Вы находитесь на странице: 1из 4

Estado uma instituio organizada polticamente, socialmente e juridicamente, ocupando um territrio definido, normalmente onde a lei mxima uma

ma Constituio escrita, e dirigida por um governo que possui soberania reconhecida tanto interna como externamente. Um Estado soberano sintetizado pela mxima "Um governo, um povo, um territrio". O Estado responsvel pela organizao e pelo controle social, pois detm, segundo Max Weber, o monoplio legtimo do uso da fora (coero, especialmente a legal). Normalmente, grafa-se o vocbulo com letra maiscula, a fim de diferenci-lo de seus homnimos. H, entretanto, uma corrente de fillogos que defende sua escrita com minscula, como em cidadania ou civil. No com o objetivo de ferir a definio tradicional de Estado, mas a fim de equiparar a grafia a outros termos no menos importantes. O reconhecimento da independncia de um estado em relao aos outros, permitindo ao primeiro firmar acordos internacionais, uma condio fundamental para estabelecimento da soberania. O Estado pode tambm ser definido em termos de condies internas, especificamente (conforme descreveu Max Weber, entre outros) no que diz respeito instituio do monoplio do uso da violncia. O conceito parece ter origem nas antigas cidades-estados que se desenvolveram na antiguidade, em vrias regies do mundo, como a Sumria, a Amrica Central e no Extremo Oriente. Em muitos casos, estas cidades-estados foram a certa altura da histria colocadas sob a tutela do governo de um reino ou imprio, seja por interesses econmicos mtuos, seja por dominao pela fora. O estado como unidade poltica bsica no mundo tem, em parte, vindo a evoluir no sentido de um supranacionalismo, na forma de organizaes regionais, como o caso da Unio Europeia. Os agrupamentos sucessivos e cada vez maiores de seres humanos procedem de tal forma a chegarem ideia de Estado, cujas bases foram determinadas na histria mundial com a Ordem de Wetsfalia (Paz de Vestflia), em 1648. A instituio estatal, que possui uma base de prescries jurdicas e sociais a serem seguidas, evidencia-se como casa forte das leis que devem regimentar e regulamentar a vida em sociedade. Desse modo, o Estado representa a forma mxima de organizao humana, somente transcendendo a ele a concepo de Comunidade Internacional.

ndice
[esconder] 1 Teorias sobre a origem do Estado o 1.1 Teorias no-contratualistas
o

1.2 Teorias contratualistas

2 Evoluo histrica
o

2.1 Estado Moderno

3 Ver tambm

4 Ligaes externas

[editar] Teorias sobre a origem do Estado


[editar] Teorias no-contratualistas

Origem familiar ou patriarcal

Se inspira em Aristteles. Para ele, o homem um animal poltico que vive em grupo e naturalmente social. A prpria famlia j uma espcie de sociedade (sociedade domstica), onde j surge uma autoridade, a quem cabe estabelecer as regras.

Origem em atos de fora

Baseia-se na imposio de regras de um grupo por meio da coero fsica. a "lei do mais forte" tpica do estado de natureza.

Origem em causas econmicas

Encontra as origens do Estado na dominao atravs da acumulao primitiva de excedentes de produo e na apropriao. Est normalmente associada teoria marxista.

Origem no desenvolvimento interno da sociedade

Localiza o aparecimento do rgo estatal como efeito da complexidade de relaes sociais estabelecidas pelo homem. formulada por Durkheim dentro dos conceitos de solidariedade mecnica e orgnica.

[editar] Teorias contratualistas

As teorias contratualistas de Hobbes e Locke explicitam em comum a interpretao individualista, dado o contrato ser um ato firmado entre indivduos conscientes e deliberados que abrem mo em parte ou em todo de seu arbtrio para que outrem o exera. Esse o exerccio estatal, ao prescrever condutas que devem ser observadas e seguidas de forma heternoma e externa pelos indivduos sob a sua tutela.

[editar] Evoluo histrica


At chegarmos ao Estado moderno havia cinco formas de Estado: 1. Sociedade nmada: nmadas e caadores que viviam em grupo e tinham uma organizao muito primitiva; 2. Estado-cidade ou cidade-estado: surge com a Grcia Antiga onde h uma diviso do trabalho e uma sociedade bem sofisticada;

3. Imprio burocrtico: modelo utilizado na China, p ex., em que um grande territrio controlado pela burocracia; 4. Estado feudal: a actividade essencial a agricultura para subsistncia, mas tambm h alguns excessos de produo que potencializaram a dinmica de mercado. Em relao histria da soberania do Estado, pode-se citar como exemplo a falta de soberania no feudalismo. O estado nacional so os pases.

[editar] Estado Moderno


A palavra Estado foi empregada pela primeira vez, em sentido prximo ao moderno, por Maquiavel, que a define como a sociedade poltica organizada, o que implica a existncia de uma autoridade prpria e de regras definidas para a convivncia de seus membros. O pensamento poltico de Maquiavel rompe com o tradicionalismo e seculariza o Estado, ou seja, torna-o laico. Assume a independncia estatal em relao religio. O Estado Moderno serve de base Cincia Poltica. Esta uma consequncia da prpria modernizao da sociedade que comea no sculo XVI e culmina com a Revoluo Industrial. Este processo tem um elemento central, a tecnologia. Esta modernizao possibilita igualmente uma maior mobilidade social. A sociedade moderna caracterizada pela tecnologia, pelo aumento da produtividade, pela mobilidade da populao e pelo aparecimento de novos grupos sociais. a poca da ascenso da Burguesia. Outra novidade do Estado Moderno a nova forma de legitimao de poder. Antes quem legitimava o poder era um Deus Absoluto, mas quem vai se tornar o novo elemento legitimador o Povo. Assim, surgem novas Instituies como os Parlamentos, onde o povo se faz representar. Este Estado Moderno no nasceu de uma s vez, mas foi o resultado e um longo processo de mais e trs sculos. A fase mais antiga a Monarquia. A Monarquia acompanha o desenvolvimento do Estado Moderno e vai, pelo processo de burocratizao, lanar a primeira forma de Estado Moderno. Por isso se diz que D. Joo II foi o primeiro monarca moderno em Portugal. A segunda fase do Estado Moderno o Estado Liberal, consequncia directa das Revolues Liberais na Frana e na Inglaterra. Este Estado representativo e oligrquico, mas potenciou, entre outras coisas, ao aparecimento do ideal dos Direitos do Homem e pela separao de poderes. No sculo XIX o Estado Liberal tornou-se imperial e vai dominar globalmente o Mundo graas ao processo chamado Imperialismo. A terceira fase do Estado Moderno assenta na crise do Estado Liberal, que surge nos finais do sculo XIX, j que este no tem capacidade para responder s exigncias sociais. Surgem assim as ideologias extremistas de Direita (Fascismo) e de Esquerda (Comunismo). A quarta fase fica marcada pelo aparecimento do Estado Democrtico Liberal, consequncia da grande crise econmica e social de 1929. A resposta crise passou

pelo alargamento da democracia a toda a sociedade, adoptando para a administrao do Estado medidas de cariz social, derivadas do pensamento de John Maynard Keynes. Hoje em dia temos na Europa, no mundo ocidental, o Estado-providncia, resultado da segunda metade da II Guerra Mundial, mas filho directo da crise de 1929. Na atualidade, novos Estados surgem a partir de outro pr-existentes. Dois processos so tpicos: o fracionamento e a unio. Um caso atpico a criao de Estados como resultado de guerras. Os principais fatores que levam criao de Estados hoje so os interesses econmicos, as identidades culturais e o resgate da tradio.

Вам также может понравиться