Вы находитесь на странице: 1из 17

Oficina: Mulher e mdia

O ESPELHO OBJETIVOS: Despertar para a valorizao de si. Encontrar-se consigo e com seus valores. MATERIAL: Canetas coloridas, giz de cera, folhas de papel. Um espelho escondido dentro de uma caixa. O ambiente deve ser de silncio e interiorizao.

PROCEDIMENTO: O coordenador explica que far um teste com o grupo. Descrever uma personagem, a ver se os desenhos se assemelham ao original. Orientao: desenhem uma linda boca, olhos muito bonitos, cabelo perfeito, nariz perfeito.Em seguida, o coordenador orienta para que todos se dirijam ao local onde est a caixa (uma pr vez). Todos devero olhar o contedo e voltar silenciosamente para seu lugar,continuando a reflexo sem se comunicar com os demais.Finalmente, faz-se a partilha dos prprios sentimentos, das reflexes e concluses de cada um. muito importante conversar sobre os objetivos da dinmica.

Cinco abordagens sobre Gnero


Antes de realizar as atividades propostas, recomendvel a leitura do seguinte texto: Introduo Desde a primeira infncia, meninos e meninas desenvolvem uma forte noo das diferentes expectativas sobre como devem se comportar e se relacionar com os outros. Estas noes so ensinadas e reforadas por seus pares, famlia, mdia, escola e comunidade s quais pertencem, por meio de um processo complexo e dinmico de socializao. Sofremos tambm, interferncias de valores de acordo com a religio, classe social e etnia. Desta maneira, nossa identidade vai sendo construda antes mesmo de nascermos. Durante a juventude, esta construo uma das tarefas mais marcantes e cruciais para a transformao de um jovem em adulto. Este processo implica em questionar e dar um

novo significado ao que a sociedade, a famlia e os pares dizem sobre o devemos ser, pensar e desejar para ns e para os outros. A questo de gnero importante porque estabelece expectativas culturais a respeito do que se espera de um homem e de uma mulher num determinado momento histrico. Ento, se por um lado o gnero norteia a construo de nossas identidades, por outro pode gerar relaes de poder no que se refere ao acesso de homens e mulheres aos recursos sociais, econmicos e ao poder de deciso nas relaes interpessoais. tambm importante diferenciar as questes de gnero das de sexo e sexualidade. Sexo refere-se aos atributos e caractersticas biolgicas que identificam uma pessoa como sendo homem ou mulher. Sexualidade a expresso de nossos sentimentos, pensamentos e comportamentos relacionados a ser homem ou mulher, seja em relao ao amor ou ao sexo. As questes de gnero so complexas e mltiplas, ou seja, variam de acordo com a cultura e o momento histrico, e permitem algumas adaptaes para cada homem e cada mulher, a partir das histrias e escolhas particulares. O trabalho com as questes de gnero com os jovens no mundo atual configura um desafio, porque os adultos trazem em suas identidades, marcas de um outro tempo que, muitas vezes, entram em conflito com as referncias dos jovens, provocando um desencontro. Alm disso, estamos vivendo um momento de intensas transformaes que, como qualquer crise, carrega um grande potencial de mudanas importantes, mas tambm muitas indefinies, incertezas e angstias. Fazendo um breve panorama da realidade social, observamos pontos de vulnerabilidades e potencialidades tanto para os homens quanto para as mulheres. As mulheres mantem suas identidades dentro de normas clssicas, tais como: ser comportada, ter desejo de agradar, ser mais contida sexualmente, exercer tarefas mais ligadas ao cuidado dos outros, valorizar a maternidade. Ao mesmo tempo, esto assimilando novas conquistas de direitos ao trabalho fora de casa, ao poder de tambm ser provedora do lar e de maior autonomia sexual. Os homens mantem-se presos ao valor do lugar de provedor do lar, de trabalhar muito para ganhar mais dinheiro, de ter mais fora fsica e ter sua sexualidade intensificada. Ao mesmo tempo, eles tem podido expressar mais suas emoes, dividir mais as tarefas do lar e dos cuidados com quem amam. Estas adaptaes no so fceis e tem provocados efeitos preocupantes, inclusive, para a sade pblica. As mulheres, por exemplo, tem ficado hipertensas, estressadas e muito ansiosas para tentar dar conta de todas as expectativas; os homens tem se demonstrado mais deprimidos e inseguros, reagindo a isso com o mergulho no alcoolismo, em atitudes violentas, ou mesmo em depresses. Percebe-se, portanto, uma crise de identidade de gnero e, nesse sentido, o trabalho com adolescentes no pode estabelecer respostas fechadas e definitivas do que ser homem ou ser mulher.

