr"). Regresso: geralmente so substantivos oriundos de verbos, e consistem na supresso das desinncias verbais. Exemplos: buscar busca, morrer - morte . Converso: (ou Derivao Imprpria) esta derivao no modifica a palavra, consiste apenas em mudar a classe gramatical, geralmente transformando o verbo em substantivo. Exemplos: o saber, o porqu etc. Consiste tambm em usar adjetivos como se fossem advrbios, por exemplo: "andar rpido", "jogar bonito".

COMPOSIO
A composio o processo que consiste em unir dois ou mais radicais para formar uma nova palavra. Existem quatro processos de composio, a saber: Morfossintatica ou justaposio: neste caso, no h mudana nas palavras originais, e estas so unidas sem perder letras ou fonemas, com ou sem hfen. Exemplos: guarda-chuva, girassol, arranha-cu, porta-arquivos. Morfologia ou aglutinao : neste caso, parte do elemento original das palavras se perde, e assim deixa de existir a noo do composto. Ex.: planalto (de plano + alto), embora (em + boa + ora), fidalgo (filho + de + algo), boquiaberta (boca + aberta), voc (vossa + merc) . Unio de radicais: processo semelhante ao de aglutinao, consiste em juntar elementos radicais do latim ou do grego para dar um novo significado. Ex.: pedofilia (pedo, "criana" + filia, "atrao"), agrcola (agro, "campo" cola, "aquele que habita" etc.) Hibridismo: consiste em unir elementos sendo cada um oriundo de um idioma. Ex.: automvel (latim e grego), alcalide (rabe e grego).

25

ESTRUTURA E FORMAO DE PALAVRAS CONCEITOS BSICOS:

Observe as seguintes palavras: escol-a escol-ar escol-arizao escol-arizar sub-escol-arizao Observando-as, percebemos que h um elemento comum a todas elas: a forma escol-. Alm disso, em todas h elementos destacveis, responsveis por algum detalhe de significao. Compare, por exemplo, escola e escolar: partindo de escola, formou-se escolar pelo acrscimo do elemento destacvel ar. Por meio desse trabalho de comparao entre as diversas palavras que selecionamos, podemos depreender a existncia de diferentes elementos formadores. Cada um desses elementos formadores uma unidade mnima de significao, um elemento significativo indecomponvel, a que damos o nome de morfema.

CLASSIFICAO DOS MORFEMAS: RADICAL H um morfema comum a todas as palavras que estamos analisando: escol-. esse morfema comum o radical que faz com que as consideremos palavras de uma mesma famlia de significao os cognatos. O radical a parte da palavra responsvel por sua significao principal. AFIXOS Como vimos, o acrscimo do morfema ar cria uma nova palavra a partir de escola. De maneira semelhante, o acrscimo dos morfemas sub- e arizao forma escol- criou subescolarizao. Esses morfemas recebem o nome de afixos. Quando so colocados antes do radical, como acontece com sub-, os afixos recebem o nome de prefixos. Quando, como arizao, surgem depois do radical os afixos so chamados de sufixos. Prefixos e sufixos, alm de operar mudana de classe gramatical, so capazes de introduzir modificaes de significado no radical a que so acrescentados. DESINNCIAS Quando se conjuga o verbo amar, obtm-se formas como amava, amavas, amava, amvamos, amveis, amavam. Essas modificaes ocorrem medida que o verbo vai sendo flexionado em nmero (singular e plural) e pessoa (primeira, segunda ou terceira). Tambm ocorrem se modificarmos o tempo e o modo do verbo (amava, amara, amasse, por exemplo).

26

Podemos concluir, assim, que existem morfemas que indicam as flexes das palavras. Esses morfemas sempre surgem no fim das palavras variveis e recebem o nome de desinncias. H desinncias nominais e desinncias verbais. Desinncias nominais: indicam o gnero e o nmero dos nomes. Para a indicao de gnero, o portugus costuma opor as desinncias -o/-a: garoto/garota; menino/menina Para a indicao de nmero, costuma-se utilizar o morfema s, que indica o plural em oposio ausncia de morfema, que indica o singular: garoto/garotos; garota/garotas; menino/meninos; menina/meninas. No caso dos nomes terminados em r e z, a desinncia de plural assume a forma -es: mar/mares; revlver/revlveres; cruz/cruzes. Desinncias verbais: em nossa lngua, as desinncias verbais pertencem a dois tipos distintos. H aqueles que indicam o modo e o tempo (desinncias modo-temporais) e aquelas que indicam o nmero e a pessoa dos verbos (desinncia nmero-pessoais):

cant--vamos cant: radical --: vogal temtica -va-: desinncia modotemporal (caracteriza o pretrito imperfeito do indicativo) -mos: desinncia nmeropessoal (caracteriza a primeira pessoa do plural)

cant--sse-is cant: radical --: vogal temtica -sse:desinncia modotemporal (caracteriza o pretrito imperfeito do subjuntivo) -is: desinncia nmeropessoal (caracteriza a segunda pessoa do plural)

27

VOGAL TEMTICA Observe que, entre o radical cant- e as desinncias verbais, surge sempre o morfema a. Esse morfema, que liga o radical s desinncias, chamado de vogal temtica. Sua funo ligar-se ao radical, constituindo o chamado tema. ao tema (radical + vogal temtica) que se acrescentam as desinncias. Tanto os verbos como os nomes apresentam vogais temticas. Vogais temticas nominais: So -a, -e, e -o, quando tonas finais, como em mesa, artista, busca, perda, escola, triste, base, combate. Nesses casos, no poderamos pensar que essas terminaes so desinncias indicadoras de gnero, pois a mesa, escola, por exemplo, no sofrem esse tipo de flexo. a essas vogais temticas que se liga a desinncia indicadora de plural: mesa-s, escola-s, perda-s. Os nomes terminados em vogais tnicas (sof, caf, cip, caqui, por exemplo) no apresentam vogal temtica. Vogais temticas verbais: So -a, -e e -i, que caracterizam trs grupos de verbos a que se d o nome de conjugaes. Assim, os verbos cuja vogal temtica -a pertencem primeira conjugao; aqueles cuja vogal temtica -e pertencem segunda conjugao e os que tm vogal temtica -i pertencem terceira conjugao.

primeira conjugao govern-ava atac-a-va realiz-asse

segunda terceira conjugao conjugao estabelecdefin-i-ra e-sse imped-icr-e-ra sse mex-e-r ag-i-mos

VOGAL OU CONSOANTE DE LIGAO

As vogais ou consoantes de ligao so morfemas que surgem por motivos eufnicos, ou seja, para facilitar ou mesmo possibilitar a leitura de uma determinada palavra. Temos um exemplo de vogal de ligao na palavra escolaridade: o -i- entre os sufixos -ar- e -dade facilita a emisso vocal da palavra. Outros exemplos: gasmetro, alvinegro, tecnocracia, paulada, cafeteira, chaleira, tricota.

28

7. CLASSES GRAMATICAIS ARTIGO DEFINIDO E INDEFINIDO Observe a frase: Umas meninas brincam de boneca. A palavra umas d uma ideia vaga, indeterminada e indefinida. Agora, observe: As meninas brincam de boneca. A palavra as d uma ideia determinada, definida. Umas e as so artigos. Artigos so palavras que colocamos antes dos substantivos para determinlos ou indetermin-los. Os artigos pode ser: Definidos: do uma ideia precisa, determinada. So eles: o, a, os, as. Indefinidos: do uma ideia vaga, indefinida. So eles: um, uma, uns, umas.

NUMERAL Leia as frases abaixo: Cinco reais cada um. Estive seis meses na praia. As palavras cinco e seis indicam quantidade; logo, so numerais. Numeral uma palavra que indica quantidade, ordem, multiplicao ou frao. Os numerais podem ser: Cardinais: indicam quantidade. Exemplos: um, dois, dez. Ordinais: indicam ordem. Exemplos: primeiro, terceiro. Multiplicativos: indicam multiplicao. Exemplos: dobro ou duplo, triplo. Fracionrios: indicam partes, fraes. Exemplos: meio, um tero.

29

INTERJEIO Interjeio a palavra invarivel que exprime emoes, sensaes, estados de esprito, ou que procura agir sobre o interlocutor, levando-o a adotar certo comportamento sem que, para isso, seja necessrio fazer uso de estruturas lingusticas mais elaboradas. Ex.: Ah! Pode exprimir prazer, deslumbramento, decepo; Psiu! Pode indicar que se est querendo atrair a ateno do interlocutor, ou que deseja que ele faa silncio. Outras interjeies e locues interjetivas podem expressar: Alegria: oh!, ah!, oba!, viva!; Dor: ai!, ui!; Espanto, surpresa: oh!, ah!, ih!, opa!, cus!, puxa!, chi!, gente!, hem?!, meu Deus!, uai!; Chamamento: ol!, al!, !, oi!, psiu!, psit!, !; Medo: uh!, credo!, cruzes!, Jesus!, ai!; Desejo: tomara!, oxal!, queira Deus!, quem me dera!; Pedido de silncio: psiu!, calado!, quieto!, bico fechado!; Estmulo: eia!, avante!, upa!, firme!, toca!; Afugentamento: x!, fora!, rua!, toca!, passa!, arreda!; Alvio: ufa!, uf!, safa!; Cansao: ufa!. A compreenso de uma interjeio depende da anlise do contexto em que ela aparece. Quando a interjeio expressa por mais de um vocbulo, recebe o nome de locuo interjetiva. Ex. Puxa vida! Valha-me Deus! Se Deus quiser! Macacos me mordam!

A interjeio considerada palavra-frase, caracterizando-se como uma estrutura parte. No desempenha funo sinttica.

ADVRBIO O advrbio uma palavra que no varia em gnero (masculino/ feminino) e nmero (singular/ plural). Ele modifica, ainda: o verbo: Procuramos, tambm, por vocs. o adjetivo: Eles so muito felizes; outro advrbio: Venha agora mesmo. Os advrbios denotam, tambm, circunstncias de lugar, tempo, modo, afirmao, negao, intensidade, dvida.

30

ADVRBIOS INTERROGATIVOS De lugar: onde, aonde, de onde; De tempo: quando; De modo: como; De causa: por que, por qu?

FLEXO DOS ADVRBIOS Os advrbios no variam em gnero e nmero, mas variam em grau. GRAU COMPARATIVO De igualdade: to+ advrbio + quanto Ex.: Cheguei to tarde quanto queria. De superioridade: mais + advrbio + que Ex.: Cheguei mais cedo que queria. De inferioridade: menos + advrbio + que Ex.: Dormi menos que queria.

GRAU SUPERLATIVO Analtico: advrbio + adjetivo Ex.: Eles so muito belos. Sinttico: contrao, uma juno dos elementos do grau analtico. Ex.: Eles so belssimos ( muito belos).

CONJUNES As conjunes so vocbulos de funo estritamente gramatical utilizados para o estabelecimento da relao entre duas oraes, ou ainda a relao dois termos que se assemelham gramaticalmente dentro da mesma orao. As conjunes podem ser de dois tipos principais: conjunes subordinativas. Ou conjunes coordenativas .

CONJUNES SUBORDINATIVAS Conjunes Subordinativas Causais Iniciam uma orao que exprime causa da orao principal. As conjunes subordinativas causais so: porque, pois, que, uma vez que, j

31

que, como, desde que, visto que, por isso que, etc. Ex.: Gosto de tomar as minhas decises porque me sinto independente. Conjunes Subordinativas Comparativas Contrape a orao subordinada principal, por meio de uma comparao. As conjunes subordinativas comparativas so: que, do que (quando iniciadas ou antecedidas por noes comparativas como menos, mais, maior, menor, melhor, pior), qual (quando iniciada ou antecedida por tal), como (tambm apresentada nas formas assim como, bem como). Ex.: Tudo passa, como o tempo. Conjunes Subordinativas Concessivas Estabelece uma ideia de oposio entre as oraes. As conjunes subordinativas concessivas so: embora, mesmo que, ainda que, posto que, por mais que, apesar de, mesmo quando, etc. Ex.: Ela ligou, ainda que contra a sua vontade. Conjunes Subordinativas Condicionais Iniciam oraes subordinadas que estabelecem uma relao de condio imposta orao principal. As conjunes subordinativas condicionais so: se, caso, contanto que, a no ser que, desde que, salvo se, etc. Ex.: Se voc no vier, a reunio no se realizar Conjunes Subordinativas Conformativas Conjunes subordinativas conformativas so as conjunes que, iniciando uma orao subordinada expressam sua conformidade em relao ao fato da orao principal. As conjunes subordinativas conformativas so: conforme, segundo, consoante, como (utilizada no mesmo sentido da conjuno conforme). Ex.: Eu dano conforme a msica. Conjunes Subordinativas Finais So conjunes que expressam a finalidade dos atos contidos na orao principal. As conjunes subordinativas finais so: a fim de que, para que, porque (com mesmo sentido da conjuno para que), que. Ex.: Cheguei cedo a fim de adiantar o servio. Conjunes Subordinativas Proporcionais Introduzem oraes que estabelecem uma ideia de proporo dos fatos em relao orao principal. As conjunes subordinativas proporcionais so: proporo que, medida que, quanto mais... (tanto) mais, quanto mais... (tanto) menos, quanto menos... (tanto) menos, quanto menos... (tanto) mais etc. Ex.: Quanto mais conheo a Deus, mais o amo. Conjunes Subordinativas Temporais So conjunes que exprimem a noo de tempo em que os fatos da orao principal acontecem. As conjunes subordinativas temporais so: quando, enquanto, logo que, agora que, to logo, apenas (com mesmo sentido da conjuno to logo), toda vez que, mal (equivalente a to logo), sempre que, etc. Ex.: Eu dava gargalhadas enquanto ouvia a piada.

