Вы находитесь на странице: 1из 16

Lei n 553/2005

SMULA: DISPE SOBRE O PLANO DIRETOR MUNICIPAL DE BELA VISTA DO PARASO PR E D OUTRAS PROVIDNCIAS. A CMARA MUNICIPAL DE BELA VISTA DO PARASO, ESTADO DO PARAN, APROVOU, E EU, PREFEITO MUNICIPAL, SANCIONO A SEGUINTE LEI: CAPTULO I DAS DISPOSIES GERAIS Art. 1 Esta Lei, fundamentada na Constituio Federal e Estadual, na Lei Federal n 10.257/2001 e na Lei Orgnica do Municpio, institui o Plano Diretor Municipal de Bela Vista do Paraso, o qual constitui o instrumento bsico da poltica de desenvolvimento e expanso urbana do Municpio. Pargrafo nico As polticas, programas, projetos, planos plurianuais e anuais, diretrizes oramentrias devero orientar-se pelos objetivos, princpios, diretrizes e propostas constantes dessa Lei, seus respectivos anexos e outros instrumentos especficos ela complementares. Art. 2 Para fins desta Lei, so adotadas as seguintes definies: I. II. III. Direito de construir a rea edificvel no terreno sem nus para o proprietrio. Coeficiente de Aproveitamento Bsico o nmero que, multiplicado pela rea do terreno, fornece a rea edificvel no terreno, sendo esta o direito de construir do proprietrio. Coeficiente de Aproveitamento Mximo - o nmero que, multiplicado pela rea do terreno, fornece a rea mxima edificvel no terreno, sendo esta o potencial construtivo do terreno.

Art. 3 So objetivos gerais do Plano Diretor Municipal de Bela Vista do Paraso: I. Assegurar o pleno desenvolvimento das funes sociais da cidade garantindo aos cidados o direito a uma cidade sustentvel, entendido este como o acesso terra urbana, moradia, ao saneamento ambiental, infra-estrutura urbana, ao transporte, aos servios pblicos, ao trabalho e ao lazer; 1

II.

A gesto democrtica da cidade, assegurando a participao comunitria. III. A modernizao administrativa. IV. O planejamento integrado da ao municipal; V. Garantir o cumprimento da funo social da propriedade urbana mediante o seu adequado aproveitamento e utilizao; VI. A justa distribuio dos benefcios e nus decorrente do processo de urbanizao; VII. A cooperao entre o Municpio, a iniciativa privada e os demais setores da sociedade no processo de urbanizao; VIII. A integrao e a complementariedade entre as atividades urbanas e rurais; IX. A adequao dos instrumentos de poltica econmica, tributria, financeira e dos gastos pblicos do municpio aos objetivos do desenvolvimento; X. A integrao entre os diferentes nveis de governo. Art. 4 So objetivos especficos do Plano Diretor Municipal de Bela Vista do Paraso: I. Ordenar a expanso urbana e controlar o parcelamento, uso e ocupao do solo urbano. II. Evitar e corrigir as distores do crescimento urbano e seus efeitos negativos sobre o meio ambiente; III. Recuperar os investimentos do poder pblico municipal de que tenha resultado a valorizao de imveis urbanos; IV. Proteger, preservar e recuperar o meio ambiente natural e construdo, o patrimnio cultural, histrico, artstico e paisagstico; V. Regularizao fundiria e urbanizao de reas ocupadas por populao de baixa renda; VI. Ofertar equipamentos urbanos e comunitrios, transportes e servios pblicos adequados necessidade da populao; VII. Orientar os Planos Plurianuais, as Leis de Diretrizes Oramentrias e os Oramentos Anuais; VIII. Evitar a reteno especulativa do imvel urbano, que resulte em imveis no parcelados para fins urbanos, no edificados e no utilizados; IX. Promover o adequado aproveitamento e utilizao da propriedade urbana. CAPTULO II DA FUNO SOCIAL DA PROPRIEDADE URBANA Art. 5 A propriedade urbana cumpre sua funo social quando atende s exigncias fundamentais de ordenao da cidade traduzidas pelas diretrizes gerais, diretrizes especficas e setoriais, exigncias, critrios e limites expressos nesta Lei, respectivo anexo e nas Leis e Cdigos especficos e complementares a este Plano. 2