Porm, pode ser fundamental para que no encontro entre adultos e jovens possam emergir novas possibilidades criativas e potentes que se fundamentem relaes de cuidado e respeito entre homens e mulheres. Para isso, todos precisam se abrir para novas posies sociais, sem se prender em pr-conceitos, visando sempre a igualdade perante os direitos humanos, e a diferena perante as possibilidades diversas, dinmicas e criativas de socializao e interao entre homens e mulheres. Aps a leitura do texto so propostas cinco atividades para educadores interessados em lidar com estas questes. Confira no link ao lado, o plano Cinco abordagens de gnero. Objetivo: iniciar o trabalho com este tema provocando os adolescentes a expressarem o imaginrio do grupo em relao s especificidades da mulher e do homem, para realizar uma reflexo crticas sobre traos da identidade de gnero que promovam a vulnerabilidade de meninos e meninas. Materiais: Um desenho do contorno de um corpo masculino e outro de um corpo feminino, em tamanho natural, em um papel craft (pea para algum homem deitar sobre um papel craft e desenhe o contorno do seu corpo; faa o mesmo em outro papel com uma mulher); uma caneta para cada participante, uma lousa ou um painel. Procedimento: 1 - Comente com os jovens que iro trabalhar o tema gnero, o que significa abordar as demandas sociais sobre como deve ser a mulher e o homem. Diga que muitas vezes obedecemos estas demandas sem nos darmos conta, porque elas esto muito internalizadas por todos que nos cercam. Isto no quer dizer que so caractersticas naturais e imutveis, por isso vocs trabalharo estas referncias, analisando como as questes de gnero interferem na vida deles. 2 - Aquecimento: pea para os meninos falarem tudo o que lhes vem cabea quando imaginam viver um dia de mulher: como ocupariam o tempo, o que mais iriam gostar de fazer, o que iriam sentir, com quem iriam se relacionar. Em seguida, faa as mesmas perguntas para as meninas responderem sobre um dia sendo homens. Deixe os jovens se manifestarem espontaneamente, e anote os dados na lousa como fonte de inspirao. 1 - Divida o grupo em dois subgrupos mistos. Se preferir deixe que eles se dividam por critrio de afinidade para estimular o fluxo de ideias entre amigos. E entregue o molde do corpo feminino para um grupo, e o do corpo masculino para o outro. 2 - Fale que um molde de um corpo de uma mulher e outro de um homem. 3 - Pea para que cada subgrupo escreva em cada parte do corpo destes moldes algumas palavras referentes s funes dela para a vida do homem ou da mulher (depende de qual molde o grupo estiver trabalhando). Pode ser uma funo biolgica como reproduo na parte dos genitais, e/ou simblica como determinao na parte peitoral do molde. 4 - Estimule os participantes a escreverem tudo que lhes vem cabea quando pensam nestas partes do corpo da mulher e do homem, explicando que no h certo ou errado.

5 - D 20 minutos para eles realizarem esta atividade. Pea para que cada grupo conte para todos o que escreveu e anote tudo em um painel dividido em duas reas: uma para as palavras relacionadas mulher e outra para os homens. Observao: Durante a exposio dos grupos tente analisar com os jovens as diferenas e as semelhanas de cada molde atentando para: Cabea: os pensamentos e uso da razo. Braos e mos: uso da fora, violncia, relao com os outros de carinho ou de abuso de poder. Barriga: hipervalorizao dos padres de beleza (magreza e msculos), gravidez. Genitais: exerccio da sexualidade mais contido, ou mais exposto e incentivado. Pernas e ps; potencial de ao, iniciativa, determinao. Perguntas para discusso: Como vocs resumiriam o perfil de uma mulher, baseando-se nas funes que mais apareceram no molde? E o perfil do homem? Como a mulher expressa suas emoes? E os homens? Qual a importncia da obedincia aos padres estticos para a mulher? E para o homem? Por que h diferena? Como pensaram a sexualidade na vida de uma mulher e na do homem? Observaes: Tente questionar esteretipos que levem aos pontos de vulnerabilidade para ambos os gneros, por exemplo: As mulheres so geralmente ligadas ao cuidado com os outros, cuidado com a beleza e ao ideal da maternidade e os homens tem seu valor focado exclusivamente numa postura pr-ativa, objetiva, visando o sucesso financeiro. Comente que o fato da mulher ser mais cuidadosa s se transforma em qualidade de vida para ela se ela souber que tambm tem o direito de ser respeitada e cuidada pelas pessoas que ama. Os homens tambm precisam poder ter outras qualidades como ser sensvel, afetuoso e ajudar nas tarefas do lar, sem que isso os torne frgeis ou sem valor. Esta oficina introdutria, portanto esta discusso tem um carter mais amplo e geral. Atividade 2 - Relaes amorosas Objetivo: Explorar as expectativas de homens e mulheres para uma relao romntica e compreender como cada gnero lida com a sexualidade. Materiais necessrios: Folhas de papel e lpis ou caneta para cada participante.