32

CONJUNES COORDENATIVAS

Conjunes Coordenativas Aditivas

As conjunes coordenativas aditivas possuem a funo de adicionar um termo a outro de mesma funo gramatical, ou ainda adicionar uma orao outra de mesma funo gramatical. As conjunes coordenativas gramaticais so: e, nem. Ex.:Todos aqui esto contentes e despreocupados
Conjunes Coordenativas Adversativas As conjunes coordenativas adversativas possuem a funo de estabelecer uma relao de contraste entre os sentidos de dois termos ou duas oraes de mesma funo gramatical. As conjunes coordenativas adversativas so: mas, contudo, no entanto, entretanto, porm, todavia. Ex.: No negou nada, mas tambm no afirmou coisa nenhuma Conjunes Coordenativas Alternativas Conjunes coordenativas alternativas so as conjunes coordenativas que unem oraes independentes, indicando sucesso de fatos que se negam entre si ou ainda indicando que, com a ocorrncia de um dos fatos de uma orao, a excluso do fato da outra orao. As conjunes coordenativas alternativas so: ou (repetido ou no), ora, nem, quer, seja. Ex.:Tudo para ele era vencer ou perder Conjunes Coordenativas Conclusivas

As conjunes coordenativas conclusivas so utilizadas para unir, a uma orao anterior, outra orao que exprime concluso o conseqncia. As conjunes coordenativas so: assim, logo, portanto, por isso.
Ex.:Estudou muito, portanto ir bem no exame. Conjunes Coordenativas Explicativas Conjunes coordenativas explicativas so aquelas que unem duas oraes, das quais a segunda explica o contedo da primeira. As conjunes coordenativas explicativas so: porque, que, pois, porquanto. Ex.: No entrou no teatro porque esqueceu os bilhetes; Entre, que est muito frio.

PREPOSIO Preposio a classe de palavras que liga palavras entre si; invarivel; e estabelece relao de vrios sentidos entre as palavras que liga. As preposies podem ser de dois tipos:

33

Preposio essencial: sempre funciona como preposio. Ex.: a, ante, de, por, com, em, sob, at. Preposio acidental: palavra que, alm de preposio, pode assumir outras funes morfolgicas. Ex.: consoante, segundo, mediante, tirante, fora, malgrado. LOCUO PREPOSITIVA

Chamamos de locuo prepositiva o conjunto de duas ou mais palavras que tm o valor de uma preposio. A ltima palavra dessas locues sempre uma preposio. Ex.: por causa de, ao lado de, em virtude de, apesar de, acima de, junto de, a respeito de. As preposies podem combinar-se com outras classes gramaticais. Ex.: do (de + artigo o) no (em + artigo o) daqui (de + advrbio aqui) daquele (de + o pronome demonstrativo aquele)

EMPREGO DAS PREPOSIES As preposies podem estabelecer variadas relaes entre os termos que ligam. Ex.: Limpou as unhas com o grampo (relao de instrumento). Estive com Jos (relao de companhia). A criana arrebentava de felicidade (relao de causa). O carro de Paulo novo (relao de posse). as preposies podem vir unidas a outras palavras. Temos combinao quando na juno da preposio com outra palavra no houver perda de elemento fontico. Temos contrao quando na juno da preposio com outra palavra houver perda fontica. Contrao Do (de + o) Dum (de + um) Desta (de + esta) No (em + o) Neste (em + este) VERBO Verbo a palavra que exprime um fato (geralmente uma ao, estado ou fenmeno da natureza) e localiza-o no tempo, usados tambm para ligar o sujeito ao predicado. Combinao Ao (a +o) Aos (a + os) Aonde (a + onde)

34

PESSOAS DO VERBO 1a pessoa do singular: Eu canto 2 pessoa do singular: Tu cantas 3 pessoa do singular: Ele/Ela cantam 1 pessoa do plural: Ns cantamos 2 pessoa do plural: Vs cantais 3 pessoa do plural: Eles/Elas cantam

TEMPOS DO VERBO Presente Ex.: Eu canto Passado/ Pretrito Perfeito: ao iniciada e terminada. Ex.: Eu festejei. Imperfeito: ao iniciada e interrompida. Ex.: Eu participava da aula( quando). Mais- que- perfeito: terminao ra. Ex.: Ele se despedira. Futuro do presente: como o senso comum conhece. Ex.: Ela cantar amanh. do pretrito: terminao ria (+ se ou outro modificador que indique condio). Ex.:Eu trabalharia (se no estivesse de cama). MODOS Indicativo Frmula: pessoa ou sujeito + verbo ( em todos os tempos, exceto no pretrito mais- que- perfeito e futuro de pretrito). Ex.: Eu viajei nas frias. Subjuntivo Frmula: talvez ou se + pessoa + verbo Ex.: Talvez eu te ligue. Se eu soubesse . Imperativo uma ordem. S existe no presente. VOZES Ativa Ex.: Carla escreve a carta. ( sujeito + verbo) Passiva Ex.:A carta foi escrita por Carla. ( verbo + sujeito). Reflexiva A ao reverte-se ao prprio sujeito. Ex.: Eu me visto parra sair.

35

FORMAS ( TERMINAES) - r: infinitivo (divertir) - do: particpio (divertido) - ndo: gerndio (divertindo) CONJUGAES 1 : verbos terminados em ar 2 : verbos terminados em er 3 : verbos terminados em ir

QUANTO MORFOLOGIA

Verbos regulares: Flexiona sempre de acordo com os paradigmas da conjugao a que pertencem. Ex.: amar, vender, partir. Verbos irregulares: Sofrem modificaes em relao aos paradigmas da conjugao a que pertencem, tendo modificaes no radical e nas terminaes. Ex.: resfolegar, caber, medir ("eu resfolgo", "eu caibo", "eu meo", e no "eu resfolego", "eu cabo", "eu medo"). Verbos anmalos: Entre os irregulares se destacam os anmalos. So verbos que no seguem os paradigmas da conjugao a que pertence, sendo que muitas vezes o radical diferente em cada conjugao. Ex.: ir, ser, ter. O verbo "pr" pertence segunda conjugao e anmalo a comear do prprio infinitivo. Verbos defectivos: Verbos que no tm uma ou mais formas conjugadas. Ex.: precaver - no existe a forma "precavenha". Verbos abundantes: Verbos que apresentam mais de uma forma de conjugao. Ex.: encher - enchido, cheio; fixar - fixado, fixo.

SUBSTANTIVOS

O substantivo pertence classe de palavras que do nomes a qualquer objeto, sentimento, estado, ou um processo, sempre precedidas por um artigo (definido ou indefinido) e dotadas de sentido completo. Ex.: o secador, o amor, a alegria, a chegada.

36

CLASSIFICAO QUANTO FORMAO Primitivo: palavras que no derivam de outras. Ex: flor, pedra, jardim. Derivado: provm de outra palavra existente na lngua. Ex: floricultura , pedreira, motorista, jardineiro. Quanto ao nmero de semantemas (chamados, tambm, de radicais ou substantivos primitivos) pode ser classificado em: Simples: tem apenas um radical. Ex: gua, couve, sol Composto: tem dois ou mais radicais. Ex: gua-de-cheiro, couve-flor, girassol, lana-perfume.

QUANTO AO TIPO Concreto: designam pessoas, lugares, animais, vegetais, minerais, coisas. Ex: casa, cadeira, cachorro. Abstrato: designam aes, estado ou qualidade. Ex: trabalho, simpatia, beleza. Comum: se aplica a um ou mais objetos que possuem as mesmas caractersticas, prprias de uma mesma classe. Ex: lobo, pizza, mscara. Prprio: denota um elemento individual que tenha um nome prprio dentro de um conjunto, sendo grafado sempre com letra maiscula. Ex: Guilherme, Carla, Brasil, Rio de Janeiro, Fusca. Coletivo: um substantivo coletivo designa um nome dado a um conjunto de seres, coisas. No entanto, vale ressaltar que no se trata necessariamente de quaisquer seres daquela espcie. Alguns exemplos: Uma biblioteca um conjunto de livros, mas uma pilha de livros desordenada no uma biblioteca. A biblioteca discrimina o gnero dos livros e os acomoda em prateleiras. Uma orquestra ou banda um conjunto de instrumentistas, mas nem todo conjunto de msicos ou instrumentistas pode ser classificado como uma orquestra ou banda. Em uma orquestra ou banda, os instrumentistas esto executando a mesma pea musical ao mesmo tempo. Uma turma um conjunto de estudantes, mas se juntarem num mesmo alojamento os estudantes de vrias carreiras e vrias universidades numa sala, no se tem uma turma. Na turma, os estudantes assistem simultaneamente mesma aula.

37

FLEXO DO SUBSTANTIVO QUANTO AO GNERO Os substantivos flexionam-se nos gneros masculino e feminino e quanto s formas, podem ser: Substantivos biformes: apresentam duas formas originadas do mesmo radical. Ex.: menino - menina, aluno - aluna. Substantivos heternimos: apresentam radicais distintos e dispensam artigo ou flexo para indicar gnero, ou seja, apresentam duas formas uma para o feminino e outra para o masculino. Ex.: arlequim - colombina, arcebispo - bode - cabra, ovelha - carneiro. Substantivos uniformes: apresentam a mesma forma para os dois gneros, podendo ser classificados em: Epicenos: referem-se a animais ou plantas, e so invariveis no artigo precedente, acrescentando-se as palavras macho e fmea para distino do sexo do animal. Ex.: a ona macho - a ona fmea; o jacar macho - o jacar fmea; a foca macho - a foca fmea. Comuns de dois gneros: o gnero indicado pelo artigo precedente. Ex.: o dentista, a dentista. Sobrecomuns: invariveis no artigo precedente. Ex.: a criana, o indivduo (no existem formas como "criano", "indivdua", nem "o criana", "a indivduo"). QUANTO AO NMERO Os substantivos apresentam singular e plural. Os substantivos simples, para formar o plural, acrescenta-se terminao em n, vogal ou ditongo o s. Ex: eltron/ eltrons, povo/ povos, caixa/ caixas, crie/ cries; a terminao em o, por es, es, ou os; as terminaes em s, r, e z, por es; terminaes em x so invariveis; terminaes em al, el, ol, ul, trocam o l por is, com as seguintes excees: "mal" (males), "cnsul" (cnsules), "mol" (mols), "gol" (gols); terminao em il, trocado o l por is (quando oxtono) ou o il por eis (quando paroxtono). Os substantivos compostos flexionam-se da seguinte forma quando ligados por hfen: se os elementos so ligados por preposio, s o primeiro varia (mulassem-cabea); se os elementos so formados por palavras repetidas ou por onomatopia, s o segundo elemento varia (tico-ticos, pingue-pongues); nos demais casos, somente os elementos originariamente substantivos, adjetivos e numerais variam (couves-flores, guardas-noturnos, amoresperfeitos, bem-amados, ex-alunos).