Pargrafo nico - Para fins de consecuo da Poltica de Desenvolvimento Municipal constituem-se em instrumentos especficos e complementares a este Plano: I. II. III. IV. V. VI. Os instrumentos previstos na Lei Federal n 10.257/2001, artigo 4, incisos III,IV, V, VI e artigo 46, pargrafos 1 e 2: A Lei que institui o Permetro Urbano; A Lei que institui o Cdigo de Posturas; A Lei que institui o Cdigo de Edificaes; A Lei que institui o Sistema Virio. A Lei de Parcelamento e Remembramento do Solo para fins Urbanos.

Art. 6 - Considera-se propriedade urbana a propriedade imvel contida na Zona Urbana, assim definida, pelo Permetro Urbano, em Lei Municipal. CAPTULO III DOS INSTRUMENTOS DE POLTICA URBANA SEO I DO PARCELAMENTO, EDIFICAO OU UTILIZAO COMPULSRIOS Art.7 Para fins de aplicao do parcelamento, edificao e utilizao compulsrios, consoante artigo 5, da Lei Federal n 10.257/2001, a propriedade urbana no cumpre sua funo social quando, a partir da aprovao desta Lei, mantiver-se, em qualquer dos seguintes casos: I. II. III. no parcelada para fins urbanos, em se tratando de gleba. no edificada, em se tratando de lote. no utilizada, em se tratando de edificao.

1 Com o objetivo de fazer com que a propriedade urbana cumpra sua funo social o poder Executivo municipal aplicar, sucessivamente: I. II. III. Parcelamento, edificao ou utilizao compulsrios; Imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana progressivo no tempo; Desapropriao do imvel com pagamento em ttulos da dvida pblica.

2 Parcelamento compulsrio significa a obrigao do proprietrio parcelar para fins urbanos sua propriedade, em acordo com a Lei Federal n 6766/79, Lei Federal n 9.785/99 e Lei Municipal do Parcelamento do Solo Urbano. 3 Edificao compulsria significa a obrigao do proprietrio edificar em seu lote, em acordo com a Lei Municipal de Uso e Ocupao do Solo Urbano e Cdigo de Edificaes e Obras. 3

4 Utilizao compulsria significa a obrigao do proprietrio dar uso edificao que se encontra fechada e/ou abandonada, em acordo com a Lei Municipal de Uso e Ocupao do Solo Urbano. Art. 8 Os proprietrios dos imveis declarados de parcelamento, edificao ou utilizao compulsrios sero notificados para o cumprimento da obrigao, devendo a notificao ser averbada em cartrio de registro de imveis. Pargrafo nico A notificao dos proprietrios dar-se- nos termos dos incisos I e II, pargrafo 3, do art. 5, da Lei Federal n 10.257/2001. Art. 9 Os proprietrios notificados tero os seguintes prazos para implementao das obrigaes impostas por esta Lei: I. II. um ano, a partir da notificao, para que seja protocolado o projeto e o cronograma de execuo de obras na Assessoria de Planejamento. dois anos, a partir da aprovao do projeto para iniciar as obras do empreendimento.

Art. 10. Em caso de descumprimento das condies e dos prazos previstos no artigo 9 o poder Executivo Municipal proceder a aplicao do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), progressivo no tempo, mediante a majorao da alquota pelo prazo de cinco anos consecutivos. 1 O valor a ser aplicado a cada ano ser fixado em Lei Municipal especfica e no exceder a duas vezes o valor referente ao ano anterior, respeitada a alquota mxima de quinze por cento aps transcurso de cinco de aplicao progressiva. 2 vedada a concesso de isenes ou anistia do imposto aos proprietrios dos imveis sob tributao progressiva. 3 Decorridos cinco anos de cobrana do Imposto Predial e Territorial Urbano Progressivo sem que o proprietrio tenha cumprido a obrigao de parcelamento, edificao ou utilizao, o poder Executivo Municipal poder manter a cobrana pela alquota mxima, at que se cumpra a referida obrigao, ou desapropriar o imvel, com pagamento em ttulos da dvida pblica. 4 A desapropriao com pagamento em ttulos da dvida pblica dar-se- de acordo com o disposto na seo IV, Captulo II, da Lei Federal 10.257/2001. Art. 11. Mediante Lei especfica, ouvido o Conselho do Plano Diretor de Desenvolvimento Municipal, o poder Executivo municipal incluir neste Plano Diretor as glebas, lotes e edificaes sujeitos ao parcelamento, edificao e utilizao compulsrios.

