Вы находитесь на странице: 1из 4

Adriana Arrojado Correia Pereira Mariana Imbelloni Braga Albuquerque Valesca de Souza Almeida

Guerra Civil Americana: Causas do conflito


Um dos mais sangrentos conflitos do sculo XIX, a Guerra Civil Americana (1861-1865) foi o maior confronto j ocorrido no territrio dos Estados Unidos. Nela morreram mais de 618.000 combatentes, chegando a ter em uma s batalha mais de 28.000 baixas. Tal guerra foi, basicamente, um conflito entre as diferentes sociedades dos estados do Norte e do Sul do pas. Frutos de distintas colonizaes, cada rea apresentava, em meados do sculo XIX, uma forma prpria de organizao. As antigas colnias do Sul formavam Um conflito de sociedades? um conjunto de estados escravistas e de Representao dos exrcitos do Norte e do Sul. economia agrria, voltados principalmente para a produo do algodo. A sociedade sulista era profundamente hierarquizada e possua a poltica dominada pela elite proprietria de terras, com excluso da maior parte da populao, constituda, em grande parte, por escravos. O desenvolvimento do Norte, pelo contrrio, relacionava-se ao crescimento industrial, baseado no qual floresceu uma poltica democrtica com predominncia de trabalhadores livres e consumidores dos produtos industrializados. J a regio Oeste foi, inicialmente, uma rea de expanso dos dois modelos. No perodo em questo, porm, havia se consolidado como uma zona de agricultura comercial mais ligada economia nortista. Tal aproximao justamente um dos pontos de conflito entre as sociedades sulista e nortista. Cada uma dessas regies possua uma forma diversa de organizao social e econmica, e durante o povoamento do Oeste visou estend-la para os novos territrios. Uma casa dividida contra si mesma Tambm era ponto de discordncia entre no subsistir. Acredito que esse Norte e Sul o estabelecimento de tarifas governo, meio escravocrata e meio livre, protecionistas. Ao norte industrial no poder durar para sempre. No interessavam medidas que diminussem a espero que a Unio se dissolva; no entrada de produtos ingleses concorrentes, ao espero que a casa caia; mas espero que passo que economia agrria sulista seria deixe de ser dividida. Ela se mais interessante a abertura do mercado para transformar s numa coisa ou s na facilitar a exportao de algodo para a outra. Inglaterra. Alm disso, havia a possibilidade de importar mercadorias de melhor qualidade Abraham Lincoln, discurso em que indicado
candidatura da presidncia. 1858.

que as nortistas. Juntamente questo das tarifas, o capitalismo industrial do Norte requeria outras preferncias por parte do governo, como uma rede eficiente de transportes, uma moeda firme e um sistema bancrio central. Medidas que, indo ou no de encontro vontade sulista, no lhe interessava diretamente. Para alm dessa discordncia de polticas econmicas, a diviso Norte-Sul passava pela questo moral e poltica da escravido. Enquanto os sulistas promoviam e defendiam a legitimidade do sistema escravista, base de sua produo, os nortistas valorizavam o carter democrtico do trabalho livre. Embora sejam essenciais para a compreenso da diviso entre as regies, nem a questo escravista nem a diferenciao de sistemas econmicos explicam sozinhos a Guerra, como se quis durante muito tempo. Contrariando a viso tradicional, o historiador Barrington Moore mostra que, apesar de divergentes, os dois sistemas econmicos foram desde a Independncia complementares, sendo muito do desenvolvimento do capitalismo industrial devido aos lucros da economia agrria sulista. Se esses lucros eram provenientes de um sistema escravista e, ainda assim, beneficiavam a economia do Norte, nota-se Eu no sou um homem ou um irmo? A ideologia escravista colocava em que o escravismo no era o entrave econmico que questo a prpria humanidade do anteriormente se via. Mesmo visto como questo escravo. moral, no havia no Norte uma total repulsa pela escravido. A nova perspectiva de Moore vai alm desses conflitos especficos para olhar as causas polticas da Guerra Civil. Para esse historiador, a questo chave do conflito se d quando o aparelho de poltica federal se v obrigado a favorecer somente um dos sistemas. Tal obrigao decorre do rompimento do equilbrio anterior a partir da entrada dos novos estados do Oeste. Num primeiro momento se manteve a proporo na representatividade dos modelos escravista e no escravista. Porm, a aproximao Norte e Oeste deslocou o eixo de prioridades governamentais, que acabaram por favorecer o sistema dessas reas. Tambm foi colocada em questo a autonomia dos estados frente federao, uma vez que os interesses gerais no eram os mesmos. Esta situao se agravou com a eleio de Abraham Lincoln em 1860. O fato de a presidncia ser exercida por um No procuramos conquista alguma, nem republicano nortista foi visto pelo enaltecimento, nem concesso alguma de qualquer Sul como uma ameaa sua espcie dos Estados dos quais faz pouco tempo autonomia e interesses, bem como ramos confederados. Tudo que pedimos sermos ao sistema escravista. Assim, deixados em paz; que aqueles que nunca mandaram mesmo antes da posse de Lincoln, em ns agora no tentem subjugar-nos pela fora em 1861, sete estados sulistas das armas. liderados pela Carolina do Sul decretam sua separao (sua
Jefferson Davis, primeira fala ao Congresso dos Estados Confederados da Amrica, 1861