38

QUANTO AO GRAU Os substantivos possuem trs graus, o aumentativo, o diminutivo e o normal que so formados por dois processos: Ex.: livro, livrinho (ou livreto), livro ADJETIVO E LOCUES ADJETIVAS ADJETIVO O adjetivo a palavra varivel em gnero, nmero e grau que caracteriza o substantivo, indicando-lhe qualidade, estado, modo de ser ou aspecto. Ex.: neve branca; cidade moderna. Classifica-se em: Simples: quando apresentam um nico radical. Ex.: comida saborosa. Composto: quando apresentam mais de um radical. Ex.: programa sociocultural. Primitivo: quando no provm de outra palavra da lngua portuguesa. Ex.: inimigo leal. Derivados: quando provm de outra palavra da lngua portuguesa. Ex.: cala esverdeada. Os adjetivos flexionam-se em gnero, nmero e grau. Quanto ao gnero, podem ser: Uniformes Quando uma nica forma usada tanto para concordar com substantivos masculinos quanto com femininos. Ex.: menino feliz, menina feliz Biformes Quando se flexionam para concordar com o substantivo que qualificam. Ex.: menino bonito, menina bonita Quanto ao nmero, podem ser singular ou plural para acompanhar o substantivo que qualificam. Ex.:menina bonita meninas bonitas pessoa feliz pessoas felizes Flexionam-se em grau para expressar a intensidade das qualidades do substantivo ao qual se referem. Quanto ao grau, podem ser comparativos ou superlativos.

39

O grau comparativo pode designar: igualdade: Sou to bonita quanto ela. superioridade: Sou mais bonita que ela. inferioridade : Ela menos bonita do que eu. O grau superlativo pode ser absoluto ou relativo. absoluto analtico: Ela muito bonita. absoluto sinttico: Ela belssima. relativo de superioridade (analtico): Ela a mais bonita de todas. (sinttico): Esta vila a maior de todas. relativo de inferioridade: Ela a menos bonita de todas ns.

LOCUES ADJETIVAS

Locuo adjetiva a expresso formada de preposio + substantivo (ou advrbio), com valor de adjetivo.

Noite de chuva (chuvosa) Atitudes de anjo (angelical) Pneu de trs (traseiro) Menina do Brasil (brasileira)

PRONOMES Pronome toda palavra que substitui ou pode substituir um nome, um substantivo. PRONOMES PESSOAIS Pronomes pessoais so termos que substituem ou acompanham o substantivo. Servem parar representar os nomes dos seres e determinar as pessoas do discurso, que so: 1 pessoaa que fala 2 pessoacom quem se fala 3 pessoade quem se fala Ex.: Eu aprecio tua dedicao aos estudos. Ser que ela aprecia tambm? Os pronomes pessoais classificam-se em retos e oblquos. So pronomes retos, quando atuam como sujeito da orao.

40

1 pessoa 2 pessoa

eu tu

ns vs eles/elas

Eu estudo todos os dias. Tu tambm tens estudado? Ser que ela estuda tambm?

3 pessoa ele/ela

So pronomes oblquos, quando atuam como complemento (objeto direto ou indireto). Quanto acentuao, classificam-se em oblquos tonos (acompanham formas verbais) e oblquos tnicos ( acompanhados de preposio): Pronomes oblquos tonos: me, te, o, a, lhe, se, nos, vos, os, as, lhes. Ex.: Desejo-te boa sorte Em verbos terminados em -r, -s ou -z, elimina-se a terminao e os pronomes o(s), a(s) se tornam lo(s), la(s).Em verbos terminados em -am, -em, o e -e os pronomes se tornam no(s), na(s). Pronomes oblquos tnicos: mim, ti, ele, ela, si, ns, vs, eles, elas. Ex.: A mim pouco importa o que dizem Os pronomes de tratamento tem a funo de pronome pessoal e servem para designar as pessoas do discurso. PRONOMES DE TRATAMENTO Nos pronomes pessoais incluem-se os pronomes de tratamento Pronome de tratamento aquele com que nos referimos s pessoas a quem se fala (de maneira cerimoniosa), portanto segunda pessoa, mas a concordncia gramatical deve ser feita com a terceira pessoa. Alguns pronomes de tratamento: Vossa Alteza V.A. Vossa Eminncia V.Em. Vossa Excelncia V.Ex. Vossa Magnificncia V.Mag. Vossa Reverendssima V.Revma Vossa Santidade V.S. Vossa Senhoria V.S. Vossa Majestade V.M. prncipes, duques cardeais altas autoridades em geral reitores de universidades sacerdotes em geral papas funcionrios graduados reis, imperadores

PRONOMES POSSESSIVOS Os Pronomes Possessivos indicam posse. Estabelece relao da pessoa do discurso com algo que lhe pertence. 1 pessoa 2 pessoa 3 pessoa meu(s), minha(s), nosso(s), nossa(s) teu(s), tua(s), vosso(s), vossa(s) seu(s), sua(s), dele(s), dela(s)

41

PRONOMES DEMONSTRATIVOS Eles indicam a posio de um ser ou objeto em relao s pessoas do discurso. 1 pessoa este(s), esta(s), isto..se refere a algo que est perto da pessoa que fala. 2 pessoa esse(s), essa(s), isso.se refere a algo que esta perto da pessoa que ouve. 3 pessoa aquele(s), aquela(s), aquilo se refere a algo distante de ambos. Ex.: Estes livros e essas apostilas devem ser guardadas naquela estante. DIFERENCIAO Utilizamos, em uma orao: Estes perto de quem fala essas perto de quem ouve naquela distante de ambos PRONOMES INDEFINIDOS Os pronomes indefinidos so imprecisos, vagos. Referem-se 3 pessoa do discurso. Podem ser variveis (se flexionando em gnero e nmero) ou invariveis. So formas variveis: algum(s), alguma(s), nenhum(s),nenhuma(s), todo(s), toda(s), muito(s), muita(s), pouco(s), pouca(s), tanto(s), tanta(s), certo(s), certa(s), vrio(s), vria(s), outro(s), outra(s), certo(s), certa(s), quanto(s), quanta(s), tal, tais, qual, quais, qualquer, quaisquer. So formas invariveis: quem, algum, ningum, outrem, cada, algo, tudo, nada.. Ex.: Algumas pessoas estudam diariamente. Ningum estuda diariamente. PRONOMES INTERROGATIVOS So empregados para formular perguntas diretas ou indiretas. Podem ser variveis ou invariveis. Variveis: qual, quais, quanto(s), quanta(s). Invariveis: que, onde, quem. Ex.: Quantos de vocs estudam diariamente? Quem de vocs estuda diariamente? PRONOMES RELATIVOS So os que relacionam uma orao a um substantivo que representa. Tambm se classificam em variveis e invariveis. Variveis: o(a) qual, os(as) quais, quanto(s), quanta(s), cujo(s), cuja(s). Invariveis:que, quem, onde.

42

Ex.: Conseguiu o emprego que tanto queria. 8. COLOCAO PRONOMINAL De acordo com as autoras Rose Jordo e Clenir Bellezi, a colocao pronominal a posio que os pronomes pessoais oblquos tonos ocupam na frase em relao ao verbo a que se referem. So pronomes oblquos tonos: me, te, se, o, os, a, as, lhe, lhes, nos e vos. O pronome oblquo tono pode assumir trs posies na orao em relao ao verbo: prclise: pronome antes do verbo nclise: pronome depois do verbo mesclise: pronome no meio do verbo

PRCLISE A prclise aplicada antes do verbo quando temos: Palavras com sentido negativo: Ex.: Nada me faz querer sair dessa cama. No se trata de nenhuma novidade. Advrbios: Ex.: Nesta casa se fala alemo. Naquele dia me falaram que a professora no veio. Pronomes relativos: Ex.: A aluna que me mostrou a tarefa no veio hoje. No vou deixar de estudar os contedos que me falaram. Pronomes indefinidos: Ex.: Quem me disse isso? Todos se comoveram durante o discurso de despedida. Pronomes demonstrativos: Ex.: Isso me deixa muito feliz! Aquilo me incentivou a mudar de atitude! Preposio seguida de gerndio: Ex.: Em se tratando de qualidade, o Brasil Escola o site mais indicado pesquisa escolar. Conjuno subordinativa: Ex.: Vamos estabelecer critrios, conforme lhe avisaram.

43

NCLISE A nclise empregada depois do verbo. A norma culta no aceita oraes iniciadas com pronomes oblquos tonos. A nclise vai acontecer quando: O verbo estiver no imperativo afirmativo: Ex.: Amem-se uns aos outros. Sigam-me e no tero derrotas. O verbo iniciar a orao: Ex.: Diga-lhe que est tudo bem. Chamaram-me para ser scio. O verbo estiver no infinitivo impessoal regido da preposio "a": Ex.: Naquele instante os dois passaram a odiar-se. Passaram a cumprimentar-se mutuamente. O verbo estiver no gerndio: Ex.: No quis saber o que aconteceu, fazendo-se de despreocupada. Despediu-se, beijando-me a face. Houver vrgula ou pausa antes do verbo: Ex.: Se passar no vestibular em outra cidade, mudo-me no mesmo instante. Se no tiver outro jeito, alisto-me nas foras armadas.

MESCLISE A mesclise acontece quando o verbo est flexionado no futuro do presente ou no futuro do pretrito: Ex.: A prova realizar-se- neste domingo pela manh. Far-lhe-ei uma proposta irrecusvel. 9. ESTRUTURA DO PERODO E DA ORAAO Ao realizarmos a anlise de um determinado documento, ou at de uma situao, simplesmente decompomos o objeto da anlise, observando -o sob vrias perspectivas, vrios olhares. Na Lngua Portuguesa, existem trs tipos de anlise: fontica, morfolgica e sinttica. A anlise fontica analisa as palavras a partir do seu som; a morfolgica, a partir da classe, do gnero, do nmero, grau, pessoa. A anlise sinttica refere-se ao papel que as palavras possuem e sua funo nas oraes ( objeto direto, sujeito). CONCEITOS Frase: um pensamento, com significado prprio, sem verbo. Ex.: Cuidado! Orao: um pensamento com verbo. Ex.: O belo agrada aos olhos.

44

Perodo: o conjunto de uma ou mais oraes. Ex.: O que faz o veneno a dose. SUJEITO E PREDICADO O sujeito tudo aquilo do qual se fala alguma coisa. Ex.: Eu comi uma caixa de chocolates, ontem. (Quem? Eu). O predicado aquilo que se fala a respeito do sujeito. Ex.: O time do Cruzeiro ganhou de goleada. (O qu? Ganhou de goleada). TIPOS DE SUJEITO O sujeito o protagonista da orao. Ele comanda o verbo e todos os outros elementos de uma construo gramatical. Para ach-lo, basta fazer a pergunta quem?, que indica quem o sujeito da orao. Eles podem ser classificados em: Simples Possuem s um ncleo. Ex.: Eu fao fisioterapia h dois anos. ( Quem? Eu- sujeito). Composto Possuem dois ou mais ncleos Ex.: Glayds e eu trabalhamos a tarde toda, ontem. (Quem? Glaydes e eusujeito). Oculto No descrito, mas torna-se claro atravs da desinncia ( terminao) verbal. Ex.: Vou praia nas prximas frias. (Quem? Eu vou). Indeterminado Ele existe, mas no se pode determin-lo, com certeza. Casos em que o sujeito indeterminado Por meio do pronome se, quando est numa orao em terceira pessoa do singular + objeto direto. Para se achar o objeto direto basta perguntar : o qu? Ex.: Vende-se uma casa. (O qu? Uma casa). Obs.: neste caso, o se recebe o nome apassivador. Por meio do pronome se, quando est numa orao em terceira pessoa do singular e o verbo transitivo indireto. Para se achar o objeto direto basta perguntar : do qu?/para qu? Acontece, tambm, quando o verbo intransitivo, ou seja, possui sentido completo. Ex.: Estuda-se muito para o concurso. Obs.: neste caso, o se recebe o nome de ndice de indeterminao do sujeito. Em oraes iniciadas por verbo em terceira pessoa do plural.

45

Ex.: Esto batendo na porta. Inexistente No aparece na orao, muito menos pode ser deduzido ou subentendido. Acontece quando: A orao sugere verbos que indicam fenmenos da natureza. Ex.: Trovejou muito ontem. Quando aparece o verbo haver, com o sentido de existir. Ex.: H vinte livros em minha estante. Quando a orao apresenta o verbo fazer, indicando tempo ou clima. Faz dez anos que ele partiu./ Fez frio hoje de manh. Com perodos onde surge o verbo ser. Ex.: Agora so vinte horas.

PREDICADO O predicado aquilo que resta, na orao, depois que retiramos o sujeito. Ex.: Carla e Paloma passearam na rua hoje de manh. (Predicado: ... passearam na rua hoje de manh).

