Вы находитесь на странице: 1из 17

O socialismo uma doutrina triunfante | Brasil de Fato

07/05/13 16:14

O socialismo uma doutrina triunfante


Aos 93 anos, Antonio Candido explica a sua concepo de socialismo, fala sobre literatura e revela no se interessar por novas obras

12/07/2011

Joana Tavares da Redao

Crtico literrio, professor, socilogo, militante. Um adjetivo sozinho no consegue definir a importncia de Antonio Candido para o Brasil. Considerado um dos principais intelectuais do pas, ele mantm a postura socialista, a cordialidade, a elegncia, o senso de humor, o otimismo. Antes de comear nossa entrevista, ele diz que viveu praticamente todo o conturbado sculo 20. E participou ativamente dele, escrevendo, debatendo, indo a manifestaes, ajudando a dar lucidez, clareza e humanidade a toda uma gerao de alunos, militantes sociais, leitores e escritores. To bom de prosa como de escrita, ele fala sobre seu mtodo de anlise literria, dos livros de que gosta, da sua infncia, do comeo da sua militncia, da televiso, do MST, da sua crena profunda no socialismo como uma doutrina triunfante. O que se pensa que a face humana do capitalismo o que o socialismo arrancou dele, afirma.

Brasil de Fato Nos seus textos perceptvel a inteno de ser entendido. Apesar de muito erudito, sua escrita simples. Por que esse esforo de ser sempre claro? Antonio Candido Acho que a clareza um respeito pelo prximo, um respeito pelo leitor. Sempre achei, eu e alguns colegas, que, quando se trata de cincias humanas, apesar de serem chamadas de cincias, so ligadas nossa humanidade, de maneira que no deve haver jargo cientfico. Posso dizer o que tenho para dizer nas humanidades com a linguagem comum. J no estudo das cincias humanas eu preconizava isso. Qualquer atividade que no seja estritamente tcnica, acho que a clareza necessria inclusive para pode divulgar a mensagem, a mensagem deixar de ser um privilgio e se tornar um bem comum.

O seu mtodo de anlise da literatura parte da cultura para a realidade social e volta para a cultura e para o texto. Como o senhor explicaria esse mtodo? Uma coisa que sempre me preocupou muito que os tericos da literatura dizem: preciso fazer isso, mas no fazem. Tenho muita influncia marxista no me considero marxista mas tenho muita influncia marxista na minha formao e tambm muita influncia da chamada escola sociolgica francesa, que geralmente era formada por socialistas. Parti do seguinte princpio: quero aproveitar meu conhecimento sociolgico para ver como isso poderia contribuir para conhecer o ntimo de uma obra literria. No comeo eu era um pouco sectrio, politizava um pouco demais minha atividade. Depois entrei em contato com um movimento literrio norte-americano, a nova crtica, conhecido como new criticism. E a foi um ovo de colombo: a obra de arte pode depender do que for, da personalidade do autor, da classe social dele, da situao econmica, do momento histrico, mas quando ela realizada, ela ela. Ela tem sua prpria individualidade. Ento a primeira coisa que preciso fazer estudar a prpria obra. Isso ficou na minha cabea. Mas eu tambm no queria abrir mo, dada a minha formao, do social. Importante ento o seguinte: reconhecer que a obra autnoma, mas que foi formada por coisas que vieram de fora dela, por influncias da sociedade, da ideologia do tempo, do autor. No dizer: a sociedade assim, portanto a obra assim. O importante : quais so os elementos da realidade social que se transformaram em estrutura esttica. Me
http://www.brasildefato.com.br/node/6819 Pgina 1 de 17

O socialismo uma doutrina triunfante | Brasil de Fato

07/05/13 16:14

dediquei muito a isso, tenho um livro chamado Literatura e sociedade que analisa isso. Fiz um esforo grande para respeitar a realidade esttica da obra e sua ligao com a realidade. H certas obras em que no faz sentido pesquisar o vnculo social porque ela pura estrutura verbal. H outras em que o social to presente como O cortio [de Alusio Azevedo] que impossvel analisar a obra sem a carga social. Depois de mais maduro minha concluso foi muito bvia: o crtico tem que proceder conforme a natureza de cada obra que ele analisa. H obras que pedem um mtodo psicolgico, eu uso; outras pedem estudo do vocabulrio, a classe social do autor; uso. Talvez eu seja aquilo que os marxistas xingam muito que ser ecltico. Talvez eu seja um pouco ecltico, confesso. Isso me permite tratar de um nmero muito variado de obras.

Teria um tipo de abordagem esttica que seria melhor? No privilegio. J privilegiei. Primeiro o social, cheguei a privilegiar mesmo o poltico. Quando eu era um jovem crtico eu queria que meus artigos demonstrassem que era um socialista escrevendo com posio crtica frente sociedade. Depois vi que havia poemas, por exemplo, em que no podia fazer isso. Ento passei a outra fase em que passei a priorizar a autonomia da obra, os valores estticos. Depois vi que depende da obra. Mas tenho muito interesse pelo estudo das obras que permitem uma abordagem ao mesmo tempo interna e externa. A minha frmula a seguinte: estou interessado em saber como o externo se transformou em interno, como aquilo que carne de vaca vira croquete. O croquete no vaca, mas sem a vaca o croquete no existe. Mas o croquete no tem nada a ver com a vaca, s a carne. Mas o externo se transformou em algo que interno. A tenho que estudar o croquete, dizer de onde ele veio.

O que mais importante ler na literatura brasileira? Machado de Assis. Ele um escritor completo.

o que senhor mais gosta? No, mas acho que o que mais se aproveita.

E de qual o senhor mais gosta? Gosto muito do Ea de Queiroz, muitos estrangeiros. De brasileiros, gosto muito de Graciliano Ramos... Acho que j li So Bernardo umas 20 vezes, com mentira e tudo. Leio o Graciliano muito, sempre. Mas Machado de Assis um autor extraordinrio. Comecei a ler com 9 anos livros de adulto. E ningum sabia quem era Machado de Assis, s o Brasil e, mesmo assim, nem todo mundo. Mas hoje ele est ficando um autor universal. Ele tinha a prova do grande escritor. Quando se escreve um livro, ele traduzido, e uma crtica fala que a traduo estragou a obra, porque no era uma grande obra. Machado de Assis, mesmo mal traduzido, continua grande. A prova de um bom escritor que mesmo mal traduzido ele grande. Se dizem: a traduo matou a obra, ento a obra era boa, mas no era grande.

Como levar a grande literatura para quem no est habituado com a leitura? perfeitamente possvel, sobretudo Machado de Assis. A Maria Vitria Benevides me contou de uma pesquisa que foi feita na Itlia h uns 30 anos. Aqueles magnatas italianos, com uma viso j avanada do capitalismo, decidiram diminuir as horas de trabalho para que os trabalhadores pudessem ter cursos, se dedicar cultura. Ento perguntaram: cursos de que vocs querem? Pensaram que iam pedir cursos tcnicos, e eles pediram curso de italiano para poder ler bem os clssicos. A divina comdia um livro com 100 cantos, cada canto com dezenas de estrofes. Na Itlia, no sou capaz de repetir direito, mas algo como 200 mil pessoas sabem a primeira parte inteira, 50 mil sabem a segunda, e de 3 a 4 mil pessoas sabem o livro inteiro de cor. Quer dizer, o povo tem direito literatura e entende a literatura. O doutor Agostinho da Silva, um escritor portugus anarquista que ficou muito tempo no Brasil, explicava para os operrios os dilogos de Plato, e eles adoravam. Tem que saber explicar, usar a linguagem normal.
http://www.brasildefato.com.br/node/6819 Pgina 2 de 17

O socialismo uma doutrina triunfante | Brasil de Fato

07/05/13 16:14

O senhor acha que o brasileiro gosta de ler? No sei. O Brasil pra mim um mistrio. Tem editora para toda parte, tem livro para todo lado. Vi uma reportagem que dizia que a cidade de Buenos Aires tem mais livrarias que em todo o Brasil. L-se muito pouco no Brasil. Parece que o povo que l mais o finlands, que l 30 volumes por ano. Agora dizem que o livro vai acabar, n?

O senhor acha que vai? No sei. Eu no tenho nem computador... as pessoas me perguntam: qual o seu... como chama?

E-mail? Isso! Olha, eu parei no telefone e mquina de escrever. No entendo dessas coisas... Estou afastado de todas as novidades h cerca de 30 anos. No me interesso por literatura atual. Sou um velho caturra. J doei quase toda minha biblioteca, 14 ou 15 mil volumes. O que tem aqui livro para visita ver. Mas pretendo dar tudo. No vendo livro, eu dou. Sempre fiz escola pblica, inclusive universidade pblica, ento o que posso dar para devolver um pouco. Tenho impresso que a literatura brasileira est fraca, mas isso todo velho acha. Meus antigos alunos que me visitam muito dizem que est fraca no Brasil, na Inglaterra, na Frana, na Rssia, nos Estados Unidos... que a literatura est por baixo hoje em dia. Mas eu no me interesso por novidades.

