Вы находитесь на странице: 1из 9

O que o HPV?

a sigla de um vrus muito comum que afeta os humanos, o Papilomavrus Humano (Human Papillomavirus). Hoje so conhecidos mais de 150 tipos diferentes de HPV, sendo que 40 predominam nosrgos genitais. Os papilomavrus so conhecidos como causadores de tumores benignos (papilomas, verrugas comuns e condilomas). Podem ser transmitidos para qualquer clula da pele ou das mucosas PELO CONTATO, sendo a relao sexual a forma principal de transmisso do vrus na regio genital tanto feminina quanto masculina. As regies mais atingidas so colo do tero, nus, vulva, pnis, paredes internas na vagina, alm da cavidade oral, orofaringe e laringe. Nos homens, a manifestao clnica mais comum da infeco por HPV so as verrugas genitais e anais. Nas mulheres, alm das verrugas genitais, o causador de diversos graus de neoplasia no colo do tero, sendo responsvel pelo cncer. Em torno de 20% das mulheres saudveis (quase metade das muito jovens) tem infeco pelo HPV que quase sempre asintomtica. Uma pequena proporo destas mulheres desenvolver alguma leso causada pelo HPV que, se no for tratada, poder resultar em cncer de colo do tero, em geral 10 ou 20 anos aps a infeco pelo HPV. O cncer de colo de tero o segundo cncer feminino que mais mata no Brasil. Em algumas regies do pas, tambm o cncer mais comum entre mulheres. Embora o teste de Papanicolau seja altamente efetivo no diagnstico precoce e na preveno do cncer invasivo do colo do tero, a falta de regularidade na realizao destes exames preventivos e as baixas taxas de cobertura no pas, resultam em taxas de mortalidade e incidncia que se mantm ao longo dos anos e continuam elevadas quando comparadas com pases mais desenvolvidos.

Conceito Infeco causada por um grupo de vrus (HPV - Human Papilloma Viruses) que determinam leses papilares (elevaes da pele) as quais, ao se fundirem, formam massas vegetantes de tamanhos variveis, com aspecto de couve-flor (verrugas). Os locais mais comuns do aparecimento destas leses so a glande, o prepcio e o meato uretral no homem e a vulva, o perneo, a vagina e o colo do tero na mulher. Em ambos os sexos pode ocorrer no nus e reto, no necessariamente relacionado com o coito anal. Com alguma frequncia a leso pequena, de difcil visualizao vista desarmada (sem lentes especiais), mas na grande maioria das vezes a infeco assintomtica ou inaparente, sem nenhuma manifestao detectvel pelo(a) paciente. Sinnimos Jacar, jacar de crista, crista de galo, verruga genital. Agente Papilomavirus Humano (HPV) - DNA vrus. HPV o nome de um grupo de virus que inclue mais de 100 tipos. As verrugas genitais ou condilomas acuminados so apenas uma das manifestaes da infeco pelo virus do grupo HPV e esto relacionadas com os tipos 6,11 e 42, entre outros. Os tipos (2, 4, 29 e 57) causam leses nas mos e ps (verrugas comuns). Outros tipos tem um potencial oncognico (que pode desenvolver cncer) maior do que os outros (HPV tipo 16, 18, 45 e 56) e so os que tem maior importncia clnica. O espectro das infeces pelos HPV muito mais amplo do que se conhecia at poucos anos atrs e inclui tambm infeces subclnicas (diagnosticadas por meio de peniscopia, colpocitologia, colposcopia e bipsia) e infeces latentes (s podem ser diagnosticada por meio de testes para deteco do virus).