TIPOS DE PREDICADO Verbal Quando a ideia principal do predicado for um verbo. Para identific-lo mais facilmente, basta fazer a pergunta: Qual a idia principal que estamos afirmando sobre o sujeito? Ex.: A rosa exala um perfume agradvel. Qual a ideia principal sobre a rosa? A ideia de exalar. Ento, o predicado verbal, Nominal A ideia principal recai sobre um substantivo ou adjetivo que compe o predicado. Frmula: Sujeito + verbo de ligao + substantivo ou adjetivo. Ex.: A aluna ficou doente. ( A aluna- sujeito; ficou- verbo de ligao; doenteadjetivo e ncleo do predicado). Lista de verbos de ligao: Ser Estar Continuar Parecer Permanecer Ficar Virar Tornar-se

46

Verbo- nominal Quando o predicado possui dois ncleos: um verbo e um substantivo, ou adjetivo. Se conseguirmos desmembra-lo em duas afirmativas, ento ele ser verbo- nominal. Ex.: A minha aluna ouvia a leitura, atenta. A minha aluna ouvia a leitura. A minha aluna estava atenta enquanto ouvia a leitura. O predicado formado : pelo verbo: ouvia Pelo adjetivo: atenta

PREDICAO VERBAL Quanto predicao, os verbos podem ser significativos ou de ligao. Os verbos significativos so os que possuem algum significado, mesmo que precisem ser complementados. Ex.: cantar; festejar; aplaudir. Eles podem ser: Instransitivos So verbos independentes, que no precisam de complemento. Ex.: Eu trabalhei mais do que nos outros dias. O verbo trabalhar ( pretrito do indicativo) no precisa do complemento para ter sentido completo. Transitivos So verbos dependentes de um complemento. Ex.: Eu percebi algo diferente. O verbo perceber ( pretrito do indicativo) dependente do restante da orao. Os verbos transitivos podem ser; Objetivos diretos Quando o complemento no vem precedido por preposio. Ex.: Eu comprei um CD timo. ( ... um CD timo- objeto direto). EXCEO Objeto direto preposicionado O objeto direto preposicionado ocorre quando a preposio vem antes de substantivos prprios. Ex.: Amar a Deus sobre todas as coisas. ( ... a Deus- objeto direto preposicionado); a proposio vem antes de atividades profissionais. Ex.: Estimarei sempre a meus mestres. ( ... a meus mestres- objeto direto preposicionado)

47

a preposio surge antes de pronomes de tratamento. Ex.: Eu estimo a V.Exa. (... a V.Exa.- objeto direto preposicionado) A preposio vem antes dos pronomes pessoais. Ex.: Ele no entende a mim. ( ... a mim- objeto direto preposicionado) A preposio aparece antes de pronomes indefinidos. Ex.: A minha irm agradeceu a todos pela presena. ( ... a todos- objeto direto preposicionado). A preposio vem antes de pronomes demonstrativos. Ex.: Amei mais a este que quele. ( ... a este- objeto direto preposicionado) A preposio vem escrita antes do pronome quem. Ex.: A quem chamas. ( A quem- objeto direto preposicionado) As expresses preposicionadas que surgem antes do verbo, tambm so objeto direto preposicionado Ex.: Ao meu colega ela ama. ( Ao meu colega- objeto direto preposicionado). Expresses formadas pela preposio de+ artigo ou pronome+ substantivo tambm formam o objeto direto preposicionado. Ex.: Nunca diga desta gua no beberei. ( ... desta gua- objeto direto preposicionado). Preposiciona-se o objeto direto para evitar ambigidade. Ex.: Recebeu o professor ao aluno. Objetivos indiretos O complemento, neste caso, vem precedido por preposio. Ex.: Eu irei festa sbado. ( ... festa- objeto indireto). Objetivos diretos e indiretos O verbo pede um complemento sem e com preposio. Ex.: A minha irm entregou o convite para mim. (... o convite- objeto direto; para mim: objeto indireto). Frmula: Verbo entregar Quem entrega, entrega alguma coisa para algum. Os verbos de ligao so os que pertencem lista. ADJUNTO ADNOMINAL Como o prprio nome indica, tudo aquilo que aparece junto a um substantivo ( nome), que no um advrbio. Ex.: A minha cadelinha ficou em casa, hoje. S S O artigo a e o pronome minha, so adjuntos adnominais ligados ao nome cadelinha; a preposio em um adjunto ligado ao nome casa, e hoje um advrbio de tempo. Obs.: Os pronomes pessoais ( me, te, lhe, nos, vos, lhes) funcionam como adjuntos adnominais, quando substituem pronomes possessivos. Ex. Prendeu-me o cabelo. ( Prendeu o meu cabelo para mim). :

48

ADJUNTO ADVERBIAL O adjunto adverbial opcional, dentro da orao; isso significa dizer que, se retirado, no altera o seu sentido. Ele indica, ainda, uma circunstncia, que pode variar, conforme o contexto da orao. Nada mais so do que os advrbios ou grupos formados por preposio e um advrbio (locues adverbiais). Podem vir representados, tambm, por pronomes oblquos. Ex.!: Ele falou baixinho em meu ouvido. ( Baixinho: adjunto adverbial). Ex.2: Vai ao show comigo? (Comigo: adjunto adverbial). APOSTO O aposto um termo ou expresso posto aps um nome prprio, a fim de explica-lo. Ex.: Carla, professora de Pilates, est com sua agenda lotada. Obs.: O aposto vem isolado entre vrgula. VOCATIVO Vocativo corresponde ao verbo chamar, invocar. Quem invoca, invoca algum, ou alguma coisa. Ex.: Luma, no suba no sof. Ex.: Espelho meu, diga se existe algum mais bela do que eu... PREDICATIVOS O predicativo um adjetivo que pode se referir ao sujeito, ou ao objeto. Recebe o nome de predicativo, porque aparece no predicado. Predicativo do sujeito uma qualidade que se refere ao sujeito. Ex.: Os presidenciveis permaneceram firmes. (Firmes um adjetivo ligado a presidenciveis, que o sujeito da orao. Por isso, firmes um predicativo do sujeito). Predicativo do objeto direto um adjetivo que se refere ao objeto direto. Ex.: Eu achei o chocolate saboroso. (Saboroso um adjetivo ligado palavra chocolate, que o objeto direto. Logo, saboroso o predicativo do objeto direto). Predicativo do objeto indireto uma qualidade do objeto indireto. Ex.: O pai chamou Amanda de pedra preciosa. (Preciosa uma qualidade relacionada a pedra, que figura como objeto indireto da orao; logo, preciosa predicativo do objeto indireto).

49

PERODO COMPOSTO Perodo composto o conjunto de duas ou mais oraes, em uma sequncia ordenada. S para relembrar, a orao uma frase, com sentido completo, composta por um verbo. Ento, o perodo uma seqncia de duas frases, cada uma composta por um verbo. O nmero de verbos indicar a quantidade de oraes existentes. Ex.: Eu entrei no bar e o garom me atendeu. Eu entrei no bar; o garom me atendeu. O perodo acima composto por duas oraes, pois existem dois verbos.

PERODO COMPOSTO POR COORDENAO

O perodo apresentado no exemplo anterior composto por duas oraes no dependem uma da outra para fazerem sentido completo. Observe: Eu entrei no bar; o garom me atendeu. As duas oraes so independentes. Quando isso ocorre, dizemos que o perodo composto por coordenao, ou que as oraes so coordenadas. Ainda, de acordo com o mesmo exemplo, as duas oraes so ligadas pela letra e, que funciona como uma conjuno, ou elemento de liga o. Nesse caso, dizemos que as oraes deste perodo so coordenadas e sindticas. CONJUNES COORDENATIVAS Aditivas, que servem para ligar simplesmente dois termos ou duas oraes de idntica funo: e, nem [= e no]. Do a ideia de soma. Ex.: Carla teve tempo e pacincia para analisar. Adversativas, que ligam dois termos ou duas oraes de igual funo, acrescentando-lhes, porm, uma ideia de contraste, oposio: mas, porm, todavia, contudo, no entanto, entretanto. Ex.: A vacina dolorida, mas cura. Alternativas, que ligam dois termos ou oraes de sentido distinto, indicando que, ao cumprir-se um fato, o outro no se cumpre: ou...ou, ora...ora, quer...quer, seja...seja, nem...nem, j...j, etc. Ex.: Ou eu me retiro ou tu te afastas. Conclusivas, que servem para ligar anterior uma orao que exprime concluso, conseqncia: logo, pois, portanto, por conseguinte, por isso, assim, ento. Ex.: Eu durmo bem, logo acordo disposta.

50

Explicativas, que ligam duas oraes, sendo que a segunda explica a primeira: que, porque, pois, porquanto. Ex.: No te liguei porque perdi o seu nmero. Logo, as oraes do primeiro exemplo so oraes coordenadas, sindticas aditivas. Os perodos compostos por oraes coordenadas, sem a presena de conjunes, so perodos assindticos. Ex.: Eu cheguei, voc saiu.

PERODOS COMPOSTOS POR SUBORDINAO Partiremos de uma comparao bem simples. Imaginemos uma famlia composta por uma me e um filho. A me a provedora da casa; o seu filho seu dependente. Uma me no existe sem o filho e ele, por sua vez, no existe sem ela. Esta relao de dependncia existente entre eles, a mesma que existe entre os perodos compostos por subordinao. Estes perodos so, geralmente, compostos por duas oraes, que dependem uma da outra para fazerem sentido. A orao da qual depende a outra, no caso, a me, chamada de orao principal. A orao dependente, o filho, a orao subordinada. Ex.: Todos disseram que a vitria era possvel. Todos disseram - orao principal que a vitria era possvel- orao subordinada. As oraes subordinadas podem ter o valor de um adjetivo, de um advrbio ou de um substantivo.

ORAES SUBORDINADAS ADJETIVAS

Em regra, so as oraes que podem ser substitudas por um adjetivo. Ex.: O paciente que se esfora merece elogios. Vamos, em primeiro lugar, identificar as oraes. O paciente merece elogios. orao principal que se esfora- uma orao subordinada colocada no meio da orao principal. Que se esfora, pode ser substituda pelo adjetivo esforado. Logo, esta orao subordinada adjetiva. Mas existem outras maneiras de se identificar uma orao subordinada substantiva: elas surgem precedidas pelos pronomes relativos quem, que, qual, cujo, ou pelo advrbio onde;

51

substitui-se os conectivos ( o pronome ou o advrbio) por o qual, no qual, do qual; se a substituio for possvel, a orao subordinada adjetiva. TIPOS DE ORAO Restritivas: que restringem, ou seja, limitam o sentido de um termo da frase. Voltemos ao exemplo anterior. O paciente que se esfora merece elogios. No qualquer paciente que merece elogios. , somente, aquele que se esfora. Logo, que se esfora uma orao subordinada adjetiva restritiva. Explicativa: que explica determinado termo da frase. Ex.: Carla, que uma tima professora de Pilates, atendeu-me ontem. Carla atendeu-me ontem- orao principal que uma tima professora de Pilates- orao subordinada adjetiva explicativa, pois qualifica e explica qual a atividade profissional de Carla.

Todas as oraes explicativas vm isoladas entre vrgulas e, se retiradas da outra orao, no prejudicam o seu sentido.

ORAES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS As oraes subordinadas substantivos so aquelas que possuem o valor de um substantivo. Estas oraes surgem ligadas orao principal por meio das conjunes subordinativas que e se. A sua identificao fica fcil quando as substitumos por um pronome demonstrativo ou pessoal. Ex.: O tcnico do Cruzeiro disse que a vitria foi fcil O tcnico do Cruzeiro disse- orao principal que a vitria foi fcil- orao subordinada substantiva, pois est interligada atravs do que, e porque pode ser substituda pelo pronome pessoal ela ( que ela seria fcil). Esta frase foi retirada de um contexto, no qual a palavra vitria j havia sido citada, antes. FUNES Quanto s funes, as oraes subordinadas podem ser: Subjetivas: quando funcionam como sujeito da orao principal. Elas ocorrem quando: Antecedidas por um verbo na terceira pessoa + pronome que. Ex.:Publiquem a matria que eu fiz. que eu fiz- orao subordinada substantiva subjetiva).

52

Com expresses verbais na voz passiva ( sabe-se, conta-se, ficou anunciado, estava decidido, etc) + que. Ex.: Ficou comprovado que a festa estava tima. ( que a festa estava tima- orao subordinada substantiva subjetiva). Formadas por um verbo de ligao ( ser, estar, ficar) + adjetivo ou substantivo+ que. Ex.: Ficou claro que ele nunca mentiu para mim. que ele nunca mentiu para mim- orao subordinada substantiva subjetiva).

