Вы находитесь на странице: 1из 4

1

Dilatao linear (predomina a dilatao de comprimento) Grandeza Dilatao linear Dilatao linear Comprimento final . Dilatao superficial (predomina a dilatao de superfcie) Grandeza Dilatao superficial Dilatao superficial rea final . 01. (Unesp 2002) Duas lminas metlicas, a primeira de lato e a segunda de ao, de mesmo comprimento temperatura ambiente, so soldadas rigidamente uma outra, formando uma lmina bimetlica, conforme a figura a seguir. O coeficiente de dilatao trmica linear do lato maior que o do ao. A lmina bimetlica aquecida a uma temperatura acima da ambiente e depois resfriada at uma temperatura abaixo da ambiente. A figura que melhor representa as formas assumidas pela lmina bimetlica, quando aquecida (forma esquerda) e quando resfriada (forma direita), coeficiente = 2 = 2 = 2 Frmula A = A - Ao A = .Ao. A = Ao(1 + ) 04. (Puc-rio 2000) Uma porca est muito apertada no parafuso. O que voc deve fazer para afroux-la? coeficiente Frmula L = L - Lo L = .Lo. L = Lo(1 + ) 03. (Fgv 2001) O princpio de um termostato pode ser esquematizado pela figura a seguir. Ele constitudo de duas lminas de metais, A e B, firmemente ligadas. Sabendo-se que o metal A apresenta coeficiente de dilatao volumtrica maior que o metal B, um aumento de temperatura levaria a qual das condies a seguir?

a) indiferente esfriar ou esquentar a porca. b) Esfriar a porca. c) Esquentar a porca. d) indiferente esfriar ou esquentar o parafuso. e) Esquentar o parafuso. 05. (Unirio 2000) Um aluno pegou um fina placa metlica e nela recortou um disco de raio r. Em seguida, fez um anel tambm de raio r com um fio muito fino do mesmo material da placa. Inicialmente, todos os corpos encontravam-se mesma temperatura e, nessa situao, tanto o disco quanto o anel encaixavam-se perfeitamente no orifcio da placa. Em seguida, a placa, o disco e o anel foram colocados dentro de uma geladeira at alcanarem o equilbrio trmico com ela. Depois de retirar o material da geladeira, o que o aluno pde observar? a) Tanto o disco quanto o anel continuam encaixando-se no orifcio na placa. b) O anel encaixa-se no orifcio, mas o disco, no. c) O disco passa pelo orifcio, mas o anel, no. d) Nem o disco nem o anel se encaixam mais no orifcio, pois ambos aumentaram de tamanho. e) Nem o disco nem o anel se encaixam mais no orifcio, pois ambos diminuram de tamanho. 06. (Ufv 1999) A figura a seguir ilustra um arame rgido de ao, cujas extremidades esto distanciadas de "L".

02. (Ufpi 2001) Duas lminas metlicas so coladas como indica a figura. O material da lmina L1 tem coeficiente de dilatao maior do que o da lmina L2. temperatura ambiente as lminas esto verticais. A temperatura , ento, elevada e em seguida diminuda at abaixo da temperatura ambiente. Durante o processo descrito, podemos afirmar que ambas as lminas se encurvam, inicialmente, para:

a) a direita e ali permanecem. b) a esquerda e ali permanecem. c) a esquerda e depois para a direita. d) a esquerda e depois retornam vertical. e) a direita e depois para a esquerda.

Alterando-se sua temperatura, de 293K para 100C, pode-se afirmar que a distncia "L": a) diminui, pois o arame aumenta de comprimento, fazendo com que suas extremidades fiquem mais prximas. b) diminui, pois o arame contrai com a diminuio da temperatura. c) aumenta, pois o arame diminui de comprimento, fazendo com que suas extremidades fiquem mais afastadas. d) no varia, pois a dilatao linear do arame compensada pelo aumento do raio "R". e) aumenta, pois a rea do crculo de raio "R" aumenta com a temperatura.