Alguns trabalhos mdicos referem-se a possibilidade de que 10-20% da populao feminina sexualmente ativa, possa estar infectada pelos HPV. A principal importncia epidemiolgica destas infeces deriva do fato que do incio da dcada de 80 para c, foram publicados muitos trabalhos relacionando-as ao cncer genital, principalmente feminino. Complicaes/Consequncias Cncer do colo do tero e vulva e, mais raramente, cncer do pnis e tambm do nus. Transmisso Contacto sexual ntimo (vaginal, anal e oral). Mesmo que no ocorra penetrao vaginal ou anal o virus pode ser transmitido. O recm-nascido pode ser infectado pela me doente, durante o parto. Pode ocorrer tambm, embora mais raramente, contaminao por outras vias (fmites) que no a sexual : em banheiros, saunas, instrumental ginecolgico, uso comum de roupas ntimas, toalhas etc. Perodo de Incubao Semanas a anos. (Como no conhecido o tempo que o virus pode permanecer no estado latente e quais os fatores que desencadeiam o aparecimento das leses, no possvel estabelecer o intervalor mnimo entre a contaminao e o desenvolvimento das leses, que pode ser de algumas semanas at anos ou dcadas). Diagnstico O diagnstico essencialmente clnico (anamnese e exame fsico). Eventualmente recorre-se a uma bipsia da leso suspeita. Tratamento Os tratamentos disponveis so locais (cirrgicos, quimioterpicos, cauterizaes etc) e visam somente a remoo das leses (verrugas, condilomas e leses do colo uterino). As recidivas (retorno das leses) podem ocorrer e so freqentes, mesmo com o tratamento adequado. Eventualmente, as leses desaparecem espontaneamente. No existe ainda um medicamento que erradique o virus, mas a cura da infeco pode ocorrer por ao dos mecanismos de defesa do organismo. J existem vacinas para proteo contra alguns tipos especficos do HPV, estando as mesmas indicadas para pessoas no contaminadas. Preveno Camisinha usada adequadamente, do incio ao fim da relao, pode proporcionar alguma proteo. Ter parceiro fixo ou reduzir numero de parceiros. Exame ginecolgico anual para rastreio de doenas pr-invasivas do colo do tero. Avaliao do(a) parceiro(a). Abstinncia sexual durante o tratamento. Em 2006 foi aprovada pela ANVISA (Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria) a utilizao da Vacina Quadrivalente produzida pelo Laboratrio Merck Sharp & Dohme contra os tipos 6,11,16 e 18 do HPV, para meninas e mulheres de 9 a 26 anos que no tenham a infeco. Esta vacina confere proteo contra os vrus citados acima, os

quais so responsveis por 70% dos casos de cncer do colo do tero (tipos 16 e 18) e 90% dos casos de verrugas (condilomas) genitais (tipos 6 e 11). Fotos Imagens ilustrativas desta DST podem ser encontradas na Internet.

RESUMO O papilomavrus (HPV) uma DST mediada pelo vrus papovaviridae que sofrem transformaes e proliferao, procedendo em verrugas, estas com aspecto de couveflor. Podendo, dentro de alguns anos, progredirem para neoplasias de diferentes graus e carcinomas do colo do tero. A maioria dos pacientes so assintomticos e transitrios, tendo manifestaes clnica e subclnica. Para se ter um diagnstico preciso, dever fazer um exame clnico minucioso para deteco das leses e exames histopatolgicos. O tratamento enfatiza remoo das verrugas, podendo ou no diminuir a sua infectividade e a utilizao de medicamentos. O HPV acomete grande parte da populao, sendo predominante em mulheres no incio da vida sexual. O objetivo constitue-se que apartir disso, pode ser inserido o papel da enfermagem, que consiste em aconselhar a populao sobre a doena e sua evoluo, de modo a incentivar o uso adequado do preservativo. O artigo de carter qualitativo/descritivo, sendo utilizados mtodos do tipo bibliogrficos e artigos cientficos. Com base nos dados encontrados, concluiu-se que a doena tem uma rpida disseminao, tendo como fator agravante, a precariedade da coscietizao da populao sobre a doena. PALAVRAS-CHAVE: Preveno, Cuidados de Enfermagem, Mulheres, Incidncia e Progresso.