E o que o senhor l hoje em dia? Eu releio. Histria, um pouco de poltica... mesmo meus livros de socialismo eu dei tudo. Agora estou querendo reler alguns mestres socialistas, sobretudo Eduard Bernstein, aquele que os comunistas tinham dio. Ele era marxista, mas dizia que o marxismo tem um defeito, achar que a gente pode chegar no paraso terrestre. Ento ele partiu da ideia do filsofo Immanuel Kant da finalidade sem fim. O socialismo uma finalidade sem fim. Voc tem que agir todos os dias como se fosse possvel chegar no paraso, mas voc no chegar. Mas se no fizer essa luta, voc cai no inferno.

O senhor socialista? Ah, claro, inteiramente. Alis, eu acho que o socialismo uma doutrina totalmente triunfante no mundo. E no paradoxo. O que o socialismo? o irmo-gmeo do capitalismo, nasceram juntos, na revoluo industrial. indescritvel o que era a indstria no comeo. Os operrios ingleses dormiam debaixo da mquina e eram acordados de madrugada com o chicote do contramestre. Isso era a indstria. A comeou a aparecer o socialismo. Chamo de socialismo todas as tendncias que dizem que o homem tem que caminhar para a igualdade e ele o criador de riquezas e no pode ser explorado. Comunismo, socialismo democrtico, anarquismo, solidarismo, cristianismo social, cooperativismo... tudo isso. Esse pessoal comeou a lutar, para o operrio no ser mais chicoteado, depois para no trabalhar mais que doze horas, depois para no trabalhar mais que dez, oito; para a mulher grvida no ter que trabalhar, para os trabalhadores terem frias, para ter escola para as crianas. Coisas que hoje so banais. Conversando com um antigo aluno meu, que um rapaz rico, industrial, ele disse: o senhor no pode negar que o capitalismo tem uma face humana. O capitalismo no tem face humana nenhuma. O capitalismo baseado na mais-valia e no exrcito de reserva, como Marx definiu. preciso ter sempre miserveis para tirar o excesso que o capital precisar. E a mais-valia no tem limite. Marx diz na Ideologia Alem: as necessidades humanas so cumulativas e irreversveis. Quando voc anda descalo, voc anda descalo. Quando voc descobre a sandlia, no quer mais andar descalo. Quando descobre o sapato, no quer mais a sandlia. Quando descobre a meia, quer sapato com meia e por a no tem mais fim. E o capitalismo est baseado nisso. O que se pensa que face humana do capitalismo o que o socialismo arrancou dele com suor, lgrimas e sangue. Hoje normal o operrio trabalhar oito horas, ter frias... tudo conquista do socialismo. O socialismo s no deu certo na Rssia.

http://www.brasildefato.com.br/node/6819

Pgina 3 de 17

O socialismo uma doutrina triunfante | Brasil de Fato

07/05/13 16:14

Por qu? Virou capitalismo. A revoluo russa serviu para formar o capitalismo. O socialismo deu certo onde no foi ao poder. O socialismo hoje est infiltrado em todo lugar.

O socialismo como luta dos trabalhadores? O socialismo como caminho para a igualdade. No a luta, por causa da luta. O grau de igualdade de hoje foi obtido pelas lutas do socialismo. Portanto ele uma doutrina triunfante. Os pases que passaram pela etapa das revolues burguesas tm o nvel de vida do trabalhador que o socialismo lutou para ter, o que quer. No vou dizer que pases como Frana e Alemanha so socialistas, mas tm um nvel de vida melhor para o trabalhador.

Para o senhor possvel o socialismo existir triunfando sobre o capitalismo? Estou pensando mais na tcnica de esponja. Se daqui a 50 anos no Brasil no houver diferena maior que dez do maior ao menor salrio, se todos tiverem escola... no importa que seja com a monarquia, pode ser o regime com o nome que for, no precisa ser o socialismo! Digo que o socialismo uma doutrina triunfante porque suas reivindicaes esto sendo cada vez mais adotadas. No tenho cabea terica, no sei como resolver essa questo: o socialismo foi extraordinrio para pensar a distribuio econmica, mas no foi to eficiente para efetivamente fazer a produo. O capitalismo foi mais eficiente, porque tem o lucro. Quando se suprime o lucro, a coisa fica mais complicada. preciso conciliar a ambio econmica que o homem civilizado tem, assim como tem ambio de sexo, de alimentao, tem ambio de possuir bens materiais com a igualdade. Quem pode resolver melhor essa equao o socialismo, disso no tenho a menor dvida. Acho que o mundo marcha para o socialismo. No o socialismo acadmico tpico, a gente no sabe o que vai ser... o que o socialismo? o mximo de igualdade econmica. Por exemplo, sou um professor aposentado da Universidade de So Paulo e ganho muito bem, ganho provavelmente 50, 100 vezes mais que um trabalhador rural. Isso no pode. No dia em que, no Brasil, o trabalhador de enxada ganhar apenas 10 ou 15 vezes menos que o banqueiro, est bom, o socialismo.

O que o socialismo conseguiu no mundo de avanos? O socialismo o cavalo de Troia dentro do capitalismo. Se voc tira os rtulos e v as realidades, v como o socialismo humanizou o mundo. Em Cuba eu vi o socialismo mais prximo do socialismo. Cuba uma coisa formidvel, o mais prximo da justia social. No a Rssia, a China, o Camboja. No comunismo tem muito fanatismo, enquanto o socialismo democrtico moderado, humano. E no h verdade final fora da moderao, isso Aristteles j dizia, a verdade est no meio. Quando eu era militante do PT deixei de ser militante em 2002, quando o Lula foi eleito era da ala do Lula, da Articulao, mas s votava nos candidatos da extrema esquerda, para cutucar o centro. preciso ter esquerda e direita para formar a mdia. Estou convencido disso: o socialismo a grande viso do homem, que no foi ainda superada, de tratar o homem realmente como ser humano. Podem dizer: a religio faz isso. Mas faz isso para o que so adeptos dela, o socialismo faz isso para todos. O socialismo funciona como esponja: hoje o capitalismo est embebido de socialismo. No tempo que meu irmo Roberto que era catlico de esquerda comeou a trabalhar, eu era moo, ele era tido como comunista, por dizer que no Brasil tinha misria. Dizer isso era ser comunista, no estou falando em metforas. Hoje, a Federao das Indstrias, Paulo Maluf, eles dizem que a misria intolervel. O socialismo est andando... no com o nome, mas aquilo que o socialismo quer, a igualdade, est andando. No aquela igualdade que alguns socialistas e os anarquistas pregavam, igualdade absoluta impossvel. Os homens so muito diferentes, h uma certa justia em remunerar mais aquele que serve mais comunidade. Mas a desigualdade tem que ser mnima, no mxima. Sou muito otimista. (pausa). O Brasil um pas pobre, mas h uma certa tendncia igualitria no brasileiro apesar da escravido - e isso bom. Tive uma sorte muito grande, fui criado numa cidade pequena, em Minas Gerais, no tinha nem 5 mil habitantes quando eu morava l. Numa cidade assim, todo mundo parente. Meu bisav era proprietrio de terras, mas a terra foi sendo dividida entre os filhos... ento na minha cidade o barbeiro era meu parente, o chofer de praa era meu parente, at uma prostituta, que foi uma moa deflorada expulsa de casa, era minha prima. Ento me acostumei a ser igual a todo mundo. Fui criado com os antigos escravos do meu av. Quando eu tinha 10 anos de idade, toda pessoa com mais de 40 anos tinha sido escrava. Conheci inclusive uma escrava, tia Vitria, que liderou uma rebelio contra o senhor. No tenho senso de desigualdade social. Digo sempre, tenho temperamento conservador. Tenho temperamento conservador, atitudes liberais e ideias socialistas. Minha grande sorte foi no ter nascido em famlia nem importante nem rica, seno ia ser um reacionrio. (risos).

http://www.brasildefato.com.br/node/6819

Pgina 4 de 17

O socialismo uma doutrina triunfante | Brasil de Fato

07/05/13 16:14

A Teresina, que inspirou um livro com seu nome, o senhor conheceu depois? Conheci em Poos de Caldas... essa era uma mulher extraordinria, uma anarquista, maior amiga da minha me. Tenho um livrinho sobre ela. Uma mulher formidvel. Mas eu me politizei muito tarde, com 23, 24 anos de idade com o Paulo Emlio. Ele dizia: melhor ser fascista do que no ter ideologia. Ele que me levou para a militncia. Ele dizia com razo: cada gerao tem o seu dever. O nosso dever era poltico.

E o dever da atual gerao? Ter saudade. Vocs pegaram um rabo de foguete danado.

