Вы находитесь на странице: 1из 14

CENTRO UNIVERSITRIO ANHANGUERA DE CAMPO GRANDE

ATPS 2013-1

DIREITO PRCESSUAL CIVIL IV

AULA 01 - TEMA EXECUO DE SENTENA

DIREITO - 6 SEMESTRE - NOTURNO PROF. FABIO NOGUEIRA

ACADMICOS;

EDSON VALENCIO DE SOUZA JEFFERSON CARLOS MARTINS MARCIO NEMI MELLO NDIA CRISTIANE DA SILVA WAGNER ABRAHO

RA -2504077653 RA- 2504050951 RA -1107313518 RA -3228536518 RA- 1158388814

Campo Grande 01 de Outubro de 2013 1

EXECUO DE SENTENA

PARTE I

Passo 2 - Elaborar uma anlise crtica dos julgados descritos abaixo contendo: 1) a descrio do caso; 2) a deciso de 1 grau; 3) o rgo julgador; 4) as razes de reforma ou manuteno da deciso; 5) a opinio do grupo sobre o caso com fundamentos doutrinrios.

JULGADOS 1) Recurso Especial n 849.632 - SP (2006/0101955-4) 2) Agravo de Instrumento n 990.10.086970-1 TJSP 3) Apelao n 990.10.176325-7 TJSP 4) Apelao n 992.07.052653-1 TJSP 5) Apelao n 991.03.076301-1 TJSP 6) Agravo de Instrumento n 990.10.028844-0 TJSP 7) Agravo de Instrumento n 990.10.034638-5 TJSP

1) RECURSO ESPECIAL N 849.632 - SP (2006/0101955-4) Acordo Inteiro Teor Em Anexo. Trata de ilegitimidade de parte no processo de execuo.

1.1.

A DESCRIO DO CASO.

Trata-se de recurso especial interposto pela FAZENDA DO ESTADO DE SO PAULO, com base na alnea "a", do permissivo constitucional, no intuito de ver reformado acrdo proferido pelo Tribunal de Justia do Estado de So Paulo, cuja ementa assim foi alastrada:
"Exceo de pr-executividade. Ilegitimidade passiva. Ocorrncia. Quando h

arrendamento mercantil, a empresa arrendadora no pode ser responsvel pelas infraes cometidas pelo arrendatrio. Assim, se o executivo fiscal agitado contra aquela, a objeo deve ser acolhida, posto que as condies da ao constituem-se matria de ordem pblica, alegveis 'ex-officio'. Agravo provido."

Os autos do conta de que FORD LEASING S/A ARRENDAMENTO MERCANTIL interps agravo de instrumento contra a deciso que, em sede de execuo fiscal movida pelo ESTADO DE SO PAULO, indeferiu a exceo de pr-executividade apresentada. De acordo com a agravante, ora recorrente, " parte passiva ilegtima para o feito, posto que, ao arrendar o veculo ao arrendatrio, no pode ser responsvel pelas infraes por ele cometidas e, como se trata de condio da ao, a matria pode ser reconhecida nesta sede excepcional.

1.2.

DECISO DE 1 GRAU.

Em 1 Grau conforme deciso de 1 Instncia foi indeferido a exceo de pr executividade apresentada por FORD LEASING S/A ARRENDAMENTO MERCANTIL, em execuo fiscal promovida pelo ESTADO DE SO PAULO. Contra tal deciso foi proposto AGRAVO DE INSTRUMENTO no Egrgio Tribunal de Justia de So Paulo, que acabou sendo provido e reconhecido a exceo de prexecutividade. Referida deciso, portanto, dando provimento ao agravo foi proferida pelo Tribunal de Justia do Estado de So Paulo. Ainda foi interposto embargos de declarao referente ao acrdo do Tribunal de Justia do Estado de So Paulo, os quais foram rejeitados, uma vez que no verificados qualquer dos vcios daqueles elencados no artigo 535, do CPC. 3

1.3.

RGO JULGADOR.