HPV AND THEIR SHARES OF NURSING ABSTRACT The human papillomavirus (HPV) is mediated by an STD virus Papovaviridae suffering transformations and proliferation, and proceed in warts, those with an aspect of cauliflower. May, within a few years, progress to cancer of different grades and carcinomas of the cervix. Most patients are asymptomatic and transient, with clinical and subclinical manifestations. To get an accurate diagnosis, you should make a careful clinical examination for detection of lesions, and pathologic findings. The treatment emphasizes removal of warts may or may not reduce their infectivity and drug utilization. HPV affects a large population, predominantly in women at the beginning of sexual life. From this it can be inserted into the nursing role, which is to advise the population about the disease and its evolution in order to encourage the proper use of condoms. The article is qualitative and descriptive, bibliographic methods being used. Based on evidence found, it was concluded that the disease has spread rapidly, with the aggravating factor, the precariousness of coscietizao population about the disease. KEY WORDS: Prevention, Nursing, Women, Incidence and Progression.

INTRODUO O HPV uma doena sexualmente transmissvel, onde o profissional de sade atenta-se em orientar a populao, de modo a reduzir o ndice da doena. Cabe ao profissional enfermeiro, realizar consultas de enfermagem de forma detalhada, ressaltar a importncia de se aderir ao tratamento correto, sempre conforme sua necessidade, a fim de se obter resultado satisfatrio, tornando-o atento quanto recidiva e o risco de evoluir para o cncer de colo de tero. O presente artigo se justifica por alta incidncia da doena na populao, sendo transmitida de pessoa a pessoa, onde a maioria acometida so mulheres. De um modo geral, imprescindvel o conhecimento do enfermeiro a respeito do tema abordado, no intuito de conhecer a patologia e assim educar a populao. Dessa forma, compreender a fisiopatologia, os sinais e sintomas, o diagnstico, o tratamento, a profilaxia e por fim as prticas de enfermagem. Trata-se de uma pesquisa bibliogrfica de carter qualitativo-descritivo, onde foram utilizados livros da biblioteca Antnio Balbino de Carvalho Filho, e artigos cientficos em endereos eletrnicos (scielo). Em vista disso, o enfermeiro de extrema importncia, pois atua na profilaxia intensa, de modo coscientizar quanto importncia do sexo seguro, sendo esta a forma mais eficiente de controle, ressaltando que a principal causa para sua disseminao a promiscuidade sexual REFERENCIAL TERICO O HPV uma infeco, caracterizada por verruga/condiloma genital vulgarmente conhecida como "crista de galo", cujo agente etiolgico o papilomavrus. H mais de 100 tipos, no entanto, estudos revelam que somente 20 infectam o trato genital (BRTAS; OLIVEIRA; JUNIOR apud BRTAS; GAMBA, 2006). Durante o ato sexual h microtraumas no epitlio vaginal, na mucosa perianal e intra ? anal. E estes, facilitam a infeco pelo papilomavrus devido exposio das clulas basais presentes no epitlio. Considerando que o ato sexual, sem preservativo, uma via predominante de transmisso, por este motivo considera-se o HPV como uma Doena Sexualmente Transmissvel (DST). No descartando a possibilidade de outros meios de contaminao, por exemplo, superfcies contaminadas com o vrus (como o vaso sanitrio), pois resistente a gua; condilomas genitais externos, adquiridos por auto ou heteroinoculao do vrus; e durante o momento do parto, no qual o feto entra em contato com o trato genital da me ou at mesmo no pr-parto atravs da placenta (PEREYRA; PARELLADA apud in VERONESI, 2009). O perodo de incubao varia entre 4 a 6 semanas ou at anos, unicamente na forma clnica, que o condiloma acuminado. E se divide em trs fases, Clnica, Subclnica e Latente. A forma Clnica o condiloma acuminado, no qual se manifesta leso verrucosa, com superfcie granulosa, pode ser mltipla, filiforme, cor da pele, eritematosa ou hiperpigmentada e com aspecto de "couve-flor". Quanto forma subclnica, tm-se leses ligeiramente elevadas, com borda irregular, acetobrancas, com superfcie spera, puntiformes, nomeadas de condiloma plano. J a Latente representa a fase durante o perodo de incubao do vrus, que pode se distender vagamente, assim como a fase final da regresso da leso (PEREYRA; PARELLADA, 2009). O uso de preservativo aconselhado, especialmente na presena de leses clnicas, avaliadas altamente infectantes. As leses subclnicas so consideradas pouco infectantes e o uso do preservativo questionvel, mas somente quando houver um parceiro sexual. Hoje em dia acredita-se que a infeco latente no transmissvel. Na