No seu livro Os parceiros do Rio Bonito o senhor diz que importante defender a reforma agrria no apenas por motivos econmicos, mas culturalmente. O que o senhor acha disso hoje? Isso uma coisa muito bonita do MST. No movimento das Ligas Camponesas no havia essa preocupao cultural, era mais econmica. Acho bonito isso que o MST faz: formar em curso superior quem trabalha na enxada. Essa preocupao cultural do MST j um avano extraordinrio no caminho do socialismo. preciso cultura. No s o livro, conhecimento, informao, notcia... Minha tese de doutorado em cincias sociais foi sobre o campons pobre de So Paulo aquele que precisa arrendar terra, o parceiro. Em 1948, estava fazendo minha pesquisa num bairro rural de Bofete e tinha um informante muito bom, Nh Samuel Antnio de Camargos. Ele dizia que tinha mais de 90 anos, mas no sabia quantos. Um dia ele me perguntou: seu Antonio, o imperador vai indo bem? No mais aquele de barba branca, n?. Eu disse pra ele: no, agora outro chamado Eurico Gaspar Dutra. Quer dizer, ele est fora da cultura, para ele o imperador existe. Ele no sabe ler, no sabe escrever, no l jornal. A humanizao moderna depende da comunicao em grande parte. No dia em que o trabalhador tem o rdio em casa ele outra pessoa. O problema que os meios modernos de comunicao so muito venenosos. A televiso uma praga. Eu adoro, hein? Moro sozinho, sozinho, sou vivo e assisto televiso. Mas uma praga. A coisa mais prfida do capitalismo por causa da necessidade cumulativa irreversvel a sociedade de consumo. Marx no conheceu, no sei como ele veria. A televiso faz um inculcamento sublimar de dez em dez minutos, na cabea de todos na sua, na minha, do Slvio Santos, do dono do Bradesco, do pobre diabo que no tem o que comer imagens de whisky, automvel, casa, roupa, viagem Europa cria necessidades. E claro que no d condies para concretiz-las. A sociedade de consumo est criando necessidades artificiais e est levando os que no tm ao desespero, droga, misria... Esse desejo da coisa nova uma coisa poderosa. O capitalismo descobriu isso graas ao Henry Ford. O Ford tirou o automvel da granfinagem e fez carro popular, vendia a 500 dlares. Estados Unidos inteiro comeou a comprar automvel, e o Ford foi ficando milionrio. De repente o carro no vendia mais. Ele ficou desesperado, chamou os economistas, que estudaram e disseram: mas claro que no vende, o carro no acaba. O produto industrial no pode ser eterno. O produto artesanal feito para durar, mas o industrial no, ele tem que ser feito para acabar, essa coisa mais diablica do capitalismo. E o Ford entendeu isso, passou a mudar o modelo do carro a cada ano. Em um regime que fosse mais socialista seria preciso encontrar uma maneira de no falir as empresas, mas tornar os produtos durveis, acabar com essa loucura da renovao. Hoje um automvel feito para acabar, a moda feita para mudar. Essa ideia tem como miragem o lucro infinito. Enquanto a verdadeira miragem no a do lucro infinito, do bem-estar infinito.

<QUEM > Antonio Candido de Mello e Souza nasceu no Rio de Janeiro em 24 de julho de 1918, concluiu seus estudos secundrios em Poos de Caldas (MG) e ingressou na recm-fundada Universidade de So Paulo em 1937, no curso de Cincias Sociais. Com os amigos Paulo Emlio Salles Gomes, Dcio de Almeida Prado e outros fundou a revista Clima. Com Gilda de Mello e Souza, colega de revista e do intenso ambiente de debates sobre a cultura, foi casado por 60 anos. Defendeu sua tese de doutorado, publicada depois como o livro Os Parceiros do Rio Bonito, em 1954. De 1958 a 1960 foi professor de literatura na Faculdade de Filosofia de Assis. Em 1961, passou a dar aulas de teoria literria e literatura comparada na USP, onde foi professor e orientou trabalhos at se aposentar, em 1992. Na dcada de 1940, militou no Partido Socialista Brasileiro, fazendo oposio ditadura Vargas. Em 1980, foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores. Colaborou
http://www.brasildefato.com.br/node/6819 Pgina 5 de 17

O socialismo uma doutrina triunfante | Brasil de Fato

07/05/13 16:14

nos jornais Folha da Manh e Dirio de So Paulo, resenhando obras literrias. autor de inmeros livros, atualmente reeditados pela editora Ouro sobre Azul, coordenada por sua filha, Ana Luisa Escorel.

Publicado originalmente na edio 435 do Brasil de Fato.

Comentrios
DESENVOLVIMENTO NACIONAL OU FILOSOFIA DO GIRINO
RodriSou (no verificado) - 06-05-2013 15:07

O carter social do capitalismo a acumulao autorreplicante de capital, e para dar vazo, busca transformar tudo em mercadorias.Desta forma, os direitos sociais no se engendram com uma lgica capitalista; a matiz de racionalidade deles no capitalista. So contraditrios ao capitalismo.Capitalistas fazem concesses aos direitos sociais para evitar das outras classes deslegitimarem o regime e quererem subverter o poder para algo alternativo. Tanto assim que logo que ruiu o muro, partiram com toda a voracidade contra toda lgica de bem pblico, direito social e hipoteca social embutida na propriedade. Hoje esto divididos, creem que necessitam solapar isto, mas voltaram a ter receio de faz-lo.A questo no transferir a "filosofia do girino" para a dimenso do sistema interestatal: pensar no "desenvolvimento nacional", esquecendo que o funil do sistema apertado e cabem poucos estados. Para haver um ncleo orgnico, deve ter periferia.

QUANDO CANDIDO FALA EM


Anonimus (no verificado) - 15-12-2012 19:56

Quando Candido fala em atingir o nvel de alguns pases europeus, ele quis dizer Sucia e Dinamarca, pases com praticamente nenhuma desigualdade, onde todos tm as mesmas oportunidades. E isso o que ele chama de Socialismo, no importa o sistema econmico, mas sim as condies de vida da populao. Dessa maneira, todos podem fazer parte da economia e governo de maneira digna. Concordo plenamente!

SOCIALISMO IDEOLOGIA DOMINANTE


Anonymous - 11-02-2012 4:31

Com todo respeito a contribuio progressista do Sr.Antonio Candido,mas acho estranho criticar a posio de alguns socialistas de pregar um igualitarismo radical e dizer que a justia na pessoa que contribui mais ganhar mais. Sei que o socialismo tem como principio a cada um de acordo com a sua contribuio,este principio foi aplicado nos paises socialistas,tanto que os sovieticos aplicaram este principio,manifestado na diferens de salarios(no tenho certeza mas ouvi falar de uma variao de 100 rublos a 10.000 rublos),alm de estimulos materiais como premios de bonos salariais a operarios que atingissem a meta estabelecida,casa no mar negro a cientistas que fizesse uma descoberta que contribuisse para com o coletivo.O que no havia era a permissa para se ter empregados e ganhar dinheiro com o trabalho de outros(mais-valia),ou de ser dono de uma industria ou de grande fazenda( em varios paises do socialismo real as pequenas e medias propriedades de terra foram toleradas). Alem do mais como maquiavel j falava em o principe,a unica coisa que um governante no pode fazer ,e que as pessoas afetadas e suas futuras geraes no esqueceram e tentaram sempre odestruir se for se mexer com o dinheiro das pessoas,e para evitar que burgueses afetados por reformas socialistas destruam o socialismo existe a ditadura do proletariado,que com certeza mais democratica que a maior democracia burguesa,e que foi aplicada com deformaes,mas voces acham que simples lidar como lidou fidel com mais de 600 tentativas de assassinato a sua pessoa,ou os sovieticos que estavam pela primeira vez na historia tentando construir algo que so existia na teiria,ao mesmo tempo que exercitos de 11 paises europeus tentaram invadilos,o proprio lenin antes de decretar o chamado terror vermelho sofreu um atentado que o feriu gravemente(imaginem o que aconteceria nos E.U.A se socialistas ferissem gravemente em um atendado o presidente).Sera que correto em nome de uma democracia de faz de conta como a nossa que CUBA permita que partidos aliados dos E.U.A(PAIS EM GUERRA A SOBERANIA DE CUBA)atuem livremente no pais,aliados de uma potencia estrangueira que quer submeter o pais .Desde que o capitalismo voltou na russia ,alem da maior regresso economica j vista em um pais que no estava em guerra na histria,provocou devido a fome e a outras mazelas vindas com este a morte de 15%da populao que no teriam sido mortos se Gorbachev no tivesse querido democratizar o socialismo,sera que as pessoas tem direito a escolher um sistema assassino em nome da democracia ocidental,sistema que gera uma sociedade em que(como eu j testemunhei e so no morreu por que eu a juntei semi-desmaiada a levei para casa e a dei o que comer)crianas morrem de fome na calada enquanto dezenas de pessoas passam por ela a ignorando e no tendo a decencia de gastar um pouco de tempo para evitar sua morte por que, como se fala, isto no problema meu(LEMBRAR QUE PARTIDOS COMUNISTAS S NO FORAM PERSIGUIDOS NAS DEMOCRACIAS OCIDENTAIS QUANDO NO REPRESENTAVAM REAIS AMEAAS). EU TERIA MUITO MAIS COISAS PARA FALAR MAS ACHO QUE VOU FICAR POR AQUI,RECOMENDO A LEITURA DE LENIN