SEO II DO DIREITO DE PREEMPO Art. 12. O poder Executivo Municipal de Bela Vista do Paraso exercer o direito de preempo para aquisio de imveis urbanos consoante os artigos 25, 26 e 27, da Lei Federal n 10.257/2001 Estatuto da Cidade. Pargrafo nico O direito de preempo confere ao poder Pblico municipal preferncia para aquisio de imvel urbano objeto de alienao onerosa entre particulares. Art. 13. O prazo de vigncia do direito de preempo de, no mximo, 5 (cinco) anos, renovvel a partir de um ano aps o decurso do prazo inicial de vigncia. Pargrafo nico O direito de preempo fica assegurado ao poder Executivo municipal independentemente do nmero de alienaes referentes ao mesmo imvel. Art. 14. O direito de preempo ser exercido pelo poder Executivo municipal de Bela Vista do Paraso com a finalidade de adquirir reas para: I. II. Regularizao fundiria; Execuo de programas e projetos habitacionais de interesse social; III. Constituio de reserva fundiria; IV. Ordenamento e direcionamento da expanso urbana; V. Implantao de equipamentos urbanos e comunitrios; VI. Criao de espaos pblicos de lazer e rea verdes; VII. Criao de unidades de conservao ou proteo de outras reas de interesse ambiental; VIII. Proteo de reas de interesse histrico, cultural ou paisagstico. Art. 15. O poder Executivo municipal notificar o proprietrio do imvel objeto do direito de preempo dentro do prazo de 90 (noventa) dias a partir da vigncia da lei que o enquadrou como tal. Pargrafo nico A notificao far-se- nos termos dos incisos I e II, do pargrafo 3, do artigo 5, do Estatuto da Cidade. Art. 16. O proprietrio de imvel objeto do direito de preempo que desejar alienar onerosamente a propriedade dever, obrigatoriamente, notificar o poder Executivo municipal de sua inteno para que este possa, no prazo mximo de 30 (trinta) dias, manifestar, por escrito, seu interesse em adquiri-la. 1 notificao mencionada ser anexada: I. Declarao, assinada pelo proprietrio do imvel, especificando a existncia ou no, de quaisquer encargos e/ou nus sobre o imvel, inclusive os de natureza real, tributria ou executria. 5

II.

Proposta de compra, assinada por terceiro interessado na aquisio do imvel, da qual constaro o preo, as condies de pagamento e o prazo de validade da proposta.

2 O poder Executivo Municipal far publicar, em rgo oficial e em pelo menos um jornal local ou regional de grande circulao, edital de aviso da notificao recebida nos termos do caput deste artigo e da inteno de aquisio do imvel nas condies da proposta apresentada. 3 Transcorrido sem manifestao o prazo mencionado no caput do artigo, fica o proprietrio do imvel autorizado a realizar a alienao para terceiros nas condies da proposta apresentada. 4 Concretizada a venda a terceiro, o proprietrio do imvel fica obrigado a apresentar ao poder Executivo Municipal, no prazo de 30 (trinta) dias, cpia do instrumento pblico de alienao do imvel. 5 A alienao processada em condies diversas da proposta apresentada nula de pleno direito. 6 Ocorrida a hiptese prevista no pargrafo quinto o poder Executivo Municipal poder adquirir o imvel pelo valor da base de clculo do Imposto Predial e Territorial Urbano ou pelo valor indicado na proposta apresentada, se este for inferior quele. Art. 17. vedado ao poder Executivo Municipal utilizar imveis obtidos por meio do direito de preempo em desacordo com o disposto no artigo 16, desta Lei. Art. 18. Lei municipal especfica, baseada neste Plano Diretor, definir os imveis urbanos em que incidir o direito de preempo e os respectivos prazos de vigncia, observado o disposto no artigo 14, desta Lei. Pargrafo nico A Lei de que trata o caput deste artigo enquadrar cada imvel em uma ou mais das finalidades enumeradas no artigo 14, desta Lei. SEO III DA OUTORGA ONEROSA DO DIREITO DE CONSTRUIR Art. 19. Consoante os artigos 28, 29, 30 e 31, da Lei Federal n 10.257/01 Estatuto da Cidade, o poder Executivo Municipal outorgar onerosamente direito de construir acima do coeficiente de aproveitamento bsico, sendo este quantificado na Lei de Uso e Ocupao do Solo Urbano. Pargrafo nico A outorga onerosa ter como limite o coeficiente de aproveitamento mximo do terreno, sendo este quantificado na Lei de Uso e Ocupao do Solo Urbano. 6