Objetivas diretas: so antecedidas por um verbo transitivo direto (pertencente orao principal) + que. Ex.: Eu percebi que voc no dirige bem. ( que voc no dirige bem- orao subordinada substantiva objetiva direta). Objetivas indiretas: so precedidas por um verbo transitivo indireto + preposio (ambos pertencentes orao principal) + que. Ex.: Ela precisa de que algum a ajude. ( que algum a ajude- orao subordinada substantiva objetiva indireta). Predicativas: vm, imediatamente depois de um verbo de ligao. Ex.: A verdade que somos amigas. ( que somos amigas- orao subordinada substantiva predicativa). Completiva- nominal: a orao que completa o sentido de nome, por meio de uma preposio. Ex.: Fao votos de que voc seja feliz. ( que voc seja feliz uma orao subordinada substantiva completivanominal, interligada pela preposio de frase principal). Apositiva: a orao que funciona como aposto, ou seja, como explicao da orao principal. Ex.: Todos queriam uma s coisa: que o Brasil fosse campeo da Copa do Mundo. (que o Brasil fosse campeo da Copa do Mundo- orao subordinada substantiva apositiva). Com funo de agente da voz passiva: so construdas a partir da frmula: Orao principal+ por/ de+ pronome indefinido+ restante da orao subordinada substantiva, com funo de agente da voz passiva. Ex.: Este trabalho foi feito por quem entende do riscado. (quem entende do riscado- orao subordinada substantiva, com funo de agente da voz passiva).

ORAES SUBORDINADAS ADVERBIAIS As oraes subordinadas adverbiais, so aquelas que podem ser substitudas por um advrbio. Elas so formadas por locues adverbiais, que nada mais so do que um conjunto de expresses que tem o valor de um advrbio. Ex.: Ela chegou quando ningum esperava. Ela chegou: orao principal

53

quando ningum esperava, que pode ser o mesmo que o advrbio inesperadamente: orao subordinada adverbial As oraes subordinadas adverbiais sempre vm iniciadas por uma conjuno adverbial, indicativa de alguma circunstncia. As conjunes podem ser: Conjunes Subordinativas Causais Iniciam uma orao que exprime causa da orao principal. As conjunes subordinativas causais so: porque, pois, que, uma vez que, j que, como, desde que, visto que, por isso que, etc. Ex.: Gosto de tomar as minhas decises porque me sinto independente. Conjunes Subordinativas Comparativas Contrape a orao subordinada principal, por meio de uma comparao. As conjunes subordinativas comparativas so: que, do que (quando iniciadas ou antecedidas por noes comparativas como menos, mais, maior, menor, melhor, pior), qual (quando iniciada ou antecedida por tal), como (tambm apresentada nas formas assim como, bem como). Ex.: Tudo passa, como o tempo. Conjunes Subordinativas Concessivas Estabelece uma ideia de oposio entre as oraes. As conjunes subordinativas concessivas so: embora, mesmo que, ainda que, posto que, por mais que, apesar de, mesmo quando, etc. Ex.: Ela ligou, ainda que contra a sua vontade. Conjunes Subordinativas Condicionais Iniciam oraes subordinadas que estabelecem uma relao de condio imposta orao principal. As conjunes subordinativas condicionais so: se, caso, contanto que, a no ser que, desde que, salvo se, etc. Ex.: Se voc no vier, a reunio no se realizar Conjunes Subordinativas Conformativas Conjunes subordinativas conformativas so as conjunes que, iniciando uma orao subordinada expressam sua conformidade em relao ao fato da orao principal. As conjunes subordinativas conformativas so: conforme, segundo, consoante, como (utilizada no mesmo sentido da conjuno conforme). Ex.: Eu dano conforme a msica. Conjunes Subordinativas Finais So conjunes que expressam a finalidade dos atos contidos na orao principal. As conjunes subordinativas finais so: a fim de que, para que, porque (com mesmo sentido da conjuno para que), que. Ex.: Cheguei cedo a fim de adiantar o servio. Conjunes Subordinativas Proporcionais Introduzem oraes que estabelecem uma ideia de proporo dos fatos em relao orao principal. As conjunes subordinativas proporcionais so: proporo que, medida que, quanto mais... (tanto) mais, quanto mais... (tanto) menos, quanto menos... (tanto) menos, quanto menos... (tanto) mais etc. Ex.: Quanto mais conheo a Deus, mais o amo. Conjunes Subordinativas Temporais So conjunes que exprimem a noo de tempo em que os fatos da orao principal acontecem. As conjunes subordinativas temporais so:

54

quando, enquanto, logo que, agora que, to logo, apenas (com mesmo sentido da conjuno to logo), toda vez que, mal (equivalente a to logo), sempre que, etc. Ex.: Eu dava gargalhadas enquanto ouvia a piada. 10. REGNCIA NOMINAL E VERBAL A sintaxe de regncia a relao sinttica de dependncia que se estabelece entre o verbo - termo regente - e o seu complemento - termo regido - com a presena ou no de preposio. Os termos, quando exigem a presena de outro chamam-se regentes ou subordinantes; os que completam a significao dos anteriores chamam-se regidos ou subordinados. Quando o termo regente um nome (substantivo, adjetivo ou advrbio), ocorre a regncia nominal. Neste caso, alguns termos da orao, como os adjuntos adnominais e verbos, sempre so flexionados a partir do substantivo mais prximo. Ex.: Os meninos subiram a rua. O menino subiu a rua. Quando o termo regente um verbo, ocorre a regncia verbal. Na regncia verbal, o termo regido pode ser ou no preposicionado. Veja, abaixo, a regncia de alguns verbos: Chegar/ ir deve ser introduzido pela preposio a e no pela preposio em. Ex.: Vou ao dentista./ Cheguei a Belo Horizonte. Morar/ residir normalmente vm introduzidos pela preposio em. Ex.: Ele mora em So Paulo./ Maria reside em Santa Catarina. Namorar no se usa com preposio. Ex.: Joana namora Antnio. Obedecer/desobedecer exigem a preposio a. Ex.: As crianas obedecem aos pais./ O aluno desobedeceu ao professor. Simpatizar/ antipatizar exigem a preposio com. Ex.: Simpatizo com Lcio./ Antipatizo com meu professor de Histria. Na regncia verbal os verbos podem ser: Transitivos diretos, transitivos indiretos e intransitivos. Aspirar Quando tem o sentido de sorver, tragar, inspirar, transitivo direto e exige complemento sem o uso de preposio. Ex.: Ele aspirou toda a poeira. Todos ns aspiramos essa poeira. Quando tem o sentido de pretender, desejar, almejar, transitivo indireto e necessita do uso da preposio (A). Ex.: O jogador aspirava a uma falta. O candidato a deputado aspirava a ser eleito. Eu aspirava quele carro. Obs.:Quando o verbo aspirar for transitivo indireto, no se admite a substituio da preposio (A) por lhe ou lhes. Dever-se- usar em seu lugar (a ele, a eles, a ela ou a elas).

55

Obs.:Quando o verbo aspirar vier acompanhado por (quele ou quela), o craseado ter funo de preposio, transformando assim o verbo em Transitivo Direto. Namorar O verbo namorar transitivo direto e no necessita do uso de preposio. Ex.: Antonio namora Marcella. (em vez de: Antonio namora com Marcella.) Obedecer Obedecer um verbo transitivo indireto e necessita do uso da preposio (A). Obs:Mesmo sendo verbo transitivo indireto, ele pode ser usado na voz passiva. Ex.: A fila no foi obedecida. Ver O verbo ver transitivo direto, por isso no necessita de preposio. Ex.:Ele veria muitos filmes em cartazes. Chamar Esse verbo pode ser transitivo direto quando significa convocar, fazer vir, e no necessita de preposio. Ex.:Ela chamou minha ateno. E pode ser transitivo indireto quando tem o significado de invocar e deve ser usado com a preposio por. Ex.: Ele chamava por seus poderes. Com o sentido de apelidar ele pode ou no necessitar de preposio, podendo ser tanto transitivo direto como indireto. Assistir O verbo em questo pode ser transitivo direto ou transitivo indireto. Quando tem sentido de ver, verbo transitivo indireto Ex.: Eu assisti ao jogo. Eles assistiram ao filme. Quando tem sentido de morar, residir, tambm verbo transitivo indireto. Ex.: Eu assisto em So Paulo Eu assisto na Bahia. Quando tem sentido de ajudar, verbo transitivo direto. Ex.: O mdico assistiu o doente. Suceder O verbo pode ser Transitivo Indireto no sentido de substiruir; vir depois Ex.: Os atuais supermercados sucederam aos antigos armazns. Pode ser Intransitivo no sentido de Ocorrer Exemplo: Uma catstrofe sucedeu no Mxico. Ensinar verbo intransitivo no sentido de educar. Ex.: A vida ensina mal. verbo transitivo direto no sentido de castigar,adestrar, educar; Ex.: A experincia ensina os professores. verbo transitivo direto e indireto, admitindo objeto direto de coisa e indireto de pessoa Ex.: Os professores ensinam os alunos a estudar

56

11. SINTAXE DE CONCORDNCIA De acordo com Mattoso Cmara d-se em gramtica o nome de concordncia circunstncia de um adjetivo variar em gnero e nmero de acordo com o substantivo a que se refere (concordncia nominal) e de um verbo variar em nmero e pessoa de acordo com o seu sujeito (concordncia verbal). H, no obstante, casos especiais que se prestam a dvidas. CONCORDNCIA NOMINAL A concordncia nominal realizada atravs da flexo de um adjetivo, a partir de um substantivo. Quando o substantivo aparece no singular o adjetivo permanece no singular. Ex.: O meu esmalte novo acabou. Quando o substantivo aparece no plural, o adjetivo vai, tambm, para o plural. Ex.: Os carros vermelhos esto a venda,

SUBSTANTIVOS COMPOSTOS Ao falarmos sobre substantivos, recordamos que estes conceituam-se como tudo aquilo que d nome s entidades de forma geral: lugares, pessoas, animais, coisas, entre outros. E uma dvida que naturalmente ocorre, o momento de empregarmos a forma correta dos substantivos compostos, ou seja, aqueles que apresentam mais de um radical em sua composio. Como por exemplo, guarda-chuva, p de moleque, beija-flor, dentre outros. Levando-se em considerao que a linguagem escrita requer certos padres de empregabilidade, e que ao nos referirmos a estes remetemos questo das regras, segue, portanto, alguns casos especficos, os quais devemos nos atentar: Nos compostos em que o primeiro elemento um verbo ou uma palavra invarivel, como por exemplo, um advrbio, e o segundo elemento um substantivo ou adjetivo: Apenas o segundo elemento pluraliza. Note: Ex.: abaixo-assinado- abaixo-assinados beija-flor - beija-flores sempre-viva - sempre-vivas Em compostos em que os elementos so variveis: Ambos vo para o plural. Ex: surdo-mudo - surdos-mudos guarda-civil - guardas-civis quarta-feira - quartas-feiras

57

Nos casos em que o segundo elemento d ideia de finalidade ou semelhana, ou limita o primeiro: Somente o primeiro vai para o plural. Ex: escola-padro pombo-correio salrio-famlia escolas-padro pombos-correio salrios-famlia

Nos compostos de verbo+ verbo: Ambos variam ou s o segundo vai para o plural. Ex: corre-corre - corre-corres ou corres-corres Nos compostos ligados por preposio: Neste caso, somente o primeiro vai para o plural. Ex: p de moleque - ps de moleque po-de -l - pes-de-l Em compostos formados por palavras repetidas ou onomatopeias: Apenas o segundo elemento vai para o plural. Ex: tico-tico - tico-ticos reco-reco - reco-recos tique-taque - tique-taques

ADJETIVOS COMPOSTOS Como j ouvimos muitas vezes, adjetivo a palavra que d caractersticas ao substantivo. Na frase, ele pode assumir funes de predicativo do sujeito, predicativo do objeto ou adjunto adnominal. Os adjetivos simples so aqueles que possuem apenas um radical, os ADJETIVOS COMPOSTOS, por sua vez, so aqueles que so formados por mais de uma palavra, ou por mais de um radical. Ex.: blusa verde-clara, produto anglo-brasileiro. PLURAL DOS ADJETIVOS COMPOSTOS Nos adjetivos compostos, s o ltimo elemento vai para o plural: Ex.: cantor norte-americano cantores norte-americanos Excees: adjetivos compostos invariveis: Ex.: sapato azul-marinho sapatos azul-marinho camisa azul-celeste camisas azul-celeste So invariveis os adjetivos compostos cujo ltimo elemento um substantivo:

58

Ex.: Blusa verde-bandeira blusas verde-bandeira tecido verde-abacate tecidos verde-abacate batom vermelho-paixo batons vermelho-paixo Tambm so invariveis COR+DE+SUBSTANTIVO: Ex.: Blusa cor-de-rosa Blusas cor-de-rosa os adjetivos composto por

