Вы находитесь на странице: 1из 126

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.

36.1601 3536.1606

LEI COMPLEMENTAR N 001 de 22 de Dezembro de 2005.

Institui o Cdigo Tributrio Municipal de Lavras da Mangabeira-Ce e d outras providncias.

A Prefeita Municipal de Lavras da Mangabeira, Estado do Cear, no uso de suas atribuies legais, Fao saber que a Cmara Decreta e eu sanciono a seguinte Lei: DISPOSIES PRELIMINARES Art. 1 - Esta Lei institui o Cdigo Tributrio do Municpio de Lavras da Mangabeira com fundamento na Constituio Federal, na Constituio do Estado do Cear, na Lei Orgnica do Municpio, no Cdigo Tributrio Nacional (Lei N. 5.172,de 25/10/66), e legislao complementar pertinente, estabelecendo as normas gerais de direito tributrio aplicveis a este Municpio. Art. 2 - O presente Cdigo constitudo de trs Livros, dispondo o Primeiro sobre o Sistema Tributrio Municipal, subdividido em cinco ttulos que versam, respectivamente, sobre Competncia Tributria, Impostos, Taxas, Contribuies e Preo Pblico. O Segundo Livro dispe sobre Normas Gerais de Direito Tributrio e o Terceiro Livro sobre Administrao Tributria e sobre o Processo Administrativo Fiscal. LIVRO PRIMEIRO SISTEMA TRIBUTRIO MUNICIPAL Art. 3 - O Sistema Tributrio Municipal regido pelo disposto no presente Cdigo, sem prejuzo da respectiva legislao complementar, supletiva ou regulamentar. TTULO I COMPETNCIA TRIBUTRIA Art. 4 - Alm dos tributos que vierem a ser criados ou transferidos sua competncia, constituem receita do Municpio: I - IMPOSTOS a) Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana b) Sobre Servios de Qualquer Natureza c) Sobre Transmisso de Bens Imveis Inter-vivos.

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

-1-

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

II - TAXAS I - Decorrentes do Exerccio do Poder de Polcia: a) b) c) d) e) f) g) Licena Licena Licena Licena Licena Licena Licena para para para para para para para localizao e funcionamento. execuo de obras, arruamentos e loteamentos. veiculao de publicidade. os transportes automotores municipais. inspeo sanitria. ocupao de reas em vias e logradouros pblicos. funcionamento em horrio especial.

III CONTRIBUIES a) De Melhoria (decorrente de obras publicas) b) De Iluminao Pblica (para custeio dos servios de iluminao pblica) IV - PREO PBLICO TTULO II IMPOSTOS CAPTULO I IMPOSTO SOBRE A PROPRIEDADE PREDIAL E TERRITORIAL URBANA SEO I FATO GERADOR E INCIDNCIA Art. 5 - O Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana tem como fato gerador a propriedade, o domnio til ou a posse de bem imvel por natureza ou por acesso fsica, como definido na lei civil, localizado na zona urbana do Municpio. Art. 6 - O bem imvel, para os efeitos deste Imposto ser classificado como terreno ou prdio. l. - Considera-se terreno o bem imvel: I. II. III. IV. sem edificao; onde haja construo em andamento ou paralisada independentemente do uso que vier a ter; os terrenos onde hajam prdios em estado de runas ou de qualquer modo inadequados utilizao de qualquer natureza; os terrenos explorados como estacionamento de veculos, dotados de qualquer tipo de coberta, exceto os edifcios garagem.

2 - Considera-se prdio o bem imvel no qual existe edificao que possa ser utilizada para habitao ou para exerccio de qualquer atividade, seja qual for a sua denominao, forma ou destino, desde que no compreendida nas situaes do pargrafo anterior. Art. 7 - Para os efeitos deste Imposto, considera-se zona urbana:

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

-2-

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

I - a rea em que existam, pelo menos, trs dos seguintes melhoramentos, construdos ou mantidos pelo Poder Pblico: meio fio ou calamento, com canalizao de guas pluviais; abastecimento de gua; sistema de esgotos sanitrios; rede de iluminao pblica, com ou sem posteamento para distribuio domiciliar; e) escola primria ou posto de sade a uma distncia mxima de 3 (trs) quilmetros do bem imvel considerado. II- a rea urbanizvel ou de expanso urbana, constante de loteamento aprovado pelo rgo competente, destinada habitao, indstria ou ao comrcio, mesmo que localizada fora da zona urbana definida nos termos do Inciso anterior. Art. 8 - O Poder Executivo fixar, periodicamente, mediante lei aprovada pela Cmara Municipal, o permetro da zona urbana. Art. 9 - A incidncia do Imposto independe: I. da legitimidade do ttulo de aquisio ou da forma de posse do bem imvel; II. do resultado econmico da explorao do bem imvel; III. do cumprimento de quaisquer exigncias legais, regulamentares ou administrativas relativas ao bem imvel. a) b) c) d)

SEO II SUJEITO PASSIVO Art 10 Contribuinte do Imposto o proprietrio, o titular do domnio til ou possuidor a qualquer ttulo do bem imvel, mas o tributo constitui nus real, acompanhando o imvel em todas as suas mutaes de domnio. Pargrafo nico - So tambm contribuintes o promitente comprador imitido na posse, os posseiros, ocupantes ou comodatrios de imveis pertencentes Unio, Estados ou Municpios ou a quaisquer outras pessoas isentas ou imunes. SEO III BASE DE CLCULO E ALQUOTAS Art 11 A Base de Clculo do Imposto o valor venal do imvel.

Pargrafo nico - Na determinao da base de clculo, no se considera o valor dos bens mveis mantidos em carter permanente ou temporrio no imvel para efeito de sua utilizao, explorao, embelezamento ou comodidade.

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

-3-

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

Art 12 - Constituem instrumentos para apurao da base de clculo do Imposto os valores, ndices e classificaes apuradas no Cadastro Imobilirio e nas tabelas do Anexo I desta Lei, observados os seguintes critrios: I - Em relao ao terreno: a) a rea do lote ou frao ideal de terreno quando se tratar de lote com mais de uma unidade; b) o valor do metro quadrado de terreno obtido na Planta Genrica de Valores ; c) os fatores corretivos decorrentes da Situao, Pedologia, Topografia, Limites do Terreno e Infra-Estrutura. II - Em relao ao prdio: a) a rea total edificada; b) o valor do metro quadrado da edificao de acordo com sua classificao arquitetnica; c) a categoria da edificao obtida pela soma dos pontos dos atributos apurados. 1o. - A Planta Genrica de Valores a que se refere a alnea b do inciso I deste artigo ser elaborada por tcnicos da Administrao Municipal que devero levar em conta os seguintes critrios para apurao do valor de metro quadrado de terreno: III III declarao prestada pelo contribuinte, desde que aceitas pelo rgo competente; preos praticados no mercado imobilirio local para os terrenos urbanos; existncia de servios pblicos municipais no logradouro lindeiro.

2 - Em relao classificao arquitetnica e o valor do metro quadrado das edificaes, referida na Aline b do inciso II, sero consideradas as informaes obtidas junto ao Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura -CREA, depois de feitas as devidas adaptaes ao padro de construo peculiar ao municpio. Art 13 - Os valores da Planta Genrica sero individualizados por face de quadra, atravs de uma Comisso de Avaliao. 1o. A Comisso de Avaliao a que se refere o caput deste artigo ser especialmente criada para esta finalidade por ato do Poder Executivo, constituindo-se de 5 (cinco) membros. 2 - O ato de criao da Comisso de Avaliao reservar obrigatoriamente uma das vagas para ser preenchida por indicao da mesa Diretora da Cmara Municipal. 3o. O Decreto regulamentar tambm sua composio, o mtodo de trabalho e os prazos de inicio e trmino dos trabalhos, e ainda o quorum mnimo para aprovao da Planta de Valores Individualizada.

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

-4-

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

Art 14 - Quando os valores do metro quadrado de terreno no forem atualizados mediante a edio de uma nova Planta Genrica de Valores, fica o Poder Executivo autorizado a aplicar, sobre estes valores, parte ou todo do ndice apurado do IPCA do IBGE referente ao exerccio anterior. Art 15 - O valor do imposto ser obtido pela aplicao das seguintes alquotas de acordo com a categoria do Imvel: CATEGORIA Residencial Comercial e de servio Galpo/telheiro Industrial Territorial Gleba ALIQUOTA 0,50% (cinqenta centsimos por cento) 0,60% (setenta centsimos por cento) 0,70% (setenta centsimos por cento) 0,80% (oitenta centsimos por cento) 1,00% (hum por cento) 0,20 % (vinte centsimos por cento)

Pargrafo nico - Fica instituda a progressividade de alquotas acrescendo-se de um ponto percentual ao ano, at o limite de 5% (cinco por cento), sobre solo urbano no edificado, em terrenos subutilizados, ou no utilizados, definidos no Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano. SEO IV LANAMENTO Art 16 - Os imveis situados na zona urbana do Municpio sero cadastrados pelo rgo fazendrio, na forma e condies estabelecidas pela legislao fiscal. Art 17 - A inscrio no Cadastro Imobilirio obrigatria, devendo ser requerida separadamente para cada imvel de que o contribuinte seja proprietrio, titular do domnio til ou possuidor a qualquer ttulo, mesmo que seja beneficiado por imunidade ou iseno fiscal. Art 18 - Para efeito de caracterizao da unidade imobiliria, poder ser considerada a situao de fato do bem imvel abstraindo-se a descrio contida no respectivo ttulo de propriedade. Pargrafo nico - Considera-se como unidade imobiliria o lote e suas acesses fsicas., como casa, apartamento, sala para fins comercial, industrial ou profissional, conjunto de pavilhes, tais como os de fbrica, colgio, hospital e outros. Art 19 - O cadastro imobilirio, sem prejuzo de outros elementos obtidos pela fiscalizao, ser formado pelos dados da inscrio e respectivas alteraes. l. - O contribuinte promover inscrio sempre que se formar uma unidade imobiliria, nos termos do pargrafo nico do artigo anterior, e a alterao, quando ocorrer modificaes nos dados contidos no cadastro. 2 - A inscrio ser efetuada em formulrio prprio, no prazo de 20 dias contados da formao da unidade imobiliria, ou, quando for o caso, da convocao por edital ou do despacho publicado no rgo oficial do Municpio.

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

-5-

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

3 - A alterao ser efetuada em formulrio prprio, no prazo de 20 dias, contados da data da ocorrncia da modificao, inclusive nos casos de: I - concluso da construo, no todo ou em parte em condies de uso ou habitao; II - aquisio da propriedade, domnio til ou posse de bem imvel. 4 - A administrao poder promover de ofcio, inscries e alteraes cadastrais, sem prejuzo da aplicao de penalidades, por no terem sido efetuadas pelo contribuinte ou apresentarem erro, omisso ou falsidade. Art. 20 - Sero objeto da uma nica inscrio: I - a gleba de terra bruta desprovida de melhoramentos, cujo aproveitamento dependa de realizao de obras de arruamento ou de urbanizao; II- a quadra indivisa de reas arruadas. Pargrafo nico - A retificao da inscrio, ou de sua alterao, por iniciativa do prprio contribuinte, quando vise a reduzir ou a excluir o tributo j lanado, s admissvel mediante comprovao do erro em que se fundamente. Art 21 - O Imposto ser lanado anualmente, ocorrendo o fato gerador no primeiro dia de cada exerccio, calculado sobre o valor venal de cada imvel. Pargrafo nico - O lanamento do Imposto ser distinto, um para cada imvel ou unidade imobiliria independente, ainda que contguo. Art 22 - O Imposto ser lanado em nome do contribuinte que constar do cadastro, levando em conta a situao da unidade imobiliria poca da ocorrncia do fato gerador. l - Tratando-se de bem imvel objeto de compromisso de compra e venda, o lanamento do Imposto poder ser procedido, indistintamente, em nome do promitente vendedor ou do compromissrio comprador. 2 - O lanamento de bem imvel objeto de enfiteuse, usufruto ou fideicomisso ser efetuado em nome do enfiteuta, do usufruturio ou do fiducirio. 3 - Na hiptese de condomnio, o lanamento ser procedido: quando "pro indiviso", em nome de um ou de qualquer dos coproprietrios; b) quando "pro diviso", em nome do proprietrio, do titular do domnio ou do possuidor da unidade autnoma. Art 23 - Na impossibilidade de obteno de dados exatos sobre o bem imvel ou de elementos necessrios fixao da base de clculo do Imposto, o lanamento ser efetuado de oficio, com base nos elementos de que dispuser a Administrao, arbitrados os dados fsicos do bem imvel, sem prejuzo de outras cominaes ou penalidades. a)

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

-6-

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

SEO V ARRECADAO Art 24 - O Imposto ser pago de uma s vez ou parceladamente na forma e prazos definidos em regulamento. Pargrafo nico - O contribuinte que optar pelo pagamento em cota nica gozar de um desconto sobre o crdito tributrio, se o pagamento for efetuado at o vencimento da referida cota, em percentual a ser definido em regulamento. SEO VI INFRAES E PENALIDADES Art 25 - Para as infraes, sero aplicadas percentuais sobre o valor do imposto, da seguinte forma: I. penalidades razo de

multa de 10% (dez por cento), quando no for promovida a inscrio ou sua alterao dos seus dados cadastrais, na forma e no prazo determinados; II. multa de 20% (vinte por cento), quando houver erro, omisso ou falsidade nos dados que possam alterar a base de clculo do imposto, assim como embargo ao cadastramento do imvel. SECO VII ISENES Art 26 - Desde que cumpridas as exigncias da legislao e do regulamento fica isento do Imposto o bem imvel: a) Pertencente a particular, quando cedido gratuitamente, em sua totalidade, para uso exclusivo da Unio, do Estado, do Municpio ou de suas autarquias; b) Pertencente a agremiao desportiva licenciada e filiada federao esportiva estadual ou municipal, quando utilizada efetiva e habitualmente no exerccio das suas atividades sociais; c) Declarado de utilidade pblica para fins de desapropriao, a partir da parcela correspondente ao perodo de arrecadao do Imposto em que ocorrer a emisso de posse ou a ocupao efetiva pelo poder desapropriante; d) pertencente a servidor pblico municipal ativo, inativo e seus filhos menores ou incapazes, bem como sua viva enquanto no contrair npcias, quando nele reside e no possua outro imvel no Municpio ou fora dele; e) pertencente a vivas e vivos, reconhecidamente carente, rfos menor ou pessoa invlida para o trabalho em carter permanente, , quando nele resida e desde que no possua outro imvel no municpio ou fora deste; f) de valor venal no superior a R$1.000,00 ( hum mil reais) quando pertencente a sujeito passivo que nele resida e no possua outro imvel no municpio ou fora dele;

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

-7-

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

g) quando utilizado por seu proprietrio para implantao de projetos industriais no Municpio, desde que aprovados pela administrao Municipal e estabelecida a referida iseno pelo prazo mximo de 05 (cinco) anos, podendo ser prorrogada por igual perodo; h) quando utilizado por seu proprietrio para implantao de projetos na rea do turismo, lazer e entretenimento, desde que aprovados pela Administrao Municipal e estabelecida a referida iseno pelo prazo de 05 (cinco) anos, podendo ser prorrogada por igual perodo. 1o. A iseno depender de requerimento fundamentado da pessoa ou entidade interessada e somente ser declarada por despacho do rgo competente. 2 - Ser considerado pobre o contribuinte que tiver renda mensal inferior ou equivalente a 01 ( um) salrio mnimo, comprovada em pedido formal de iseno, dirigido autoridade competente. CAPTULO II IMPOSTO SOBRE SERVIOS DE QUALQUER NATUREZA SEO I FATO GERADOR E INCIDNCIA

Art. 27 - O Imposto Sobre Servios de Qualquer Natureza tem como fato gerador a prestao de servios constantes da lista do Anexo II desta Lei Complementar, ainda que esses no se constituam como atividade preponderante do prestador. 1 - A lista de servios do Anexo II desta Lei Complementar, embora taxativa e limitativa na sua verticalidade, comporta interpretao ampla, analgica e extensiva na sua horizontalidade. 2 - A interpretao ampla e analgica aquela que, partindo de um texto de lei, faz incluir situaes anlogas, mesmo no, expressamente, referidas, no criando direito novo, mas, apenas, completando o alcance do direito existente. 3 - A incidncia do Imposto Sobre Servios de Qualquer Natureza ISSQN no depende da denominao dada ao servio prestado ou da conta utilizada para registros da receita, mas, to-somente, de sua identificao, simples, ampla, analgica ou extensiva, com os servios previstos na lista de servios do Anexo II desta Lei Complementar. 4 - Para fins de enquadramento na lista de servios do anexo I da LC n 116 , de 31/07/2003 e Anexo II desta Lei Complementar: I o que vale a natureza, a alma do servio, sendo irrelevante o nome dado pelo contribuinte; II o que importa a essncia, o esprito do servio, ainda que o nome do servio no esteja previsto, literalmente, na lista de servio.

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

-8-

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

5 - O imposto incide tambm sobre o servio proveniente do exterior do Pas ou cuja prestao se tenha iniciado no exterior do Pas. 6 - Ressalvadas as excees expressas na lista do Anexo II desta Lei Complementar, os servios nela mencionados no ficam sujeitos ao Imposto Sobre Operaes Relativas Circulao de Mercadorias e Prestaes de Servios de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicao ICMS, ainda que sua prestao envolva fornecimento de mercadorias. 7 - O imposto de que trata este captulo incide ainda sobre os servios prestados mediante a utilizao de bens e servios pblicos explorados economicamente mediante autorizao, permisso ou concesso, com o pagamento de tarifa, preo ou pedgio pelo usurio final do servio, conforme o disposto na Lei Complementar n 116, de 31 de julho de 2003 do Governo Federal. 8 - Ocorrendo prestao, por pessoa fsica ou jurdica, com ou sem estabelecimento fixo, de servios de qualquer natureza no compreendidos no art. 155, II, da Constituio da Repblica Federativa do Brasil, definidos na lista de servios nasce obrigao fiscal para com o Imposto Sobre Servios de Qualquer Natureza-ISSQN, independentemente: I da validade, da invalidade, da nulidade, da anulabilidade, da anulao do ato, efetivamente, praticado; II da legalidade, da ilegalidade, da moralidade, da imoralidade, da licitude e da ilicitude da natureza do objeto do ato jurdico ou do malogro de seus efeitos. Art. 28 - O imposto no incide sobre: I - as exportaes de servios para o exterior do Pas; II - a prestao de servios em relao de emprego, dos trabalhadores avulsos, dos diretores e membros de conselho consultivo ou de conselho fiscal de sociedade e fundaes, bem como dos scios-gerentes e dos gerentes-delegados; III o valor intermediado no mercado de ttulos e valores mobilirios, o valor dos depsitos bancrios, o principal, juros e acrscimos moratrios relativos a operaes de crdito realizadas por instituies financeiras. Pargrafo nico No se enquadram no disposto no inciso I deste Art. 28 os servios desenvolvidos no Brasil, cujo resultado aqui se verifique, ainda que o pagamento seja feito por residente no exterior. Art. 29 - O servio considera-se prestado e o imposto devido no local do estabelecimento prestador ou, na falta do estabelecimento, no local do domiclio do prestador, exceto nas hipteses previstas nos incisos I a XX deste artigo, quando o imposto ser devido no local:

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

-9-

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

I do estabelecimento do tomador ou intermedirio do servio ou, na falta de estabelecimento, onde ele estiver domiciliado, na hiptese do 5 do art. 27 desta Lei Complementar; II da instalao dos andaimes, palcos, coberturas e outras estruturas, no caso dos servios descritos no subitem 3.04 da lista do Anexo II desta Lei Complementar; III da execuo da obra, no caso dos servios descritos no subitem 7.02 e 7.17 da lista do Anexo II desta Lei Complementar; IV da demolio, no caso dos servios descritos no subitem 7.04 da lista do Anexo II desta Lei Complementar; V das edificaes em geral, estradas, pontes, portos e congneres, no caso dos servios descritos no subitem 7.05 da lista do Anexo II desta Lei Complementar; VI da execuo da varrio, coleta, remoo, incinerao, tratamento, reciclagem, separao e destinao final do lixo, rejeitos e outros resduos quaisquer, no caso dos servios descritos no subitem 7.09 da lista do Anexo II desta Lei Complementar; VII da execuo da limpeza, manuteno e conservao de vias e logradouros pblicos, imveis, chamins, piscinas, parques, jardins e congneres, no caso dos servios descritos no subitem 7.10 da lista do Anexo II desta Lei Complementar; VIII da execuo da decorao e jardinagem, do corte e poda de rvores, no caso dos servios no subitem 7.11 da lista do Anexo II desta Lei Complementar; IX - do controle e tratamento do efluente de qualquer natureza e de agentes fsicos, qumicos e biolgicos, no caso dos servios descritos no subitem 7.12 da lista do Anexo II desta Lei Complementar; X do florestamento, reflorestamento, semeadura, adubao e congneres, no caso dos servios descritos no subitem 7.14 da lista do Anexo II desta Lei Complementar; XI - da execuo dos servios de escoramento, conteno de encostas e congneres, no caso dos servios descritos no subitem 7.15 da lista do Anexo II desta Lei Complementar; XII da limpeza e dragagem, no caso dos servios descritos no subitem 7.16 da lista do Anexo II desta Lei Complementar; XIII onde o bem estiver guardado ou estacionado, no caso dos servios descritos no subitem 11.01 da lista do Anexo II desta Lei Complementar;

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 10 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

XIV dos bens ou do domiclio das pessoas vigiados, segurados ou monitorados, no caso dos servios descritos no subitem 11.02 da lista do Anexo II desta Lei Complementar; XV do armazenamento, depsito, carga, descarga, arrumao e guarda do bem, no caso dos servios descritos no subitem 11.04 da lista do Anexo II desta Lei Complementar; XVI da execuo dos servios de diverso, lazer, entretenimento e congneres, no caso dos servios descritos nos subitens do item 12, exceto o 12.13, da lista do Anexo II desta Lei Complementar; XVII do Municpio onde est sendo executado o transporte, no caso dos servios descritos pelo subitem 16.01 da lista do Anexo II desta Lei Complementar; XVIII do estabelecimento do tomador da mo-de-obra ou, na falta de estabelecimento, onde ele estiver domiciliado, no caso dos servios descritos pelo subitem 17.05 da lista do Anexo II desta Lei Complementar; XIX da feira, exposio, congresso ou congnere a que se referir o planejamento, organizao e administrao, no caso dos servios descritos pelo subitem 17.09 da lista do Anexo II desta Lei Complementar; XX do porto, aeroporto, ferroporto, terminal rodovirio, ferrovirio ou metrovirio, no caso dos servios descritos pelo item 20 da lista do Anexo II desta Lei Complementar. 1- No caso dos servios a que se refere o subitem 3.03 da lista do Anexo II desta Lei Complementar, considera-se ocorrido o fato gerador e devido o imposto em cada Municpio em cujo territrio haja extenso de ferrovia, rodovia, postes, cabos, dutos e condutos de qualquer natureza, objetos de locao, sublocao, arrendamento, direito de passagem ou permisso de uso, compartilhado ou no. 2- No caso dos servios a que se refere o subitem 22.01 da lista do Anexo II desta Lei Complementar, considera-se ocorrido o fato gerador e devido o imposto em cada Municpio em cujo territrio haja extenso de rodovia explorada. 3 - Considera-se ocorrido o fato gerador do imposto no local do estabelecimento prestador nos servios executados em guas martimas, excetuados os servios descritos no subitem 20.01 da lista do Anexo II desta Lei Complementar. Art. 30 - Considera-se estabelecimento prestador o local onde o contribuinte desenvolva a atividade de prestar servios, de modo permanente ou temporrio, e que configure unidade econmica ou profissional, sendo irrelevantes para caracteriz-lo as denominaes de sede, filial, agncia, posto de atendimento, sucursal, escritrio de representao ou contato ou quaisquer outras que venham a ser utilizadas.

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 11 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

1 - Unidade Econmica ou Profissional uma Unidade Fsica, Organizacional ou Administrativa, no necessariamente de Natureza Jurdica, onde o Prestador de Servio exerce Atividade Econmica ou Profissional. 2 - A Existncia da Unidade Econmica ou Profissional indicada pela conjuno, parcial ou total, dos seguintes elementos: I - Manuteno de pessoal, de material, de mercadoria, de mquinas, de instrumentos e de equipamentos; II Estrutura organizacional ou administrativa: III - Inscrio em rgos pblicos, inclusive previdencirios; IV Indicao como domiclio tributrio para efeito de outros tributos; V Permanncia ou nimo de permanecer no local, para a explorao econmica ou social da atividade exteriorizada atravs da indicao do endereo em impressos, formulrios ou correspondncia, contrato de locao do imvel, propaganda ou publicidade, ou em contas de telefone, de fornecimento de energia eltrica, de gua ou de gs. SEO II BASE DE CLCULO DA PRESTAO DE SERVIO SOB A FORMA DE TRABALHO PESSOAL DO PRPRIO CONTRIBUINTE - TPPC Art. 31 - A base de clculo do Imposto Sobre Servios de Qualquer Natureza ISSQN sobre a prestao de servio sob a forma de trabalho pessoal do prprio contribuinte ser determinada, anualmente, em funo da natureza do servio e dos outros fatores pertinentes. Art. 32 - O Imposto Sobre Servios de Qualquer Natureza ISSQN sobre a prestao de servio sob a forma de trabalho pessoal do prprio contribuinte ser calculado, anualmente, atravs da multiplicao da UFECE Unidade Fiscal do Estado do Cear com a ALC Alquota Correspondente, conforme a frmula abaixo: ISSQN = UFECE x ALC Pargrafo nico - As ALCs Alquotas Correspondentes esto definidas no Anexo II desta Lei Complementar. Art. 33 A base de clculo para reteno e o recolhimento do Imposto Sobre Servios de Qualquer Natureza ISSQN: I sobre a prestao de servios sob a forma de trabalho pessoal do prprio contribuinte, ser calculada atravs de 1/12 (um doze avos) da multiplicao da UFECE Unidade Fiscal do Estado do Ceara com ALC Alquota Correspondente, de acordo com a formula abaixo: ISSQN RETIDO NA FONTE = UFECE x ALC : 12

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 12 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

II sobre as demais modalidades de prestao de servios, ser calculada atravs da multiplicao do PS Preo do Servio com a ALC Alquota Correspondente, de acordo com a frmula abaixo: ISSQN RETIDO NA FONTE = PS x ALC Art. 34 - A prestao de servio sob forma de trabalho pessoal do prprio contribuinte o simples fornecimento de trabalho, por profissional autnomo, com ou sem estabelecimento, que no tenha, a seu servio, empregado com a sua mesma qualificao profissional. Art. 35 - Quando a prestao de servio sob forma de trabalho pessoal do prprio contribuinte no for o simples fornecimento de trabalho, por profissional autnomo, com ou sem estabelecimento, tendo, a seu servio, empregado com a sua mesma qualificao profissional, a base de clculo do Imposto Sobre Servios de Qualquer Natureza ISSQN ser determinada, mensalmente, levando-se em conta o preo do servio. SEO III BASE DE CLCULO DA PRESTAO DE SERVIO SOB A FORMA DE TRABALHO IMPESSOAL DO PRPRIO CONTRIBUINTE TIPC E DE PESSOA JURDICA NO INCLUDA PJ NOS SUBITENS 3.03 e 22.01 DA LISTA DE SERVIOS Art. 36 - A base de clculo do Imposto Sobre Servios de Qualquer Natureza ISSQN sobre a prestao de servio sob a forma de trabalho impessoal do prprio contribuinte e de pessoa jurdica no includa nos subitens 3.03 e 22.01 da lista de servios do Anexo II, ser determinada, mensalmente, em funo do preo do servio. Art. 37 - O Imposto Sobre Servios de Qualquer Natureza ISSQN sobre a prestao de servio sob a forma de trabalho impessoal do prprio contribuinte e de pessoa jurdica no includa nos subitens 3.03 e 22.01 da lista de servios ser calculado, mensalmente, atravs da multiplicao do PS Preo do Servio com a ALC Alquota Correspondente, conforme a frmula abaixo: ISSQN = PS x ALC Art. 38 - As ALCs - Alquotas Correspondentes, conforme Anexo II desta Lei Complementar, so variveis de acordo com a natureza do servio e de outros fatores pertinentes. Art. 39 - O preo do servio a receita bruta a ele correspondente, tudo o que for cobrado em virtude da prestao do servio, em dinheiro, bens, servios ou direitos, seja na conta ou no, inclusive a ttulo de reembolso, de ressarcimento, de reajustamento ou de outro dispndio de qualquer natureza, independentemente do seu efetivo pagamento: I includos:

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 13 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

a) os materiais a serem ou que tenham sido utilizados na prestao dos servios, ressalvados os previstos nos subitens 7.02 e 7.05 da lista de servios do Anexo II desta Lei Complementar; b) as mercadorias a serem ou que tenham sido utilizadas na prestao dos servios, ressalvados os previstos nos subitens 7.02, 7.05, 14.01, 14.03 e 17.10, da lista de servios do Anexo II desta Lei Complementar; II sem nenhuma deduo, inclusive de subempreitadas. Art. 40 - Subempreitada: I a terceirizao total ou parcial de um servio global previsto na lista de servios; II a terceirizao de uma ou de mais de uma das etapas especficas de um servio geral previsto na lista de servios. Art. 41 - O preo do servio ou a receita bruta compe o movimento econmico do ms em que for concluda a sua prestao. Art. 42 - Os sinais e os adiantamentos recebidos pelo contribuinte durante a prestao do servio, integram a receita bruta no ms em que forem recebidos. Art. 43 - Quando a prestao do servio for subdividida em partes, considera-se devido o imposto no ms em que for concluda qualquer etapa contratual a que estiver vinculada a exigibilidade do preo de servio. Art. 44 - A aplicao das regras relativas concluso, total ou parcial, da prestao do servio, independe do efetivo pagamento do preo do servio ou do cumprimento de qualquer obrigao contratual assumida por um contratante em relao ao outro. Art. 45 - As diferenas resultantes dos reajustamentos do preo dos servios integraro a receita do ms em que sua fixao se tornar definitiva. Art. 46 - Na falta do PS Preo do Servio, ou no sendo ele desde logo conhecido, poder ser fixado, mediante estimativa ou atravs de arbitramento. Art. 47 - O Imposto Sobre Servios de Qualquer Natureza ISSQN sobre a prestao de servio sob a forma de pessoa jurdica includa no subitem 3.03 da Lista de Servios do Anexo II desta Lei Complementar, ser calculado proporcionalmente conforme o caso, extenso da ferrovia, rodovia, dutos e condutos de qualquer natureza, cabos de qualquer natureza ou ao numero de postes, existentes em cada Municpio, mensalmente, conforme o caso: I - atravs da multiplicao do PSA Preo do Servio Apurado, da ALC Alquota Correspondente, da EM Extenso Municipal da ferrovia, rodovia, dutos, condutos e cabos de qualquer natureza, divididos pela ET Extenso Total da ferrovia, rodovia, dutos, condutos e cabos de qualquer natureza, conforme a frmula abaixo: ISSQN = (PSA x ALC x EM) : (ET)

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 14 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

II Atravs da multiplicao do PSA Preo do Servio Apurado, da ALC Alquota Correspondente, da QPLM Quantidade de Postes Locados no Municpio, divididos pela QTPL Quantidade de Total de Postes Locados, conforme a formula abaixo: ISSQN = (PSA x ALC x QPLM) : (QTPL) Art. 48 - O Imposto Sobre Servios de Qualquer Natureza ISSQN sobre a prestao de servio sob a forma de pessoa jurdica includa no subitem 22.01 da lista de servios do Anexo II desta Lei Complementar, ser calculado, proporcionalmente extenso da rodovia explorada, mensalmente, atravs da multiplicao do PSA Preo do Servio Apurado, da ALC Alquota Correspondente, da EMRE Extenso Municipal da Rodovia Explorada e por 100 (Cem), divididos pela ECRE Extenso Considerada da Rodovia Explorada, conforme a frmula abaixo: ISSQN = (PSA x ALC x EMRE x 100) : (ECRE) Pargrafo nico: A ALC Alquota Correspondente est contida no Anexo II desta Lei Complementar. SEO IV REGIME ESTIMATIVO Art. 49 - Quando o volume ou a modalidade da prestao de servio aconselhar ou o contribuinte solicitar tratamento fiscal mais adequado, a critrio do Executivo Municipal ou responsvel pela Tributao Municipal, o imposto poder ser calculado mensalmente por estimativa, observadas as seguintes normas, e seu clculo conforme a frmula abaixo: ISSQN = PS Estimativo x ALC I - Com base em informaes do contribuinte com elementos informativos, sero estimados os valores provveis das operaes tributveis e do imposto total a recolher mensalmente. II - O montante do imposto devido, assim estimado, ser recolhido mensalmente, aos cofres municipais, nos prazos estabelecidos em regulamento. III - Deixando o sistema de ser aplicado, por qualquer motivo, ser apurado o preo real do servio e o montante do imposto efetivamente devido pelo contribuinte, no perodo considerado. IV - Verificado qualquer diferena entre o montante recolhido e o apurado, ser ela: a) - recolhida dentro do prazo de 30 (trinta) dias contados do encerramento do exerccio financeiro ou parcelado em at 12 (doze) meses consecutivos, executando-se o encerramento de atividade ou transferncia de firma, cujo imposto dever ser recolhido no ato da solicitao:

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 15 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

1 - O enquadramento do contribuinte no regime de estimativa poder ser feito, a critrio da autoridade competente, individualmente, por categorias e estabelecimento, grupos ou setores de atividades. 2 - O fisco poder, a qualquer tempo e a seu critrio, suspender a aplicao do sistema previsto neste artigo, em relao a qualquer estabelecimento ou a qualquer grupo de atividades, determinando que imposto resultante da diferena entre o devido e o recolhimento no perodo, seja pago sem os acrscimos legais (multa e juros), no prazo de 30 (trinta) dias contados do recebimento da intimao pelo contribuinte ou seu representante legal podendo ser parcelado em at 12 (doze) meses consecutivos. 3 - O clculo para estimativa do preo do servio consistir na determinao da receita suscetvel de tributao, indiretamente apurada, considerando-se, para tanto os seguintes elementos: a) - Retirada mensal do titular ou dos scios, de acordo com o limite mnimo fixado pela legislao do Imposto de Renda; b) - Salrio mensal de cada empregado, equivalente a um salrio mnimo local vigente; c) - Valor mensal do aluguel efetivamente pago, sendo que no caso de prdio prprio, servir de base para clculo do aluguel o correspondente a 1% (um por cento) do valor venal do imvel, fixado pela Prefeitura Municipal de Lavras da Mangabeira, para efeito de imposto predial; 4 - A soma dos valores das alneas "a", "b" e "c", constituem-se na parcela correspondente a gastos gerais, a qual acrescida de 20% (vinte por cento) a ttulo de outras despesas, representar o total da despesa mensal estimada. 5 - O total das despesas de que trata o pargrafo anterior poder ser acrescido de 30% (trinta por cento), obtendo-se assim o total geral que servir de base para de clculo da estimativa mnima mensal. V - Na estimativa inicial de contribuintes com atividade mista (comrcio e prestao de servio) e nas atividades consideradas de baixa rentabilidade poder, a critrio do fisco, ser dispensado o acrscimo de 30% (trinta por cento), previsto no pargrafo anterior. VI - Em casos especiais e quando no se tratar de inicio de atividade do contribuinte, sero a critrio do fisco, computados para clculos da estimativa mensal, os salrios e retiradas reais dos empregados e scios. VII - Os valores estimados sero atualizados pelo IPCA-IBGE atravs de ato do Executivo Municipal ou qualquer outro ndice fixado pelo governo federal. VIII - Independente da atualizao prevista no inciso anterior, poder o fisco rever os valores estimados, reajustando-os subseqentemente reviso.

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 16 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

IX - A falta de emisso de notas fiscais de prestao de servio implicar, a juzo do fisco, em reajuste dos valores mensais estimados, sem prejuzos das penalidades legais cabveis. 6- Mesmo estando enquadrado no regime Estimativa, ficar o contribuinte obrigado a processar a escriturao dos Livros Fiscais exigidos pelo Regime Normal. SEO V DAS PENALIDADES

Art. 50 - As diferenas do Imposto Sobre Servios de Qualquer Natureza, apuradas em levantamento fiscal, constaro de auto de infrao e sero recolhidas dentro do prazo de 30 (trinta) dias contnuos, contados da data do recebimento da respectiva notificao, sem prejuzo das penalidades cabveis. Pargrafo nico - Os autos de infrao, lavrados nos casos de falta de pagamento total ou parcial do tributo, devem mencionar com exatido, o fato gerador do Imposto Sobre Servios de Qualquer Natureza enumerando o item correto da Lista do Anexo II desta Lei Complementar, indicar o montante do tributo devido, identificar o contribuinte e propor a aplicao da penalidade cabvel. Art. 51 - Constitui infrao toda ao ou omisso que importe em inobservncia por parte de pessoas natural ou jurdica das normas estabelecidas por esta Lei Complementar, por seu regulamento ou pelos atos administrativos de carter normativos destinados a complement-los. Pargrafo nico - Respondem pelas infraes, conjuntas ou isoladamente, todos os que, de qualquer forma, concorram para sua prtica ou dela se beneficiam. Art. 52 - As infraes sero punveis com as seguintes multas: I - multa de importncia igual a R$ 50,00 (cinqenta reais), nos casos de: a) b) transferncia c) falta de inscrio; falta de alterao de dados cadastrais, como comunicao de venda ou do ramo de atividade e outras; falta do nmero do cadastro de atividades em documentos fiscais.

II - multa de importncia igual a R$ 100,00 (cem reais), nos casos de: a) b) c) falta de livros fiscais; falta de escriturao do Imposto devido ; dados incorretos na escrita fiscal ou documentos.

III - multa de importncia igual a R$ 150,00 (cento e cinqenta reais), nos casos de: a) falta de declarao de dados da receita mensal;

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 17 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

b)

erro, omisso ou falsidade na declarao de dados da receita mensal.

IV - multa de importncia igual a R$ 200,00 (duzentos reais), nos casos de: a) falta de emisso de nota fiscal ou outro documento admitido pela Administrao; b) falta ou recusa na exibio de livros ou documentos fiscais; c) retirada do estabelecimento, ou do domiclio do prestador, sem autorizao, de livros ou documentos fiscais; d) sonegao de documentos para apurao do preo dos servios ou para a fixao da estimativa; e) embaraar, resistir ou desobedecer a ao fiscal. V - multa de importncia igual a 50% (cinqenta por cento) sobre a diferena entre o valor recolhido e o valor efetivamente devido do Imposto, quando apurada por ao fiscal; VI - multa de importncia igual a 70% (setenta por cento) sobre o valor do Imposto, no caso de falta de recolhimento do Imposto, apurado por lanamento de ofcio; VII- multa de importncia igual a 100% (cem por cento) sobre o valor do Imposto, no caso de no reteno do Imposto devido; VIII - multa de importncia igual a 100% (cem por cento) sobre o valor do Imposto, no caso da falta de recolhimento do Imposto retido na fonte. SEO VI SUJEITO PASSIVO Art. 53 - O contribuinte do Imposto Sobre Servios de Qualquer Natureza ISSQN o prestador do servio. SEO VII RESPONSABILIDADE TRIBUTRIA

Art. 54 - Fica atribuda, em carter supletivo do cumprimento total da obrigao tributria, s empresas e s entidades estabelecidas no municpio, na condio de tomadoras de servios, a responsabilidade tributria pela reteno e pelo recolhimento do Imposto Sobre Servios de Qualquer Natureza ISSQN, quando devido no Municpio, do seus prestadores de Servios. Art. 55 - Enquadram-se no regime de responsabilidade tributria por substituio total, em relao ao Imposto Sobre Servios de Qualquer Natureza ISSQN devido seus prestadores de servios, na condio de tomadores de servios: I - a pessoa jurdica, ainda que imune ou isenta, tomadora ou intermediria dos servios descritos nos subitens 1.01, 1.02, 1.03, 1.04, 1.05, 1.06, 1.07, 1.08, 3.01, 3.02, 3.03, 3.04, 4.02, 4.03, 4.17, 4.21, 7.02, 7.03, 7.04, 7.05, 7.09, 7.10, 7.12, 7.13, 7.14, 7.15, 7.17, 7.18, 7.19, 9.02, 9.03, 10.01, 10.02, 10.03, 10.04, 10.05, 10.07, 10.08, 11.02, 14.01, 14.02, 14.05, 14.06, 17.05, 17.06, 17.07, 17.08,

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 18 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

17.09, 17.19, 17.22, 19.01, 20.01, 20.02, 20.03, 26.01 e 37.01 da Lista de Servios do Anexo II desta Lei Complementar; II a pessoa jurdica prestadora dos servios descritos nos subitens 4.03, 4.17, 4.22, 5.02, 15.01 a 15.08, e 22.01 da Lista de Servios do Anexo II desta Lei Complementar; III a prefeitura, os rgos da administrao pblica, direta e indireta, autrquicos e fundacionais, das esferas federal, estadual e municipal, as empresas pblicas, as sociedades de economia mista e as concessionrias, permissionrias, autorizadas e delegadas de servios pblicos, as entidades imunes, bem como as indstrias e os grandes estabelecimentos comerciais, definidos em Portaria baixada pelo Executivo ou responsvel pela Fazenda Pblica Municipal; IV a pessoa jurdica, ainda que imune ou isenta, tomadora ou intermediria de servios, quando o prestador de servio: a) no comprovar sua inscrio no CAMOB Cadastro Mobilirio; b) obrigado emisso de Nota Fiscal de Servio, deixar de faz-lo; Pargrafo nico Enquadram-se no regime de responsabilidade tributria por substituio total, previsto no Inciso IV deste Art. 55, as pessoas fsicas tomadoras de servios descritos nos subitens 7.02, 7.04 e 7.05 da lista de servios do Anexo II desta Lei Complementar. V o tomador ou intermedirio de servio proveniente do exterior do Pas ou cuja prestao se tenha iniciado no exterior do Pas; 1 No se enquadram no regime de responsabilidade tributria por substituio total, em relao ao Imposto Sobre Servios de Qualquer Natureza ISSQN, enquanto prestadores de servios, as empresas e as entidades elencadas no subitem 22.01 da lista de servios do Anexo II desta Lei Complementar, bem como as que se encontram em regime de estimativa. 2 A responsabilidade tributria extensiva ao promotor ou ao patrocinador de espetculos esportivos e de diverses pblicas em geral e s instituies responsveis por ginsios, por estdios, por teatros, por sales e por congneres, em relao aos eventos realizados. 3 O regime de responsabilidade tributria por substituio total: I - havendo, por parte do tomador de servio, a reteno e o recolhimento do Imposto Sobre Servios de Qualquer Natureza ISSQN, substitui, totalmente, a responsabilidade tributria do prestador de servio. II no havendo, por parte do tomador de servio, a reteno e o recolhimento do Imposto Sobre Servios de Qualquer Natureza ISSQN, no exclui, parcialmente ou totalmente, a responsabilidade tributria do prestador de servio.

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 19 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

4 Os responsveis a que se refere este artigo esto obrigados ao recolhimento integral do imposto devido, multa e acrscimos legais, independentemente de ter sido efetuada sua reteno na fonte. Art. 56 - A reteno do Imposto Sobre Servios de Qualquer Natureza ISSQN, por parte do tomador de servio, dever ser, devidamente, comprovada, mediante aposio de carimbo com os dizeres ISSQN Retido na Fonte, por parte do tomador de servio: I havendo emisso de documento fiscal pelo prestador do servio, na via do documento fiscal destinada fiscalizao; II no havendo emisso de documento fiscal, mas havendo emisso de documento gerencial pelo prestador do servio, na via do documento gerencial destinada ao tomador do servio; III no havendo emisso de documento fiscal e nem de documento gerencial, pelo prestador do servio, na via do documento gerencial de controle do tomador do servio, emitido pelo prprio tomador do servio. Art. 57 - Na apurao da base de clculo do Imposto Sobre Servios de Qualquer Natureza ISSQN devido pelo prestador de servio no perodo, sero deduzidos os valores retidos na fonte e recolhidos pelos tomadores de servios. Art. 58 - As empresas e as entidades alcanadas, de forma ativa ou passiva, pela reteno do Imposto Sobre Servios de Qualquer Natureza ISSQN, mantero controle, em separado, de forma destacada, em pastas, em livros, em arquivos ou em quaisquer outros objetos, das operaes ativas e passivas sujeitas ao regime de responsabilidade tributria por substituio total, para exame peridico da fiscalizao municipal.

SEO VIII LANAMENTO E RECOLHIMENTO

Art. 59 - O lanamento do Imposto Sobre Servios de Qualquer Natureza ISSQN, conforme Tabela de Vencimentos baixada por Decreto do Chefe do Executivo, ser: I efetuado de ofcio pela autoridade administrativa, na prestao de servio sob a forma de trabalho pessoal do prprio contribuinte: II efetuado de forma espontnea, diretamente, pelo prprio sujeito passivo, na prestao de servio sob a forma de: a) trabalho impessoal do prprio contribuinte, quando este, por ter, a seu servio, empregado com a sua mesma qualificao profissional, no for o simples fornecimento de trabalho; b) pessoa jurdica.

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 20 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

1 A falta de pagamento do imposto nos prazos fixados sujeitar o contribuinte e o responsvel: I atualizao monetria ser calculada anualmente, pela variao do IPCA-IBGE; II multa diria de 0,2% (zero vrgula dois por cento), durante o ms do vencimento, e, a partir do ms subseqente ao do vencimento, a multa ser de 10% (dez por cento) sobre o valor do dbito corrigido, e; III cobrana de juros moratrios razo de 1% (um por cento) ao ms ou frao acrescido da multa prevista no inciso II deste pargrafo. Art. 60 - O pagamento antecipado do sujeito passivo extingue, potencialmente, o crdito tributrio, todavia, a extino, efetiva, fica condicionada resoluo da anterior homologao do lanamento. Art. 61 - Os atos anteriores homologao do lanamento, praticados pelo sujeito passivo ou por terceiro, visando extino total ou parcial do crdito, no influem sobre a obrigao tributria. Art. 62 - O lanamento do Imposto Sobre Servios de Qualquer Natureza ISSQN dever ter em conta a situao ftica dos servios prestados no momento da prestao dos servios. Art. 63 - Os profissionais liberais portadores de ttulo universitrio, tero um desconto sobre a alquota aplicada para o lanamento do ISSQN, levando em considerao a data do registro do seu diploma, conforme descrito abaixo: I qualquer perodo do primeiro ano de registro ser aplicado 60% de desconto na alquota; II para o segundo ano de registro ser aplicado 30% de desconto na alquota; III a partir do terceiro ano de registro ser aplicado a alquota integral. Art. 64 - Sero inscritos em Dvida Ativa, imediatamente aps o seu vencimento, os tributos no recolhidos, para efeito de cobrana, por via administrativa ou judicial, que se far com a Certido de Dvida Ativa. Pargrafo nico - A inscrio do crdito da Fazenda Municipal se far com previstas no artigo 202 do Cdigo Tributrio Nacional.

as cautelas

SEO IX DAS ISENES Art. 65 - So isentos do Imposto Sobre Servios de Qualquer Natureza, os servios constantes da Lista do Anexo II desta Lei Complementar:

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 21 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

a) prestados por engraxates e jornaleiros ambulantes; b) prestados por associaes culturais e comunitrias desde que a receita dos servios por elas prestadas sejam, comprovadamente, revertidos em favor da prpria associao; c) de diverso pblica, consistente em espetculos desportivos, e/ou em jogos e exibies competitivas, realizadas entre associaes ou comunidades; d) de diverso pblica, com fins beneficentes ou considerados de interesse da comunidade pelo rgo de Educao e Cultura do Municpio ou rgo similar; e) de assistncia mdico odontolgica e de ensino quando prestada por sindicato, circulo operrio ou associaes populares, sem finalidade lucrativa; f) prestados por empresa que se instale no Municpio, a partir da aprovao desta Lei, desde que seu projeto seja aprovado pela Administrao Municipal, estabelecida a referida iseno pela reduo de at 100% (cem por cento) da alquota devida, pelo prazo mximo de 03 (trs) anos; g) as casas de caridade ou estabelecimento de fins humanitrios e assistenciais, sem fins lucrativos; h) de diverses pblicas com fins beneficentes, consideradas de interesse da Comunidade ou pelo rgo de Educao e Cultura do Municpio ou similar. SEO X DISPOSIES FINAIS Art. 66 - O contribuinte deve requerer sua inscrio no cadastro de prestadores de servios, antes de iniciar suas atividades, fornecendo ao Departamento de Tributao os elementos e informaes necessrias para a correta fiscalizao do tributo, nos formulrios prprios. Art. 67 - O contribuinte deve comunicar Prefeitura, dentro do prazo de 30 (trinta) dias contnuos da data de sua ocorrncia, a cessao de suas atividades, a fim de obter baixa de sua inscrio, a qual ser concedida aps a verificao de procedncia da comunicao, sem prejuzo de cobrana dos tributos devidos ao municpio. Art. 68 - O Departamento de Tributao proceder de ofcio a inscrio, o cancelamento, o bloqueio das inscries municipais, sempre que o contribuinte no comunicar qualquer ocorrncia em relao a sua situao cadastral ou exerccio da atividade, disposta no artigo 41. Art. 69 - O Departamento de Tributao poder efetuar o lanamento do ISSQN - (Imposto Sobre Servios de Qualquer Natureza) em conjunto ou separadamente com outras taxas, individualizando as alquotas e base de clculo principalmente quanto as taxas decorrentes do exerccio do poder de Polcia Administrativa. CAPTULO III IMPOSTO SOBRE A TRANSMISSO DE BENS IMVEIS - INTER-VIVOS - ITBI SEO I FATO GERADOR E INCIDNCIA

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 22 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

Art 70 - O Imposto sobre a transmisso de bens imveis mediante ato oneroso "inter-vivos", tem como fato gerador: I - a transmisso, a qualquer ttulo, da propriedade ou do domnio til de bens imveis por natureza ou por acesso fsica, conforme definido no cdigo civil; II - a transmisso, a qualquer ttulo, de direitos reais sobre imveis exceto os direitos reais de garantia; A incidncia do Imposto alcana as seguintes mutaes

Art 71 patrimoniais: I. II. III. IV. V. VI.

compra e venda pura ou com clusulas especiais; dao em pagamento; permutas; arrematao ou adjudicao em leilo, hasta pblica ou praa; incorporao ao patrimnio de pessoa jurdica ressalvados os casos previstos no artigo seguinte; transferncia do patrimnio de pessoas jurdicas para qualquer de seus scios, acionistas ou respectivos sucessores;

VII. tornas ou reposies que ocorram: nas partilhas efetuadas em virtude de dissoluo da sociedade conjugal ou morte quando o cnjuge ou herdeiros receber, dos imveis situados no municpio quota-parte cujo valor seja maior do que o da parcela que lhe caberia na totalidade desses imveis; b) nas divises para extino de condomnio do imvel, quando for recebido por qualquer condmino quota-parte material cujo valor seja maior do que o de sua quota-parte ideal. VIII. Mandato em causa prpria e seus substabelecimentos quando o instrumento contiver os requisitos essenciais compra e venda IX. Instituio de fideicomisso; X. Enfiteuse e subenfiteuse; XI. Rendas expressamente constitudas sobre imvel; XII. Concesso real de uso; XIII. Cesso de direito e do usufruto; XIV. Cesso de direitos de usucapio; XV. Cesso de direitos de arrematante ou adjudicante, depois de assinado o auto de arrematao ou adjudicao; XVI. Cesso de promessa de venda ou cesso de promessa de cesso; XVII. Acesso fsica quando houver pagamento de indenizao; XVIII. Cesso de direitos sobre permuta de bens imveis; XIX. Qualquer ato judicial ou extrajudicial "inter-vivos" no especificado neste artigo que importe ou se resolva em transmisso, a ttulo oneroso, de bens imveis por natureza ou acesso fsica, ou de direitos reais sobre imveis exceto os de garantia. 1 - Ser devido novo Imposto: a)

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 23 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

I - quando o vendedor exercer o direito de prelao; II - no pacto de melhor comprador; III - na retrocesso; IV - na retrovenda. 2 - Equiparam-se ao contrato de compra e venda, para efeitos fiscais: I - a permuta de bens imveis por bens e direitos de outra natureza; II - a permuta de bens imveis por outros quaisquer bens situados fora do territrio do Municpio; III - a transao em que seja reconhecido direito que implique na transmisso de imveis ou de direitos a eles relativos. Art 72 quando: realizada para incorporao ao patrimnio de pessoa jurdica, em pagamento de capital nela inscrito; II - decorrente de fuso, incorporao, ciso ou extino de pessoas jurdicas. 1 - o disposto neste artigo no se aplica, quando a pessoa jurdica adquirente tiver como atividade preponderante a compra e venda de bens imveis e seus direitos reais, a locao de bens imveis ou arrendamento mercantil. SEO II SUJEITO PASSIVO Art 73 - O Imposto devido pelo adquirente ou cessionrio de bem imvel ou do direito a ele relativo. Art 74 - Nas transmisses que se efetuarem sem o pagamento, o Imposto devido pelo transmitente ou pelo cedente, conforme o caso. Pargrafo nico - Nas permutas, cada permutante pagar o Imposto sobre o valor do seu bem adquirido. SEO III BASE DE CLCULO E ALQUOTAS Art 75 - A base de clculo do Imposto o valor venal dos bens ou direitos transmitidos ou cedidos. 1 - A base de clculo ser determinada pela Administrao Tributria, atravs de avaliao feita no ms do pagamento, com base nos elementos de que dispuser e ainda nos declarados pelo sujeito passivo. 2 - Na avaliao sero considerados, dentre outros, os seguintes elementos quanto ao imvel: I - forma, dimenses e utilidade; I O Imposto no incide sobre a transmisso de bens e direitos,

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 24 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

II - localizao; III - estado de conservao; IV - valores das reas vizinhas ou situadas em zonas economicamente equivalentes; V - custo unitrio de construo; VI - valores aferidos no mercado imobilirio. 3 - Na arrematao ou leilo e na adjudicao de bens imveis, a base de clculo ser o valor estabelecido pela avaliao judicial ou administrativa, ou o preo pago, se este for maior. 4 - Nas tornas ou reposies a base de clculo ser o valor da frao ideal. 5 - Na instituio de fideicomisso, a base de clculo ser o valor do negcio jurdico ou 70% do valor venal do bem imvel ou do direito transmitido, se maior. 6 - Nas rendas expressamente constitudas sobre imvel, a base de clculo ser o valor do negcio ou 30% do valor venal do bem imvel, se maior. 7 - Na concesso real de uso, a base de clculo ser o valor do negcio jurdico ou 40% do valor do bem imvel, se maior. 8 - No caso de cesso de direitos de usufruto, a base de clculo ser o valor do negcio jurdico ou 70% do valor do bem imvel, se maior. 9 - No caso de acesso fsica, base de clculo ser o valor da indenizao ou valor venal da frao acrscimo transmitido, se maior. 10 - Quando a fixao de valor venal do bem imvel ou direito transmitido tiver por base o valor da terra nua estabelecido pelo rgo federal competente, poder o Municpio atualiz-lo monetariamente. 11 - A impugnao do valor fixado como base de clculo do Imposto ser endereado repartio que efetuar o clculo acompanhada de laudo tcnico de avaliao do imvel ou direito transmitido. Art 76 - O Imposto ser calculado aplicando-se sobre o valor estabelecido como base de clculo as seguintes alquotas: transmisses compreendidas no Sistema Financeiro de Habitao: 0,5% (meio por cento) e em relao parcela no financiada: 2% (dois por cento); II - demais transmisses: 2% (dois por cento). SEO IV LANAMENTO Art 77 - Por ocasio de lavratura do instrumento que servir de base transmisso, ser preenchido a guia de informaes do ITBI, cujo modelo conter as especificaes da operao de transmisso que ser definida em regulamento. I -

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 25 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

Pargrafo nico - O Imposto ser lanado de ofcio, pela Autoridade Administrativa, quando resultar de ao fiscalizadora. SEO V ARRECADAO Art 78 - O Imposto ser pago at a data da lavratura do instrumento que servir de base transmisso, e, ainda nos seguintes casos: I - na transferncia de imvel pessoa jurdica ou desta, para seus scios ou acionistas ou respectivos sucessores, dentro de 30 (trinta) dias contados da data da assemblia ou da escritura em que tiveram lugar aqueles atos; II - na arrematao ou na adjudicao em praa ou leilo, dentro de 30 (trinta) dias contados da data em que tiver sido assinado o auto ou definida a adjudicao, ainda que exista recurso pendente; III - na acesso fsica, at a data do pagamento da indenizao; IV - nas tornas ou reposies e nos demais atos judiciais, dentro de 30 (trinta) dias contados da data da sentena que reconhecer o direito, ainda que exista recurso pendente. Art 79 - Nas promessas ou compromissos de compra e venda facultado situar-se o pagamento do Imposto a qualquer tempo, desde que, dentro do prazo fixado para o pagamento do preo do imvel. 1 - optando-se pela antecipao a que se refere este artigo tomar-se- por base o valor do imvel da data em que for efetuada a antecipao, ficando o contribuinte exonerado do pagamento do Imposto sobre o acrscimo do valor, verificado no momento da escritura definitiva. 2 - Verificada a introduo do valor, se restituir a diferena do Imposto correspondente. 3 - No se restituir o Imposto pago: I - quando houver cesso da promessa ou compromisso, ou quando qualquer das partes exercer o direito de arrependimento, no sendo, em conseqncia, lavrada a escritura; II - quele que venha perder o imvel em virtude de pacto retrovenda. Art 80 O Imposto uma vez pago, s ser restitudo nos casos de:

I - anulao de transmisso decretada pela autoridade judiciria em deciso definitiva; II - nulidade do ato jurdico; III - resciso do contrato e desfazimento de arrematao fundamentado no artigo 1136 do Cdigo Civil. IV - reduo do valor, decorrente de ao impetrada pelo sujeito passivo

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 26 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

Art 81 - A guia para pagamento do Imposto ser emitida pelo rgo Municipal competente, conforme dispuser o regulamento. SECO VI OBRIGAES ACESSRIAS Art 82 - O sujeito passivo obrigado a apresentar na repartio competente da Prefeitura os documentos e informaes necessrias ao lanamento do Imposto. Art 83 - Os tabelies e escrives no podero lavrar instrumentos, escrituras ou termos judiciais sem que o Imposto devido tenha sido pago, ficando a prova do pagamento transcrita nos instrumentos ou termos judiciais que lavraram. Art 84 - Os cartrios devero remeter repartio fazendria do municpio, at o 15 (dcimo quinto) dia til de cada ms, relao completa em forma de mapa de todos os atos e termos lavrados, registrados, inscritos e averbados no ms anterior que impliquem em incidncia do Imposto. Art 85 - Todos aqueles que adquirirem bens ou direitos cuja transmisso constitua ou possa constituir fato gerador do Imposto, so obrigados a apresentar seu ttulo repartio fiscalizadora do tributo dentro do prazo de 90 (noventa) dias a contar da data em que for lavrado o contrato, da data de adjudicao ou de arrematao, ou qualquer outro ttulo representativo da transferncia do bem ou direito. SEO VII INFRAES E PENALIDADES Art 86 - O adquirente do imvel ou direito que no apresentar o seu ttulo repartio fiscalizadora, no prazo legal, fica sujeito multa de 10% (dez por cento) sobre o valor do Imposto. Pargrafo nico - A omisso e inexatido fraudulenta da declarao relativa a elementos que possam influir no clculo do Imposto sujeitar o contribuinte multa de 20% (vinte por cento) sobre o valor do Imposto sonegado. Igual multa ser aplicada a qualquer pessoa que intervenha no negcio jurdico ou seja conivente ou auxiliar na inexatido ou omisso praticada. Art 87 - Os tabelies e escrives que descumprirem o disposto no artigo 83 respondero solidariamente pelo pagamento do tributo sujeitando-se ainda a uma multa de 100% (cem por cento) do valor do imposto devido. Art 88 - O no cumprimento do disposto no Artigo 84, sujeitar o tabelio ou escrivo multa de R$ 200,00 (duzentos reais). SEO VIII ISENES Art 89 - Desde que cumpridas as exigncias da legislao, ficam isentos do Imposto as seguintes situaes:

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 27 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

I. II.

As transferncias de imveis desapropriados para fins de reforma agrria. A transmisso decorrente da execuo de planos de habitao para a populao de baixa renda, patrocinado ou executado por rgos pblicos ou seus agentes.

