Вы находитесь на странице: 1из 27

de

PESSOAS I

UNIDADE 1

PROCESSO ADMINISTRATIVO

CRDITOS

Todos os direitos reservados. permitida a reproduo parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte e que no seja para venda ou qualquer fim comercial. A responsabilidade pelos direitos autorais de textos e imagens desta obra da Secretaria de Estado de Sade de Minas Gerais. O contedo desta publicao foi desenvolvido e aperfeioado pela equipe do Canal Minas Sade e especialistas do assunto indicados pela rea demandante do curso.

Ficha Catalogrfica ______________________________________________________________ MINAS GERAIS. Canal Minas Sade. Secretaria de Estado de Sade de Minas Gerais. Curso de Extenso Gesto de Pessoas I. Unidade 1: Processo Administrativo. Belo Horizonte, Minas Gerais, outubro, 2012.

Parabns! Voc ir utilizar a partir de agora o seu Material de Referncia. Ele contempla todo o contedo do curso de forma ampla para agregar mais conhecimento em sua aprendizagem. Por isso, leia-o com ateno!

Antes de iniciar a leitura, veja quais so os objetivos de aprendizagem previstos para esta Unidade.

Entender a necessidade de instaurao do processo administrativo para garantia da legalidade da cobrana dos crditos do Estado. Conhecer os procedimentos que devero ser adotados para instaurao do Processo Administrativo e demais trmites. Ensinar o passo a passo de como fazer o processo administrativo.

Agora voc est pronto para iniciar seus estudos!

INTRODUO

Processo Administrativo pode ser definido como uma sucesso de atos e de atividades preordenadas prtica de ato administrativo final. Todo assunto submetido ao conhecimento da Administrao tem o carter de processo administrativo. Dessa forma, o conjunto de atos e as atividades cotidianas exercidas pelos servidores pblicos dirigidas a um fim, como por exemplo, a concesso de quinqunios, de adicional desempenho, a concesso ou denegao de pedido protocolado por um servidor ou administrado nas reparties constituem processos administrativos. Entretanto, antes do advento da Lei n 14.184/2002, e, mais precisamente, da publicao da Resoluo SEPLAG n 037/2005, a Administrao Pblica realizava seus procedimentos sem assegurar ao administrado ou ao servidor direitos bsicos garantidos pela Constituio Estadual e Federal. Atos administrativos eram anulados ou revogados unilateralmente, isto , sem garantir ampla defesa e contraditrio ao cidado atingido pela deciso administrativa. Por exemplo, se a Administrao concedia uma vantagem ao servidor e verificava posteriormente que a mesma no era devida, suspendia o pagamento desta vantagem e descontava no contracheque do servidor, sem nenhuma comunicao prvia, os valores que haviam sido pagos indevidamente. Agora o servidor no pode ser surpreendido com dbitos em seu contracheque em relao vantagem indevidamente paga h mais de dois contracheques atrs.

importante deixar claro para o servidor, que no se trata de processo administrativo instaurado contra ele, mas sim a seu favor, ou seja, para lhe assegurar o direito de ser comunicado e de discutir o dbito antes que ele seja includo no seu contracheque. Normalmente, quando o servidor entende o sentido da instaurao do processo administrativo, fica muito mais fcil negociar com ele.

Por intermdio da Lei n 14.184/2002 e da Resoluo n 37/2005, o Estado de Minas Gerais estabeleceu normas gerais sobre o processo administrativo no mbito da Administrao Direta, das autarquias e das fundaes do Estado. Processos administrativos especficos, como o processo disciplinar e de acmulo de cargos e funes, continuam a ser regidos por leis prprias. Trataremos, portanto, no presente mdulo do Curso de Gesto de Pessoas I sobre processos administrativos que visam apurar a concesso irregular de vantagens ou benefcios ao servidor, ao inativo e ao pensionista. Para tanto abordaremos os princpios de direito que devero nortear as aes relativas ao processo, os sujeitos do processo administrativo, os procedimentos obrigatrios, prazos e a decadncia dos crditos do Estado.

