Вы находитесь на странице: 1из 5

DVIDA INTERNA DO BRASIL

Entendendo a dvida Interna do Brasil

A diviso mais comum quando se fala de dvida pblica entre a dvida interna, que pode ser paga em moeda nacional, e a dvida externa, que deve ser paga em moeda estrangeira. As duas tm causas e consequncias distintas, embora possam ter implicaes uma sobre a outra. Dvida pblica quanto o governo deve para entidades e para a sociedade. O governo toma dinheiro emprestado para financiar parte dos seus gastos que no so cobertos com a arrecadao de impostos, ou para a gesto financeira para alcanar e controlar o nvel de atividade, o crdito ou o consumo ou para captar dlares no exterior. A dvida pblica corresponde ao saldo lquido do endividamento do setor pblico no-nanceiro e do Banco Central com o sistema nanceiro (pblico e privado), o setor privado no -nanceiro e o resto do mundo. Entende-se por saldo lquido o balanceamento entre as dvidas e os crditos do setor pblico no-nanceiro e do Banco Central. importante ressaltar que os saldos da dvida lquida so apurados pelo critrio de competncia, ou seja, a apropriao de encargos contabilizada na forma pro rata, independente da ocorrncia de liberaes ou reembolsos no perodo.

Dvida bancria lquida

Corresponde ao endividamento, lquido de aplicaes, do setor pblico junto ao sistema nanceiro. Esto includas as dvidas originalmente de estados, municpios e estatais, renanciadas pela Unio sob o amparo da Lei n8. 727/1993. O endividamento do setor pblico junto ao FGTS tambm includo nessa rubrica.

Dvida bruta do governo geral

A dvida bruta do governo geral abrange o total dos dbitos de responsabilidade do Governo Federal, dos governos estaduais e dos governos municipais, junto ao setor privado, ao setor pblico nanceiro, ao Banco Central e ao resto do mundo. Os dbitos de responsabilidade das empresas estatais das trs esferas de governo no so abrangidos pelo conceito. Os dbitos so considerados pelos valores brutos, sendo as obrigaes vinculadas rea externa convertidas para reais pela taxa de cmbio de nal de perodo (compra).Os valores da dvida mobiliria do Governo Federal (que abrange dvidas securitizadas e carteira de ttulos pblicos federais no Banco Central) so calculados com base na posio de carteira, que no leva em considerao as operaes compromissadas realizadas pelo Banco Central. So deduzidos da dvida bruta do Governo Federal os crditos representados por ttulos pblicos que se encontram em poder de seus rgos da administrao direta e indireta, de fundos pblicos federais, dos estados e dos municpios, a saber: aplicaes da previdncia social em ttulos pblicos, aplicaes do FAT e outros fundos em ttulos pblicos e aplicaes dos estados em ttulos pblicos federais. Analogamente, so deduzidas da dvida dos governos estaduais e dos municipais as parcelas correspondentes aos ttulos em tesouraria.

Financiamento no setor pblico (NFSP)

Resultado nominal sem desvalorizao cambial: corresponde variao nominal dos saldos da dvida lquida, deduzidos os ajustes patrimoniais efetuados no perodo (privatizaes e reconhecimento de dvidas). Exclui, ainda, o impacto da variao cambial sobre a dvida externa e sobre a dvida mobiliria interna indexada a moeda estrangeira (ajuste metodolgico). Abrange o componente de atualizao monetria da dvida, os juros reais e o resultado scal primrio. Resultado nominal com desvalorizao cambial: corresponde variao nominal dos saldos da dvida lquida, deduzidos os ajustes patrimoniais efetuados no perodo (privatizaes e reconhecimento de dvidas). Exclui, ainda, o impacto da variao

cambial sobre a dvida externa (ajuste metodolgico). Dvida Lquida e Necessidades de Financiamento do Setor Pblico 133 Abrange o componente de atualizao monetria da dvida, o impacto da variao cambial sobre a dvida externa (ajuste metodolgico). Abrange o componente de atualizao monetria da dvida, os juros reais, a apropriao da variao cambial sobre a dvida mobiliria interna e o resultado scal primrio. Resultado primrio: os juros incidentes sobre a dvida lquida dependem do nvel de taxa de juros nominal e do estoque da dvida, que, por sua vez, determinado pelo acmulo de dcits nominais passados. Assim, a incluso dos juros no clculo do dcit diculta a mensurao do efeito da poltica scal executada pelo Governo, motivo pelo qual se calcula o resultado primrio do setor pblico, que corresponde ao dcit nominal (NFSP) menos os juros nominais apropriados por competncia, incidentes sobre a dvida pblica. A parcela dos juros externos e incidentes sobre a dvida mobiliria vinculada a moeda estrangeira convertida pela taxa mdia de cmbio de compra.

Perguntas e respostas sobre a Economia Brasileira: Dvida Pblica Para quem o governo deve?
A dvida do governo pode ser interna (quando o credor est dentro do pas), ou externa (fora do pas) para bancos pblicos ou privados, investidores privados, instituies financeiras internacionais e governos de outros pases.

Existe limite aceitvel para a dvida pblica?


Os credores da dvida, que compram os ttulos, se preocupam com a capacidade estimada do governo em pagar os seus compromissos. Quanto maior for a capacidade do governo de pagar a dvida, menor sero os juros pagos pelo governo. Uma das formas de avaliar o risco da dvida compar-la ao PIB (Produto Interno Bruto). No ano de implantao do Plano Real, 1994, a relao dvida lquida/PIB era de 32,5%. A previso do BC para 2009, de janeiro de 2009, de 35%.

Quem so os credores da dvida brasileira?


Os maiores credores da dvida pblica so os bancos brasileiros, que tm suas carteiras compostas por ttulos da dvida. Investidores individuais, que tm o dinheiro em fundos de investimentos, tambm so credores do governo. Alm disso, organismos internacionais como o FMI (Fundo Monetrio Internacioal) o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e Banco Mundial, alm de fundos de penso.

Qual a relao da dvida com os juros?


As taxas utilizadas para remunerar os investidores dos ttulos da dvida pblica variam de acordo com cada papel, assim como os prazos para o pagamento da dvida. Mas mais da metade dos ttulos pblicos esto atrelados taxa bsica de juros da economia brasileira, a Selic. Por isso, sempre que o Copom (Comit de Poltica Monetria do Banco Central) eleva a Selic, crescem os juros pagos aos investidores que compraram esses ttulos.

Referncias:
www.bcb.org.br/economia http://noticias.r7.com/economia/noticias

CENTRO UNIVERSITRIO INSTITUTO DE EDUCAO SUPERIOR DE BRASLIA IESB

DVIDA INTERNA DO BRASIL Economia e Mercados

Curso: Gesto Pblica 1 semestre Aluna: Ingrid Hera / Matrcula: 1324150035 Professor: Newton Lima Braga

Braslia DF 2013

Introduo:

O presente trabalho est dividido em tpicos de 05 partes e tem como objetivo falar sobre a Dvida Interna do Brasil, Dvida bancria lquida, Dvida bruta do governo geral, Financiamento no setor pblico (NFSP) conforme pesquisado no endereo eletrnico do Banco Central. Para fins de esclarecimento o trabalho apresenta um questionrio de dvidas com perguntas e respostas sobre a economia brasileira onde o material disponibilizado encontra-se no Portal R7/Economia.

Вам также может понравиться