Superior Tribunal de Justia. 1.4. RAZES PARA A REFORMA OU MANUTENO DA DECISO.

Ao negar provimento ao Recurso Especial, o Superior Tribunal de Justia concluiu o seguinte:


A exceo de pr-executividade servil suscitao de questes que devam ser conhecidas de ofcio pelo juiz, como as atinentes liquidez do ttulo executivo, aos pressupostos processuais e s condies da ao executiva. A invocao de ilegitimidade passiva ad causam, via exceo de pr-executividade, afigura-se escorreita, uma vez cedio na Turma que o novel incidente apto a veicular a ausncia das condies da ao. Faz-se mister, contudo, a desnecessidade de dilao probatria (exceo secundum eventus probationis), porquanto a situao jurdica a engendrar o referido ato processual deve ser demonstrada de plano.

O acrdo regional deferiu a exceo de pr-executividade, sob o fundamento de que: "quando h arrendamento mercantil, a empresa arrendadora no pode ser responsvel pelas infraes cometidas pelo arrendatrio, revelando-se flagrante a ilegitimidade passiva ad causam da parte executada. Destarte, a empresa de leasing parte ilegtima para figurar no polo passivo de demanda que tenha por objeto a cobrana de multa decorrente da utilizao indevida do bem pelo arrendatrio (possuidor direto da coisa), no se afigurando razovel exigir da arrendadora a fiscalizao do uso do veculo arrendado.

1.5.

OPINIO DO GRUPO SOBRE O CASO.

A exceo de pr-executividade servia para levar ao conhecimento do juzo questes acerca da nulidade do ttulo, prescrio, legitimidade, etc., antes da constrio patrimonial do devedor (penhora e depsito), ressaltando que o instituto da exceo de pr-executividade ainda no foi regulamentado pelo nosso ordenamento jurdico, mas decorre de uma construo doutrinria e jurisprudencial. Antes da reforma trazida pela lei 11.382 de 2006, o artigo 737 do Cdigo de Processo Civil dispunha que no eram admitidos embargos do devedor antes de seguro o juzo, fosse pela penhora (na execuo por quantia certa) ou pelo depsito (na execuo para entrega da coisa) Com a reforma, o artigo 736 do Cdigo de Processo Civil ficou com a seguinte redao: 4

O executado, independentemente de penhora, depsito ou cauo, poder opor-se execuo por meio de embargos. Em virtude dessas mudanas, alguns doutrinadores acreditam que a exceo de prexecutividade tornou-se obsoleta no mbito jurdico. Entendemos que, seria mais coerente a interposio dos embargos execuo, uma vez que no se faz mais necessria a garantia do juzo. Quando houve essa mudana quanto aos requisitos para interposio dos embargos, nitidamente a figura da exceo de prexecutividade tornou-se dispensvel em certos casos, embora a parte Executada ainda possa trazer ao conhecimento do juzo matrias de ordem pblica a qualquer momento no processo por meio deste Instituto.

2)

AGRAVO DE INSTRUMENTO N 990.10.086970-1 TJSP - Acordo Inteiro Teor Em Anexo.

Trata-se do princpio da menor onerosidade do devedor.

2.1.

DESCRIO DO CASO.

Trata de ao declaratria de nulidade de clusula contratual c/c cobrana. No caso em tela, verificou-se que a agravante ofereceu bem imvel a penhora, que foi aceito pelo agravante, sendo que a execuo encontra-se devidamente segurada. O agravado no impugnou a penhora, nem entendeu ser a mesma insuficiente. Porm o agravado pretende que haja uma nova constrio sobre o patrimnio da agravante, o que no permite a lei vigente. 2.2. DECISO DE 1 GRAU.

A deciso de1 Grau foi no sentido de manter a expedio a instituies financeiras para bloqueio de eventuais verbas que ingressassem em contas bancrias de titularidade da agravante.

2.3.

RGO JULGADOR.

3 Cmara de Direito Privado, Tribunal de Justia de So Paulo. 5

2.4.

