Вы находитесь на странице: 1из 6

ALFABETIZAO E LETRAMENTO I

Caderno de Prtica

Ao Educacional Claretiana, 2012 Batatais (SP) Trabalho realizado pelo Centro Universitrio Claretiano de Batatais (SP)

Curso: Licenciatura em Pedagogia Disciplina: Alfabetizao e Letramento I Verso: set./2012 Caderno de Prtica elaborado pela Prof. Ms. Lizete Paganucci Chueri Teixeira e pela Prof. Marina Aparecida Facirolli Goulart Este caderno parte integrante da disciplina Alfabetizao e Letramento I.

Todos os direitos reservados. proibida a reproduo, a transmisso total ou parcial por qualquer forma e/ou qualquer meio (eletrnico ou mecnico, incluindo fotocpia, gravao e distribuio na web), ou o arquivamento em qualquer sistema de banco de dados sem a permisso por escrito do autor e da Ao Educacional Claretiana.

Centro Universitrio Claretiano Rua Dom Bosco, 466 - Bairro: Castelo Batatais SP CEP 14.300-000 cead@claretiano.edu.br Fone: (16) 3660-1777 Fax: (16) 3660-1780 0800 941 0006 www.claretiano.edu.br

Caderno de Prtica

CP
CURSO DISCIPLINA PROFESSOR RESPONSVEL TTULO DO PROJETO NOME DO ALUNO E RA DATA INCIO DO PROJETO DATA TRMINO DO PROJETO ____/____/____ ____/____/____ "Planejar preciso" Licenciatura em Pedagogia Alfabetizao e Letramento I

1. DESCRIO DO PROJETO
Acreditamos que o professor tem necessidade constante de repensar a prtica pedaggica direcionando o olhar para importncia da histria social do aluno com o objetivo de formar cidados pensantes, criativos, crticos, e no apenas alunos passivos com informaes distantes de sua realidade social. Embora as escolas declarem que preparam seus alunos

10

Alfabetizao e Letramento I

para a vida, a vida no se limita apenas a raciocnios verbais e lgicos. A proposta da disciplina Alfabetizao e Letramento I que os professores favoream o conhecimento de diversas disciplinas bsicas, de maneira interdisciplinar, encorajando seus alunos a utilizar esse conhecimento para resolver problemas e realizar atividades que estejam relacionadas com a vida na comunidade a que pertencem, respeitando o potencial de cada um. Dessa forma, esse projeto tem por objetivo aprofundar a reflexo a respeito das teorias sobre alfabetizao, para compreender e organizar a prtica pedaggica.

2. PBLICO-ALVO
Alunos cursando os dois ltimos anos do ciclo I do Ensino Fundamental.

3. OBJETIVOS
Esse projeto visa oferecer subsdios terico-analticos para dar fundamentao prtica docente, por meio da oportunidade de: Proporcionar um maior contato com a aprendizagem do significado dos discursos, interpretando os elementos histricos, cientficos e ideolgicos que o constituem. Reconhecer a ao docente como possibilidade de reconstruo da prtica, posicionando-se criticamente diante da postura pedaggica em questo. Elaborar texto reflexivo sobre a prtica escolar apresentada.

Centro Universitrio Claretiano

Caderno de Prtica

11

4. REALIZAO E POSTAGEM
A Prtica dever ser realizada individualmente, o que no impede que os alunos se renam em grupo para discusso. Cabe observar que cada aluno dever desenvolver e postar o seu prprio projeto na Sala de Aula Virtual (SAV), na ferramenta Prtica (Portflio). Observao: no ser permitida a entrega de textos iguais.

5. CARGA HORRIA
Entre em contato com seu tutor para obter informaes referentes carga horria prevista para esta atividade de prtica.
fundamental que voc cumpra esta atividade em sua totalidade. Caso contrrio, estar automaticamente em regime de dependncia da Prtica desta disciplina.

6. METODOLOGIA
Este projeto de prtica ser apresentado em quatro fases, como voc pode observar a seguir: 1 fase Assistir ao filme: Nenhum a menos (Not one less). Diretor: Zhang Yimou. Columbia Pictures, 1999. Voc pode encontrar esse filme facilmente em locadoras ou na videoteca do Centro Universitrio Claretiano.

12

Alfabetizao e Letramento I

2 Fase Nesta fase, voc ir discutir, juntamente com o seu grupo, sobre o filme e formular um texto atentando-se aos seguintes tpicos: 1) Interao da comunidade local com a escola. 2) Importncia conferida ao domnio da leitura. 3) Importncia conferida ao domnio da escrita. 4) Compromisso da alfabetizadora e dos alunos com o aprendizado. 5) Procedimentos pedaggicos. 3 Fase Agora anote as intervenes e argumentos que vocs fizeram durante a exibio do filme, e com o seu grupo redija um texto conjunto norteado pela seguinte questo: alfabetizao ou letramento? 4 Fase Faa uma pesquisa com trs professoras alfabetizadoras buscando informaes sobre sua linha pedaggica de trabalho (tradicional, construtivista, crtica etc.). A teoria vai ajud-los na busca dessas informaes.
Para a elaborao deste Projeto de Prtica, voc dever seguir as normas: Ttulos: Times New Roman, tamanho 14 e negrito. Corpo do texto: Times New Roman e tamanho 12.

Centro Universitrio Claretiano

Вам также может понравиться