mulher ocorre disseminao rapidamente, a qual se estende ao clitris e monte de Vnus, alm da regio perianal e retal. J nos homens, pode ocorrer balonopostite arrastados ou de repetio, atentando-se tambm ao exame da fossa navicular que pode estar entreaberta com digitopresso ou com o uso de espculo infantil e sempre inspecionar a rea perianal mesmo em homens heterossexuais (PARELLADA; PEREYRA apud in VERONESI, 2005). O HPV no suficiente para produzir uma carcinognese genital, porm em conjunto com outros fatores como idade entre 18 e 19 anos com atividade sexual ativa, carga viral alta, infeco persistente, imunossupresso, tabagismo e gravidez. realizado um exame chamado Papanicolaou ou Colpocitologia Oncolgica, com material adquirido da mucosa cervical. um teste efetivo e de baixo custo para identificao do cncer crvico ? uterino e de seus precursores, em que reduz a incidncia de cncer invasivo nas mulheres (PARELLADA; PEREYRA apud in VERONESI, 2005). O teste de PCR utilizado para deteco de DNA do vrus HPV. No qual, utiliza-se o DNA polimerase, enzima encarregada pela replicao do DNA, tendo como molde simples fita da molcula de DNA, para sntese de uma nova fita complementar. O diagnostico difcil, pois tem portadores assintomticos, mas tambm podem ser evidenciado por exames de rotina, rastreamento de DST ou at mesmo durante investigao de citologia anormal da mulher, mas o diagnstico final solicita confirmao histolgica (PARELLADA; PEREYRA apud in VERONESI, 2005). A tcnica de PCR simples e baseia-se em snteses de DNA. A qual caracterizada por trs ciclos, que so desnaturao da dupla fita de DNA, anelamento dos primers e extenso dos mesmos. O ciclo realizado de trs a cinco minutos com repatio de vinte a quarenta vezes, sendo um tubo de reao de PCR constitudo por mistura de tampo, nucleotdeos, primers, enzimas e cido nuclico (REZENDE et al., 2002). De acordo com Pereyra; Parellada (2009): O cidofovir agente antiviral nucleosdeo anlogo. Impede a sntese de DNA viral pela inibio da DNA polimerase, diminuindo a duplicao viral, agindo principalmente nos DNA vrus que causam doenas cutneas. O uso tpico em forma de creme ou intralesional tido como efetivo no tratamento e prognstico das infeces provocadas pelo HPV, mesmo em indivduos HIV positivos. O tratamento deve ser avaliado pelo fato de ocorrer recidiva das leses, principalmente no incio dos trs meses de teraputica. O cido bicloroactico e tricloroactico (ATA): derivada de cidos com funo qumica de coagulao do contedo protico dos condilomas, devendo ser aplicado pouca quantidade em rea pequena, deixando secar, depois a leso ter uma aparncia esbranquiada. Pode haver uma sensao de queimao com durao de cinco. Esse artigo examina diferentes abordagens no estudo do autismo: Para compreender melhor esta questo, iniciamos uma pesquisa que tem como proposta o levantamento das dificuldades da socializao dos portadores de autismo infantil. Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo bibliogrfico e descritivo, cujas fontes tm origem em livros e artigos cientficos da rea tcnica. O objeto constitui-se em compreender a dificuldade da socializao desses portadores de autismo infantil. Como objetivos construram-se: descrever as dificuldades do atual cuidado ao lidar com este paciente; identificar as causas, os sinais e sintomas e o tratamento dessa patologia. Neste estudo esto sendo desenvolvidos temas em que se avaliem as dificuldades de socializao destes portadores. Considerou-se que com esta pesquisa que os portadores tm uma socializao prejudicada devido a sua capacidade para desenvolver interaes sociais recprocas que so limitadas, pela ausncia de iniciaes sociais com os seus companheiros e falta de sensibilidade s iniciaes dos outros de

