Вы находитесь на странице: 1из 68

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof.

Fabiano Sales Aula 03 AULA 03

Salve, salve, futuros servidores do TRT-RJ!

Na aula 03, apresentarei o assunto sintaxe da orao e do perodo. Esses conceitos so tradicionalmente exigidos nas provas organizadas pela Fundao Carlos Chagas.

Para melhor orient-los, apresento o sumrio abaixo a vocs:

SUMRIO 01. Sintaxe da Orao ........................................................................................ 02 02. Termos Essenciais da Orao .................................................................... 02 03. Termos Integrantes da Orao .................................................................... 11 04. Termos Acessrios da Orao .................................................................... 14 05. Questes Comentadas ................................................................................ 18 06. Sintaxe do Perodo ....................................................................................... 30 07. Estudo do Perodo ........................................................................................ 30 08. Estudo das Oraes ..................................................................................... 32 09. Questes Comentadas ................................................................................ 43 10. Lista das Questes Comentadas na Aula .................................................. 53

Para refletir: "Se voc espera por condies ideais, nunca far nada." (Eclesiastes)

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

1 de 68

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 03 SINTAXE DA ORAO
Antes de entrarmos no estudo das funes sintticas propriamente ditas, apresentarei alguns conceitos introdutrios e necessrios ao nosso estudo: Classificao Frase nominal Conceito Exemplos

Silncio! No apresenta verbo. Por essa razo, no serve Que atitude bonita, meu para a anlise sinttica. filho!

Apresenta verbo, podendo ter ou no sentido Desejo que voc seja completo. aprovado. Chorou copiosamente. A frase pode ser: Declarativa: expressa um fato. Voc ser aprovado no concurso. Que horas so? Estude! Quo bonita sua filha! Passemos no concurso! Maldito seja o rbitro daquela partida!

Frase verbal (ou Orao)

Interrogativa: expressa pergunta ou dvida. Imperativa: expressa ordem, pedido. Exclamativa: expressa admirao. Optativa: expressa desejo. Imprecativa: expressa praga, maldio.

Perodo

Expresso verbal de sentido completo, iniciado Desejo que voc seja por letra maiscula e encerrado por ponto final. aprovado.

Feitas as consideraes iniciais, veremos os termos essenciais, integrantes e acessrios da orao. TERMOS ESSENCIAIS DA ORAO Segundo a gramtica tradicional, os termos essenciais da orao so sujeito e predicado. O SUJEITO A gramtica tradicional define sujeito como o termo sobre o qual se faz uma declarao. Exemplo: O aluno estuda seis horas por dia.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

2 de 68

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 03
Sujeito: O aluno. Aqui, apresento uma dica a vocs: para localizar o sujeito da orao, faam uma pergunta ao verbo. Por exemplo, na frase O aluno estuda seis horas por dia., devemos perguntar Quem que estuda seis horas por dia ?. A resposta obtida ser o sujeito da orao: O aluno. Se o sujeito for representado por coisas, deveremos fazer a pergunta O qu ...?. Outro aspecto digno de considerao o ncleo do sujeito. O ncleo ser a palavra mais importante, pois ser com ela que o verbo, em regra, concordar: O aluno (= Ele) estuda seis horas por dia. O ncleo do sujeito pode ter natureza substantiva (substantivo, palavra substantivada, numeral substantivo ou pronome substantivo) ou verbal (orao subordinada substantiva subjetiva que caracteriza o sujeito oracional). Exemplos: Joo conversa muito. (Joo = substantivo ncleo do sujeito) ncleo do sujeito) O amar d cor vida. (amar = palavra substantivada Trs demais. (Trs = numeral substantivo ncleo do sujeito) Ele bom demais. (Ele = pronome substantivo ncleo do sujeito) ncleo do sujeito oracional) importante que voc estude muito. (estude = verbo J o predicado, outro termo essencial da orao, definido como tudo o que se declara do sujeito. Exemplo: O aluno estuda seis horas por dia. Predicado: estuda seis horas por dia. Uma vez encontrado o sujeito (O aluno), tudo o que sobra far parte da estrutura do predicado: estuda seis horas por dia. Seguindo os demais exemplos apresentados acima, os respectivos predicados so: Joo conversa muito. (conversa muito = predicado) O amar d cor vida. (d cor vida = predicado) Trs demais. ( demais = predicado) Ele bom demais. ( bom demais = predicado) importante que voc estude muito. ( importante = predicado)

CLASSIFICAO DO SUJEITO Quanto classificao, o sujeito pode ser: Simples formado por apenas um ncleo. Exemplo: Joo conversa muito. Sujeito: Joo. Ncleo do sujeito: Joo.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

3 de 68

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 03
Composto formado por dois ou mais ncleos. Exemplo: Joo e Maria conversam muito. Sujeito: Joo e Maria. Ncleos do sujeito: Joo; Maria. Indeterminado aquele que existe, mas que no possvel ser identific-lo. Exemplo: Falaram sobre os alunos. O sujeito indeterminado ocorrer com: - verbo na terceira pessoa do plural, sem que haja referncia a sujeito expresso no contexto. Exemplo: Falaram sobre os alunos. (algum praticou a ao de falar, mas, sem uma referncia expressa no contexto, no possvel identific-lo) Dicas estratgicas! 1) Quando houver referncia expressa no contexto, ainda que o verbo esteja na terceira pessoa do plural, o sujeito ser determinado. Exemplo: Os professores gostam desta turma. Falaram sobre os alunos. (o sujeito de falaram o termo os professores) 2) importante observar que, quando a forma verbal estiver no imperativo, ainda que no haja referncia no contexto, o sujeito no ser indeterminado, e sim desinencial. Exemplos: Falem sobre os alunos. (atravs da desinncia nmero-pessoal -m, possvel identificar o sujeito: vocs) 3) Com outras pessoas do discurso, no haver sujeito indeterminado, e sim sujeito desinencial. Exemplo: Passaremos no concurso. No exemplo acima, a desinncia nmero-pessoal -mos indica que o sujeito a forma pronominal ns.

- verbo que, em regra, no seja transitivo direto e que esteja na terceira pessoa do singular, acompanhado da partcula SE (indeterminao do sujeito). Exemplo: Precisa-se de empacotadores. (algum precisa de empacotadores, mas no possvel fazer a identificao.) Na frase acima, o verbo precisar transitivo indireto, pois rege a preposio de (algum precisa DE algo). Sendo assim, ficar, obrigatoriamente, na terceira pessoa do singular. A partcula SE (ndice de indeterminao do sujeito) aparecer com: a) verbo transitivo indireto (verbo cujo sentido complementado por um objeto indireto):

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

4 de 68

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 03
Precisa-se de empacotadores. Precisa forma verbal transitiva indireta se ndice de indeterminao do sujeito de empacotadores objeto indireto b) verbo intransitivo (verbo de sentido completo): Vive-se bem no Rio de Janeiro. Vive forma verbal intransitiva se ndice de indeterminao do sujeito bem adjunto adverbial de modo no Rio de Janeiro adjunto adverbial de lugar c) verbo de ligao: -se feliz no Rio de Janeiro. verbo de ligao se ndice de indeterminao do sujeito feliz predicativo no Rio de Janeiro adjunto adverbial de lugar d) verbo transitivo direto em que haja objeto direto preposicionado, ou seja, quando a preposio no regida pela forma verbal: Comeu-se do bolo. Comeu forma verbal transitiva direta se ndice de indeterminao do sujeito do bolo objeto direto preposicionado

Dica estratgica! Na frase Comeu-se do bolo., a preposio de no exigida pelo verbo comer, sendo empregada to somente para a contribuio do sentido: algum (que no possvel identificar) comeu parte do bolo. No ser admitida a transposio de voz verbal quando houver objeto direto preposicionado. A retirada da preposio alteraria sinttica semanticamente a estrutura da frase: Comeu-se do bolo. (sujeito indeterminado: Comeu parte do bolo.)
ndice de indeterminao do sujeito

Comeu-se o bolo. (sujeito: o bolo - voz passiva sinttica O bolo foi comido.)

pronome apassivador

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

5 de 68

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 03
Comeu forma verbal transitiva direta se pronome apassivador o bolo sujeito

- forma verbal que esteja na terceira pessoa do singular (infinitivo impessoal), sem que haja sujeito expresso no contexto. Exemplos: Convm estudar bastante. fundamental estudar diariamente.

Inexistente ocorre com verbos impessoais e, por essa razo, dever figurar, em regra, na terceira pessoa do singular. O sujeito inexistente proporciona orao a classificao de orao sem sujeito. O sujeito ser inexistente nos seguintes casos: a) verbos que expressam fenmenos da natureza no sentido denotativo, dicionarizado. Exemplo: Choveu durante o casamento. Dica estratgica! Se o verbo for empregado no sentido conotativo, isto , figurado, poder ter um sujeito. Exemplo: Choveram flores durante o casamento. No exemplo Choveram flores durante o casamento., o verbo chover est empregado no sentido conotativo, devendo concordar com o sujeito flores. Nesse caso, portanto, ser pessoal. b) verbo haver, significando existir, acontecer ou ocorrer) ou indicando tempo pretrito. Exemplos: Havia trezentas pessoas no local de prova. Em Havia trezentas pessoas no local de prova., o verbo haver impessoal (no apresenta sujeito). Na construo, o verbo assume transitividade direta. Logo, o termo trezentas pessoas seu objeto direto. Dica estratgica! Os verbos existir, acontecer e ocorrer so pessoais, ou seja, devem concordar com o sujeito da orao. Exemplos: Existiam trezentas pessoas no local de prova. (trezentas pessoas = sujeito) Aconteceram episdios fantsticos. (episdios fantsticos = sujeito) Ocorreram muitos vazamentos radioativos. (muitos vazamentos radioativos = sujeito)

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

6 de 68

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 03
H dois anos que no a vejo. No exemplo H dois anos que no a vejo., o verbo haver foi empregado para indicar tempo pretrito, passado. Logo, no ter sujeito. c) verbos fazer, indicando tempo pretrito ou tempo da natureza. Exemplo: Faz dois anos que no a vejo. No ano passado, fez veres muito quentes no Brasil.

d) verbo ser, indicando hora, distncia ou datao. Exemplos: Hoje so dez de outubro. (o verbo ser concorda com o numeral dez.) Hoje dia dez de outubro. (o verbo ser concorda com o vocbulo dia.) So doze horas e trinta minutos. (o verbo ser concorda com o numeral doze.) meio-dia e meia. (o verbo ser concorda com meio-dia.) Da faculdade ao trabalho so vinte metros de distncia.

e) verbos chegar e bastar, significando parar. Exemplos: Chega de bl-bl-bl! Basta de discusses!

Sujeito Oracional equivale a uma orao subordinada substantiva subjetiva. Tem uma estrutura verbal como ncleo, levando o verbo para a terceira pessoa do singular.

Exemplos: importante que voc estude muito. (que voc estude muito = sujeito oracional subordinada substantiva subjetiva). O ncleo a forma verbal estude. Para facilitar a anlise, substitua orao por ISSO: ISSO importante. orao

Estudar e brincar fundamental s crianas.

No exemplo acima, Estudar e brincar o sujeito oracional. O verbo, obrigatoriamente, deve permanecer na terceira pessoa do singular. Para facilitar a anlise, substitua orao por ISSO: ISSO fundamental s crianas.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

7 de 68

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 03 CLASSIFICAO DO PREDICADO Quanto classificao, o predicado pode ser verbal, nominal ou verbo-nominal. Predicado verbal aquele que tem como ncleo um verbo que exprime ao, fenmeno ou movimento. Em outras palavras, o predicado ser verbal quando houver formas verbais transitivas diretas, transitivas indiretas, transitivas diretas e indiretas ou intransitivas. Das trs classificaes possveis (verbal, nominal ou verbo-nominal), a nica que no contm predicativo. Exemplos:

Os alunos fizeram a prova. No exemplo acima, temos: Os alunos sujeito ncleo do sujeito alunos fizeram a prova predicado verbal fizeram verbo transitivo direto (Fizeram o qu?) - ncleo do predicado verbal a prova objeto direto

Os alunos gostaram da prova. No exemplo acima, temos: Os alunos sujeito alunos ncleo do sujeito gostaram da prova predicado verbal gostaram verbo transitivo indireto (Gostaram de qu?)- ncleo do predicado verbal da prova objeto indireto

Os alunos deram parabns aos professores. No exemplo acima, temos: Os alunos sujeito alunos ncleo do sujeito deram parabns aos professores predicado verbal deram verbo transitivo direto e indireto - ncleo do predicado verbal parabns objeto direto aos professores objeto indireto

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

8 de 68

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 03
Os alunos foram ao local de prova. No exemplo acima, temos: Os alunos sujeito alunos ncleo do sujeito foram ao local de prova predicado verbal verbo intransitivo - ncleo do predicado verbal foram ao local de prova adjunto adverbial de lugar

Predicado nominal aquele que tem como ncleo um nome (substantivo, adjetivo ou pronome) ligado ao sujeito atravs de um verbo de ligao. O ncleo do predicado nominal o predicativo do sujeito, termo que proporciona qualidade, estado ou caracterstica. Exemplos: O rapaz est machucado. No exemplo acima, temos: O rapaz sujeito predicado nominal est machucado machucado ncleo do predicado nominal

O professor ficou feliz com sua aprovao. No exemplo acima, temos: sujeito O professor ficou feliz com sua aprovao predicado nominal ncleo do predicado nominal feliz com sua aprovao adjunto adverbial de causa

Dicas estratgicas! 1) Verbo de ligao aquele que unicamente serve para atribuir caracterstica ou estado ao sujeito. Para que haja predicado nominal, imprescindvel a presena de um predicativo. Exemplos: O rapaz est machucado. / O professor extrovertido. Caso no aparea o predicativo, o predicado no ser nominal, e sim verbal. Exemplo: O rapaz est aqui. (aqui = adjunto adverbial de lugar) Na orao O rapaz est aqui., o verbo estar intransitivo.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

9 de 68

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 03

2) O verbo de ligao pode expressar alguns aspectos. Exemplos: O candidato dedicado. (aspecto: permanncia) O candidato est focado. (aspecto: transitoriedade) O candidato parece entusiasmado. (aspecto: aparncia)

Importante!