Procedimento: Divida os jovens em grupos de duas a quatro pessoas; preferencialmente separados por gnero. 1 - Explique que cada grupo dever criar uma histria de um casal que est na fase inicial de relacionamento. Pergunte: Como foi que eles se conheceram? Como cada um se comportou nestes primeiros momentos? Como eram os encontros? Como um tratava o outro? O que um mais gostava do outro? 2 - D 15 minutos para os grupos discutirem e desenvolverem suas histrias. 3 - Em seguida, pea para cada grupo repetir a atividade pensando em uma fase diferente da mesma relao amorosa. Pergunte: Como este casal est depois de 10 anos? O que mudou? Quais so os papis e expectativas do homem e da mulher? 4 - D 15 minutos para os grupos discutirem e desenvolverem suas histrias. 5 - Pea para cada grupo apresentar as histrias. Perguntas para a discusso: - Quais so as semelhanas entre as histrias contadas pelos subgrupos? Quais so as diferenas? - Quais so os fatores positivos nos relacionamentos das histrias? Quais foram os negativos? - Nestas histrias, os homens tem o mesmo poder de negociao em relao ao sexo, vida social, vida financeira que as mulheres? Quais as conseqncias da desigualdade de poder no relacionamento? - O que uma mulher jovem espera de uma relao amorosa? diferente do que o homem espera? Por qu? Como estas expectativas interferem na relao amorosa? - Algumas pessoas acreditam que os homens devem tomar todas as iniciativas na relao, e as mulheres devem s responder a elas. Vocs concordam com isso? - A mulher se preocupa mais com os padres estticos sentindo-se facilmente insatisfeita com seu corpo e com a possibilidade deste atrair o desejo do homem? -Vocs acham que homem pensa mais em sexo que a mulher? 6- Aps esta discusso com o grupo, busque fazer um resumo do que mais apareceu nas histrias relacionadas posio do homem e da mulher numa relao amorosa, e questione os esteretipos e pontos muito repetitivos, tentando construir novas formas mais criativas e saudveis para a relao. Comentrios:

Nas relaes amorosas colocamos em prtica nossas referncias de papis sociais para o homem e para a mulher, tanto na forma como nos comportamos quanto nas expectativas que temos para com quem estamos nos relacionando. Por isso, importante ajudar os jovens a perceberem que modelos esto repetindo, e se isso promove um relacionamento de respeito, com troca de afetos e vivncias, comunicao e compreenso das necessidades e desejos uns dos outros. Por exemplo, muito comum os jovens falarem que s os homens pensam em sexo e que a mulher tem de apenas reagir a esse desejo, aceitando ou no. Isto pode limitar o exerccio espontneo da sexualidade que toda mulher tem direito de viver. Alm disso, cristaliza o homem em um lugar social de quem deve sempre pensar em sexo (caso contrrio considerado um fraco, sem valor). Opcional: Se tiver mais tempo com o grupo ou quiser substituir esta atividade por outra, segue uma variao sobre a relao amorosa e Gnero. Material: CD com a gravao da msica Feijoada Completa de Chico Buarque de Hollanda e um aparelho de som, uma cpia da letra da msica para cada jovem (est no final da descrio desta atividade); canetas hidrogrficas; papel pardo; duas tiras com a palavra Mulher e duas com a palavra Homem escritas de modo a poderem ser vistas distncia. Procedimento: 1- Distribua uma cpia da letra da msica para cada jovem. 2- Ponha a msica para todos escutarem juntos e pea para prestarem ateno no que a msica diz sobre os comportamentos dos homens e das mulheres na relao. 3- Depois de escutarem a cano, proponha uma breve discusso. Aqui vo alguns pontos que podem ser debatidos: - Do que fala a cano? - Vocs j viveram ou conhecem algum que j viveu algo semelhante? - O que o marido da cano espera da sua mulher? - Vocs acham que ela vai se divertir? - Como vocs acham que ir terminar este almoo? 4- Diga aos jovens que vocs faro listas de atividades domsticas tradicionalmente realizadas por homens e mulheres. Para isso, utilize um papel pardo grande (ou uma lousa) e faa uma linha no meio de modo a dividir o espao em duas colunas. Escreva as palavras HOMEM e MULHER no alto de cada coluna e, embaixo delas, anote o que os participantes vo dizer. As tarefas femininas vo ser facilmente lembradas, portanto, ajude-as a listar tarefas identificadas como masculinas tambm como consertar a torneira, fazer reparos, jogar o lixo etc. Depois que todos tiverem contribudo, leia as tarefas em voz alta.

A seguir, cubra as palavras HOMEM e MULHER trocando-as por MULHER e HOMEM, isto , substitua a palavra mulher pela palavra homem e vice-versa. Ento, pergunte aos participantes: e agora, ser que essas tarefas poderiam ser realizadas dessa maneira? Se os participantes disserem que alguma coisa no pode ser feita pelo outro sexo, incentive-os a pensar sobre as razes. V sublinhando aqueles que poderiam ser feitos por ambos. 5- Reflita com os jovens sobre as diferenas entre ser homem e ser mulher em relao ao direito vida social e ao dever de cuidar de tudo e de todos. Questione quais expectativas os homens e as mulheres tem um do outro em relao ao cuidado com o ambiente que dividem e com a vida do outro. Feijoada Completa Chico Buarque Mulher Voc vai gostar T levando uns amigos pra conversar Eles vo com uma fome que nem me contem Eles vo com uma sede de anteontem Salta cerveja estupidamente gelada prum batalho E vamos botar gua no feijo Mulher No v se afobar No tem que pr a mesa, nem d lugar Ponha os pratos no cho, e o cho t posto E prepare as lingias pro tiragosto Uca, acar, cumbuca de gelo, limo E vamos botar gua no feijo Mulher Voc vai fritar Um monto de torresmo pra acompanhar Arroz branco, farofa e a malagueta A laranja-bahia ou da seleta Joga o paio, carne seca, toucinho no caldeiro E vamos botar gua no feijo Mulher Depois de salgar Faa um bom refogado, que pra engrossar Aproveite a gordura da frigideira Pra melhor temperar a couve mineira Diz que t dura, pendura a fatura no nosso irmo E vamos botar gua no feijo

