Вы находитесь на странице: 1из 5

Explicitando os conhecimentos de que dispomos acerca da Morfologia, sobretudo dando nfase a um dos componentes das classes gramaticais o substantivo,

, nomeamo-lo como o termo que d nome aos seres. Trata-se de uma definio considerada bsica, visto ser essa apreenso adquirida desde as sries iniciais. Todavia, no menos importante do que estarmos cientes dos aspectos morfolgicos, faz-se necessrio tomarmos conscincia daqueles pormenores resultantes dos estudos sintticos, haja vista ser a sintaxe a parte da gramtica que responsvel pela relao que se estabelece entre as palavras em se tratando de um dado enunciado lingustico. Dessa forma, falaremos um pouco mais sobre ele o substantivo, tendo em vista a funo sinttica que ele exerce em qualquer um dos termos da orao, ou seja, os essenciais, integrantes e acessrios. Cabe ressaltar, portanto, que tal funo desempenhada por atuar como ncleo desses termos. Assim, com base em tal ocorrncia lingustica, vamos conferir como se materializam esses casos, visto aqui de modo particular: Termos essenciais # Ncleo do sujeito: Os alunos entraram enfileirados. # Ncleo do predicado nominal, ora atuando como predicativo do sujeito: Ela parecia uma garota. # Ncleo do predicado verbo-nominal: a) Ora atuando como predicativo do sujeito: Os bombeiros foram aclamados salvaguardas. b) Ora atuando como predicativo do objeto: Conceberamna uma pessoa batalhadora. Termos integrantes # Ncleo do objeto direto: Os professores entregaram os livros.

# Ncleo do objeto indireto: Os professores entregaram os livros aos alunos. # Ncleo do agente da passiva: O livro foi lido pelos alunos. Termos acessrios # Ncleo do adjunto adnominal, ora constitudo por uma locuo adjetiva: Precisa de carinho de me. # Ncleo do adjunto adverbial, uma vez constitudo por uma expresso adverbial: Iremos ao cinema. # Ncleo do aposto: Paulo, aquele fiel amigo, mudou-se para So Paulo.

Em se tratando do adjetivo e do advrbio, h traos que os fazem distinguir entre si

Inseridos no universo da morfologia, no raras so as vezes em que nos sentimos apegados a questionamentos diversos, dadas as particularidades das classes que compem esta parte da gramtica. Falando nelas, um aspecto parece emergir com total relevncia o fato de uma determinada palavra, a depender do contexto em que se encontrar inserida, mudar de uma classe a outra. Acessando o texto Entendendo acerca do processo de substantivao teremos a oportunidade de conferir um pouco mais de perto sobre todos os aspectos que norteiam a ocorrncia em que essas mudanas se fazem presentes. E, como no poderia ser diferente, dvidas persistem quando o assunto se refere a duas importantes classes gramaticais, ora representadas pelo adjetivo e pelo advrbio. Assim, pelo fato de se constiturem de caractersticas semelhantes, sobretudo em se tratando do advrbio de modo, valeconscientizarmo-nos dos traos que os distinguem. Nesse sentido, uma noo bsica deve ser pontuada: o adjetivo flexiona, ou seja, ele varia; enquanto que o advrbio no se apresenta passvel de tais mudanas, haja vista que ele se caracteriza como uma classe invarivel. Vamos s diferenas, portanto?

O adjetivo e o advrbio se constituem de traos distintos

Elas, uma vez elencadas, faamos tais diferenciaes por meio de alguns exemplos, aos quais assim nos subsidiam: A aluna respondeu feliz a pergunta ao professor. O termo feliz seria um adjetivo ou um advrbio de modo?

Acerca dessa questo devemos, primeiramente, analisarmos se cabe ao enunciado a flexo que lhe correspondente, assim manifestada: As alunas responderam felizes a pergunta ao professor. Cabe ressaltar, portanto, que se trata de um adjetivo. Vejamos outro exemplo: O professor falava baixo, fato que dificultava a compreenso dos alunos. Temos agora um termo que se encontra diretamente relacionado ao verbo(falava) e que no admite flexo. Logo, inferimos se tratar de um advrbio. Tais expresses so assim denominadas pelo fato de serem destitudas de uma traduo literal propriamente dita. Representam um trao cultural de uma determinada comunidade, razo pela qual podem ser consideradas como variantes lingusticas, uma vez demarcadas por meio de distintas regies, cada uma revelando um significado diferente.

Quanto s origens, podemos dizer que pertencem aos nossos antepassados e, com o passar do tempo, foram se cristalizando por meio de geraes e geraes. Desta forma, quando nos depararmos com imagens, como as aqui representadas:

OU

Logo saberemos que s vezes algum entra pelo cano e que pisa na bola, no verdade? Mas vejamos alguns casos representativos:

acertar bater bola cara dar encher lavar levar pr enfiar pendurar trocar o as de a

na as

mosca

botas por

acertar sem descarado, cima espao isentar-se com

com

preciso falecer nimo

agarrar com unhas e dentes dedicar-se extremamente a algo ou a algum murcha pau volta na p as enrolar, desprender-se cabea na as jaca ser bolas

sem com de por assuntos cometer

vergonha recuperar-se embromao alguma culpa algum irrelevantes excessos aposentar-se atrapalhar-se

linguia mos toco

preencher de algo,

impedido embriagar-se,

minhoca

preocupar-se chuteiras

virar a casaca mudar de opinio, trair a confiana.

Вам также может понравиться