Вы находитесь на странице: 1из 7

MINISTRIO DA EDUCAO Universidade Tecnolgica Federal do Paran Campus Medianeira TCNICO INTEGRADO EM SEGURANA DO TRABALHO

ANA CAROLINA GRACIOLI GABRIEL MEURER BRANDALISE RUBIA LUANA BIRKHAN

NORMAS REGULAMENTADORAS N 5, 7 E 9

S41

MEDIANEIRA PR SETEMBRO 2013

1 INTRODUO

A importncia da leitura e compreenso das NR`s para todos os empregados e empregadores traz resultados positivos para eles mesmos, pois conhecendo os direitos e deveres eles podem utilizar isto a seu favor. Uma das obrigaes do tcnico em segurana do trabalho mostrar a importncia e o conhecimento das NR`s para todos, e sua implantao das mesmas no ambiente de trabalho e nas empresas. A NR 5 trata da Comisso Interna de Preveno de Acidentes, a NR 7 do Programa de Controle Medico de Sade Ocupacional, e a NR 9 do Programa de Preveno de Riscos Ambientais, que so as normas regulamentadoras apresentadas neste trabalho.

2 NR 5 COMISSO INTERNA DE PREVENO DE ACIDENTES (CIPA)

A Norma Regulamentadora N5 trata do processo eleitoral, treinamento e dimensionamento da CIPA - Comisso Interna de Preveno de Acidentes, que a comisso constituda por representantes indicados pelo empregador e membros eleitos pelos trabalhadores, em cada estabelecimento da empresa, que tem por objetivo prevenir acidentes e doenas do trabalho, assim torna compatvel permanentemente o trabalho com a preservao da vida e a promoo da sade do trabalhador. Conforme previsto na norma: "devem constituir CIPA, por

estabelecimento, e mant-la em regular funcionamento as empresas privadas, pblicas, sociedades de economia mista, rgos da administrao direta e indireta, instituies beneficentes, associaes recreativas, cooperativas, bem como outras instituies que admitam trabalhadores como empregados".

2.1 Caractersticas
As empresas devem constituir CIPA de acordo com a atividade econmica e o nmero de empregados. Devem constituir CIPA todo e qualquer estabelecimento que admitem trabalhadores como empregados, seja um estabelecimento pblico, privado, cooperativas, instituies beneficentes e etc. O mandato ter uma durao de um ano, sendo permitida uma reeleio. garantido aos membros condies para que mesmo atuando na CIPA no deixem de exercer suas atividades normais, e no poder ser transferido para outro estabelecimento.

2.2 Anlise
A presena da CIPA nas empresas de grande importncia tanto para a empresa quanto para o funcionrio. Ela a unio entre a parte administrativa e parte industrial de uma indstria, sendo assim um dos rgos que faz a transmisso de informaes necessrias para o desenvolvimento de uma empresa. O principal

objetivo da CIPA manter a integridade fsica e mental dos funcionrios, sendo assim, se bem aplicada, e dada a ela a importncia e ateno necessria, garante a sade do trabalhador e aumenta os lucros da empresa, pois os seus funcionrios tero mais rendimento e maior qualidade em seu trabalho.

3 NR 7 PROGRAMA DE CONTROLE MDICO DE SADE OCUPACIONAL (PCMSO)

A Norma Regulamentadora N7 do Ministrio do Trabalho, estabelece: "a obrigatoriedade da elaborao e implantao, por parte de todos os empregadores e instituies que admitam trabalhadores como empregados, do PCMSO". O Programa De Controle Mdico De Sade Ocupacional tem por objetivo a promoo e a preservao da sade dos trabalhadores, bem como preveno e diagnstico precoce de doenas relacionadas s funes desempenhadas e ao ambiente de trabalho. de responsabilidade de um mdico contratado pela empresa, manter o PCMSO atualizado.

3.1 Caractersticas
Dentre os itens existentes na NR 7, pode-se destacar a realizao de alguns exames mdicos obrigatrios aos funcionrios, so estes: Admissional: Realizado antes do funcionrio ser contratado; Peridico: Realizado anualmente enquanto o funcionrio prestar servios para a empresa Mudana de Funo: Realizado toda vez que o funcionrio muda de funo; Retorno ao Trabalho: Realizado toda vez que o funcionrio fica afastado da empresa por 30 dias ou mais; Demissional: Realizado no ato de demisso do funcionrio.

3.2 Anlise
O PCMSO um grande aliado da empresa para manter a integridade fsica e mental dos funcionrios. dele que sero retiradas as informaes necessrias para a realizao dos exames previstos na norma. Esta NR de responsabilidade do mdico da empresa, mas ela tem grande interao do o documento de PPRA Programa de Preveno de Riscos Ambientais, sendo assim para total eficincia da sua aplicao ela depende do trabalho de outros profissionais tambm.

4 NR 9 PROGRAMA DE PREVENO DE RISCOS AMBIENTAIS (PPRA)


Estabelece a obrigatoriedade da elaborao e implementao, por parte de todos os empregadores e instituies que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Preveno de Riscos Ambientais PPRA, visando a preservao da sade e da integridade dos trabalhadores, atravs da antecipao, reconhecimento, avaliao e consequente controle da ocorrncia de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em considerao a proteo do meio ambiente e dos recursos naturais.

4.1 Caractersticas
Consideram-se riscos ambientais os agentes fsicos, qumicos e biolgicos existentes nos ambientes de trabalho que, so capazes de causar danos sade do trabalhador; Pelo menos uma vez ao ano, deve ser realizado uma anlise global do PPRA para avaliao do seu desenvolvimento e realizao dos ajustes necessrios e estabelecimento de novas metas e prioridades; Os trabalhadores tem o direito de apresentar propostas e receber informaes do PPRA; A elaborao, implementao e acompanhamento do PPRA deve ser realizado por um SESMT ou uma pessoa habilitada a realizar a documentao. O PPRA deve ser mantido na empresa e ficar disposio dos trabalhadores e de autoridades.

4.2 Anlise
O PPRA e um dos documentos mais importantes na empresa, pois e atravs dos riscos que so investigados no programa que so realizados os outros documentos, como o PCMSO. O acompanhamento do PPRA deve ser realizado periodicamente, para prezar pela sade do trabalhador, pois neste documento apresentara os riscos que o trabalhador estar submetido e junto com ele as medidas que devem ser tomadas para manter a preservao de sua vida.

5 CONCLUSO

As Normas Regulamentadoras institudas pelo Ministrio do Trabalho so meios de garantir os direitos dos funcionrios e os deveres das empresas para com eles. Como visto, as Normas Regulamentadoras N 5, 7 e 9 so de extrema importncia pois, no geral, visam a integridade fsica e mental dos funcionrios, e necessitam umas das outras para total eficincia quando aplicadas corretamente. Sendo estas as que visam a integridade do funcionrio, elas garantem maior lucro das empresas, pois seus funcionrios tero uma melhor qualidade de trabalho resultando em um melhor produto e em uma maior produtividade.

Вам также может понравиться