TTULO III TAXAS CAPTULO I FATO GERADOR E INCIDNCIA Art 90 - As taxas cobradas pelo Municpio, no mbito de suas respectivas atribuies, tm como fato gerador o exerccio regular do poder de polcia, ou a utilizao, efetiva ou potencial, de servio pblico especfico e divisvel, prestado ao contribuinte ou posto sua disposio. Pargrafo nico - Os servios a que se refere o caput deste artigo consideram - se: I - utilizados pelo contribuinte: a) efetivamente, quando por ele usufrudos a qualquer ttulo; b) potencialmente, quando, sem a utilizao compulsria, sejam postos sua disposio mediante atividade administrativa em efetivo funcionamento; II- especficos, quando possam ser destacados em unidades autnomas de interveno, de utilidade, ou de necessidade pblica; III- divisveis, quando susceptveis de utilizao, separadamente, por parte de cada um dos seus usurios. CAPTULO II INFRAES E PENALIDADES Art 91 - As infraes das Taxas sero punidas com as seguintes penalidades, aplicadas em conjunto ou isoladamente: I. Cassao da licena, a qualquer tempo, quando deixarem de existir razes para a sua concesso, de acordo com as normas da legislao municipal pertinente. II. Multa de 100% (cem por cento) do valor da Taxa, pelo exerccio de qualquer atividade sujeita ao poder de polcia sem a respectiva licena. III. Multa de 50% (cinqenta por cento) do valor da Taxa no caso do contribuinte deixar de comunicar Prefeitura alterao na sua razo social, no objeto social ou no ramo de atividade IV. Multa de 25% (vinte e cinco por cento) do valor da Taxa no caso do contribuinte deixar de manter o Alvar de Licena em local visvel fiscalizao. CAPTULO III TAXAS DE LICENA SEO I DISPOSIES GERAIS

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 28 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

Art 92 - Considera-se poder de polcia a atividade da Administrao Pblica que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prtica de ato ou absteno de fato, em razo de interesse pblico concernente segurana, higiene, ordem, aos costumes, disciplina da produo e do mercado, ao exerccio de atividades econmicas dependente de concesso ou autorizao do poder pblico, tranqilidade pblica ou ao respeito propriedade e aos direitos individuais ou coletivos. Pargrafo nico - Considera-se regular o exerccio do poder de polcia, quando desempenhado pelo rgo competente nos limites da lei aplicvel, com observncia do processo legal, e tratando-se de atividade que a Lei tenha como discricionria, sem abuso ou desvio do poder. Art 93 taxa: a) b) c) d) e) f) De localizao e funcionamento De fiscalizao de obras, arruamentos e loteamentos De veiculao de publicidade De transportes automotores municipais De inspeo sanitria Fiscalizao de ocupao e de permanncia em reas, em vias e em logradouros pblicos g) De funcionamento em horrio especial So as seguintes as modalidades de licenas sujeitas incidncia da

Art 94 - As taxas sero devidas por pessoa ou estabelecimento distintos, assim considerados: I. II. os que, embora no mesmo local, pertenam a diferentes pessoas, fsicas e jurdicas; os que, embora pertencentes mesma pessoa ou fsica e jurdica, estejam situados em locais diferentes.

SEO II TAXA DE LICENA PARA LOCALIZAO E FUNCIONAMENTO SUBSEO I FATO GERADOR Art 95 - A Taxa tem como fato gerador o licenciamento obrigatrio dos estabelecimentos comerciais, industriais, prestadores de servios, agropecurios e de demais atividades sujeitos, em qualquer ponto do territrio do Municpio, ao prvio exame e fiscalizao das condies de localizao concernentes segurana, ordem, aos costumes, tranqilidade pblica e outras exigncias da Legislao Municipal. Art 96 - A licena ser concedida em carter definitiva, ficando sujeita renovao nos casos em que ocorrer mudana de endereo, alterao de rea ocupada, da atividade econmica ou de razo social. SUBSEO II

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 29 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

SUJEITO PASSIVO Art 97 - So contribuintes da Taxa as pessoas fsicas ou jurdicas, titulares de estabelecimentos comerciais, industriais, agropecurios, de prestao de servios e similares, situados no territrio do Municpio. SUBSEO III BASE DE CLCULO E ALQUOTAS Art 98 - A Taxa ser calculada com base na rea construda e utilizada pelo estabelecimento, de acordo com a Tabela do Anexo III deste Cdigo. Pargrafo nico Para os licenciamentos dos estabelecimentos agropecurios a base de clculo utilizada ser a da rea compreendida pelas instalaes edificada para as atividades comerciais, industriais e de armazenamento. SUBSEO IV LANAMENTO Art 99 - O lanamento da Taxa ser efetuado, a requerimento do interessado, com base na rea construda e utilizada do imvel destinado ao estabelecimento. Pargrafo nico - A Taxa ser lanada de ofcio, com base nas informaes do Cadastro Fiscal: I - quando o contribuinte deixar de requerer a licena no incio de suas atividades; II - quando, em conseqncia de reviso, verificar o Fisco ser a rea construda do estabelecimento superior que serviu de base ao lanamento da taxa, caso em que ser cobrada a diferena devida; III - quando, a critrio do Fisco, for adotado o sistema de lanamento de ofcio para os contribuintes da taxa em geral.

Art 100 - Por ocasio do preenchimento do requerimento da licena para funcionamento, dever o contribuinte, mencionar alm da rea construda, o nome, o endereo, CGC ou CPF e principal atividade a ser exercida. SUBSEO V ARRECADAO Art 101 - A Taxa ser arrecadada na entrada do requerimento para a concesso da respectiva licena, exceto nos casos em que o municpio proceder o lanamento de oficio. Art 102 - Efetuado o pagamento da Taxa de Licena mediante a apresentao do respectivo comprovante Secretaria de Finanas, ser fornecido ao contribuinte, o Alvar de Funcionamento.

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 30 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

1 A Taxa ser paga de uma s vez, ou parceladamente na forma e prazos definidos em regulamento. 2 - obrigatrio a fixao do alvar em local visvel do estabelecimento, de modo que possa a fiscalizao verificar o que nele est contido. 3 - Nenhum estabelecimento poder exercer as suas atividades sem a concesso definitiva do competente Alvar de Licena, ficando sujeito interdio, sem prejuzos de outras penalidades aplicveis. 4 - A interdio processar-se- de acordo com Cdigo de Posturas do Municpio, mas ser precedida de notificao ao contribuinte para regularizao do pagamento de taxa no prazo de 20 (vinte) dias. Art 103 - Em casos especiais, a concesso do alvar ficar condicionada ao atendimento, da parte do estabelecimento interessado, de determinadas exigncias previstas em lei ou em ato do Poder Executivo. SEO III TAXA DE LICENA LOTEAMENTOS SUBSEO I FATO GERADOR

PARA

EXECUO

DE

OBRAS,

ARRUAMENTOS

Art 104 - A Taxa tem como fato gerador a atividade municipal de vigilncia, controle e fiscalizao do cumprimento das exigncias municipais a que se submete qualquer pessoa que pretenda executar obras particulares de construo civil, instalaes de mquinas, motores e equipamentos em geral, assim como a aprovao de loteamentos, abrangendo inclusive a instalao de postes, canalizao subterrnea de gua, esgoto e telefone, e devida em qualquer parte do territrio do Municpio. Pargrafo nico - Nenhuma construo, reconstruo, reforma, demolio ou instalaes referidas no caput deste artigo poder ser iniciada sem prvio pagamento da taxa devida e o deferimento do rgo responsvel. SUBSEO II SUJEITO PASSIVO Art 105 - Contribuinte da Taxa a pessoa interessada em construo, reconstruo, reforma, demolio ou instalaes referidas no artigo anterior, sujeitas a licenciamento e fiscalizao do Poder Pblico. SUBSEO III BASE DE CLCULO E ALIQUOTAS Art 106 - A Taxa ser calculada com base no tipo de obra e servios fiscalizados, de acordo com a Tabela do Anexo IV deste Cdigo. SUBSEO IV LANAMENTO

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 31 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

Art 107 - A Taxa ser lanada com base nas informaes prestadas pelo interessado. Pargrafo nico - O lanamento, para esses casos, regula-se de acordo com as disposies do Cdigo de Obras do Municpio. SUBSEO V ARRECADAO Art 108 - A Taxa ser arrecadada na entrada do requerimento para a concesso da respectiva licena, exceto em relao s seguintes obras: I - de limpeza ou pintura externa e interna de prdios, muros e grades; II - de construo de passeios, quando do tipo aprovado pela Prefeitura; III - construo de barraces destinados guarda de material para obras, j devidamente licenciadas, quando no local da construo. 1 A Taxa ser paga de uma s vez ou parceladamente na forma e prazos definidos em regulamento. 2 - Em caso de projeto de interesse social ou de construes populares, desde que cada unidade habitacional no exceda a 50 (cinqenta) metros quadrados edificados, ser cobrada Taxa no valor correspondente a 50% (cinqenta por cento) do valor normal desta taxa. 3 - Fica igualmente concedido a reduo de 50% (cinqenta por cento) do valor normal da taxa no caso de obra que importe na construo de sede prpria para novas empresas que se instalarem, a partir da data desta lei, no territrio do Municpio. SEO IV TAXA DE LICENA PARA VEICULAO DE PUBLICIDADE SUBSEO I FATO GERADOR Art 109 - A Taxa tem como fato gerador a atividade municipal de fiscalizao a que se submete qualquer pessoa, fsica ou jurdica, que pretenda utilizar ou explorar, por qualquer meio, publicidade em geral, seja em vias e logradouros pblicos, ou em locais deles visveis ou de acesso ao pblico. Art 110 - Inclui-se na obrigatoriedade do artigo anterior: cartazes, faixas, letreiros, programas, quadros, painis, placas, anncios e mostrurios, fixos ou volantes, luminosos ou no, afixados, distribudos ou pintados em paredes, muros, postes, veculos ou caladas; II. propaganda falada, em lugares pblicos por meio de amplificadores de voz, alto-falantes e propagandistas. Art 111 - No esto sujeitos taxa os dizeres indicativos, relativos a: I.

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 32 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

a) hospitais, casas de sade e congneres, stios, granjas, chcaras e fazendas, empresas, engenheiros, arquitetos ou profissionais responsveis pelo projeto e execuo de obras, quando nos locais destes: b) propaganda eleitoral, poltica, atividade sindical, culto religioso e atividades da Administrao Pblica. c) Publicidade em geral, considerada de interesse da comunidade, pelo rgo de Educao e Cultura do Municpio. c) Indicao do Prprio estabelecimento. SUBSEO II SUJEITO PASSIVO Art 112 - Contribuinte da Taxa a pessoa fsica ou jurdica interessada no exerccio da atividade. SUBSEO III BASE DE CLCULO E ALIQUOTAS Art 113 - A Taxa ser calculada com base no tipo de publicidade a ser veiculada, de acordo com a Tabela do Anexo V deste Cdigo. SUBSEO IV LANAMENTO Art 114 - A taxa ser lanada em nome da pessoa interessada na veiculao de publicidade sujeita fiscalizao pelo Poder Pblico. Art 115 - Os pedidos de licena de veiculao de publicidade devero especificar: a) indicao dos locais; b) natureza do material, equipamentos tecnolgicos ou sonoros; c) dimenses; d) texto, inscries e finalidade; e) prazo de permanncia; f) a apresentao do responsvel tcnico, quando julgado necessrio. Art 116 - Toda e qualquer publicidade dever oferecer condies de segurana ao pblico bem como observar as caractersticas e funes definidas no projeto arquitetnico de construes, de forma que no as prejudiquem. Pargrafo nico - Por Ato do Poder Executivo, estabelecer prazo para retirada de toda propaganda e anncios luminosos que estejam em desacordo com o estabelecido no caput deste artigo. SUBSEO V ARRECADAO

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 33 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

Art 117 - A Taxa ser arrecadada na entrada do requerimento de concesso da respectiva licena. Pargrafo nico A taxa ser paga de uma s vez ou parceladamente na forma e prazos definidos em regulamento. SEO V TAXA DE LICENA DOS TRANSPORTES AUTOMOTORES MUNICIPAIS SUBSEO I FATO GERADOR Art 118 - A Taxa tem como fato gerador a atividade de vistoria dos veculos automotores destinados ao transporte individual e coletivo de passageiros e de cargas, compreendida a autorizao para o licenciamento, a fiscalizao quanto ao nmero de veculos autorizados a funcionar e de passageiros a serem transportados e outros fatores que dependam do exerccio do Poder de Polcia Municipal. SUBSEO II SUJEITO PASSIVO Art 119 - Contribuinte da taxa a pessoa fsica ou jurdica, permissionria ou concessionria, que opera no Municpio os servios de transporte automotor, coletivo ou individual de passageiros e de cargas. SUBSEO III BASE DE CLCULO E ALIQUOTAS Art 120 - A Taxa ser calculada com base no tipo de veculo automotor utilizado, de acordo com a Tabela do Anexo VI deste Cdigo. SUBSEO IV LANAMENTO Art 121 - O lanamento da Taxa ser efetuado, a requerimento do interessado, com base no tipo veculo automotor utilizado para o transporte de passageiro ou de carga. Pargrafo nico - A Taxa ser lanada de ofcio, com base nas informaes do Cadastro Fiscal: I quando o contribuinte deixar de requerer a licena no incio de suas atividades; II - quando, a critrio do Fisco, for adotado o sistema de lanamento de ofcio para os contribuintes da taxa em geral. -

SUBSEO V ARRECADAO

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 34 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

Art 122 - A Taxa ser arrecadada no deferimento do requerimento para a concesso da respectiva licena, exceto nos casos dos incisos I e II, do artigo anterior. 1 - A Taxa no poder ser includa na planilha de clculo da tarifa dos transportes coletivos de passageiros. 2 - A Taxa ser paga de uma s vez ou parceladamente prazos definidos em regulamento. na forma e

SEO VI TAXA DE LICENA DE INSPEO SANITRIA SUBSEO I FATO GERADOR Art 123 - A Taxa tem como fato gerador a inspeo de locais onde se fabriquem, produzam, preparem, beneficiem, acondicionem, depositem, estoquem e distribuam alimentos, visando manuteno dos padres de sade, higiene, asseio e salubridade desses locais, inclusive o concernente ao abate de animais fora do matadouro pblico municipal e outros fatos da sade pblica. SUBSEO II SUJEITO PASSIVO Art 124 - Contribuinte da taxa a pessoa fsica ou jurdica fabricante, produtora, preparadora, beneficiadora, acondicionadora, depositria e distribuidora de alimentos e as que efetuarem o abate de animais fora do matadouro pblico. SUBSEO III BASE DE CLCULO E ALIQUOTAS Art 125 - A Taxa ser calculada com base na rea utilizada pelo estabelecimento e por tipo de animal abatido, de acordo com as Tabelas A e B do Anexo VII, deste Cdigo. SUBSEO IV LANAMENTO Art 126 O lanamento da Taxa ser efetuado, a requerimento do interessado, para todos os estabelecimentos de natureza comercial, industrial, prestao de servios e agropecurios ou nmero de animais a serem abatidos. Pargrafo nico - A Taxa ser lanada de ofcio, com base nas informaes do Cadastro Fiscal: I - quando o contribuinte deixar de requerer a licena no incio de suas atividades; II - quando, a critrio do Fisco, for adotado o sistema de lanamento de ofcio para os contribuintes da taxa em geral.

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 35 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

SUBSEO V ARRECADAO Art 127 A Taxa ser arrecadada na entrada do requerimento para a concesso da respectiva licena, exceto nos casos dos incisos I e II, do artigo anterior. Pargrafo nico A Taxa ser paga de uma s vez ou parceladamente na forma e prazos definidos em regulamento. SEO VII TAXA DE OCUPAO DE REAS EM VIAS E LOGRADOUROS PBLICOS SUBSEO I FATO GERADOR Art 128 - A Taxa tem como fato gerador a permisso e fiscalizao da ocupao de espao em reas e logradouros pblicos, com finalidade comercial ou de prestao de servios, tenham ou no os usurios instalaes de qualquer natureza. Pargrafo nico - A utilizao ser sempre precria e somente ser permitida quando no contrariar o interesse pblico. SUBSEO II SUJEITO PASSIVO Art 129 artigo anterior, barraquinhas ou comerciais ou de - O contribuinte da Taxa a pessoa que ocupa as reas referidas no includos entre outros feirantes, ambulantes, proprietrios de quiosques e de veculos estacionados que se destinem a atividades prestao de servios.

SUBSEO III BASE DE CLCULO E ALIQUOTAS Art 130 - A Taxa ser calculada com base em valores fixos, licenciados por dia, ms e ano, de acordo com a Tabela do Anexo VIII. SUBSEO IV LANAMENTO Art 131 - O lanamento da Taxa ser efetuado, a requerimento interessado, com base no tipo de ocupao a ser efetivada pelo contribuinte. do

Pargrafo nico - A Taxa ser lanada de ofcio, com base nas informaes do Cadastro Fiscal: I - quando o contribuinte deixar de requerer a licena no incio de suas atividades; II - quando, a critrio do Fisco, for adotado o sistema de lanamento de ofcio para os contribuintes da taxa em geral.

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 36 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

SUBSEO V ARRECADAO Art 132 - A Taxa ser arrecadada na entrada do requerimento para a concesso da respectiva licena, exceto nos casos dos incisos I e II, do artigo anterior. 1 - Caso o contribuinte ocupe espao superior a 2 (dois) metros quadrados, o valor da taxa fixada no item 2 (dois), da tabela do anexo VIII, sofrer acrscimo de 50% ( cinquenta por cento), calculado sobre cada m2 ( metro quadrado ) ou frao excedente. 2-A Taxa ser paga de uma s vez ou parceladamente na forma e prazos definidos em regulamento. SEO VIII TAXA DE LICENA PARA O FUNCIONAMENTO DE ESTABELECIMENTO EM HORRIO ESPECIAL SUBSEO I FATO GERADOR Art 133 - A Taxa devida pela atividade municipal de fiscalizao a que se submete qualquer pessoa que pretenda manter aberto estabelecimento fora dos horrios normais de funcionamento. SUBSEO II SUJEITO PASSIVO Art 134 - Contribuinte da Taxa a pessoa fsica ou jurdica responsvel pelo estabelecimento sujeito a fiscalizao. SUBSEO III BASE DE CLCULO E ALIQUOTAS Art 135 - A Taxa ser calculada com base no tipo de requerimento de prorrogao, de acordo com a Tabela do Anexo IX deste Cdigo. SUBSEO IV LANAMENTO Art 136 - A Taxa ser lanada com base nas informaes prestadas pelo interessado. Pargrafo nico - O lanamento, para esses casos, regula-se de acordo com as disposies do Cdigo de Posturas do Municpio. SUBSEO V ARRECADAO Art 137 - A Taxa ser arrecadada na entrada do requerimento para a concesso da respectiva licena.

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 37 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

Pargrafo nico - A Taxa ser paga de uma s vez ou parceladamente na forma e prazos definidos em regulamento. TITULO IV CONTRIBUIES CAPTULO I CONTRIBUIO PARA CUSTEIO DOS SERVIOS DE ILUMINAO PBLICA SEO I FATO GERADOR DE INCIDNCIA Art 138 - A Contribuio para Custeio do Servio de Iluminao Pblica (CIP) conforme estabeleceu a Emenda Constitucional n 39, de 19 de dezembro de 2002 que acrescentou o art. 149-A Constituio Federal, destina-se ao custeio da prestao efetiva ou potencial dos servios de instalao, expanso, melhoramento, manuteno e operao do sistema de iluminao publica das vias e logradouros pblicos, urbanos e rurais, no Municpio de Lavras da Mangabeira. Pargrafo nico so elementos componentes do sistema de iluminao publica do Municpio de Lavras da Mangabeira: I II III IV V VI VII VIII IX X XI XII Lmpadas de Vna VHg; Redes fotoeltricas Reatores Chaves magnticas Fios e cabos eltricos Conectores paralelos Caixas de comando Braos metlicos para suporte de luminrias Cabos pingentes para suporte de luminrias Cinta fixadora de braos e cabos metlicos Parafusos, cintos, grampos, arruelas e presilhas Outros equipamentos necessrios modernizao do sistema.

Art 139 - Energia eltrica adquirida pelo Municpio, fornecida pela COELCE ou outra concessionria de servios pblicos de energia eltrica, conectada nos pontos de luz localizados dentro Municpio de Lavras da Mangabeira, no horrio noturno das 18:00hs (dezoito horas) s 06:00hs (seis horas) da manh do dia seguinte. Art 140 - A Contribuio para Custeio do Servio de Iluminao Pblica tem como fato gerador a prestao efetiva ou potencial dos servios de iluminao publica, mantidos pelo Municpio de Lavras da Mangabeira, e incidir, ,mensalmente sobre cada uma das unidades imobilirias autnomas tais como: prdios residenciais, comerciais e industriais, apartamentos, salas comerciais ou no, lojas, sobrelojas, boxes, terrenos, lotes e outras unidades situados: IDentro dos permetros urbanos do Municpio;

Pargrafo nico No caso de imveis constitudos com mais de uma unidade autnoma, a CIP incidir sobre cada uma das unidades de forma distinta.

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 38 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

Art 141 - Considera-se beneficiado pelos servios de Iluminao Pblica, para efeito de incidncia da Contribuio prevista nesta Lei, o imvel edificado ou no, localizado: I - Em qualquer dos lados das vias publicas de caixa nica, mesmo que instaladas em apenas um dos lados; II - Em qualquer dos lados das vias publicas de caixa dupla, quando instaladas luminrias no canteiro central; III - No lado em que estejam instaladas luminrias no caso das vias pblicas de caixa dupla. IV - Em todo o permetro das praas pblicas, independentemente da forma de distribuio das luminrias. V - Em escadarias ou ladeiras, independentemente da forma de distribuio das luminrias. SEO II SUJEITO PASSIVO Art 142 - Sujeito passivo da CIP o proprietrio, o titular de domnio til ou possuidor a qualquer ttulo, de imvel edificado ou no, que esteja situado: IDentro dos permetros urbanos do Municpio;

1o. - So tambm contribuintes da CIP os responsveis por quaisquer outros estabelecimentos instalados permanentemente nas vias e logradouros pblicos, destinados a explorao de atividade comercial ou de servios, ainda que utilizem o espao publico mediante mera permisso ou concesso do Poder Publico Municipal. 2o. - A responsabilidade e pelo pagamento da CIP, sub-roga-se na pessoa do sucessor do adquirente ou sucessor a qualquer titulo, ou os que por fora contratual ou legal se achem na responsabilidade contributiva. SEO III BASE DE CLCULO Art 143 - A base de clculo da CIP o valor mensal do consumo total de energia eltrica constante na fatura emitida pela empresa concessionria distribuidora. Art 144 - Os valores de contribuio sero diferenciados conforme a classe de consumidores e a quantidade de consumo medida em kw/h, conforme o Anexo X desta Lei. SEO IV LANAMENTO E ARRECADAO Art 145 - A CIP ser cobrada mensalmente, por meio da conta de energia eltrica emitida pela concessionria do servio publico, no caso de unidade autnoma ou estabelecimento instalado permanentemente nas vias e logradouros pblicos destinado explorao de atividade, residencial, comercial, industrial ou de servios, situados na zona urbana ou rural, que possua ligao de energia eltrica regular e privada junto ao sistema de fornecimento de energia da concessionria de servios.

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 39 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

Art 146 - O valor da CONTRIBUIO DE ILUMINAO PUBLICA CIP, ser calculado com base em percentuais do mdulo da tarifa de energia, levando-se em conta a classificao do imvel e a faixa de consumo mensal de energia eltrica, de acordo com as tabelas A e B especificada no Anexo X parte integrante desta Lei, de conformidade com a frmula abaixo: CIP = Mdulo tarifrio para Iluminao Pblica B4b x Alquota (%) da Faixa de Consumo mensal do contribuinte. 1 - O Mdulo tarifrio para iluminao pblica o B4b, expresso em R$/mwh cujo valor atual de R$ 278,44 reajustado anualmente pela ANEEL. 2 - Para viabilizar a cobrana dos valores referentes contribuio de que trata esta Lei, fica o Poder Executivo autorizado a firmar convnio com a Concessionria do servio publico de energia eltrica, a qual responsabilizar-se- pela arrecadao dos valores pagos pelos contribuintes na conta mensal de energia eltrica, conforme prev o Pargrafo nico do Art. 149-A, da Constituio Federal, objeto da Emenda Constitucional n 39, de 19 de dezembro de 2002. Art 147 - Os valores arrecadados constituem receita prpria do Municpio de Lavras da Mangabeira, uma vez celebrado o convenio, fica a concessionria obrigada a repassar os recursos arrecadados municipalidade, que sero creditados em conta especifica do Municpio at o 5o. (quinto) dia do ms subseqente ao arrecadado, para a devida contabilizao. Art 148 - As despesas com servios de instalao, expanso, melhoramento, manuteno e operao do sistema de iluminao sero pagas pelo Municpio mediante apresentao mensal, por parte da concessionria, de relatrio de atividades e fatura dos servios, que dever conter a descrio detalhada da origem e o tipo das despesas relativas aos servios de iluminao publica prestado pela concessionria. Pargrafo nico Para atender o disposto no caput deste artigo, o relatrio dever obrigatoriamente especificar com detalhes: IA quantidade de energia fornecida pela concessionria durante o ms, com a descriminao individualizada ao consumo e do respectivo dispndio de cada via e logradouro pblico beneficiado pelo fornecimento da energia; II A origem e a natureza, com discriminao dos valores, de quaisquer outras despesas efetuadas pela concessionria, das vias e logradouros pblicos atinentes aos servios de instalao, melhoramento, manuteno e expanso do sistema de iluminao publica; III A relao nominal de todos os contribuintes que recolheram a contribuio e seus respectivos valores. Art 149 - A concessionria dever manter cadastro atualizado dos contribuintes que efetuaram o recolhimento da contribuio, bem como dos que deixaram de efetuar, fornecendo as informaes autoridade competente pela administrao da receita no Municpio. Art 150 - Do montante devido e no pago pelo contribuinte, ser cientificado o Municpio no ms seguinte verificao da inadimplncia para adoo das medidas cabveis visando o recebimento do credito, inclusive com a possibilidade de inscrio

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 40 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

na Divida Ativa do Municpio e propositura da competente execuo fiscal, servindo como mecanismo hbil, a comunicao de inadimplncia efetuada pela concessionria. Art 151 - Os recursos financeiros provenientes da CIP sero aplicados pelo Municpio em obras destinadas a expanso e melhoramento da rede de energia eltrica de interesse da Municipalidade. SEO VI DAS ISENES Art 152 - Ento isentos da contribuio: III A Unio, o Estado, o Municpio e suas respectivas autarquias, fundaes e empresas publicas.; Entidades religiosas, no tocante aos imveis destinados aos respectivos templos e as casas paroquiais e pastorais deles integrantes; Sociedades beneficentes com personalidade jurdica que se dediquem exclusivamente a atividades assistenciais sem fins lucrativos; O consumidor de baixa renda, assim entendido aquele que residencial cujo consumo mensal no exceda 30 Kw/h, na conformidade do anexo X Tabela A Item I desta Lei Complementar; Os consumidores que desenvolvam atividade eminentemente rural, sero classificados segundo as normas tcnicas vigentes.