Predicativo a qualidade, estado ou caracterstica atribuda ao sujeito ou ao objeto. Exemplos: O candidato dedicado. No exemplo acima, a forma verbal deve ser classificada como verbo de ligao. Por consequncia, dedicado ser o predicativo do sujeito.

Consideramos o candidato dedicado. No exemplo Consideramos o candidato dedicado., o verbo considerar transitivo direto. Por consequncia, o candidato dedicado ser o objeto direto, ao passo que dedicado ser o predicativo (caracterstica, estado) do objeto.

Predicado verbo-nominal a mistura dos predicados verbal e nominal, ou seja, aquele que apresenta dois ncleos: um verbo (transitivo ou intransitivo) e um nome (predicativo). Exemplo: O candidato fazia a prova tenso. No exemplo acima, temos dois ncleos: o verbo fazer (transitivo direto) e o nome tenso (predicativo do sujeito, que atribui a este um estado). O candidato sujeito fazia a prova tenso predicado verbo-nominal fazia verbo transitivo direto: ncleo do predicado verbo-nominal a prova objeto direto tenso predicativo do sujeito: ncleo do predicado verbo-nominal Para facilitar a anlise, encaixe o verbo estar antes do predicativo: O candidato fazia a prova (e estava) tenso.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

10 de 68

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 03 TERMOS INTEGRANTES Os termos integrantes da orao so os complementos verbais (objeto direto e objeto indireto), agente da passiva e complemento nominal. Por definio, os complementos verbais completam o sentido de verbos transitivos, podendo ser: Objeto direto complemento de verbo transitivo direto, isto , liga-se ao verbo sem a obrigatoriedade de preposio. Exemplo: Comprei flores. No exemplo acima, temos: sujeito desinencial = eu (marcado pela desinncia nmero-pessoal -i) predicado = comprei flores ncleo do predicado verbal = comprei (verbo transitivo direto preposio) objeto direto = flores

no rege

Dica estratgica! O ncleo do objeto direto pode ter base substantiva (substantivo ou palavra/expresso substantivada ou pronome) ou verbal (orao subordinada substantiva objetiva direta que caracteriza o objeto direto oracional). Exemplos: Comprei flores. (flores = substantivo ncleo do objeto direto) ncleo do objeto direto) Encontrei voc. (voc = pronome Desejo que voc estude muito. (estude = verbo ncleo do objeto direto oracional) Em certos casos, ainda que o verbo no exija o emprego de preposio, esta poder anteceder o objeto direto com a finalidade de clareza e de estilo. o que chamamos de objeto direto preposicionado. Exemplo: Comeu-se do bolo. (Comeu-se parte do bolo.) No exemplo acima, do bolo objeto direto preposicionado. A preposio foi empregada no pela exigncia do verbo comer, mas sim para contribuio do sentido. Emprega-se o objeto direto preposicionado: - com verbos que expressam sentimentos. Exemplo: Amo a Deus e a meus familiares. (a preposio proporciona estilo frase.)

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

11 de 68

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 03 - para evitar ambiguidade. Exemplo: Venceu ao Flamengo o Vasco. (= O Vasco venceu o Flamengo.) A ordem direta da frase acima seria O Vasco venceu o Flamengo.. Entretanto, como no houve o emprego da ordem direta (sujeito + verbo + complemento + adjunto), foi necessrio empregar a preposio para evitar a ambiguidade de sentido: Venceu o Flamengo o Vasco. (frase ambgua) - para realar uma parte. Exemplos: Ele comeu do bolo. (Ele comeu parte do bolo.) O policial sacou da arma. (O policial sacou parte da arma.) O objeto direto pode aparecer repetido na frase. o que chamamos de objeto direto pleonstico. Exemplo: A prova, entregue-a ao professor amanh. No exemplo A prova, entregue-a ao professor amanh., a forma pronominal oblqua -a repete o objeto direto A prova. Por essa razo, classificado como objeto direto pleonstico.

Objeto indireto complemento de verbo transitivo indireto, isto , ligado ao verbo com a obrigatoriedade de preposio. Exemplos: Ns gostamos de doce. Na frase acima, o verbo gostar rege a preposio de, a qual deve ser obrigatoriamente empregada (Gostamos DE qu?). Confio em sua aprovao. No perodo Confio em sua aprovao., o verbo confiar exige a preposio em. Por essa razo, em sua aprovao ser objeto indireto. Dica estratgica! O ncleo do objeto indireto pode ter base substantiva (substantivo ou palavra/expresso substantivada ou pronome) ou verbal (orao subordinada substantiva objetiva indireta que caracteriza o objeto indireto oracional). Exemplos: Obedecemos s ordens. (ordens = substantivo ncleo do objeto indireto) Fiz uma pergunta a voc. (voc = pronome ncleo do objeto indireto) ncleo do objeto Necessitamos de que voc estude muito. (estude = verbo indireto oracional)
Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

12 de 68

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 03 O objeto indireto pode aparecer repetido na estrutura frasal. o que chamamos de objeto indireto pleonstico. Exemplo: Ao guarda, devemos obedecer-lhe. Em Ao guarda, devemos obedecer-lhe., o pronome oblquo lhe repete o objeto indireto Ao guarda. Por isso, classificado como objeto indireto pleonstico.

O AGENTE DA PASSIVA

Agente da passiva - termo que pratica a ao na voz passiva. Sempre ser introduzido pelas preposies de ou por (ou pela contrao da preposio arcaica per + artigo definido o, a, os, as = pelo, pela, pelos, pelas). Exemplos: Ayrton Senna foi ovacionado por todos os presentes. (voz passiva) Na voz ativa, teremos Todos os presentes ovacionaram Ayrton Senna. Ayrton Senna foi ovacionado pelos presentes. (voz passiva) Na voz ativa, teremos Os presentes ovacionaram Ayrton Senna. Ayrton Senna estimado de todos os brasileiros. (voz passiva) Na voz ativa, teremos Todos os brasileiros estimam Ayrton Senna.

O COMPLEMENTO NOMINAL

Complemento nominal termo sempre regido de preposio que complementa o sentido de adjetivos, substantivos abstratos ou advrbios. Em outras palavras, o complemento nominal completa a ideia de um nome. Exemplos: Ele age igual a voc. Em Ele age igual a voc., o termo a voc complementa a ideia do adjetivo igual. Por essa razo, deve ser classificado como complemento nominal.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

13 de 68

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 03 No tenho interesse por voc. Em No tenho interesse por voc., a expresso por voc complementa a ideia do substantivo interesse. Logo, deve ser classificado como complemento nominal.

Moro prximo a voc. No exemplo acima, a voc complementa a ideia do advrbio prximo. Sendo assim, deve ser classificado como complemento nominal.

TERMOS ACESSRIOS Os termos acessrios da orao so adjunto adnominal, adjunto adverbial e aposto.

O ADJUNTO ADNOMINAL Adjunto adnominal termo de funo adjetiva e que, por isso, caracteriza ou delimita o substantivo. A funo de adjunto adnominal ser exercida por artigo, adjetivo, numeral adjetivo, pronome adjetivo, locuo adjetiva ou orao adjetiva.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

14 de 68

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 03

Importante! Os pronomes oblquos o, a, os, as e as formas lo, la, los, las exercem a funo de objeto direto. Exemplos: Criei um mtodo. (= Criei-o.) Fizemos o trabalho. (= Fizemo-lo.) J as formas pronominais lhe, lhes podem exercer a funo de objeto indireto, adjunto adnominal ou complemento nominal. Esses pronomes sempre se referem a pessoas. Exemplos: Pedi uma dica ao professor. (= Pedi-lhe uma dica. ou Pedi uma dica a ele.) Em Pedi-lhe uma dica., o pronome lhe complemento do verbo transitivo direto e indireto pedir. Portanto, objeto indireto. Amanda fiel a ele. (= Amanda -lhe fiel.) Em Amanda -lhe fiel., o pronome lhe empregado com verbo de ligao, complementando o sentido do adjetivo fiel. Logo, complemento nominal. Pisei o p dele. (Pisei-lhe o p.) Em Pisei-lhe o p., o pronome lhe equivale ao pronome possessivo seu, ou seja, indica posse. Portanto, adjunto adnominal.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

15 de 68

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 03
ADJUNTO ADVERBIAL Adjunto adverbial termo que modifica adjetivo, verbo ou advrbio. Para memorizar, o adjunto adverbial modifica:

A V A

djetivo Eu sou bastante tranquilo. erbo Na faculdade, eu estudava muito. dvrbio Voc escreve muito bem.

CLASSIFICAO Para efeito de prova, o mais importante a ideia que o adjunto adverbial transmite. Vejamos algumas: - causa : O mendigo morreu de fome. - companhia : A esposa viajou com minha sogra. - negao: Vocs no sero reprovados. - afirmao: Certamente vocs gabaritaro a prova de lngua portuguesa. - dvida: Provavelmente vocs gabaritaro todas as questes. - finalidade: Visitou o restaurante para fiscalizao. - instrumento: Escrevi a prova a lpis. - intensidade: Gosto muito de vocs. - lugar: Passamos as frias em casa. - meio: Viajarei para a Europa de avio. - modo: Fez a prova apressadamente. - tempo: Estudarei noite. - concesso: Sem fazer a inscrio, no faremos a prova.

O APOSTO Aposto termo de natureza substantiva que explica, esclarece ou resume um elemento. CLASSIFICAO O aposto pode ser:

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

16 de 68

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 03 Explicativo por definio, usado para explicar um termo. Na frase, aparece entre vrgulas, travesses ou parnteses. Exemplo: Pel, o rei do futebol, fez mais de mil gols. Pel o rei do futebol fez mais de mil gols. Pel (o rei do futebol) fez mais de mil gols.

Dica estratgica! O aposto tambm pode ser oracional, isto , ter um verbo em sua estrutura. Exemplo: Desejo o seguinte: que vocs sejam aprovados no concurso. Para facilitar a anlise, substitua pelo pronome ISSO. Desejo o seguinte: isso.

Especificativo (ou apelativo) liga-se a um substantivo para indicar-lhe sua espcie. No separado por vrgulas, travesses ou parnteses. Exemplos: O rio Amazonas um dos maiores do mundo. A cidade de Londres linda. Enumerativo desenvolve o termo anterior. Exemplo: Gabaritei as seguintes disciplinas: direito constitucional, direito administrativo e lngua portuguesa. Resumitivo (ou recapitulativo) por definio, recapitula/resume o que foi mencionado anteriormente. Exemplos: Gritos, festas, batuques: nada desviava seu foco.
Distributivo referem-se a elementos no texto. Exemplo: Vasco e Fluminense so dois grandes clubes de futebol: este o atual campeo brasileiro e aquele vencer o brasileiro deste ano. Dica estratgica! O aposto pode referir-se a uma orao inteira. Exemplo: Vocs gabaritaro as questes, o que me deixar muito feliz. Na frase acima, o pronome demonstrativo o exerce a funo de aposto, referindo-se orao Vocs gabaritaro as questes.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

17 de 68

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 03
O VOCATIVO Vocativo termo que indica um chamamento. No est ligado diretamente a outros termos da orao. Exemplos: Candidatos, estudem para a prova. Estudem, candidatos, para a prova. Estudem para a prova, candidatos. Professor, posso entrar na sala? Posso entrar na sala, professor? Dica estratgica! Aposto e vocativo no se confundem. Para facilitar a diferenciao, o vocativo admite o emprego da interjeio , sendo um dilogo. O aposto, por no admite o emprego da mencionada interjeio, caracterizando uma declarao. Exemplos: () Professor Fabiano, posso entrar ? ( um dilogo. Logo, Professor Fabiano um vocativo.) Fabiano, professor de lngua portuguesa, gosta do que faz. ( uma declarao. Logo, professor de lngua portuguesa um aposto.)

1. (FCC-2007/Prefeitura de So Paulo)

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

18 de 68

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 03

O termo sublinhado constitui o sujeito na seguinte construo: (A) No se encontrou uma forma definitiva de organizao social. (B) nessa condio que vivem os animais. (C) Tais delitos acabam tornando-se estmulos para a banalizao das transgresses. (D) Ocorre isso por conta das reiteradas situaes de impunidade. (E) Deve-se reconhecer na interdio um princpio da lei mosaica. Comentrio: Encontramos um termo que desempenha a funo de sujeito na assertiva D. Para facilitar a anlise, vamos transcrever o perodo na ordem direta: Isso ocorre por conta das reiteradas situaes de impunidade.
Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

19 de 68

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 03 Assim, percebemos que Isso o sujeito da forma verbal ocorre, a qual, no contexto em anlise, intransitiva. O trecho por conta das reiteradas situaes de impunidade um adjunto adverbial de causa. Vejamos as demais opes: A) A partcula SE pronome apassivador, formando uma estrutura de voz passiva sinttica (VTD + SE). Na frase, porm, ocorreu a colocao procltica (antes do verbo) do pronome devido presena do advrbio no. O trecho uma forma definitiva de organizao social desempenha a funo de sujeito da voz passiva. B) No excerto nessa condio que vivem os animais., o sujeito est posposto forma verbal vivem, que, no contexto, intransitiva. Logo, os animais (sujeito) vivem nessa condio. C) Em Tais delitos acabam tornando-se estmulos para a banalizao das transgresses., o sujeito Tais delitos, razo por que a forma verbal acabam concorda com esse termo. Estmulos desempenha a funo de objeto direto. E) Em Deve-se reconhecer na interdio um princpio da lei mosaica., temos uma estrutura de voz passiva sinttica (VTD + SE), em que o sujeito paciente um princpio da lei mosaica. Gabarito: D.