acordo com a literatura consultada a 15 minutos e para se evitar o efeito indesejado utiliza-se um anestsico tpico ou para neutralizar a dor, utiliza bicarbonato de sdio ou sabo (GUIDELINES, 1998). Para Sabino; Barbosa; Santos (2005 apud Moreira, 2007, p.34) no tratamento so utilizados drogas citotxicas e antimitticas sendo uma delas a podofilina 30%. Sendo ela indicada apenas para leses de pele, preservando as mucosas para evitar o risco de absoro sistmica (neurolgica hepatorrenal e medula ssea). A administrao da podofilina 0,5% duas vezes ao dia, durante trs dias e com intervalo de quatro dias, o uso do medicamento realizado em trs ciclos, sendo pela prpria paciente, a mesma deve ser informada dos possveis efeitos colaterais, dentre eles, ulcerao, eroso, irritao da mucosa, ardor e dor intensa. A 5-flurouracil 3- 5% por ser um antimetablico inibidor da produo de RNA e DNA s podem ser usados apenas na condilomatose uretral, difusa vaginal e intra-anal. Sendo sua aplicao realizada pelo mdico devido aos efeitos colaterais que podem ocorrer, sendo elas ulcerao e adenose vaginal. Eletrocauterizao, Eletrocoagulao ou Eletrofulgurao: h remoo das verrugas atravs de uma cauterizao com anestesia local. No devendo ser utilizadas em leses vaginais, cervicais e anais, pois pode ocasionar necrose tecidual e outras leses. Criocauterizao, Crioterapia ou Criocoagulao: ocorre uma destruio trmica com dispositivos metlicos resfriados por CO, induzindo uma citlise trmica. Quando h muitas leses, faz se necessrio o uso da anestesia. Exrese cirrgica realizada a nvel laboratorial, com eliminao das leses, anestsico local e inciso cirrgica tangencial com tesoura delicada, uso de bisturi ou cureta (GUIDELINES, 1998). A frmula utilizada do Imiquimode em geral creme vaginal que deve ser aplicado na verruga em dias alternados, que devem ser utilizados antes de dormir, deixando a pele lesada por 6 a 12 horas sempre friccionando, depois remover com sabo normal de preferncia neutro com gua (CAETANO, 2008). Segundo Pereyra; Paralellada (2009) os pacientes devem ser orientados quanto possibilidade de recorrncia, que ocorre mais freqentemente nos trs primeiros meses, quando se opta por mtodos citodestrutivos. "Os interferon alfa, beta e gama so utilizados no tratamento de leses virais, induzindo efeitos antivirais, antiproliferativos e imunoestimulantes" (PARELLADA; PEREYRA apud in VERONESI, 2005, p. 616). Em relao s mulheres devem ser instrudas ao rastreamento de doenas no colo uterino atravs do Papanicolau, j as mulheres que esto sendo tratadas ou foram tratadas realiza-se os exames a cada 3 meses, 6 meses e depois anualmente (GUIDELINES, 1998). Uma boa opo de tratamento o laser, pela alta preciso e superficialidade da vaporizao. Na impossibilidade de seu uso, recomenda-se a aplicao de ATA regional ou, ento, setorial para as leses mais extensas. O uso do 5-FU a 5%, sob rigoroso controle, restrito aos casos de extensas reas de comprometimento por NIVA 3, devendo ser recomendado aplicador semanal, durante dez semanas. Ao primeiro sinal de sangramento ou hiperemia intensa da mucosa vaginal, as aplicaes do quimioterpico devem ser interrompidas e o caso reavaliado duas a quatro semanas aps. As taxas de cura com laser CO e 5-FU chegam a 85% a 90% (PARELLADA; PEREYRA apud in VERONESI, 2005, p. 621). Sabino, Barbosa e Santos (2005 apud Moreira, 2007) citam que frmacos como Bleomicina possui efeito citotxico e antibitico quando utilizado em verruga cutnea. Sendo o cido Saliclico de 10 a 50% um ceratoltico, podendo ser associados a outros