III -

IV -

V-

CAPTULO II CONTRIBUIO DE MELHORIA SEO I FATO GERADOR E INCIDNCIA Art 153 - A hiptese de incidncia da Contribuio de Melhoria a realizao de qualquer das seguintes obras, custeadas pelo Poder Pblico Municipal e das quais decorra valorizao da propriedade imobiliria urbana ou rural. I - abertura, alargamento, pavimentao, iluminao, arborizao, esgotos pluviais e outros melhoramentos em praas e vias pblicas; II - construo e ampliao de parques, campos de desportos, pontes, tneis e viadutos; III - construo ou ampliao de sistemas de trnsito rpido, inclusive todas as obras e edificaes necessrias ao funcionamento do sistema; IV - obras de abastecimento de gua potvel, esgotos, instalaes de redes eltricas, telefnicas, transportes e comunicaes e instalaes de comodidade pblica; V - construo, pavimentao ou melhoramento de estradas de rodagem; VI - outras obras pblicas sujeitas aprovao pelo Poder Legislativo Municipal.

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 41 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

SEO II SUJEITO PASSIVO Art 154 - O contribuinte da Contribuio de Melhoria o proprietrio do imvel beneficiado pela obra pblica, o titular do domnio til ou seu possuidor a qualquer ttulo, ao tempo do respectivo lanamento, transmitindo-se a responsabilidade aos adquirentes ou sucessores a qualquer ttulo. SEO III BASE DE CLCULO Art 155 - A Base de Clculo da Contribuio de Melhoria a despesa total realizada com a obra pblica. Art 156 - No total das despesas das obras sero computadas as despesas com os estudos, projetos, fiscalizao, desapropriao, administrao, execuo e outras despesas de praxe em financiamento ou emprstimo. Art 157 - A despesa da obra ter a sua expresso monetria atualizada na poca do lanamento, mediante aplicao da taxa de juros legais. SEO IV LANAMENTO Art 158 - Concluda a obra ou etapa o Poder Executivo publicar, mediante edital, relatrio contendo os seguintes elementos: I - memorial descritivo do projeto; II - a relao dos imveis beneficiados pela obra; III - a parcela da despesa total a ser custeada pelo tributo, levando-se em conta os imveis efetivamente beneficiados pela realizao da obra; IV - a forma e os prazos de pagamento. Art 159 - Para os imveis situados nas reas direta ou indiretamente beneficiadas por obras pblicas, ser feito levantamento cadastral para efeito de lanamento e cobrana da Contribuio de Melhoria: I - mediante informao prestada, em formulrio prprio, pela repartio do Municpio, encarregada do Cadastro Imobilirio e publicada mediante edital; II - por declarao do proprietrio do imvel ou do seu possuidor, atravs de petio e preenchimento de formulrio, que ser encaminhada repartio competente. Art 160 - Nas hipteses do artigo anterior dever ser procedida verificao no local, para a eliminao de erros. Art 161 - Na hiptese de divergncia entre os dados de cadastro e os verificados no local, dar-se- preferncia ao cadastro imobilirio.

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 42 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

Art 162 - A parcela ou despesa total da obra ser rateada entre os imveis beneficiados pela obra, na proporo de suas reas, da distancia e da explorao econmica de cada imvel em relao a obra, e de outros elementos a serem considerados isolados ou separadamente, atravs de critrios tcnicos que sero conhecidos por ato normativo expedido pelo Poder Executivo Municipal. Art 163 - Executada a obra de melhoramento, na sua totalidade ou em parte, suficiente para beneficiar determinados imveis, de modo a justificar o incio da cobrana da Contribuio de Melhoria, proceder-se- ao lanamento referente a esses imveis. Art 164 - O lanamento ser procedido em nome do contribuinte. Pargrafo nico - No caso de condomnio: a) Quando pro-diviso, em nome de qualquer um dos co-proprietrio, titulares do domnio til ou possuidores; b) Quando pro-indiviso, em nome do proprietrio, do titular do domnio til ou possuidor da unidade autnoma. SEO V ARRECADAO Art 165 - O rgo encarregado do Lanamento dever escriturar, em registro prprio, o dbito da Contribuio de Melhoria correspondente a cada imvel, notificando o proprietrio do imvel, o titular do seu domnio til ou o seu possuidor a justo ttulo, diretamente ou por edital, do: I - valor da Contribuio de Melhoria lanada; II - prazo para o seu pagamento, suas prestaes e vencimento; III - prazo para impugnao; IV - local do pagamento. Art 166 - Notificado o contribuinte na forma do artigo anterior, na prpria notificao ser-lhe- concedido o prazo de 20 (vinte) dias, contados da publicao do edital ou do recebimento da notificao, para impugnar o lanamento. Art 167 - Os requerimentos de impugnao ou reclamao, como tambm quaisquer recursos administrativos, sero sempre dirigidos ao titular da unidade administrativa encarregada da cobrana do tributo, cabendo, na hiptese de indeferimento, recurso ao Chefe do Poder Executivo, no prazo de cinco dias, contados da data da intimao do indeferimento. Pargrafo nico - Se procedente a reclamao ou o recurso, a Administrao atender ao contribuinte, no todo ou em parte, restaurando o seu direito. Art 168 - Caber ao contribuinte o nus da prova quando impugnar quaisquer dos elementos referentes ao lanamento e cobrana da Contribuio de Melhoria.

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 43 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

Art 169 O requerimento de reclamao ou impugnao, bem como qualquer outro recurso administrativo, no suspende o incio ou prosseguimento das obras e nem ter efeito de obstar Administrao a prtica dos atos necessrios ao lanamento e cobrana da Contribuio de Melhoria. Art 170 A juzo da Administrao poder ser concedido desconto para o pagamento da Contribuio de Melhoria, vista ou em prazos menores do que o lanado. Art 171 O prazo para recolhimento parcelado da Contribuio de Melhoria no poder ser superior a 36 (trinta e seis) meses, incidindo juros de 12% (doze por cento) ao ano nos Art 172 TTULO V PREO PBLICO Art 172 O Poder Executivo fixar atravs de decreto, no prazo de at 60(sessenta) dias aps a publicao desta Lei, a tabela de preos pblicos a serem cobrados a partir de 01 de janeiro de 2005. pelos servios de natureza industrial, comercial e civil, prestados pelo Municpio em carter de empresa e susceptveis de serem explorados por empresas privadas; II - pela utilizao de servio pblico municipal como contraprestao de carter individual; III - pelo uso de bens pblicos; IV pela ocupao do espao do solo e subsolo em reas pblicas municipais com redes de abastecimento de gua, servio de esgoto, energia eltrica, redes telefnicas, redes de fibra tica, gs canalizado, televiso por cabo, antenas de transmisso e demais equipamentos de empresas que prestam servios de interesse pblico; 1 artigo: a) b) c) Transportes coletivos; Mercados, matadouros e entrepostos; Remoo especial de lixo industrial, comercial, hospitalar e de terrenos baldios; d) Cemitrios; e) Alugueis de prprios municipais f) Apreenso e guarda de animais. g) Expediente e servios diversos So servios municipais compreendidos nos incisos I, II e III deste I s superiores a seis meses.

2 - Podero, ainda, serem includos no sistema de preos pblicos outros servios de natureza semelhante aos de que tratam os incisos I, II , III e IV deste artigo, prestados pelo Municpio.

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 44 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

3 - A fixao dos preos para os servios prestados exclusivamente pelo Municpio ter por base, sempre que possvel, o custo unitrio. Art 173 - De conformidade com o que dispe o inciso IV do Artigo 172 desta Lei Complementar, fica o Poder Executivo Municipal autorizado a cobrar mensalmente preo pblico relativo ocupao e uso do solo e subsolo em reas pblicas de domnio municipal, de acordo com os seguintes usos: I - pela empresa concessionria de energia eltrica, relativo ocupao e uso do solo pelos postes fixados em caladas e logradouros pblicos; II pela empresa concessionria de gua e esgoto, relativo ocupao e uso do solo e subsolo pelos condutos de gua e esgoto e caixas de distribuio; III pela empresa concessionria de telefonia, relativo ocupao e uso do solo e subsolo pelos postes e telefones pblicos fixados em caladas e logradouros pblicos; IV pela empresa concessionria de transporte de gs natural, relativo ocupao e uso do solo e subsolo pelos condutos do gs; V - pela empresa de transmisso de dados atravs de redes de cabos de fibra tica. 1 - Para os fins de que tratam os incisos I e III deste artigo, postes so estruturas de concreto, metal, madeira ou outro material, que suportam os fios, cabos e equipamentos das redes de energia eltrica, telefonia, iluminao pblica, difuso de imagens e sons, entre outras. 2 - Para os fins de que tratam os incisos II, IV e V deste artigo, condutos de gua, esgotos , gs natural e fibra tica, so canalizaes de PVC, ferro ou alvenaria, atravs das quais so conduzidas a gua que abastece toda a rea urbana, bem como promovem o seu escoamento aps a utilizao e tambm conduzem o gs natural destinado ao abastecimento dos postos de combustveis e protegem cabos de fibra tica, cada um de conformidade com a sua utilizao especfica. Caixas de distribuio, so estruturas em sua maioria feitas de alvenaria, situadas na rea pblica urbana que tem por finalidade proteger as chaves destinadas ao manejo dos fluidos que por elas circulam.Telefones pblicos so estruturas de fibra de vidro, ferro e PVC destinadas ao uso para comunicao, situadas em reas de domnio pblico municipal. 3 - O preo pblico previsto neste artigo, ser devido pelo proprietrio do poste, duto ou conduto , caixa de distribuio e telefone pblico. O usurio do poste, duto ou conduto , caixas de distribuio e telefones pblicos ser responsvel solidariamente pelo pagamento do preo pblico. 4 - Na fixao e cobrana do preo pblico atravs de decreto do poder executivo previsto no artigo 172, a rea (largura, comprimento e altura) utilizada pelos postes, dutos, condutos, caixas de distribuio e telefones pblicos, quantidade de equipamentos ( nmero de postes, caixas de distribuio, telefones pblicos, etc), grau de utilizao(determinado em funo do potencial econmico do instrumento utilizado na rea pblica) e percentual de incidncia do preo definido em funo do interesse pblico.

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 45 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

Art 174 Quando no for possvel a obteno do custo unitrio, para a fixao do preo, ser considerado o custo total do servio verificado no ltimo exerccio, a flutuao nos preos de aquisio dos fatores de produo do servio e o volume de servio prestado e a prestar. 1 - O volume do servio ser medido conforme o caso pelo nmero de utilidades produzidas ou fornecidas, pela mdia dos usurios atendidos e outros elementos pelos quais se possa apur-lo. 2 - O custo total compreender custo de produo, manuteno e administrao do servio e bem assim as reservas para recuperao do equipamento e expanso do servio. Art 175 Os servios municipais, sejam de que natureza forem, quando sob regime de concesso ou permisso, e a explorao de servios de utilidade pblica, tero a tarifa ou preo fixado por ato do executivo, de acordo com as normas deste Ttulo e das leis especficas em vigor. Pargrafo nico - de competncia do Poder Executivo a fixao dos preos dos servios at o limite da recuperao do custo total, alm desse limite a fixao do preo depender de Lei. Art 176 O no pagamento dos dbitos resultantes do fornecimento de utilidades produzidas ou do uso das instalaes e bens pblicos, em razo da explorao direta de servios municipais, acarretar, decorridos os prazos regulamentares, o corte do fornecimento ou a suspenso do uso.

Pargrafo nico - O corte do fornecimento ou a suspenso do uso de que trata este artigo aplicvel, tambm, nos casos de infraes outras, praticadas pelos consumidores ou usurios, previstas em normas de polcia administrativa, ou regulamento especfico. Art 177 - Aplicam-se aos preos de servios as disposies desta Lei, concernentes a lanamento, cobrana, pagamento, restituio, fiscalizao, domiclio e obrigaes acessrias dos usurios, dvida ativa, penalidade e processo fiscal, ressalvadas as disposies especiais em vigor para cada caso. LIVRO SEGUNDO DAS NORMAS GERAIS DE DIREITO TRIBUTRIO CAPTULO I LEGISLAO TRIBUTRIA Art 178 - A expresso legislao tributria compreende as leis, os convnios, os decretos e as normas complementares que versem, no todo ou em parte, sobre tributos e relaes jurdicas a eles pertinentes. Art 179 decretos: So normas complementares das leis, dos convnios e dos

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 46 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

I. os atos normativos expedidos pela autoridade administrativa; II. as decises dos rgos singulares ou coletivos de jurisdio administrativa, a que a lei atribua eficcia normativa; III. as prticas reiteradamente observadas pelas autoridades administrativas; IV. os convnios que entre si celebrem a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios. Art 180 - Aplicam-se as disposies do Cdigo Tributrio Nacional - Lei 5.172/66 sobre Vigncia, Aplicao, Interpretao e Integrao da Legislao Tributria legislao tributria do Municpio de Lavras da Mangabeira. CAPTULO II SUJEITO PASSIVO Art 181 - A capacidade jurdica para cumprimento da obrigao tributria decorre do fato de a pessoa encontrar-se nas situaes previstas em lei, dando lugar a referida obrigao: Pargrafo nico - A capacidade tributria passiva independe: I - da capacidade civil das pessoas naturais; II - de achar-se a pessoa natural sujeita a medidas que importem em previso ou limitao do exerccio de atividades civis, comerciais ou profissionais, ou da administrao direta de seus bens ou negcios; III - de estar a pessoa jurdica regularmente constituda, bastando que configure uma unidade econmica ou profissional. Art 182 I So pessoalmente responsveis:

o adquirente ou remitente, pelos dbitos relativos a bem imvel, existentes data do ttulo de transferncia, salvo quando conste deste, prova de plena quitao, limitada esta responsabilidade, nos casos de arrematao em hasta pblica, ao montante do respectivo preo;

II - o sucessor a qualquer ttulo e o cnjuge meeiro, pelos dbitos tributrios do "de cujos", existentes at a data da partilha ou adjudicao, limitada a responsabilidade ao montante do quinho, do legado ou da meao; III - o esplio, pelos dbitos tributrios do "de cujos" existentes data de abertura da sucesso. Art 183 - A pessoa jurdica de direito privado, que resultar de fuso, transformao ou incorporao de outra ou em outra, responsvel pelos tributos devidos at a data do ato praticado pelas pessoas jurdicas fusionadas, transformadas ou incorporadas. Pargrafo nico - O disposto neste artigo aplica-se aos casos de extino de pessoas jurdicas de direito privado quando a explorao da respectiva atividade seja continuada por qualquer scio remanescente, ou seu esplio, sob a mesma ou outra razo social.

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 47 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

Art 184 - Na hiptese de aquisio, por pessoa jurdica imune de posse, domnio til ou propriedade de bem imvel cujo imposto j tenha sido lanado, vencero antecipadamente as prestaes vincendas relativas ao Imposto Predial e Territorial Urbano respondendo, por elas, o alienante. Art 185 - A pessoa natural ou jurdica de direito privado que adquirir de outra, por qualquer ttulo, fundo de comrcio ou estabelecimento comercial, industrial, ou profissional, e continuar a respectiva explorao, sob a mesma ou outra razo social, denominao, ou sob firma ou nome individual, responde pelos dbitos tributrios relativos ao fundo ou estabelecimento adquirido, devidos at a data do respectivo ato: I - integralmente, se o alienante cessar a explorao do comrcio, indstria ou atividade; II - subsidiariamente com o alienante, se este prosseguir na explorao ou iniciar dentro de seis meses a contar da data da alienao, nova atividade no mesmo ou em outro ramo de comrcio, indstria ou profisso. Art 186 - Nos casos de impossibilidade de exigncia do cumprimento da obrigao principal pelo contribuinte, respondem solidariamente com este nos atos em que intervierem ou pelas omisses de que forem responsveis: I - os pais, pelos tributos devidos por seus filhos menores; II - os tutores e curadores, pelos dbitos tributrios dos seus tutelados ou curatelados; III - os administradores de bens de terceiros, pelos dbitos tributrios destes; IV - o inventariante, pelos dbitos tributrios do esplio; V - o sndico e o comissrio, pelos dbitos tributrios da massa falida ou do concordatrio; VI - os tabelies, escrives e demais serventurios do ofcio pelos tributos devidos sobre os atos praticados, por eles ou perante eles, em razo de seu ofcio; VII- os scios, pelos dbitos tributrios de sociedade de pessoas, no caso de liquidao. Pargrafo nico - O disposto neste artigo somente se aplica, em matria de penalidades, s de carter moratrio. Art 187 - So pessoalmente responsveis pelos crditos correspondentes a obrigaes tributrias resultantes de atos praticados com excesso de poderes ou infrao de lei, contrato social ou estatutos: I - as pessoas referidas no artigo anterior; II - os mandatrios, prepostos e empregados; III - os diretores, gerentes ou representantes de pessoas jurdicas de direito privado. CAPTULO III LANAMENTO

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 48 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

Art 188 - Compete privativamente autoridade administrativa constituir o crdito tributrio, pelo lanamento, assim entendido o procedimento administrativo tendente a verificar a ocorrncia do fato gerador da obrigao correspondente, determinar a matria tributvel, calcular o montante do tributo devido, identificar o sujeito passivo e, sendo o caso, propor a aplicao da penalidade cabvel. l. - A atividade administrativa de lanamento vinculada e obrigatria, sob pena de responsabilidade funcional. 2 - Far-se- reviso do lanamento, sempre que se verificar erro de qualquer natureza, ainda que este tenha sido ocasionado diretamente pelo Fisco. 3 - A autoridade administrativa poder desconsiderar atos ou negcios jurdicos praticados com a finalidade de dissimular a ocorrncia do fato gerador do tributo ou a natureza dos elementos constitutivos da obrigao tributria, observados os procedimentos a serem estabelecidos em lei ordinria. Art 189 - A autoridade administrativa far o lanamento de ofcio nos seguintes casos: I. quando a lei assim o determine; II. quando a declarao no seja prestada, por quem de direito, no prazo e na forma da legislao tributria; III. quando a pessoa legalmente obrigada, embora tenha prestado declarao nos termos do inciso anterior, deixe de atender, no prazo e na forma da legislao tributria, a pedido de esclarecimento formulado pela autoridade administrativa, recuse-se a prest-lo ou no o preste satisfatoriamente, a juzo daquela autoridade; IV. quando se comprove falsidade, erro ou omisso quanto a qualquer elemento definido na legislao tributria, como sendo de declarao obrigatria; V. quando se comprove ao ou omisso do sujeito passivo, ou de terceiro legalmente obrigado, que d lugar aplicao de penalidade pecuniria; VI. quando se comprove que o sujeito passivo, ou terceiro em benefcio daquele, agiu com dolo, fraude ou simulao; VII. quando deva ser apreciado fato conhecido ou no provado por ocasio do lanamento anterior; VIII. quando se comprove que, no lanamento anterior, ocorreu fraude ou falta funcional da autoridade que o efetuou, ou omisso, pela mesma autoridade, de ato ou formalidade essencial; IX. quando se comprove que, no lanamento anterior, ocorreu erro na apreciao dos fatos ou na aplicao da lei, salvo se o erro foi conseqncia de deciso administrativa ou judicial ou de critrios jurdicos adotados pela autoridade, no exerccio do lanamento. Art 190 - O lanamento reporta-se data da ocorrncia do fato gerador da obrigao e rege-se pela lei ento vigente, ainda que posteriormente modificada ou revogada. 1 - Aplica-se ao lanamento a legislao que, posteriormente ocorrncia do fato gerador da obrigao, tenha institudo novos critrios de apurao ou processos de fiscalizao, ampliando os poderes de investigao das autoridades

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 49 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

administrativas, ou outorgando ao crdito maiores garantias ou privilgios, exceto, neste ltimo caso, para o efeito de atribuir responsabilidade tributria a terceiros. 2 - o disposto neste artigo no se aplica aos impostos lanados por perodos certos de tempo, desde que a respectiva lei fixe expressamente a data em que o fato gerador se considera ocorrido. Art 191 - O contribuinte ser notificado do lanamento do tributo no domiclio tributrio, na sua pessoa ou na pessoa de seu representante ou preposto. 1 - Quando o contribuinte eleger domiclio tributrio fora do territrio do Municpio, a notificao far-se- por via postal registrada, com aviso de recebimento. 2 - A notificao far-se- por edital na impossibilidade da entrega do aviso respectivo ou no caso de recusa de seu recebimento. Art 192 - A notificao de lanamento conter: I II III IV V VI o nome do sujeito passivo; o valor do tributo, sua alquota e base de clculo; a denominao do tributo e o exerccio a que se refere; o prazo para recolhimento do tributo; o comprovante para o rgo fiscal, de recebimento pelo contribuinte; o domiclio tributrio do sujeito passivo.

Art 193 - O lanamento do tributo independe: I. da validade jurdica dos atos efetivamente praticados pelos contribuintes, responsveis ou terceiros, bem como da natureza do seu objeto ou dos seus efeitos; II. dos efeitos dos fatos efetivamente ocorridos. Art 194 - O lanamento do tributo no implica em reconhecimento da legitimidade de propriedade, de domnio til ou de posse de bem imvel, nem da regularidade do exerccio de atividade ou da legalidade das condies do local, instalaes, equipamentos ou obras. Art 195 - Enquanto no extinto o direito da Fazenda Pblica, podero ser efetuados lanamentos omitidos ou viciados por irregularidade ou erro de fato. CAPTULO IV ARRECADAO Art 196 - O pagamento de tributo ser efetuado, pelo contribuinte, responsvel ou terceiro, em moeda corrente, na forma e prazos fixados na legislao tributria. 1 - Ser permitido o pagamento por meio de cheque, respeitadas as normas legais pertinentes, considerando-se extinto o dbito somente com o resgate da importncia pelo sacado.

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 50 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

2 - Considera-se pagamento do respectivo tributo, por parte do contribuinte, o recolhimento por reteno na fonte pagadora nos casos previstos em lei, e desde que o sujeito passivo apresente o comprovante do fato, ressalvada a responsabilidade do contribuinte quanto a liquidao do crdito fiscal. Art 197 - O contribuinte que optar pelo pagamento do dbito em quota nica poder gozar do desconto especial na forma e percentuais estabelecidos em regulamento. Art 198 - Todo recolhimento de tributo dever ser efetuado em rgo arrecadador da Prefeitura ou estabelecimento de crdito autorizado pela administrao sob pena de sua nulidade. Art 199 - O pagamento de um crdito no importa em presuno de pagamento: I. quando parcial, das prestaes em que se decomponha; II. quando total, de outros crdito referentes ao mesmo ou a outros tributos. Art 200 - facultada Administrao a cobrana em conjunto, de Impostos e Taxas, observadas as disposies da Legislao tributria. Art 201 - A aplicao de penalidade no dispensa o cumprimento obrigao tributria principal ou acessria. da

Art 202 - A falta de pagamento dos dbitos fiscais nas datas dos seus respectivos vencimentos, independentemente de procedimento tributrio, importar na cobrana em conjunto, dos seguintes acrscimos legais: I. Sero acrescidos de multa de mora, calculada taxa de 0,33% (trinta e trs centsimos por cento), por dia de atraso, a partir do primeiro dia subseqente ao do vencimento do prazo previsto para pagamento do tributo, at o dia em que ocorrer o recolhimento. O percentual de multa a ser aplicado limitado a 10% (dez por cento). II. Sobre os dbitos a que se refere o inciso I quando no pagos na data de seu vencimento, sero acrescidos de juros de mora equivalente taxa referencial do Sistema Especial de Apurao e Custdia (SELIC), acumulada mensalmente. Pargrafo nico - Na existncia de depsito administrativo premonitrio da atualizao monetria, o acrscimo previsto no inciso I deste artigo ser exigido apenas sobre o valor da importncia no coberta pelo depsito. Art 203 - O dbito no recolhido no seu vencimento, respeitado o disposto no artigo anterior se constituir em Dvida Ativa para efeito de cobrana judicial, desde que regularmente inscrito na repartio administrativa competente.

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 51 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

Art 204 - A ao para a cobrana do crdito tributrio prescreve anos, contados da data de sua constituio definitiva. Pargrafo nico - A prescrio se interrompe:

em cinco

I - pela citao pessoal feita ao devedor; II - pelo protesto judicial; III - por qualquer ato inequvoco, ainda que extra judicial, que importe em reconhecimento do dbito pelo devedor. Art 205 - O dbito vencido poder, aps calculados os acrscimos legais, ser parcelado, conforme dispuser o Regulamento. 1 - O parcelamento s ser deferido mediante requerimento do interessado, o que implicar no reconhecimento da dvida. 2 - O no pagamento da prestao na data fixada no respectivo acordo importa na imediata cobrana judicial. CAPTULO V EXTINO DO CRDITO TRIBUTRIO SEO I MODALIDADES DE EXTINO Art 206 - Extinguem o crdito tributrio: I. II. III. IV. V. VI. VII. o pagamento; a compensao; a transao; a remisso; a prescrio e a decadncia; a converso de depsito em renda; o pagamento antecipado e a homologao do lanamento nos termos do disposto no artigo 150 e os 1 e 4 do Cdigo Tributrio Nacional; VIII. a consignao em pagamento, nos termos do disposto no 2 do artigo 164 do Cdigo Tributrio Nacional; IX. a deciso administrativa irreformvel, assim entendida a definitiva na rbita administrativa, que no mais possa ser objeto de ao anulatria; X. a deciso judicial passada em julgado. XI. a dao em pagamento em bens imveis, na forma e condies estabelecidas em lei

Pargrafo nico - A lei dispor quanto aos efeitos da extino total ou parcial do crdito sobre a ulterior verificao da irregularidade da sua constituio, observando o disposto nos artigos 144 e 149 do Cdigo Tributrio Nacional. SEO II PAGAMENTO

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 52 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

Art 207 - A imposio de penalidade no ilide o pagamento integral do crdito tributrio. Art 208 - O pagamento de um crdito no importa em presuno de pagamento: I - quando parcial, das prestaes em que se decomponha; II - quando total, de outros crditos referentes ao mesmo ou a outros tributos. Art 209 - Quando a legislao tributria no dispuser a respeito, o pagamento efetuado na repartio competente do domiclio do sujeito passivo. Art 210 - Quando a legislao tributria no fixar o tempo do pagamento, o vencimento do crdito ocorre trinta dias depois da data em que se considera o sujeito passivo notificado do lanamento. Pargrafo nico - A legislao tributria pode conceder desconto pela antecipao do pagamento, nas condies que estabelea. Art 211 - O crdito no integralmente pago no vencimento acrescido de juros de mora, seja qual for o motivo determinante da falta, sem prejuzo da imposio das penalidades cabveis e da aplicao de quaisquer medidas de garantias previstas nesta Lei ou em Lei tributria. 1 - Se a lei no dispuser de modo diverso, os juros de mora so calculados taxa de um por cento ao ms. 2 - O disposto neste artigo no se aplica na pendncia de consulta formulada pelo devedor dentro do prazo legal para pagamento do crdito. Art 212 - O pagamento efetuado: I. em moeda corrente, cheque ou vale postal; II. nos casos previstos em lei, em estampilha, em papel selado, ou por processo mecnico. 1 - A legislao tributria pode determinar as garantias exigidas para o pagamento por cheque ou vale postal, desde que no o torne impossvel ou mais oneroso que o pagamento em moeda corrente. 2 - O crdito pago por cheque somente se considera extinto com o resgate deste pelo sacado. Art 213 - Existindo simultaneamente dois ou mais dbitos vencidos do mesmo sujeito passivo para com a mesma pessoa jurdica de direito pblico, relativos ao mesmo ou a diferentes tributos ou provenientes de penalidade pecuniria ou juros de mora, a autoridade administrativa, competente para receber o pagamento determinar a respectiva computao, obedecidas as seguintes regras, na ordem em que enumeradas:

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 53 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

em primeiro lugar, aos dbitos por obrigao prpria, e em segundo lugar aos decorrentes de responsabilidade tributria; II. primeiramente, s contribuies de melhoria, depois s taxas e por fim aos impostos; III. na ordem crescente dos prazos de prescrio; IV. na ordem decrescente dos montantes. Art 214 - A importncia do crdito judicialmente pelo sujeito passivo, nos casos: I. tributrio pode ser consignada

I.

de recusa de recebimento, ou subordinao deste ao pagamento de outros tributos ou de penalidade, ou ao cumprimento de obrigaes acessrias; II. de subordinao do recebimento ao cumprimento de exigncias administrativas sem fundamento legal; III. de exigncia, por mais de uma pessoa jurdica de direito pblico, de tributos idntico sobre um mesmo fato gerador. 1 - A consignao s pode versar sobre o crdito que o consignante se prope pagar. 2 - Julgada procedente a consignao, o pagamento se reputa efetuado a importncia consignada convertida em renda; julgada improcedente, a consignao no todo ou em parte, cobra-se o crdito acrescido de juros de mora, sem prejuzo das penalidades cabveis. SEO III PAGAMENTO INDEVIDO Art 215 - O sujeito passivo tem direito, independentemente de prvio protesto, restituio total ou parcial do tributo, seja qual for a modalidade de seu pagamento, nos seguintes casos: cobrana ou pagamento espontneo de tributo indevido ou maior que o devido em face de legislao tributria aplicvel, ou da natureza ou circunstncias materiais do fato gerador efetivamente ocorrido; II. erro na identificao do sujeito passivo, na determinao da alquota aplicvel, no clculo do montante do dbito ou na elaborao ou conferncia de qualquer documento relativo ao pagamento. III. reforma, anulao, revogao ou resciso de deciso condenatria. Art 216 - O direito de pleitear a restituio extingue-se com o decurso do prazo de 5 (cinco) anos, contados: I - nas hipteses dos incisos I e II do artigo anterior, da data da extino do crdito tributrio; II - na hiptese do inciso III do artigo anterior, da data em que se tornar definitiva a deciso administrativa ou passar em julgado a deciso judicial que tenha reformado, anulado, revogado ou rescindido a deciso condenatria. I.