RAZES DE REFORMA OU MANUTENO DA DECISO.

O tribunal deu provimento ao recurso e revogou a deciso que determinava o bloqueio de eventuais depsitos realizados nas contas do agravante. Entendendo que, o credor deve promover a execuo de modo menos gravoso para o devedor, referindo-se ao artigo 620 do Cdigo de Processo Civil, que se refere a proteger o credor contra excessos, impedindo que seu patrimnio seja sacrificado alm dos limites de seu crdito, assim a execuo no deve ir alm do estritamente necessrio para satisfao do crdito, em atendimento ao princpio da menor onerosidade ao devedor, no devendo ser atingido todos os bens do devedor, mas apenas aqueles suficientes para garantir a execuo. Art. 620 - Quando por vrios meios o credor puder promover a execuo, o juiz mandar que se faa pelo modo menos gravoso para o devedor.

2.5.

OPINIO DO GRUPO SOBRE O CASO.

Para vrios doutrinadores o disposto no artigo 620 no mais do que o desdobramento do princpio da PROPORCIONALIDADE, que permeia todo o direito. Pelo princpio da proporcionalidade, sempre que houver a necessidade de sacrifcio de um direito em prol de outro, esta onerao h de cingir-se aos limites do estritamente necessrio. No caso em questo, nota-se que a agravante ofereceu bem imvel a penhora, que foi aceito pelo agravante, sendo que a execuo encontrava-se devidamente segurada. Acontece que o agravado pretendia que houvesse uma nova constrio sobre o patrimnio da agravante, o que no foi admitido pelo Tribunal de Justia do Estado de So Paulo, sob o argumento de que a execuo no deve ir alm do estritamente necessrio para satisfao do crdito, indo de encontro ao princpio da menor onerosidade ao devedor. Entendemos que a deciso foi correta, uma vez que no pode o credor pedir constrio sobre todos os bens do devedor, sob pena da execuo tornar-se demasiadamente excessiva. Se o bem imvel oferecido para penhora no foi impugnado em momento oportuno, no pode o credor, ao seu prprio arbtrio, pedir a constrio de todos os bens do executado.

3)

APELAO N 990.10.176325-7 TJSP - Acordo Inteiro Teor Em Anexo. 6

Trata-se de um caso de inexigibilidade de ttulo.

3.1.

DESCRIO DO CASO.

Apelao do Municpio de Santo Andr/SP contra sentena proferida em Execuo Fiscal contra a executada referente cobrana de Taxa de Limpeza e IPTU, referente ao exerccio do ano de 2000. A executada alega que a CDA Certido de Dvida Ativa est irregular, sendo que a mesma no se nega em pagar os impostos devidos. Alega ainda, que no teve acesso aos documentos necessrios sua defesa, requer que a Exequente apresente os respectivos documentos. Requer o acolhimento de prova emprestada, que foi realizada em processo apenso, sendo que tais provas so essenciais para comprovao do real valor venal do imvel objeto da execuo.

3.2.

DECISO DE 1 GRAU.

Em deciso de 1 grau, foi julgada extinta a execuo, sob o fundamento de que vedada Municipalidade a cobrana de taxa de limpeza, o que configura excesso a Execuo. Ainda que, ilquida a CDA, uma vez que apenas a certido impossibilita a aferio do quantum debeatur mediante a pura excluso dos valores cobrados a ttulo de taxa de limpeza.

3.3.

RGO JULGADOR.

15 Cmara de Direito Pblico, Tribunal de Justia de So Paulo.

3.4.

AS RAZES DE REFORMA OU MANUTENO DA DECISO.

A 15 Cmara de Direito Pblico do Tribunal de Justia de So Paulo decide por negar provimento ao recurso, mantendo a sentena de 1 grau, tendo como embasamento que a execuo fiscal no possui valor lquido e certo do IPTU, de modo que o referido ttulo no est revestido de liquidez.