Art. 20. A outorga onerosa do direito de construir dar-se- mediante contrapartida financeira do proprietrio, quando o direito de construir, acima do coeficiente bsico, for adquirido do poder Executivo Municipal. Pargrafo nico A contrapartida financeira do proprietrio ser calculada com base na seguinte equao: CF = AD x PGV x 0,30 Onde: CF = Contrapartida financeira do proprietrio. AD = rea que se deseja edificar acima do coeficiente de aproveitamento bsico, em metros quadrados. PGV = Valor do metro quadrado do terreno fixado na planta genrica de valores. SEO IV DA TRANSFERNCIA DO DIREITO DE CONSTRUIR Art. 21. O poder Executivo Municipal poder autorizar o proprietrio de imvel urbano, a exercer em outro local, ou alienar, mediante escritura pblica, o direito de construir de sua propriedade. Art. 22. A transferncia do direito de construir poder ser exercida quando o imvel for considerado necessrio para fins de: I. II. III. Implantao de equipamentos urbanos e comunitrios; Preservao, quando o imvel for considerado de interesse histrico, ambiental, paisagstico, social ou cultural; Servir a programas de regularizao fundiria, urbanizao de reas ocupadas por populao de baixa renda e habitao de interesse social.

Pargrafo nico A mesma faculdade poder ser concedida ao proprietrio que doar ao poder Executivo Municipal seu imvel, ou parte dele, para os fins previstos nos incisos I, II e III, deste artigo. Art. 23. Lei municipal especfica e complementar a este Plano Diretor Municipal estabelecer as condies relativas aplicao da transferncia do direito de construir. SEO V DO ESTUDO PRVIO DE IMPACTO DE VIZINHANA - EIV Art. 24. Fica institudo o ESTUDO PRVIO DE IMPACTO DE VIZINHANA para os seguintes casos: 7

I. II.

Alterao da legislao do permetro urbano. Para a implantao de atividades industriais potencialmente poluidoras. III. Para a aprovao de edificao ou conjunto de edificaes com rea construda superior a 10.000 m (dez mil metros quadrados). IV. Para empreendimentos como hipdromo, cemitrios, institutos correcionais, delegacia de polcia, penitenciria, aeroporto, base de treinamento militar, estao de controle e depsito de gs, estao de controle, presso e tratamento de gua, estao e subestao reguladora de energia eltrica, estaes e torres de telecomunicaes, usinas de incinerao, depsito e/ou tratamento de resduos slidos ou lquidos, comrcio de sucatas. V. Construo de conjuntos habitacionais com mais de 200 (duzentas) unidades. VI. Nos casos exigidos pela Lei de Uso e Ocupao do Solo Urbano. VII. Outras casos, por solicitao do Conselho do Plano Diretor de Desenvolvimento Municipal. 1 O ESTUDO PRVIO DE IMPACTO DE VIZINHANA para ampliao do permetro urbano dever conter, no mnimo, informaes, anlise e concluses sobre: I Localizao da rea a ser incorporada ao permetro urbano e suas dimenses. II Descrio das finalidades da modificao do permetro urbano. III Descrio das caractersticas fsico-naturais da rea a ser incorporada ao permetro urbano, contemplando dentre outros, o relevo, as nascentes de gua, os cursos de gua, os tipos de cobertura vegetal, os aspectos geolgicos. IV Adequao da rea a ser incorporada ao permetro urbano s finalidades previstas. V Viabilidade da ampliao relacionada a implantao de infraestrutura bsica, aos equipamentos urbanos e aos servios pblicos; VI Viabilidade da ampliao relacionada a continuidade das vias oficiais. VII Contribuio para a configurao de vazios urbanos entre a rea em questo e a malha urbanizada da cidade. VIII Adensamento populacional previsto na rea em questo. X Facilidade de acesso por meios de transportes. XI Quantidade de reas e lotes vazios disponveis para uso e ocupao por atividades urbanas existentes no permetro urbano atual. XII Implicaes da ampliao e as necessidades de investimentos pblicos e em custos de manuteno pelo poder pblico. XIII Descrio das vantagens e desvantagens diretas e indiretas; imediatas, a mdio e longo prazo, do ponto de vista urbanstico, econmico, social, ambiental. 8