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 54 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

Art 217 - A restituio de tributos que comportem, por sua natureza, transferncia do respectivo encargo financeiro somente ser feita a quem houver assumido o referido encargo, ou, no caso de t-lo transferido a terceiro, estar por este expressamente autorizado a receb-la. Art 218 - A restituio total ou parcial do tributo d lugar restituio, na mesma proporo, dos juros de mora e das penalidades pecunirias, salvo as referentes a infraes de carter formal no prejudicadas pela causa da restituio. Pargrafo nico - A restituio vence juros no capitalizveis, a partir do trnsito em julgado da deciso definitiva que a determinar. Art 219 - Prescreve em dois anos a ao anulatria da deciso administrativa que denegar a restituio. Pargrafo nico - O prazo de prescrio interrompido pelo incio da ao judicial, recomeando o seu curso, por metade, a partir da data da intimao validamente feita ao representante judicial da Fazenda Pblica interessada. SEO IV DEMAIS MODALIDADES DE EXTINO Art 220 - A lei pode, nas condies e sob as garantias que estipular, ou cuja estipulao em cada caso atribuir autoridade administrativa, autorizar a compensao de crditos tributrios com crditos lquidos e certos, vencidos ou vincendos do sujeito passivo contra a Fazenda Pblica 1 - Sendo vincendo o crdito do sujeito passivo, a lei determinar, para os efeitos deste artigo, a apurao do seu montante, no podendo, porm, cominar reduo maior que a correspondente ao juro de 1% (um por cento) ao ms pelo tempo a decorrer, entre a data da compensao e a do vencimento. 2 - vedada a compensao mediante o aproveitamento de tributo, objeto de contestao judicial pelo sujeito passivo, antes do trnsito em julgado da respectiva deciso judicial. Art 221 - A lei pode facultar, nas condies que estabelea, aos sujeitos ativo e passivo da obrigao tributria celebrar transao que, mediante concesses mtuas, importe em determinao de litgio e conseqente extino de crdito tributrio. 1 - A lei indicar a autoridade competente para autorizar a transao em cada caso. 2- Os institutos da restituio, compensao e da transao esto devidamente regulamentados no Livro Terceiro desta Lei. Art 222 - Fica o chefe do poder executivo autorizado a conceder, por despacho fundamentado, remisso total ou parcial do crdito tributrio, atendendo:

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 55 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

I. situao econmica do sujeito passivo; II. ao erro ou ignorncia escusveis do sujeito passivo, quanto matria de fato; III. diminuta importncia do crdito tributrio; IV. a consideraes de eqidade, em relao com as caractersticas pessoais ou materiais do caso; V. a condies peculiares a determinada regio do territrio do municpio de Lavras da Mangabeira. Pargrafo nico - O despacho referido neste artigo no gera direito adquirido, aplicando-se, quando cabvel, o disposto no artigo 155 do Cdigo Tributrio Nacional. Art 223 - O direito de a Fazenda Pblica constituir o crdito tributrio extingue-se aps 5 (cinco) anos, contados: do primeiro dia do exerccio seguinte quele em que o lanamento poderia ter sido efetuado; II. da data em que se tornar definitiva a deciso que houver anulado, por vcio formal, o lanamento anteriormente efetuado. Pargrafo nico - O direito a que se refere este artigo extingue-se definitivamente com o decurso do prazo nele previsto, contado da data em que tenha sido iniciada a constituio do crdito tributrio pela notificao, ao sujeito passivo, de qualquer medida preparatria indispensvel ao lanamento. Art 224 - A ao para a cobrana do crdito tributrio prescreve em 5 (cinco) anos, contados da data da sua constituio definitiva. Pargrafo nico - A prescrio se interrompe: I. II. III. IV. pela citao pessoal feita ao devedor; pelo protesto judicial; por qualquer ato judicial que constitua em mora o devedor; por qualquer ato inequvoco ainda que extrajudicial, que importe em reconhecimento do dbito pelo devedor. I.

CAPTULO VI EXCLUSO DO CRDITO TRIBUTRIO SEO I DISPOSIES GERAIS Art 225 - Excluem em crdito tributrio: I. a iseno; II. a anistia. Pargrafo nico - A excluso do crdito tributrio no dispensa o cumprimento das obrigaes acessrias dependentes da obrigao principal cujo o crdito seja excludo, ou dela conseqente.

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 56 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

SEO II ISENO Art 226 - A iseno, ainda quando prevista em contrato, sempre decorrente da lei que especifique as condies e requisitos exigidos para a sua concesso, os tributos a que se aplica, sendo caso, o prazo de sua durao. Art 227 - Salvo disposio de lei em contrrio, a iseno no extensiva: I - s taxas e s contribuies de melhoria; II - aos tributos institudos posteriormente sua concesso. Art 228 - A iseno, salvo se concedida por prazo certo e em funo de determinadas condies, pode ser revogada ou modificada por lei, a qualquer tempo, observado o disposto no inciso III do artigo 104 do Cdigo Tributrio Nacional. Art 229 - A iseno, quando no concedida em carter geral, efetivada, em cada caso, por despacho da autoridade administrativa, em requerimento com o qual o interessado faa prova do preenchimento das condies e do cumprimento dos requisitos previstos em lei ou contrato para sua concesso. 1 - Tratando-se de tributos lanados por perodo certo de tempo, o despacho referido neste artigo ser renovado antes da expirao de cada perodo, cessando automaticamente os seus efeitos a partir do primeiro do perodo para o qual o interessado deixar de promover a continuidade do reconhecimento da iseno. 2 - O despacho referido neste artigo no gera direito adquirido, aplicandose, quando cabvel, o disposto no artigo 155 do Cdigo Tributrio Nacional. SEO III ANISTIA Art 230 - A anistia abrange exclusivamente as infraes anteriormente vigncia da lei que a concede, no se aplicando: I. cometidas

aos atos qualificados em lei como crimes ou contravenes e aos que, mesmo sem essa qualificao, sejam praticados com dolo, fraude ou simulao pelo sujeito passivo ou por terceiro em benefcio daquele; II. salvo disposio em contrrio, as infraes resultantes de conluio entre duas ou mais pessoas naturais ou jurdicas. Art 231 - A anistia pode ser concedida: I. em carter geral; II. limitadamente: a) s infraes da legislao relativa a determinado tributo; b) s infraes punidas com penalidades pecunirias at determinado montante, conjugadas ou no com penalidades de outra natureza;

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 57 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

c) a determinada regio do territrio da entidade tributante, em funo de condies a ela peculiares; d) sob condies do pagamento do tributo no prazo fixado pela lei que a conceder, ou cuja fixao seja atribuda pela mesma lei autoridade administrativa. Art 232 - A anistia, quando no concedida em carter geral, efetivada, em cada caso, por despacho da autoridade administrativa, em requerimento com o qual o interessado faa prova do preenchimento das condies e do cumprimento dos requisitos previstos em lei para sua concesso. Pargrafo nico - O despacho referido neste artigo no gera direito adquirido, aplicando-se quando cabvel, o disposto no artigo 155 do Cdigo Tributrio Nacional. CAPTULO VII INFRAES E PENALIDADES Art 233 - Constitui infrao fiscal toda ao ou omisso que importe em inobservncia, por parte do contribuinte, responsvel ou terceiro, das normas estabelecidas na Lei tributria. 1 - Salvo disposio de lei em contrrio, a responsabilidade por infraes da legislao tributria, independe da inteno do agente, ou do responsvel, e da efetividade, natureza e extenso dos efeitos do ato. 2 - Sero aplicadas s infraes a se refere o caput deste artigo, as seguintes penalidades, isoladas ou cumulativamente: I II III IV V Multa Proibio de transacionar com as reparties municipais Sujeio a regime especial de fiscalizao Cancelamento de benefcios fiscais Incluso do contribuinte ou responsvel no cadastro de inadimplentes.

Art 234 - Respondem pela infrao, em conjunto ou isoladamente, as pessoas que, de qualquer forma, concorram para a sua prtica ou delas se beneficiem. Art 235 - O contribuinte, o responsvel, ou demais pessoas envolvidas em infraes podero apresentar denncia espontnea de infrao da obrigao acessria, ficando excluda respectiva penalidade, desde que a falta seja corrigida imediatamente ou , se for o caso, efetuado o pagamento do tributo devido, com os acrscimos legais cabveis, ou depositada a importncia arbitrada pela autoridade administrativa, quando o montante do tributo dependa de apurao Art 236 - No se considera espontnea a denncia apresentada aps o incio de qualquer procedimento administrativo ou medida de fiscalizao relacionados com a infrao. 1 - A apresentao de documentos obrigatrios Administrao no importa em denncia espontnea, para os fins do disposto neste artigo.

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 58 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

Art 237 - A lei tributria que define infrao ou comina penalidade, aplica-se a fatos anteriores sua vigncia, em relao a ato no definitivamente julgado, quando: I - exclua a definio do fato como infrao; II - comina penalidade menos severa que a anteriormente prevista para o fato. LIVRO TERCEIRO ADMINISTRAO TRIBUTRIA E PROCESSO ADMINISTRATIVO FISCAL TITULO I DO ORDENAMENTO PROCESSUAL TRIBUTRIO CAPTULO I DISPOSIES GERAIS SEO I ABRANGNCIA Art 238 - Este Livro rege a aplicao da legislao tributria no mbito administrativo e do processo administrativo fiscal e do exerccio dos direitos dela decorrentes. SEO II CASOS OMISSOS Art 239 - So de aplicao supletiva no processo tributrio as normas: I. de natureza processual da legislao do respectivo tributo; II. de administrao tributria do Estado do Cear e dos demais rgos da Administrao Pblica. III. do cdigo de processo civil. SEO III IMPEDIMENTOS E SUSPEIO Art 240 - O agente do fisco, ou o julgador, est impedido de exercer atividades de fiscalizao, diligncia, percia ou julgamento junto a sujeito passivo: I. em relao ao qual tenha interesse econmico ou financeiro; II. de quem seja cnjuge ou parente, consangneo ou afim, at 3 grau; III. de cujo titular, scio, acionista majoritrio ou dirigente, seja cnjuge ou parente, consangneo ou afim, at 3 grau; IV. tenha atuado em fase anterior do processo; V. quando seja amigo ntimo ou inimigo capital do contribuinte. Art 241 - O impedimento deve ser declarado pelo prprio agente, podendo, tambm, ser argido por qualquer interessado, mediante petio escrita e dirigida ao titular do rgo fiscalizador, ou julgador, em que estiver prestando servio o agente o qual decidir a questo em cinco dias e, se acatada a argio, designar, no mesmo ato, outro funcionrio para continuar o procedimento.

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 59 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

CAPTULO II PRINCPIOS, GARANTIAS E DEVERES SEO I PRINCPIOS DA ATIVIDADE TRIBUTRIA Art 242 - Os procedimentos e o processo administrativo-tributrio observaro os preceitos legais e sero impulsionados pela Administrao at o seu termo final. Art 243 - As partes, seus representantes, os funcionrios pblicos e todos os participantes do procedimento e do processo pautaro sua conduta pelo respeito mtuo, lealdade e boa f. Art 244 - A inobservncia de exigncias formais no invalida os atos processuais, que sero aproveitados, sempre que suficientes obteno da certeza jurdica e segurana procedimental, salvo quando vulnerar o direito de defesa. Art 245 - O procedimento e o processo administrativo-tributrio pautar-se-o pela celeridade, simplicidade e economia, evitando-se a exigncia ou realizao de trmites desnecessrios. Art 246 - A autoridade administrativa deve buscar a verdade material dos fatos, e adotar as medidas probatrias pertinentes, ainda que no propostas pelo interessado. Pargrafo nico - O processo administrativo-tributrio ser gratuito, salvo a aplicao das cominaes processuais e as custas das diligncias e percias realizadas no interesse do administrado, as quais correro s suas expensas. SEO II GARANTIAS E DEVERES Art 247 - Sem prejuzo do disposto na legislao criminal, vedada a divulgao, por parte da Fazenda Pblica ou de seus servidores, de informao obtida em razo do ofcio sobre a situao econmica ou financeira do sujeito passivo ou de terceiros e sobre a natureza e o estado de seus negcios ou atividades. 1 - Excetuam-se do disposto neste artigo, as seguintes situaes: I requisio de autoridade judiciria no interesse da justia II solicitaes de autoridade administrativa no interesse Administrao Pblica, desde que seja comprovada a instaurao regular processo administrativo, no rgo ou na entidade respectiva, com o objetivo investigar o sujeito passivo a que se refere a informao, por prtica infrao administrativa. da de de de

2o - O intercmbio de informao sigilosa, no mbito da Administrao Pblica, ser realizado mediante processo regularmente instaurado, e a entrega ser feita pessoalmente autoridade solicitante, mediante recibo, que formalize a transferncia e assegure a preservao do sigilo

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 60 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606 3o No vedada a divulgao de informaes relativas a: I representaes fiscais para fins penais; II inscries na Dvida Ativa da Fazenda Pblica; III parcelamento ou moratria. Art 248 - A autoridade est obrigada a responder, formalmente, a petio formulada pelo administrado, na qualidade de titular de direito ou interesse legtimo, sendo vedado seu arquivamento sem manifestao expressa, cientificada ao peticionrio. Pargrafo nico - Salvo nos casos de previso de prazo especfico, a resposta petio ser dentro de, no mximo, 30 (trinta) dias, contados da sua apresentao. Art 249 - dever dos administrados colaborar com a administrao fazendria, prestando todas as informaes e esclarecimentos solicitados, exibir livros, documentos e outros elementos de que disponham. CAPTULO III DOS ATOS E TERMOS PROCESSUAIS E ORGANIZAO DOS AUTOS Art 250 - Os atos e termos processuais, quando a lei no prescrever forma determinada, devem conter somente o indispensvel sua finalidade, podendo ser registrados por processo mecnico, eletrnico ou escritos em tinta indelvel, no vernculo, sem rasuras, espaos em branco, entrelinhas ou emendas no ressalvadas. Art 251 - Os autos sero organizados em volumes, com folhas e peas numeradas, rubricadas e dispostas em ordem cronolgica de eventos de juntadas e tero incio atravs do instrumento que o formalizar. CAPTULO IV DA INTIMAO Art 252 - Far-se- a intimao: I - pessoalmente, mediante recibo do destinatrio ou preposto; II - por via postal ou telegrfica, com prova de recebimento; III - por telefax, telex ou via eletrnica, com juntada da prova da expedio; IV - por edital publicado na imprensa oficial, ou em qualquer meio de publicao oficial no municpio do domiclio tributrio do sujeito passivo, quando resultarem improfcuos os meios referidos nos incisos anteriores. Pargrafo nico. No caso de o estabelecimento de pessoa jurdica no estar operando, esta poder ser intimada na pessoa de um de seus scios, no endereo de sua residncia ou domiclio tributrio. Art 253 - Considera-se feita a intimao: I - na data da cincia do intimado, quando pessoalmente;

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 61 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

II - na data aposta no aviso de recebimento ( A.R.), pelo destinatrio ou por quem, em seu nome, receba a intimao, se por via postal ou telegrfica; III - no dia seguinte ao da expedio do telefax, do telex ou no terceiro dia subseqente ao da expedio da mensagem eletrnica IV - na data da publicao do edital, ou, no caso de concesso de prazo, ao final deste. Pargrafo nico - Omitida a data no aviso de recebimento a que se refere o inciso II, considerar-se- feita a intimao no dcimo quinto dia seguinte data comprovada da postagem. Art 254 - A intimao conter obrigatoriamente: I - qualificao do intimado; II - finalidade; III - prazo e local para o seu atendimento; IV - data e assinatura do servidor, com indicao de seu cargo ou funo e nmero de matrcula; V - endereo e horrio de funcionamento da repartio onde deva ser cumprida, se for o caso. Pargrafo nico - Prescinde de assinatura a intimao emitida por telex ou processo eletrnico. CAPITULO V DOS PRAZOS Art 255 - Os prazos fluem a partir da data de cincia e so contnuos, excluindo-se na sua contagem o dia do inicio e incluindo-se o do vencimento Pargrafo nico - A contagem dos prazos s se inicia ou vence em dia de expediente normal no rgo em que corra o processo ou devam ser praticados os atos. Art 256 - A autoridade local far realizar, no prazo de 30 (trinta) dias, os atos processuais que devam ser praticados em sua jurisdio, a pedido de outra autoridade. Art 257 - Salvo os atos de natureza decisria o servidor executar os demais atos processuais no prazo de 10 (dez) dias, se outro prazo no estiver expressamente estabelecido. CAPITULO VI DA DECADNCIA E DA PRESCRIO Art 258 - Os prazos de decadncia e prescrio obedecero ao disposto na legislao de cada tributo, respeitadas as regras do Cdigo Tributrio Nacional. 1 - A decadncia e a prescrio devem ser reconhecidas e declaradas de ofcio.

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 62 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

2 - A homologao tcita, prevista no artigo 150 do Cdigo Tributrio Nacional, s se aplica a parcela do credito tributrio efetivamente paga. 3 - O pagamento de credito tributrio prescrito no enseja reconhecimento de direito sua restituio. Art 259 - Nas isenes e redues condicionadas a evento futuro, a contagem do prazo para formalizao do lanamento no se inicia enquanto pendente a condio suspensiva. Art 260 - Os prazos de decadncia e prescrio no fluem nos perodos em que o titular do direito no puder exerc-lo em decorrncia judicial. Art 261 - No cmputo do prazo para a propositura da ao de cobrana do credito tributrio no se incluem os perodos durante os quais a sua exigibilidade estiver suspensa. TITULO II DVIDA ATIVA CAPTULO I CONSTITUIO E INSCRIO Art 262 - Constitui Dvida Ativa da Fazenda Pblica Municipal aquela definida como tributria ou no tributria na Lei n. 4.320, de 17 de maro de 1964, com as alteraes posteriores, que estatui normas gerais de direito financeiro para elaborao e controle dos oramentos e balanos da Unio, dos Estados, dos Municpios e do Distrito Federal. 1 - Qualquer valor, cuja cobrana seja atribuda por lei ao Municpio de Lavras da Mangabeira, ser considerado Dvida Ativa da Fazenda Pblica Municipal. 2 - A Dvida Ativa da Fazenda Pblica Municipal, compreendendo a tributria e a no tributria, abrange atualizao monetria, juros e multa de mora e demais encargos previstos em lei ou contrato. 3 - Os Termos de Inscrio e a Certido de Dvida Ativa podero ser preparados e numerados por processo manual, mecnico ou eletrnico. Art 263 - Encerrado o exerccio, a repartio competente providenciar imediatamente a inscrio dos dbitos por contribuinte. Pargrafo nico - Independentemente, porm, do trmino do exerccio financeiro, os dbitos fiscais no pagos em tempo hbil podero ser inscritos em livro prprio da divida ativa municipal, para cobrana executiva imediata. Art 264 - O Termo de Inscrio da Dvida Ativa, dever conter: I - nome do devedor, dos co-responsveis e, sempre que conhecido, o domiclio ou residncia de um e de outros;

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 63 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

II - o valor originrio da dvida, bem como o termo inicial e a forma de calcular os juros de mora e demais encargos previstos em lei ou contrato; III - a origem, a natureza e o fundamento legal ou contratual da dvida; IV - a indicao, se for o caso, de estar a dvida sujeita atualizao monetria, bem como o respectivo fundamento legal e o termo inicial para o clculo; V - a data e o nmero da inscrio no registro de Dvida Ativa; VI - o nmero do processo administrativo ou do auto de infrao, se neles estiver apurado o valor da dvida. Art 265 - Podero ser cancelados, mediante despacho do Secretrio de Finanas do Municpio, os dbitos de contribuintes que hajam falecido deixando bens insuscetveis de execuo ou que, pelo seu nfimo valor, tornem a execuo antieconmica. Pargrafo nico - O cancelamento ser determinado de ofcio ou a requerimento da pessoa interessada, desde que fiquem provadas a morte do devedor e a inexistncia de bens ouvida a Procuradoria Jurdica do Municpio de Lavras da Mangabeira. CAPTULO II CERTIDO DE INSCRIO Art 266 - A certido da Dvida Ativa, documento prprio para o inicio do procedimento judicial, dever conter os elementos mencionados no captulo anterior, e, ainda, a indicao do livro e folha de inscrio. Art 267 - A petio inicial e a certido de Dvida Ativa podero constituir um nico documento, preparado inclusive por processo eletrnico. Art 268 - Os servidores incumbidos do registro e cobrana da dvida ativa do Municpio, sob pena de responsabilidade, adotaro providncias e praticaro os atos que forem necessrios para interrupo da prescrio dos crditos do Municpio. Art 269 - O recebimento dos dbitos constantes de certido j encaminhada para cobrana executiva, ser feito exclusivamente vista da guia, em duas vias, expedido pelo Escrivo, com o visto do Procurador do Municpio. TITULO III PROCEDIMENTOS DE FISCALIZAO CAPITULO I COMPETNCIA Art 270 - A fiscalizao dos tributos municipais funo privativa dos Fiscais de Tributos, carreira formada por tcnicos selecionados atravs de concurso pblico, com informao segundo a natureza das atividades a serem desenvolvidas. CAPITULO II SUJEIO FISCALIZAO

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 64 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

Art 271 - Sujeitam-se a fiscalizao todas as pessoas, naturais ou jurdicas, de direito pblico ou de direito privado, contribuinte ou no, inclusive as que gozam de imunidade, iseno ou qualquer outro benefcio fiscal. Art 272 - A administrao tributria estabelecer programas de fiscalizao, contemplando critrios tcnicos para seleo dos diversos segmentos econmicos a serem submetidos a ao fiscal. CAPITULO III DO EXERCCIO DA ATIVIDADE FISCALIZADORA Art 273 - O procedimento fiscal considera-se iniciado por qualquer termo ou ato escrito, praticado por servidor competente, no exerccio de sua atividade funcional, desde que cientificado o ato ao sujeito passivo, seu representante ou preposto. 1 - O termo ou ato de que trata o caput deste artigo dever conter: identificao do fiscalizado; identificao dos tributos e perodos abrangidos; o nome do servidor responsvel pela execuo dos trabalhos; o nome do seu superior hierrquico, com indicao do endereo da repartio V. onde pode ser encontrado e o nmero do telefone; VI. o prazo para apresentao dos documentos e das informaes solicitadas; VII. identificao e assinatura do emitente, dispensada esta no caso de emisso por processo eletrnico. 2 Havendo recusa da parte do contribuinte em assinar ou ser cientificado do procedimento fiscal, o agente da administrao certificar a intimao mencionando o ocorrido com a assinatura de duas testemunhas que se faam presentes. Art 274 - O inicio do procedimento de fiscalizao exclui a espontaneidade do sujeito passivo com relao aos atos anteriormente praticados, e o procedimento dever ser concludo no prazo mximo de 6 (seis ) meses. 1o - A excluso da espontaneidade limita-se aos tributos sob verificao, indicados no termo inicial, ou aqueles incidentes sobre a matria objeto de investigao. 2 - Independentemente da expedio de intimao escrita, a excluso da espontaneidade extensiva aos terceiros envolvidos nas infraes detectadas, a partir do ato que os identifica como partcipes da operao. 3 - Para os efeitos de excluso da espontaneidade, os termos fiscais tero eficcia pelo prazo de 60 (sessenta) dias. 4 - O prazo previsto no pargrafo anterior poder ser renovado sucessivamente, por igual perodo, por qualquer outro ato escrito que indique o prosseguimento dos trabalhos, inclusive pela resposta de intimao, ou por pedido do I. II. III. IV.

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 65 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

sujeito passivo de prazo para seu atendimento, observado o prazo mximo previsto neste artigo. Art 275 - Lavrar-se- o termo prprio sempre que se realizarem trabalhos de verificao fiscal, com cincia ao sujeito passivo, a quem se entregar cpia. Pargrafo nico - Quando no for possvel a extrao de cpia do termo a que se refere este artigo, o servidor reproduzir seu inteiro teor em livro fiscal ou comercial, fazendo essa circunstncia no termo. Art 276 - O Fiscal de Tributos que, em qualquer circunstncia, tiver conhecimento de fato que configure infrao legislao tributria e no estiver designado para apur-la deve representar ao seu superior hierrquico, em relatrio circunstanciado, salvo se essa providncia implicar a possibilidade do desaparecimento da prova ou a excluso do flagrante, hiptese em que dever adotar as providncias imediatas para defesa dos interesses da Fazenda Pblica Municipal. Art 277 - O encerramento do trabalho de fiscalizao deve ser feito por termo escrito, lavrado pelo servidor responsvel, que conter relatrio das matrias examinadas, dos perodos abrangidos, dos procedimentos de investigao e dos testes de consistncia realizados, bem como das irregularidades apuradas, se for caso. Art 278 - O reexame de matria contida em perodo j abrangido por fiscalizao anterior ser determinado pelo titular do rgo, mediante despacho fundamentado. Pargrafo nico - Independem da autorizao prevista neste artigo: I - os procedimentos relacionados com auditoria interna e correio II - as investigaes para atendimento de requisies do Ministrio Pblico e dos Poderes Legislativos e Judicirio. CAPITULO IV DA GUARDA DE LIVROS E DOCUMENTOS Art 279 - Os livros obrigatrios de escriturao comercial e fiscal, inclusive os registrados por processo eletrnico e respectivos arquivos magnticos, assim como os comprovantes dos lanamentos neles efetuados, sero conservados e mantidos em boa ordem at a extino do direito de a Fazenda Pblica formalizar os crditos tributrios decorrentes dos fatos a que se refiram. Pargrafo nico - Os comprovantes e registros da escriturao que repercutem em lanamentos de exerccios futuros sero conservados at a apropriao final de seus efeitos fiscais, ainda que por prazo superior ao estabelecido neste artigo. Art 280 - A escriturao dos livros obrigatrios por sistema de processamento de dados e a manuteno de arquivos magnticos para apresentao fiscalizao sero disciplinadas em ato do Poder Executivo, que poder padronizar os dados tcnicos de gerao de arquivos.

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 66 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

Pargrafo nico - O sujeito Passivo usurio de sistema de processamento de dados dever manter documentao tcnica completa a atualizada do sistema, suficiente para possibilitar a sua auditoria fiscal, facultada a manuteno em meio magntico, sem prejuzo da sua emisso grfica, quando solicitada. Art 281 - A perda ou extravio dos livros ou documentos implica arbitramento dos valores das operaes a que se referiam, para clculo dos tributos incidentes, salvo se, feita a comunicao no prazo de trinta dias da data da ocorrncia do fato, for possvel a reconstituio da escriturao. Pargrafo nico - No se aplica o disposto neste artigo, se a perda ou extravio decorrer de caso fortuito ou fora maior, desde que, cumulativamente: I. haja comunicao do fato autoridade fiscal que jurisdiciona o domicilio tributrio do sujeito passivo, no prazo fixado neste artigo, acompanhada dos elementos de prova da ocorrncia do caso fortuito ou da fora maior, sem prejuzo da posterior averiguao por parte da autoridade fiscal; II. tenha havido regularidade no cumprimento das obrigaes tributrias anteriores ao evento. CAPITULO V DO EXAME, RETENO E APREENSO DE LIVROS E DOCUMENTOS Art 282 - No exerccio das suas atividades funcionais, os Fiscais de Tributos tm livre acesso ao domicilio tributrio do sujeito passivo, que dever franquear o exame dos livros e documentos relacionados com a sua atividade econmica, para verificao do cumprimento das obrigaes tributrias. Pargrafo nico - Para os efeitos deste artigo, so passveis de exame todos os documentos, inclusive os mantidos em arquivos magnticos ou assemelhados, encontrados no local da verificao, que tenham relao direta ou indireta com a atividade exercida pelo fiscalizado, no se aplicando qualquer outra limitao legal, ainda que decorrente da legislao comercial, societria ou profissional. Art 283 - Os livros e documentos podero ser examinados fora do estabelecimento do sujeito passivo, mediante termo escrito de reteno, lavrado pelo Fiscal de Tributos, em que se especifiquem a quantidade, espcie, natureza e condies dos livros e documentos retidos. 1 - Sendo relevante para a administrao tributria a manuteno dos originais, estes no sero devolvidos, extraindo-se cpia para entrega ao interessado. 2 - Excetuado o disposto no pargrafo anterior, devem ser devolvidos os originais dos documentos retidos para exame, mediante recibo. Art 284 - O servidor encarregado de diligncia ou fiscalizao poder promover a lacrao de moveis, caixas ou depsitos onde se encontram arquivos e documentos, toda vez que ficar caracterizada a resistncia ou embarao fiscalizao, ou ainda quando as circunstncia ou a quantidade de documentos no permitirem sua identificao e conferncia no local onde foram encontrados.