Flexo dos dois elementos: Ex.: Menino surdo-mudo meninos surdos-mudos

SUJEITO COMPOSTO O sujeito composto aquele formado por mais de um substantivo. Ex.: Ana e eu passeamos ontem. (Ana e eu- sujeito composto). Quando sujeito composto surge antes do verbo (tambm chamado anteposto), a concordncia feita: com a colocao do verbo em terceira pessoa do plural. Ex.: Carro, telefone e manicure so necessrios para toda mulher. quando o sujeito composto apresentar palavras ou expresses em gradao, o verbo deve ser colocado no plural, ou concordando com o substantivo que o antecede. Ex.: Um ms, um ano, uma dcada calaram o pblico; Um ms, um ano, uma dcada calou o pblico. quando o sujeito formado por pessoas gramaticais diferentes: se existe o eu, o verbo sempre na primeira pessoa do plural. Ex.: Tu, ela e eu fomos Igreja. se existe tu e ele, o verbo aparece na segunda pessoa do plural. Ex.: Tu e ele fostes festa de aniversrio de Glayds. sempre que antecedidos pelos pronomes tudo, nada, ningum, nenhum, cada um. O sujeito faz o verbo permanecer no singular. Ex.: Nenhum dos presentes concordou com a deciso final do jri. Quando o sujeito composto surge depois do verbo (tambm chamado de posposto), o verbo ser colocado na terceira pessoa do plural, ou concordar com o substantivo mais prximo. Ex.: Alegraram-lhe a compaixo e misericrdia de Deus; Alegrou-lhe a compaixo e misericrdia de Deus. Quando o sujeito ligado por algumas conjunes, preposies, ou expresses, o verbo aparecer: no plural, quando o sujeito for ligado por com, apresentando a ideia de soma. Ex.: O fisioterapeuta com o paciente foram para a sala de avaliao. (= O fisioterapeuta e o paciente foram para a sala de avaliao). no singular, quando o sujeito for ligado por com, apresentando o sentido de companhia, junto com.

59

Ex.: O diretor, com todos os professores, foi assistir palestra. (= O diretor, junto com todos os professores, foi assistir palestra). no plural, quando o sujeito for ligado por nem. Ex.: Nem o dinheiro nem a contrariedade compensam o trabalho. no plural, quando o sujeito for ligado por ou, dando a ideia de adio. Ex.: Laranja ou limo tm vitamina C. (= Laranja e limo tm vitamina C). no plural, ou concordando com o sujeito mais prximo, quando forem ligadas por expresses como tanto, quanto. Ex.: Tanto Tiara, quanto Glayds chegaram cedo para trabalhar. Tanto Tiara, quanto Glayds chegou cedo para trabalhar. no singular ou no plural, quando o sujeito for composto pelas expresses a maioria de, o maior nmero de. Ex.: A maioria dos presentes se retirou. A maioria dos presentes se retiraram. no singular, quando o sujeito for composto por numerais que indiquem preo, peso, ou quantidade, e sucedidos por predicativos do sujeito, como muito, pouco, mais de, menos de. Ex.: Dois pouco; trs demais.

CONCORDNCIA VERBAL A concordncia verbal refere-se flexo do verbo, a partir do sujeito da frase. Quando o sujeito aparece no singular, automaticamente, o verbo permanece no singular. Ex.: O meu paciente chegou atrasado, hoje. Se surge no plural, o sujeito tem o poder de flexionar o verbo para o plural. Ex.: Os meus telefones esto todos fora de rea.

REFERNCIAS Sites visitados http://www.juliobattisti.com.br http://pt.wikipedia.org http://www.brasilescola.com

60

Apostila de Portugus 2
Concurso para Agente de Segurana Penitencirio

Prof: Tiara Camargo Frana

FORMIGA/ 2012

Contedo programtico LNGUA PORTUGUESA Interpretao de texto. Ortografia . Pontuao. Processo de Formao de Palavras. Emprego das Classes de Palavras. Sintaxe de Concordncia, Regncia e Colocao. Estrutura do Perodo e da Orao. Variao lingstica: modalidades do uso da lngua e adequao lingstica. Tpicos de lngua portuguesa padro. Plano de curso 1 mdulo Interpretao de texto; Variao lingstica: modalidades do uso da lngua e adequao lingustica; Tpicos de lngua portuguesa padro; Ortografia; Pontuao; Processo de Formao de Palavras; Emprego das Classes de Palavras; Colocao pronominal. Simulado da matria 2 mdulo Estrutura do Perodo e da Orao; Regncia nominal e verbal Sintaxe de Concordncia; .

Simulado da matria Provo com toda a matria

SUMRIO

1. INTERPRETAO DE TEXTO .....................................................................................1 2. VARIAO LINGSTICA: MODALIDADES DO USO DA LNGUA E ADEQUAO LINGUSTICA.................................................................................................................5 3. TPICOS DE LNGUA PORTUGUESA PADRO.......................................................7 4. ORTOGRAFIA................................................................................................................8 5. PONTUAO.................................................................................................................9 6. PROCESSO DE FORMAO DE PALAVRAS.............................................................11 7. CLASSES GRAMATICAIS.............................................................................................11 8. COLOCAO PRONOMINAL.......................................................................................13 9. ESTRUTURA DO PERODO E DA ORAAO...............................................................14 10. REGNCIA NOMINAL E VERBAL................................................................................16 11. SINTAXE DE CONCORDNCIA..................................................................................17

1. INTERPRETAO DE TEXTO ( IBGE) Texto para as questes 1 a 6: 1 Uma diferena de 3.000 quilmetros e 32 anos de vida separa as margens do abismo entre o Brasil que vive muito, e bem, e o Brasil que vive pouco, e mal. Esses nmeros, levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica, IBGE, e pela Fundao Joaquim Nabuco, de Pernambuco, referemse a duas cidades situadas em plos opostos do quadro social brasileiro. Num dos extremos est a cidade de Veranpolis, encravada na Serra Gacha. As pessoas que nascem ali tm grandes possibilidades de viver at os 70 anos de idade. Na outra ponta fica Juripiranga, uma pequena cidade do serto da Paraba. L, chegar velhice privilgio de poucos. Segundo o IBGE, quem nasce em Juripiranga tem a menor esperana de vida do pas: apenas 38 anos. 2 A estatstica revela o tamanho do abismo entre a cidade serrana e a sertaneja. Na cidade gacha, 95% das pessoas so alfabetizadas, todas usam gua tratada e comem, em mdia, 2.800 calorias por dia. Os moradores de Juripiranga no tm a mesma sorte. S a metade deles recebe gua tratada, os analfabetos so 40% da populao e, no item alimentao, o consumo mdio de calorias por dia no passa de 650. 3 O Brasil est no meio do trajeto que liga a dramtica situao de Juripiranga vida tranqila dos veranenses. A mdia que aparece nas estatsticas internacionais d conta de que o brasileiro tem uma expectativa de vida de 66 anos. 4 Veranpolis, como comum na Serra Gacha, formada por pequenas propriedades rurais em que se planta uva para a fabricao de vinhos. Tem um cenrio verdejante. Seus moradores - na maioria descendentes de imigrantes europeus - plantam e criam animais para o consumo da famlia. Na cidade paraibana, bvio, a realidade bem diferente. Os sertanejos vivem em cenrio rido. Juripiranga no tem calamento e o esgoto corre entre as casas, a cu aberto. No h hospitais. A economia gira em torno da cana-de-acar. Em poca de entressafra, a maioria das pessoas fica sem trabalho. 5 No censo de 1980, os entrevistadores do IBGE perguntaram s mulheres de Juripiranga quantos de seus filhos nascidos vivos ainda sobreviviam. O ndice geral de sobreviventes foi de 55%. Na cidade gacha, o resultado foi bem diferente: a sobrevivncia de 93%. 6 Contrastes como esses so comuns no pas. A estrada entre o pas rico e o miservel est sedimentada por sculos de tradies e culturas econmicas diferentes. Cobrir esse fosso custar muito tempo e trabalho. (Revista Veja - 11/05/94 - pp. 86-7 - com adaptaes) 1. Os 32 anos referidos no texto como um dos indicadores do abismo existente entre as cidades de Veranpolis e Juripiranga corresponde diferena entre:

a) suas respectivas idades, considerando a poca da fundao b) as idades do morador mais velho e do mais jovem de cada cidade c) as mdias de idade de seus habitantes d) a expectativa de vida das duas populaes e) os ndices de sobrevivncia dos bebs nascidos vivos. 2. Segundo o texto, Veranpolis e Juripiranga encontram-se em plos opostos. Assinale a nica opo cujos elementos no caracterizam uma oposio entre essas duas cidades: a) Norte x Sul b) Serra x Serto c) Dramtica x Tranqila d) Verdejante x rido e) Plantao x Consumo

3. Analise as afirmaes abaixo e assinale V para as que, de acordo com o texto, e F para as falsas: ( ) A cidade paraibana no tem sequer a metade dos privilgios de que goza a cidade gacha. ( ) O Brasil, como um todo, encontra-se numa posio intermediria entre as duas cidades. ( ) Apesar de afastadas pelas estatsticas, Veranpolis e Juripiranga se unem pelas tradies culturais. ( ) Embora com resultados diferentes, a base da economia das duas cidades a agricultura. ( ) De seus ancestrais europeus os sertanejos adquiriram as tcnicas rurais. A seqncia correta : a) V - V - V - F - F b) V - V - F - F - F c) V - V - F - V - F 4. "Cobrir esse fosso custar muito tempo e trabalho." O fosso mencionado no texto diz respeito ao (): a) abismo entre as duas realidades b) esgoto que corre a cu aberto c) calamento deficiente das estradas brasileiras d) falta de trabalho durante a entressafra e) distncia geogrfica entre os dois plos d) F - F - V - F - V e) F - F - V - V - V

5. Numa anlise predominantemente: a) descritivo b) persuasivo c) informativo

geral

do

texto,

podemos

classific-lo

como

d) narrativo e) sensacionalista

6. Em "a cidade de Veranpolis, encravada na Serra Gacha"... e "A estrada ... est sedimentada por sculos...", os termos sublinhados alterariam o sentido do texto se fossem substitudos, respectivamente, por: a) cravada e assentada b) fincada e estabilizada c) encaixada e firmada 7. (IBGE) Nos textos abaixo, os pargrafos foram colocados, de propsito, fora de sua sequncia normal. Numere os parnteses de 1 a 5, de acordo com a ordem em que os pargrafos devem aparecer para que o texto tenha sentido: ( ) "No conseguindo fazer a reposio da energia fsica e mental, os trabalhadores de baixa renda tornam-se as maiores vtimas de doenas, comprometendo at mesmo a sua fora de trabalho. ( ) Quando realizamos um trabalho, gastamos certa quantidade de energia fsica e mental. ( ) E a situao torna-se ainda mais grave quando o trabalhador se v forado a prolongar sua jornada de trabalho a fim de aumentar seus rendimentos e atender s suas necessidades. ( ) Portanto, quanto maior a jornada de trabalho, maior ser seu desgaste fsico e mental, afetando, desse modo, ainda mais, a sua sade. ( ) A energia despendida precisa ser reposta atravs de uma alimentao adequada, do descanso em moradia ventilada e higinica e outros fatores." (Melhem Adas. Geografia. Vol. 2. So Paulo, Moderna, 1984, p. 33) A seqncia correta : a) 3 - 5 - 1 - 4 - 2 b) 3 - 1 - 4 - 5 - 2 c) 2 - 3 - 1 - 5 - 4 d) 1 - 4 - 5 - 3 - 2 e) 2 - 1 - 4 - 5 - 3 d) enfiada e fixada e) escavada e realada

8. Leia o poema abaixo e responda "Fim de tarde. No cu plmbeo A Lua baa Paira Muito cosmograficamente Satlite Desmetaforizada, Desmistificada, Despojada do velho segredo de melancolia No agora o golfo das cismas, O astro dos loucos e dos enamorados. Mas to somente Satlite.

Ah Lua deste fim de tarde, Demissionria de atribuies romnticas Sem show para as disponibilidades sentimentais! Fatigado de mais-valia, Gosto de ti assim: Coisa em si - Satlite."