374

2
07. (Ufrgs 1998) Uma barra retilnea e uniforme, feita de um material cujo coeficiente de dilatao linear positivo e independente da temperatura, recebe calor de uma fonte trmica. Entre os grficos a seguir, qual aquele que melhor representa a variao L do comprimento da barra como funo da variao T de sua temperatura? 11. (Unirio 1995) A figura a seguir representa uma lmina bimetlica. O coeficiente de dilatao linear do metal A a metade do coeficiente de dilatao linear do metal B. temperatura ambiente, a lmina est na vertical. Se a temperatura for aumentada em 200 C, a lmina:

08. (Ufmg 1997) O coeficiente de dilatao trmica do alumnio (A) , aproximadamente, duas vezes o coeficiente de dilatao trmica do ferro (Fe). A figura mostra duas peas onde um anel feito de um desses metais envolve um disco feito do outro. temperatura ambiente, os discos esto presos aos anis.

a) continuar na vertical. b) curvar para a frente. c) curvar para trs. d) curvar para a direita. e) curvar para a esquerda. 12. (Ufmg 1995) Duas lminas de metais diferentes, M e N, so unidas rigidamente. Ao se aquecer o conjunto at uma certa temperatura, esse se deforma, conforme mostra a figura a seguir. Com base na deformao observada, pode-se concluir que

Se as duas peas forem aquecidas uniformemente, correto afirmar que a) apenas o disco de A se soltar do anel de Fe. b) apenas o disco de Fe se soltar do anel de A. c) os dois discos se soltaro dos respectivos anis. d) os discos no se soltaro dos anis. 09. (Puccamp 1996) Duas barras A e B, apresentam comprimentos variveis com a temperatura, de acordo com o diagrama a seguir.

a) a capacidade trmica do metal M maior do que a capacidade trmica do metal N. b) a condutividade trmica do metal M maior do que a condutividade trmica do metal N. c) a quantidade de calor absorvida pelo metal M maior do que a quantidade de calor absorvida pelo metal N. d) o calor especfico do metal M maior do que o calor especfico do metal N. e) o coeficiente de dilatao linear do metal M maior do que o coeficiente de dilatao linear do metal N. 13. (Ufrgs 2007) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto a seguir, na ordem em que aparecem. A figura que segue representa um anel de alumnio homogneo, de raio interno Ra e raio externo Rb, que se encontra temperatura ambiente.

Pode-se afirmar corretamente que a) o calor especfico de A maior que o de B. b) o calor especfico de A menor que o de B. c) a capacidade trmica de A menor que a de B. d) o coeficiente de dilatao linear de A menor que o de B. e) o coeficiente de dilatao linear de A maior que o de B. 10. (Fatec 1996) Uma placa de alumnio tem um grande orifcio circular no qual foi colocado um pino, tambm de alumnio, com grande folga. O pino e a placa so aquecidos de 500 C, simultaneamente. Podemos afirmar que a) a folga ir aumentar, pois o pino ao ser aquecido ir contrair-se. b) a folga diminuir, pois ao aquecermos a chapa a rea do orifcio diminui. c) a folga diminuir, pois o pino se dilata muito mais que o orifcio. d) a folga ir aumentar, pois o dimetro do orifcio aumenta mais que o dimetro do pino. e) a folga diminuir, pois o pino se dilata, e a rea do orifcio no se altera.

Se o anel for aquecido at a temperatura de 200 C, o raio Ra .......... e o raio Rb .......... . a) aumentar - aumentar b) aumentar - permanecer constante c) permanecer constante - aumentar d) diminuir - aumentar e) diminuir - permanecer constante

374

3
14. (Ufu 2006) O grfico a seguir representa o comprimento L, em funo da temperatura , de dois fios metlicos finos A e B. 17. (Pucpr 2003) O coeficiente de dilatao trmica do alumnio , aproximadamente, o dobro do coeficiente de dilatao trmica do ao. A figura mostra duas peas onde um anel feito de um desses metais envolve um disco feito do outro metal. temperatura do ambiente, os discos so presos aos anis.

Com base nessas informaes, correto afirmar que a) os coeficientes de dilatao lineares dos fios A e B so iguais. b) o coeficiente de dilatao linear do fio B maior que o do fio A. c) o coeficiente de dilatao linear do fio A maior que o do fio B. d) os comprimentos dos dois fios em = 0 so diferentes. 15. (Ufmg 2006) Joo, chefe de uma oficina mecnica, precisa encaixar um eixo de ao em um anel de lato, como mostrado nesta figura: Se as duas peas forem aquecidas uniformemente, correto afirmar: a) apenas o disco de ao se soltar do anel de alumnio. b) apenas o disco de alumnio se soltar do anel de ao. c) os discos se soltaro dos respectivos anis. d) os discos permanecero presos sem soltar por maior que seja o aumento de temperatura. e) os metais entraro em fuso antes de se soltarem. 18. (Ufpe 2008) Em uma chapa metlica feito um orifcio circular do mesmo tamanho de uma moeda. O conjunto (chapa com a moeda no orifcio), inicialmente a 25 C, levado a um forno e aquecido at 225 C. Aps o aquecimento, verifica-se que o orifcio na chapa ficou maior do que a moeda. Dentre as afirmativas a seguir, indique a que est correta. a) O coeficiente de dilatao da moeda maior do que o da chapa metlica. b) O coeficiente de dilatao da moeda menor do que o da chapa metlica. c) O coeficiente de dilatao da moeda igual ao da chapa metlica, mas o orifcio se dilatou mais porque a chapa maior que a moeda. d) O coeficiente de dilatao da moeda igual ao da chapa metlica, mas o orifcio se dilatou mais porque o seu interior vazio. e) Nada se pode afirmar sobre os coeficientes de dilatao da moeda e da chapa, pois no dado o tamanho inicial da chapa. 19. (Epcar (Afa) 2013) No grfico a seguir, est representado o comprimento L de duas barras A e B em funo da temperatura