2. (FCC-2009/TRE-PI) No usual tratar da poltica na perspectiva da afirmao da verdade. Plato afirmou, na Repblica, que a verdade merece ser estimada sobre todas as coisas, mas ressalvou que h circunstncias em que a mentira pode ser til, e no odiosa. Na poltica, a derrogao da verdade pela aceitao da mentira muito deve clssica tradio do realismo que identifica no predomnio do conflito o cerne dos fatos polticos. Esta tradio trabalha a ao poltica como uma ao estratgica que requer, sem idealismos, uma praxiologia, vendo na realidade resistncia e no poder, hostilidade. Neste contexto, poltica guerra e, como diz o provrbio, "em tempos de guerra, mentiras por mar, mentiras por terra". Recorrendo a metforas do reino animal, Maquiavel aponta que o prncipe precisa ter, ao mesmo tempo, no exerccio realista do poder, a fora do leo e a astcia ardilosa da raposa. Raposa, leo, assim como camaleo, serpente, polvo metforas que frequentemente so utilizadas na descrio de polticos no podem, com propriedade, caracterizar o ser humano moral que obedece aos consagrados preceitos do "no matar" e do "no mentir", como lembra Norberto Bobbio. No plano poltico, o realismo da fora torna lmpida, numa disputa, a blica contraposio amigo-inimigo. J o realismo da fraude mais sutil, pois opera confundindo e aumentando a opacidade e a incerteza na arena poltica, como acentua Pier Paolo Portinaro. Maquiavel salienta que a fraude mais importante do que a fora para assegurar o poder e consolid-lo. por esse motivo que a simulao, o segredo e a mentira so temas da doutrina da razo de Estado e a veracidade no usualmente considerada uma virtude caracterstica de governantes.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

20 de 68

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 03 Sustentar a simulao e a mentira como expedientes usuais na arena poltica desconhecer a importncia estratgica que a confiana desempenha na pluralidade da interao humana democrtica. A confiana requer a boa-f que pressupe a veracidade. O Talmude equipara a mentira pior forma de roubo: "Existem sete classes de ladres e a primeira a daqueles que roubam a mente de seus semelhantes atravs de palavras mentirosas." O padre Antnio Vieira afirmou que a verdade filha da justia, porque a justia d a cada um o que seu, ao contrrio da mentira, porque esta "ou vos tira o que tendes ou vos d o que no tendes". Montaigne observou que somente pela palavra que somos homens e nos entendemos. Por isso mentir um vcio maldito. Impede o entendimento.
(Celso Lafer. O Estado de S. Paulo, A2, 20 de julho de 2008, com adaptaes)

Esta tradio trabalha a ao poltica como uma ao estratgica ... (1 pargrafo) A frase em que o verbo exige o mesmo tipo de complemento que o grifado acima : (A) ... que identifica no predomnio do conflito o cerne dos fatos polticos. (B) Neste contexto, poltica guerra ... (C) Recorrendo a metforas do reino animal ... (D) ... que obedece aos consagrados preceitos do "no matar" e do "no mentir" ... (E) ... que a fraude mais importante do que a fora ... Comentrio: No enunciado, a forma verbal trabalha assume transitividade direta, ou seja, exige um objeto direto como complemento. Sendo assim, deveremos, nas opes, encontrar um verbo que exija o mesmo complemento. o que ocorre na assertiva A, j que o verbo identificar, no contexto, apresenta a mesma transitividade (direta). Para facilitar a visualizao, vamos transcrever o trecho na ordem direta: Que identifica o cerne dos fatos polticos no predomnio do conflito. Percebemos, assim, que o termo o cerne dos fatos polticos exerce a funo de objeto direto do verbo identificar. Vamos analisar as demais opes: B) Em Neste contexto, poltica guerra ..., a forma verbal apresenta-se como verbo de ligao, unindo o predicativo guerra ao sujeito poltica. C) Em Recorrendo a metforas do reino animal ..., a forma verbal recorrendo apresenta transitividade indireta, regendo o emprego da preposio a no incio da estrutura do objeto indireto a metforas do reino animal .... D) Na opo em anlise, o verbo obedecer transitivo indireto, regendo o emprego da preposio a: (...) obedece aos consagrados preceitos.... E) Em (...) a fraude mais importante ..., o verbo ser apresenta-se como verbo de ligao, unindo o predicativo importante ao sujeito a fraude. Gabarito: A.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

21 de 68

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 03 3. (FCC-2011/NOSSA CAIXA) Li que em Nova York esto usando dez de setembro como adjetivo, significando antigo, ultrapassado. Como em: Que penteado mais dez de setembro!. O 11/9 teria mudado o mundo to radicalmente que tudo o que veio antes culminando com o day before [dia anterior], o ltimo dia das torres em p, a ltima segunda-feira normal e a vspera mais vspera da Histria virou prembulo. Obviamente, nenhuma normalidade foi to afetada quanto o cotidiano de Nova York, que vive a psicose do que ainda pode acontecer. Os Estados Unidos descobriram um sentimento indito de vulnerabilidade e reorganizam suas prioridades para acomod-las, inclusive sacrificando alguns direitos de seus cidados, sem falar no direito de cidados estrangeiros no serem bombardeados por eles. Protestos contra a radicalssima reao americana so vistos como irrealistas e anacrnicos, decididamente dez de setembro. Mas fatos inaugurais como o 11/9 tambm permitem s naes se repensarem no bom sentido, no como submisso chantagem terrorista, mas para no perder a oportunidade do novo comeo, um pouco como Deus o primeiro autocrtico fez depois do Dilvio. Sinais de reviso da poltica dos Estados Unidos com relao a Israel e os palestinos so exemplos disto. E certo que nenhuma reunio dos pases ricos ser como era at 10/9, pelo menos por algum tempo. No caso dos donos do mundo, no se devem esperar exames de conscincia mais profundos ou atos de contrio mais espetaculares, mas o instinto de sobrevivncia tambm um caminho para a virtude. O horror de 11/9 teve o efeito paradoxalmente contrrio de me fazer acreditar mais na humanidade. A questo : o que acabou em 11/9 foi prlogo, exatamente, de qu? Seja o que for, ser diferente. Inclusive por uma questo de moda, j que ningum vai querer ser chamado de dez de setembro na rua.
(Luis Fernando Verissimo, O mundo brbaro)

Na frase No caso dos donos do mundo, no se devem esperar exames de conscincia mais profundos, correto afirmar que: (A) a construo verbal um exemplo de voz ativa. (B) a partcula se tem a mesma funo que em E se ela no vier? (C) a forma plural devem concorda com exames. (D) ocorre um exemplo de indeterminao do sujeito. (E) a expresso donos do mundo leva o verbo para o plural. Comentrio: Vamos analisar as opes. Letra A. Resposta incorreta. Em (...) no se devem esperar exames de conscincia mais profundos, temos uma construo de voz passiva (VTD+SE) No se devem esperar exames de conscincia mais profundos.
pron. loc. verbal apass. transitiva direta sujeito

importante chamar a ateno para a colocao procltica (antes do verbo) do pronome SE, devido presena do advrbio no.
Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

22 de 68

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 03 Letra B. Resposta incorreta. Como vimos no comentrio anterior, em (...) no se devem reconhecer (...), a partcula SE denominada pronome apassivador. Porm, no trecho E se ela no vier?, temos um conjuno subordinativa adverbial condicional, equivalente a caso: E caso ela no venha? Letra C. Resposta correta. A forma verbal devem, presente na locuo verbal devem reconhecer, concorda com o ncleo do sujeito exames de conscincia mais profundos. Este assunto ser trabalhado na aula sobre concordncia verbal. Letra D. Resposta incorreta. A partcula SE ser ndice de indeterminao do sujeito quando houver:
a) verbo transitivo indireto (verbo cujo sentido complementado por um objeto indireto): Precisa-se de empacotadores. b) verbo intransitivo (verbo de sentido completo): Vive-se bem no Rio de Janeiro. c) verbo de ligao: -se feliz no Rio de Janeiro. d) verbo transitivo direto em que haja objeto direto preposicionado, ou seja, quando a preposio no regida pela forma verbal: Comeu-se do bolo. Na frase Comeu-se do bolo., a preposio de no exigida pelo verbo comer, sendo empregada to somente para a contribuio do sentido: algum (que no possvel identificar) comeu parte do bolo. No ser admitida a transposio de voz verbal quando houver objeto direto preposicionado. Comeu-se do bolo. (sujeito indeterminado: Comeu parte do bolo.)
ndice de indeterminao do sujeito

No o que ocorre em (...) no se devem reconhecer exames de conscincia mais profundos, pois a transitividade da locuo verbal devem reconhecer transitiva direta (reconhecer o qu?). Logo, a partcula SE pronome apassivador. Letra E. Resposta incorreta. A concordncia verbal deve-se dar com o sujeito exames de conscincia mais profundos. Logo, a locuo verbal concorda com o citado termo. Gabarito: C.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

23 de 68

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 03 A questo a seguir refere-se ao texto abaixo. 4. (FCC-2011/TRT - 23 REGIO) Poltica e sociedade na obra de Srgio Buarque de Holanda Para Srgio Buarque de Holanda a principal tarefa do historiador consistia em estudar possibilidades de mudana social. Entretanto, conceitos herdados e intelectualismos abstratos impediam a sensibilidade para com o processo do devir. Raramente o que se afigurava como predominante na historiografia brasileira apontava um caminho profcuo para o historiador preocupado em estudar mudanas. Os caminhos institucionalizados escondiam os figurantes mudos e sua fala. Tanto as fontes quanto a prpria historiografia falavam a linguagem do poder, e sempre imbudas da ideologia dos interesses estabelecidos. Desvendar ideologias implica para o historiador um cuidadoso percurso interpretativo voltado para indcios tnues e nuanas sutis. Pormenores significativos apontavam caminhos imperceptveis, o fragmentrio, o no determinante, o secundrio. Destes proviriam as pistas que indicariam o caminho da interpretao da mudana, do processo do vir a ser dos figurantes mudos em processo de forjar estratgias de sobrevivncia. Era engajado o seu modo de escrever histria. Como historiador quis elaborar formas de apreenso do mutvel, do transitrio e de processos ainda incipientes no vir a ser da sociedade brasileira. Enfatizava o provisrio, a diversidade, a fim de documentar novos sujeitos eventualmente participantes da histria. Para chegar a escrever uma histria verdadeiramente engajada deveria o historiador partir do estudo da urdidura dos pormenores para chegar a uma viso de conjunto de sociabilidades, experincias de vida, que por sua vez traduzissem necessidades sociais. Aderir pluralidade se lhe afigurava como uma condio essencial para este sondar das possibilidades de emergncia de novos fatores de mudana social. Tratava-se, na historiografia, de aceitar o provisrio como necessrio. Caberia ao historiador o desafio de discernir e de apreender, juntamente com valores ideolgicos preexistentes, as possibilidades de coexistncia de valores e necessidades sociais diversas que conviviam entre si no processo de formao da sociedade brasileira sem uma necessria coerncia.
(Fragmento adaptado de Maria Odila Leite da Silva Dias, Srgio Buarque de Holanda e o Brasil. So Paulo, Perseu Abramo, 1998, pp.15-17)

Destes proviriam as pistas que indicariam o caminho ... O verbo empregado no texto que exige o mesmo tipo de complemento que o grifado acima est tambm grifado em: (A) ... a principal tarefa do historiador consistia em estudar possibilidades de mudana social. (B) Os caminhos institucionalizados escondiam os figurantes mudos e sua fala. (C) Enfatizava o provisrio, a diversidade, a fim de documentar novos sujeitos ... (D) ... sociabilidades, experincias de vida, que por sua vez traduzissem necessidades sociais.
Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

24 de 68

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 03 (E) Era engajado o seu modo de escrever histria. Comentrio: Para facilitar a anlise, vamos transcrever a frase do enunciado na ordem direta: As pistas (...) proviriam destes ... Assim, percebemos que: - As pistas desempenham a funo de sujeito; - proviriam um verbo transitivo indireto; - destes o complemento indireto do verbo provir Desta forma, deveremos buscar, nas opes, aquela que tambm apresenta um verbo transitivo indireto. Letra A. Resposta correta. Em ... a principal tarefa do historiador consistia em estudar possibilidades de mudana social., a forma verbal consistia assume transitividade indireta, regendo o emprego da preposio em, a qual iniciar a estrutura do objeto indireto em estudar possibilidades de mudana social. Letra B. Resposta incorreta. Em Os caminhos institucionalizados escondiam os figurantes mudos e sua fala., a forma verbal em destaque transitiva direta (escondiam o qu? os figurantes mudos e sua fala). Letra C. Resposta incorreta. Em Enfatizava o provisrio, a diversidade, a fim de documentar novos sujeitos ..., o verbo enfatizar transitivo direto (enfatizava o o provisrio, a diversidade). qu? Letra D. Resposta incorreta. Em ... sociabilidades, experincias de vida, que por sua vez traduzissem necessidades sociais., a forma verbal traduzissem transitiva direta (traduzissem o qu? necessidades sociais). Letra E. Resposta incorreta. Em Era engajado o seu modo de escrever histria., temos um verbo de ligao e, consequentemente, o predicativo engajado. Gabarito: A.

A questo a seguir baseia-se no texto abaixo. 5. (FCC-2011/Banco do Brasil) A economia do Nordeste beneficiou-se, principalmente, de um modelo econmico que priorizou a demanda. A expanso dos programas sociais e, sobretudo, o aumento do salrio mnimo tiveram sobre a regio um impacto bem maior do que no restante do pas. A economista Tnia Bacelar, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), lembra que metade das famlias que ganham um salrio mnimo se encontra no Nordeste. A populao nordestina tambm absorve 55% do oramento destinado ao Bolsa Famlia. "Pela estrutura de renda da regio, mais baixa que no resto do pas, o efeito das polticas que mexeram com a renda foi maior aqui. O aumento dessas receitas impulsionou o consumo e atraiu

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

25 de 68

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 03 investimentos, especialmente dos grandes grupos de alimentos, bebidas, varejistas e distribuio de alimentos." Investimentos em infraestrutura, como a duplicao da BR-101, a transposio do rio So Francisco e a construo da ferrovia Transnordestina injetaram bilhes na economia e ajudaram a dinamizar a construo civil, assim como os investimentos da Petrobras que asseguraram indstria naval a demanda necessria para voltar a investir depois de mais de uma dcada sem produzir um nico navio. A interiorizao das universidades federais e a criao de novos institutos tecnolgicos tambm mudam a cara do Nordeste, especialmente nas cidades mdias. o caso de Caruaru, um dos municpios que mais crescem na regio. Nos ltimos anos, a "Princesa do Agreste", mais conhecida por suas confeces e pelas feiras que movimentam milhes de reais, atraiu estudantes e professores de todos os lugares e observou uma profunda transformao em seus hbitos. A outra face do "novo Nordeste" est no campo. Nas reas de Cerrado, como no oeste da Bahia e no sul do Maranho, o agronegcio avana e transforma chapades em imensas propriedades produtoras de soja. No Semirido, onde as condies so bem menos favorveis, o aumento dos recursos destinados a financiar a agricultura familiar e o empreendedorismo dos pequenos ajudam a mudar a vida das pessoas. o que se observa em Picos, polo produtor de mel e caju no serto do Piau.
(Gerson de Freitas Jr., Carta Capital, 15 de dezembro de 2010, p. 24, com adaptaes)

Interiorizao das universidades federais e a criao de novos institutos tecnolgicos tambm mudam a cara do Nordeste ... (3 pargrafo) O mesmo tipo de complemento grifado acima est na frase: (A) ... que mexeram com a renda ... (B) ... que mais crescem na regio. (C) ... que movimentam milhes de reais ... (D) A outra face do novo Nordeste est no campo. (E) ... onde as condies so bem menos favorveis ...