Nesse texto, o poeta: a) restringe-se a uma descrio de um fim de tarde. b) lamenta a morte das noites de sua juventude, pois j no pode contemplar a lua. c) reduz a lua a um "golfo de cismas". d) manifesta seu afeto lua, independentemente de significaes sentimentais que outros atriburam a ela. e) limita-se narrao de um episdio que ocorreu num fim de tarde. Leia o fragmento do texto abaixo e responda: APELO "Amanh faz um ms que a Senhora est longe de casa. Primeiros dias, para dizer a verdade, no senti falta, bom chegar tarde, esquecido na conversa de esquina. No foi ausncia por uma semana: o batom ainda no leno, o prato na mesa por engano, a imagem de relance no espelho. Com os dias, Senhora, o leite primeira vez coalhou. A notcia de sua perda veio aos poucos: a pilha de jornais ali no cho, ningum os guardou debaixo da escada. Toda a casa era um corredor deserto, e at o canrio ficou mudo. Para no dar parte de fraco, ah, Senhora, fui beber com os amigos. Uma hora da

noite e eles se iam e eu ficava s, sem o perdo de sua presena a todas as aflies do dia, como a ltima luz na varanda. E comecei a sentir falta das pequenas brigas por causa do tempero da salada o meu jeito de querer bem. Acaso saudade, Senhora? s suas violetas, na janela, no lhes poupei gua e elas murcham. No tenho boto na camisa, calo a meia furada. Que fim levou o saca-rolhas? Nenhum de ns sabe, sem a Senhora, conversar com os outros: bocas raivosas mastigando. Venha para casa, Senhora, por favor". (DALTON TREVISAN) 9. Assinale a opo que contm a frase que justifica o ttulo do texto: a) "Com os dias, Senhora, o leite primeira vez coalhou." b) "Toda a casa era um corredor deserto." c) "Acaso saudade, Senhora?" d) "Que fim levou o saca-rolhas?" e) "Venha para casa, Senhora, por favor."

2. VARIAO LINGSTICA: MODALIDADES DO USO DA LNGUA E ADEQUAO LINGUSTICA

1. Leia as frases ( Fuvest- SP) a) Uma andorinha s no faz vero b) Nem tudo que reluz ouro c) Quem semeia ventos, colhe tempestades d) Quem no tem co caa com gato. As idias centrais dos provrbios acima so, na ordem (marque um X na opo correta): a)solidariedade- aparncia- vingana- dissimulao. b)cooperao aparncia- punio- adaptao. c)egosmo- ambio- vingana- falsificao. d)cooperao ambio conseqncia- dissimulao e)solido prudncia- punio adaptao 2. Leia atentamente os textos abaixo e indique D quando prevalecer a denotao e C quando prevalecer a conotao: a) ( ) O ano de 1948, em Pernambuco, foi marcado por um processo revolucionrio, liderado por um Partido Liberal radical.

b) ( ) Nem mesmo o Recife que aprendi a amar depois Recife das revolues libertrias Mas o Recife sem histria nem literatura Recife sem mais nada Recife da minha infncia c) ( ) depois de analisar os pronturios de 964 pessoas operadas np Hospital das Clnicas da Universidade Federal de Pernambuco, no Recife, o mdico Cludio Moura Lacerda de Melo, 31 anos, concluiu que seus colegas exageraram na requisio de exames radiolgicos e de laboratrio, ao mesmo tempo em que do pouca ateno ao exame direto do paciente e a uma conversa com ele sobre o seu histrico de sade. d) ( ) Em todo tringulo, o quadrado de qualquer lado igual a soma dos quadrados dos outros dois, menos o duplo produto destes dois lados pelo coseno do ngulo que eles formam. e) ( ) A cincia que se constituiu em torno dos fatos da lngua passou por trs fases sucessivas antes de reconhecer seu verdadeiro e nico objeto f) ( ) Tantas palavras / Que eu conhecia / E j no falo mais, jamais/ Quantas palavras/ Que ela adorava/ Saram de cartaz g) ( ) Abriu os olhos devagar. Os olhos vindos de sua prpria escurido nada viram na desmaiada luz da tarde. Ficou respirando. Aos poucos recomeou a enxergar, aps poucos as formas foram se solidificando, ela cansada, esmagada pela doura de um cansao h) ( ) Na literatura brasileira de hoje, talvez seja o conto o gnero de maior destaque, em termos de vigor e criatividade. 3. Descubra, nos textos a seguir, as funes de linguagem: a) "O homem letrado e a criana eletrnica no mais tm linguagem comum." (Rose-Marie Muraro) b) "O discurso comporta duas partes, pois necessariamente importa indicar o assunto de que se trata, e em seguida a demonstrao. (...) A primeira destas operaes a exposio; a segunda, a prova." (Aristteles) c) "Amigo Americano um filme que conta a histria de um casal que vive feliz com o seu filho at o dia em que o marido suspeita estar sofrendo de cncer." d) "Se um dia voc for embora Ria se teu corao pedir Chore se teu corao mandar." (Danilo Caymmi & Ana Terra) e) "Ol, como vai? Eu vou indo e voc, tudo bem? Tudo bem, eu vou indo em pegar um lugar no futuro e voc?

Tudo bem, eu vou indo em busca de um sono tranqilo..." (Paulinho da Viola)


3. TPICOS DE LNGUA PORTUGUESA PADRO Leia o texto abaixo e respondas s perguntas 1, 2 e 3:

Para o correto estabelecimento da norma lingstica e para o exato conceito de erro, de mister que o lingista, o filsofo, o grmatico tenham bem presente (sic) ao esprito a discriminao dos usos lingsticos. Dentro da ampla unidade da lngua cabem vrios aspectos, vrias modalida- des, com caractersticas prprias, determinadas pelo fim da linguagem usada e pela situao psicolgica dos interlocuores. Assim, h um uso coloquial culto, um uso familiar um uso popular regional, um uso grupal, um uso afetivo, um uso maternal, um uso infantil, um uso intelectual, um uso esttico. Em cada um desses setores se estabelece uma tradio, um costume lingstico, que solidariza os interlocutores. A norma lingstica de cada uso se induz e nunca se deduz. O processo h de ser a observao, as concluses ho de ser a sistematizao dos fatos observados. MELO, Gladstone Chaves de, Iniciao filologia e a Lngua portuguesa. 5. Ed. Rio de Janeiro, Acadmica, 1975.p.47. 1. Do enunciado A norma lingstica de cada uso se induz e nunca se deduz linhas depreende-se que: a)a norma lingstica de consenso geral; b) o sistema lingstico comporta uma gama de variantes; c)os regionalismos fundamentam o estabelecimento da norma; d)os condicionamentos sociais no nos levam ao uso da norma; e)o uso familiar solidariza interlocutores.

2. Assinale a afirmativa que o texto NO contm: a) No h uma unidade entre os vrios usos lingsticos que constituem a lngua. b) Par determinar o que correto em linguagem, o estudioso tem que conhecer as diversas modalidades lingsticas; c) O uso coloquial, popular, grupal, bem como outro tipos constituem norma lingstica para os seus usurios d) A diversidade lingstica determinada, em parte, pela situao psicolgica dos interlocutores, ao usarem a lngua; e) O exato conceito de erro est em tomar como base os ensinamentos dos gramticos. 3. Em (...) determinadas pelo fim da linguagem usada (...) , a palavra grifada est empregada com a mesma acepo de: a)trmino;

b)objetivo c)sentido d)emprego e)nenhuma satisfaz 4. (FAU-Santos) Nos versos: Bomba atmica que aterra Pomba atnita da paz Pomba tonta, bomba atmica A repetio de determinados elemento fnicos um recurso estilstico denominado: a) hiperbibasmo b) sindoque c) metonmia d) aliterao e) metfora 5. (U. Taubat) No sintagma: Uma palavra branca e fria, encontramos a figura denominada: a) sinestesia b) eufemismo c) onomatopeia d) antonomsia e) catacrese 4. ORTOGRAFIA 1. (Med./ Itajub) Todos os vocbulos devem ser acentuados graficamente, exceto: a) xadrex b) faisca c) reporter d) oasis e) proteina 2.(UFES) Assinale a opo em que o par de vocbulos no obedece mesma regra de acentuao grfica. a) sofismtico/ insondveis b) automvel/fcil c) t/j d) gua/raciocnio e) algum/convm 3. (Med/Itajub) Os dois vocbulos de cada item devem ser acentuado graficamente, exceto: a) herbivoro-ridiculo b) logaritmo-urubu

c) miudo-sacrificio d) carnauba-germen e) Biblia-hieroglifo 4. Assinale a alternativa em que a separao silbica para a translineao no contraria as normas ou recomendaes gramaticais: a) -guia, cu-pido, aps-tolo b) ba-, secretari-a, fede-ral c) bos-que, er-rado, com-dio d) pa-la-vra, dis-co, pa-ra-le-lo-gra-mo 5. Marque a alternativa em que as palavras esto corretamente divididas em slabas: a) poe-ta, a-ve-ri-qei, ci-me b) n-vo-a, rio, mio-lo c) o-de-io, p-neu, tem-ho d) res-sus-ci-tar, sub-li-nhar, tran-sa-tln-ti-co 6 Dadas as palavras: 1) po duro 2) copo de leite 3) Sub raa Constatamos que o hfen obrigatrio: a) apenas da palavra do n 1 b) apenas na palavra do n 2 c) apenas na palavra do n 3 d) em todas as palavras 7. Preencha as lacunas com um dos termos entre parnteses: a) Em tempos de crise, necessrio.......................a despensa de alimentos. (sortir - surtir) b) Os direitos de cidadania do rapaz foram....... (caados - cassados) ..................pelo governo.

c). O..........................dos senadores de oito anos. (mandado- mandato) d) A Marechal Rondon estava coberta pela...............................(cerrao serrao) e) Csar no teve..........................de justia. (censo - senso) 5. PONTUAO 1. Assinale o perodo em que a pontuao est correta:

10

a) No nego que, ao avistar, a cidade natal tive uma boa sensao b) No nego, que ao avistar a cidade natal tive, uma boa sensao c) No nego; que ao avistar a cidade natal, tive uma boa sensao d) Todos esto incorretos 2. Marque a alternativa em que os sinais de pontuao foram usados, corretamente: a) Os rapazes continuaram a bradar e a rir, e, Rubio foi andando, com o mesmo coro atrs de si b) Os rapazes continuaram a bradar, e a rir, e Rubio foi andando, com o mesmo coro, atrs de si c) Os rapazes continuaram a bradar e a rir, e Rubio foi andando com o mesmo coro atrs de si d) Todos esto incorretos 3. (RJ) "O cavalheiro chega em casa e diz: "Meu filho, vai buscar um pedao de banana para eu acender o charuto. Naturalmente o menino pensar: Papai est malu..." (Manuel Bandeira, poesia e prosa, vol. 1) As reticncias: a) Indicam um prolongamento da ao verbal. b) Interrompem a orao, deixando-a sem os termos indispensveis. c) Interrompem um discurso indireto, deixando-o solto. d) Interrompem o discurso direto, deixando-o sem sentido. e) Interrompem um vocbulo, omitindo-lhe uma slaba 4. Marque a alternativa em que a pontuao est certa: a) A dor suspendeu por um pouco, as tenazes; um sorriso alumiou o rosto da enferma, sobre o qual, a morte batia a asa eterna b) A dor suspendeu por um pouco as tenazes; um sorriso alumiou o rosto da enferma, sobre o qual a morte batia a asa eterna c) A dor suspendeu por um pouco, as tenazes, um sorriso alumiou o rosto da enferma; sobre o qual a morte batia a asa eterna d) Todos esto corretos 5. Assinale a opo correta, no que diz respeito pontuao: a) Chegando vila, tive a m notcia do coronel. Era homem insuportvel, estrdio, exigente, ningum o aturava, nem os prprios amigos b) Chegando vila tive ms notcias do coronel,. Era homem insuportvel, estrdio, exigente, ningum o aturava, nem os prprios amigos c) Chegando vila, tive ms notcias do coronel. Era homem insuportvel; estrdio; exigente; ningum o aturava; nem os prprios amigos d) Todos esto corretos

11

6. PROCESSO DE FORMAO DE PALAVRAS 1. (GV-Rio) Assinale o item em que h erro quanto anlise da forma verbal CANTVAMOS: a) CANT-radical b) -A-vogal temtica c) CANTA-tema d) -VA-desinncia do pretrito imperfeito do subjuntivo e) -MOS-desinncia de 1 Pessoa do plural 2. Nas seguintes anlises morfolgicas parciais esto destacados os constituintes imediatos e indicados os processos de formao das palavras. Assinale a anlise que apresenta erradamente o destaque e o nome do processo: a) prazerosamente = prazerosa + mente (derivao sufixal) b) descobrir = des + cobrir (derivao prefixal) c) descobrimento = des + cobri(r) mento (derivao parassinttica) d) pernalta = pern(a) + alta (composio por aglutinao) e) mandachuva = manda + chuva (composio por justaposio. 3. Assinale a relao HIBRIDISMOS compostos por aglutinao: a) pernalta-fidalgo-embora-auriverde b) criptgamo-hectmetro-macrbio-siderurgia c) altmetro-sociologia-alcolatra-burocracia d) hiperfuno-autofinancivel-endovenoso-hipossecreo e) sinosite-comunismo-lacerdista-aluminita 4.Marque a alternativa em que no ocorra derivao parassinttica: a) infelizmente b) deslealdade c) co-autor d) entristecer