Atividade 3 - Gnero e Famlia em debate Objetivo: refletir sobre a funo paterna, materna e fraterna, questionando relaes de poder que estimulam a violncia e abuso de poder entre a mulher e o homem.

Materiais necessrios: nenhum Procedimento: 1- Leia a situao-problema escrita abaixo para todos os jovens. Em seguida, divida-os entre dois grupos: um ficar encarregado de defender o pai da situao relatada, e o outro de critic-lo. Cada grupo deve discutir e levantar argumentos que justifiquem a sua opinio, mesmo que alguns no concordem com ela. Situao-problema: O pai chega do trabalho muito cansado e entrega o dinheiro para a mulher comprar a mistura para o dia seguinte. Senta-se no sof para ver um pouco de televiso e nesse momento sua filha de 15 anos e seu filho de 17 anos perguntam se podem ir a uma festa com seus amigos. O pai pergunta: Quem vai? Onde a festa? A que horas vo voltar? A filha diz que vo todos os seus amigos da escola, inclusive a Claudinha, sua melhor amiga. O filho fala que vai a mulherada toda do bairro e seus amigos. Eles falam que a festa ser uma grande balada que ir varar a madrugada. O pai balana a cabea e fala que o filho poder ir porque menino, mais velho e sabe se cuidar, mas pede para a filha ver esta histria com a me porque ele trabalhou o dia inteiro e ela, que passou o dia em casa com os filhos, poder resolver estes problemas para ele. 2 - D 20 minutos para a discusso e levantamento dos argumentos. 3 - Explicite as regras para o debate: os dois grupos tiram na sorte quem ter o direito de comear. Um grupo ter o tempo que precisar para falar todos os argumentos de defesa da sua posio no debate e o outro grupo ter de escutar calado, mas poder usar os argumentos que escutou para fundamentar ainda mais a sua defesa. Em seguida, o grupo que s escutou ter o mesmo direito a expor todos os seus argumentos, enquanto o outro o escuta. 4 - D cinco minutos para cada grupo expor seus possveis contra-argumentos. 5 - Estimule a construo de argumentos antes e durante o debate com as seguintes questes: - Na opinio de vocs, por que a filha foi conversar primeiro com o pai? - Como vocs acham que a me costuma agir em relao ao marido e aos filhos, meninos e meninas? - O que cada um teria de ceder para entrar em um acordo quanto sada da filha? - Como vocs acham que essa histria terminou? - E vocs, o que fariam no lugar desta menina? E do menino? E do pai? E da me? - Nem sempre os adultos concordam entre si quanto educao dos filhos. Nesses casos, o que voc acha que devem fazer?

- O fato do pai trabalhar fora e da me assumir os cuidados domsticos faz com que ela tenha mais responsabilidades na educao dos filhos, como demonstra o pai desta situao? Comentrios: A famlia nosso primeiro grupo social, portanto, uma fonte primria e fundamental de transmisso de cultura. Durante a convivncia familiar, aprendemos diversas regras de socializao, e isso no diferente com as identidades de gnero. Muitas vezes, repetimos modelos de homem e mulher de acordo com o que sentimos, observamos e escutamos dos nossos pais. Repetimos sem nos dar conta, mesmo que muitas vezes estas posies sociais gerem muitos conflitos, relaes violentas e empobrecidas, com pouca troca de saberes e afetos. Cuide para no impor os seus valores, deixe que os adolescentes apresentem seus referenciais, e problematize toda vez que aparecerem pontos de vulnerabilidade; ou seja, quando aparecer desigualdade de direitos em relao vida financeira, aos cuidados com a casa e com a famlia, a vida social.

Atividade 4 - Gnero e Mdia Objetivo: Refletir sobre o papel da publicidade na formao de conceitos e atitude dos jovens Materiais necessrios: revistas diversificadas de grande circulao, com ilustraes e propagandas. Procedimento: 1 - Divida a turma em grupos de trs ou quatro pessoas. Distribua algumas revistas por grupo. Cada um deles deve escolher uma propaganda que contenha imagens associadas ao imaginrio social do homem e da mulher (por exemplo: mulheres como uma garrafa de cerveja; homens ao lado de carros enormes e motos potentes; meninas com bonecas e meninos com carrinhos; homens em ambientes de trabalho; mulheres com materiais de limpeza ou comidas, etc) D vinte minutos para cada grupo pesquisar as imagens nas revistas e conversarem sobre as seguintes questes: - Que mensagem essa publicidade transmite do homem? E da mulher? - Vocs se identificam com ela? Se no, quem vocs acham que poderia se identificar? - Vocs acham que o fato de ser uma mulher ou um homem ligado aos devidos produtos e ambientes facilita a venda e/ou o impacto da propaganda nos leitores? Por qu? - Vocs acham que essas mulheres e homens que aparecem na mdia representam a maioria dos homens e mulheres que compe a sociedade? Se no, quais so as diferenas?

