Вы находитесь на странице: 1из 3

ESCOLA ESTADUAL PRINCESA ISABEL- P.O.4.5.C.

3 ENSINO MDIO 1 ANO PROVA MENSAL 3 BIMESTRE - 2013


NOME: ________________________________________________________DATA: _____/_____/_____ PROFESSOR: PAULO VIEIRA VALOR: 8,0 PONTOS DISCIPLINA: FSICA QUESTO 01 (1 ponto) A seguir so apresentadas algumas situaes em que um ou mais corpos sofrem variaes de temperatura. Identifique, em cada caso, se o aquecimento ocorreu devido transferncia de calor (C) ou realizao de trabalho (T). ( ) O aquecimento da broca de uma furadeira logo aps sua utilizao ao perfurar uma parede. ( ) O fato de uma poro de leite se aquecer quando colocada dentro de uma panela que levada ao fogo. ( ) O aumento de temperatura da cabea de um prego aps receber vrias marteladas de um carpinteiro ao pregar uma porta. ( ) O aquecimento dos pneus de um automvel aps uma longa viagem. ( ) O resfriamento de uma garrafa de refrigerante colocada dentro da geladeira por um certo intervalo de tempo. ( ) O fato de a temperatura do motor de automvel aumentar durante seu funcionamento. ( ) A diminuio de temperatura de um bolo, que aps sair do forno colocado sobre a pia da cozinha e ali deixado por um certo tempo. ( ) O aumento de temperatura de um pequeno pedao de madeira que , ao ser preparada para a pintura , lixada por alguns instantes. ( ) O aquecimento de um automvel estacionado ao sol durante um certo intervalo de tempo. ( ) O resfriamento de uma panela de presso que retirada da chama de um fogo e colocada dentro da pia, abaixo da torneira jorrando gua fria. QUESTO 02 (1 ponto) Classifique as fontes a seguir como Renovveis (R) ou No Renovveis (N) ( ) Carvo vegetal. ( ) Petrleo. ( ) Etanol. ( ) Gs de cozinha. ( ) Madeira. ( ) Urnio. ( ) Energia Solar. ( ) Diesel. ( ) Energia elica. QUESTO 03 (0,5 ponto) As estaes climticas so consequncia a) da inclinao do eixo de rotao da Terra em relao ao plano de sua rbita. b) de a Terra mover-se a uma distncia muito grande do Sol. c) de a Terra girar em torno de seu eixo e simultaneamente mover-se ao redor do Sol. d) de variar muito, durante o ano, a altura do Sol no cu. QUESTO 04 (0,5 ponto) Suponha duas amostras de 1 kg, uma de alumnio e a outra de ferro. Qual delas requer maior energia para que sua temperatura aumente de 1C? a) A de alumnio, porque conduz o calor melhor do que o ferro. b) A de ferro, porque o calor especfico dessa substncia maior do que o do alumnio. c) A de alumnio, porque se calor especfico menor do que o do ferro. d) Ambas necessitam a mesma energia, pois tm a mesma massa. QUESTO 05 (0,5 ponto) As grandezas que definem completamente o estado de um gs so: a) somente presso e volume b) apenas o volume e a temperatura. c) massa e volume. d) temperatura, presso e volume. e) massa, presso, volume e temperatura.

QUESTO 06 (0,5 ponto) A Primeira Lei da Termodinmica estabelece que o aumento U da energia interna de um sistema dado por U = Q - W onde Q o calor recebido pelo sistema, e W o trabalho que esse sistema realiza. Se um gs recebe 350 J de uma fonte quente, realizando 260 J de trabalho e considerando que sua energia interna inicial era de 100 J, a variao U de sua energia interna foi de a) 90 J b) 100 J c) 150 J d) 190 J QUESTO 07 (1 ponto) A Conveno do Clima, assinada no Rio de Janeiro, em 1992, durante a Conferncia Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (ECO 92), tem como objetivo reduzir a emisso de gases que provocam o efeito estufa e que esto listados no quadro abaixo.