http://www.brasildefato.com.br/node/6819

Pgina 6 de 17

O socialismo uma doutrina triunfante | Brasil de Fato

07/05/13 16:14

SOCIALISMO IDEOLOGIA DOMINANTE


Anonymous - 11-02-2012 4:27

Com todo respeito a contribuio progressista do Sr.Antonio Candido,mas acho estranho criticar a posio de alguns socialistas de pregar um igualitarismo radical e dizer que a justia na pessoa que contribui mais ganhar mais. Sei que o socialismo tem como principio a cada um de acordo com a sua contribuio,este principio foi aplicado nos paises socialistas,tanto que os sovieticos aplicaram este principio,manifestado na diferens de salarios(no tenho certeza mas ouvi falar de uma variao de 100 rublos a 10.000 rublos),alm de estimulos materiais como premios de bonos salariais a operarios que atingissem a meta estabelecida,casa no mar negro a cientistas que fizesse uma descoberta que contribuisse para com o coletivo.O que no havia era a permissa para se ter empregados e ganhar dinheiro com o trabalho de outros(mais-valia),ou de ser dono de uma industria ou de grande fazenda( em varios paises do socialismo real as pequenas e medias propriedades de terra foram toleradas). Alem do mais como maquiavel j falava em o principe,a unica coisa que um governante no pode fazer ,e que as pessoas afetadas e suas futuras geraes no esqueceram e tentaram sempre odestruir se for se mexer com o dinheiro das pessoas,e para evitar que burgueses afetados por reformas socialistas destruam o socialismo existe a ditadura do proletariado,que com certeza mais democratica que a maior democracia burguesa,e que foi aplicada com deformaes,mas voces acham que simples lidar como lidou fidel com mais de 600 tentativas de assassinato a sua pessoa,ou os sovieticos que estavam pela primeira vez na historia tentando construir algo que so existia na teiria,ao mesmo tempo que exercitos de 11 paises europeus tentaram invadilos,o proprio lenin antes de decretar o chamado terror vermelho sofreu um atentado que o feriu gravemente(imaginem o que aconteceria nos E.U.A se socialistas ferissem gravemente em um atendado o presidente).Sera que correto em nome de uma democracia de faz de conta como a nossa que CUBA permita que partidos aliados dos E.U.A(PAIS EM GUERRA A SOBERANIA DE CUBA)atuem livremente no pais,aliados de uma potencia estrangueira que quer submeter o pais .Desde que o capitalismo voltou na russia ,alem da maior regresso economica j vista em um pais que no estava em guerra na histria,provocou devido a fome e a outras mazelas vindas com este a morte de 15%da populao que no teriam sido mortos se Gorbachev no tivesse querido democratizar o socialismo,sera que as pessoas tem direito a escolher um sistema assassino em nome da democracia ocidental,sistema que gera uma sociedade em que(como eu j testemunhei e so no morreu por que eu a juntei semi-desmaiada a levei para casa e a dei o que comer)crianas morrem de fome na calada enquanto dezenas de pessoas passam por ela a ignorando e no tendo a decencia de gastar um pouco de tempo para evitar sua morte por que, como se fala, isto no problema meu(LEMBRAR QUE PARTIDOS COMUNISTAS S NO FORAM PERSIGUIDOS NAS DEMOCRACIAS OCIDENTAIS QUANDO NO REPRESENTAVAM REAIS AMEAAS). EU TERIA MUITO MAIS COISAS PARA FALAR MAS ACHO QUE VOU FICAR POR AQUI,RECOMENDO A LEITURA DE LENIN,Esquerdismo: Doena Infantil do. Comunismo.

O SOCIALISMO UMA DOUTRINA TRIUNFANTE!!!


Anonymous - 30-12-2011 11:25

Cada vez que eu leio um novo texto de um socialista eu reforo minha opinio que a mente socialista existe em um mundo contraditrio fora da realidade transcendente... O Candido atribui ao socialismo todas as coisas boas que existem nos pases desenvolvidos capitalistas (!), mesmo que tais naes jamais tenham sido socialistas, foram sempre democracias liberais. Por exemplo, para o socialista Candido a igualdade social e excelente qualidade de vida que existe na liberal Australia foi obra do socialismo! rsrs

Em contrapartida... Candido atribui o que existiu na Rssia socialista marxista-leninista, que foi muito ruim - ao capitalismo e no ao socialismo que l existia!

uma coisa ridcula... o socialismo existiu em 50 naes do mundo no sculo XX, todas foram uma porcaria em liberdade e igualdade e principalmente em desenvolvimento, mas.... o "intelectual" socialista, em sua alienao, no atribui isso ao socialismo, atribui ao capitalismo! E para completar atribui tudo de bom que a democracia liberal (capitalismo) produziu - ao socialismo! Esta a alienao tpica de "intelectuais" socialistas depois da falncia do socialismo no mundo.

SEM SUTILEZA
Ed Bello (no verificado) - 13-07-2012 21:40

http://www.brasildefato.com.br/node/6819

Pgina 7 de 17

O socialismo uma doutrina triunfante | Brasil de Fato

07/05/13 16:14

Acho que voc leu e no entendeu o que o Antnio Cndido quer dizer com "socialismo". Coloco entre aspas porque, pelo visto, voc no tem a sutileza necessria para perceber que ele se refere s preocupaes com o social como socialismo, e no aquela doutrina ateia-dogmtica dos que se diziam seguidores de Marx, que numa viso to estreita e maniquesta quanto a sua, foi implementada nos pases do mundo.Antes de criticar, veja se estuda, no pra aprender algo especfico, mas para aprimorar sua interpretao de textos que no est nem no nvel de um vestibular.

DE FATO, A IDEOLOGIA
Luciana Carvalho (no verificado) - 11-07-2012 19:22

De fato, a ideologia social atual foi sim, em grande parte, obra do socialismo. O "estado do bem-estar europeu" e suas preocupaes sociais foram estimuladas pelos EUA para tentar evitar que a Europa Ocidental cedesse ao avano do movimento comunista, que era vista pelos europeus como uma sada para a misria e a pobreza em que a Europa se transformara no ps-guerra. Sem o surgimento do socialismo, a Europa Ocidental, provavelmente, nunca teria sido financiada pelos americanos e sim, uma regio desolada pela guerra. Portanto, podemos concluir que o socialismo foi um exemplo que o mundo seguiu, para que, paradoxalmente... pudesse conter os avanos comunistas. Caso contrrio, as grandes crises econmicas e a crescente e feroz desigualdade social predominantes nas sociedades capitalistas atuais, seriam apenas uma pequena amostra de quo injusto seria o mundo se Lnin no tivesse existido...

DE FATO, SE VOC ESTUDAR UM


Anonymous - 12-01-2012 21:00

De fato, se voc estudar um pouco, ver que: 1) o Welfare State europeu foi obra de partidos de inspirao socialista: e tais benefcios foram trazidos no pelo fato de serem democracias liberais, mas Estados que permitiam o mnimo de mobilizao popular em defesa de medidas de inspirao socialista; 2) a URSS e o "Bloco Socialista" nunca foram socialistas, devido ausncia de socializao do poder poltico e devido limitao socializao da economia, restrita estatizao: a URSS e os pases do "socialismo real" foram formas variadas de "capitalismo de Estado".

"1) O WELFARE STATE EUROPEU


Paula Ramos (no verificado) - 26-01-2013 13:22

"1) o Welfare State europeu foi obra de partidos de inspirao socialista:"No. Foi proposto por Bismark e foi apoiado pelos conservadores, os marxistas no apoiaram essa idai por que queriam literamente ver o "circo pegar fogo".Estude mais, em fontes idneas, por favor!

O SOCIALISMO UMA DOUTRINA TRIUNFANTE!!!


Anonymous - 16-01-2012 13:49

Bravo, bravssimo!!! Muito pertinente sua observao sobre o WFS europeu. Todos os que leram um pouco mais e se deixaram levar menos pelos meios de comunicao percebem que Keynes usurpou muitas das ideias socialistas para formular sua teoria e, assim, sugerir o WFS. Do mesmo modo, quem estudou um pouco mais sabe que os regimes citados no foram socialismo. Ao revs, alviltaram a teoria socialista. Hasta la victoria siempre!!!

O SOCIALISMO UMA DOUTRINA TRIUNFANTE!!!