Comentrio: No excerto Interiorizao das universidades federais e a criao de novos institutos tecnolgicos tambm mudam a cara do Nordeste ..., a forma verbal mudam transitiva direta (mudam o qu? a cara do Nordeste). Logo, o termo a cara do Nordeste objeto direto do verbo. Sendo assim, deveremos encontrar, nas opes, aquela que tambm apresenta um verbo transitivo direto.
Letra A. Resposta incorreta. Em ... que mexeram com a renda ..., o verbo mexer transitivo indireto, regendo o emprego da preposio com no incio da estrutura de seu complemento indireto: com a renda. Letra B. Resposta incorreta. Em ... que mais crescem na regio., o verbo crescer intransitivo, e o termo na regio um adjunto adverbial de lugar. Letra C. Resposta correta. Em ... que movimentam milhes de reais ..., movimentar um verbo transitivo direto (movimentam o qu? milhes de reais). Logo, milhes de reais o objeto direto da forma verbal movimentam. Letra D. Resposta incorreta. Em A outra face do novo Nordeste est no campo., o verbo estar intransitivo, e o termo no campo adjunto adverbial de lugar.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

26 de 68

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 03
Letra E. Resposta incorreta. Em ... onde as condies so bem menos favorveis ..., a forma verbal so um verbo de ligao, unindo o predicativo favorveis ao sujeito as condies. Gabarito: C.

6. (FCC-2009/TRT-16 Regio) Sobre a efemeridade das mdias Um congresso recente, em Veneza, dedicou-se questo da efemeridade dos suportes de informao, desde a tbua de argila, o papiro e o pergaminho at o livro impresso e os atuais meios eletrnicos. O livro impresso, at agora, demonstrou que sobrevive bem por 500 anos, mas s quando se trata de livros feitos de papel de trapos. A partir de meados do sculo XIX, passou-se ao papel de polpa de madeira, e parece que este tem uma vida mxima de 70 anos (com efeito, basta consultar jornais ou livros dos anos de 1940 para ver como muitos se desfazem ao ser folheados). H muito tempo se realizam estudos para salvar todos os livros que abarrotam nossas bibliotecas; uma das solues mais adotadas escanear todas as pginas e pass-las para um suporte eletrnico. Mas aqui surge outro problema: todos os suportes para a transmisso e a conservao de informaes, da foto ao filme, do disco memria do computador, so mais perecveis que o livro. As velhas fitas cassetes, com pouco tempo de uso se enrolavam todas, e saam mascadas; as fitas de vdeo perdem as cores e a definio com facilidade. Tivemos tempo suficiente para ver quanto podia durar um disco de vinil sem ficar riscado demais, mas no para verificar quanto dura um CD-ROM, que, saudado como a inveno que substituiria o livro, ameaa sair rapidamente do mercado, porque podemos acessar on-line os mesmos contedos por um custo menor. Sabemos que todos os suportes mecnicos, eltricos ou eletrnicos so rapidamente perecveis, ou no sabemos quanto duram e provavelmente nunca chegaremos a saber. Basta um pico de tenso, um raio no jardim para desmagnetizar uma memria. Se houvesse um apago bastante longo, no poderamos usar nenhuma memria eletrnica. Os suportes modernos parecem criados mais para a difuso do que para a conservao das informaes. possvel que, dentro de alguns sculos, a nica forma de ler notcias sobre o passado continue sendo a consulta a um velho e bom livro. No, no sou um conservador reacionrio. Gravei em disco rgido porttil de 250 gigabytes as maiores obras primas da literatura universal. Mas estou feliz porque os livros continuam em minha biblioteca uma garantia para quando os instrumentos eletrnicos entrarem em pane.
(Adaptado de Umberto Eco UOL Notcias NYT/ 26/04/2009)

Na frase Mas aqui surge outro problema, o termo em destaque exerce a mesma funo sinttica que o termo sublinhado em: (A) No, no sou um conservador reacionrio. (B) Tivemos tempo suficiente para ver quanto podia durar um disco de vinil (...) (C) (...) as fitas de vdeo perdem as cores e a definio com facilidade. (D) Um congresso recente, em Veneza, dedicou-se questo da efemeridade dos suportes de informao (...)
Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

27 de 68

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 03 (E) Sabemos que todos os suportes mecnicos, eltricos ou eletrnicos, so rapidamente perecveis (...) Comentrio: No enunciado Mas aqui surge outro problema, o termo em destaque exerce a funo de ncleo do sujeito. Para facilitar a visualizao, vamos transcrev-lo na ordem direta: Mas outro problema surge aqui. Sendo assim, deveremos buscar, nas opes, outro ncleo do sujeito. Letra A. Resposta incorreta. O termo em destaque (reacionrio) compe a estrutura do sujeito um conservador reacionrio, mas exerce a funo de adjunto adnominal. Letra B. Resposta incorreta. O termo tempo exerce a funo de ncleo do objeto direto. Letra C. Resposta correta. Em (...) as fitas de vdeo perdem as cores (...), o termo em destaque exerce a funo de ncleo do sujeito as fitas de vdeo. Gabarito: C. 7. (FCC-2010/DPE-SP) E a facilidade com que ela acessa esse arquivo ... A frase cujo verbo exige o mesmo tipo de complemento que o grifado acima : (A) ... e conforme a idade isso ocorre em maior ou menor grau ... (B) Cada vez que a memria decai ... (C) Os estudos sobre a memria tm um lugar destacado nesse esforo cientfico. (D) ... o primeiro a exposio a uma carga excessiva de informaes ... (E) ... que resultam em perda mnemnica ... Comentrio: No enunciado, a forma verbal acessa assume transitividade direta (acessa o qu? esse arquivo). Logo, o termo esse arquivo exerce a funo de objeto direto do verbo acessar. Vamos analisar as opes: Letra A. Resposta incorreta. Em ... e conforme a idade isso ocorre em maior ou menor grau ..., a forma verbal ocorre intransitiva. Letra B. Resposta incorreta. Em Cada vez que a memria decai ... tambm encontramos em decair um verbo intransitivo. Letra C. Resposta correta. No trecho Os estudos sobre a memria tm um lugar destacado nesse esforo cientfico., a forma verbal tm transitiva direta, exigindo o objeto direto um lugar destacado. Letra D. Resposta incorreta. No trecho ... o primeiro a exposio a uma carga excessiva de informaes ..., o verbo ser um verbo de ligao, unindo a caracterstica, o predicativo ao sujeito o primeiro. Letra E. Resposta incorreta. No contexto ... que resultam em perda mnemnica ..., o verbo resultar transitivo indireto, regendo o emprego da preposio em no incio da estrutura do objeto indireto em perda mnemnica. Gabarito: C.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

28 de 68

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 03 8. (FCC-2011/DPE-RS)

O fragmento frasal de que aes militares somente iriam retardar (linhas 9 e 10) _________________ do substantivo preocupaes (linha 9). Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto acima. (A) complemento verbal; (B) complemento nominal oracional; (C) adjunto verbal; (D) adjunto nominal; (E) complemento prepositivo-verbal. Comentrio: Recorrendo ao texto, percebemos que o trecho completo Gates afirmou ser importante usar outros meios para convencer o Ir a no procurar ter armas nucleares e repetiu as suas preocupaes de que aes militares somente iriam retardar, em que o trecho destacado complementa o nome (substantivo) preocupaes (preocupaes DE alguma coisa). Entretanto, como no complemento nominal h uma estrutura verbal (iriam retardar), deve ser classificado como complemento nominal oracional. Essa funo equivale orao subordinada substantiva completiva nominal. Para facilitar a visualizao, podemos substitu-la por isso: (...) repetiu as suas preocupaes de que aes militares somente iriam retardar (...) repetiu as suas preocupaes disso Logo, o fragmento frasal de que aes militares somente iriam retardar (linhas 9 e 10) complemento nominal oracional do substantivo preocupaes (linha 9). Gabarito: B.
Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

29 de 68

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 03
SINTAXE DO PERODO

A FCC sempre exige alguma questo que trabalhe conhecimentos sobre perodo e a relao sinttico-semntica entre as oraes que o compem. Primeiramente, preciso dizer que o perodo divide-se em simples e composto.

PERODO SIMPLES O perodo simples a estrutura que composta por uma s orao de sentido completo, chamada de orao absoluta. Cada orao se estrutura em torno de um verbo. Exemplo: O aluno passou no concurso. (orao absoluta)

PERODO COMPOSTO J o perodo composto a estrutura que formada por mais de uma orao. Exemplo: Se voc estudar, acertar as questes.
1 orao 2 orao

O perodo composto subdivide-se em coordenao e subordinao.

PERODO COMPOSTO POR COORDENAO Por que coordenao? Sempre que o perodo for composto por coordenao, deveremos entender que as oraes que o compem so independentes sintaticamente, ou seja, sua estrutura interna (funes sintticas) no depende de outra orao. Exemplo: Acordei, estudei, dormi. (as oraes so independentes entre si)
1 orao 2 orao 3 orao

No perodo composto por coordenao, temos as oraes coordenadas assindticas e sindticas. De onde provm essas nomenclaturas? Devo dizer a vocs que toda conjuno coordenativa chamada de sndeto. No perodo composto por coordenao, existem oraes que no trazem, em sua estrutura, essa modalidade de conjuno. Por essa razo, so chamadas de oraes assindticas.
Exemplo: Acordei, estudei, dormi.
1 orao 2 orao 3 orao

Na estrutura acima, as oraes Acordei, estudei e dormi no apresentam conjuno coordenativa (sndeto). Sendo assim, so classificadas como oraes coordenadas assindticas.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

30 de 68

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 03 Entretanto, no mesmo perodo composto por coordenao, existem oraes que podem apresentar, em sua estrutura, conjuno coordenativa (sndeto). Sendo assim, so denominadas oraes coordenadas sindticas. Essas oraes recebem o nome da noo semntica apresentada pela conjuno coordenativa. As oraes coordenadas sindticas classificam-se em: Oraes coordenadas sindticas ... Exemplos

aditivas apresentam ideia de soma, O aluno estuda e trabalha. correlao, sendo estabelecida pelos No s estuda, mas tambm articuladores e, mas tambm, alm disso, trabalha. ademais ... adversativas apresentam ideia de Estuda pouco, mas passou em oposio, contraste, sendo estabelecida pelos vrios concursos. articuladores mas, porm, todavia, contudo, Foi ao cinema, no entanto dormiu. entretanto, no entanto ...

alternativas apresentam ideia de alternncia, escolha ou excluso, sendo estabelecida pelos articuladores ou, j...j, ou...ou, ora...ora, quer...quer etc. conclusivas apresentam ideia de concluso lgica, sendo estabelecida pelos articuladores pois (aps o verbo), portanto, assim, por isso, logo, em vista disso, ento, por conseguinte ...

Deseja isso ou aquilo? Ora estuda, ora dorme. Iremos praia quer chova, quer faa sol. Estudou muito, logo acertar as questes. Dormiu tarde, portanto no foi aula.

explicativas apresentam ideia de Faam as questes, pois vocs explicao, esclarecimento, justificativa, precisam passar na prova. sendo estabelecida pelos articuladores Entre, que (=pois) tarde! pois (antes do verbo), porque, que, porquanto ...

Por ora, devo dizer que os conhecimentos acima so suficientes. Mais adiante, veremos que decorar a lista de conectivos para classificar as oraes nem sempre o mtodo mais eficiente, pois as provas da FCC exigem de vocs, candidatos, uma anlise da relao sinttico-semntica entre as oraes. PERODO COMPOSTO POR SUBORDINAO Agora, estudaremos o perodo composto por subordinao. Mas, afinal, por que subordinao? Sempre que o perodo for composto por subordinao, deveremos entender que as oraes que o compem so dependentes
sintaticamente, ou seja, sua estrutura interna (funes sintticas) depende de outra orao.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

31 de 68

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 03
Exemplo: Vocs aspiram aprovao no concurso. (as oraes so dependentes)
orao principal orao subordinada

A primeira orao, denominada principal, o termo regente da orao subordinada (termo regido). Em outras palavras, a orao principal Vocs aspiram subordina a orao aprovao no concurso., pois esta exerce a funo sinttica de objeto indireto do verbo aspirar (Vocs aspiram a qu? aprovao no concurso.). Logo, aprovao no concurso. classificada como orao subordinada substantiva objetiva indireta. As oraes subordinadas subdividem-se em substantivas, adverbiais e adjetivas. ORAES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS A nomenclatura orao subordinada substantiva deve-se ao fato de um termo, de base substantiva, apresentar-se sob a forma de orao, desempenhando uma funo sinttica (sujeito, predicativo do sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, agente da passiva ou aposto). As oraes subordinadas substantivas so introduzidas por uma conjuno integrante. Para a felicidade de vocs (rs...), so apenas duas: que e se. Existem as seguintes oraes subordinadas substantivas: Subjetivas funcionam como sujeito da orao principal. essencial que estudemos bastante.
orao principal orao subordinada substantiva subjetiva

No exemplo acima, a orao que estudemos bastante. exerce a funo de sujeito da orao principal. Sendo assim, deve ser classificada como orao subordinada substantiva subjetiva. Para facilitar a anlise da funo sinttica desempenhada pela orao subordinada, substituam a conjuno integrante pelo pronome demonstrativo ISSO: ISSO essencial.
sujeito

Parece que seremos aprovados. (= ISSO parece.)


orao princ. orao subordinada substantiva subjetiva

A orao subordinada substantiva subjetiva desempenha a funo de sujeito oracional, pois apresenta verbo em sua estrutura. Agora que j estudamos o sujeito oracional, sabemos que o verbo sempre aparecer na terceira pessoa do singular.
Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

32 de 68

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 03

essencial que estudemos bastante. (= ISSO essencial.)


orao principal orao subordinada substantiva subjetiva

SUJEITO ORACIONAL

Parece que seremos aprovados. (= ISSO parece.)


orao princ. orao subordinada substantiva subjetiva

SUJEITO ORACIONAL

Predicativas funcionam como predicativo do sujeito da orao principal. O essencial que todos sejamos aprovados. (= O essencial ISSO.)
orao principal orao subordinada substantiva predicativa

Objetivas diretas funcionam como objeto direto da orao principal.