5. As palavras claramente - bonzinho - homenzarro, so formadas por derivao; a) regressiva b) sufixal c) prefixal d) parassinttica

12

7. CLASSES GRAMATICAIS 1. (DECAP-SP/2000) So substantivos abstratos: a) doena - beijo - ira - ternura b) alma - fada - saci -Deus c) lpis - lousa - fogo - gua d) florista -pedreiro - antebrao - sol 2. Ao cardinal 888 corresponde o ordinal a) octingentsimo octogsimo oitavo. b) octigentsimo octogsimo oitavo. c) octingentsimo octagsimo oitavo. d) octincentsimo oetagsimo oitavo. 3) (DECAP-SP/2000) "... levaram a adotar..." / "... "... a sua morte ..." / "... no a ps..."As trs ocorrncias do "a" so, respectivamente... a) pronome - artigo - pronome b) preposio - artigo - pronome c) artigo - artigo - preposio d) artigo - pronome pronome 4. No perodo "O homem que luta vence na vida", o "que" a) pronome relativo. b) conjuno integrante. c) interjeio. d) substantivo. 5. (TRT) Transpondo para a voz passiva a frase "Levaram-me janela", a forma verbal resultante ser a) fui levada. b) tinha sido levada. c) tinham levado. d) teriam levado. 6. (Acadepol\SP/2000) Na orao - "Maria tinha muito pouco saber e era bem pouco apreciada as palavras destacadas so, respectivamente: a) advrbio - advrbio - advrbio - advrbio b) advrbio -pronome -advrbio - adjetivo c) advrbio -adjetivo - advrbio - adjetivo d) adjetivo - advrbio - advrbio - adjetivo 7. Assinale a alternativa em que ocorre combinao de uma preposio com um pronome demonstrativo.

13

a)Estou na mesma situao. b)Neste momento,encerramos nossas transmisses. c)Daqui no saio. d)Ando s pela vida. e)Acordei num lugar estranho. 8. Em:...esses merecem perdo ou reparao total?-o conectivo ou encerra a idia de: a)excluso b)alternncia c)adio d)condio e)simultaneidade 9. Depois a me recolhe as velas, torna a guard-las na bolsa. Os vocbulos grifados so, respectivamente: a)pronome pessoal oblquo,preposio,artigo. b)artigo,preposio,pronome pessoal oblquo. c)artigo,pronome demonstrativo,pronome pessoal oblquo. d)artigo,preposio,pronome demonstrativo. e)preposio,pronome demonstrativo,pronome pessoal oblquo. 10. Na verdade falava pouco.Admirava as palavras compridas e difceis da gente da cidade,tentava reproduzir algumas...Assinale a opo incorreta. a)pouco=pronome indefinido. b)compridas=adjetivo biforme. c)e=conjuno coordenativa. d)da=combinao de preposio mais artigo. e)algumas=pronome indefinido. 8. COLOCAO PRONOMINAL 1. (DECAP-SP/2000) Em uma das construes h ocorrncia de nclise. Indique-a. a) No foi isso que vos disse. b) Foram-se as esperanas. c) Dir-te-ei depois o que aconteceu. d) Ela no foi nem se deixou levar.

2. (TRT) A opo em que o pronome oblquo tono deve, necessariamente, vir na posiao procltica : a) Pessoas que se estimam e se amam verdadeiramente. b) L onde o tempo corri, evitando-se a rotina. c) Era de vidro e se quebrou.

14

d) Conhecemos uma pessoa e nos relacionamos com outra. 3. (TRT) De acordo com a norma culta no se admite a colocao de pronome oblquo tono em: a) Aconselh-lo-el no devido tempo. b) Agiu assim, para no escutar-me. c) Bons ventos acolham-no nesta viagem. d) No, disse-me ele com nfase. 9. ESTRUTURA DO PERODO E DA ORAAO 1. (UF-MG) Em todas as alternativas, o termo em negrito exerce a funo de sujeito, exceto em: a) Quem sabe de que ser capaz a mulher de seu sobrinho? b) Raramente se entrev o cu nesse aglomerado de edifcios. c) Amanheceu um dia lindo, e por isso todos correram s piscinas. d) Era somente uma velha, jogada num catre preto de solteiros. e) preciso que haja muita compreenso para com os amigos. 2. (PUC) "O homem est imerso num mundo ao qual percebe ..." A palavra em negrito : a) objeto direto preposicionado b) objeto indireto c) adjunto adverbial d) predicativo do sujeito e) adjunto adnominal 3. (CESGRANRIO) Assinale a frase cujo predicado verbo-nominal: a) "Que segredos, amiga minha, tambm so gente ..." b) "... eles no se vexam dos cabelos brancos ..." c) "... boa vontade, curiosidade, chama-lhe o que quiseres ..." d) "Fiquemos com este outro verbo." e) "... o assunto no teria nobreza nem interesse ..." 4. (UF-MG) A orao sublinhada est corretamente classificada, EXCETO em: a) Casimiro Lopes pergunta se me falta alguma coisa / orao subordinada adverbial condicional b) Agora eu lhe mostro com quantos paus se faz uma canoa / orao subordinada substantiva objetiva direta c) Tudo quanto possumos vem desses cem mil ris / orao subordinada adjetiva restritiva d) Via-se muito que D. Glria era alcoviteira / orao subordinada substantiva subjetiva e) A idia to santa que no est mal no santurio / orao subordinada adverbial consecutiva

15

5. (UF-UBERLNDIA) "Lembro-me de que ele s usava camisas brancas." A orao sublinhada : a) subordinada substantiva completiva nominal b) subordinada substantiva objetiva indireta c) subordinada substantiva predicativa d) subordinada substantiva subjetiva e) subordinada substantiva objetiva direta 6. (FMU) Observe a estrofe: "Lembra-me que, em certo dia / Na rua, ao sol de vero, envenenado morria / Um pobre co." Aparece a a inverso do: a) objeto direto: um pobre co b) sujeito: um pobre co c) sujeito: certo dia d) predicado: lembra-me e) predicativo do sujeito: me 7. (MACK) Na orao "Esboroou-se o balsmico indianismo de Alencar ao advento dos Romanos", a classificao do sujeito : a) oculto b) inexistente c) simples d) composto e) indeterminado 8. (MACK) Em "O hotel virou catacumba": a) o predicado nominal b) o predicado verbo-nominal c) o predicado verbal d) o verbo transitivo direto e) esto corretas c e d 9. (MACK) Em "E quando o brotinho lhe telefonou, dias depois, comunicando que estudava o modernismo, e dentro do modernismo sua obra, para que o professor lhe sugerisse contato pessoal com o autor, ficou assanhadssimo e paternal a um tempo", os verbos assinalados so, respectivamente: a) b) c) d) e) transitivo direto, transitivo indireto, de ligao, transitivo direto e indireto transitivo direto e indireto, transitivo direto, transitivo indireto, de ligao transitivo indireto, transitivo direto e indireto, transitivo direto, de ligao transitivo indireto, transitivo direto, transitivo direto e indireto, de ligao transitivo indireto, transitivo direto e indireto, de ligao, transitivo direto

16

10. (MACK) Nas frases abaixo, o pronome oblquo est corretamente classificado, exceto em: a) "Fugia-lhe certo, metia o papel no bolso ..." (objeto indireto) b) "... ou pedir-me noite a bno do costume" (objeto indireto) c) "Todas essas aes eram repulsivas: eu tolerava-as ..." (objeto direto) d) "... que vivia mais perto de mim que ningum" (objeto indireto) e) "... eu jurava mat-los a ambos ..." (objeto direto) 10. REGNCIA NOMINAL E VERBAL 1. Assinale a alternativa que exige a preposio COM. a) b) c) d) e) H muito que namoro ............. Magali. Rogo-lhe que consiga...............que eu v reunio. c) A lancha colidiu...........o banhista. Devemos compartilhar..........a dor alheia. A menina conta atualmente..........onze anos.

2. Assinale a alternativa que exige a preposio DE: a) Careo.... ....ambos os livros. b) Garanto..........que ningum faltar d) uma obra............. que no posso utilizar sempre. e) nenhuma das respostas. f) Ele usufrui ........... certas vantagens.

3. Em apenas uma alternativa se admite, facultativamente, objeto direto "O" ou objeto indireto "LHE". Assinale-a: a) Imaginava-O heri. b) Sempre O supus heri. c) Tenho- O como heri d) Chamei-O heri ou de heri.. e) Aclamaram-NO heri 4. Indique a alternativa em que h regncia errada, em relao colocao dos pronomes oblquos: a) Meus amigos, Deus o favorea. Deus o abenoe, Deus o ajude. Deus o acompanhe, Deus o proteja. b)As crianas pobres, ningum as socorre, ningum as estima, ningum as auxilia, ningum as alegra, ningum as preza. c) Esses garotos, quem os agenta? Quem os castiga? Quem os condena? Quem os acusa? Quem os ameaa? d) No quero am-lo, nem prejudic-lo, nem humilh-lo, nem aborrec-lo, nem afligi-lo. e) Ela nossa me: por isso devemos ajud-la, admir-la, ador-la, ouvi-la, perdo-la.

17

11. SINTAXE DE CONCORDNCIA 1. (OBJETIVO) Assinale a alternativa incorreta quanto concordncia nominal. a) Os torcedores traziam em cada mo bandeira e fimula amarela. b) Um e outro aplicador indecisos. c) Tinha as mos e o rosto coloridos de prpura. d) Ele estava com o brao e a cabea quebradas. 2. (OBJETIVO) Assinale a alternativa incorreta quanto concordncia nominal: a) Vieira enriqueceu a literatura com sermes e cartas magnficas. b) Mulheres nenhumas so santas. c) Analisamos as literaturas portuguesa e brasileira. d) Um e outro aluno estudioso compareceu. 3. (MED. ITAJUB) Em todas as frases a concordncia nominal se fez corretamente, exceto em: a) Os soldados, agora, esto todos alerta. b) Ela possua bastante recursos para viajar. c) As roupas das moas eram as mais belas possveis. d) Rosa recebeu o livro e disse: "muito obrigada". 4. .........meio-dia e ........... ; no cu................ as trovoadas de vero.

a) Era -meia - anunciava-se b) Eram - meio - anunciavam-se c) Era - meio - anunciava-se d) Era - meia - anunciavam-se 5. (FUVEST-SP) Indique a alternativa correta. a) Tratavam-se de questes fundamentais. b) Comprou-se terrenos no subrbio. c) Precisam-se de datilgrafas. d) Refomam-se ternos. 06. Assinale a alternativa que completa as frases. I - Grande parte dos alunos............hoje. II -No sero vocs quem ...............o problema. III- Os Estados Unidos.................. da reunio. a) faltou - resolvero - participar b) faltaram - resolver - participaro c) faltou - resolvero - participaro

18

RESPOSTAS:

1. INTERPRETAO DE TEXTO 1- A 2- A 3- C 4- A 5- C 6- C 7- B 8- D 9- E

2. VARIAO LINGSTICA: MODALIDADES DO USO DA LNGUA E ADEQUAO LINGUSTICA 1- B 2- D C D D D C C D 3- METONMIA, ZEUGMA, METONMIA, METFORA, ELIPSE 3. TPICOS DE LNGUA PORTUGUESA PADRO 1- B 2- E 3- B 4- D 5- A 4. ORTOGRAFIA 1- A 2- A 3- B 4- D 5- D 6- D 5. PONTUAO 1- D 2- C 3- E 4- B 5- A

19

6. PROCESSO DE FORMAO DE PALAVRAS 1- D 2- A 3- D 4- C 5- B 7. CLASSES GRAMATICAIS 1- A 2- A 3- B 4- A 5- A 6- A 7- B 8- A 9- B 10- A 8. COLOCAO PRONOMINAL 1- B 2- A 3- B 9. ESTRUTURA DO PERODO E DA ORAAO 1- E 2- D 3- B 4- E 5- D 6- A 7- E 8- A 9- D 10- D

10. REGNCIA NOMINAL E VERBAL 1- D 2- A 3- D 4- A

20

11. SINTAXE DE CONCORDNCIA 1- D 2- D 3- A 4- C 5- B 6- A

Вам также может понравиться