- Que conseqncias estas imagens de homem e de mulher podem gerar na formao da identidade da populao? - Que modelos de mulher e de homem vocs gostariam de ver na publicidade? 3 - Incentive os jovens a analisarem o material tanto na forma (cores, os personagens, padres fsicos, posturas, as cenas), quanto no contedo das imagens (os slogans ou textos). Circule pelos grupos para observar a discusso. 4 - Pea que cada grupo apresente suas concluses em uma conversa coletiva sobre o que analisaram em seus grupos.

Comentrios: A anlise de materiais publicitrios uma boa maneira de os jovens perceberem o papel da mdia em suas formaes de identidade. Muitas destas expectativas sociais explicitadas na mdia deixam os jovens muito vulnerveis frustrao, pois estabelecem um ideal inatingvel e diferente de suas realidades. Por exemplo: as mulheres que aparecem em peas publicitrias so loiras, magras, de olhos azuis, mas a maioria das mulheres brasileiras no assim; os homens, por sua vez so valorizados pelos smbolos de poder financeiro, aparecendo sempre bem vestidos, trabalhando em grandes empresas, com carros carssimos, mas a realidade de muitos tambm no essa. Refletir criticamente sobre se isso permite aos jovens a escolha de seguirem ou no os padres sociais em relao mulher e ao homem, exigidos pela sociedade naquela poca, sem se sentirem fracassados ou impotentes. Atividade 5- Modelos: ampliando nossa viso do que ser mulher e do que ser homem Objetivos: Discutir como as atitudes, escolhas e projetos de vida de jovens so influenciados por relacionamentos com outras pessoas. E tambm favorecer a identificao dos jovens com pessoas que se destacam por suas virtudes. Materiais necessrios: Papis e lpis ou canetas. Procedimento: 1- Pea para cada participante pensar em uma pessoa com quem tem uma relao significativa e por quem sente admirao. Essa pessoa pode ser tanto algum ligado vida particular deles (parentes, amigos, professores) quanto uma celebridade. O importante que ela seja lembrada como um exemplo de homem e mulher por possuir diversas qualidades que cada um priorizar. 2 - Separe os participantes em pequenos subgrupos de trs ou quatro jovens e pea para os integrantes de cada um falarem sobre seus personagens. 3 - Cada subgrupo deve escolher apenas uma pessoa especial relatada para apresentar ao grupo todo. 4 - Deixe que cada grupo apresente seu personagem, contando um pouco da sua histria,

suas qualidades e o motivo que levou o grupo a escolh-lo como uma pessoa admirvel e um modelo. Questes para discusso:

- A maioria escolheu um modelo homem ou uma mulher? - Quais as caractersticas admirveis de uma mulher foram destacadas pelos subgrupos? E dos homens? - Houve caractersticas muito contraditria entre os modelos de homem dos sub-grupos? E das mulheres? - Se todas as mulheres e todos os homens fossem como esses modelos de referncia para eles, o que mudaria no mundo e nas relaes? - O que esses modelos tem que eles gostariam de ter em si tambm? O que podem fazer para ser assim? Comentrios: esta atividade tem um carter de fechamento, pois pode se beneficiar de todo trabalho anterior com as demais oficinas, incentivando os jovens a ampliarem as possibilidades de ser mulher, de ser homem e de manter relaes criativas e respeitosas entre si. Bons modelos inspiram muitas pessoas, mas os jovens, sobretudo, necessitam de referenciais e exemplos positivos. Valores e princpios slidos contribuem para a construo de personalidade. Esse um bom momento para discutir e questionar os valores e partilh-los no grupo. Voc tambm pode participar com seus exemplos. Este plano de aula foi elaborado pela coordenadora do Ncleo Mundo Jovem, da Fundao Tide Setubal, Viviane Hercowitz com base na experincia do programa Mundo Jovem, realizado pela Fundao em So Miguel Paulista, desde 2006.

Textos de apoio

Como conversar com meninos


Lisa Bloom

Meu amigo Oliver tem 12 anos. De vez em quando eu dou uma folga para sua me solteira e ele vem passar um tempo na minha casa. Ele timo andando de skate, dana super bem e irradia uma doura angelical. Voc uma boa pessoa, ele me disse uma vez, do nada, e me deixou chocada. Ele sempre enxerga o melhor nas pessoas, embora seu histrico de vida inclua alguns anos num abrigo para sem-teto e um pai abusivo. Recentemente estive com Oliver num dia ensolarado da Califrnia. Estvamos na piscina comendo melancia e relaxando. Ele adora falar sobre seu Xbox e sobre vdeos do YouTube. Em vez de seguir com esses assuntos, perguntei a Oliver Tm lido algum livro ultimamente?. Como resposta, ele murmurou Talvez. Livros no so a coisa