O professor espera que vocs gabaritem a prova. (O professor espera ISSO.)
orao principal orao subordinada substantiva objetiva direta

Objetivas indiretas funcionam como objeto indireto da orao principal.


O professor gostaria de que vocs fossem aprovados. (O professor gostaria dISSO.)
orao principal orao subordinada substantiva objetiva indireta

Completivas nominais funcionam como complemento nominal da orao principal.


O professor tem vontade de que vocs sejam classificados. (vontade dISSO.)
orao principal orao subordinada substantiva completiva nominal

Agentes da passiva funcionam como agente da passiva da orao principal. Ayrton Senna foi ovacionado por quem estava presente.
orao principal orao subordinada substantiva agente da passiva

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

33 de 68

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 03 Para facilitar a anlise da orao subordinada substantiva agente da passiva, substituam pelo pronome indefinido ALGUM. Ayrton Senna foi ovacionado por algum. Apositivas funcionam como aposto da orao principal. O nervosismo dos candidatos era este: que fossem aprovados no concurso.
orao principal orao subordinada substantiva apositiva

O nervosismo dos candidatos era este: ISSO.

ORAES SUBORDINADAS ADVERBIAIS As oraes subordinadas adverbiais desempenham a funo sinttica de adjunto adverbial da orao principal. So introduzidas por conjunes adverbiais. As oraes subordinadas adverbiais subdividem-se em: Oraes subordinadas adverbiais ... causais exprimem causa, razo, motivo, em relao orao principal. Os principais articuladores so porque, visto que, que (=porque), uma vez que ... Exemplos O aluno obteve boa pontuao porque estudou. Ficou feliz uma vez que foi aprovado.

comparativas expressam ideia de comparao ou confrontam ideias em relao Esta moa mais bonita do que orao principal. Os principais articuladores so aquela. como, tal qual, to quanto (=como), Ele estudou to quanto a irm. feito (= como), que (nas correlaes mais (do) que, menos (do) que, maior (do) que, menor (do) que, melhor (do) que, pior (do) que ... condicionais exprimem ideia de condio, possibilidade, hiptese. Os principais articuladores so caso, se (= caso), contanto que, desde que (= caso), sem que, salvo se, a no ser que, dado que ... concessivas expressam ideias opostas, concessivas s da orao principal. Os principais articuladores so embora, ainda que, mesmo que, posto que, por mais que, se bem que, conquanto, dado que (= ainda que), que (= ainda que) ... Com conjunes concessivas, o verbo fica no modo subjuntivo.
Prof. Fabiano Sales

Contanto que voc compre os ingressos, iremos ao cinema. Dado que (=caso) erre a questo, estude mais.

Embora estivessem cansados, foram estudar. Obteve a aprovao sem que (=embora no) se dedicasse. Persevere, nem que (=ainda que) os estudos sejam cansativos.

www.estrategiaconcursos.com.br

34 de 68

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 03 Oraes subordinadas adverbiais ... conformativas apresentam ideia de conformidade em relao ao fato da orao principal. Os principais articuladores so segundo, como, conforme, consoante, que (= conforme) ... consecutivas expressam ideia de consequncia, resultado em relao orao principal. Os principais articuladores so que (nas correlaes to...que, tanto que, tamanho que, tal que, de sorte que, de maneira que) ... finais expressam finalidade, objetivo. Os principais articuladores so para que, a fim de que, que (= para que), porque (= para que) ... Exemplos Segundo o gabarito oficial, acertei todas as questes da prova. Conforme vocs sabem, o Fluminense o atual campeo brasileiro de futebol. Estudou tanto que gabaritou a prova. Tamanha foi a exploso, que todos acordaram.

Fez-lhe sinal porque (= para que) se calasse. Estudou muito a fim de que passasse no concurso.

proporcionais apresentam ideia de proporo, concomitncia, simultaneidade entre fatos da orao subordinada e da orao principal. Principais articuladores: medida que, proporo que, quanto mais...mais, quanto menos...menos ...

medida que vive, mais aprende com as pessoas. Quanto maior o estudo, maior o conhecimento.

temporais apresentam ideia de tempo em relao ao fato da orao principal. Principais articuladores: logo que, assim que, antes que, depois que, quando, enquanto ...

Logo que soube o resultado, chamou todos os amigos. Ficou emocionado desde que viu o resultado do concurso.

Como disse a vocs, decorar a lista de conectivos para classificar as oraes nem sempre o mtodo mais eficiente. O diferencial para resolver questes que exigem esse tipo de contedo analisar a relao sinttico-semntica entre as oraes. Vejam:

Adversativo Estudou bastante, mas foi reprovado. MAS Aditivo No s pratica jud, mas tambm faz natao.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

35 de 68

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 03 Aditivo Arrumou-se e foi trabalhar. E Adversativo No estudou, e passou no concurso. Consecutivo Faltou luz, e no conseguimos estudar noite.

Explicativo No beba, pois prejudicial sade. POIS Conclusivo inteligente; ser, pois (= portanto), aprovado. Causal Estava irrequieto, pois ganhou uma casa.

Explicativo Estude, porque (=pois) ser aprovado. PORQUE Final Mudei-me de cidade porque (=para que) fosse feliz. Causal Chorei porque passei no concurso.

Conclusivo Estudou muito, logo (=portanto) ser classificado. LOGO Temporal Logo que (=assim que) chegou, foi tomar banho.

Causal Sorriu uma vez que acertou todas as questes. UMA VEZ QUE Condicional Uma vez que estude, ser aprovado. (= Se estudar, ser aprovado.)

Comparativo Meu irmo to estudioso quanto meu pai. QUANTO Aditivo Ela tanto estuda quanto trabalha. (= Ela estuda e trabalha.)

Condicional Desde que compre o ingresso, irei ao cinema. DESDE QUE Temporal Desde que cheguei, quero ir ao cinema.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

36 de 68

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 03 Condicional Sem que (= Caso no) estudem, no passaro. SEM QUE Concessivo Sem que estudasse muito, passou na prova. Modal Fez a prova sem que estudasse.

Comparativo Ela fala como (= igual a) uma vitrola. Conformativo Estudou como (= conforme) combinamos. COMO Aditivo - No s trabalha como tambm pratica esportes. Causal Como (=J que) estava cansado, resolveu dormir.

Explicativo Ele deve ter corrido, porquanto est suado. PORQUANTO Causal Estavam felizes porquanto foram aprovados.

Condicional Se voc estudar, lograr xito no concurso. SE Conjuno integrante No sei se voc vir. (= No sei isso.)

ORAES SUBORDINADAS ADJETIVAS A nomenclatura orao subordinada adjetiva deve-se ao fato de a orao desempenhar uma funo de adjetivo (acompanhar o substantivo, restringindo ou generalizando seu sentido). Sempre so introduzidas por pronomes relativos (que, a qual, quem, cujo, cuja, onde, como ...). As oraes subordinadas adjetivas dividem-se em: Explicativas sempre isoladas por vrgulas, explicam o sentido de um elemento presente na orao principal. Podem ser retiradas do texto sem que prejudiquem o sentido da orao principal. Os alunos, que so humanos, sero aprovados.

orao subordinada adjetiva explicativa

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

37 de 68

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 03 Em Os alunos, que so humanos, sero aprovados., temos a interpretao de que todos os alunos so humanos. Logo, a orao em destaque pode ser suprimida sem alterao de sentido do enunciado original. Restritivas nunca isoladas por sinais de pontuao, restringem ou limitam o sentido de um elemento presente na orao principal. No podem ser retiradas do texto, sob o risco de prejuzo ou modificao do sentido original da orao principal. Os alunos que so determinados sero aprovados.

orao subordinada adjetiva restritiva

Em Os alunos que so determinados sero aprovados., temos a interpretao de que somente os alunos determinados sero aprovados. Sendo assim, no possvel retirar/suprimir do perodo a orao em destaque sem alterar o sentido original do enunciado.

FUNES SINTTICAS DOS PRONOMES RELATIVOS Conforme vimos nas lies sobre pronomes, os relativos substituem um nome antecedente (substantivo ou pronome), evitando sua repetio desnecessria no texto. Devido a essa substituio, podem exercer diferentes funes sintticas nas oraes. Exemplos: (1) O livro que comprei de Portugus.

Em (1), temos a unio de duas oraes: Comprei o livro. O livro de Portugus. Percebemos, assim, que o pronome relativo que substitui o nome livro: Comprei o livro. Logo, o que exerce a funo de objeto direto do verbo comprar.

(2) Comprei o livro de que gosto.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

38 de 68

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 03 Em (2), temos a unio de duas oraes: Comprei o livro. Gosto do livro. Em (2), o que substitui o nome livro: Gosto do livro. Sendo assim, o que exerce a funo de objeto indireto do verbo gostar. (3) A igreja que antiga est em runas.

Em (3), temos a unio de duas oraes: A igreja est em runas. A igreja antiga. Em (3), o que substitui o nome igreja: A igreja antiga. Portanto, o pronome relativo que exerce a funo de sujeito da orao subordinada que antiga.

(4) Veremos o filme cuja protagonista linda.

refere-se ao termo anterior

concorda com o termo posterior

Em (4), temos a unio de duas oraes: Veremos o filme. A protagonista do filme linda.

Em (4), o pronome relativo cuja estabelece uma relao de posse entre os termos filme e A protagonista. Fiquem ligados, pois o pronome relativo cujo (e flexes) sempre exercer a funo sinttica de adjunto adnominal: (veremos o filme a protagonista do filme relao de posse adjunto adnominal). Lembrem-se de que o pronome cujo (e flexes) refere-se ao termo anterior, mas concorda em gnero e nmero com o posterior.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

39 de 68

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 03 ORAES SUBORDINADAS REDUZIDAS A nomenclatura orao subordinada reduzida deve-se ao fato de a orao no ser introduzida por preposio e de conter verbo em uma das trs formas nominais (infinitivo, gerndio ou particpio). As oraes subordinadas reduzidas podem ser: de infinitivo apresentam verbo na forma infinitiva (pessoal ou impessoal). Exemplos: Ser necessrio estudares muito antes da prova. (= ISSO ser necessrio.)
orao principal orao subordinada substantiva subjetiva reduzida de infinitivo

No exemplo acima, a orao reduzida de infinitivo exerce a funo de sujeito da orao principal Ser necessrio. Por isso, recebe a classificao de subjetiva. Vejam que possvel transform-la em orao subordinada substantiva subjetiva: Ser necessrio que estudes muito antes da prova. (= ISSO ser necessrio.)
orao principal orao subordinada substantiva subjetiva

O aluno esperou o gabarito ser divulgado. (= O aluno esperou ISSO.)


orao principal orao subordinada substantiva objetiva direta reduzida de infinitivo

No exemplo acima, percebemos que a orao reduzida de infinitivo exerce a funo de objeto direto do verbo esperar, localizado na orao principal. Por isso, recebe essa classificao. Vejam que possvel transform-la em orao subordinada substantiva objetiva: O aluno esperou que o gabarito fosse divulgado. (= O aluno esperou ISSO.)
orao principal orao subordinada substantiva objetiva direta

Por estar exausto, foi dormir.


orao subordinada orao principal adverbial causal reduzida de infinitivo

No exemplo acima, h uma relao de causa e consequncia entre as oraes. Sendo assim, a orao Por estar cansado recebe a classificao de orao subordinada adverbial causal reduzida de infinitivo. Vejam que possvel transform-la em orao subordinada adverbial causal: J que estava exausto, foi dormir.
orao subordinada adverbial causal orao principal

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

40 de 68

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 03 Ao chegar praia, deitou-se na areia.
orao subordinada adverbial temporal reduzida de infinitivo orao principal

No exemplo acima, h uma relao de tempo entre as oraes. Sendo assim, a orao Ao chegar praia recebe a classificao de orao subordinada adverbial temporal reduzida de infinitivo. Vejam que possvel transform-la em orao subordinada adverbial temporal: Assim que chegou praia, deitou-se na areia.
orao subordinada adverbial temporal orao principal

Era um homem de sorrir facilmente.


orao principal orao subordinada adjetiva restritiva reduzida de infinitivo

No exemplo acima, a orao de sorrir facilmente restringe o sentido do elemento homem, presente na orao principal (homem sorridente). Por essa razo, classificada como orao subordinada adjetiva restritiva reduzida de infinitivo. Notem que possvel transform-la em orao subordinada adjetiva restritiva: Era um homem que sorria facilmente.
orao principal orao subordinada adjetiva restritiva

de gerndio apresentam verbo na forma de gerndio. Exemplos:

Chegando praia, deitou-se na areia.


orao subordinada adverbial temporal reduzida de gerndio orao principal

No exemplo acima, h uma relao de tempo entre as oraes. Sendo assim, a orao Chegando praia recebe a classificao de orao subordinada adverbial temporal reduzida de gerndio. Vejam que possvel transform-la em orao subordinada adverbial temporal: Assim que chegou praia, deitou-se na areia.
orao subordinada adverbial temporal orao principal

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

41 de 68

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 03 Estudando, sers aprovado.
orao subordinada orao principal adverbial condicional reduzida de gerndio