frmacos como: cido ltico 4 a 16%, formaldedo 75% e podofilina 20%. Nettina (2003) assinala que durante a avaliao de enfermagem deve-se obter toda histria das DST, inspecionar os resultados de esfregaos de Papanicolau, buscar informaes sobre parceiros sexuais. Observar genitlia em busca de leses prexistentes. De acordo a mesma, a paciente deve ser orientada quanto manuteno e educao, sendo estimulada a falar com seu parceiro sobre o HPV, encorajando-o quanto ao tratamento de leses visveis. A paciente deve estar ciente que mesmo aps o desaparecimento das leses ela ainda transmissora do vrus para outros parceiros, por isso importante manter abstinncia e o uso de preservativos. No entanto antes do exame ginecolgico deve ser feito a inspeo e palpao dos rgos genitais, na primeira etapa a inspeo de toda a genitlia externa a procura de edema, sangramento, secrees, alteraes do epitlio e infeces, na segunda etapa a palpao dos rgos genitais internos via vaginal ou retal, utilizando o toque bimanual, onde se toca a vagina e o reto ao mesmo tempo tendo o cuidado de apalpar o tero pelo abdmen, para realizar o toque sempre utilizar luvas esterilizadas e gel lubrificante. Durante a palpao avalia-se a vagina, colo, fundo-do-saco, corpo do tero para detectar possveis alteraes (BARE; SMELTZER, 2005). De acordo Pianucci (2004, p. 210-211), so procedimentos bsicos de enfermagem durante o exame ginecolgico: - lavar as mos; - orientar o cliente para o procedimento; - esclarecer possveis dvidas; - posicionar o biombo; - posicionar o cliente de acordo com o exame que ser realizado; - proteg-lo com lenol; - expor apenas a regio que ser examinada; - aps o exame, acomod-lo deixando-o em posio confortvel; - deixar a unidade em ordem; - lavar as mos; - realizar anotaes de enfermagem; Obs.: calar as luvas de procedimento caso seja necessrio coletar amostra de material biolgico para anlise deixar o material para a coleta preparado de acordo com a solicitao do exame. Cumpre ressaltar, que frente a um diagnostico de HPV, o portador dessa infeco comea a desenvolver sintomas de depresso gerados por fatores de ansiedade, estresse e preocupao com um possvel prognstico de um cncer. Pode-se ocorrer diminuio do sistema imunolgico dificultando a sua recuperao e influenciando no seu estado psicolgico gerando infelicidade (LEMA; MICHELINI, 2007). CONSIDERAES FINAIS O HPV, popular "crista de galo", consiste num vrus com alta capacidade de disseminao, sendo percebido pela rpida proliferao do papilomavrus. Pode induzir a formao de tumores no epitlio vaginal, so ainda caracterizadas pelos condilomas genitais. Quando no tratado ou cuidado inadequadamente, corre-se o risco de aparecimento de cncer de colo de tero, bom ressaltar que nem todos os tipos do HPV so oncognicos, alertando-se ainda quanto ao diagnstico precoce. Este consiste na realizao do Papanicolaou, onde visualizado e confirmado suas leses por bipsia. Os cuidados de enfermagem envolvem explicar a histria da doena, informando suas