Anonymous - 12-01-2012 12:08

uma pena que ainda existam analfabetos funcionais como Vossa Senhoria: decodificam, mas no entendem. Isso, definitivamente, no ler. Vossa Senhoria no leu a entrevista. Que pena!!! Outra pena: usar a palavra intelectual de modo to depreciativo, com o uso de aspas, a sugerir ironia. Como se ser intelectual fosse um defeito, no uma virtude. Alis, para pragmticos de planto, virtude mesmo se deixar levar pela onda capitalista, sem fazer qualquer reflexo sobre o momento histrico em que se vive, sem pensar. Apenas viver o momento, sem saber o que ocorreu nos sculos anteriores para trazer a humanidade ao estgio atual. E, assim, sem refletir sobre at aonde a humanidade ser levada. Para pessoas como Vossa Senhoria, o capitalismo o fim da histria, no mesmo? Talvez seja tambm o incio. Talvez no tenha havido a Histria Antiga e seu modo de produo escravista; talvez no tenha havido a Idade Mdia e seu modo de produo baseada no servilismo. Talvez, na Histria Moderna e na Contempornea, o estgio atual de reconhecimento, de positivao de luta pela efetivao de direitos seja algo que sempre existiu, e nunca tenha sido objeto de lutas.
http://www.brasildefato.com.br/node/6819 Pgina 8 de 17

O socialismo uma doutrina triunfante | Brasil de Fato

07/05/13 16:14

Talvez nunca se tenha dito que lutar por direitos de negros, mulheres, aleijados e tantos outros grupos vulnerveis era "coisa de comunistas".

O SOCIALISMO...
Anonymous - 28-12-2011 17:55

verdade,o socialismo triunfante. VERDADE...

A DITADURA CUBANA DE RAUL


Diocleciano (no verificado) - 29-08-2011 4:46

A ditadura cubana de Raul Castro j anunciou a privatizao de vrios setores da economia. Inclusive a propriedade e compra de terras sero permitidas. Podemos interpretar tais medidas como um reconhecimento e constatao de que o socialismo ou comunismo no passa de iluso e, definitivamente, no deu e nem dar certo em nenhum lugar do mundo. S sendo muito ingnuo para no perceber isto; que j foi mais que provado pela Histria. Ns brasileiros devemos lutar para qualificar a nossa democracia; de modo que o pas possa d igualdade de oportunidade para todos. bvio que o sistema brasileiro deixa muito a desejar. Devemos tentar melhorar o pas mas sem nos deixar levar pelo PROSELITISMO. Pelo fanatismo e fundamentalismo ideolgico. Democracia e liberdades s existem no liberalismo, no capitalismo. Regimes que se dizem "comunistas e socialistas" s se fundamentam com autoritarismo e ditaduras. A queda do muro de Berlim provou que o socialismo ou comunismo foi a maior mentira e enganao que j se viu em toda a Histria.

EM PRIMEIRO LUGAR, CUBA NUNCA


Annimo (no verificado) - 19-09-2011 10:54

Em primeiro lugar, Cuba nunca foi socialista. Nem a URSS, nem nenhum pas do Leste Europeu, etc etc etc... Se voc diz que isso socialismo, no sabe ento o que socialismo. Socialismo a extenso da democracia e todas as instncias da vida social, sobretudo ao processo produtivo e ao acesso riqueza. Isto , propriedade social da riqueza, controle operrio autogestionrio do processo produtivo e democracia direta no cotidiano, desde as tomadas de deciso no bairro, no local de trabalho, at as tomadas de deciso a nvel nacional. Poder operrio, isso socialismo. uma democracia total e irrestrita, o tempo todo. O que j foi mais do que provado pela histria que o capitalismo tm que destruir constantemente a possibilidade dessa democracia direta, irrestrita e constante (socialismo) seja num pas capitalista liberal, fascista ou capitalista de Estado (URSS, Cuba, China, etc.) por isso que precisamos criar a autogesto social para combater o capitalismo, algo que j foi feito vrias vezes na histria, incontestavelmente: a ltima vez, em Portugal, na Revoluo dos Cravos. O socialismo mais do que possvel porque j foi aplicado na Comuna de Paris, na Revoluo Russa, vrias vezes... uma possibilidade real e imediata, basta a organizao dos trabalhadores como classe e entidade poltica independente das outras classes e do Estado capitalista. Sempre que as lutas sociais emergem isso ocorre: s combater a oposio a esse processo e levar a luta s ltimas consequncias. Bom, depois desta pequena aula de socialismo vou te dizer uma coisa: a democracia burguesa que voc tanto defende exatamente um dos maiores opositores do socialismo e sempre foi, tanto que os "democratas" burgueses no pensam duas vezes em fazer uso de medidas autoritrias e repressivas quando a classe trabalhadores transcende os limites da democracia burguesa, ou quando os pobres ameaam romper com a "ordem" (do capital)... J vi muitos democratas convictos chamando a tropa de choque pra reprimir manifestaes de donas de casa em terminais de transporte coletivo. A democracia s conveniente para garantir o consenso... garantir a explorao do capitalismo. Quando a explorao fica ameaada, o capitalista mais democrata se torna um fascista ou coisa pior.

SE VOC ACHA QUE O


Annimo (no verificado) - 16-09-2011 19:39

Se voc acha que o capitalismo o mundo da liberdade e da democracia, o que voc est fazendo num site de notcias vinculado a movimentos sociais de esquerda (pretensamente socialistas)? No seria melhor ler as notcias da Revista Veja (mais neoliberal, impossvel)?

CUBA NUNCA FOI SOCIALISTA, AMIGO...


Annimo (no verificado) - 16-09-2011 19:37

Em primeiro lugar, Cuba nunca foi socialista: sempre foi um "capitalismo de Estado". No pretendo que algum como
http://www.brasildefato.com.br/node/6819 Pgina 9 de 17

O socialismo uma doutrina triunfante | Brasil de Fato

07/05/13 16:14

voc entenda dessas coisas, mas pelo menos vou explicar didaticamente para que ningum aqui confunda as coisas. Socialismo controle pelos trabalhadores dos meios de produo, autogesto operria, produo de riquezas segundo as necessidades dos trabalhadores, para os trabalhadores, pelos trabalhadores, num regime de democracia direta e participativa. Nada disso houve em Cuba ou na URSS, China, etc... Estatitazao dos meios de produo no socialismo. Porque as pessoas pensam que socialismo? Porque a URSS e os EUA ("o paraso das liberdades civis e da democracia") diziam que era: a URSS para conquistar apoio dos revolucionrios mundo afora; os EUA para inspirar desprezo pelos socialismo. Vincular esses regimes autoritrios ao socialismo sempre foi uma ttica das direitas. Ao que parece bastante eficaz, j que voc pensa que isso socialismo. Leia Tragtenberg meu amigo, leia Pannekoek, os comunistas conselhistas, Debord, os anarquistas, a voc saber o que sempre foi o projeto socialista autogestionrio e democrtico. Ao invs disso voc fica reproduzindo o discurso da mdia corporativa, que, obviamente, nada tem a dizer de bom sobre socializao da riqueza e do poder da sociedade. Quanto liberdade no capitalismo, fala srio... No preciso ser muito perspicaz para entender que muita gente no mundo, os proletrios, s so "livres" de exercer o controle sobre suas prpria vidas. Nesse sentido, conforme Marx, so "livres como um pssaro". Socialismo a prxis revolucionria para que o trabalhador tenha controle sobre si mesmo e sobre o que produz, no individualmente, mas como classe social dominante. Todos podem ver que o PROSELITISMO explica muito melhor a realidade do que a reproduo acrtica do discurso direitista que vemos por a. Estude, seja "proselitista": no sei qual a histria que voc estuda, mas no a minha... afinal, todos os acadmicos de histria relativamente esclarecidos sobre as questes sociais da modernidade (que o meu caso) sabem que socialismo poder operrio e no estatizao feita por burocratas/tecnocratas.

CONCORDO COM TUDO O QUE DISSE


Diocleciano (no verificado) - 16-08-2011 17:17

Concordo com tudo o que disse o Antonio Candido. Mas como sempre o radicalismo d as caras. O Brasil deve caminhar de modo que sua populao atinja o nvel de vida de alguns pases europeus. O "cientificismo" sobre o que ou no o socialismo soa como mera babaquice. O Brasil j no est melhor exatamente por culpa do radicalismo ideolgico; as pessoas no protestam por coisas concretas. Mas sim por babaquices ideolgicas que no servem para nada a no ser confundir a populao. Como disse Candido igualdade absoluta nunca existiu e nem vai existir nunca, e nem deve. Porque defender isso puro PROSELITISMO. Eu me considero de esquerda, mas no da esquerda alucinada e babaca.

"O BRASIL DEVE CAMINHAR DE


Suelen (no verificado) - 06-12-2011 11:48

"O Brasil deve caminhar de modo que sua populao atinja o nvel de vida de alguns pases europeus". Ser que tudo o que assistimos ultimamente (o colapso do capitalismo ocidental e civilizado europeu) no serve como modelo a ser ignorado? J fomos colonizados por um moderno sistema que se revela a cada dia mais perverso e desigual, e isso no de hoje. E a democracia? Concordo com Candido - devemos buscar alcanar a melhoria e o mximo de igualdade em tudo, por mais que realmente seja difcil -, mas a democracia hoje uma mscara ilusria para uma realidade onde achamos que somos sujeitos, que somos livres e protagonistas de nossas vidas. Realmente, a URSS e Cuba no foram socialistas de fato, mas a tentativa foi mais que vlida. Com o seu fim e com o aumento daqueles desiludidos e mal formados que jogam pedra nessa experincia, fica cada vez mais difcil discutir a igualdade no mundo. E o socialismo est a como uma boa ideia que sempre precisa ser pensada, revista e disponvel a todos; o mais importante discuti-lo e ver o que ainda vlido para os dias de hoje e o que precisa ser adaptado para a realidade desse novo sculo.