PRINCPIOS

Os princpios que regem o processo administrativo, e por isso devem nortear todos os atos praticados em seu curso, so, dentre outros, o da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, finalidade, motivao, razoabilidade, eficincia, ampla defesa, contraditrio e transparncia. Veja dois deles:

Princpio da Ampla Defesa


Assim dispe o Texto Constitucional:

Art. 5 ................................................. LV aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral so assegurados o contraditrio e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes;.

A ampla defesa consiste em se reconhecer ao administrado/servidor o direito de saber sobre a instaurao do processo administrativo, sobre os motivos que ensejaram o referido processo, de ter vista dos autos do processo administrativo, de apresentar sua defesa, de indicar e produzir provas que entender necessrias sua defesa, de conhecer e acompanhar todos os atos relativos ao processo, de ter vista do processo, fazer perguntas, de oferecer defesa final e recorrer.

Princpio do Contraditrio
Este princpio exige que em cada passo do processo, as partes tenham a oportunidade de apresentar suas razes e suas provas. uma consequncia direta do direito de ampla defesa. Garante ao administrado/servidor o direito de se opor ou de fornecer uma interpretao jurdica diferente daquela feita pelo agente pblico ou por uma Comisso Processante.

INFORMAES GERAIS
3.1. Obrigatoriedade de Instaurao do Processo Administrativo

Os servidores que, em razo do cargo, emprego ou funo, tiverem conhecimento de irregularidade no pagamento de qualquer vantagem ou benefcio, devem lev-la ao conhecimento da autoridade superior para adoo das providencias cabveis, isto , para a instaurao de processo administrativo.

A autoridade competente que tiver cincia de irregularidade na concesso de vantagens ou benefcios ao servidor, ao inativo e ao pensionista obrigada a promover a sua imediata apurao, independentemente do valor do dbito, mediante a instaurao de processo administrativo que assegure o direito ao contraditrio e ampla defesa.

3.2 Autoridade Competente e interessado/destinatrio

O processo dever ser iniciado perante a autoridade de menor grau hierrquico que possa decidir, e, preferencialmente, na unidade administrativa em que o ato irregular foi praticado.

Por exemplo, nos rgos onde houver Gerncia de Recursos Humanos/ Gerncia de Pessoal, o respectivo gerente ser a autoridade competente para instaurar o processo. Onde houver Diretor de Recursos Humanos ou Diretor de Pessoal, a autoridade ser o respectivo Diretor de Recursos Humanos/Diretor de Pessoal. impedido de atuar no processo administrativo o servidor ou a autoridade que: a) Tenha interesse direto ou indireto na matria; b) Tenha participado ou venha a participar no procedimento como perito, testemunha ou representante, ou cujo cnjuge, companheiro, parente ou afim at o terceiro grau esteja em uma dessas situaes; c) Esteja em litgio judicial ou administrativo com o interessado, seu cnjuge ou companheiro.

Caso enquadre-se na condio de impedido o servidor ou autoridade obrigado a comunicar o impedimento. So considerados suspeitos aqueles que tenham amizade ntima ou inimizade notria com o interessado ou com seu cnjuge, companheiro, parente ou afim at o terceiro grau. O servidor detentor de cargo efetivo, de cargo em comisso, funo pblica, emprego pblico, contrato temporrio, o inativo e o pensionista, quando for parte em um processo administrativo denominado pela Lei n 14.184, de

2002, interessado ou destinatrio. capaz, para fins de processo administrativo, o maior de 18 (dezoito) anos. Os incapazes (menores de 18 anos ou maiores declarados incapazes) devero ser representados ou assistidos, conforme o caso, por seus pais, tutores ou curadores. O interessado/destinatrio poder, mediante instrumento hbil, outorgar poderes a advogado para assisti-lo em atos processuais. Entretanto, isto no impede que a Administrao determine o comparecimento do interessado pessoalmente.