evolues, que devido baixa do sistema imunolgico. Aconselhar as mulheres a realizar o preventivo semestralmente, se houver resultado positivo, ao iniciar o tratamento orientar quanto abstinncia sexual e tratamento do parceiro, incentivando-a na persistncia do tratamento e aumentar o suporte psicolgico, sendo relevante a ao do profissional de enfermagem neste suporte aos portadores de HPV, de maneira a amenizar os conflitos psquicos. Como o enfermeiro atua na preveno interessante investir em aes educativas (com palestras, panfletos, campanhas na mdia), para que assim a populao possa ter um conhecimento prvio das doenas e de outra DSTs, de forma a enfatizar o uso do preservativo, sendo esta a proteo mais segura. fundamental conservar a confiana e a vida sexual com o parceiro, pois e imprescindvel no seu tratamento e conseqentemente em sua recuperao. Para uma melhor aceitao do tratamento pelo paciente deve se explicar de modo claro e conciso quanto aos mtodos preventivos, dessa forma instruir o paciente pela escolha que mais o agrade durante o ato sexual. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BRTAS, P.C.A.; GAMBA, A.M. Enfermagem e sade do adulto. Ed. Brasileira, Manole: So Paulo, 2006. BARE, B. G.; SMELTZER, S. C.; BRUNNER e SUDDARTH. Tratado de Enfermagem Mdico Cirrgico. Editora Guanabara Koogan. Ed 10. Rio de Janeiro, 2005. CAETANO. N. Guia de Remdios 2008/2009. Editora escala. Ed. 9, 2008. GUIDELINES. Manual de DST. Infeco pelo papilomavrus humano (HPV). 1998. Disponvel: http://www.aids.gov.br/assistencia/mandst99/man_papilomavirus.htm. Acesso em 18 de maio de 2009. LEMA, G. M. A; MICHELINI, M. Human Paloma Vrus. Disponvel em: WWW.hpvinfo.com.br/hpv-18.htm. Acesso em: 12 de maio de 2009. MOREIRA, MANOEL de Almeida. Prevalncia de HPV nas Unidades de Sade Pblica de Barreiras 2007. Trabalho de Concluso de Curso (Graduao em Enfermagem) Faculdade So Francisco De Barreiras. Barreiras, 2007. NETINA, S. M. Prtica de Enfermagem. Guanabara Koogan. Ed. 7. Rio de Janeiro, 2003. PEREYRA, E. A. G.; PARELLADA, C.I. HPV nas Mulheres. 2009. Disponvel em: http://www.hpvinfo.com.br/hpv-5.htm. Acesso em: 17 de maio de 2009. PIANUCI, A. Saber Cuidar: Procedimentos Bsicos Em Enfermagem. Senac, Ed. 4, So Paulo, 2004. PARELLADA, I.C.; PEREYRA, G.A.E. Papilomaviroses humanas. In: FOCACCIA, R. Veronesi Tratado de Infectologia. So Paulo: Editora Atheneu, 2005. REZENDE, P. R; et al. Sensibilidade da tcnica de reao em cadeia da polimerase para HIV-1 em relao tcnica de ensaio imunoenzimtico. Rev bras. hematol. hemoter. 2002. Disponvel em: http://www.scielo.br/pdf/rbhh/v24n1/a05v24n1.pdf Acesso em: 10 de maio de 2010

Avalie este artigo:

2 voto(s)

Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/o-hpv-e-as-respectivas-acoes-deenfermagem/40959/#ixzz24CvigogF

Вам также может понравиться