No exemplo acima, h uma relao de condio entre as oraes. Sendo assim, a orao Estudando recebe a classificao de orao subordinada adverbial condicional reduzida de gerndio. Vejam que possvel transform-la em orao subordinada adverbial condicional: Se estudares, sers aprovado.
orao subordinada orao principal adverbial condicional

Percebam que o perodo Estudando, sers aprovado. tambm pode encerrar a ideia de tempo: Assim que estudares, sers aprovado.
orao subordinada adverbial temporal orao principal

Se for feita essa leitura, portanto, a orao reduzida dever ser classificada como subordinada adverbial temporal reduzida de gerndio. Estudando, sers aprovado.
orao subordinada orao principal adverbial temporal reduzida de gerndio

de particpio apresentam verbo na forma de particpio. Exemplos: Mesmo convidado, no foi cerimnia de premiao.
orao subordinada adverbial concessiva reduzida de particpio orao principal

No exemplo acima, h uma relao de concesso entre as oraes. Sendo assim, a orao Mesmo convidado recebe a classificao de orao subordinada adverbial concessiva reduzida de particpio. Vejam que possvel transform-la em orao subordinada adverbial concessiva: Embora tivesse sido convidado, no foi cerimnia de premiao.
orao subordinada adverbial concessiva orao principal

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

42 de 68

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 03 9. (FCC-2011/TRE-TO) De volta Antrtida A Rssia planeja lanar cinco novos navios de pesquisa polar como parte de um esforo de US$ 975 milhes para reafirmar a sua presena na Antrtida na prxima dcada. Segundo o blog Science Insider, da revista Science, um documento do governo estabelece uma agenda de prioridades para o continente gelado at 2020. A principal delas a reconstruo de cinco estaes de pesquisa na Antrtida, para realizar estudos sobre mudanas climticas, recursos pesqueiros e navegao por satlite, entre outros. A primeira expedio da extinta Unio Sovitica Antrtida aconteceu em 1955 e, nas trs dcadas seguintes, a potncia comunista construiu sete estaes de pesquisa no continente. A Rssia herdou as estaes em 1991, aps o colapso da Unio Sovitica, mas pouco conseguiu investir em pesquisa polar depois disso. O documento afirma que Moscou deve trabalhar com outras naes para preservar a "paz e a estabilidade" na Antrtida, mas salienta que o pas tem de se posicionar para tirar vantagem dos recursos naturais caso haja um desmembramento territorial do continente.
(Pesquisa Fapesp, dezembro de 2010, n 178, p. 23)
o

A principal delas a reconstruo de cinco estaes de pesquisa na Antrtida, para realizar estudos sobre mudanas climticas, recursos pesqueiros e navegao por satlite, entre outros. O segmento grifado na frase acima tem sentido: (A) adversativo. (B) de consequncia. (C) de finalidade. (D) de proporo. (E) concessivo. Comentrio: A orao subordinada adverbial para realizar estudos sobre mudanas climticas, recursos pesqueiros e navegao por satlite, entre outros. Estabelece, com a orao principal, uma relao sinttico-semntica de finalidade, sendo introduzida pela conjuno subordinativa para. Gabarito: C. 10. (FCC-2011/TRE-RN) Mal sugeria imagem de vida (Embora a figura chorasse). correto afirmar que a frase entre parnteses tem sentido: (A) adversativo. (B) concessivo.
Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

43 de 68

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 03 (C) conclusivo. (D) condicional. (E) temporal. Comentrio: Conforme vimos, a conjuno subordinativa adverbial embora introduz uma orao concessiva, equivalendo a ainda que, mesmo que, posto que, conquanto, dado que (= ainda que) etc. Vale lembrar que, com conjunes concessivas, o verbo fica no modo subjuntivo, em conformidade com o enunciado da questo: Embora a figura chorasse. Gabarito: B. 11. (FCC-2011/TRE-RN) Ainda assim, provavelmente no foi a captura para o consumo pelo homem o que selou o destino do dod, pois sua extino ocorreu sobretudo pelos efeitos indiretos da perturbao humana. Os elementos grifados na frase acima podem ser substitudos, sem prejuzo para o sentido e a correo, respectivamente, por: (A) Contudo - no obstante. (B) Conquanto - por que. (C) Em que pese isso - embora. (D) Apesar disso - visto que. (E) Por isso - porquanto. Comentrio: Em Ainda assim, provavelmente (...), o conectivo em destaque apresenta a noo de contraste, oposio, concesso. Sendo assim, podemos eliminar a assertiva E, uma vez que o conectivo por isso indica concluso. Por sua vez, o conectivo pois encerra uma relao de causalidade. Sendo assim, pode ser substitudo, sem alterao que o sentido e a correo do texto original sejam prejudicados, pelo conectivo visto que. Logo, o conectivo Ainda assim ser substitudo por Apesar disso, indicando uma ideia de concesso. Apesar disso, provavelmente no foi a captura para o consumo pelo homem o que selou o destino do dod, visto que sua extino ocorreu sobretudo pelos efeitos indiretos da perturbao humana. Gabarito: D. 12. (FCC-2011/TRE-TO) Carto de Natal Pois que reinaugurando essa criana pensam os homens reinaugurar a sua vida e comear novo caderno, fresco como o po do dia; pois que nestes dias a aventura
Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

44 de 68

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 03 parece em ponto de voo, e parece que vo enfim poder explodir suas sementes: que desta vez no perca esse caderno sua atrao nbil para o dente; que o entusiasmo conserve vivas suas molas, e possa enfim o ferro comer a ferrugem o sim comer o no.
(Joo Cabral de Melo Neto)

Pois que reinaugurando essa criana. O segmento grifado acima pode ser substitudo, no contexto, por: (A) Mesmo que estejam. (B) Apesar de estarem. (C) Ainda que estejam. (D) Como esto. (E) Mas esto. Comentrio: No contexto em que est empregada, a expresso Pois que assume um valor de causal em relao ao efeito pensam os homens reinaugurar a sua vida e comear novo caderno (...). Sendo assim, para manter o sentido original, s podemos substituir tal expresso por Como esto. Notem que a conjuno Como, neste contexto, equivale a J que: Como esto reinaugurando essa criana J que esto reinaugurando essa criana Vamos analisar as demais opes: Letra A. Resposta incorreta. O conectivo Mesmo que traz a ideia de concesso; Letra B. Resposta incorreta. O conectivo Apesar de tambm traz a ideia de concesso; Letra C. Resposta incorreta. Novamente, o conectivo apresentado (Ainda que) encerra a relao sinttico-semntica de concesso; Letra E. Resposta incorreta. A conjuno coordenativa Mas denota a ideia de adversidade.

Gabarito: D.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

45 de 68

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 03 13. (FCC-2007/Prefeitura de So Paulo)

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

46 de 68

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 03

Expressa uma finalidade a orao subordinada adverbial sublinhada em: a) (...) a religio toma para si a tarefa de orientar a conduta humana. b) (...) o sujeito pode tirar proveito pessoal de uma regra por t-la infringido. c) (...) o ponto de partida para a boa conduta o reconhecimento daquilo que no pode ser permitido. d) (...) as regras de convvio existem para dar base e estabilidade s relaes entre os homens. e) (...) o ideal da civilizao permitir que todos os indivduos vivam sob os mesmos princpios ticos acordados. Comentrio: Temos uma orao subordinada adverbial final reduzida de infinitivo na assertiva D. Em (...) as regras de convvio existem para dar base e estabilidade s relaes entre os homens., a orao em destaque introduzida pela conjuno subordinativa adverbial final para (equivalente a para que, a fim de que), estabelecendo uma relao de finalidade em relao orao principal. Gabarito: D.

14. (FCC-2009/TRE-PI) No usual tratar da poltica na perspectiva da afirmao da verdade. Plato afirmou, na Repblica, que a verdade merece ser estimada sobre todas as coisas, mas ressalvou que h circunstncias em que a mentira pode ser til, e no odiosa. Na poltica, a derrogao da verdade pela aceitao da mentira muito deve clssica tradio do realismo que identifica no predomnio do conflito o cerne dos fatos polticos. Esta tradio trabalha a ao poltica como uma ao estratgica que requer, sem idealismos, uma praxiologia, vendo na realidade resistncia e no poder, hostilidade. Neste contexto, poltica guerra e, como diz o provrbio, "em tempos de guerra, mentiras por mar, mentiras por terra". Recorrendo a metforas do reino animal, Maquiavel aponta que o prncipe precisa ter, ao mesmo tempo, no exerccio realista do poder, a fora do leo e a astcia ardilosa da raposa. Raposa, leo, assim como camaleo, serpente, polvo metforas que frequentemente so utilizadas na descrio de polticos no podem, com propriedade, caracterizar o ser humano moral que obedece aos
Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

47 de 68

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 03 consagrados preceitos do "no matar" e do "no mentir", como lembra Norberto Bobbio. No plano poltico, o realismo da fora torna lmpida, numa disputa, a blica contraposio amigo-inimigo. J o realismo da fraude mais sutil, pois opera confundindo e aumentando a opacidade e a incerteza na arena poltica, como acentua Pier Paolo Portinaro. Maquiavel salienta que a fraude mais importante do que a fora para assegurar o poder e consolid-lo. por esse motivo que a simulao, o segredo e a mentira so temas da doutrina da razo de Estado e a veracidade no usualmente considerada uma virtude caracterstica de governantes. Sustentar a simulao e a mentira como expedientes usuais na arena poltica desconhecer a importncia estratgica que a confiana desempenha na pluralidade da interao humana democrtica. A confiana requer a boa-f que pressupe a veracidade. O Talmude equipara a mentira pior forma de roubo: "Existem sete classes de ladres e a primeira a daqueles que roubam a mente de seus semelhantes atravs de palavras mentirosas." O padre Antnio Vieira afirmou que a verdade filha da justia, porque a justia d a cada um o que seu, ao contrrio da mentira, porque esta "ou vos tira o que tendes ou vos d o que no tendes". Montaigne observou que somente pela palavra que somos homens e nos entendemos. Por isso mentir um vcio maldito. Impede o entendimento.
(Celso Lafer. O Estado de S. Paulo, A2, 20 de julho de 2008, com adaptaes)

H relao de causa (1) e consequncia (2) entre os segmentos transcritos, EXCETO: (A) 1. a clssica tradio do realismo 2. derrogao da verdade pela aceitao da mentira (B) 1. a fraude mais importante do que a fora para assegurar o poder e consolid-lo 2. a simulao, o segredo e a mentira so temas da doutrina da razo de Estado (C) 1. o realismo da fora torna lmpida, numa disputa, a blica contraposio amigo-inimigo 2. o realismo da fraude mais sutil (D) 1. a justia d a cada um o que seu 2. a verdade filha da justia (E) 1. somente pela palavra que somos homens e nos entendemos 2. mentir um vcio maldito Comentrio: A nica assertiva que no apresenta relao de causa e consequncia a letra C. Em (...) o realismo da fora torna lmpida, numa disputa, a blica

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

48 de 68

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 03 contraposio amigo-inimigo. J o realismo da fraude mais sutil, temos uma relao de oposio, adversidade entre as oraes. Podemos uni-las atravs do emprego das conjunes adversativas mas, porm, contudo, todavia ...: (...) o realismo da fora torna lmpida, numa disputa, a blica contraposio amigo-inimigo, mas o realismo da fraude mais sutil (...) o realismo da fora torna lmpida, numa disputa, a blica contraposio amigo-inimigo, porm o realismo da fraude mais sutil Gabarito: C.

15. (FCC-2009/TRT-3 Regio) Quanto mais chocarem o pensamento corrente (...), mais ganharo em originalidade, leitura e cartas de protesto. A relao estabelecida pelos dois elementos sublinhados na frase acima mantm-se na que travam os elementos sublinhados em: (A) Ora voc parece conservador, ora faz pose de revolucionrio. (B) J dizia um desses velhos provrbios: maior a altura, maior o tombo. (C) Ele to mais otimista que seus companheiros de gerao... (D) Seja por excesso de escrpulos, seja por falta deles, ela sempre age de modo estranho. (E) Assim como h pessimistas empedernidos, assim tambm no faltam otimistas ingnuos. Comentrio: No enunciado Quanto mais chocarem o pensamento corrente (...), mais ganharo em originalidade, leitura e cartas de protesto., os elementos sublinhados apresentam uma relao de proporcionalidade. A mesma relao encontrada nos elementos em destaque em J dizia um desses velhos provrbios: maior a altura, maior o tombo. Vejamos as demais opes: Letra A. Em Ora voc parece conservador, ora faz pose de revolucionrio., os elementos em destaque apresentam uma relao de alternncia, caracterizando oraes coordenadas sindticas alternativas. Letra C. Em Ele to mais otimista que seus companheiros de gerao..., temos uma relao de comparao. Letra D. Em Seja por excesso de escrpulos, seja por falta deles, ela sempre age de modo estranho., os termos em destaque apresentam uma relao de alternncia. Letra E. As expresses destacadas em Assim como h pessimistas empedernidos, assim tambm no faltam otimistas ingnuos. apresentam uma relao de adio: H pessimistas e otimistas. Gabarito: B.
Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

49 de 68

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 03 16. (FCC-2010/TRE-AL) No trecho quanto mais contempla, menos vive; quanto mais aceita reconhecer-se nas imagens dominantes, menos ele compreende a sua prpria existncia, expressa-se uma relao de: (A) causalidade entre menos vive e mais aceita. (B) oposio entre mais contempla e mais aceita. (C) excluso entre menos vive e menos compreende. (D) alternncia entre mais contempla e mais aceita. (E) proporo entre mais contempla e menos vive. Comentrio: No trecho do enunciado, temos uma relao de proporcionalidade entre mais contempla e menos vive; mais aceita e menos ele compreende. Notem o emprego das correlaes quanto mais... menos. Gabarito: E. 17. (FCC-2011/TRF-1 Regio) Assim como os antigos moralistas escreviam mximas, deu-me vontade de escrever o que se poderia chamar de mnimas, ou seja, alguma coisa que, ajustada s limitaes do meu engenho, traduzisse um tipo de experincia vivida, que no chega a alcanar a sabedoria mas que, de qualquer modo, resultado de viver. Andei reunindo pedacinhos de papel em que estas anotaes vadias foram feitas e ofereo-as ao leitor, sem que pretenda convenc-lo do que penso nem convid-lo a repensar suas ideias. So palavras que, de modo canhestro, aspiram a enveredar pelo avesso das coisas, admitindo-se que elas tenham um avesso, nem sempre perceptvel mas s vezes curioso ou surpreendente.
(Carlos Drummond de Andrade. O avesso das coisas [aforismos]. 5.ed. Rio de Janeiro: Record, 2007, p. 3)