2 Para os demais casos previstos no artigo 24, o ESTUDO PRVIO DE IMPACTO DE VIZINHANA contemplar os efeitos positivos e negativos do empreendimento ou atividade quanto qualidade de vida da populao na rea e suas proximidades, devendo conter, no mnimo, informaes, anlise e concluses, sobre:
I. II. III. IV. V. VI. VII. VIII.

IX. X. XI. XII. XIII. XIV. XV. XVI. XVII. XVIII. XIX. XX. XXI.

Adensamento populacional. Equipamentos urbanos e comunitrios. Uso e ocupao do solo. Gerao de trfego e demanda por transporte pblico. Paisagem urbana e patrimnio natural e cultural. Descrio do projeto e uso pretendido, e/ou da edificao e uso pretendido, e/ou do lote e uso pretendido. Horrio de funcionamento. Tipo e caracterstica detalhada da atividade pretendida, sendo no mnimo, matrias primas utilizada, produtos comercializados, servios prestados, equipamentos utilizados. Adequao legislao municipal, estadual e federal pertinente. Grau de compatibilidade e complementaridade com as caractersticas de usos predominantes na vizinhana. Adequao ao sistema virio existente. Gerao ou no de conflito de trfego. Gerao ou no de investimentos pblicos complementares em servios e/ou equipamentos urbanos. Grau de compatibilidade com a infra-estrutura implantada. Caractersticas de uso incmodo, nocivo ou perigoso, conceituados na Lei de Zoneamento de Uso e Ocupao do Solo Urbano. Medidas mitigadoras dos efeitos nocivos. Ventilao e Iluminao Adequao s caractersticas do terreno. Custos de manuteno para o poder pblico. Valorizao Imobiliria. Descrio das vantagens e desvantagens diretas e indiretas, a mdio e a longo prazos, do ponto de vista urbanstico, econmico, social e ambiental.

Art. 25. O ESTUDO PRVIO DE IMPACTO DE VIZINHANA ser realizado pela Assessoria de Planejamento, quando se tratar de atividade ou ao pblica. Se privada, o E.I.V. ser apresentado pelo interessado. Em ambos os casos dever ser elaborado e assinado por profissional habilitado junto ao Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia e submetido apreciao do Conselho do Plano Diretor de Desenvolvimento Municipal para fins de anlise e parecer conclusivo.

CAPTULO IV DO SISTEMA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO

Art. 26. O Sistema Municipal de Planejamento ser estruturado com os seguintes rgos: I. II. Conselho do Plano Diretor de Desenvolvimento Municipal. Assessoria Municipal de Planejamento.

Art. 27. Fica criado o Conselho do Plano Diretor de Desenvolvimento Municipal, de carter consultivo e deliberativo, naquilo que a lei indicar, com as seguintes atribuies: I. II. III. IV. V. VI. Examinar, emitir pareceres, sugerir propostas relacionadas a planos, projetos e programas setoriais desenvolvidos pelo poder Executivo Municipal. Examinar, emitir pareceres, sugerir propostas relacionadas a legislao urbanstica e do Plano Diretor Municipal de Bela Vista do Paraso. Opinar e sugerir propostas relativas aos Planos Plurianuais de Investimentos e Lei de Diretrizes Oramentrias. Analisar e emitir pareceres sobre Estudo Prvio de Impacto de Vizinhana (EIV). Atuar como auxiliar do poder Executivo e Legislativo Municipal na fiscalizao da implementao do Plano Diretor Municipal de Bela Vista do Paraso e legislao decorrente. Elaborar seu Regimento Interno.