secesso) da Unio, formando os Estados Confederados da Amrica, presididos por Jefferson Davis. To logo toma posse, Lincoln declara guerra aos Confederados, visando reatar a Unio. Apesar de uma reconhecida superioridade blica e do maior nmero de combatentes do Norte, a Guerra se estendeu por quatro anos, devido, principalmente, s bem sucedidas estratgias sulistas. importante ressaltar que somente no meio do conflito, em 1863, a questo da escravido tornou-se assumidamente a principal, com a proclamao da emancipao (mesmo que no realizada) de todos os escravos do Sul por Lincoln. A vitria da Unio veio, enfim, em 1865, com a rendio completa do Sul. Nesse mesmo ano, Lincoln foi assassinado por um sulista radical Mapa dos Estados Unidos no perodo da Secesso. logo aps sua reeleio. Aps a Em verde esto os Estados Confederados. Guerra, o Sul encontrava-se numa dupla situao de devastao interna e prejudicado economicamente pela concorrncia internacional, passando por um longo processo de reconstruo. Nessa conjuntura, a preponderncia do Norte levou adoo de polticas favorveis expanso de sua forma capitalista industrial. Como aspecto mais marcante, no entanto, est a possibilidade de consolidao de uma sociedade fundamentada nos ideais democrticos, no trabalho livre e na propriedade privada. A real extino da escravido e os direitos dos ex-escravos foram resolues posteriores ao conflito, ou seja, permaneceram graves questes sociais. A Reconstruo do Sul, entre o fim da Guerra e 1877, foi marcada, aps a queda do grupo mais radical, por decises desfavorveis aos ex-escravos, que permaneceram em condio inferior na sociedade sulista at meados do sculo XX. Dessa forma, a Guerra Civil Americana, com a expanso poltica do modelo nortista, remove um obstculo formal implantao da democracia estadunidense em todo territrio. Se at ento os escravos sulistas no se enquadravam sequer na condio de homens americanos, a partir de sua emancipao, o so. Mesmo que ainda estivessem longe da real aquisio de direitos civis e polticos, h a possibilidade de busc-los. A democracia plena, que abrange toda populao (se considerarmos que tal democracia realmente existe) um feito somente do sculo XX. Mas suas bases foram, em certa medida, lanadas com a Guerra Civil. Conflito que, apesar de no tornar todos cidados, conseguiu igual-os na categoria de livres.

Cronologia
1820 Compromisso de Missouri: estabelecimento da proibio da escravido acima de determinada latitude. Separao entre escravistas e no escravistas. 1854 Lei do Kansas-Nebraska: discusses sobre a autonomia dos Estados frente Unio. 1857 Caso Dred Scott: deciso da suprema corte reafirmando o direito de propriedade do branco sobre seu escravo. 1860 Eleio de Abraham Lincoln 1861 Antes da posse do presidente, Estados do Sul decretam a Secesso. Ao assumir, Lincoln decreta guerra da Unio aos Confederados. 1863 Proclamao da Emancipao de todos os escravos do Sul por Lincoln. 1865 Vitria do Norte e assassinato de Lincoln. 1865-1877 Reconstruo do Sul 1964 Fim da Segregao Oficial no Sul, aprovao da Lei de Direitos Civis

Bibliografia
EISENBERG, Peter L. Guerra Civil Americana. So Paulo: Brasiliense, 1982. MOORE Jr., Barrington. A Guerra civil americana: a ltima revoluo capitalista. In: As origens sociais da ditadura e da democracia: senhores e camponeses na construo do mundo moderno. So Paulo: Martins Fontes, 1983. NARO, Nancy P.S. A formao dos Estados Unidos. So Paulo: Atual, 1991.
SELLERS, Charles. MAY, Henry. McMILLEN, Neil. Uma Reavaliao da Histria dos Estados Unidos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1990.

SYRETT, Harold C. Documentos Histricos dos Estados Unidos. So Paulo: Editora Cultrix, 1960. REMOND, Ren. Histria dos Estados Unidos. So Paulo: Editora Cultrix, 1990.

Sugesto de Filme
E o vento levou. (EUA- 1939) Direo de Victor Fleming. Produo de David Selznick. Clark Gable e Vivian Leigh. Drama que ocorre durante a guerra e a reconstruo do sul.

Вам также может понравиться