Ainda aduz que, o IPTU no pode ser exigido, pelo menos nesta execuo, pois os valores so inseparveis daqueles correspondentes taxa de limpeza, de modo que a CDA mostra-se imprestvel execuo em razo da iliquidez gerada pela excluso do valor referente taxa.

3.5.

OPINIO DO GRUPO SOBRE O CASO.

O artigo 586, do Cdigo de Processo Civil, aduz que a execuo para cobrana de crdito fundar-se- sempre em ttulo de obrigao certa, lquida e exigvel. Art. 586 - A execuo para cobrana de crdito fundar-se- sempre em ttulo de obrigao certa, lquida e exigvel. Liquidez, certeza e exigibilidade so atributos necessrios representao do direito no ttulo. No caso em tela, o IPTU no pde ser exigido, pois os valores so inseparveis daqueles correspondentes taxa de limpeza, de modo que o ttulo tornou-se ilquido, fato gerado pela excluso do valor referente taxa.

4)

APELAO N 992.07.052653-1 TJSP - Acordo Inteiro Teor Em Anexo.

Trata-se de um caso de responsabilidade patrimonial de terceiro.

4.1.

DESCRIO DO CASO.

Em sede de apelao, a embargada alega que o registro n 2 da matrcula do referido imvel revela veridicamente a aquisio do mesmo no ano de 1981, pelo aqui executado, aps ser citado providenciou a alienao do imvel, sendo patente a fraude ocasionada, visto que o referido imvel encontra-se regularmente averbado a referida penhora.

4.2.

DECISO DE 1 GRAU.

A sentena julgou procedente o pedido inserido nos embargos de terceiro opostos para levantar a penhora incidente sobre o bem identificado na inicial.

4.3.

RGO JULGADOR. 8

32 Cmara de Direito Privado do Tribunal de Justia de So Paulo.

4.4.

RAZES DE REFORMA OU MANUTENO DA DECISO.

Para caracterizao da fraude de execuo, alegado em 1 instncia, necessrio ocorrncia de dois pressupostos bsicos: existncia de ao em curso com citao vlida e que a alienao do bem seja capaz de reduzir o devedor insolvncia. No caso em tela, evidente que a alienao do imvel realizou-se quando j pendente demanda judicial contra o vendedor aqui executado, com citao realizada por oficial de justia comprovadamente certificada. Decidem pela improcedncia dos presentes embargos de terceiro, reformando integralmente a sentena e invertendo o nus da sucumbncia, nas mesmas linhas da sentena.

4.5.

OPINIO DO GRUPO SOBRE O CASO.

A fraude execuo ocorre quando, citado o executado, este se desfaz de seus bens, impossibilitando a penhora e a satisfao do crdito, acarretando danos aos credores e atentando contra o eficaz desenvolvimento da atividade jurisdicional. um vcio to grave que o ordenamento jurdico prev efeitos tanto na esfera civil quanto na esfera criminal (artigo 179, CP).
Art. 179 - Fraudar execuo, alienando, desviando, destruindo ou danificando bens, ou simulando dvidas: Pena - deteno, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, ou multa. Pargrafo nico - Somente se procede mediante queixa.

O artigo 593 qualifica as situaes em que se configura a fraude execuo. Vejamos:


Art. 593. Considera-se em fraude de execuo a alienao ou onerao de bens: I - quando sobre eles pender ao fundada em direito real; II - quando, ao tempo da alienao ou onerao, corria contra o devedor demanda capaz de reduzi-lo insolvncia; III - nos demais casos expressos em lei.

No caso em comento, o juzo decidiu pelo reconhecimento da fraude execuo, uma vez que a alienao do imvel se deu aps a citao, sendo capaz de reduzir o devedor insolvncia. 9

5)

APELAO N 991.03.076301-1 TJSP - Acordo Inteiro Teor Em Anexo.

Trata-se de um caso de responsabilidade patrimonial de terceiro.

5.1.

DESCRIO DO CASO.

