Вы находитесь на странице: 1из 2

Trabalho Gesto de Pessoas

01. Existe uma velha piada na rea da gesto de pessoas que diz: A empresa do futuro estar to avanada tecnologicamente que ser dirigida apenas por uma pessoa e por um cachorro. A pessoa estar l para alimentar o cachorro, e o cachorro estar l para garantir que a pessoa no toque em nada. Assinale a alternativa INCORRETA: (A) Para trabalhar efetivamente com as pessoas, temos de entender o comportamento humano, e precisamos conhecer os vrios sistemas e prticas disponveis para nos ajudar a construir uma fora de trabalho qualificada e motivada. (B) Embora as pessoas tenham sido sempre fundamentais no ambiente empresarial, hoje elas desempenham um papel ainda mais central para a obteno da vantagem competitiva de uma empresa. (C) Principalmente nos setores baseados em conhecimento, como os de software e servios de informao, o sucesso de uma empresa depende cada vez mais das competncias das pessoas. (D) Atualmente as pessoas no so mais a fora competitiva de uma empresa. Todos os resultados de eficincia so exclusivamente devidos tecnologia e s mquinas. Cada vez mais as pessoas sero dispensveis e inteis. (E) Os especialistas em gesto de pessoas afirmam que a chave do sucesso de uma empresa est no estabelecimento de um conjunto de competncias essenciais conhecimentos integrados dentro de uma empresa que a distinguem de suas concorrentes e agregam valor para os clientes e acionistas. 02. Est correto o que se afirma APENAS em (A) I, II e IV. (B) I, III e V. (C) II, III e IV. (D) II, IV e V. (E) IV e V. 05. Na era da informao, as mudanas que ocorrem nas empresas so principalmente culturais e comportamentais, transformando o papel das pessoas dentro da organizao. Uma caracterstica dessa mudana a gesto de pessoas, uma atividade que identifica as pessoas como capital humano e parceiros da organizao. NO atende ao conceito de gesto de pessoas a empresa que: (A) d nfase tica e responsabilidade. (B) d nfase especializao (qualificao tcnica). (C) demonstra preocupao com resultados (qualidade no trabalho). (E) autocrtico (ou autoritrio). 03. Um lder que d total liberdade as pessoas na execuo de seus projetos , indicando possivelmente uma equipe madura, auto dirigida e que no necessita de superviso constante, classificado como um lder com estilo de liderana: (A) liberal. (B) autocrtica. (C) democrtica. (D) situacional. (E) centralizadora. 04. A qualidade e a excelncia organizacional no atendimento so atingidas quando h o envolvimento das pessoas da organizao. Considere as afirmativas:

O estilo de liderana consiste nas atitudes de um lder com seus seguidores. H trs estilos de liderana reconhecidos na literatura de administrao de recursos humanos. A tira apresentada acima critica um estilo de liderana que denominado:

(A) laissez-faire (ou rdea solta). (B) interpessoal (ou solidrio). (C) democrtico (ou participativo). (D) contingencial (ou personalista).

(D) prioriza colaboradores agrupados em equipe. (E) valoriza inteligncia e o talento. 06. Entende-se por recrutamento todos os esforos realizados por uma organizao para atrair e engajar novos colaboradores. Neste sentido qual a vantagem do recrutamento interno? (A) Renova e enriquece o patrimnio da organizao. (B) Aproveita investimentos de treinamento de outras empresas. (C) Promove a lealdade empresa. (D) Promove criatividade e inovao com ideias vindas de outros ambientes organizacionais. 07. considerado desvantagem do recrutamento externo: (A) Poder gerar conflitos de interesses entre os colaboradores. (B) Ser um processo oneroso em tempo e custo. (C) Poder gerar atitudes negativas dos colaboradores no escolhidos. (D) Poder conduzir a uma progressiva adaptao e bitolamento das pessoas. 08. O recrutamento de pessoas consiste em um processo de atrao e: (A) alocao dos candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos na organizao. (B) prospeco dos candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos na organizao. (C) deciso com relao aos candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos na organizao. (D) classificao dos candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos na organizao. (E) orientao dos candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos na organizao. 09. Com relao avaliao de desempenho nas organizaes, considere as afirmativas abaixo. I. Deve cobrir no somente o desempenho dentro do cargo ocupado, como tambm o alcance de metas e objetivos. II. Deve observar o desempenho do indivduo no cargo e no a impresso dos colegas a respeito dos seus hbitos pessoais observados no trabalho. III. A responsabilidade pela avaliao deve ser do avaliador, cabendo ao avaliado apenas responder s questes. IV. Deve ser utilizada para melhorar a produtividade do indivduo dentro da organizao. V. amplamente utilizada pelos gerentes para punir os funcionrios com mau desempenho.

Est correto o que se afirma APENAS em (A) I, III, IV e V. (B) I, II e IV. (C) III e V. (D) I, II e III. (E) II, IV e V. 10. Sobre as diversas formas de remunerao de pessoal INCORRETO afirmar: (A) Remunerao direta o salrio que a pessoa recebe em contrapartida ao trabalho realizado, que poder ser fixa ou varivel, ou uma combinao de ambos. (B) Remunerao fixa um montante previamente ajustado entre a pessoa e a organizao a ser pago regularmente pelo trabalho realizado. (C) Remunerao varivel um montante a ser pago em funo de determinados resultados e metas obtidos por meio do trabalho da pessoa. (D) A remunerao fixa parcela da remunerao creditada periodicamente a favor do funcionrio e depende diretamente do resultado e metas alcanado pelo trabalhador. 11. Para Chiavenato (2008), o processo de treinamento se d em quatro etapas: transmisso de informaes; desenvolvimento de habilidades; desenvolvimento de atitudes e desenvolvimento de conceitos. Qual dos objetivos abaixo se refere estritamente etapa de transmisso de informaes? (A) Habilitar para execuo e operao de tarefas, manejo de equipamentos, mquinas e ferramentas. (B) Promover a mudana de atitudes negativas para atitudes favorveis de conscientizao e sensibilidade com os clientes internos e externos. (C) Fornecer informaes sobre a organizao, seus clientes, produtos e servios, polticas e diretrizes, regras e regulamentos. (D) Desenvolver ideias e conceitos para estimular as pessoas a pensarem em termos globais para agir nos locais. (E) Desenvolver conceitos que conduzam as pessoas a raciocinarem de forma sistmica a fim de habilit-las execuo de tarefas complexas.

Вам также может понравиться