Вы находитесь на странице: 1из 13

Propriedades Deteriorativas, Propriedades Nucleares e Propriedades da Densidade

Integrantes:

Arley Alles Cruz Eliane Mendona Lima Jssica Mayara Oliveira Santana Ktilla Monique Costa Santos Marlia Rafaele Oliveira Santos

Moema Andrade Damascena M ychelli Andrade Santos Thadeu Guimares Brando

1. INTRODUO

A maioria dos materiais sofrem algum tipo de interaca o com um diverso numero de ambientes. Essas interaco es, ao acontecer com certa frequncia, acabam comprometendo a utilidade do material, sua aparncia e suas funcionalidades fsicas e mecnicas. Cada tipo de material, possui um mecanismo de deteriorao diferente. Cermicos: Sao geralmente os mais resistentes, o desgaste ocorre em temperaturas elevadas ou em ambientes considerados extremos, se acontece com frequencia, e chamado de corrosao (CALLISTER, 2008).

Metais: Existe uma perda efetiva de material, seja por dissoluca o (corrosao) ou pela formaca o de uma incrustaca o ou pelicula de material nao-metalico (oxidaca o).

Polmeros: Podem se dissolver quando sao expostos a um solvente liquido ou podem absorv-lo e sofrer inchamento. A radiaca o eletromagnetica e o calor podem causar alteraco es nas suas estruturas moleculares.

Com isso possvel definir que a propriedade deteriorativa dos materiais est diretamente relacionada ao mecanismo, a resistencia, ao ataque causado por varios tipos de ambiente e as medidas normalmente empregadas para prevenir ou reduzir a degradaca o (CALLISTER, 2008).

FIGURA 1: Dissoluo do metal devido ao do tempo

FIGURA 2: Incrustao do metal devido gua

Propriedades Deteriorativas
Corroso Trata-se da deteriorao dos materiais pela ao qumica ou eletroqumica do meio, podendo estar ou no associado a esforos mecnicos. Pode ocorrer em diversos tipos de materiais, sejam metlicos como os aos ou as ligas de cobre, por exemplo, ou no metlicos, como plsticos, cermicos ou concreto.

Corroso Eletroqumica Ocorre espontaneamente, quando o metal est em contato com um eletrlito, onde acontecem, simultaneamente, reaes andicas e catdicas. Reao andica (oxidao) Fe Fe2+ + 2e (1)

Reao catdica (reduo): 2H2O + 2e H2 + 2OH (2) Em meio com baixo teor de oxignio, o hidrxido ferroso sofre a seguinte transformao: 3Fe(OH)2 Fe3O4 + 2H2O + H2 (4) Por sua vez, caso o teor de oxignio seja elevado, tem-se: 2Fe(OH)2 + H2O + 1/2O2 2Fe(OH)3 (5) 2Fe(OH)3 Fe2O3.H2O + 2H2O (6) O produto final da corroso, ou seja, a ferrugem, consiste nos compostos Fe3O4 (colorao preta) e Fe2O3.H2O (colorao alaranjada ou castanho-avermelhada).

Outro exemplo deste tipo de corroso a pilha galvnica onde dois metais so postos em presena de um eletrlito:

Quando duas partes de uma superfcie ou de uma estrutura metlica apresentam potenciais eletroqumicos diferentes, elas podem formar uma (ou mais) pilha(s) eletroqumica(s) com dissoluo metlica em uma regio especfica. Tem-se nesse caso o que se chama de corroso localizada.

Tipos de Corroso Localizada Pites (localizada) Galvnica Frestas Seletiva de fases Intergranular Transgranular sob tenso

FIGURA 3: Diferentes tipos de corroso localizadas

Corroso Qumica

Corresponde ao ataque de um agente qumico diretamente sobre o material, sem transferncia de eltrons de uma rea para outra. Nos Metais consiste numa reao qumica entre o meio corrosivo e o material metlico, resultando na formao de um produto de corroso sobre a sua superfcie. Um exemplo a corroso de zinco metlico em presena de cido sulfrico. Nos Polmeros ocorre a corroso, ou melhor, uma degradao, pela ao do meio, de solventes ou de oxidantes enrgicos. As reaes qumicas levam ciso das macromolculas, em geral com comprometimento das propriedades fsicas e qumicas do material, como ocorre na hidrlise do poli (tereftalato de etileno) (PET). Um exemplo prtico a decomposio do concreto: 3CaO.2SiO2.3H2O + 6HCl 3CaCl2 + 2SiO2 + 6H2O (7)

FIGURA 4: Corroso qumica em concreto armado: (a) poste; (b) mureta (Boa Viagem, Niteri RJ) (MAINIER et al, 2004).