REALMENTE FORAM EXPERINCIAS


Anonymous - 31-01-2012 9:21

Realmente foram experincias vlidas (da URSS etc.)... Quanto a isto no h dvidas: experimentos diversos foram realizados, alguns com sucesso, outros no. Mas o que no d mais pra fazer tentar seguir o mesmo modelo: como alguns jovens engajados que se espelham no modelo cubano, por exemplo, numa atitude saudosista em relao a lderes revolucionrios como Che Guevara. O mais importante que se volte os olhos para as experincias
http://www.brasildefato.com.br/node/6819 Pgina 10 de 17

O socialismo uma doutrina triunfante | Brasil de Fato

07/05/13 16:14

autogestionrias derrotadas: elas foram derrotadas muitas vezes pelas outras correntes socialistas, noautogestionrias, que disputavam pelo espao para realizar seus experimentos revolucionrios (aquelas vinculadas aos PCs).

VOC SE CONSIDERA DE ESQUERDA


Nelson (no verificado) - 31-08-2011 23:40

Voc se considera de esquerda mas achar que o socialismo no passa de iluso? Parabns pela coerncia!

O NVEL DE VIDA DE PASES


Annimo (no verificado) - 18-08-2011 20:29

O nvel de vida de pases europeus? Vide Inglaterra! Vide Grcia, Itlia! Mais uma vez, com as crises do capitalismo, os trabalhadores que pagam o preo pelos problemas das corporaes e quando partem para o confronto, 4 anos de cadeia por quebrar uma vidraa! O mito de que o nvel de vida dos pases europeus to bom assim nada mais do que isso, um mito. H bastante tempo que nos pases europeus o neoliberalismo confronta radicalmente o nvel de vida, estilo welfare state, dos trabalhadores, intervindo na previdncia social, nos planos de sade, na educao, etc., de modo a cortar gastos do governo nestas reas, as mais necessrias para os trabalhadores, ou de modo a privatizar tudo isso. O Brasil vem copiando esse "nvel de vida" h um tempo, desde que o FHC comeou com o que o Lula e a Dilma do continuidade agora: com a poltica neoliberal, que uma poltica radical das elites sociais proprietrias contra os marginalizados do poder poltico que s podem votar de 4 em 4 anos, e que so vtimas da explorao e sujeio diria a formas de controle autocrticas no local de trabalho. Aqueles que pagam impostos, altos, para verem seu dinheiro ser injetado em empresas em falncia, grandes empresas. Quanto ao radicalismo ideolgico, ele s pode ser a resposta necessria ao radicalismo das relaes sociais em que vivemos. Circunstncias radicais demandam solues radicais. Moderao e conformismo ou conivncia so a mesma coisa: conservadorismo, disfarado ou no. E o Brasil no est melhor... justamente porque o radicalismo ideolgico, que protesta sim contra coisas concretas (explorao e opresso de classe so concretssimas, at demais) sempre derrotado por aqueles que querem garantir a 'moderao': para garantir a moderao que todos os dias vemos a polcia espancando manifestantes de todas as idades e sexos no Brasil e no mundo. Radicalismo ir at a raiz do problema. Moderao para fazer proselitismo se dizendo de esquerda, enquanto se cumplice da barbrie.

PARABNS AO ANNIMO PELA


Janilda Aganno (no verificado) - 23-08-2011 21:35

Parabns ao Annimo pela resposta ao Diocleciano! Concordo com todos os seus argumentos!! Babaquice ainda acreditar que este modelo que vemos na nossa cara, diaa-dia, que exclui e mata e ningum aguenta mais o caminho certo para "salvarmos o planeta". Sou adepta dos argumento de Anonimo, o socialismo verdadeiro este!! Parabns!

NA VERDADE, ERRO MEU, OS 4


Annimo (no verificado) - 19-08-2011 11:33

Na verdade, erro meu, os 4 anos de priso foram por marcar um encontro no facebook. No foi preciso quebrar nada... curioso. Vide: http://esquerda.net/artigo/quatro-anos-de-pris%C3%A3o-por-apelarem-%C3%A0-desordem-no-facebook E outra do prprio Brasil de Fato: http://www.brasildefato.com.br/node/7105 Os fatos no mentem.

CONGELADO NO CAPITAL
David Meza (no verificado) - 16-08-2011 14:44

http://www.brasildefato.com.br/node/6819

Pgina 11 de 17

O socialismo uma doutrina triunfante | Brasil de Fato

07/05/13 16:14

Mais um que acredita que o capitalismo reformvel. E que o socialismo a consequncia. Cruz Credo! O artigo do primeiro comentrio, O "Annimo" que deveria ser publicado pelo jornal, pois coloca o ddo nas feridas!!!

ENTREVISTA
Annimo (no verificado) - 08-08-2011 17:32

Sem objees ao que ele disse sobre literatura, mas... Ele diz: "No dia em que, no Brasil, o trabalhador de enxada ganhar apenas 10 ou 15 vezes menos que o banqueiro, est bom, o socialismo." Com todo respeito pelo entrevistado, isso no socialismo no. Socialismo um modo de produo, no qual os trabalhadores controlam os meios de produo, por isso acabam com a alienao. A nfase de quase todos os movimentos socialistas sempre foi o controle operrio sobre a produo, o fim do regime de assalariamento, o fim da mais-valia, etc. Com variaes claro. O grande defeito da maioria dos brasileiros conceber socialismo como distribuio de renda, ao invs de fim da explorao do trabalho pelo capital. Nesse sentido o governo neoliberal do Lula e da Dilma tem uma pitada de socialismo: uma contradio completa de termos. Enquanto acharmos que basta haver distribuio de renda, resta aos trabalhadores a produo de mais-valia, a explorao do trabalho, a opresso diria numa sociedade cada vez mais insegura e tomada pelo terror, aqui e em qualquer parte do mundo. O capitalismo pode distribuir renda sem acabar com a explorao, sem acabar com a mais-valia, porque quando ele distribui renda ele est distribuindo mais-valia, mas ela permanece. Talvez o motivo do erro dele seja advogar uma interpretao kantiana do socialismo, como o Bernstein, que os marxistas tem o direito de criticar. Se o socialismo for uma eterna luta, sem fim, isso significa que o capitalismo ser eterno. Eternizar o capitalismo o primeiro passo para negar o socialismo e dar-lhe o carter de utopia. O socialismo no pode ser uma finalidade sem fim, porque ele , concretamente, uma necessidade diria e continuamente reproduzida da classe trabalhadora. Isso uma regresso, porque o Marx utilizando a dialtica de Hegel j havia demonstrado isso: Bernstein tem sim que ser criticado, porque ele membro de uma corrente oportunista do movimento operrio, o que h muito evidente, e que levou, por exemplo, desorientao do movimento operrio que no imps obstculos Primeira Guerra Mundial, uma das maiores derrotas dos trabalhadores at hoje. Asssim, todas as mazelas que ele denuncia na entrevista tornam-se problemas insolveis (bem como no pensamento de Kant, com suas "antinomias"), se no se mostrar o contraditrio, a dialtica dos conflitos sociais e a possibilidade de superao destas mazelas atravs do conflito social: da luta poltica da classe operria pelo controle da produo. Alm do mais ele demonstra um certo idealismo ao dizer o seguinte: "Acho bonito isso que o MST faz: formar em curso superior quem trabalha na enxada. Essa preocupao cultural do MST j um avano extraordinrio no caminho do socialismo. preciso cultura. No s o livro, conhecimento, informao, notcia..." Acho que no por acaso que o MST no possa ser uma fora revolucionria no Brasil, uma fora verdadeiramente anticapitalista, j que 1) a nfase do movimento somente educao e no na luta politica aberta e radical (e a educao no colocada nos termos da luta socialista autogestionria) e 2) a finalidade da luta a propriedade da terra, ou melhor, a pequena propriedade, destinada ou a tornar-se grande propriedade capitalista, ou a permanecer sendo pequena propriedade, ou a ser perdida, levando o trabalhador a tornar-se novamente desprovido de propriedade. Em primeiro lugar, a educao em si no altera em nada, preciso a prxis e a prxis do MST s ser eficiente se for conjunta com outros movimentos do proletariado contra o capital, o que, mesmo assim, no atual momento de refluxo dos movimentos sociais muito improvvel de acontecer e muito menos de dar certo. Em segundo lugar, essa aliana com outros movimentos sociais fica inviabilizada justamente pelo carter "conservador" do movimento, que advoga a propriedade da terra, o que fica evidente na cumplicidade do governo neoliberal Lula/Dilma, em relao ao MST, pacificado. Outra afirmativa que merece considerao : "O socialismo deu certo onde no foi ao poder. O socialismo hoje est infiltrado em todo lugar." Onde no foi ao poder, no foi socialismo, e onde se diz que foi ao poder, no foi ao poder. O socialismo foi abortado na Rssia antes de nascer, quando os Bolcheviques acabaram com os sovietes, que eram um "protosocialismo", um socialismo em formao. E onde o socialismo no foi ao poder (penso que ele fala da social-democracia nos tempos do Estado do bem-estar social) os ganhos materiais da classe trabalhadora sofrem constantes ataques, com a implementao das polticas neoliberais. O que ele diz sobre o padro de vida alto dos trabalhadores na Europa deve ser muito relativizado. O neoliberalismo tem sido uma fora social contra esse padro de vida a, no mnimo, uns 30 anos. E continua sendo: os recentes acontecimentos envolvendo a crise econmica na Grcia, na Itlia e nos EUA, so uma evidncia. O bem-estar social continuamente colocado de lado em nome da manuteno da acumulao de capital. E os direitos sociais dos trabalhadores sofrem grave ameaa. Enfim, muita lucidez em matria de literatura, pouca lucidez em matria de poltica. Algo que me surpreende, pois sempre pensei que, nesse aspecto, um intelectual do porte dele seria um pouco melhor.