... que no chega a alcanar a sabedoria mas que, de qualquer modo, resultado de viver. Iniciando o segmento acima com que, de qualquer modo, resultado de viver, a sequncia que preserva o sentido original e a correo : (A) porm no chega a alcanar a sabedoria. (B) ainda que no chegue a alcanar a sabedoria. (C) e no chega assim a alcanar a sabedoria. (D) considerando que no chega a alcanar a sabedoria. (E) sendo o caso que no chegue a alcanar a sabedoria. Comentrio: Percebemos que, no enunciado, h uma relao de oposio, concesso, em virtude da expresso de qualquer modo. Assim, ao iniciarmos o segmento por que, de qualquer modo, deveremos manter essa relao, atentando-nos para a correo gramatical do perodo. Logo, teremos a seguinte construo: ... que, ainda que no chegue a alcanar a sabedoria, resultado de viver Gabarito: B.
Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

50 de 68

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 03 18. (FCC-2011/DPE-RS)

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

51 de 68

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 03

Assinale a alternativa em que a orao NO subordinada adjetiva explicativa. (A) Na passagem Quentzel, que era casado ... (linha 21) (B) Na passagem Slaughter, que tem uma longa ficha criminal ... (linha 22) (C) Na passagem Goodwin, que se aposentou da polcia ... (linha 25) (D) Na passagem Quentzel, que estava em seu carro (linhas 34 e 35) (E) Na passagem homicdio de Samuel Quentzel em 1986, quando ele foi morto a tiros ... (linhas 6 e 7)
Comentrio: Conforme vimos, as oraes subordinadas adjetivas sempre so introduzidas

por pronomes relativos (que, a qual, quem, cujo, cuja, onde, como...). No que se refere s oraes subordinadas adjetivas explicativas, estas sempre vm isoladas por vrgulas, pois explicam o sentido de um elemento presente na orao principal. Por essa razo, podem ser retiradas do texto sem que prejudiquem o sentido da orao principal. Isso ocorre nas assertivas A, B, C e D. Entretanto, na opo E, a orao quando ele foi morto a tiros dentro de seu carro em frente a sua casa no adjetiva, devendo ser classificada como orao subordinada adverbial temporal, introduzida pela conjuno subordinativa temporal quando. Relata o momento, o tempo em que ocorreu a morte de Samuel Quentzel. Gabarito: E.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

52 de 68

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 03 QUESTES COMENTADAS NA AULA 1. (FCC-2007/Prefeitura de So Paulo)

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

53 de 68

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 03

O termo sublinhado constitui o sujeito na seguinte construo: (A) No se encontrou uma forma definitiva de organizao social. (B) nessa condio que vivem os animais. (C) Tais delitos acabam tornando-se estmulos para a banalizao das transgresses. (D) Ocorre isso por conta das reiteradas situaes de impunidade. (E) Deve-se reconhecer na interdio um princpio da lei mosaica. 2. (FCC-2009/TRE-PI) No usual tratar da poltica na perspectiva da afirmao da verdade. Plato afirmou, na Repblica, que a verdade merece ser estimada sobre todas as coisas, mas ressalvou que h circunstncias em que a mentira pode ser til, e no odiosa. Na poltica, a derrogao da verdade pela aceitao da mentira muito deve clssica tradio do realismo que identifica no predomnio do conflito o cerne dos fatos polticos. Esta tradio trabalha a ao poltica como uma ao estratgica que requer, sem idealismos, uma praxiologia, vendo na realidade resistncia e no poder, hostilidade. Neste contexto, poltica guerra e, como diz o provrbio, "em tempos de guerra, mentiras por mar, mentiras por terra". Recorrendo a metforas do reino animal, Maquiavel aponta que o prncipe precisa ter, ao mesmo tempo, no exerccio realista do poder, a fora do leo e a astcia ardilosa da raposa. Raposa, leo, assim como camaleo, serpente, polvo metforas que frequentemente so utilizadas na descrio de polticos no podem, com propriedade, caracterizar o ser humano moral que obedece aos consagrados preceitos do "no matar" e do "no mentir", como lembra Norberto Bobbio. No plano poltico, o realismo da fora torna lmpida, numa disputa, a blica contraposio amigo-inimigo. J o realismo da fraude mais sutil, pois opera confundindo e aumentando a opacidade e a incerteza na arena poltica, como acentua Pier Paolo Portinaro. Maquiavel salienta que a fraude mais importante do que a fora para assegurar o poder e consolid-lo. por esse motivo que a simulao, o segredo e a mentira so temas da doutrina da razo de Estado e a veracidade no usualmente considerada uma virtude caracterstica de governantes.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

54 de 68

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 03 Sustentar a simulao e a mentira como expedientes usuais na arena poltica desconhecer a importncia estratgica que a confiana desempenha na pluralidade da interao humana democrtica. A confiana requer a boa-f que pressupe a veracidade. O Talmude equipara a mentira pior forma de roubo: "Existem sete classes de ladres e a primeira a daqueles que roubam a mente de seus semelhantes atravs de palavras mentirosas." O padre Antnio Vieira afirmou que a verdade filha da justia, porque a justia d a cada um o que seu, ao contrrio da mentira, porque esta "ou vos tira o que tendes ou vos d o que no tendes". Montaigne observou que somente pela palavra que somos homens e nos entendemos. Por isso mentir um vcio maldito. Impede o entendimento.
(Celso Lafer. O Estado de S. Paulo, A2, 20 de julho de 2008, com adaptaes)

Esta tradio trabalha a ao poltica como uma ao estratgica ... (1 pargrafo) A frase em que o verbo exige o mesmo tipo de complemento que o grifado acima : (A) ... que identifica no predomnio do conflito o cerne dos fatos polticos. (B) Neste contexto, poltica guerra ... (C) Recorrendo a metforas do reino animal ... (D) ... que obedece aos consagrados preceitos do "no matar" e do "no mentir" ... (E) ... que a fraude mais importante do que a fora ... 3. (FCC-2011/NOSSA CAIXA) Li que em Nova York esto usando dez de setembro como adjetivo, significando antigo, ultrapassado. Como em: Que penteado mais dez de setembro!. O 11/9 teria mudado o mundo to radicalmente que tudo o que veio antes culminando com o day before [dia anterior], o ltimo dia das torres em p, a ltima segunda-feira normal e a vspera mais vspera da Histria virou prembulo. Obviamente, nenhuma normalidade foi to afetada quanto o cotidiano de Nova York, que vive a psicose do que ainda pode acontecer. Os Estados Unidos descobriram um sentimento indito de vulnerabilidade e reorganizam suas prioridades para acomod-las, inclusive sacrificando alguns direitos de seus cidados, sem falar no direito de cidados estrangeiros no serem bombardeados por eles. Protestos contra a radicalssima reao americana so vistos como irrealistas e anacrnicos, decididamente dez de setembro. Mas fatos inaugurais como o 11/9 tambm permitem s naes se repensarem no bom sentido, no como submisso chantagem terrorista, mas para no perder a oportunidade do novo comeo, um pouco como Deus o primeiro autocrtico fez depois do Dilvio. Sinais de reviso da poltica dos Estados Unidos com relao a Israel e os palestinos so exemplos disto. E certo que nenhuma reunio dos pases ricos ser como era at 10/9, pelo menos por algum tempo. No caso dos donos do mundo, no se devem esperar exames de conscincia mais profundos ou atos de contrio mais espetaculares, mas o instinto de sobrevivncia tambm um caminho para a virtude. O horror de 11/9 teve o efeito paradoxalmente contrrio de me fazer acreditar mais na humanidade. A questo : o que acabou em 11/9 foi prlogo, exatamente, de qu? Seja o que for, ser

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

55 de 68

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 03 diferente. Inclusive por uma questo de moda, j que ningum vai querer ser chamado de dez de setembro na rua.
(Luis Fernando Verissimo, O mundo brbaro)

Na frase No caso dos donos do mundo, no se devem esperar exames de conscincia mais profundos, correto afirmar que: (A) a construo verbal um exemplo de voz ativa. (B) a partcula se tem a mesma funo que em E se ela no vier? (C) a forma plural devem concorda com exames. (D) ocorre um exemplo de indeterminao do sujeito. (E) a expresso donos do mundo leva o verbo para o plural.

A questo a seguir refere-se ao texto abaixo. 4. (FCC-2011/TRT - 23 REGIO) Poltica e sociedade na obra de Srgio Buarque de Holanda Para Srgio Buarque de Holanda a principal tarefa do historiador consistia em estudar possibilidades de mudana social. Entretanto, conceitos herdados e intelectualismos abstratos impediam a sensibilidade para com o processo do devir. Raramente o que se afigurava como predominante na historiografia brasileira apontava um caminho profcuo para o historiador preocupado em estudar mudanas. Os caminhos institucionalizados escondiam os figurantes mudos e sua fala. Tanto as fontes quanto a prpria historiografia falavam a linguagem do poder, e sempre imbudas da ideologia dos interesses estabelecidos. Desvendar ideologias implica para o historiador um cuidadoso percurso interpretativo voltado para indcios tnues e nuanas sutis. Pormenores significativos apontavam caminhos imperceptveis, o fragmentrio, o no determinante, o secundrio. Destes proviriam as pistas que indicariam o caminho da interpretao da mudana, do processo do vir a ser dos figurantes mudos em processo de forjar estratgias de sobrevivncia. Era engajado o seu modo de escrever histria. Como historiador quis elaborar formas de apreenso do mutvel, do transitrio e de processos ainda incipientes no vir a ser da sociedade brasileira. Enfatizava o provisrio, a diversidade, a fim de documentar novos sujeitos eventualmente participantes da histria. Para chegar a escrever uma histria verdadeiramente engajada deveria o historiador partir do estudo da urdidura dos pormenores para chegar a uma viso de conjunto de sociabilidades, experincias de vida, que por sua vez traduzissem necessidades sociais. Aderir pluralidade se lhe afigurava como uma condio essencial para este sondar das possibilidades de emergncia de novos fatores de mudana social. Tratava-se, na historiografia, de aceitar o provisrio como necessrio. Caberia ao historiador o desafio de discernir e de apreender, juntamente com valores ideolgicos preexistentes, as possibilidades de coexistncia de valores e

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

56 de 68

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 03 necessidades sociais diversas que conviviam entre si no processo de formao da sociedade brasileira sem uma necessria coerncia.
(Fragmento adaptado de Maria Odila Leite da Silva Dias, Srgio Buarque de Holanda e o Brasil. So Paulo, Perseu Abramo, 1998, pp.15-17)

Destes proviriam as pistas que indicariam o caminho ... O verbo empregado no texto que exige o mesmo tipo de complemento que o grifado acima est tambm grifado em: (A) ... a principal tarefa do historiador consistia em estudar possibilidades de mudana social. (B) Os caminhos institucionalizados escondiam os figurantes mudos e sua fala. (C) Enfatizava o provisrio, a diversidade, a fim de documentar novos sujeitos ... (D) ... sociabilidades, experincias de vida, que por sua vez traduzissem necessidades sociais. (E) Era engajado o seu modo de escrever histria.

A questo a seguir baseia-se no texto abaixo. 5. (FCC-2011/Banco do Brasil) A economia do Nordeste beneficiou-se, principalmente, de um modelo econmico que priorizou a demanda. A expanso dos programas sociais e, sobretudo, o aumento do salrio mnimo tiveram sobre a regio um impacto bem maior do que no restante do pas. A economista Tnia Bacelar, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), lembra que metade das famlias que ganham um salrio mnimo se encontra no Nordeste. A populao nordestina tambm absorve 55% do oramento destinado ao Bolsa Famlia. "Pela estrutura de renda da regio, mais baixa que no resto do pas, o efeito das polticas que mexeram com a renda foi maior aqui. O aumento dessas receitas impulsionou o consumo e atraiu investimentos, especialmente dos grandes grupos de alimentos, bebidas, varejistas e distribuio de alimentos." Investimentos em infraestrutura, como a duplicao da BR-101, a transposio do rio So Francisco e a construo da ferrovia Transnordestina injetaram bilhes na economia e ajudaram a dinamizar a construo civil, assim como os investimentos da Petrobras que asseguraram indstria naval a demanda necessria para voltar a investir depois de mais de uma dcada sem produzir um nico navio. A interiorizao das universidades federais e a criao de novos institutos tecnolgicos tambm mudam a cara do Nordeste, especialmente nas cidades mdias. o caso de Caruaru, um dos municpios que mais crescem na regio. Nos ltimos anos, a "Princesa do Agreste", mais conhecida por suas confeces e pelas feiras que movimentam milhes de reais, atraiu estudantes e professores de todos os lugares e observou uma profunda transformao em seus hbitos. A outra face do "novo Nordeste" est no campo. Nas reas de Cerrado, como no oeste da Bahia e no sul do Maranho, o agronegcio avana e transforma chapades em imensas propriedades produtoras de soja. No Semirido, onde as

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

57 de 68

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 03 condies so bem menos favorveis, o aumento dos recursos destinados a financiar a agricultura familiar e o empreendedorismo dos pequenos ajudam a

mudar a vida das pessoas. o que se observa em Picos, polo produtor de mel e caju no serto do Piau.
(Gerson de Freitas Jr., Carta Capital, 15 de dezembro de 2010, p. 24, com adaptaes)

Interiorizao das universidades federais e a criao de novos institutos tecnolgicos tambm mudam a cara do Nordeste ... (3 pargrafo) O mesmo tipo de complemento grifado acima est na frase: (A) ... que mexeram com a renda ... (B) ... que mais crescem na regio. (C) ... que movimentam milhes de reais ... (D) A outra face do novo Nordeste est no campo. (E) ... onde as condies so bem menos favorveis ...