Art. 28. Os integrantes, titulares e suplentes, do Conselho do Plano Diretor de Desenvolvimento Municipal sero indicados por suas respectivas entidades e nomeados por Decreto do Executivo Municipal. Ser presidido pelo Assessor Municipal de Planejamento e constitudo pelos seguintes representantes : I. II. III. IV. V. VI. VII. VIII. IX. Assessoria de Planejamento do poder Executivo municipal. Poder Legislativo Municipal. De cada Conselho Municipal existente no Municpio. Associao Comercial e Industrial do Municpio. Associao de Moradores. Comisso Municipal de Defesa Civil CMDEC. Loja Manica Visconde de Taunay. Rotary Clube de Bela Vista do Paraso. Do rgo de planejamento da Regio Metropolitana de Londrina, quando houver. X. Concessionria de saneamento bsico. XI. Companhia Paranaense de Energia Eltrica. XII. Empresa Paranaense de Assistncia Tcnica e Extenso Rural EMATER. XIII. Ordem dos Advogados do Brasil. 10

XIV. Sindicato Patronal Rural. XV. Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Art. 29. O Conselho do Plano Diretor de Desenvolvimento Municipal de Bela Vista do Paraso - ter seu funcionamento regido pelas seguintes diretrizes: I. II. III. IV. V. VI. O rgo de deliberao mxima o plenrio; O exerccio da funo de Conselheiro no ser remunerada; Para a realizao das sesses ser necessria a presena da maioria simples dos membros do Conselho; Cada membro do Conselho ter direito a nico voto em sesso plenria; As decises do Conselho sero anotadas detalhadamente em ata, da qual se dar conhecimento pblico. As sesses plenrias do Conselho sero pblicas e ocorrero mediante divulgao prvia de setenta e duas horas.

Art. 30. A Assessoria Municipal de Planejamento do poder Executivo Municipal prestar o necessrio apoio tcnico e administrativo s atividades do Conselho do Plano Diretor de Desenvolvimento Municipal.

CAPTULO V DA POLTICA DE DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL Art. 31. So princpios gerais que norteiam a Poltica de Desenvolvimento Municipal: I. II. III. IV. V. VI. Minimizar os custos da urbanizao. Assegurar a preservao dos valores ambientais e culturais. Assegurar a participao do cidado na gesto do desenvolvimento. Assegurar o cumprimento da funo social da propriedade urbana. Melhorar a qualidade de vida da populao belavistense. Criar mecanismos que possibilitem a incluso social.

Art. 32. A Poltica de Desenvolvimento Municipal ser composta pelas seguintes vertentes. I. II. III. IV. V. Proteo e preservao ambiental. Promoo do desenvolvimento econmico. Melhoria da qualidade e da oferta de servios e infra-estrutura pblicos. Ordenamento do territrio. Gesto democrtica e desenvolvimento institucional

11

Art. 33. So diretrizes para PROTEO E RECUPERAO DO MEIO AMBIENTE: I. Integrar as aes em meio ambiente com as demais polticas pblicas. II. Garantir a proteo e a recuperao das reas de preservao permanente. III. Recuperar reas degradadas por processos erosivos e combater as causas da eroso do solo. IV. liminar as formas de poluio do meio ambiente. V. Coibir a pulverizao de agrotxico nas proximidades da rea urbanizada. VI. Exigir o Estudo Prvio de Impacto de Vizinhana para os casos de alterao da legislao do permetro urbano, implantao de atividades industriais potencialmente poluidoras, aprovao de edificao ou conjunto de edificaes com rea construda superior a 10.000 m (dez mil metros quadrados), construo de conjuntos habitacionais com mais de 200 (duzentas) unidades, implantao de vilas rurais e condomnios de lazer ou condomnios rurais. VII. Promover aes no sentido de formar uma conscincia coletiva sobre a necessidade de preservao e manuteno da qualidade ambiental. VIII. Manter a populao informada sobre as condies ambientais no municpio. IX. Garantir, como reservas legais de preservao, 20% das reas das propriedades agrcolas, conforme definido no Cdigo Florestal Brasileiro. X. Melhorar a arborizao urbana. Art. 34. So Diretrizes para a PROMOO DO DESENVOLVIMENTO ECONMICO I. Promover institucionalmente o agenciamento de empregos. II. Estimular e assistir s atividades ligadas ao desenvolvimento do potencial agrcola do Municpio, em especial, a agricultura familiar e as culturas consideradas aptas pelo Zoneamento Agrcola do Estado do Paran (IAPAR). III. Promover o artesanato local. IV. Incentivar e apoiar as aes que visem o treinamento e a qualificao da fora de trabalho. V. Promover incentivos fiscais e tributrios s empresas que desejem instalar-se no Municpio. VI. Criar reas urbanas para localizao de atividades produtivas. VII. Compatibilizar o desenvolvimento econmico com a preservao ambiental.