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 67 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

Pargrafo nico - O sujeito passivo e demais responsveis sero previamente notificados para acompanharem o procedimento de rompimento do lacre e identificao dos elementos de interesse da fiscalizao. Art 285 - Os livros e documentos fiscais, que constituam prova material de infrao legislao tributria podero ser apreendidos, mediante lavratura de auto de apreenso que indicar a natureza da infrao e o seu possuidor ou detentor. CAPITULO VI DEVER DE INFORMAR Art 286 - Todas as pessoas, naturais ou jurdicas, de direito pblico ou privado, so obrigadas a prestar as informaes solicitadas pela administrao tributria, mediante termo escrito de intimao, relativamente aos bens, atividades e negcios, prprios ou de terceiros. 1 - As informaes solicitadas pela administrao tributria devem ser fornecidas no prazo fixado na intimao, ou no prazo de 10 (dez) dias, quando no for especificado. 2 - No se aplicam as disposies do caput deste artigo s pessoas obrigadas guarda de sigilo em razo da profisso, na forma da lei. Art 287 - O no atendimento ou o atendimento incompleto de pedido de informaes, no prazo estipulado no artigo anterior, caracteriza a infrao de desobedincia e embarao fiscalizao. CAPITULO VII DESOBEDINCIA, EMBARAO E RESISTNCIA Art 288 - Sempre que se configurar desobedincia, embarao ou resistncia ao exerccio das atividades funcionais, lavrar o Fiscal de Tributos auto circunstanciado, com indicao das provas e testemunhas que presenciaram o ato, representando sua chefia imediata para conhecimento, apurao dos fatos e imposio das sanes previstas na legislao pertinente. 1 - Configura-se: a desobedincia, pelo descumprimento de ordem legal de servidor pblico; II. o embarao a fiscalizao, pela negativa no justificada de exibio de livros e documentos em que se assenta a escriturao das atividades do sujeito passivo, assim como pelo no fornecimento de informaes sobre bens, movimentao financeira, negcios ou atividades, prprios ou de terceiros, quando intimado; III. a resistncia, pela negativa de acesso ao estabelecimento, ao domicilio fiscal , a bagagem ou a qualquer outro local onde se desenvolvam atividades do sujeito passivo, ou se encontrem bens de sua posse ou propriedade. I.

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 68 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

2 - Configurados a desobedincia, o embarao ou a resistncia poder o servidor: requisitar o auxlio da fora pblica estadual ou municipal para garantia do exerccio das suas atividades, ainda que o fato no esteja definido em lei como crime ou contraveno; II. aplicar mtodos probatrios, indicirios ou presuntivos, na apurao dos fatos tributveis, sem prejuzo da penalidade que ao caso couber. TTULO IV DA EXIGNCIA TRIBUTRIA CAPITULO I FORMALIZAO DO CRDITO TRIBUTRIO I.

Art 289 - A formalizao da exigncia de crdito tributrio dar-se- atravs de auto de lanamento que conter: I a identificao da matria tributvel, a lei que a tipifica e as provas em que se funda a exigncia; II - as circunstncias de tempo e lugar do acontecimento dos fatos; III - a identificao do sujeito passivo; IV - a quantificao da matria tributvel e o clculo do tributo; V - a penalidade imposta, quando cabvel, e a sua fundamentao legal; VI - a indicao da legislao que rege a atualizao monetria e os encargos moratrios; VII - a notificao ao sujeito passivo e a intimao, com prazo certo, para recolhimento ou impugnao do crdito apurado, quando cabvel. CAPTULO II ALTERAES DO LANAMENTO Art 290 - O lanamento regularmente notificado ao sujeito passivo s passvel de alteraes: em virtude de julgamento de impugnao do sujeito passivo, na forma desta lei; II. por iniciativa do sujeito ativo: a) para saneamento, de ofcio, pela autoridade responsvel pela administrao do lanamento, de erros e incorrees detectados na formalizao de exigncia tributria no impugnada; b) mediante representao fundamentada autoridade julgadora, se j instaurado o litgio. III. por iniciativa da autoridade julgadora, ou no julgamento de recurso de ofcio. I.

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 69 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

1 - Os erros e incorrees identificados na formalizao do crdito, que no impliquem alterao do valor da exigncia tributria, sero sanados pela autoridade responsvel pela administrao do lanamento, de ofcio ou mediante representao, atravs de lavratura de correspondente termo, com cincia do sujeito passivo e se for o caso, reabertura de prazo para manifestao. 2 - Fica assegurado ao sujeito passivo o prazo legal para pagamento ou impugnao, devendo essa restringir-se matria objeto do novo lanamento. CAPITULO III SUSPENSO DA EXIGIBILIDADE DO CRDITO TRIBUTRIO Art 291 - Suspendem a exigibilidade do crdito tributrio: I - a moratria; II - o depsito de seu montante integral; III - a impugnao e o recurso tempestivos; IV - a determinao expressa do Poder Judicirio; V a concesso de medida liminar ou de tutela antecipada, em outras espcies de ao judicial; VI o parcelamento. Pargrafo nico - A suspenso da exigibilidade no dispensa o cumprimento das obrigaes acessrias, nem impede o lanamento, ficando sobrestada a cobrana do crdito tributrio enquanto pendente de soluo suspensiva. CAPITULO IV APLICAO DE PENALIDADES SEO I PENALIDADES PECUNIRIAS Art 292 - Na formalizao da exigncia do crdito tributrio por infrao legislao, sero aplicadas as penalidades previstas para cada tipo de tributo. Pargrafo nico - As multas previstas sero aplicadas em dobro, quando ocorrer desobedincia, embarao ou resistncia s atividades de fiscalizao.

TTULO V DOS PROCEDIMENTOS ESPECIAIS CAPITULO I DA CONSULTA SEO I OBJETO, REQUISITOS E PREPARO Art 293 - A consulta tem por objeto a edio de ato administrativo, emanado de autoridade competente, destinado a prestar ao consulente a orientao oficial sobre questes legais de interesse do sujeito passivo, com vistas ao cumprimento da legislao tributaria.

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 70 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

Art 294 - A consulta ser apresentada por escrito ao rgo que jurisdiciona o domicilio tributrio do consulente, na forma das normas citadas pela administrao tributaria competente. Art 295 - A consulta dever circunscrever-se a fato determinado, descrever suficientemente o seu objeto e indicar as informaes necessrias elucidao dos aspectos controvertidos, inclusive a data da ocorrncia do fato gerador. Art 296 - Na petio de consulta o consulente deve declarar, sob as penas da lei: I. se foi intimado a pagar tributo a matria consultada; II. se foi notificado de inicio de procedimento fiscal, destinado a apurar fato relacionado ao objeto da consulta; III. se existe litgio no qual seja parte, pendente de deciso definitiva, nas esferas administrativas ou judiciais, com referencia matria consultada; IV. se figurou como destinatrio de deciso anterior proferida em consulta ou litgio, em que fora tratada a mesma matria consultada. SEO II ACESSO CONSULTA Art 297 - Podem formular consulta: I. O sujeito passivo seja na condio de contribuinte, responsvel ou substituto tributrio; II. os rgos da administrao publica federal, estadual e municipal; III. as entidades representativas de categorias econmicas e profissionais ou as cooperativas, no interesse de seus associados, filiados ou cooperativados, quando autorizadas por estes, nos termos dos seus atos constitutivos; IV. as pessoas fsicas ou jurdicas sujeitas ao cumprimento de obrigaes acessrias. Pargrafo nico - No caso do inciso III a petio deve estar acompanhada do rol dos associados, filiados ou cooperativados, com a indicao dos nomes e nmeros de cadastro no rgo fazendrio. SEO III DOS EFEITOS DA CONSULTA Art 298 - A consulta eficaz impede a aplicao de penalidade relativamente matria consultada, no perodo compreendido entre a sua protocolizao e os 30 (trinta) dias seguintes cincia da sua soluo, desde que o pagamento ocorra neste prazo. Art 299 - A consulta no suspende o prazo para: I - recolhimento do tributo; II - cumprimento de outras obrigaes acessrias.

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 71 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

Art 300 - Nas hipteses de o consulente impugnar o lanamento ou optar por sua discusso na esfera judicial, presume-se a desistncia da consulta anteriormente formulada. Art 301 - A resposta consulta somente gera efeitos em relao s suas concluses, no vinculando a Administrao Tributria aos seus fundamentos. CAPTULO II RESTITUIO, COMPENSAO E TRANSAO Art 302 - O sujeito passivo ter direito restituio total ou parcial das importncias pagas a ttulo de tributos, nos seguintes casos: I. cobrana ou pagamento espontneo de tributo indevido ou maior que o devido, em face da legislao tributria, ou da natureza ou circunstncia do fato gerador efetivamente ocorrido; II. erro na identificao do sujeito passivo, na determinao da alquota, no clculo do montante do dbito ou na elaborao ou conferncia de qualquer documento relativo ao pagamento; III. reforma, anulao, revogao ou resciso de deciso condenatria. Art 303 - O pedido de restituio que depender de requerimento da parte interessada, somente ser conhecido desde que juntada a notificao da Prefeitura, que acuse crdito do contribuinte, ou prova de pagamento do tributo, com apresentao das razes da ilegalidade ou irregularidades do pagamento. Art 304 - Os valores pagos, indevidamente, a ttulo de tributo, penalidade ou encargos, sero restitudos, a pedido do interessado, desde que fique comprovado em procedimento regular. I - o efetivo pagamento, mediante apresentao da via original da respectiva guia de recolhimento; II - o reembolso ao participar da operao econmica em que repercutiu o valor pleiteado, ou sua autorizao para que seja pleiteada a restituio, no caso de ter ocorrido a transferncia do nus financeiro. Art 305 - O crdito contra a Fazenda Pblica decorrente de pagamento indevido a ttulo de tributo, multa e encargos, poder ser compensado com o valor a recolher correspondente a imposto ou taxa de mesma espcie e destinao, apurado em perodos subseqentes. 1 - A compensao ser admitida apenas para os crditos j constitudos, resolvendo-se a obrigao tributria pelo encontro de contas efetuado entre o crdito a pagar e a receber, seno o eventual saldo pago pelo contribuinte no ato declaratrio de compensao. 2 - A compensao depende de autorizao expressa da administrao tributria, sendo da inteira responsabilidade do sujeito passivo a comprovao da liquidez e certeza do crdito a ser compensado.

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 72 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

Art 306 - A transao somente ser admitida para crdito j constitudo, no caso em que ficar comprovado no ter o sujeito passivo como solver a obrigao tributria em moeda corrente do Pas, resolvendo-se, ento, mediante o recebimento de mercadorias ou servios, previamente avaliados, de acordo com os preos correntes de mercado. Art 307 - Sobre o crdito do sujeito passivo incide juros de mora razo de 1% (um por cento) ao ms, e quando for o caso, calculado pelos mesmos critrios utilizados para cobrana de crditos tributrios em atraso. Art 308 - O pedido de restituio, compensao ou transao, ser decidido em despacho fundamentado pelo chefe do rgo local encarregado da administrao do tributo, no prazo mximo de 30 (trinta) dias, contado de sua completa instruo. Art 309 - O pagamento da restituio ou o termo de compensao ou transao em espcie, ser efetuado no prazo mximo de 30 (trinta) dias, contado do deferimento do pleito. CAPTULO III RECONHECIMENTO DE BENEFCIOS FISCAIS Art 310 - Os pedidos de reconhecimento de iseno, imunidade, remisso, anistia e outros benefcios de exonerao tributria previstos na legislao, para aferio em carter individual, sero, quando a lei assim o exigir, apreciados pela autoridade encarregada da administrao do respectivo tributo. 1 - O pedido de que trata este artigo dever est instrudo com os documentos comprobatrios legalmente exigidos e conter no mnimo: I - identificao do interessado; II - tipo do benefcio e dispositivos legais que prevem; III - especificao do tributo; IV - perodo de referncia, quando for o caso. 2 - No havendo previso de prazo na legislao especfica que instituir o benefcio, o despacho da autoridade deve ocorrer em at 90 (noventa), dias, a contar da completa instruo do pedido. CAPTULO IV INFORMAES E CERTIDES Art 311 - Ao sujeito passivo assegurado o direito de petio na busca de informaes sobre situao tributria de seu interesse, respeitado o limite do sigilo fiscal e observadas as normas atinentes consulta sobre interpretao da legislao tributria. Art 312 - Respeitados os procedimentos a que a lei impe forma especial, os funcionrios encarregados da administrao tributria tm o dever de orientar e de prestar os esclarecimentos solicitados pelo sujeito passivo, em matria tributria.

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 73 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

Art 313 - Sero formalizadas administrao tributria: I.

atravs

de

certides,

as

respostas

da

que digam respeito ao cumprimento da obrigao tributria, principal ou acessria, do sujeito passivo requerente; II. que atestam a situao cadastral do interessado; III. que se destinem a atender pedido de transcrio de inteiro teor de despacho contido em processo de interesse do sujeito passivo; IV. em atendimento a pedido de reproduo de documentos em poder da Fazenda Pblica. Art 314 - A pedido do contribuinte ser fornecida certido negativa dos tributos municipais, nos termos do requerido. Art 315 - Ter os mesmos efeitos da certido negativa a que ressalvar a existncia de crditos no vencidos, sujeitos a reclamao ou recursos com efeito suspensivo, ou em curso de cobrana executiva com efetivao de penhora, ou cuja exigibilidade esteja suspensa. Art 316 - A certido negativa fornecida no exclui o direito de a Fazenda Municipal exigir, a qualquer tempo, os dbitos que venham a ser apurados. Art 317 - O Municpio no celebrar contrato ou aceitar proposta em concorrncia pblica sem que o contratante ou proponente faa prova por certido negativa, da quitao de todos os tributos devidos Fazenda Municipal, relativos atividade em cujo exerccio contrata ou concorre. Art 318 - A certido negativa expedida com dolo ou fraude, que contenha erro contra Fazenda Municipal, responsabiliza pessoalmente o funcionrio que a expedir, pelo pagamento do crdito e os acrscimos legal, no excluindo a responsabilidade criminal e funcional que no caso couber. Art 319 - A certido negativa ser sempre expedida nos termos em que tenha sido requerida e fornecida no prazo mximo de 5 ( cinco ) dias da data da entrada do requerimento na repartio, sendo vlidas pelo prazo de 03 (trs) meses, a contar da data de expedio. CAPTULO V PARCELAMENTO DE DBITOS Art 320 - A requerimento do devedor, podero ser parcelados os dbitos tributrios e no tributrios do sujeito passivo desde que atendidas as seguintes condies cumulativas: mximo de at 24 ( vinte e quatro ) parcelas mensais, iguais e sucessivas; II. justificativa da necessidade do parcelamento e prova do recolhimento do valor correspondente primeira parcela; III. prova de cumprimento de obrigaes de parcelamento anteriormente concedido. I.

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 74 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

1 - S podem ser objeto de parcelamento os tributos, multas e encargos j vencidos, que no estejam com exigibilidade suspensa; 2 - Observando o limite mximo de parcelas previstas no inciso I, a Autoridade Administrativa fixar o nmero e o valor mximo das parcelas, em despacho fundamentado e decidido no prazo de 20 (vinte) dias. Art 321 - A competncia para decidir pedidos de parcelamentos da Autoridade Administrativa que gerncia a respectiva cobrana, com o visto obrigatrio do Prefeito Municipal, ressalvados os dbitos em fase de execuo judicial, cuja deciso compete Procuradoria Jurdica do Municpio de Lavras da Mangabeira. CAPTULO VI REPRESENTAO PARA FINS PENAIS Art 322 - Aps a concluso do processo administrativo-fiscal, verificando a autoridade competente fato que a lei tipifica como crime contra a ordem tributria, providenciar a coleta das provas para instruir representao ao Ministrio Pblico para abertura de processo criminal, sem prejuzo da formalizao e exigncia de crdito tributrio. Pargrafo nico - A representao penal ser formalizada no mximo 10 (dez) dias aps aquele e conter: I. II. III. IV. V. VI. a descrio dos fatos, o modo de proceder dos agentes e os efeitos pretendidos ou alcanados; a qualificao dos agentes e demais envolvidos nos fatos notificados; a qualificao de terceiros, em benefcio de quem foram praticados os atos noticiados, se pessoas diversas das anteriormente citadas; as provas materiais colhidas pelo auditor tributrio junto ao sujeito passivo ou terceiros; as diligncias realizadas, os termos lavrados e os depoimentos colhidos que embaaram o convencimento do auditor tributrio; cpia da deciso final do processo administrativo-fiscal e do lanamento do crdito tributrio, se formalizado, e dos demais documentos que o sustentam.

CAPTULO VII DA DENNCIA ESPONTNEA DA INFRAO Art 323 - A denncia espontnea efetuada pelo sujeito passivo, acompanhada do pagamento do tributo e respectivos encargos moratrios, quando for o caso, exclui a aplicao da respectiva penalidade. 1 - Quando o montante do crdito tributrio depende de apurao pela autoridade administrativa, a responsabilidade elidida pelo depsito da importncia arbitrada por essa mesma autoridade.

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 75 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

2 - A denncia espontnea no exclui a responsabilidade decorrente exclusivamente de mora no cumprimento de obrigaes.

TTULO VI DO PROCESSO ADMINISTRATIVO TRIBUTRIO CAPTULO I DISPOSIES GERAIS Art 324 - O processo administrativo-tributrio tem por objetivo a soluo de litgios de natureza tributria na esfera administrativa e a tutela dos direitos e interesses legalmente protegidos e ser orientadas pelos princpios de celeridade, simplicidade, informalidade e economia processual, aplicando-se aos litgios tributrios em geral. Art 325 - O processo administrativo-tributrio compreende: - impugnao de lanamento de crdito tributrio e de aplicao de penalidade; II - impugnao de pedido de restituio, ressarcimento, compensao, iseno e de outros benefcios fiscais; III - recursos voluntrios de deciso proferida em primeira e segunda instncia. Art 326 - Os interessados no processo administrativo-tributrio gozaro de todos os direitos e garantias inerentes ao contraditrio e ampla defesa. CAPTULO II DA IMPUGNAO Art 327 - Impugnao da exigncia instaura o litgio de natureza tributria, dando incio ao processo administrativo, devendo ser apresentada, por escrito, no prazo de 30 (trinta) dias da intimao. Pargrafo nico - A impugnao tempestiva suspende a exigibilidade do crdito tributrio. Art 328 - A impugnao mencionar: I. II. III. IV. a autoridade julgadora a quem dirigida; a qualificao do impugnante; os motivos de fato e de direito em que se fundamenta; indicao das provas destinadas a demonstrar a verdade dos fatos alegados e o requerimento das diligncias ou percias que se pretenda sejam realizadas; a declarao de que no foi submetida a mesma matria a apreciao na esfera judicial ou a processamento de consulta; I

V.

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 76 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

Art 329 - O processo ser preparados na repartio fiscais onde houver sido formalizada a exigncia tributria ou aplicados a penalidade.

Art 330 - Encerrada a fase do preparo, os autos sero imediatamente remetidos autoridade julgadora, ou servidor designado para substitu-lo, que ter 15 (quinze) dias para pronunciar-se sobre a impugnao. Pargrafo nico - Transcorrido o prazo previsto neste artigo, com ou sem pronunciamento do autor do feito, os autos sero, imediatamente, encaminhados autoridade julgadora de primeira instncia. CAPTULO III DAS PROVAS Art 331 - So admitidos todos os meios legais de prova, bem como os moralmente legtimos, ainda que no especificados nesta Lei, competindo o nus da prova a quem esta aproveita, sem prejuzo da investigao dos fatos pela administrao. Art 332 - A autoridade julgadora determinar, de ofcio ou a requerimento do sujeito passivo, a realizao de diligncias ou percias, quando entend-las necessria. Pargrafo nico - Cabe ao sujeito passivo prover os meios financeiros para custear as despesas das diligncias e percias que sejam realizadas no processo. CAPTULO IV DA DECISO DOS LITGIOS ADMINISTRATIVOS SEO I DA COMPETNCIA, FORMA E REQUISITOS Art 333 - A competncia dos rgos julgadores administrativos no inclui o exame da legalidade e da constitucionalidade de disposio de lei ainda no reconhecida por decises reiteradas do Poder Judicirio, nem a dispensa, por equidade, de pagamento de crdito tributrio. Art 334 - No julgamento em que for decidida questo preliminar ser tambm decidido o mrito, salvo quando incompatveis. Art 335 - Quando puder decidir sobre o mrito favoravelmente ao sujeito passivo a quem aproveitar o acolhimento de questo preliminar ou a declarao de nulidade, a autoridade julgadora no a apreciar ou pronunciar, nem mandar repetir o ato ou suprir-lhe a falta. Art 336 - No julgamento ser apreciado, preliminarmente, o pedido de diligncia ou percia formulado pelo sujeito passivo, devendo constar, expressamente, o seu indeferimento, se for o caso. Art 337 - Exclusivamente na hiptese de erro comprovado, a autoridade julgadora poder decidir de ofcio sobre matrias no controvertidas, nos processos a ela submetidos.

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 77 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

Art 338 - Na apreciao do litgio, a autoridade julgadora formar livremente sua convico, no ficando adstrita s razes de fato ou de direito invocadas pelas partes, podendo determinar a produo das provas que entender necessria. Art 339 - A existncia, no processo, de laudos ou pareceres tcnicos no impede a autoridade julgadora de solicitar pareceres ou laudos de outros rgos. Art 340 - Se a autoridade julgadora, em conseqncia de prova ou circunstncia constantes dos autos, reconhecer a existncia de fato tributvel no contido no ato de formalizao da exigncia, baixar o processo autoridade lanadora, a fim de que seja lavrado o auto de lanamento especfico ou auto complementar de lanamento, conferindo-se ao sujeito passivo o prazo de 30 (trinta) dias para impugnar o novo lanamento. Art 341 - A autoridade julgadora poder determinar a reunio de processos, a fim de que sejam decididos simultaneamente, quando houver conexo ou continncia entre as respectivas matrias litigiosas. Art 342 - A deciso conter relatrio resumido do processo, fundamentos de fato e de direito, concluso e ordem de intimao, devendo referir-se, expressamente, a todas as exigncias objeto do processo, bem como s razes de defesa contra estas suscitadas. CAPTULO V DO RITO ORDINRIO SEO I DO JULGAMENTO EM PRIMEIRA INSTNCIA SUBSEO I DA COMPETNCIA Art 343 - O julgamento do processo administrativo-tributrio, em primeira instncia, ser proferido, de forma singular, por Julgador Administrativo o qual ser designado por Decreto do Chefe do Poder Executivo Municipal. Art 344 - No se inclui na competncia do Julgador Administrativo de primeira instncia o exame da legalidade e da constitucionalidade de disposio de lei e de ato normativo infra legal. SUBSEO II DO JUZO DE ADMISSIBILIDADE Art 345 - O juzo de admissibilidade da impugnao ser proferido mediante despacho irrecorrvel do julgador administrativo de primeira instncia, compreendendo o exame do preenchimento dos requisitos essenciais da pea impugnatria, assim como a verificao das condies para instaurao do litgio. SUBSEO III DO JULGAMENTO

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 78 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

Art 346 - O processo ser julgado no prazo de 60 (sessenta) dias contado de sua entrada no rgo de julgamento competente, descontados os prazos despendidos para a realizao de diligncias e percias. Art 347 - No sendo proferida a deciso no prazo do artigo anterior, poder o sujeito passivo requerer autoridade julgadora a remessa do processo instncia administrativa superior, presumindo-se decidido o litgio, em primeira instncia, desfavoravelmente ao sujeito passivo. Art 348 - A autoridade julgadora de primeira instncia submeter a deciso a reexame necessrio pela instncia superior sempre que: I - exonerar o sujeito passivo do pagamento de crdito tributrio ou penalidade, em valor atualizado superior ao limite fixado em lei; II - reconhecer direito a restituio, ressarcimento, compensao ou a qualquer benefcio fiscal, inclusive iseno, anteriormente negados pela autoridade administrativa; SEO II DO JULGAMENTO EM SEGUNDA INSTNCIA SUBSEO I DA COMPETNCIA Art 349 - O julgamento do processo administrativo-tributrio, em segunda instncia, ser proferido, de forma singular, pelo Chefe do Poder Executivo Municipal. SUBSEO II DA ADMISSIBILIDADE E DO JULGAMENTO DO RECURSO Art 350 - Compete ao Prefeito Municipal decidir e admissibilidade do recurso, inclusive sobre sua tempestividade. emitir o juzo de

Art 351 - No julgamento de segunda instncia assegurado o direito de sustentao oral pelo sujeito passivo e pelo representante da Fazenda Pblica. Pargrafo nico - A defesa oral da Fazenda Pblica poder ser sustentada por Procurador do Municpio, por representante do rgo lanador, ou por ambos, observado o mesmo limite de tempo dado ao sujeito passivo. TTULO VII REGIME ESPECIAL DE TRIBUTAO DA MICROEMPRESA E EMPRESA DE PEQUENO PORTE CAPTULO NICO CONCEITO E TRATAMENTO DIFERENCIADO Art 352 - microempresa e empresa de pequeno porte, no mbito do Imposto Sobre Servios de Qualquer Natureza, fica assegurado tratamento tributrio diferenciado, simplificado e favorecido - SIMPLES, nos termos do artigo 179 da Constituio Federal, da Lei n 9.317, de 05 de dezembro de 1996 e de convnio que poder ser firmado com a Unio Federal.

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 79 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

Art 353 - Para os fins previstos neste Ttulo, fica o Poder Executivo Municipal autorizado a assinar convnio de adeso ao SIMPLES com a Secretaria da Receita Federal, observado o seguinte: I considerar-se- como microempresa a pessoa jurdica que tenha auferido, no ano-calendrio, receita bruta igual ou inferior a R$ 120.000,00 (cento e vinte mil reais); II considerar-se- como empresa de pequeno porte, a pessoa jurdica que tenha auferido, no ano-calendrio, receita bruta superior a R$ 120.000,00 (cento e vinte mil reais) e igual ou inferior a R$ 720.000,00 (setecentos e vinte mil reais). Art 354 - Ficam estabelecidas as seguintes alquotas diferenciadas para a tributao mediante o SIMPLES: I em relao microempresa, que exerce exclusivamente a atividade de prestao de servios, ser aplicada a alquota de 1% (um) ponto percentual sobre o preo do servio; II em relao microempresa, que exerce a atividade de prestao de servios e de circulao de mercadorias, ser aplicada a alquota de 0,5% (meio) ponto percentual sobre o preo do servio; III em relao empresa de pequeno porte, que exerce exclusivamente a atividade de prestao de servios, ser aplicada a alquota de 2.5% (dois e meio) pontos percentuais sobre o preo do servio; IV em relao empresa de pequeno porte, que exerce a atividade de prestao de servios e de circulao de mercadorias, ser aplicada a alquota de 0,5% (meio) ponto percentual sobre o preo do servio; Art 355 - No podem empresas de pequeno porte: ser consideradas como microempresas e como

a) as que tenham obtido, no ano-calendrio, receita bruta superior a R$ 120.000,00 (cento e vinte mil reais), no caso de microempresa e, no mesmo perodo, receita bruta superior a R$ 720.000,00 (setecentos e vinte mil reais), tratando-se de empresa de pequeno porte, respectivamente; b) as constitudas sob a forma de sociedade por aes; c) as que exeram atividades de banco comercial, banco de investimento, banco de desenvolvimento, caixa econmica, sociedades de crdito, financiamento e investimento, sociedade de crdito imobilirio, sociedade corretora de ttulos, valores mobilirios e cmbio, distribuidora de ttulos e valores mobilirios, sociedade corretora de ttulos, valores mobilirios e cmbio, distribuidora de ttulos e valores imobilirios, empresa de arrendamento mercantil, cooperativa de crdito, empresas de seguros privados e de capitalizao e entidade de previdncia privada aberta; d) as que se dediquem compra e venda, ao loteamento, incorporao ou a construo de imveis; e) as que tenham scio estrangeiro, residente no exterior; f) as constitudas sob qualquer forma, de cujo capital participe entidade da administrao pblica, direta ou indireta, federal, estadual ou municipal;

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 80 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

g) as que tenham filial, sucursal, agncia ou representao no pas, de pessoa jurdica com sede no exterior; h) as que tenham titular ou scio participante com mais de 10% (dez por cento) do capital de outra empresa, desde que a receita bruta global ultrapasse o limite adotado para a empresa de pequeno porte; i) as que tenham em seu capital, como scio, outra pessoa jurdica; j) as que realizem as seguintes operaes: locao ou administrao de imveis; armazenamento e depsito de produtos de terceiros; propaganda e publicidade, excludos os veculos de comunicao; factoring; prestao de servios de vigilncia, limpeza, conservao e locao de mo-de-obra; k) as que prestem servios profissionais de: corretor, representante comercial, despachante, ator, empresrio, diretor ou produtor de espetculos, cantor, msico, danarino, mdico, dentista, enfermeiro, veterinrio, engenheiro, arquiteto, fsico, qumico, economista, contador, auditor, consultor, estatstico, administrador, programador, analista de sistema, advogado, psiclogo, professor, jornalista, publicitrio, fisicultor ou assemelhados e de qualquer outra profisso cujo exerccio dependa de habilitao legalmente exigida; l) as que se enquadrem nos incisos XIV, XV, XVI, XVII e XVIII, da Lei n 9.317/96; m) as que tenha dbito inscrito em Dvida Ativa do Municpio, cuja exigibilidade no esteja suspensa; e, n) as que possuam estabelecimento em mais de um municpio. Art 356 - As atividades de tributao, arrecadao e fiscalizao sero, mediante os termos do convnio, delegados Secretaria da Receita Federal, podendo as respectivas Fazendas atuar em operaes conjuntas de fiscalizao. Pargrafo nico No caso de inadimplncia das obrigaes para com o SIMPLES sero aplicadas os juros e multa de mora prevista para o imposto de renda, sem prejuzo da representao para fins de aplicao da legislao penal, no que couber. Art 357 - A empresa cuja receita bruta ultrapasse o limite mximo estabelecido para as empresas de pequeno porte, ser tributada de conformidade com o Captulo II deste Cdigo. Art 358 - As demais regras aplicveis ao funcionamento do SIMPLES sero previstas no termo de convnio, de conformidade com as normas da lei n 9.317/96 que passam a fazer parte integrante deste Cdigo. TTULO VIII DAS DISPOSIES FINAIS E TRANSITRIAS CAPTULO I DAS DISPOSIES TRANSITRIAS Art 359 - A partir da data da vigncia desta lei, cessaro todos os efeitos decorrentes de consultas no solucionadas, ficando assegurado aos consulentes, no prazo de 30 (trinta) dias, contados daquela data:

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 81 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

I - a no instaurao de procedimento de fiscalizao em relao matria consultada; II - a renovao da consulta anteriormente formulada, qual sero aplicadas as normas previstas neste diploma legal. Pargrafo nico - So consideradas definitivas todas as solues de consulta pendentes de julgamento de recurso, voluntrio ou de ofcio, na data da vigncia desta lei. Art 360 - O Poder Executivo encaminhar projeto disciplinando a estrutura da carreira de Fiscal de Tributos, contemplando reas especficas de especializao. Art 361 - Todas as atribuies previstas nesta Lei para o Fiscal de Tributos sero de competncia dos atuais Servidores Municipais que desempenharem atividades pertinentes fiscalizao de tributos, at que seja editada a norma de que trata o artigo anterior. CAPTULO II DISPOSIES FINAIS Art 362 - As alteraes que, de futuro, se fizerem sobre a matria regulada neste Cdigo sero feitas atravs de Lei Complementar e inseridas, no lugar prprio, devendo ser, sempre, efetuadas por meio de substituies dos artigos alterados, supresso dos revogados ou aditamento dos novos, com renumerao dos seguintes. Art 363 - Ficam convertidos em moeda corrente, com a multiplicao pelo fator 1,0641, todos os valores expressos em Unidade Fiscal de Referncia UFIR, nas legislaes municipais e nos documentos de arrecadao municipal, na data de 1 de janeiro de 2004. Art 364 - Em 1 de janeiro de cada exerccio posterior a 2005, os crditos da Fazenda Pblica Municipal, tributrios ou no, constitudos ou no, inscritos ou no em dvida ativa, sero atualizados pela variao do IPCA-IBGE, acumulada no exerccio anterior.