preferida do Oliver. Eu sei que ele prefere falar sobre basquete, ou sobre marcas de tnis, mas eu no podia, eu estava numa misso. Qual o seu livro preferido?, perguntei. No sei, ele disse, olhando para o horizonte. Oliver s l quando extremamente necessrio. Voc nunca o veria lendo um livro debaixo das cobertas com uma lanterna acesa, como eu fazia quando tinha a idade dele. (O brilho vindo da sua cama no meio da noite provavelmente seria de um iPhone) Quando tivemos esse momento, eu estava escrevendo o livro Swagger: 10 Urgent Rules for Raising Boys in an Era of Failing Schools, Mass Joblessness and Thug Culture. (10 regras urgentes para educar meninos numa era de escolas falidas, desemprego em massa e cultura do valento, em traduo livre). Eu estive pesquisando todas as foras culturais que esto emburrecendo nossos garotos. Ento eu precisava ir fundo na raiz da questo. Voc gosta de ler, Oliver?, perguntei. Claro! ele disse, sem convico, daquele jeito que as crianas respondem o que elas sabem que voc quer ouvir. Srio? Bem, tipo, se no tiver mais nada pra fazer, tudo bem, ele admitiu, se voc no puder fazer algum esporte ou jogar videogame ou brincar com seus amigos. Isso no um grande interesse. Voc acha que ler coisa de menina? perguntei sobre um dos mais surpreendentes comportamentos identificados na minha pesquisa mantendo minha expresso o mais indiferente possvel. A primeira vez que li sobre isso foi no livro de Peg Tyre The trouble with boys (O problema com os meninos) e continuei encontrando essa atitude em muitos meninos que entrevistei. Ano passado, escrevi How to talk to little girls (Como conversar com meninas), e fiquei emocionada em como viralizou, sendo lido e compartilhado por milhes de pessoas ao redor do mundo (NT: meio o que aconteceu com a traduo aqui no blog). Os pais eram intensos em incentivar as meninas a assumir sua inteligncia e amar a leitura. O que eu no percebi foi que fazer com que os pais tenham a mesma atitude com os meninos era bem mais difcil, devido ao esteretipo cultural de que os meninos so melhores em atividades mais ativas, como esportes. No, Oliver disse que no achava que ler era coisa de menina, provavelmente me dando a resposta que ele acreditava que eu queria. Mas ento, ele deixou escapar Mas vrios amigos meus acham! Por que voc acha que eles pensam assim? Porque a gente prefere fazer coisas, ele disse, defendendo os amigos. Quando voc l voc s fica sentado num lugar. As garotas no ligam de ficar sentadas o tempo todo, mas a gente prefere andar de skate ou algo assim quando queremos fazer alguma coisa. Em vez de tomar partido e dizer para ele oi, a gente tambm no gosta de ficar sentada o tempo todo, preferi perguntar de que livros ele havia gostado. Oliver s soube me dizer uma srie de livros que ele gosta 39 clues (39 pistas).

Voc sabia que a leitura era considerada uma coisa mais de meninos?, continuei. Ele olhou para o horizonte, rejeitando minhas perguntas. No. Podemos nadar agora? *** As implicaes da notcia de que as meninas ultrapassaram os meninos no quesito leitura em todas as sries, nos 50 estados (dos EUA) e que as garotas esto se formando no ensino mdio e na faculdade com notas melhores e em nmero maior ainda no foram totalmente absorvidas pelos pais de meninos. Mostre-me um orador de formatura e provavelmente ela uma mulher. Top 10 da classe do seu filho? Provavelmente a maioria so garotas. Os 10 piores? A esto os garotos. Alguns pais, e at professores, tm uma atitude fatalista em relao a isso, e reduzem as expectativas para os garotos. A nova crena cultural que as meninas naturalmente amadurecem mais rpido, que elas tm melhores habilidades verbais inatas e, assim, incentivar os rapazes a ler irrealista e um tanto injusto com sua masculinidade. (Ento assim que explicamos por que todos os trs vencedores da ltima feira de cincias da Google eram meninas? Ser que agora acreditamos que as meninas so apenas melhores em tudo?) Deixem eles serem meninos! Deixem eles brincar! No. Ns no podemos aceitar perspectivas reduzidas para os nossos filhos, porque as implicaes para as suas vidas so muito terrveis. No h nada de intrinsecamente masculino no analfabetismo. Os meninos de hoje vo pior em testes nacionais de leitura do que os meninos de uma gerao atrs. No h mistrio quanto ao porqu dos meninos terem escorregado. Meninos lem significativamente menos do que as meninas, e menos do que os seus pais faziam quando eram crianas. Nove em cada 10 meninos de hoje no sentem prazer algum em ler, no mesmo. Como um prprio menino disse: Eu prefiro ser queimado na fogueira do que ler um livro! De onde os meninos tiraram essa ideia louca de que ler coisa de menina? De ns. Afinal, a me que normalmente l em casa por prazer e no o pai (as mulheres lem quase o dobro de livros que os homens link). Tipicamente a me que l histrias para os filhos antes de dormir. a me que leva os filhos para a biblioteca ou para a livraria. O pai joga bola com eles. Na escola, geralmente eles so encorajados a ler por professoras mulheres, enquanto os professores de educao fsica geralmente so homens. Os livros infantis reforam isso mostrando mais meninas lendo e mais meninos em ao nas ilustraes (pense na Hermione, a prodigiosa devoradora de livros, de Harry Potter). Nos aniversrios, festividades ou simplesmente por acaso, damos livros de presente mais para meninas e equipamentos esportivos para os meninos. As crianas captam a mensagem bem cedo apesar de nossas melhores intenes: meninas lem, meninos no. hora de mudar a direo desse barco. Porque o destino dos nossos garotos no-leitores perigoso, de verdade. Pobres leitores na sua maioria, rapazes tm mais dificuldade para ler as matrias e testes de todas as disciplinas. Eles so suspensos, expulsos, reprovados e desistem dos estudos com uma frequncia alarmante a maioria dos nossos meninos afrodescendentes e latinos (que tm a menor proficincia em leitura de todos) desistem logo da escola e os meninos brancos se saem apenas um pouco melhor por que no essa a manchete principal em todos os noticirios?