12

Art. 35. So Diretrizes para MELHORIA DA QUALIDADE E DA OFERTA DE SERVIOS PBLICOS DE INFRA-ESTRUTURA. I. II. III. IV. V. VI. Melhorar a manuteno da malha rodoviria da zona rural. Recuperao e a ampliao da malha pavimentada urbana. Melhorar a circulao urbana e facilitar a acessibilidade. Utilizao da iluminao pblica como elemento diferenciador dos logradouros pblicos e vias. Ampliao da oferta dos servios de esgotos sanitrios. Ampliao e desobstruo da rede de drenagem.

Art. 36. So Diretrizes para MELHORIA DA QUALIDADE E DA OFERTA DE SERVIOS PBLICOS DE SADE. I. Conceber a sade pblica como instrumento de promoo de desenvolvimento integral do indivduo e da famlia. II. Dar maior produtividade ao sistema de sade municipal. III. Melhorar as instalaes fsicas do servio de sade. IV. Incrementar e dinamizar os programas de sade. V. Avaliar periodicamente o desempenho da poltica de sade no Municpio. VI. Articular a poltica de Sade s polticas de Assistncia Social, Ambiental e de Educao. VII. Priorizar as aes preventivas e educativas. Art. 37. So Diretrizes para MELHORIA DA QUALIDADE E DA OFERTA DE SERVIOS PBLICOS DE EDUCAO. I. II. III. IV. V. Melhorar as instalaes fsicas das unidades escolares. Avaliar periodicamente o desempenho escolar e o ensino. Intensificar aes visando a erradicao do analfabetismo. Estimular o aperfeioamento e a capacitao dos servidores. Garantir ampla participao da comunidade na definio e monitoramento do ensino. VI. Articular as polticas de Educao s polticas de Assistncia Social, Ambiental e de Sade. VII. Incrementar os programas complementares de ensino. VIII. Promover a informatizao do sistema de ensino. IX. Assegurar o transporte pblico para o aluno da zona rural. Art. 38. So Diretrizes para MELHORIA DA QUALIDADE E DA OFERTA DE SERVIOS PBLICOS DE TRANSPORTE COLETIVO. I. II. III. IV. Melhorar os nveis de informao e de conforto ao usurio nos abrigos de passageiros. Garantir a realizao dos servios pela iniciativa privada. Viabilizar o sistema de transporte coletivo para o transporte de deficientes fsicos. Garantir a iseno de tarifa para idosos. 13

Art. 39. So Diretrizes para MELHORIA DA QUALIDADE E DA OFERTA DE SERVIOS PBLICOS DE ESPORTE E RECREAO. I. II. III. IV. Promover adequaes nas instalaes fsicas. Garantir a oferta de equipamentos e condies apropriadas prtica do esporte amador e recreao. Articular a poltica de Esporte e Recreao s demais polticas pblicas. Garantir, em cada loteamento, um percentual de rea pblica para praas.

Art. 40. So Diretrizes para MELHORIA DA QUALIDADE E DA OFERTA DE SERVIOS PBLICOS DE CULTURA. I. II. III. Viabilizar maior infra-estrutura fsica para as promoes culturais do municpio. Resgatar a memria cultural do Municpio. Articular as polticas de Cultura s demais polticas pblicas.