3.4 Prioridade na Tramitao do Processo

Os seguintes interessados ou destinatrios tero prioridade na tramitao do processo: Com idade igual ou superior a 60 (sessenta anos); Deficiente fsico ou mental; Portadores de tuberculose ativa, esclerose mltipla, neoplasia maligna, hansenase, paralisia irreversvel e incapacitante, cardiopatia grave, doena de Parkinson, espondiloartrose anquilosante, nefropatia grave, hepatopatia grave, estados avanados da doena de Paget (ostete deformante), contaminao por radiao, sndrome de imunodeficincia adquirida, artrite reumatide, fibrose cstica (mucoviscose), lpus eritematoso disseminado (sistmico), pnfigo foliceo ou outra doena grave, com base em concluso da medicina especializada, mesmo que a doena tenha sido contrada aps o incio do processo.

Os interessados ou destinatrios devero requerer a prioridade de tramitao, anexando documentos que comprovem sua condio. Deferida a prioridade, os autos do processo devero receber identificao prpria que evidencie o regime de tramitao prioritria. Este regime no cessar com a morte do beneficiado, estendendo em favor do cnjuge suprstite e de companheiro ou companheira em unio estvel.

3.5 Forma dos atos processuais

Como as normas que regem o processo administrativo no estabeleceram um rito rigoroso a ser seguido, a Administrao no est obrigada a adotar excessivo rigor na tramitao. Entretanto, quando a lei traa o rito que o processo deve obedecer, cumpre observ-lo, compatibilizando os trmites com o objeto a que destinado. Dessa forma, os modelos que sero apresentados nos itens a seguir so de uso obrigatrio, constantes da Resoluo SEPLAG n 37/2005. A forma dos demais atos ficar a critrio de cada unidade. Independentemente da existncia de forma padronizada, os atos devem ser sempre realizados por escrito, constando data, local de sua realizao e a assinatura da autoridade responsvel.

10

3.6 Prazos

Inexistindo disposio especfica, os atos devero ser praticados pela Administrao ou pelo interessado/destinatrio no prazo de 10 (dez) dias. Entretanto, mediante comprovao de caso fortuito ou fora maior reconhecida formalmente pelo titular do rgo, o prazo de dez dias poder ser dilatado pela autoridade que instaurou o processo administrativo. Para autorizar a dilao do prazo necessrio um despacho da autoridade, o qual ser anexado ao processo. Os prazos comeam a correr a partir do dia da cincia oficial do interessado, excluindo da contagem o dia do comeo e incluindo-se o do vencimento. Caso no dia do vencimento do prazo no haja expediente na repartio ou que ele for encerrado antes do horrio normal, o prazo ser prorrogado at o primeiro dia til seguinte. Os prazos fixados em dias e anos se contam de data a data e, se no ms do vencimento no houver dia equivalente quele do incio do prazo, tem-se como data fim o ltimo dia do ms. Por exemplo, se um ato tiver sido praticado em 29/02/2012 a administrao s poder anul-lo at 28/02/2017.

11

PROCEDIMENTOS

4.1 Como iniciar o Processo Administrativo

O Processo Administrativo ter incio com o Termo de Instaurao constante do Anexo I da Resoluo n 37/2005, devidamente assinado e datado, que dever ser colocado em capa e preso por colchetes/bailarinas.

ANEXO I (de que trata o 2 do art. 2 da Resoluo n ..........) TERMO DE INSTAURAO DE PROCESSO ADMINISTRATIVO A (O) administrativo de n (Cargo/Unidade/rgo), instaura o processo / , nos termos da Lei n 14.184, /2005,

de 31 de janeiro de 2002, e da Resoluo/SEPLAG n

em razo da concesso irregular da (o) (Vantagem/Benefcio) (ao) _________________________ (identificao completa do interessado).

de

de

(Local e data)

(Assinatura)

(Cargo/Unidade/rgo)

12

A critrio da autoridade, a instaurao poder ser publicada no Minas Gerais, conforme modelo de ato abaixo, constante no Manual de Atos Administrativos de Pessoal de Uso Geral1:

[INSTITUIO SUPERIOR] [NSTITUIO] [COMPETNCIA] Portaria / [SIGLA DA UNIDADE ADMINISTRATIVA] / n [N / ANO] DETERMINA A INSTAURAO DE PROCESSO ADMINISTRATIVO, nos termos da Lei n 14.184, de 31/1/2002, c/c a Resoluo n 37, de 12/9/2005, para apurar concesso indevida de vantagens e benefcios ao() servidor(a): Masp [N DO MASP], [NOME DO SERVIDOR].