Enquanto escrevia Swagger.. eu encarei de perto as foras desestimulantes que pressionam nossos meninos: msica popular que incentiva bater na namorada, atirar no inimigo, atacar gays e usar drogas. Cortes na educao que deixam professores no sereno, literalmente dando aulas do lado de fora ou implorando por livros para suas salas superlotadas de primeira srie em sites de caridade. Aplicao da lei de forma desproporcional em bairros pobres, permitindo que menores sejam condenados a anos de priso na primeira vez que so pegos portando drogas. Novas prises so construdas todos os dias, esperando para abrigar a prxima gerao de garotos americanos. Oliver no vai pra l. No sob a minha vista. A boa notcia que a pesquisa fornece solues claras e baratas para o problema, comeando pelo desenvolvimento de perspectivas, premiao da humildade e do esforo e diminuio do tempo em frente da tela (TV, video game, computador). Aps combinar o resultado dos estudos com as entrevistas de pais, professores e especialistas, eu formulei uma lista com 10 regras para a criao de meninos inteligentes, fortes e preparados para o mundo real. Pais, eu espero que vocs as leiam por completo em Swagger.., mas aqui vai uma das mais importantes: Transforme sua casa em um templo de leitura. Mostre para seu garoto que a leitura sua atividade mais prazerosa, aquela que voc no v a hora de comear e tem sempre dificuldade para parar Crianas com pais que lem por prazer so seis vezes mais propensos a fazerem o mesmo e suas notas disparam. por isso que eu falo sobre os livros que eu amo e pergunto sobre os seus favoritos sempre que posso. Estou intencionalmente mostrando para eles que livros e ideias so valorizados pelos adultos. Antes de deixar o Oliver cair na piscina, falei para ele que eu tinha acabado de ler toda a inquietante trilogia de Jogos Vorazes, sugerida pela minha filha. Mas deve ser muito violento para voc, eu disse, calculadamente. Hm, no sei, acho que voc muito novo pra isso. Eu no nasci ontem. Os olhos de Oliver brilharam. Eu ouvi falar desse livro! Ouvi que sobre jogos e crianas que brigam at a morte!. E concluiu, no sou to novo para isso! No estou tentando manipular uma criana de 12 anos para que ela leia e voc tambm no deve faz-lo. Confira minha longa lista de livros que os garotos amam no final de Swagger, pergunte para o professor dele ou o bibliotecrio da escola o que est fazendo sucesso entre os garotos atualmente, pea para ele ler o livro antes de ver o filme. Leve-o a bibliotecas, livrarias, feiras de livro. Traga-o para conferncias na universidade local, para palestras de autores na sua cidade ou online. Pea para que todos os educadores preferidos dele falem sobre seus livros favoritos na sua presena. Coloque estantes de livros em todos os cmodos da casa, sim, at mesmo naquele trono favorito de leitura masculino, o banheiro. Leia para ele, leia com ele, leia do lado dele

durante a noite. Oua audio books enquanto dirige. Quando for chamado para jantar, pea para terminar s mais um captulo e deixe-o terminar o dele. Incentive-o a ler como se sua vida dependesse disso. Porque, na verdade, depende.