Art 365 - Fica o Chefe do Poder Executivo Municipal autorizado a proceder anualmente, por Decreto, a atualizao dos valores expressos nas tabelas anexas a esta Lei, pela variao do IPCA-IBGE, acumulada no exerccio anterior. Art 366 - Na hiptese de extino, ou da impossibilidade de aplicao do ndice previsto nos artigo anterior, ser adotado outro ndice que reflita a perda do poder aquisitivo da moeda, dando-se prioridade a um ndice apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica IBGE. Art 367 - Fica o Poder Executivo autorizado a aplicar, nas multas e juros de mora, as mesmas condies estabelecidas pela Unio, relativamente cobrana dos tributos a esta devida.

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 82 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

Art 368 - Fica o Poder Executivo autorizado a realizar sorteio de prmios entre os contribuintes que se encontrarem com seus tributos em dia, visando promover campanhas de arrecadao e incentivar o pagamento dos tributos municipais.

Pargrafo nico - As campanhas promocionais sero lanadas atravs de edital pblico e regulamentadas por Decreto do Chefe do Poder Executivo com antecedncia mnima de 30 dias antes da distribuio dos documentos de arrecadao. Art 369 - O Chefe do Poder Executivo estabelecer, mediante Decreto, valores mnimos de arrecadao, a serem acumulados para posterior pagamento ou recolhimento. Art 370 - Consideram-se integradas presente Lei Complementar as tabelas dos anexos que a acompanham. Art 371 - A presente Lei ser regulamentada, no que couber, atravs de ato do chefe do Poder Executivo Municipal. Art 372 - Esta Lei entrar em vigor em 01 de Janeiro de 2006, revogadas, a Lei 0021 de 20 de Dezembro de 1989, suas posteriores modificaes, e demais disposies em contrrio.

Gabinete da Prefeita Municipal de Lavras da Mangabeira, Estado do Cear, em 22 de Dezembro de 2005.

EDENILDA LOPES DE OLIVEIRA SOUSA PREFEITA MUNICIPAL

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 83 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

ANEXO I TABELA PARA COBRANA DO IMPOSTO PREDIAL E TERRITORIAL URBANO - IPTU (FRMULA) FORMULAS PARA CALCULO DO VALOR VENAL DO IMVEL

ITEM 01

DESCRIO Frmula para clculo do valor venal do imvel VVI = VVT + VVE, onde: VVI = valor venal do imvel VVT= valor venal do terreno VVE= valor venal da edificao Frmula para clculo do valor venal do terreno VVT = AT x VMT x FCL, onde: VVT = valor venal do terreno AT = rea do terreno VMT= valor metro quadrado do Terreno, por face de quadra FCL= fator corretivo do lote, onde: FCL= FCL Especfico/Quantidade de itens

02

03

Frmula para clculo do valor venal da edificao VVE = AE x VME x FCE, onde: VVE = valor venal da edificao AE = rea de edificao VME = valor do metro Quadrado de edificao FCE= fator corretivo da edificao, onde: FCE= FCE Especfico/Quantidade de itens

04

IPTU = [ VVT + VVE] x ALQUOTA

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 84 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

ANEXO I TABELAS PARA COBRANA DO IMPOSTO PREDIAL E TERRITORIAL URBANO IPTU TABELA B - VALORES DO METRO QUADRADO DE EDIFICAO

ITEM

DISCRIMINAO

VALOR EM R$

01 02 03 04 05 06

BARRACO CASA (at 01 pavimento ) APARTAMENTO (FRENTE) APARTAMENTO (FUNDOS) APARTAMENTO (LATERAL) APARTAMENTO (COBERTURA)

1,50 30,40 37,64 37,64 37,64 43,43

07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18

SALA CONJUNTO DE SALAS LOJA GALERIA DE LOJAS SOBRELOJA GALPO GALPO ABERTO GALPO INDUSTRIAL ESTACIONAMENTO SUBSOLO ARQUITETURA ESPECIAL OUTROS

37,64 37,64 37,64 37,64 37,64 21,36 14,47 26,05 8,70 21,36 43,43 43,43

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 85 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

ANEXO I TABELAS PARA COBRANA DO IMPOSTO PREDIAL E TERRITORIAL URBANO IPTU TABELA B - VALORES DO METRO QUADRADO DE EDIFICAO FATORES CORRETIVOS DO TERRENO ITEM 1.Adequao Ocupao ESPECIFICAO para 1 FIRME 2 3 4 5 6 7 8 9 2.Situao 1 2 3 4 5 6 7 8 1 2 3 4 1 2 3 4 5 INUNDVEL ALAGADO ENCOSTA MANGUE ROCHOSO DUNAS SUJEITO A MAR OUTROS NORMAL ESQUINA VILA ENCRAVADO QUADRA GLEBA CANTEIRO CENTRAL FUNDOS PLANO ACLIVE DECLIVE IRREGULAR SEM MURO PASSEIO MURO/PASSEIO CERCADO PESO 2,0 0,2 0,1 0,5 0,1 1,2 1,0 0,2 1,0 1,0 1,5 0,8 0,1 2,0 0,5 0,5 0,7 2,0 1,5 1,0 1,0 0,2 1,6 0,4 2,0 0,8 0,2 0,6 0,3 0,5 0,9 1,4 1,6 2,0

3.Topografia do Lote

4.Benfeitoria

5.Passeio para Pedestre 1 SEM MEIO FIO 2 COM MEIO FIO 4 - SEM PAVIMENTAO 5 SEM PAVIMENTAO/SEM MEIOFIO 6 SEM PAVIMENTAO/COM MEIO FIO 8 COM PAVIMENTAO 9 COM PAVIMENTAO/SEM MEIO FIO 10 COM PAVIMENTAO/COM MEIO FIO

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 86 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

ANEXO I TABELAS PARA COBRANA DO IMPOSTO PREDIAL E TERRITORIAL URBANO - IPTU TABELA B - VALORES DO METRO QUADRADO DE EDIFICAO

ITEM 6.Pavimentao

ESPECIFICAO 1 SEM 2 ASFALTO 3 PARALELEPDEDO 4 PEDRA TOSCA 5 PREMOLDADO 6 PIARRA 1 2 3 4 SEM INCANDESCENTE VAPOR DE MERCRIO VAPOR DE SDIO

PESO 0,5 2,0 1,5 1,0 1,8 0,8 0,5 1,0 1,0 1,0 1,0 0,5 1,0 0,5 1,0 0,5 1,0 0,5 1,0 0,5 1,0 0,5 1,0 0,5

7.Iluminao Pblica

8.Rede Eltrica

1 SIM 2 NO 1 SIM 2 NO 1 SIM 2 NO 1 SIM 2 NO 1 SIM 2 NO 1 SIM 2 NO 1 SIM 2 NO

9.Rede de gua

10.Rede Sanitria

11.Rede Telefnica

12.Guia e Sarjeta

13.Coleta de Lixo

14.Galeria Pluvial

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 87 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

ANEXO I TABELAS PARA COBRANA DO IMPOSTO PREDIAL E TERRITORIAL URBANO - IPTU TABELA B - VALORES DO METRO QUADRADO DE EDIFICAO

FATORES CORRETIVOS DA EDIFICAO ITEM 1.Tipo da Edificao ESPECIFICAO 1 RESID. HORIZONTAL 2 RESID. HOR. C/COMRCIO 3 RESID. VERTICAL 4 RESID. VERT. C/COMRCIO 5 COMRCIO HORIZONTAL 6 COMRCIO VERTICAL 7 INDUSTRIAL 8 ESCOLA 9 HOSPITAL 10 RELIGIOSO 11 OUTROS 1 2 3 4 RECUADA ALINHADA AVANADA FUNDOS PESO 1,00 1,10 1,15 1,25 1,20 1,30 1,40 1,40 1,50 1,00 1,00 1,50 1,10 0,50 0,90 1,50 1,30 0,90 0,10 0,50 0,60 0,20 0,30 0,70 0,80 0,30 0,40 0,80 0,90 0,50 0,60 1,00 1,10 0,90 1,00 1,40

2.Situao

3.Tipo

1 ISOLADA 2 CONJ. 1 LADO 3 CONJ. 2 LADOS 1 JARDIM 2 PISCINA 3 JARDIM/PISCINA 4 QUADRA 5 JARDIM/QUADRA 6 PISCINA/QUADRA 7 JARDIM/PISCINA/QUADRA 8 SAUNA 9 JARDIM/SAUNA 10 PISCINA/SAUNA 11 JARDIM/PISCINA/SAUNA 12 QUADRA/SAUNA 13 JARDIM/QUADRA/SAUNA 14 PISCINA/QUADRA/SAUNA 15 JARDIM/PISCINA/QUADRA/SAUNA 16 ELEVADOR 17 JARDIM/ELEVADOR 18 PISCINA/ELEVADOR

4.Atributos Especiais

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 88 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

19- JARDIM/PISCINA/ELEVADOR 20-QUADRA/ELEVADOR 21- JARDIM/QUADRA/ELEVADOR

1,50 1,10 1,20

ANEXO I TABELAS PARA COBRANA DO IMPOSTO PREDIAL E TERRITORIAL URBANO IPTU TABELA B - VALORES DO METRO QUADRADO DE EDIFICAO

ITEM

ESPECIFICAO 22- PISCINA/QUADRA/ELEVADOR 23JARDIM/PISCINA/QUADRA/ELEVADOR 24-SAUNA/ELEVADOR 25-JARDIM/SAUNA/ELEVADOR 26-PISCINA/SAUNA/ELEVADOR 27- JARDIM/PISCINA/SAUNA/ELEVADOR 28-QUADRA/SAUNA/ELEVADOR 29- JARDIM/QUADRA/ELEVADOR 30- PISCINA/QUADRA/SAUNA/ELEVADOR 31JARDIM/PISCINA/QUADRA/SAUNA/ELEV ADOR 1 SEM 2 CAIAO 3 PINTURA LTEX 4 PINTURA A LEO 5 AZULEJO/CERMICA 6- CONCRETO APARENTE 7- REVESTIMENTO LUXO 8- REVESTIMENTO ESPECIAL 123412345SEM FOSSA/SUMIDOURO REDE DE ESGOTO ESTAO DE TRATAMENTO SEM POO REDE POO/REDE CHAFARIZ

PESO 1,60 1,70 1,10 1,30 1,70 1,80 1,40 1,50 1,90 2,00

5.Acabamento Externo

0,20 0,50 1,00 1,20 1,30 1,40 1,50 2,00 0,20 0,50 1,20 1,20 0,10 0,60 1,00 1,60 0,30 0,10 1,00 0,50

6.Sanitrio

7.Abastecimento Dgua

8.Reservatrio Dgua

1- SEM 2- ELEVADO 3- ENTERRADO

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 89 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

4- ELEVADO/ENTERRADO 9.Estrutura 123456CONCRETO ALVENARIA MADEIRA METLICA TAIPA OUTROS

1,50 1,80 1,00 0,80 1,00 0,10 1,00

ANEXO I TABELAS PARA COBRANA DO IMPOSTO PREDIAL E TERRITORIAL URBANO IPTU TABELA B - VALORES DO METRO QUADRADO DE EDIFICAO

ITEM 10.Cobertura

ESPECIFICAO 1- PALHA 2- CERMICA 3- AMIANTO 4- LAJE 5- METLICA 6- ESPECIAL 7- FIBRA DE VIDRO 1- BARRACO 2- CASA 3- APARTAMENTO FRENTE 4- APARTAMENTO LATERAL 5- APARTAMENTO FUNDOS 6- APARTAMENTO COBERTURA 7 SALA 8- CONJUNTO SALAS 9 LOJA 10- GALERIA (LOJA) 11- SOBRELOJA 12- GALPO 13 GALPO ABERTO 14- GALPO INDUSTRIAL 15- ESTACIONAMENTO 16- SUBSOLO 17- ARQUITETURA ESPECIAL 18- OUTROS

PESO 0,10 1,00 1,10 1,10 1,00 2,00 1,50 0,00 1,00 1,50 1,50 1,50 2,00 0,80 0,90 1,00 1,00 0,50 0,60 0,30 1,30 0,50 0,30 2,00 1,00 0,20 0,50 1,00 1,20

11.Classificao Arquitetnica

12.Acabamento Interno

1234-

SEM CAIAO PINTURA LTEX PINTURA LEO

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 90 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

5- CONCRETO APARENTE 6- AZULEJO/CERMICA 7- REVESTIMENTO LUXO 8 REVESTIMENTO ESPECIAL 13.Instalao Eltrica 12345SEM EMBUTIDA SEMI-EMBUTIDA APARENTE SIMPLES APARENTE LUXO

1,40 1,20 1,50 2,00 0,10 1,00 0,70 0,25 2,00

ANEXO I TABELAS PARA COBRANA DO IMPOSTO PREDIAL E TERRITORIAL URBANO IPTU TABELA B - VALORES DO METRO QUADRADO DE EDIFICAO

ITEM 14.Instalao Sanitria

ESPECIFICAO 1- SEM 2- INTERNA 3- EXTERNA 4- ESPECIAL 1- SEM 2- TIJOLO 3- CIMENTO 4- CERMICA 5- MADEIRA 6- SINTTICO 7- INDUSTRIAL 8- MRMORE 10- GRANITO 11- ESPECIAL 1- SEM 2- MADEIRA 3- GESSO 4- LAGE 5- PVC 6- ESPECIAL 1 2 3 4 5 6 SEM MADEIRA FERRO ALUMNIO MISTA ESPECIAL

PESO 0,20 1,00 0,50 1,50 0,10 0,20 0,40 1,00 1,30 1,10 1,50 1,50 2,00 2,00 0,10 1,00 0,50 1,20 1,00 2,00 0,10 1,00 1,20 1,30 1,50 2,00

15.Piso

16.Forro

17.Esquadrias

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 91 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

ANEXO I TABELAS PARA COBRANA DO IMPOSTO PREDIAL E TERRITORIAL URBANO - IPTU TABELA C - VALORES DO METRO QUADRADO DE TERRENO

LOGRADOURO

SEGMENTO 100 a 107 100 100 a 106 100 a 106 100 a 102 100 a 103 100 a 107 100 a 102 100 a 102 100 100 A 105 100 a 102 100 a 111 100 100 100 100 a 102 100 100 a 101 100 a 102 101 a 102 100 100 100 100 a 108 100 a 108 100 a 114 E 1040 100 a 101 100 a 101 100 a 101 100 a 101 100 a 101 101 a 102 100 100 a 102 100 100 a 102 100 a 101 100

VALOR 5,79 5,79 6,97 6,97 5,79 9,65 5,79 6,97 5,79 5,79 5,79 5,79 5,79 5,79 5,79 4,82 5,79 5,79 6,97 6,97 9,65 6,97 6,97 5,79 5,79 5,79 5,79 4,82 4,82 4,82 4,82 5,79 6,97 5,79 6,97 6,97 5,79 5,79 6,97

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 92 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

100 100 a 101 100 100 100 100 100

9,65 5,79 5,79 5,79 6,97 5,79 4,82

ANEXO I TABELAS PARA COBRANA DO IMPOSTO PREDIAL E TERRITORIAL URBANO IPTU TABELA C - VALORES DO METRO QUADRADO DE TERRENO

LOGRADOURO

SEGMENTO 100 100 100 100 100 a 105 100 a 103 100 100 a 104 100 100 a 101 100 100 100 a 101 100 a 101 100 a 102 100 a 102 100 a 103 100 100 100 a 101 100 a 101 100 a 101 100 100 a 101 100 100 a 101 100 a 101 100 100 a 102 100 100 a 102 100

VALOR 4,82 5,79 5,79 5,79 5,79 5,79 5,79 5,79 5,79 6,97 5,79 5,79 5,79 5,79 5,79 5,79 5,79 5,79 6,97 5,79 5,40 5,79 5,79 5,79 5,79 5,79 5,79 5,79 5,79 5,79 5,79 5,79

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 93 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

100 100 100 100 100 100 100 100 100 100 100 100 100 100 100

a 103 e 113 a 105

a 105 a 102 a 102 a 101 a 105 a 103 a 108 a 101

5,79 5,79 5,79 3,00 5,79 5,79 4,82 4,82 4,82 5,79 5,79 5,79 5,79 5,79 5,79

ANEXO I TABELAS PARA COBRANA DO IMPOSTO PREDIAL E TERRITORIAL URBANO IPTU TABELA C - VALORES DO METRO QUADRADO DE TERRENO

LOGRADOURO

SEGMENTO 100 100 a 107 100 100 100 a 102 100 a 101 100 100 e 11 100 100 100 a 101 100 100 100 a 101 100 a 104 100 100 a 102 100 a 102 100 a 101 100 a 102 100 a 101 100 a 103 100 a 102 100 a 107

VALOR 4,82 5,79 5,79 5,79 5,79 5,79 5,79 5,79 5,79 5,79 5,79 5,79 5,79 5,79 4,82 5,79 5,79 5,79 5,79 5,79 5,79 5,79 5,79 5,79

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 94 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

100 100 100 a 102 100 100 100 100 100 100 100 a 102 Todos Todos Todos Todos Todos Todos Todos Todos Todos Todos Todos Todos

5,79 5,79 5,79 5,79 5,79 5,79 5,79 5,79 5,79 5,79 4,82 4,82 4,82 4,82 3,75 4,82 5,79 4,82 6,97 6,97 5,79 5,79

ANEXO I TABELAS PARA COBRANA DO IMPOSTO PREDIAL E TERRITORIAL URBANO IPTU TABELA C - VALORES DO METRO QUADRADO DE TERRENO

SEGMENTOS LOGRADOUROS Todos Todos Todos Todos Todos Todos Todos Todos Todos Todos Todos Todos Todos Todos Todos

VALOR 3,50 6,97 6,97 3,00 3,00 3,00 3,00 3,00 3,00 3,00 3,00 3,00 3,00 6,97 6,97

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 95 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

Todos Todos Todos Todos Todos

6,97 5,79 5,79 5,79 5,79

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 96 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

ANEXO II - LISTA DE SERVIOS E TABELA PARA COBRANA DO IMPOSTO SOBRE SERVIOS DE QUALQUER NATUREZA ISSQN. Descrio dos Servios 1 - Servios de informtica e congneres. 1.01 - Anlise e desenvolvimento de sistemas. 1.02 Programao. 1.03 - Processamento de dados e congneres. 1.04 Elaborao de programas de computadores, inclusive de jogos eletrnicos. 1.05 - Licenciamento ou cesso de direito de uso de programas de computao. 1.06 Assessoria e consultoria em informtica. Alquotas sobre o Alquotas Fixas, Preo do Servio por Ano (%) em(UFIRCE'S)

3 3 3 3 5 3

70 70 70 70 -------

1.07 - Suporte tcnico em informtica, inclusive instalao, configurao e manuteno de 3 programas de computao e bancos de dados. 1.08 - Planejamento, confeco, manuteno e atualizao de pginas eletrnicas. 2 - Servios de pesquisas e desenvolvimento de qualquer natureza. 2.01 - Servios de pesquisas e desenvolvimento de qualquer natureza. 3 - Servios prestados mediante locao, cesso de direito de uso e congneres. 3.01 Cesso de direito de uso de marcas e de sinais de propaganda. 3

---

5 ---

---

3.02 - Explorao de sales de festas, centro de convenes, escritrios virtuais, stands, 5 quadras esportivas, estdios, ginsios, auditrios, casas de espetculos, parques de diverses,

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 97 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

canchas e congneres, para realizao de eventos ou negcios de qualquer natureza. 3.03 - Locao, sublocao, arrendamento, direito de passagem ou permisso de uso, compartilhado ou no, de ferrovia, rodovia, postes, cabos, dutos e condutos de qualquer 5 natureza. 3.04 - Cesso de andaimes, palcos, coberturas e outras estruturas de uso temporrio. 4 - Servios de sade, assistncia mdica e congneres. 4.01 - Medicina e biomedicina. 3 150 --4

---

---

4.02 - Anlises clnicas, patologia, eletricidade mdica, radioterapia, quimioterapia, ultra3 sonografia, ressonncia magntica, radiologia, tomografia e congneres. 4.03 - Hospitais, clnicas, laboratrios, sanatrios, manicmios, casas de sade, prontos- 3 socorros, ambulatrios e congneres. 4.04 - Instrumentao cirrgica. 4.05 - Acupuntura. 4.06 - Enfermagem, inclusive servios auxiliares. 4.07 - Servios farmacuticos. 4.08 - Terapia ocupacional, fisioterapia e fonoaudiologia. 4.09 - Terapias de qualquer espcie destinadas ao tratamento fsico, orgnico e mental. 4.10 - Nutrio. 3 3 3 3 3 3 3

---

--110 70 110 110 110 70

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 98 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

4.11 - Obstetrcia. 4.12 - Odontologia. 4.13 - Ortptica. 4.14 - Prteses sob encomenda. 4.15 - Psicanlise. 4.16 - Psicologia. 4.17 - Casas de repouso e de recuperao, creches, asilos e congneres. 4.18 - Inseminao artificial, fertilizao in vitro e congneres. 4.19 - Bancos de sangue, leite, pele, olhos, vulos, smen e congneres.

3 3 3 3 3 3 3 3 2

110 110 110 --110 110 -------------

4.20 - Coleta de sangue, leite, tecidos, smen, rgos e materiais biolgicos de qualquer 2 espcie. 4.21 - Unidade de atendimento, assistncia ou tratamento mvel e congneres. 3

4.22 - Planos de medicina de grupo ou individual e convnios para prestao de assistncia 3 mdica, hospitalar, odontolgica e congneres. 4.23 - Outros planos de sade que se cumpram atravs de servios de terceiros contratados, credenciados, cooperados ou apenas pagos pelo operador do plano mediante indicao do 3 beneficirio. 5 - Servios de medicina e assistncia veterinria e congneres.

---

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 99 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

5.01 - Medicina veterinria e zootecnia. 5.02 - Hospitais, clnicas, ambulatrios, prontos-socorros e congneres, na rea veterinria. 5.03 - Laboratrios de anlise na rea veterinria. 5.04 - Inseminao artificial, fertilizao in vitro e congneres. 5.05 - Bancos de sangue e de rgos e congneres.

3 3 3 3 2

110 -----------------

5.06 - Coleta de sangue, leite, tecidos, smen, rgos e materiais biolgicos de qualquer 2 espcie. 5.07 - Unidade de atendimento, assistncia ou tratamento mvel e congneres. 5.08 - Guarda, tratamento, amestramento, embelezamento, alojamento e congneres. 5.09 - Planos de atendimento e assistncia mdico-veterinria. 6 - Servios de cuidados pessoais, esttica, atividades fsicas e congneres. 6.01 - Barbearia, cabeleireiros, manicuros, pedicuros e congneres. 6.02 - Esteticistas, tratamento de pele, depilao e congneres. 6.03 - Banhos, duchas, sauna, massagens e congneres. 6.04 - Ginstica, dana, esportes, natao, artes marciais e demais atividades fsicas. 6.05 - Centros de emagrecimento, spa e congneres. 3 3 5 3 3 3 4 4

30 30 -----------

7 - Servios relativos a engenharia, arquitetura, geologia, urbanismo, construo civil, manuteno, limpeza, meio ambiente,

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 100 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

saneamento e congneres. 7.01 - Engenharia, agronomia, agrimensura, arquitetura, geologia, urbanismo, paisagismo e 4 congneres. 7.02 - Execuo, por administrao, empreitada ou subempreitada, de obras de construo civil, hidrulica ou eltrica e de outras obras semelhantes, inclusive sondagem, perfurao de poos, escavao, drenagem e irrigao, terraplanagem, pavimentao, concretagem e a instalao e montagem de produtos, peas e equipamentos (exceto o fornecimento de mercadorias 4 produzidas pelo prestador de servios fora do local da prestao dos servios, que fica sujeito ao ICMS). 110 ---

7.03 - Elaborao de planos diretores, estudos de viabilidade, estudos organizacionais e outros, relacionados com obras e servios de engenharia; elaborao de anteprojetos, projetos bsicos e 4 projetos executivos para trabalhos de engenharia. 7.04 - Demolio. 4

---

---

7.05 - Reparao, conservao e reforma de edifcios, estradas, pontes, portos e congneres (exceto o fornecimento de mercadorias produzidas pelo prestador dos servios, fora do local da 4 prestao dos servios, que fica sujeito ao ICMS). 7.06 - Colocao e instalao de tapetes, carpetes, assoalhos, cortinas, revestimentos de parede, vidros, divisrias, placas de gesso e congneres, com material fornecido pelo tomador 3 do servio. 7.07 - Recuperao, raspagem, polimento e lustrao de pisos e congneres. 7.08 - Calafetao. 3 3

---

---

-------

7.09 - Varrio, coleta, remoo, incinerao, tratamento, reciclagem, separao e destinao 3

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 101 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

final de lixo, rejeitos e outros resduos quaisquer. 7.10 - Limpeza, manuteno e conservao de vias e logradouros pblicos, imveis, chamins, 3 piscinas, parques, jardins e congneres. 7.11 - Decorao e jardinagem, inclusive corte e poda de rvores. 4 --30

7.12 - Controle e tratamento de efluentes de qualquer natureza e de agentes fsicos, qumicos e 3 biolgicos.

---

7.13 - Dedetizao, desinfeco, pulverizao e congneres.

desinsetizao,

imunizao,

higienizao,

desratizao,

3 3 4

---------

7.14 - Florestamento, reflorestamento, semeadura, adubao e congneres. 7.15 - Escoramento, conteno de encostas e servios congneres.

7.16 - Limpeza e dragagem de rios, portos, canais, baas, lagos, lagoas, represas, audes e 3 congneres. 7.17 - Acompanhamento e fiscalizao da execuo de obras de engenharia, arquitetura e 3 urbanismo.

110

7.18 - Aerofotogrametria (inclusive interpretao), cartografia, mapeamento, levantamentos 3 topogrficos, batimtricos, geogrficos, geodsicos, geolgicos, geofsicos e congneres.