Art. 41. So Diretrizes para MELHORIA DA QUALIDADE E DA OFERTA DE SERVIOS PBLICOS DE ASSISTNCIA SOCIAL. I. II. Integrar as aes em Assistncia Social com as demais polticas pblicas. Priorizar as atividades de criao de renda e aes educativas/ emergenciais s populaes sujeitas a risco social e pessoal (desnutrio, dependncia qumica, desequilbrios emocionais e desagregao familiar). Priorizar o atendimento populao situada abaixo da linha de pobreza. Promover a informatizao do Departamento de Assistncia Social. Criar e manter atualizado o Cadastro nico de beneficirio da Assistncia Social promovida pelo Poder Pblico.

III. IV. V.

Art. 42. So Diretrizes para MELHORIA DA QUALIDADE E DA OFERTA DE SERVIOS PBLICOS DE HABITAO. I. II. III. Conceber a habitao de interesse social como parte integrante da cidade e interdependente dos servios pblicos, dos equipamentos comunitrios e da infra-estrutura. Promover estoque de reas urbanas para desenvolvimento de programas habitacionais para populao de baixa renda. Assegurar, nos assentamentos habitacionais de interesse social, reas institucionais que possibilitem a implantao de equipamentos comunitrios.

14

Art. 43. So Diretrizes para MELHORIA DA QUALIDADE E DA OFERTA DE SERVIOS PBLICOS DE RESDUOS SLIDOS URBANOS. I. II. Melhorar a produtividade do sistema de varrio e coleta de lixo. Garantir tratamento e deposio adequada dos resduos slidos.

Art. 44. So Diretrizes para ORDENAMENTO DO TERRITRIO. I. No permitir a ocupao urbana em terrenos aterrados com material nocivo sade, em reas com declividade igual ou superior a 30%, em terrenos onde as condies geolgicas no aconselham a edificao. II. Induzir a ocupao dos espaos urbanos situados entre o distrito sede e o distrito de Santa Margarida. III. Proteger e preservar reas de interesse ambiental. IV. Garantir o cumprimento da funo social da propriedade urbana. V. Evitar a ocupao dispersa do territrio. VI. Controlar as densidades populacionais urbanas. VII. Otimizar a infra-estrutura e equipamentos pblicos existentes. VIII. Promover a regularizao fundiria. Art. 45. So Diretrizes para SISTEMA VIRIO. I. II. III. IV. Facilitar a acessibilidade. Induzir e ordenar o crescimento urbano. Melhorar os sistemas de informao ao usurio das vias. Promover a hierarquizao e a continuidade das vias urbanas.

Art. 46. As aes e intervenes a serem realizadas bem como seus respectivos prazos de execuo so aquelas contidas no Anexo I, desta Lei. CAPTULO VI DAS DISPOSIES FINAIS Art. 47. Incumbe Assessoria Municipal de Planejamento, ouvido o Conselho do Plano Diretor de Desenvolvimento Municipal, a implantao do Plano Diretor Municipal. Art. 48. So partes integrantes dessa Lei: I. O volume I - Plano Diretor Municipal de Bela Vista do Paraso PR, contendo Avaliao Temtica Integrada, Condicionantes, Potencialidades e Deficincias, Diretrizes e Proposies e Plano de Ao. II. As leis especficas que tratam do Parcelamento do Solo Urbano, do Zoneamento do Uso e Ocupao do Solo Urbano, do Permetro Urbano, do Sistema Virio, Cdigo de Posturas e Cdigo de Edificaes. III. O Anexo I Aes e intervenes. 15

Art. 49. O poder Executivo municipal divulgar junto comunidade, por diversos meios, o Plano Diretor Municipal. Art. 50. Esta Lei entra em vigor 90 (noventa) dias aps a sua publicao, revogadas as disposies em contrrio. EDIFCIO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELA VISTA DO PARASO, ESTADO DO PARAN, aos vinte e seis dias do ms de dezembro de dois mil e cinco(26/12/2005)

Antonio Roberto Pereira Pimenta Prefeito Municipal Osmar Jos Eboaba Ra Dir.Dept Administrao

16

Вам также может понравиться