temperatura ambiente, o dimetro do eixo maior que o do orifcio do anel. Sabe-se que o coeficiente de dilatao trmica do lato maior que o do ao. Diante disso, so sugeridos a Joo alguns procedimentos, descritos nas alternativas a seguir, para encaixar o eixo no anel. Assinale a alternativa que apresenta um procedimento que NO permite esse encaixe. a) Resfriar apenas o eixo. b) Aquecer apenas o anel. c) Resfriar o eixo e o anel. d) Aquecer o eixo e o anel. 16. (Ufmg 2003) Uma lmina bimetlica constituda de duas placas de materiais diferentes, M1 e M2, presas uma outra. Essa lmina pode ser utilizada como interruptor trmico para ligar ou desligar um circuito eltrico, como representado, esquematicamente na figura I:

Sabendo-se que as retas que representam os comprimentos da barra A e da barra B so paralelas, pode-se afirmar que a razo entre o coeficiente de dilatao linear da barra A e o da barra B a) 0,25. b) 0,50. c) 1,00. d) 2,00. Quando a temperatura das placas aumenta, elas dilatam-se e a lmina curva-se fechando o circuito eltrico, como mostrado na figura II. Esta tabela mostra o coeficiente de dilatao linear de diferentes materiais: Considere que o material M1 cobre e o outro, M2, deve ser escolhido entre os listados nessa tabela. Para que o circuito seja ligado com o MENOR aumento de temperatura, o material da lmina M2 deve ser o a) ao. b) alumnio. c) bronze. d) nquel. 20. (Ufla 2010) Uma barra metlica de um material experimental, temperatura TA, tem comprimento LA. Quando essa barra aquecida temperatura TB, sendo TB > TA, tem comprimento LB = 1,331 LA. Sabe-se que a cada aumento de temperatura de 20K, a barra aumenta seu comprimento em 10%. Ento, CORRETO afirmar que a diferena de temperatura TB TA a) 55K b) 50K c) 65K d) 60K

374

4
21. (Ufla 2010) Duas barras metlicas A e B de um mesmo material e a uma mesma temperatura inicial tm comprimento L0A e L0B = 3 L0A. A seguir, variase a temperatura da barra A de TA, o que faz a barra A sofrer uma variao de dilatao LA. Para que a barra B sofra a mesma variao de comprimento da barra A, devese variar a temperatura da barra B, TB de a) 3 TA b)

1 TA 3
1 TA 2

c) TA d)

22. (Uece 2010) Um ferreiro deseja colocar um anel de ao ao redor de uma roda de madeira de 1,200 m de dimetro. O dimetro interno do anel de ao 1,198 m. Sem o anel ambos esto inicialmente temperatura ambiente de 28 C. A que temperatura necessrio aquecer o anel de ao para que ele encaixe exatamente na roda de madeira? (OBS.: Use = 1,1 x 10-5 C-1 para o ao). a) 180 oC. b) 190 oC. c) 290 oC. d) 480 oC. 23. (Mackenzie 2010) Uma placa de alumnio (coeficiente de dilatao linear do alumnio = 2.10-5 C-1), com 2,4 m2 de rea temperatura de 20 C, foi aquecido 176 F. O aumento de rea da placa foi de a) 24 cm2 b) 48 cm2 c) 96 cm2 d) 120 cm2 e) 144 cm2 24. (Puc-rio 2004) A imprensa tem noticiado as temperaturas anormalmente altas que vm ocorrendo no atual vero, no hemisfrio norte. Assinale a opo que indica a dilatao (em cm) que um trilho de 100 m sofreria devido a uma variao de temperatura igual a 20 C, sabendo que o coeficiente linear de dilatao trmica do trilho vale = 1,2 x 10-5 por grau Celsius. a) 3,6 b) 2,4 c) 1,2 d) 1,2 x 10-3 e) 2,4 x 10-3

374

Вам также может понравиться