O apelado alega que o apelante promoveu execuo com apoio em ttulo extrajudicial, tendo obtido a penhora sobre 50% (cinquenta por cento) do bem indicado. Aps tal ocorrido, outras quatro pessoas se associaram junto ao apelado visando construo de um empreendimento imobilirio (construo de um prdio de apartamentos), cujas cotas ficaram estabelecidas em 1/5 (um quinto) para cada qual. O apelado adquiriu um imvel de um dos condminos, que aps concluso da obra passou a loc-lo, dessa forma declarando-o como de sua propriedade junto Receita Federal do Brasil. Alega que a aquisio do imvel anterior a dvida, de tal forma que no ato da penhora o prprio co-executado negou o encargo de fiel depositrio, uma vez que informou j ter vendido o imvel a mais de trs anos.

5.2.

DECISO DE 1 GRAU.

A sentena julgou os embargos procedentes, mantendo o autor na posse do bem e condenando o ru ao pagamento das custas e honorrios advocatcios, levantando com isso a penhora e a cauo, aps o trnsito em julgado.

5.3.

RGO JULGADOR.

16 Cmara de Direito Privado do Tribunal de Justia de So Paulo.

5.4.

RAZES DE REFORMA OU MANUTENO DA DECISO.

O recurso foi parcialmente provido. Com relao inpcia da inicial, foi afastada a preliminar arguida. Com relao cauo, o fato constituiu mera irregularidade sanvel. A prova de posse mansa e pacfica fica provada pela vasta documentao acostada aos autos, restando apenas serem discutidos os nus sucumbenciais. Vale ressaltar, que o apelante no tinha como 10

saber que o bem indicado penhora havia sido alienado pelo co-executado, porque no constava nada no registro de escritura do imvel. Conclui-se que, mantm-se a procedncia dos embargos, restando apenas alterada a isentar o apelante (Banco Nossa Caixa S/A) a iseno do pagamento dos nus sucumbenciais.

5.5.

OPINIO DO GRUPO SOBRE O CASO.

No caso em comento, no houve fraude execuo, uma vez que a alienao do imvel se deu antes da constituio da dvida. Para que haja a ocorrncia de tal vcio, faz-se necessrio verificar as condies que trata o artigo 593 caput, incisos I e II do Cdigo de Processo Civil, o que no ocorreu. Vejamos:
Art. 593 - Considera-se em fraude de execuo a alienao ou onerao de bens: I - quando sobre eles pender ao fundada em direito real; II - quando, ao tempo da alienao ou onerao, corria contra o devedor demanda capaz de reduzi-lo insolvncia;

6)

AGRAVO DE INSTRUMENTO N 990.10.028844-0 TJSP - Acordo Inteiro Teor Em Anexo.

Trata de um caso de competncia na execuo.

6.1.

DESCRIO DO CASO.

A empresa recorrente ajuizou ao ordinria de execuo de cobrana referente a transaes comerciais ocorridas entre as partes, embasada em nota promissria no valor de R$ 64.644,41 (sessenta e quatro mil, seiscentos e quarenta e quatro reais e quarenta e um centavos), essa inadimplida.

6.2.

DECISO DE 1 GRAU

Em deciso de 1 grau, o Magistrado fundado no artigo 94, do Cdigo de Processo Civil, determinou com foco no domiclio dos suplicados, a remessa dos autos para uma das varas cveis da Comarca de Santa Maria/RS. 11

O agravante interps o presente recurso alegando incompetncia relativa ex- oficcio.

6.3.

RGO JULGADOR.

19 Cmara de Direito Privado do Tribunal de Justia de So Paulo.

6.4.

RAZES DE REFORMA OU MANUTENO DA DECISO.