6. (FCC-2009/TRT-16 Regio) Sobre a efemeridade das mdias Um congresso recente, em Veneza, dedicou-se questo da efemeridade dos suportes de informao, desde a tbua de argila, o papiro e o pergaminho at o livro impresso e os atuais meios eletrnicos. O livro impresso, at agora, demonstrou que sobrevive bem por 500 anos, mas s quando se trata de livros feitos de papel de trapos. A partir de meados do sculo XIX, passou-se ao papel de polpa de madeira, e parece que este tem uma vida mxima de 70 anos (com efeito, basta consultar jornais ou livros dos anos de 1940 para ver como muitos se desfazem ao ser folheados). H muito tempo se realizam estudos para salvar todos os livros que abarrotam nossas bibliotecas; uma das solues mais adotadas escanear todas as pginas e pass-las para um suporte eletrnico. Mas aqui surge outro problema: todos os suportes para a transmisso e a conservao de informaes, da foto ao filme, do disco memria do computador, so mais perecveis que o livro. As velhas fitas cassetes, com pouco tempo de uso se enrolavam todas, e saam mascadas; as fitas de vdeo perdem as cores e a definio com facilidade. Tivemos tempo suficiente para ver quanto podia durar um disco de vinil sem ficar riscado demais, mas no para verificar quanto dura um CD-ROM, que, saudado como a inveno que substituiria o livro, ameaa sair rapidamente do mercado, porque podemos acessar on-line os mesmos contedos por um custo menor. Sabemos que todos os suportes mecnicos, eltricos ou eletrnicos so rapidamente perecveis, ou no sabemos quanto duram e provavelmente nunca chegaremos a saber. Basta um pico de tenso, um raio no jardim para desmagnetizar uma memria. Se houvesse um apago bastante longo, no poderamos usar nenhuma memria eletrnica. Os suportes modernos parecem criados mais para a difuso do que para a conservao das informaes. possvel que, dentro de alguns sculos, a nica forma de ler notcias sobre o passado continue sendo a consulta a um velho e bom livro. No, no sou um conservador reacionrio. Gravei em disco rgido porttil de 250 gigabytes as maiores obras primas da literatura universal. Mas estou feliz
Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

58 de 68

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 03 porque os livros continuam em minha biblioteca uma garantia para quando os instrumentos eletrnicos entrarem em pane.
(Adaptado de Umberto Eco UOL Notcias NYT/ 26/04/2009)

Na frase Mas aqui surge outro problema, o termo em destaque exerce a mesma funo sinttica que o termo sublinhado em: (A) No, no sou um conservador reacionrio. (B) Tivemos tempo suficiente para ver quanto podia durar um disco de vinil (...) (C) (...) as fitas de vdeo perdem as cores e a definio com facilidade. (D) Um congresso recente, em Veneza, dedicou-se questo da efemeridade dos suportes de informao (...) (E) Sabemos que todos os suportes mecnicos, eltricos ou eletrnicos, so rapidamente perecveis (...) 7. (FCC-2010/DPE-SP) E a facilidade com que ela acessa esse arquivo ... A frase cujo verbo exige o mesmo tipo de complemento que o grifado acima : (A) ... e conforme a idade isso ocorre em maior ou menor grau ... (B) Cada vez que a memria decai ... (C) Os estudos sobre a memria tm um lugar destacado nesse esforo cientfico. (D) ... o primeiro a exposio a uma carga excessiva de informaes ... (E) ... que resultam em perda mnemnica ... 8. (FCC-2011/DPE-RS)

O fragmento frasal de que aes militares somente iriam retardar (linhas 9 e 10) _________________ do substantivo preocupaes (linha 9). Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto acima. (A) complemento verbal;

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

59 de 68

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 03 (B) complemento nominal oracional; (C) adjunto verbal; (D) adjunto nominal; (E) complemento prepositivo-verbal. 9. (FCC-2011/TRE-TO) De volta Antrtida A Rssia planeja lanar cinco novos navios de pesquisa polar como parte de um esforo de US$ 975 milhes para reafirmar a sua presena na Antrtida na prxima dcada. Segundo o blog Science Insider, da revista Science, um documento do governo estabelece uma agenda de prioridades para o continente gelado at 2020. A principal delas a reconstruo de cinco estaes de pesquisa na Antrtida, para realizar estudos sobre mudanas climticas, recursos pesqueiros e navegao por satlite, entre outros. A primeira expedio da extinta Unio Sovitica Antrtida aconteceu em 1955 e, nas trs dcadas seguintes, a potncia comunista construiu sete estaes de pesquisa no continente. A Rssia herdou as estaes em 1991, aps o colapso da Unio Sovitica, mas pouco conseguiu investir em pesquisa polar depois disso. O documento afirma que Moscou deve trabalhar com outras naes para preservar a "paz e a estabilidade" na Antrtida, mas salienta que o pas tem de se posicionar para tirar vantagem dos recursos naturais caso haja um desmembramento territorial do continente.
(Pesquisa Fapesp, dezembro de 2010, n 178, p. 23)
o

A principal delas a reconstruo de cinco estaes de pesquisa na Antrtida, para realizar estudos sobre mudanas climticas, recursos pesqueiros e navegao por satlite, entre outros. O segmento grifado na frase acima tem sentido: (A) adversativo. (B) de consequncia. (C) de finalidade. (D) de proporo. (E) concessivo. 10. (FCC-2011/TRE-RN) Mal sugeria imagem de vida (Embora a figura chorasse). correto afirmar que a frase entre parnteses tem sentido: (A) adversativo. (B) concessivo. (C) conclusivo. (D) condicional. (E) temporal.
Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

60 de 68

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 03 11. (FCC-2011/TRE-RN) Ainda assim, provavelmente no foi a captura para o consumo pelo homem o que selou o destino do dod, pois sua extino ocorreu sobretudo pelos efeitos indiretos da perturbao humana. Os elementos grifados na frase acima podem ser substitudos, sem prejuzo para o sentido e a correo, respectivamente, por: (A) Contudo - no obstante. (B) Conquanto - por que. (C) Em que pese isso - embora. (D) Apesar disso - visto que. (E) Por isso - porquanto.

12. (FCC-2011/TRE-TO) Carto de Natal Pois que reinaugurando essa criana pensam os homens reinaugurar a sua vida e comear novo caderno, fresco como o po do dia; pois que nestes dias a aventura parece em ponto de voo, e parece que vo enfim poder explodir suas sementes: que desta vez no perca esse caderno sua atrao nbil para o dente; que o entusiasmo conserve vivas suas molas, e possa enfim o ferro comer a ferrugem o sim comer o no.
(Joo Cabral de Melo Neto)

Pois que reinaugurando essa criana. O segmento grifado acima pode ser substitudo, no contexto, por: (A) Mesmo que estejam. (B) Apesar de estarem. (C) Ainda que estejam. (D) Como esto. (E) Mas esto.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

61 de 68

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 03 13. (FCC-2007/Prefeitura de So Paulo)

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

62 de 68

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 03

Expressa uma finalidade a orao subordinada adverbial sublinhada em: a) (...) a religio toma para si a tarefa de orientar a conduta humana. b) (...) o sujeito pode tirar proveito pessoal de uma regra por t-la infringido. c) (...) o ponto de partida para a boa conduta o reconhecimento daquilo que no pode ser permitido. d) (...) as regras de convvio existem para dar base e estabilidade s relaes entre os homens. e) (...) o ideal da civilizao permitir que todos os indivduos vivam sob os mesmos princpios ticos acordados.

14. (FCC-2009/TRE-PI) No usual tratar da poltica na perspectiva da afirmao da verdade. Plato afirmou, na Repblica, que a verdade merece ser estimada sobre todas as coisas, mas ressalvou que h circunstncias em que a mentira pode ser til, e no odiosa. Na poltica, a derrogao da verdade pela aceitao da mentira muito deve clssica tradio do realismo que identifica no predomnio do conflito o cerne dos fatos polticos. Esta tradio trabalha a ao poltica como uma ao estratgica que requer, sem idealismos, uma praxiologia, vendo na realidade resistncia e no poder, hostilidade. Neste contexto, poltica guerra e, como diz o provrbio, "em tempos de guerra, mentiras por mar, mentiras por terra". Recorrendo a metforas do reino animal, Maquiavel aponta que o prncipe precisa ter, ao mesmo tempo, no exerccio realista do poder, a fora do leo e a astcia ardilosa da raposa. Raposa, leo, assim como camaleo, serpente, polvo metforas que frequentemente so utilizadas na descrio de polticos no podem, com propriedade, caracterizar o ser humano moral que obedece aos consagrados preceitos do "no matar" e do "no mentir", como lembra Norberto Bobbio. No plano poltico, o realismo da fora torna lmpida, numa disputa, a blica contraposio amigo-inimigo. J o realismo da fraude mais sutil, pois opera confundindo e aumentando a opacidade e a incerteza na arena poltica, como acentua Pier Paolo Portinaro. Maquiavel salienta que a fraude mais importante do que a fora para assegurar o poder e consolid-lo. por esse motivo que a simulao, o segredo e a mentira so temas da doutrina da razo de Estado e a
Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

63 de 68

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 03 veracidade no usualmente considerada uma virtude caracterstica de governantes. Sustentar a simulao e a mentira como expedientes usuais na arena poltica desconhecer a importncia estratgica que a confiana desempenha na pluralidade da interao humana democrtica. A confiana requer a boa-f que pressupe a veracidade. O Talmude equipara a mentira pior forma de roubo: "Existem sete classes de ladres e a primeira a daqueles que roubam a mente de seus semelhantes atravs de palavras mentirosas." O padre Antnio Vieira afirmou que a verdade filha da justia, porque a justia d a cada um o que seu, ao contrrio da mentira, porque esta "ou vos tira o que tendes ou vos d o que no tendes". Montaigne observou que somente pela palavra que somos homens e nos entendemos. Por isso mentir um vcio maldito. Impede o entendimento.
(Celso Lafer. O Estado de S. Paulo, A2, 20 de julho de 2008, com adaptaes)

H relao de causa (1) e consequncia (2) entre os segmentos transcritos, EXCETO: (A) 1. a clssica tradio do realismo 2. derrogao da verdade pela aceitao da mentira (B) 1. a fraude mais importante do que a fora para assegurar o poder e consolid-lo 2. a simulao, o segredo e a mentira so temas da doutrina da razo de Estado (C) 1. o realismo da fora torna lmpida, numa disputa, a blica contraposio amigo-inimigo 2. o realismo da fraude mais sutil (D) 1. a justia d a cada um o que seu 2. a verdade filha da justia (E) 1. somente pela palavra que somos homens e nos entendemos 2. mentir um vcio maldito

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

64 de 68

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 03 15. (FCC-2009/TRT-3 Regio) Quanto mais chocarem o pensamento corrente (...), mais ganharo em originalidade, leitura e cartas de protesto. A relao estabelecida pelos dois elementos sublinhados na frase acima mantm-se na que travam os elementos sublinhados em: (A) Ora voc parece conservador, ora faz pose de revolucionrio. (B) J dizia um desses velhos provrbios: maior a altura, maior o tombo. (C) Ele to mais otimista que seus companheiros de gerao... (D) Seja por excesso de escrpulos, seja por falta deles, ela sempre age de modo estranho. (E) Assim como h pessimistas empedernidos, assim tambm no faltam otimistas ingnuos. 16. (FCC-2010/TRE-AL) No trecho quanto mais contempla, menos vive; quanto mais aceita reconhecer-se nas imagens dominantes, menos ele compreende a sua prpria existncia, expressa-se uma relao de: (A) causalidade entre menos vive e mais aceita. (B) oposio entre mais contempla e mais aceita. (C) excluso entre menos vive e menos compreende. (D) alternncia entre mais contempla e mais aceita. (E) proporo entre mais contempla e menos vive. 17. (FCC-2011/TRF-1 Regio) Assim como os antigos moralistas escreviam mximas, deu-me vontade de escrever o que se poderia chamar de mnimas, ou seja, alguma coisa que, ajustada s limitaes do meu engenho, traduzisse um tipo de experincia vivida, que no chega a alcanar a sabedoria mas que, de qualquer modo, resultado de viver. Andei reunindo pedacinhos de papel em que estas anotaes vadias foram feitas e ofereo-as ao leitor, sem que pretenda convenc-lo do que penso nem convid-lo a repensar suas ideias. So palavras que, de modo canhestro, aspiram a enveredar pelo avesso das coisas, admitindo-se que elas tenham um avesso, nem sempre perceptvel mas s vezes curioso ou surpreendente.
(Carlos Drummond de Andrade. O avesso das coisas [aforismos]. 5.ed. Rio de Janeiro: Record, 2007, p. 3)

... que no chega a alcanar a sabedoria mas que, de qualquer modo, resultado de viver. Iniciando o segmento acima com que, de qualquer modo, resultado de viver, a sequncia que preserva o sentido original e a correo : (A) porm no chega a alcanar a sabedoria. (B) ainda que no chegue a alcanar a sabedoria. (C) e no chega assim a alcanar a sabedoria. (D) considerando que no chega a alcanar a sabedoria. (E) sendo o caso que no chegue a alcanar a sabedoria.
Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

65 de 68

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 03 18. (FCC-2011/DPE-RS)

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

66 de 68

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 03

Assinale a alternativa em que a orao NO subordinada adjetiva explicativa. (A) Na passagem Quentzel, que era casado ... (linha 21) (B) Na passagem Slaughter, que tem uma longa ficha criminal ... (linha 22) (C) Na passagem Goodwin, que se aposentou da polcia ... (linha 25) (D) Na passagem Quentzel, que estava em seu carro (linhas 34 e 35) (E) Na passagem homicdio de Samuel Quentzel em 1986, quando ele foi morto a tiros ... (linhas 6 e 7)

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

67 de 68

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 03 ------------------------------------------------------------------Gabarito 1. D 2. A 3. C 4. A 5. C 6. C 7. C 8. B 9. C 10. B 11. D 12. D 13. D 14. C 15. B 16. E 17. B 18. E

timos estudos e rumo APROVAO! At o prximo encontro! Prof. Fabiano Sales (fabianosales@estrategiaconcursos.com.br)

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

68 de 68

Вам также может понравиться