http://www.brasildefato.com.br/node/6819

Pgina 12 de 17

O socialismo uma doutrina triunfante | Brasil de Fato

07/05/13 16:14

RESTA SABER O QUE


Bruna Vaz ficanstt (no verificado) - 09-08-2011 21:39

Resta saber o que efetivamente os trabalhadores querem. A grande desconfiana disso tudo a desconsiderao toda de aspectos da diferena e da cultura e quaisquer das analises. A diversidade tnica e cultural parece no ser indagada por ningum. O "ar" de homogenizao que arrepia as espinhas ficam presentes em ambas anlises e referencias utilizados. Ainda no me convenci de nenhuma delas. Nem mesmo as teorias anarquistas que, do ponto de vista do processo, ainda me parecem mais razoveis.

QUANTO A ISSO, POSSO AFIRMAR


Annimo (no verificado) - 12-08-2011 11:12

Quanto a isso, posso afirmar o seguinte: sou um trabalhador, proletrio, e sei exatamente o que quero, assim como a maior parte dos trabalhadores. O que queremos um padro de vida superior, no s no sentido de ganhos materiais, mas no sentido de passarmos a ter mais controle sobre nossas prprias vidas, para no nos sentirmos ou sob o controle de algum ou sob o controle de circunstncias que desconhecemos. Quanto a isso, a anlise de Marx sobre a alienao , na minha opinio, muito importante. E voc percebe isso todos os dias: todos os dias os trabalhadores esbarram em obstculos satisfao de suas necessidades e desejos, impostos pelo regime do capital. O que no tm feito ultimamente se unirem, com conscincia de classe, para combaterem como classe esses obstculos, at colocar fim no maior deles, o controle dos meios de produo pelos capitalistas. Isso pode parecer economicismo, mas no : quando Marx fala em controle dos meios de produo pelos trabalhadores est falando em uma estratgia poltica democrtica, e aps a Comuna de Paris, numa estratgia poltica autogestionria. E o cultural no est eliminado tambm, o socialismo tambm uma revoluo cultural, na qual os trabalhadores podero apreciar o qu na cultura em geral lhes diz respeito e merece ser preservado. Os meios de produo da cultura tambm so meios de produo. Os capitalistas fazem o mesmo, condenando formas culturais que considera no compatveis com o avano da acumulao de capital extino, e preservando aquelas que se associam facilmente manuteno de uma ordem social hierrquica e exploradora. E tambm monopolizando os meios de produo cultural para obter mais-valia e lucro. No se trata de homogeneizar tudo, o que se trata de dar o controle para os subalternos decidirem o que querem, em matria de cultura tambm. O que temos nossa disposio em matria de cultura o que o capital considera til para reproduzir si mesmo, o que os capitalistas podem transformar em mercadoria, caso contrrio toda a riqueza cultural que alguma coisa possa ter, fica relegada a no ter razo de ser. A diversidade tnica s pode ser um elemento positivo para o socialismo, pois numa sociedade com diversidade de vises de mundo, os trabalhadores tendero a ter uma maior pluralidade maior na gesto da si mesmos, ampliando suas potencialidades. Agora, um erro muito comum homogeneizar o heterogneo: dizer que uma etnia homognea internamente, por exemplo, quando ela tm, na verdade, contradies de classe internas tambm. Agora chegamos ao ponto: as lutas de classes no se resumem ao conflito entre operrios das indstrias e patres, ela est presente em todo o lugar no qual um indivduo pode submeter o outro a um determinado tipo de controle social opressivo/explorador. Ela est presente em todo o lugar, e onde quer que os subalternos existam, a potencialidade de revolucionamento destas condies tambm esto presentes. Da provm a universalidade que o socialismo advoga. A universalidade da histria tem sido a explorao do trabalho, combinada a formas de opresso, as mais diversas. O socialismo tem a sua universalidade na luta contra isso. As questes de gnero, raa, etc., podem ser facilmente contempladas pelo socialismo, e devem ser, pois foi um erro no terem sido antes, nos sculos XIX e XX. Quanto mais o capitalismo se universaliza, mais as conquistas mais particulares de setores particulares da sociedade se associam s conquistas gerais do setor subalterno que suporta todas as demandas sociais: os trabalhadores. Todos os obstculos impostos satisfao das necessidades e desejos das etnias, etc., so obstculos que encontram suporte na acumulao de capital, na explorao do trabalho. Falar em anti-capitalismo ou anti-globalizao, ou ecologia, sem falar em socialismo uma iluso. Todas as demandas "progressistas", avanadas, da contemporaneidade esto na dependncia de um socialismo autogestionrio para sua realizao, o que depende do levante dos setores subalternos e oprimidos da sociedade. Agora um problema o de que determinadas demandas podem ser contempladas pela sociedade capitalista: como as demandas do movimento gls por exemplo. Um regime capitalista pode tolerar o casamento gay, tal como pode tolerar a ampliao dos direitos civis aos negros, ou dar direito de voto de quatro em quatro anos. Isso no muda nada e no responde ao anseio mais firme dos trabalhadores: controlar a si mesmos. Esse o grande desafio dos movimentos sociais do sculo XXI em diante, contemplar as demandas que possam ser associadas luta dos trabalhadores, porque provenientes dos setores subalternos, e avanar na luta pela autogesto. Quanto a optar por correntes de socialismo, sendo libertrio, democrtico e revolucionrio, no importa se o nome anarquismo ou comunismo ou que for. O ttulo no define nada, o que define a prxis: libertria, democrtica, revolucionria, socialista, no sentido de que luta pela socializao do que vital para a sociedade e que est privatizado. Agora o importante compreender a mais-valia, isso vital.

http://www.brasildefato.com.br/node/6819

Pgina 13 de 17

O socialismo uma doutrina triunfante | Brasil de Fato

07/05/13 16:14

TIMA REFLEXO
Bruna VFicanstt (no verificado) - 12-08-2011 12:55

Obrigada ao anonimo pela reflexo. Finalmente esta questo foi enfrentada sobre a materia em questo. De fato, no sou profunda conhecedora destas questes e fao uma anlise muito empirica da realidade. Percebo que as diferenas culturais, o petencimento tnico e seus valores histricos para os povos, principalmente os povos que sofreram com os processos de colonizao, todos os conflitos desencadeados a partir de sua explorao, as representaes histricas "do outro", enfim, todas as peculiaridades da "cultura" no sentido mais amplo da palavra so questes muito complexas a serem avaliadas nestas analises sobrte o socialismo. Mas de toda a forma me convenci de sua argumentao. Parabns..

SENSACIONAL
Diego Elias (no verificado) - 05-08-2011 10:00

Sempre um prazer ler tudo o que o Antonio Candido escreve, fala e etc. Sensacional, tenho muita confiana que o Socialismo ser o predominante da nossa sociedade, eu estou lutando para isto. A reforma agrria a grande arma para acertar o corao do capitalismo. O MST deve ser apoiado, mas o verdadeiro MST.

Abrao,

Diego Elias

BRILHANTE ENTREVISTA
almir almas (no verificado) - 02-08-2011 17:57

Brilhante entrevista, antnio Cndido lcido, sempre lcido!

O MRITO DO PROFESSOR O
Luciano Costa Azevedo (no verificado) - 29-07-2011 9:11

O mrito do professor o anti-conformismo. Ele evita aquela crena (e postura) de que "o mundo , sempre foi e sempre ser assim". Porm, vejo um exagerado otimismo dele. T certo que houve avanos sociais, mas a sociedade exala facismo pelos seus poros - conformismo com as desigualdades, intolerncia com as diferenas, gramourizao da violncia, simpatia com polticas de higienizao social, mercantilizao de direitos sociais (moradia, sade, educao)... Ainda assim, uma tima entrevista - um antdoto contra nosso entorpecimento mental causado pela grande mdia.