Corroso Eletroqumica

Se caracteriza por ser um processo eletroqumico, que se d com a aplicao de corrente eltrica externa (corroso no espontnea). Ocorre principalmente em: tubulaes de petrleo; Tubulaes de gua potvel; Cabos telefnicos enterrados; Tanques de postos de gasolina.

Figura 5: Corroso eletroltica em tubos de ao-carbono provocada por corrente de fuga: (a) em parte de um equipamento; (b) em uma tubulao industrial (MAINIER et al, 2004).

DENSIDADE
A densidade uma propriedade especfica de cada material, a qual auxilia a identificar a composio de objetos, por exemplo. Ela calculada atravs da razo entre a massa (m) e volume (v)

A densidade de um material tem importncia significativa nas aplicaes aeronuticas.

Reflete tanto a contribuio nuclear (ncleo do tomo), como a sua estrutura qumica, organizao molecular e eficincia de empacotamento.

Os materiais metlicos apresentam uma ampla faixa de densidades, que vo desde materiais leves como o berlio (1,87 g/cm3) e o ltio (0,53 g/cm3), at materiais pesados como o irdio (22,65 g/cm3) e o tungstnio (19,3 g/cm3) (PADILHA, 2000).

Os materiais polimricos so em geral muito leves e apresentam, na sua maioria, densidade entre 0,95 e 2,20 g/cm3.

Os materiais cermicos so em geral mais leves que os metlicos e mais pesados que os polimricos.

A tabela 2 apresenta a densidade de vrios materiais metlicos, cermicos e polimricos.


Tabela 1: Densidade (em g/cm3) de vrios materiais metlicos, cermicos e polimricos na temperatura ambiente (PADILHA,2000).

PRPRIEDADES NUCLEARES

Aspectos Histricos As primeiras radiaes (raios x, raios e partculas e ) foram descobertas no final do sculo passado e incio deste sculo.

Ernest Rutherford (1871-1937) foi o primeiro a realizar a transmutao de um elemento qumico.

Os nutrons s foram descobertos pelo fsico britnico James Chadwick (18911974) em 1932

Em 1939, o qumico alemo Otto Hahn (1879-1968) descobriu um tipo muito importante de reao nuclear: a fisso nuclear.

O primeiro reator nuclear entrou em operao em 1942 e a exploso da primeira bomba atmica aconteceu em 6 de agosto de 1945, na cidade japonesa de Hiroshima.

Conceitos Seco de choque - Probabilidade de ocorrncia de uma determinada reao nuclear

A seco de choque depende: Energia do nutron incidente Energia do ncleo do tomo alvo

Componentes de um reator nuclear: Moderador Barras de controle Refrigerador Blindagem

Resistncia Degradao

Os polmeros, em comparao com os materiais metlicos, so bastante estveis em meios lquidos tais como gua, solues inorgnicas cidas ou bsicas, assim como em atmosferas agressivas. Muitos polmeros so atacados e at dissolvidos por alguns solventes orgnicos. Por exemplo, o poliestireno solvel em benzeno, tolueno e xileno. Os termorgidos so mais resistentes ao ataque de solventes orgnicos que os termoplsticos Outra forma de degradao causada pela difuso do oxignio para regies entre as cadeias dos termoplsticos.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS CALLISTER, W.D.; Cincia e Engenharia de Materiais: Uma introduo . Rio de Janeiro, Editora LPC, 2008. DUTRA, A.C. e NUNES, L.P. Proteo catdica - Tcnica de combate corroso. Rio de Janeiro, Editora Tcnica, 1987. GENTIL, V. Corroso. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos e Cientficos, 2003. MAINIER, F.B.; Corroso: Um exemplo usual do fenmeno qumico . Rio de Janeiro, Qumica Nova na Escola, 2004. NUNES, L.P. e LOBO, A.C.O. Pintura industrial na proteo anticorrosiva. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos e Cientficos, 1990. PADILHA, A.F.; Materiais de Engenharia: Microestrutura e Propriedades. Curitiba, Hemus SA, 2000.

Вам также может понравиться