Вы находитесь на странице: 1из 2

Action Painting O gestualismo, pintura gestual ou action painting uma forma de pintura abstracta onde se pode observar o gesto

o pictrico. Este tipo de pintura no apresenta esquema s prvios, e surgiu em Nova Iorque, nos anos 40 do sculo XX, sob influncia dos proce ssos surrealistas de pintura automtica. Alguns pintores inventam verdadeiras escr itas pessoais fazendo sinais grficos ao longo da superfcie da tela, qua a levam a perder, em geral, a sugesto de violncia muscular para se tornar opticamente mais a tuante, chama-se ento, pintura de sinais. Tem como principais representantes Poll ock, Harold Rosenberg, Kline e De Kooning. Os sinais e os gestos de pintar como meio expressivo foram as bases desse tipo d e pintura. Essa corrente originou-se do expressionismo abstrato. Seu objetivo er a a libertao das formas de Vladimir Tatlin. A pintura gestual recebeu influncia dos chineses e japoneses.

Prefiro atacar a tela no esticada, na parede ou no cho... no cho fico mais vontade. Me sinto mais prximo, mais uma parte da pintura, j que desse modo posso andar em volta dela, trabalhar dos quatro lados, e literalmente estar na pintura... Quand o estou em minha pintura, no tenho conscincia do que estou fazendo." Estas palavra s do pintor norte-americano Jackson Pollock (1912 - 1956), em 1947, definem de m odo sinttico os traos essenciais de sua tcnica e estilo de pintura, batizado de act ion painting pelo crtico norte-americano Harold Rosenberg, em 1952. Pollock estir a a tela no solo e rompe com a pintura de cavalete. Sobre a tela, a tinta - metli ca ou esmalte - gotejada e/ou atirada com "paus, trolhas ou facas", ao ritmo do gesto do artista. O pintor gira sobre o quadro, como se danasse, subvertendo a im agem do artista contemplativo - ele parte da pintura - e mesmo a do tcnico ou des enhista industrial que realiza o trabalho de acordo com um projeto. O trabalho c oncebido como fruto de uma relao corporal do artista com a pintura, resultado do e ncontro entre o gesto do autor e o material. "Antes da ao", diz Pollock, "no h nada: nem sujeito, nem objeto." Descarta tambm a noo de composio, ancorada na identificao d pontos focais na tela e de partes relacionadas. O tratamento uniforme da superfc ie da tela e o abandono de idias tradicionais de composio - por exemplo a de que a obra deve ter um centro - levam pintura denominada de all-over pelo crtico norteamericano Clement Greenberg.

Aps uma fase figurativa, sob influncia da pintura regionalista do pintor norte-ame ricano Thomas Hart Benton (1889 - 1975) e dos muralistas mexicanos, Pollock comea a realizar pinturas abstratas, em meados dos anos 40. As telas tm dimenses amplia das e so integralmente ocupadas por respingos, manchas, arabescos e espirais emar anhados, como em Trilhas Onduladas (1947), ou em Nmero 1 (1949). A marca do traba lho a liberdade de improvisao, o gesto espontneo, a expresso de uma personalidade in dividual. As influncias do automatismo surrealista so evidentes, ainda que no refer idas apenas mo e escrita - como nos escritores - mas a todo o corpo do artista. D iferenas parte, observa-se a mesma nfase na intuio e no inconsciente como fonte de c riao artstica (lembrar as afinidades de Pollock com a psicologia de Jung). Nas form as alcanadas, nota-se a distncia em relao abstrao geomtrica e as afinidades com o bi rfismo surrealista, no qual as formas obtidas - prximas s formas orgnicas - enfatiz am as ligaes entre arte e vida, entre arte e natureza. Alguns crticos sublinham as afinidades da action painting com o jazz, msica que se faz tocando, ao sabor do i mproviso e da falta de projeto preliminar. A action painting, ainda que atinja seu ponto mximo com Pollock, exercitada por o utros artistas reunidos em torno do expressionismo abstrato, primeiro estilo pic trico norte-americano a obter reconhecimento internacional. A recusa das tcnicas a rtsticas tradicionais assim como a postura crtica em relao sociedade e ao establishm ent americano aproximam um grupo bastante heterogneo de pintores e escultores, en tre eles Mark Rothko (1903 - 1970), Adolph Gottlieb (1903 - 1974), Willem de Koo ning (1904 - 1997) e Ad Reinhardt (1913 - 1967). Os emaranhados de linhas e core s que explodem nas telas de Pollock afastam a idia de mensagem a ser decifrada. D o mesmo modo os quadros de Rothko, com suas faixas de pouco brilho e sutis passa

gens de tons, ou mesmo as solues figurativas de De Kooning, no visam oferecer chave s de leitura. A ausncia de modelos, a idia de espontaneidade relacionada ao trabal ho artstico e o gesto explosivo do pintor que desintegra a realidade fazem parte de uma retrica comum ao expressionismo abstrato, a partir da qual os artistas con stroem dices prprias. As obras de Pollock e a action painting, tornadas estilo, tiveram forte impacto em diversos pases da Europa a partir de 1960. No Brasil, parece temerrio pensar em seguidores das pesquisas iniciadas pelo expressionismo abstrato. Ainda que algu ns crticos aproximem as obras de Manabu Mabe (1924 - 1997), Tomie Ohtake (1913), Iber Camargo (1914 - 1994) e Flavio-Shir (1928) dessa vertente, elas parecem se li gar antes ao tachismo ou ao abstracionismo lrico, adotado tambm por Cicero Dias (1 907 - 2003) e Antonio Bandeira (1922 - 1967). Nos anos 80, a obra de Jorge Guinl e (1947 - 1987) aparece como exemplo de leitura particular da pintura de De Koon ing.

Вам также может понравиться