Como conversar com meninas


Lisa Bloom

Eu fui a um jantar na casa de uma amiga na semana passada, e encontrei sua filha de 5 anos pela primeira vez. A pequena Maya tinha os cabelos castanhos e cacheados, olhos escuros, e estava adorvel em seu vestidinho rosa e brilhante. Eu queria gritar, Maya voc to fofa! Veja s! D uma voltinha e desfile esse vestidinho rosa, sua coisinha linda! Mas eu no fiz isso. Eu me contive. Como sempre me contenho quando conheo garotinhas, negando meu primeiro impulso, que dizer o quo fofas/lindas/bonitas/bem vestidas/de unhas feitas/cabelo arrumado elas so/esto. O que h de errado nisso? a conversa padro de nossa cultura para quebrar o gelo com as meninas, no ? E por que no fazer-lhes um elogio sincero para elevar suas auto-estimas? Porque elas so to lindas que eu simplesmente quero explodir de tanta fofura quando as encontro, sinceramente. Guarde este pensamento por um tempo. Esta semana a ABC News informou que quase metade das meninas de 3 a 6 anos se preocupam por estarem gordas. No meu livro, Think: Straight Talk for Women to Stay Smart in a Dumbed-Down World, eu revelo que 15 a 18% das meninas com menos de 12 anos usam rmel, delineador e batom regularmente; distrbios alimentares esto em alta e a auto-estima est em baixa; e 25% das jovens mulheres americanas prefeririam vencer o Americas Next Top Model a ganhar o prmio Nobel da Paz. At universitrias inteligentes e bem sucedidas dizem que preferem ser gostosas a serem inteligentes. Recentemente uma me de Miami morreu durante uma cirurgia esttica, deixando dois filhos adolescentes. Isso no pra de acontecer, e isso parte o meu corao. Ensinar as meninas que a aparncia delas a primeira coisa que se nota ensina a elas que o visual mais importante do que qualquer outra coisa. Isso as leva a fazer dieta aos 5 anos de idade, usar base aos 11, implantar silicone aos 17 e aplicar botox aos 23. Enquanto a exigncia cultural de que as garotas sejam lindas 24 horas por dia se torna regra, as mulheres tm se tornado cada vez mais infelizes. O que est faltando? Um sentido para a vida, uma vida de ideias e livros e de sermos valorizadas por nossos pensamentos e realizaes. Eu me esforo para falar com as meninas assim: Maya, eu disse, me ajoelhando at ficar da sua altura, olhando em seus olhos, prazer em conhec-la.

O prazer todo meu, ela disse, com a voz j bem treinada e educada para falar com adultos como uma boa menina. Hey, o que voc est lendo? Perguntei, com um brilho nos olhos. Eu amo livros. Sou louca por eles. Eu deixo isso transparecer. Seus olhos ficaram maiores, e ela demonstrou uma empolgao genuna, mas contida, sobre o assunto. Ela pausou, no entanto, tmida por estar com um adulto desconhecido. Eu AMO livros, eu disse. E voc? A maioria das crianas gosta de livros. SIM, ela disse. E agora eu consigo ler sozinha! Que incrvel! eu disse. E incrvel, para uma menina de 5 anos. Qual o seu livro preferido? perguntei. Vou l pegar! Posso ler pra voc? Purplicious foi a escolha de Maya, um livro novo para mim, e Maya se sentou junto a mim no sof e leu com orgulho cada palavra em voz alta, sobre a nossa herona que adora rosa mas perturbada por um grupo de garotas na escola que s usam preto. Infelizmente, o livro era sobre garotas e o que elas vestiam, e como suas escolhas de roupas definiam suas identidades. Mas depois que Maya virou a ltima pgina, eu conduzi a conversa para as questes mais profundas do livro: meninas ms e presso dos colegas, e sobre no seguir a maioria. Eu contei pra ela que minha cor preferida o verde, porque eu amo a natureza, e ela concordou com isso. Em nenhum momento ns discutimos sobre as roupas, o cabelo, o corpo ou quem era bonita. surpreendente o quo difcil se manter longe desses tpicos com meninas pequenas, mas eu sou teimosa! Eu falei para ela que eu tinha acabado de escrever um livro, e que eu esperava que ela escrevesse um tambm, algum dia. Ela ficou bastante empolgada com essa ideia. Ns duas ficamos muito tristes quando Maya teve que ir pra cama, mas eu disse a ela para da prxima vez escolher outro livro para lermos e falarmos sobre ele. Ops! Isso a deixou animada demais para dormir, e ela levantou algumas vezes A est, um pouquinho de oposio a uma cultura que passa todas as mensagens erradas para as nossas meninas. Um empurrozinho em direo valorizao do crebro feminino. Um breve momento sendo um modelo a ser seguido, intencionalmente. Meus poucos minutos com a Maya vo mudar a multibilionria indstria da beleza, os reality shows que diminuem as mulheres, a nossa cultura manaca por celebridades? No. Mas eu mudei a perspectiva de Maya por pelo menos aquela noite. Tente isto da prxima vez que voc conhecer uma garotinha. Ela pode ficar surpresa e incerta no comeo, porque poucos perguntam sobre sua mente, mas seja paciente e insista. Pergunte-a o que ela est lendo. Do que ela gosta ou no gosta, e por qu? No

existem respostas erradas. Voc apenas est gerando uma conversa inteligente que respeita o crebro dela. Para garotas mais velhas, pergunte sobre eventos atuais: poluio, guerras, cortes no oramento para educao. O que a incomoda no mundo? Como ela consertaria se tivesse uma varinha mgica? Voc pode receber algumas respostas intrigantes. Conte a ela sobre suas ideias e conquistas e seus livros preferidos. Mostre para ela como uma mulher pensante fala e age.

Вам также может понравиться