---

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 102 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

7.19 - Pesquisa, perfurao, cimentao, mergulho, perfilagem, concretao, testemunhagem, pescaria, estimulao e outros servios relacionados com a explorao e explotao de petrleo, 5 gs natural e de outros recursos minerais. 7.20 - Nucleao e bombardeamento de nuvens e congneres. 2

---

---

8 - Servios de educao, ensino, orientao pedaggica e educacional, instruo, treinamento e avaliao pessoal de qualquer grau ou natureza. 8.01 - Ensino regular pr-escolar, fundamental, mdio e superior. 2 --30

8.02 - Instruo, treinamento, orientao pedaggica e educacional, avaliao de conhecimentos 2 de qualquer natureza. 9 - Servios relativos a hospedagem, turismo, viagens e congneres. 9.01 - Hospedagem de qualquer natureza em hotis, apart-service condominiais, flat, aparthotis, hotis residncia, residence-service, suite service, hotelaria martima, motis, penses e congneres; ocupao por temporada com fornecimento de servio (o valor da 5 alimentao e gorjeta, Quando includo no preo da diria, fica sujeito ao Imposto Sobre Servios). 9.02 - Agenciamento, organizao, promoo, intermediao e execuo de programas de 5 turismo, passeios, viagens, excurses, hospedagens e congneres. 9.03 - Guias de turismo. 10 - Servios de intermediao e congneres. 10.01 - Agenciamento, corretagem ou intermediao de cmbio, de seguros, de cartes de 5 crdito, de planos de sade e de planos de previdncia privada. 3

---

--150

---

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 103 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

10.02 - Agenciamento, corretagem ou intermediao de ttulos em geral, valores mobilirios e 5 contratos quaisquer.

---

10.03 - Agenciamento, corretagem ou intermediao de direitos de propriedade industrial, 5 artstica ou literria.

150

10.04 - Agenciamento, corretagem ou intermediao de contratos de arrendamento mercantil 5 (leasing), de franquia (franchising) e de faturizao (factoring). 10.05 - Agenciamento, corretagem ou intermediao de bens mveis ou imveis, no abrangidos em outros itens ou subitens, inclusive aqueles realizados no mbito de Bolsas de Mercadorias e 5 Futuros, por quaisquer meios. 10.06 - Agenciamento de notcias. 3

---

150

150 150 150 150

10.07 - Agenciamento de publicidade e propaganda, inclusive o agenciamento de veiculao por 3 quaisquer meios. 10.08 - Representao de qualquer natureza, inclusive comercial. 10.09 - Distribuio de bens de terceiros. 11 - Servios de guarda, estacionamento, armazenamento, vigilncia e congneres. 11.01 - Guarda e estacionamento de veculos terrestres automotores, de aeronaves e de 4 embarcaes. 11.02 - Vigilncia, segurana ou monitoramento de bens e pessoas. 3 3 3

--70

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 104 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

11.03 - Escolta, inclusive de veculos e cargas.

70 ---

11.04 - Armazenamento, depsito, carga, descarga, arrumao e guarda de bens de qualquer 3 espcie. 12 - Servios de diverses, lazer, entretenimento e congneres. 12.01 - Espetculos teatrais. 12.02 - Exibies cinematogrficas. 12.03 - Espetculos circenses. 12.04 - Programas de auditrio. 12.05 - Parques de diverses, centros de lazer e congneres. 12.06 - Boates, taxi-dancing e congneres. 2 5 2 5 3 3

-------------------------

12.07 - Shows, ballet, danas, desfiles, bailes, peras, concertos, recitais, festivais e 3 congneres. 12.08 - Feiras, exposies, congressos e congneres. 12.09 - Bilhares, boliches e diverses eletrnicas ou no. 12.10 - Corridas e competies de animais. 3 3 3

12.11 - Competies esportivas ou de destreza fsica ou intelectual, com ou sem a participao 3 do espectador. 12.12 - Execuo de msica. 3

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 105 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

12.13 - Produo, mediante ou sem encomenda prvia, de eventos, espetculos, entrevistas, shows, ballet, danas, desfiles, bailes, teatros, peras, concertos, recitais, festivais e 3 congneres. 12.14 - Fornecimento de msica para ambientes fechados ou no, mediante transmisso por 3 qualquer processo. 12.15 - Desfiles de blocos carnavalescos ou folclricos, trios eltricos e congneres. 3

---

---------

12.16 - Exibio de filmes, entrevistas, musicais, espetculos, shows, concertos, desfiles, 3 peras, competies esportivas, de destreza intelectual ou congneres. 12.17 - Recreao e animao, inclusive em festas e eventos de qualquer natureza. 13 - Servios relativos a fonografia, fotografia, cinematografia e reprografia. 13.01 - Fonografia ou gravao de sons, inclusive trucagem, dublagem, mixagem e congneres. 3 13.02 - Fotografia e cinematografia, inclusive revelao, ampliao, cpia, reproduo, trucagem 3 e congneres. 13.03 - Reprografia, microfilmagem e digitalizao. 13.04 - Composio grfica, fotocomposio, clicheria, zincografia, litografia, fotolitografia. 14 - Servios relativos a bens de terceiros. 14.01 - Lubrificao, limpeza, lustrao, reviso, carga e recarga, conserto, restaurao, blindagem, manuteno e conservao de mquinas, veculos, aparelhos, equipamentos, 3 motores, elevadores ou de qualquer objeto (exceto peas e partes empregadas, que ficam sujeitas ao ICMS). 3 3 3

250 250 250 ---

---

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 106 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

14.02 - Assistncia tcnica.

-------

14.03 - Recondicionamento de motores (exceto peas e partes empregadas, que ficam sujeitas 3 ao ICMS). 14.04 - Recauchutagem ou regenerao de pneus. 3

14.05 - Restaurao, recondicionamento, acondicionamento, pintura, beneficiamento, lavagem, secagem, tingimento, galvanoplastia, anodizao, corte, recorte, polimento, plastificao e 3 congneres, de objetos quaisquer. 14.06 - Instalao e montagem de aparelhos, mquinas e equipamentos, inclusive montagem 3 industrial, prestados ao usurio final, exclusivamente com material por ele fornecido. 14.07 - Colocao de molduras e congneres. 14.08 - Encadernao, gravao e dourao de livros, revistas e congneres. 3 3

---

--50 50 50 ---------

14.09 - Alfaiataria e costura, quando o material for fornecido pelo usurio final, exceto 3 aviamento. 14.10 - Tinturaria e lavanderia. 14.11 - Tapearia e reforma de estofamentos em geral. 14.12 - Funilaria e lanternagem. 14.13 - Carpintaria e serralheria. 3 3 3 3

15 - Servios relacionados ao setor bancrio ou financeiro, inclusive aqueles prestados por instituies financeiras autorizadas a funcionar pela Unio ou por quem de direito.

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 107 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

15.01 - Administrao de fundos quaisquer, de consrcio, de carto de crdito ou dbito e 5 congneres, de carteira de clientes, de cheques pr-datados e congneres. 15.02 - Abertura de contas em geral, inclusive conta-corrente, conta de investimentos e aplicao e caderneta de poupana, no Pas e no exterior, bem como a manuteno das referidas 5 contas ativas e inativas. 15.03 - Locao e manuteno de cofres particulares, de terminais eletrnicos, de terminais de 5 atendimento e de bens e equipamentos em geral. 15.04 - Fornecimento ou emisso de atestados em geral, inclusive atestado de idoneidade, 5 atestado de capacidade financeira e congneres.

---

---

---

---

15.05 - Cadastro, elaborao de ficha cadastral, renovao cadastral e congneres, incluso ou 5 excluso no Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos - CCF ou em quaisquer outros bancos cadastrais.

---

15.06 - Emisso, reemisso e fornecimento de avisos, comprovantes e documentos em geral; abono de firmas; coleta e entrega de documentos, bens e valores; comunicao com outra agncia ou com a administrao central;licenciamento eletrnico de veculos; transferncia de 5 veculos; agenciamento fiducirio ou depositrio; devoluo de bens em custdia. 15.07 - Acesso, movimentao, atendimento e consulta a contas em geral, por qualquer meio ou processo, inclusive por telefone, fac-smile, internet e telex, acesso a terminais de atendimento, 5 inclusive vinte e quatro horas; acesso a outro banco e a rede compartilhada; fornecimento de saldo, extrato e demais informaes relativas a contas em geral, por qualquer meio ou processo. 15.08 - Emisso, reemisso, alterao, cesso, substituio, cancelamento e registro de contrato 5

---

---

---

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 108 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

de crdito; estudo, anlise e avaliao de operaes de crdito; emisso, concesso, alterao ou contratao de aval, fiana, anuncia e congneres; servios relativos a abertura de crdito, para quaisquer fins. 15.09 - Arrendamento mercantil (leasing) de quaisquer bens, inclusive cesso de direitos e obrigaes, substituio de garantia, alterao, cancelamento e registro de contrato, e demais 5 servios relacionados ao arrendamento mercantil (leasing). 15.10 - Servios relacionados a cobranas, recebimentos ou pagamentos em geral, de ttulos quaisquer, de contas ou carns, de cmbio, de tributos e por conta de terceiros, inclusive os efetuados por meio eletrnico, automtico ou por mquinas de atendimento; fornecimento de 5 posio de cobrana, recebimento ou pagamento; emisso de carns, fichas de compensao, impressos e documentos em geral. 15.11 - Devoluo de ttulos, protesto de ttulos, sustao de protesto, manuteno de ttulos, 5 reapresentao de ttulos, e demais servios a eles relacionados. 15.12 - Custdia em geral, inclusive de ttulos e valores mobilirios. 5

---

---

-----

15.13 - Servios relacionados a operaes de cmbio em geral, edio, alterao, prorrogao, cancelamento e baixa de contrato de cmbio; emisso de registro de exportao ou de crdito; cobrana ou depsito no exterior; emisso, fornecimento e cancelamento de cheques de viagem; 5 fornecimento, transferncia, cancelamento e demais servios relativos a carta de crdito de importao, exportao e garantias recebidas; envio e recebimento de mensagens em geral relacionadas a operaes de cmbio. 15.14 - Fornecimento, emisso, reemisso, renovao e manuteno de carto magntico, 5 carto de crdito, carto de dbito, carto salrio e congneres. 15.15 - Compensao de cheques e ttulos quaisquer; servios relacionados a depsito, inclusive depsito identificado, a saque de contas quaisquer, por qualquer meio ou processo, inclusive em 5 terminais eletrnicos e de atendimento.

---

---

---

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 109 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

15.16 - Emisso, reemisso, liquidao, alterao, cancelamento e baixa de ordens de pagamento, ordens de crdito e similares, por qualquer meio ou processo; servios relacionados 5 transferncia de valores, dados, fundos, pagamentos e similares, inclusive entre contas em geral. 15.17 - Emisso, fornecimento, devoluo, sustao, cancelamento e oposio de cheques 5 quaisquer, avulso ou por talo. 15.18 - Servios relacionados a crdito imobilirio, avaliao e vistoria de imvel ou obra, anlise tcnica e jurdica, emisso, reemisso, alterao, transferncia e renegociao de contrato, 5 emisso e reemisso do termo de quitao e demais servios relacionados a crdito imobilirio. 16 - Servios de transporte de natureza municipal. 16.01 - Servios de transporte de natureza municipal. 3

---

---

---

70

17 Servios de apoio tcnico, administrativo, jurdico, contbil, comercial e congneres. 17.01 - Assessoria ou consultoria de qualquer natureza, no contida em outros itens desta lista; anlise, exame, pesquisa, coleta, compilao e fornecimento de dados e informaes de qualquer 3 natureza, inclusive cadastro e similares. 17.02 - Datilografia, digitao, estenografia, expediente, secretaria em geral, resposta audvel, redao, edio, interpretao, reviso, traduo, apoio e infra-estrutura administrativa e 3 congneres. 17.03 - Planejamento, coordenao, programao ou organizao tcnica, financeira ou 3 administrativa. 17.04 - Recrutamento, agenciamento, seleo e colocao de mo-de-obra. 3

110

70

110 ---

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 110 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

17.05 - Fornecimento de mo-de-obra, mesmo em carter temporrio, inclusive de empregados 3 ou trabalhadores, avulsos ou temporrios, contratados pelo prestador de servio. 17.06 - Propaganda e publicidade, inclusive promoo de vendas, planejamento de campanhas 3 ou sistemas de publicidade, elaborao de desenhos, textos e demais materiais publicitrios. 17.07 - Franquia (franchising). 17.08 - Percias, laudos, exames tcnicos e anlises tcnicas. 3 3

---

150 --150 ---

17.09 - Planejamento, organizao e administrao de feiras, exposies, congressos e 3 congneres. 17.10 - Organizao de festas e recepes; buf (exceto o fornecimento de alimentao e 5 bebidas, que fica sujeito ao ICMS). 17.11 - Administrao em geral, inclusive de bens e negcios de terceiros. 17.12 - Leilo e congneres. 17.13 - Advocacia. 17.14 - Arbitragem de qualquer espcie, inclusive jurdica. 17.15 - Auditoria. 17.16 - Anlise de Organizao e Mtodos. 17.17 - Aturia e clculos tcnicos de qualquer natureza. 17.18 - Contabilidade, inclusive servios tcnicos e auxiliares. 3 5 3 3 3 3 3 3

------110 110 110 ----110

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 111 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

17.19 - Consultoria e assessoria econmica ou financeira. 17.20 - Estatstica. 17.21 - Cobrana em geral.

3 3 4

110 110 ----

17.22 - Assessoria, anlise, avaliao, atendimento, consulta, cadastro, seleo, gerenciamento de informaes, administrao de contas a receber ou a pagar e em geral, relacionados a 3 operaes de faturizao (factoring). 17.23 - Apresentao de palestras, conferncias, seminrios e congneres. 5

----

---

18 - Servios de regulao de sinistros vinculados a contratos de seguros; inspeo e avaliao de riscos para cobertura de contratos de seguros; preveno e gerncia de riscos segurveis e congneres. 18.01 - Servios de regulao de sinistros vinculados a contratos de seguros; inspeo e avaliao de riscos para cobertura de contratos de Seguros; preveno e gerncia de riscos 3 segurveis e congneres.

---

19 - Servios de distribuio e venda de bilhetes e demais produtos de loteria, bingos, cartes, pules ou cupons de apostas, sorteios, prmios, inclusive os decorrentes de ttulos de capitalizao e congneres. 19.01 - Servios de distribuio e venda de bilhetes e demais produtos de loteria, bingos, cartes, pules ou cupons de apostas, sorteios, prmios, inclusive os decorrentes de ttulos de 5 capitalizao e congneres.

---

20 - Servios porturios, aeroporturios, ferroporturios, de terminais rodovirios, ferrovirios e metrovirios. 20.01 - Servios aeroporturios, utilizao de aeroporto, movimentao de passageiros, armazenagem de qualquer natureza, capatazia, movimentao de aeronaves, servios de apoio 3 aeroporturios, servios acessrios, movimentao de mercadorias, logstica e congneres.

----

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 112 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

20.02 - Servios de Terminais rodovirios, ferrovirios, metrovirios, movimentao de 3 passageiros, mercadorias, inclusive suas operaes, logstica e congneres. 21 - Servios de registros pblicos, cartorrios e notariais. 21.01 - Servios de registros pblicos, cartorrios e notariais. 22 - Servios de explorao de rodovia. 22.01 - Servios de explorao de rodovia mediante cobrana de preo ou pedgio dos usurios, envolvendo execuo de servios de conservao, manuteno, melhoramentos para adequao 5 de capacidade e segurana de trnsito, operao, monitorao, assistncia aos usurios e outros servios definidos em contratos, atos de concesso ou de permisso ou em normas oficiais. 23 - Servios de programao e comunicao visual, desenho industrial e congneres. 23.01 - Servios de programao e comunicao visual, desenho industrial e 4 congneres. 5

---

---

---

185

24 - Servios de chaveiros, confeco de carimbos, placas, sinalizao visual, banners, adesivos e congneres. 24.01 - Servios de chaveiros, confeco de carimbos, placas, sinalizao visual, banners, 3 adesivos e congneres. 25 - Servios funerrios. 25.01 - Funerais, inclusive fornecimento de caixo, urna ou esquifes; aluguel de capela; transporte do corpo cadavrico; fornecimento de flores, coroas e outros paramentos; 3 desembarao de certido de bito; fornecimento de vu, essa e outros adornos; embalsamento, embelezamento, conservao ou restaurao de cadveres. ---

---

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 113 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

25.02 - Cremao de corpos e partes de corpos cadavricos. 25.03 - Planos ou convnio funerrios. 25.04 - Manuteno e conservao de jazigos e cemitrios.

3 3 3

-------

26 - Servios de coleta, remessa ou entrega de correspondncias, documentos, objetos, bens ou valores, inclusive pelos correios e suas agncias franqueadas; courrier e congneres. 26.01 - Servios de coleta, remessa ou entrega de correspondncias, documentos, objetos, bens 5 ou valores, inclusive pelos correios e suas agncias franqueadas; courrier e congneres. 27 - Servios de assistncia social. 27.01 - Servios de assistncia social. 28 - Servios de avaliao de bens e servios de Qualquer natureza. 28.01 - Servios de avaliao de bens e servios de qualquer natureza. 29 - Servios de biblioteconomia. 29.01 - Servios de biblioteconomia. 30 - Servios de biologia, biotecnologia e qumica. 30.01 - Servios de biologia, biotecnologia e qumica. 3 125 2 50 3 50 3 110 ---

31 - Servios tcnicos em edificaes, eletrnica, eletrotcnica, mecnica, telecomunicaes e congneres. 31.01 - Servios tcnicos em edificaes, eletrnica, eletrotcnica, mecnica, telecomunicaes e 3 congneres. 125

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 114 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

32 - Servios de desenhos tcnicos. 32.01 - Servios de desenhos tcnicos. 33 - Servios de desembarao aduaneiro, comissrios, despachantes e congneres. 33.01 - Servios de desembarao aduaneiro, comissrios, despachantes e congneres. 34 - Servios de investigaes particulares, detetives e congneres. 34.01 - Servios de investigaes particulares, detetives e congneres. 35 - Servios de reportagem, assessoria de imprensa, jornalismo e relaes pblicas. 35.01 - Servios de reportagem, assessoria de imprensa, jornalismo e relaes pblicas. 36 - Servios de meteorologia. 36.01 - Servios de meteorologia. 37 - Servios de artistas, atletas, modelos e manequins. 37.01 - Servios de artistas, atletas, modelos e manequins. 38 - Servios de museologia. 38.01 - Servios de museologia. 39 - Servios de ourivesaria e lapidao. 39.01 - Servios de ourivesaria e lapidao (quando o material for fornecido pelo tomador do 3 servio). 50 3 50 3 110 3 110 3 110 5 250 3 ---3 150

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 115 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

40 - Servios relativos a obras de arte sob encomenda. 40.01 - Obras de arte sob encomenda. 3 ---

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 116 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

ANEXO III

TABELA PARA COBRANA DA TAXA DE LICENA PARA LOCALIZAO E FUNCIONAMENTO

Estabelecimentos comerciais, industriais, de prestao de servios e agropecurios, por metro quadrado de rea construda e utilizado.

ITEM

FAIXA DE REA

VALOR (R$)

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13

De 01 a 10 m2 De 11 a 20 m2 De 21 a 30 m2 De 31 a 40 m2 De 41 a 50 m2 De 51 a 60 m2 De 61 a 70 m2 De 71 a 80 m2 De 81 a 90 m2 De 91 a 100 m2 De 101 a 200 m2 De 201 a 500 m2 Acima de 500 m2

10,72 24,67 32,17 40,75 48,26 56,84 64,34 72,92 81,50 96,52 134,05 182,31 360,33

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 117 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

ANEXO IV TABELA PARA COBRANA DA TAXA LICENA PARA EXECUO DE OBRAS, ARRUAMENTOS E LOTEAMENTOS ITEM 01 02 03 04 05 06 07 08 09 DISCRIMINAO Edificaes residenciais com rea total construda at 90 m2, por m2 de rea construda , inclusive reformas. Edificaes residenciais com rea total construda acima de 90m2, por m2 de rea construda , inclusive reformas. Edificaes classificadas como para uso industrial, comercial e prestao de servios, por m2 Aprovao do projeto de conjunto habitacional, por m2. Galpo, por m2 Fachadas, por m2 Marquises, toldos e cobertas, por m2 Demolio de edificaes, por m2 Expedio de "habite-se": I - Uso residencial: a ) at 1 (um) pavimento b) acima de 1(um) pavimento, por cada pavimento II - Demais usos: a) at 1(um) pavimento b) acima de 1(um) pavimento, por cada pavimento Colocao ou substituio de bombas de combustveis e lubrificantes, inclusive tanques, por unidade. Loteamentos com rea at 10.000 m2, excludos as reas para logradouros pblicos e as destinadas ao Municpio, por m2 Loteamentos com rea superior a 10.000 m2, excludas as reas para logradouros pblicos, e as destinadas ao Municpio, por m2 Fixao de postes, por unidade Escavao da via pblica para instalaes hidrulicas, eltricas, telefnicas e outras, por metro linear: I - Vias sem pavimentao: a) - at 10 m b) - acima de 10m, por cada m ou frao excedente II - Vias com pavimento sem asfalto: a) - at 10 m b) - acima de 10 m, por cada m ou frao excedente III - Vias pavimentadas com asfalto: a) - at 10 m b) - acima de 10 m, por cada m ou frao excedente Escavao da via pblica para esgoto por metro linear I - Vias sem pavimentao a) at 10m VALOR (R$)

0,42 0,48 0,53 0,26 0,48 0,53 0,53 0,16

42,89 32,17 42,89 32,17 48,25 0,08 0,06 5,36

10 11 12 13 14

5,36 0,10 10,72 0,16 21,44 0,21

15

8,57

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 118 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

b) acima de 10m, por cada m ou frao excedente II - Vias com pavimentos sem asfalto a) at 10m b) acima de 10m, por cada m ou frao excedente III - Vias pavimentadas com asfalto a) at 10m b) - acima de 10m, por cada m ou frao I Tributao do Profissional Autnomo 1 Profissionais de nvel mdio e agentes do comrcio 2 Motoristas autnomos 3 Moto txis 4 Profissionais de nvel primrio no caracterizados trabalhadores avulsos

0,16 11,79 0,21 32,00 0,26 UFIRCE 60 15 15 como 15

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 119 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

ANEXO V

TABELA PARA COBRANA DA TAXA DE LICENA PARA VEICULAO DE PUBLICIDADE VALOR (R$) ITEM ATIVIDADE AT DIAS 5 DE 6 A 30 DIAS P/ANO

01

Publicidade sonora por qualquer processo.

10,00

20,00

120,00

02

Publicidade, colocada em terrenos, campos de esporte, clubes, associaes, constantes de outdoor, painis, faixas, placas e banners, qualquer que seja o sistema de colocao, desde que visveis de quaisquer vias ou logradouros pblicos, inclusive as rodovias, estradas e caminhos municipais.

10,00

15,00

60,00

03

Publicidade escrita, constante da distribuio individual de papis, folhetos de anncios, folders, cartes de visita, etc), feita nas vias pblicas. Publicidade fixada na parte externa de estabelecimentos comerciais, industriais e de prestao de servios. Quaisquer outros tipos de publicidade no constante dos itens anteriores.

5,00

60,00

300,00

04

15,00

04

5,00

50,00

100,00

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 120 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

ANEXO VI

TABELA PARA COBRANA DA TAXA DE LICENA DOS VECULOS AUTOMOTORES MUNICIPAIS

ITEM

TIPO DE VECULO

VALOR UNITRIO (R$) 64,34

01

NIBUS E MICRO-NIBUS

02

CAMINHES

53,62

03

VECULOS DE LOTAO (Topic, Besta, Sprint, etc).

107,24

04

TXIS

42,89

05

MOTO TAXIS

21,44

06

PICK-UP

42,89

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 121 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

ANEXO VII

TABELA A COBRANA DA TAXA DE LICENA PARA INSPEO SANITRIA VALOR[R$] POR M2 16,08

ITEM 01

DESCRIO Todos os estabelecimentos comerciais, industriais, agropecurios, de prestao de servios at 60 m2

02

Todos os estabelecimentos comerciais, industriais, agropecurios, de prestao de servios acima de 60m por m2 DESCRIO Laudos de Salubridade Registro de Produto Alimentcio Artesanal Percia de constatao de danos em produtos de interesse sanitrio: Fora da sede Na sede

0,26

ITEM 03 04 05

VALOR R$ 38,60 32,17 90,08 45,04

TABELA B TAXA DE LICENA PARA INSPEO SANITRIA DO ABATE DE ANIMAIS (Sem uso do matadouro pblico)

ITEM

TIPO DE ANIMAL

VALOR UNITRIO (R$) (Por animal) 14,00 4,00 4,00 4,00 0,05

01 02 03 04 05

Bovinos Ovinos Caprinos Sunos Aves

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 122 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

ANEXO VIII

TABELA PARA COBRANA DA TAXA DE LICENA PARA OCUPAO DE REAS EM VIAS E LOGRADOUROS PBLICOS VALOR (R$) ITEM DISCRIMINAO P/DIA P/ MS P/ ANO

01

Espao ocupado por bancas de jornal, revistas, frutas, verduras, quiosques, trailers ou similares, ou com depsito de materiais, que estejam localizados em praas, caladas, canteiros centrais e avenidas por prazo e a critrio da Prefeitura Municipal.

2,00 02 Feirantes semanais e permanentes do Municpio.

15,00

2,00

15,00

120,00

03

Espao ocupado por mesas e cadeiras em passeios pblicos.

2,00

15,00

60,00

04

Circos e Parques de Diverses

3,00

05

Camels

2,00

06

Estacionamento privativo em pontos estabelecidos pelo Municpio, inclusive carga e descarga.

2,00

15,00

120,00

07

Ambulantes

2,00

08

Demais pessoas que ocupem rea pblica

2,00

4,00

50,00

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 123 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

ANEXO IX

TAXA DE LICENA PARA FUNCIONAMENTO EM HORARIO ESPECIAL VALOR EM R$ ITEM 01 DESCRICAO Prorrogao de horrio a) At 22:00 horas 5,00 15,00 50,00 POR DIA POR MS POR ANO

b) alm das 22 horas 02 Atividades que desejam funcionar aos sbados, aps 12 (doze horas)

7,00

20,00

60,00

9,00

30,00

90,00

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 124 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

TABELA PARA COBRANA DE TAXAS DE EXPEDIENTES E SERVIOS ANEXO X

DISCRIMINAO

Atestados/Certides e Declaraes de qualquer natureza.......R$ 11,79 Laudos e vistorias..............................................................R$ 11,79 Vistorias de Edificaes para efeito de regularizao............ ..R$ 11,79 Vistoria de Habite-se para unidade imobiliria....................... R$ 11,79 Autenticaes de Blocos de Notas Fiscais/Fatura....................R$ 11,79 Inscrio de Empresas........................................................R$ 11,79 Apreenso e depsitos de animais: a)apreenso de animais por cabea................................... .R$ 11,79 b)depsito por dia/frao (* 5 dias no mximo)...................R$ 11,79

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 125 -

ESTADO DO CEAR PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGEBEIRA Rua Monsenhor Meceno, 78 Centro Cep: 63.300-000 Fone: (xx) 88 3536.1601 3536.1606

ANEXO XI TABELA PARA COBRANA DA CONTRIBUIO PARA CUSTEIO DA ILUMINAO PUBLICA CIP TABELA A CLASSE RESIDENCIAL ITEM I II III IV V VI VII VIII IX X FAIXA DE CONSUMO De 0 a 60 KWh De 61 a 120 KWh De 121 a 180 KWh De 181 a 240 KWh De 241 a 300 KWh De 301 a 360 KWh De 361 a 420 KWh De 421 a 480 KWh De 481 a 540 KWh Acima de 541 KWh ALQUOTA (%) 0,00 % da Tarifa de Iluminao Pblica 1,29 % da Tarifa de Iluminao Pblica 2,57 % da Tarifa de Iluminao Pblica 4,50 % da Tarifa de Iluminao Pblica 6,00 % da Tarifa de Iluminao Pblica 7,50 % da Tarifa de Iluminao Pblica 8,50 % da Tarifa de Iluminao Pblica 9,50 % da Tarifa de Iluminao Pblica 10,50 % da Tarifa de Iluminao Pblica 12,00 % da Tarifa de Iluminao Pblica

TABELA B CLASSE INDUSTRIAL, COMRCIO, SERVIS E OUTRAS ATIVIDADES ITEM XI XII XIII XIV XV XVI XVII XVIII XIX XX FAIXA DE CONSUMO De 0 a 60 KWh De 61 a 120 KWh De 121 a 180 KWh De 181 a 240 KWh De 241 a 300 KWh De 301 a 360 KWh De 361 a 420 KWh De 421 a 480 KWh De 481 a 540 KWh Acima de 541 KWh ALQUOTA (%) 1,29 % da Tarifa de Iluminao Pblica 2,57 % da Tarifa de Iluminao Pblica 4,40 % da Tarifa de Iluminao Pblica 6,50 % da Tarifa de Iluminao Pblica 9,93 % da Tarifa de Iluminao Pblica 14,08 % da Tarifa de Iluminao Pblica 20,00 % da Tarifa de Iluminao Pblica 24,00 % da Tarifa de Iluminao Pblica 28,00 % da Tarifa de Iluminao Pblica 30,00 % da Tarifa de Iluminao Pblica

EDENILDA LOPES DE OLIVEIRA SOUZA PREFEITA MUNICIPAL

PUBLICADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

- 126 -

Вам также может понравиться