Entendeu o rgo julgador que em nenhum momento houve a caracterizao de fatos que ensejam afastar os limites da matria de natureza territorial e dessa forma a incompetncia relativa. Sendo assim, por imposio da lei, (Smula n 33 do STJ e Artigo 112, Cdigo de Processo Civil), o Juiz de 1 grau no poderia ter declinado ex-officio a competncia relativa, sendo reformada a presente deciso para que, mantenha a execuo no Juzo que foi distribudo originariamente.
STJ Smula n 33 - 24/10/1991 - DJ 29.10.1991 Incompetncia Relativa - Declarao de Ofcio A incompetncia relativa no pode ser declarada de ofcio. Art. 112 - Argui-se, por meio de exceo, a incompetncia relativa. Pargrafo nico - A nulidade da clusula de eleio de foro, em contrato de adeso, pode ser declarada de ofcio pelo juiz, que declinar de competncia para o juzo de domiclio do ru.

6.5.

OPINIO DO GRUPO SOBRE O CASO.

Assim prev a smula 33 do STJ: STJ Smula n 33 - 24/10/1991 Incompetncia Relativa - Declarao de Ofcio A incompetncia relativa no pode ser declarada de ofcio. Desse modo, a incompetncia relativa deveria ser arguida por meio de exceo de incompetncia, no prazo para propositura de embargos de devedor (art. 742 e art. 598 c/c o art. 112 do Cdigo de Processo Civil). Assim, no houve espao para o contraditrio da outra parte, o que ensejou o provimento ao agravo de instrumento. 12

7)

AGRAVO DE INSTRUMENTO N 990.10.034638-5 TJSP - Acordo Inteiro Teor Em Anexo.

Trata de um caso de liquidao de sentena.

7.1.

DESCRIO DO CASO.

A agravante alegou que o agravado no cumpriu o disposto no artigo 475-B do Cdigo de Processo Civil, no podendo por isso ser falado em incio vlido da fase de cumprimento de sentena, nem deciso que determine a expedio de mandado de penhora e avaliao sem que existam valores lquidos para serem executados. No existe sentena definitiva, o Banco agravante foi intimado sem que houvesse provocao da parte interessada ou atendidas s regras do artigo 475-O, do Cdigo de Processo Civil.

7.2.

DECISO DE 1 GRAU.

A deciso de 1 grau determinou a expedio de mandado de penhora e avaliao na forma do artigo 475-J, 3 e artigo 614, II, ambos do Cdigo de Processo Civil.

7.3.

RGO JULGADOR.

19 Cmara de Direito Privado do Tribunal de Justia de So Paulo.

7.4.

RAZES DE REFORMA OU MANUTENO DA DECISO.

Que quando se trata de sentena condenatria ilquida, necessrio clculo contbil para apurao da dvida, tornando-se imprescindvel primeiramente a apurao do valor correto devido e aps dever ser feita a intimao do devedor nos termos da lei, para ento, caso no seja efetuado o depsito da dvida haver o acrscimo da multa no percentual de 10% (dez por cento) expedindo-se consequentemente mandado de avaliao e penhora.

7.5.

OPINIO DO GRUPO SOBRE O CASO. 13

O agravante alega que no foi respeitado o disposto no art. 475-J, aduz que quando a determinao do valor da condenao depender apenas de clculo aritmtico, o credor dever requerer o cumprimento da sentena, instruindo o pedido com a memria discriminada e atualizada do clculo, o que no ocorreu. Nesse sentido, o grupo entende que foi correta a deciso proferida pelo Tribunal de Justia do Estado de So Paulo.

BIBLIOGRAFIA

WAMBIER, Luiz Rodrigues. in Curso Avanado de Processo Civil - Teoria Geral do Processo e Processo de Conhecimento, vol. 1, 10 ed.-2008. Editora RT, MARINONI. Luiz Guilherme e ARENHART. Sergio Cruz - Curso de Processo Civil Volume 3 - Execuo - 2 Edio 2008 ed. RT THEODORO Jr. Humberto. Processo De Execuo E Cumprimento Da Sentena. Edio: 27 Edio: 2012- Editora: Leud. CARNEIRO. Athos Gusmo. Cumprimento da sentena civil e procedimentos executivos: 2. ed., atual. e ampl. -Rio de Janeiro- 2011.Gen, Forense.

14

Вам также может понравиться