Considerando as informaes apresentadas, Assinale V ou F nas seguintes afirmaes, caso julgue ser verdadeira ou falsa, respectivamente. ( ) A queima de combustveis fsseis , em grande parte, responsvel pela emisso de gases que intensificam o efeito estufa. ( ) Principalmente em virtude da ao dos xidos de nitrognio, o efeito estufa poder causar o aumento das calotas polares. ( ) Mudanas climticas causadas pelo efeito estufa podem modificar a distribuio da flora e da fauna na superfcie terrestre. ( ) Os dados da tabela sugerem que o reflorestamento representa uma medida eficiente contra o agravamento do eleito estufa. ( ) Os gases envolvidos no efeito estufa no interferem na camada de oznio. QUESTO 08 (0,5 ponto) (ENEM/1998) Na figura abaixo est esquematizado um tipo de usina utilizada na gerao de eletricidade.

Analisando o esquema, possvel identificar que se trata de uma usina: a) hidreltrica, porque a gua corrente baixa a temperatura da turbina. b) hidreltrica, porque a usina faz uso da energia cintica da gua. c) termoeltrica, porque no movimento das turbinas ocorre aquecimento. d) elica, porque a turbina movida pelo movimento da gua. e) nuclear, porque a energia obtida do ncleo das molculas de gua. QUESTO 09 (0,5 ponto) . Seguem abaixo alguns trechos de uma matria da revista Superinteressante, que descreve hbitos de um morador de Barcelona (Espanha), relacionando-os com o consumo de energia e efeitos sobre o ambiente. I. Apenas no banho matinal, por exemplo, um cidado utiliza cerca de 50 litros de gua, que depois ter que ser tratada. Alm disso, a gua aquecida consumindo 1,5 quilowatt-hora (cerca de 1,3 milhes de calorias), e para gerar essa energia foi preciso perturbar o ambiente de alguma maneira.... II. Na hora de ir para o trabalho, o percurso mdio dos moradores de Barcelona mostra que o carro libera 90 gramas do venenoso monxido de carbono e 25 gramas de xidos de nitrognio... Ao mesmo tempo, o carro consome combustvel equivalente a 8,9 kwh. III. Na hora de recolher o lixo domstico... quase 1 kg por dia. Em cada quilo h aproximadamente 240 gramas de papel, papelo e embalagens; 80 gramas de plstico; 55 gramas de metal; 40 gramas de material biodegradvel e 80 gramas de vidro.

(Tambm) com relao ao trecho I, supondo a existncia de um chuveiro eltrico, pode-se afirmar que: a) a energia usada para aquecer o chuveiro de origem qumica, transformando-se em energia eltrica. b) a energia eltrica transformada no chuveiro em energia mecnica e, posteriormente, em energia trmica. c) o aquecimento da gua deve-se resistncia do chuveiro, onde a energia eltrica transformada em energia trmica. d) a energia trmica consumida nesse banho posteriormente transformada em energia eltrica. e) como a gerao da energia perturba o ambiente, pode-se concluir que sua fonte algum derivado do petrleo. QUESTO 10 (0,5 pontos) Leia atentamente as questes abaixo e marque a alternativa correta: I. Se 100 Joules de calor forem adicionados a um sistema que no realiza trabalho externo, sua temperatura seria elevada. II. Se 100 Joules de calor forem adicionados a um sistema, que realiza 40 Joules de trabalho externo, a variao de sua energia interna seria igual a 60 Joules. III. Se 100 Joules de calor forem adicionados a um sistema, ele nunca poderia realizar um trabalho de valor superior a 100 Joules. Das trs afirmaes acima, somente a) I est correta. b) II est correta. c) III est correta. d) I e II esto corretas. QUESTO 11 (1,5 pontos)

O aumento do consumo energtico no mundo vem causando problemas scio-espaciais expressivos que afetam a qualidade de vida em diversos pases. A charge selecionada trata de importantes questes da geopoltica internacional que merecem crescente ateno para que problemas estruturais no sejam ampliados, notadamente nos Pases do Sul. 1) Interprete a charge luz da importncia do projeto mostrado para os Pases do Norte. ____________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________ 2) Qual a vantagem que o Etanol brasileiro apresenta em relao ao Etanol oferecido pelos "Pases do Norte"? ____________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________

BOA SORTE!

Вам также может понравиться