O processo ser instrudo pela autoridade com todos os documentos necessrios comprovao da irregularidade do ato administrativo, acompanhado de planilha de clculo demonstrando o dbito apurado, devidamente atualizado na forma da legislao vigente.

Caso seja necessrio, visando dar transparncia e assegurar ao interessado o direito ampla defesa e contraditrio, poder ser elaborado relatrio inicial expondo os fatos e os fundamentos que motivaram a instaurao do processo.

http://intranet.planejamento.mg.gov.br/

13

4.2 Comunicao dos atos/Intimao

Aps a instaurao, a autoridade expedir intimao ao interessado, conforme modelo abaixo, contido no Anexo II da Resoluo n 37/2005, noticiando sobre a instaurao do processo, expondo os fatos e fundamentos que determinaram a adoo da medida, e ofertando vistas de toda a documentao contida nos autos. O interessado, no prazo de 10 (dez) dias, contados do 1 dia til seguinte data da cincia da intimao, poder formular alegao em sua defesa e apresentar documentos, em conformidade com o disposto no art. 8 da Lei n 14.184/2002. ANEXO II (de que trata o art. 4 da Resoluo n.........) INTIMAO Ilmo (a) Sr (a). (nome, cargo e identificao funcional do servidor ou beneficirio) (Repartio onde exerce suas funes ou endereo residencial, caso no tenha exerccio) Na qualidade de (Cargo/Unidade/rgo), /20 , em razo da (vantagem

comunico a instaurao do Processo Administrativo n constatao de irregularidade na concesso do (a)

ou benefcio), ficando V. S. intimada para, no prazo de (....) dias, a partir da cincia deste documento, todos os efeitos legais, especialmente para ter conhecimento dos atos praticados por esta Unidade, podendo formular alegao em sua defesa, em conformidade com o disposto no art. 8 da Lei n 14.184, de 31 de janeiro de 2002.

14

Segue cpia do Termo de Instaurao de Processo Administrativo, acompanhado de cpia das peas que integram os autos, para que V. S. tenha cincia do seu inteiro teor, sem prejuzo do direito regular de vistas, esclarecendo que o processo ter continuidade independentemente do seu comparecimento. Comunico, ainda, que a defesa bem como toda a documentao necessria devero ser protocolizados nos dias teis, no horrio de funcionamento deste (a) (nome da Unidade e horrio

de funcionamento), situada no seguinte endereo: (endereo completo).

(Local e data)

(Assinatura)

(Cargo/Unidade/rgo)

Na hiptese de a intimao determinar ao servidor a necessidade de comparecer pessoalmente ou por representante, esta dever ser atendida no prazo de 3 (trs) dias teis, contados do 1 dia til seguinte data da cincia da intimao. As intimaes sero feitas pessoalmente ao interessado, preferencial em sua estao de trabalho, mediante entrega da Intimao e das cpias do Termo de Instaurao de Processo Administrativo e das peas que integram os autos. O interessado dever apor ciente na cpia da intimao que ser juntada

15

aos autos. Na hiptese da intimao se dar por via postal, a comunicao ser feita por carta registrada, com aviso de recebimento (A.R.). No caso de se tratar de interessado desconhecido ou incerto, ou que se encontre em lugar ignorado ou inacessvel, a intimao ser feita por meio de publicao no Minas Gerais, conforme modelo abaixo, constante no Manual de Atos Administrativos de Pessoal de Uso Geral2:

PROCESSO ADMINISTRATIVO - EDITAL DE CHAMAMENTO [INSTITUIO SUPERIOR] [NSTITUIO] [COMPETNCIA] EDITAL DE CHAMAMENTO [SIGLA DA UNIDADE/N /ANO] O presidente da Comisso processante, constituda pela [ATO CONSTITUTIVO / RESOLUO OU PORTARIA], tendo em vista o disposto no 2, do art. 8, da Resoluo n 37, de 12/9/2005, intima, para comparecer perante esta comisso, instalada na [UNIDADE ADMINISTRATIVA], localizada [ENDEREO], no horrio [HORRIO], no prazo mximo de trs (3) dias, a contar da publicao deste edital de chamamento, pessoalmente ou por representante legalmente constitudo, o servidor: Masp [N DO MASP], [NOME DO SERVIDOR], a fim de tomar conhecimento e acompanhar a tramitao, apresentar defesa para fatos alegados no processo administrativo, instaurado para [DESCRIO DO ATO CONSTITUTIVO]. Informaes adicionais
2

http://intranet.planejamento.mg.gov.br/

16

O desatendimento da intimao no importa o reconhecimento da verdade dos fatos nem a renncia de direito. Se o interessado comparecer, ter amplo direito de defesa. A intimao ser nula quando feita sem a observncia das prescries legais, mas o comparecimento do interessado supre a irregularidade

4.3 Conciliando com o Interessado

Considerando que a lei no estabelece um rito rigoroso para a tramitao do processo administrativo, nas situaes em que o interessado, aps a intimao, comparecer unidade, esta pode ser uma oportunidade para a conciliao. Para tanto, a unidade de pessoal explicar a situao, apresentar as planilhas de clculo e, em seguida, a proposta de quitao do dbito assinada pela autoridade bem como o termo de anuncia por parte do interessado (modelos abaixo). Se o interessado concordar com o dbito, que poder ser parcelado e descontado em contracheque, basta assinar o termo de anuncia. Aps a assinatura basta publicar a concluso do processo.

PROPOSTA PARA QUITAO DO DBITO Considerando a concesso irregular da (o) (vantagem/

benefcio/motivo), conforme comprova a documentao que compe o processo administrativo em curso, esta (e) unidade) prope ao () servidor (a) MASP ( de pagamento, em (rgo/ (nome do servidor),

. devidamente citado(a), que o valor apurado, R$ ), seja descontado em folha parcelas no valor de R$ (

17

) cada uma, que sero atualizadas de acordo com o ndice de aumento concedido ao cargo/funo pelo qual o(a) servidor(a) remunerado(a), ficando extinto o Processo Administrativo em andamento. , de de 2 .

(Local e data)

(Assinatura do Diretor da Unidade)

TERMO DE ANUNCIA Eu, (nome do servidor), MASP , devidamente intimado(a) para responder a processo administrativo decorrente da concesso irregular da(o) (vantagem/benefcio/motivo), ciente da documentao que integra os autos, reconheo o respectivo dbito apresentado pela (o) (rgo/unidade), no valor de R$ (

), e autorizo o seu desconto em folha de pagamento, em parcelas no valor de R$ (

) cada uma, que sero atualizadas de acordo com o ndice de aumento concedido ao cargo/funo pelo qual sou remunerado(a), ficando extinto o Processo Administrativo em curso. , de (Local e data) (Assinatura do servidor com RECONHECIMENTO DE FIRMA EM CARTRIO) de 2 .

18

4.4

Instruo do processo

Nesta fase, tanto a autoridade quanto o interessado podero apresentar novos documentos para ser juntados ao processo. Constitui dever da Administrao, instruir o processo com todos os documentos necessrios para apurao do ato irregular, sem prejuzo do direito do interessado de produzir prova. Todos os documentos juntados ao processo devero ser numerados sequencialmente e rubricados pela autoridade. Quando o interessado declarar que algum fato ou dado esto registrados em documentos existentes em repartio da prpria Administrao estadual, cabe autoridade que instaurou o processo diligenciar para obteno do documento ou de sua cpia. O interessado pode, na fase de instruo, requerer diligncia, percia, juntar documentos, aduzir alegao referente matria objeto do processo. O interessado ou terceiro podero ser intimados se necessria a prestao de informao ou a apresentao de prova. No atendida a intimao, poder o rgo suprir a omisso (apresentar a prova), se entender relevante a matria. Toda vez que a Administrao juntar novos documentos aos autos (exceto os trazidos pela prpria defesa), praticar atos que resultarem em imposio de dever, nus, sano ou restrio ao exerccio de direito ou atividade, bem como restrio de outra natureza, dever intimar o interessado/destinatrio, para se manifestar sobre os mesmos no prazo de 10 (dez) dias. A autenticao de cpia de documento pode ser feita por funcionrio do rgo em que tramitar o processo. Encerrada a instruo, o interessado ter direito de manifestar-se no prazo de dez (dez) dias contados do dia seguinte ao do encerramento da instruo.