PASSEI DUAS SEMANAS SEM PODER


tiago tobias (no verificado) - 22-07-2011 12:06

Passei duas semanas sem poder acessar a internet e o Brasil de Fato. Senti que meu cerbro comeara a derreter, de tanta burrice. Obrigado a equipe do jornal, por nos presentear com essa entrevista maravilhosa!

SOBRE A QURESTO DA VAQUINHA


Antonio Maciel Botelho Machado (no verificado) - 20-07-2011 16:00

Brilhante como sempre o Dr. Prof. Antonio Candido. Bela entrevista! S para dar uma "cutucadinha", eu, como agrnomo, socialista por opo e vegetariano, gostaria de saber como o professor pode romper, por qualquer que seja o motivo da ruptura (ideolgica, religiosa, edconmica, etc.), com alguma coisa externa se romper com o interno. O exemplo mais simples que eu vivi em 2009 foi quando, por uma deciso poltica, resolvi para de comer carne vermelha e de frango (no refiro-me carne branca, em geral, por manter a carne de peixe em minha dieta, por questes proteicas). Como deixar de comer a carne da vaca sem abdicar das almndegas?

http://www.brasildefato.com.br/node/6819

Pgina 14 de 17

O socialismo uma doutrina triunfante | Brasil de Fato

07/05/13 16:14

Parabns ao Dr. Candido e vida longa para esse brasileiro de mente brilhante.

ELOGIO
Marcelo Sevaybricker Moreira (no verificado) - 18-07-2011 15:00

parabns pela entrevista. candido genial!

LINDA ENTREVISTA. PARABNS A


Sandro Jornada Machado (no verificado) - 18-07-2011 0:07

Linda entrevista. Parabns a indispensvel Brasil de fato

SOCIALISMO, O QUE ?
ARLINDO ALMEIDA (no verificado) - 16-07-2011 23:24

A oportunidade que o Jornal Brasil de Fato nos proporciona com a excepcional entrevista com Antnio Cndido a prova de que o tempo para a leitura uma necessidade para a cultura humana. Transformar uma complexidade em simplicidade sinnimo de sabedoria. Cndido me permitiu uma releitura e conceituao do socialismo que eu buscava h muito para alm de entender, explicar. DE FATO: o que o capitalismo tem de bom so as conquistas do socialismo. Essa entrevista produto raro de um garimpo. DE FATO isso Brasil. Viva o socialismo e a liberdade!

RECONFORTO ...
Valrio (no verificado) - 16-07-2011 17:37

reconfortante e d um alento extra reencontrar nas entrevistas, brasileiros com esta envergadura. Com a peculiar suavidade no se distancia um milimetro da tica .Pena que pensadores dessa extirpe sejam poucos, mas reconforta saber que existam ...

BERNSTEIN
Demetrio (no verificado) - 16-07-2011 15:57

Candido um intelectual grandioso. Mas pelas suas concepes sobre poltica d pra ver que realmente parou no tempo h trinta anos. Bernstein??? Jesus me abane.

DEMAAAISS!!!
Tase Figueira Motta (no verificado) - 15-07-2011 21:15

Qto orgulho em termos um intelectual do calibre de Antonio Candido entre ns. Simplicidade e clareza. SHow!

PERFEITO
Digite aqui o seu nome (no verificado) - 15-07-2011 7:50

Muito boa a entrevista, a simplicidade e clareza poderiam ser inerentes em qualquer obra!!! Deu vontade de ler todos os livros dele! SALVE Antonio (to) Cndido!!

BRAVO!
Maurcio Caleiro (no verificado) - 15-07-2011 0:17

Essa entrevista nos d esperana em relao ao ser humano, ao mundo, ao Brasil. E o faz sem a mnima concesso pieguice, ao moralismo, ao teatro auto-propagandstico, mas atravs do depoimento notoriamente sincero de um intelectual do mais alto calibre, porm desprovido de vaidades tolas e da necessidade de bajulao. Lava a alma.

ANTONIO CANDIDO
http://www.brasildefato.com.br/node/6819 Pgina 15 de 17

O socialismo uma doutrina triunfante | Brasil de Fato

07/05/13 16:14

Celso Mattos (no verificado) - 14-07-2011 14:16

Fiquei maravilhado! Brilhante entrevista. Nada como um grande intelectual passar uma mensagem importante de forma to simples. Viva Antonio Cndido.

COMUNISMO
braz (no verificado) - 14-07-2011 11:20

importante entrevista, j um filosofo diz que o comunisnimo ou socialismo um combate permanente, sem fim como dia antonio pela igualdade

MARAVILHA DE ENTREVISTA,
Francisco Pessanha (no verificado) - 13-07-2011 17:55

Maravilha de entrevista, incluindo a sabedoria da prpria jornalista que revela todo o brilho desse grande pensador...parabns e tragam-nos mais entrevistas com ele!

NUNCA VI NINGUM EXPLICAR TO


Bruno Moacyrb (no verificado) - 13-07-2011 17:24

Nunca vi ningum explicar to bem o socialismo. Somente um intelectual do calibre do Antonio Cndido. Parabns a Brasil de Fato pela entrevista.

SOBRE O SOCIALISMO
yan (no verificado) - 17-07-2011 8:22

o artigo diz que o antonio explica sua concepo de socialismo, pois no uma coisa definida ou definitiva, e est em constante construo... na verdade, podemos ir buscar a origem da concepo de socialismo dele e podemos ver como ele apresenta uma concepo reformista de socialismo. Isso no quer dizer que ele no tenha contribuies, contudo, no vai at o fim com o potencial da luta pela igualdade, no acredita na igualdade e na revoluo. Acho que limitado neste sentido, por isso ele no explica to bem o socialismo e quem quer entender o socialismo deve buscar em outros autores, principalmente os clssicos, pra ver los diversos debates sobre estratgia e ttica, revoluo e reforma, classes trabalhadoras, estaDO, etc... eu me interesso pela novidade porque pra min o socialismo no uma luta constante e sem fim, uma luta constante pela revoluo, e a partir da, o incio... cujo fim uma mudana maior do que a diferena de slrio de "10 vezes entre banqueiro e operrio..."

ENTREVISTA DE ANTONIO CANDIDO


Maria Victoria Benevides (no verificado) - 13-07-2011 17:09

Beleza pura! havia lido essa entrevista no jornal BdeF, mas adorei receber por mail, pois vou espalhar e, sobretudo, mandar para meus alunos. Alm de todos os elogios que so sempre feitos ao notvel intelectual e exemplar militante que mantem seus princpios socialistas, gosto de destacar sua simplicidade na generosidade (sempre ajudou e apoiou quem precisava dele, sem deixar que o beneficiado se sentisse um devedor alm da conta) e seu bom humor, sua ironia certeira, mas nunca grosseira. Viva Antonio Candido!

ANTONIO CANDIDO
Fernando Nasser (no verificado) - 14-07-2011 23:22

Se pudesse gostaria de perguntar sobre Mario de Andrade. E os conflitos deste magnifico escritor, a suas rupturas com o sistema de sua poca. A sua ida para o Rio de Janeiro e o mitologico artigo sempre comentado e nunca visto denominado "Boneca de Pixe", de autoria de Oswaldo de Andrade e Pagu. Hoje pode-se falar sobre o Mario de Andrade com a liberdade que no se tinha antes, no fosse as eternas viuvas que sentaram em cima do bau de carta e textos e no deixam escapar nada. a delinquencia acadmica j tratada por outro gigante do bem pensar o Professor Mauricio Tratemberg.

http://www.brasildefato.com.br/node/6819

Pgina 16 de 17

O socialismo uma doutrina triunfante | Brasil de Fato

07/05/13 16:14

SENSACIONAL
Elisangela (no verificado) - 13-07-2011 12:02

Antonio Candido sem dvida um dos maiores intelectuais do Brasil, na minha opinio, o maior. No acho que ele tenha congelado no tempo, quem conhece seus ex-alunos e orientandos consegueobservar seu pensamento evoluindo e adquirindo novas facetas.

NADA COMO O BOM HUMOR DE UM


marina amaral (no verificado) - 13-07-2011 10:50

Nada como o bom humor de um homem sbio. Ganhei o dia, obrigada 1 2 prximo fim

DEIXE SEU COMENTRIO


Seu nome: *
Anonymous

Email: *
O contedo deste campo privado no ser exibido ao pblico.

Sua pgina: Assunto: Comentrio: *

Path:

Desabilitar editor de texto


Endereos de pginas de internet e emails viram links automaticamente. Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd> Quebras de linhas e pargrafos so feitos automaticamente.

Mais informaes sobre as opes de formatao CAPTCHA Esse desafio para nos certificar que voc um visitante humano e serve para evitar que envios sejam realizados por scripts automatizados de SPAM. Qual a sequncia na imagem?: *
Digite o texto exibido na imagem.

Pr-visualizar

Theme by Dr. Radut.

http://www.brasildefato.com.br/node/6819

Pgina 17 de 17

Вам также может понравиться