19

4.5 Relatrio Conclusivo

Apresentada a defesa ou transcorrido seu prazo sem a manifestao do interessado/destinatrio, dever ser elaborado Relatrio Conclusivo no prazo de 10 (dez) dias.

A autoridade administrativa somente deve iniciar os trabalhos do relatrio conclusivo aps o trmino do prazo para defesa e instruo do processo.

4.6 Deciso

A autoridade proferir sua deciso no prazo de at 60 (sessenta) dias contados do relatrio conclusivo. Esse prazo poder ser prorrogado uma vez por igual perodo, mediante motivao expressa. A deciso dever conter: 1. Relatrio: indicando Termo de Instaurao de Processo Administrativo, a Intimao, a prova de recebimento da intimao ou publicao desta por edital, a existncia de defesa com os correspondentes fundamentos, assim como eventuais documentos trazidos aos autos; 2. Fundamentao: devem ser apreciados os argumentos trazidos pela intimao, isto , a motivao para instaurao do processo, os argumentos apresentados pela defesa, desenvolvendo argumentao lgica,

fundamentada e motivada para a correta aplicao da legislao aplicvel; e 3. Deciso: conter motivao clara, suficiente e coerente com os fatos e fundamentos apresentados.

20

A autoridade julgadora formar sua convico pela livre apreciao dos fatos, podendo solicitar, quando necessrio, parecer de rgo consultivo ou especializado (Assessoria Jurdica, SEPLAG). A deciso dever ser publicada no Minas Gerais, conforme modelo abaixo, e comunicada ao servidor por meio de intimao do seu inteiro teor.

[INSTITUIO SUPERIOR] [NSTITUIO] [COMPETNCIA] CONCLUI PROCESSO ADMINISTRATIVO, instaurado pela Portaria/ [SIGLA DA UNIDADE ADMINISTRATIVA] / n [N DO ATO/ANO], publicada no Minas Gerais em [DATA DE PUBLICAO], referente ao servidor:

Masp [N DO MASP], [NOME DO SERVIDOR], pelo(a)/por [DESCRIO SUCINTA DA CONCLUSO].

21

RECURSO ADMINISTRATIVO

O interessado poder recorrer da deciso autoridade hierarquicamente superior, no prazo de 10 (dez) dias, contados do dia seguinte data da intimao. O recurso ser dirigido autoridade que proferiu a deciso, a qual, se no reconsider-la no prazo de 5 (cinco) dias, encaminhar o recurso autoridade imediatamente superior. Isto , se foi o diretor quem proferiu a deciso, dever no prazo de 5 (cinco) dias reconsider-la ou encaminhar para o superintendente para anlise do recurso. Caso o interessado interponha recurso perante rgo incompetente, ser indicada a autoridade competente, sendo-lhe devolvido o prazo para recurso (10 dias). O recurso no ser conhecido quando interposto fora do prazo, ou por quem no tenha legitimao, ou ainda, se j tiver sido exaurida a esfera administrativa. Quando a deciso for contra o Estado, a autoridade que prolatou a deciso recorrer de ofcio autoridade imediatamente superior. O interessado dever ser intimado a apresentar alegaes no prazo de 5 (cinco) dias contados da cincia ou da divulgao oficial da deciso. O rgo, aps receber as alegaes do interessado, dever remeter os autos autoridade competente. O recurso dever ser decidido no prazo de 30 (trinta) dias contados do recebimento do processo pela autoridade competente. O prazo poder ser prorrogado uma vez, por igual perodo, mediante justificativa explcita.

22

O recurso no tem efeito suspensivo, isto , no suspende o cumprimento da deciso e ela dever ser cumprida. Entretanto, a autoridade que recebeu o recurso ou a autoridade imediatamente superior, de ofcio ou a pedido do interessado, poder atribuir efeito suspensivo ao recurso se julgar que o cumprimento da deciso poder acarretar prejuzo ou seus efeitos forem de difcil ou incerta reparao. Para atribuir o efeito suspensivo necessrio que a autoridade apresente justificativa explcita.

PRESCRIO E DECADNCIA

6.1 Decadncia

Decadncia a perda de um direito devido inrcia do seu titular.O Estado deve anular os atos administrativos que decorram efeitos favorveis ao destinatrio no prazo de 5 (cinco) anos, contados da data em que foram praticados. No caso de efeitos patrimoniais contnuos, como o pagamento mensal de quinqunios, binios, adicional trintenrio e outras vantagens/benefcios, o prazo ser contado da data da percepo do primeiro pagamento. O reconhecimento da decadncia, isto , o reconhecimento de que a Administrao perdeu o direito de anular seu ato, s ser legtimo se declarado no curso do processo administrativo e de forma fundamentada.

23

Vale lembrar que nos processos em que as decises foram proferidas contra o Estado estas decises devero ser remetidas, para anlise, autoridade imediatamente superior quela que a proferiu (este o chamado recurso de ofcio). Os atos que apresentarem defeitos sanveis sero convalidados pela Administrao, desde que a deciso no acarrete leso ao interesse pblico nem prejuzo a terceiros. No h decadncia quando a ilegalidade resultar de m-f. Contudo, a m-f no pode ser presumida, deve ser comprovada por intermdio de elementos inequvocos.

6.2 Prescrio

Prescrio a perda de prazo para requer um determinado direito ou o pagamento/devoluo de valores, ou mesmo para recorrer de uma deciso administrativa. No h legislao especfica dispondo sobre o prazo prescricional aplicvel s relaes que envolvam o Estado de Minas Gerais e seus administrados. Assim, com orientao da Advocacia-Geral do Estado, ficou consolidada no Estado a aplicao do prazo prescricional de cinco anos previsto no Decreto Federal n 20.910, de 1932. Em relao especificamente prescrio no processo administrativo, quando este tiver como objeto crditos referentes a prestaes sucessivas, a anlise da prescrio dever ser feita parcela a parcela, a partir da data do efetivo pagamento de cada uma delas. Quando a prestao nica, decorridos 5 (cinco) anos do seu pagamento, o Estado no pode mais exigir do interessado sua devoluo.

24

REVISO DO PROCESSO ADMINISTRATIVO


O processo que resultar sano ou indeferimento pode ser revisto a pedido ou de ofcio quando for alegado fato novo ou circunstncia que justifique a reviso. Prazo: 5 (cinco) anos contados da deciso definitiva (final). Em caso de reviso do processo, no poder haver agravamento da deciso como, por exemplo, nova deciso estabelecendo a devoluo de valor superior ao que foi estabelecido anteriormente.

25

INFORMAES ADICIONAIS

8.1 Arquivamento do processo administrativo concludo

Aps a sua concluso, o processo deve ser arquivado na pasta funcional do servidor.

Independe da instaurao de processo administrativo: Nos casos mencionados a seguir o pagamento deve ser imediatamente suspenso e a situao funcional/ financeira regularizada sem a instaurao de processo administrativo: servidor que no retornar de afastamento, como nos casos de licena para tratamento de sade; servidor exonerado/dispensado de cargo efetivo/funo pblica/ contrato da Lei n 18.185/2009, exonerado/dispensado de cargo em comisso ou dispensado da funo gratificada; servidor faltoso ou que abandonar o cargo.

26

CONTEUDISTAS

Secretaria de Estado de Planejamento e Gesto (SEPLAG)

REFERNCIAS

CARVALHO FILHO, Jos dos Santos. Manual de direito administrativo. 14. ed., rev., ampl. Rio de Janeiro: Lumem Juris, 2005. DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito administrativo. 19. ed. So Paulo: Atlas, 2006. MEIRELLES, Hely Lopes. Direito administrativo brasileiro. 28. ed. So Paulo: Malheiros, 2003.

27

Вам также может понравиться